Ver Versão Completa : "RUFFUS LENHADOR" Este é o meu ENGESA!
Cláudio Ferro
22/11/2012, 22:06
Olá a todos ai do site.
Este meu ENGESA peguei a pouco tempo cerca de 3 meses..e estou adorando ele..e também modificando alguns detalhes para o meu gosto pessoal..detalhes como Bancos que irei trocar por outros..e mais algumas coisas.
"RUFFUS LENHADOR"
* Engesa 4. F-1 ano 85/86
* Motor: MWM 2.8 TDI - Sprint - Bonba Inj - Mecãnica
* Rodas Aro 16
* Pneus Yokohama G001 Aro 16" 315/75R16 113Q* Guincho Elétrico WARN 9000i na traseira
* Galão Diesel extra na traseira 20L
* Bancos San Marino Concha
* Direção Hidráulica Volante escamoteavel, não sei qual?
* Cambio 5 marchas TOYOTA -
* Tração 4X4 + Reduzida TOYOTA
* Gaiola Santo Antônio envolta completamente + Santo António Interno
* Som Pionner USB - CD + 2-6x9 traseira 600W cada + 2-6x6 dianteira 350W cada
* Ventilador na cabine com movimento rotatório.
* Tanque Inox com capacidade 100 Litros Diesel
* Iluminação extra, Refletor no Capo + Refletor na traseira
* Bagageiro de teto na parte Superior traseira
* Chassi: 000.144
Agora o que ja estou fazendo e o que gostaria de fazer seria,
* Mudar o guincho WARN 9000I da traseira para frente
* Fazer umas 3 Roldanas por de baixo do ENGESA levando o cabo do guincho para atuar também na traseira.
* Mudar os bancos Concha San Marino por um Jogo de bancos que comprei do hyundai Veloster
* Vender os bancos Concha
* Fazer um console entre os bancos com porta trecos ou até mesmo uma mini geladeira + apoios de braços.
* Instalar um ar condicionado.
* Instalar um sensor de estacinamento + talvez uma camera no retrovisor espelho interno.
* Fazer uma ponteira curva para o escapamento que esta para cima do Veículo e cai água dentro dele.
* Talves uma tela de DVD ao invés do que esta.
* Fazer uma estrutura em cima do carro para armar uma barraca e talves uma varanda para fora.
* Assim quase me esqueço, instalar uma ponto - 50 em cima da viatura.
382102382103382104
hercilio.neto
22/11/2012, 23:47
Deixa o guinhco de 9000 na traseira e instala um de 12000 na frente. O de 9000 no Engesa tem que usar com patesca.
Deixa o guinhco de 9000 na traseira e instala um de 12000 na frente. O de 9000 no Engesa tem que usar com patesca.
X2!!
No Fuzila, um 12.000 na frente e um 9.000 atrás!
Show de bola no trabalho!!!
Cláudio,
Seja bem vindo e parabéns pela viatura. Tá bonitão!:palmas:
Agora o que ja estou fazendo e o que gostaria de fazer seria,
* Fazer um console entre os bancos com porta trecos ou até mesmo uma mini geladeira + apoios de braços.
* Instalar um ar condicionado.
* Instalar um sensor de estacinamento + talvez uma camera no retrovisor espelho interno.
* Fazer uma ponteira curva para o escapamento que esta para cima do Veículo e cai água dentro dele.
* Talves uma tela de DVD ao invés do que esta.:shock:É pro shoppis ou pra lama?:mrgreen:
Deixa o guinhco de 9000 na traseira e instala um de 12000 na frente. O de 9000 no Engesa tem que usar com patesca.X3! Tem guincho 12k xingling à venda nas lojas de 4x4 por R$ 1.345. Não é nenhum Warn, mas quem tá usando tá satisfeito. Se quer investir um pouco mais, aliás bem mais, tem o guincho 12k super da Work (www.guinchoswork.com.br (http://www.guinchoswork.com.br)) que já vem com parachoque dianteiro completo e com peito de aço. No Galego eu tenho esse da Work na dianteira e um xingling de 12k na traseira.
382125
Abs,
Uxío
Cláudio Ferro
23/11/2012, 10:34
Boa dica, obrigado Uxio69! Este Jeep quero deixar ele meio que para tudo pois só estou com este carro agora...e tava querendo fazer umas expedições quando sobrar uma graninha e tals hehehe....mas no lance do guincho tava pensando por enquanto em colocar ele na frente e fazer as roldanas que levaraim o cabo por baixo até a traseira do Engesa ou vice versa o guincho continua na traseira e faço o mesmo esquema levando para dianteira, que acham?
Vicente Guimaraes
23/11/2012, 11:12
Bacana !!!!
Sobre o guincho , concordo com os colegas, coloca um de 12.000 na frete (Bremen, Winch, etc...)
Sensor de ré em off road não funciona, suja de lama e o treco fica doido... a camera já é uma boa, tem GPS que vem com camera, daí mata dois coelhos com uma pancada só.
Colocar tela de DVD? vai pro shopping ou para a trilha ? heheheh
Achei esta gaiola externa bem exótica. Deve ser bom para guiar no transito de SP e do RIo :twisted:
Cláudio Ferro
23/11/2012, 11:22
E dvd ja to desencanando dele..acho que a trepidação vai mata a idéia....olha a gaiola cria uma proteção enorme na viatura, ela até ajuda proteger os vidros de galhos de lugares mais fechados por arbustos etc, já experimentei na trilha e uma pequena vez no transito percebí que primeiro pega na gaiola os obstacúlos.
Marcus Brandão
23/11/2012, 21:54
Gostei do nome esse tal de Rufus é meu ídolo. Gostei muito da vtr também. Vai devagar que em breve você tá com ele montado. Aí inventa outra coisa, rsssss.
Minha usmildi opinião quanto às roldanas: esquece. Todo que passar por baixo do carro vai pegar nos enroscos. Compra um 12000 dividido em 18 meses quando puder e não tenta inventar a roda. Se fosse tão simples só todo mundo já tinha feito.
Entra água no escape? Bota ele pra baixo que não entra água mesmo submerso com o motor ligado. É só serrar e gastar nada.
Minha idéia.
Assustei quando li sobre as roldanas para utilização do guincho atras... como foi dito deixa instalado 9000 atras e busca outra opção para a frente....
@uxio69: esse guinchos works não são uma segunda linha dos WARN??
Marcus Brandão
25/11/2012, 23:17
Revs, acho que não são da mesma fábrica portanto não é segunda linha mas pelo que dizem é inferior. Porém, pense num inferior bom pacas. Vale lembrar que qquer um tem que ser utilizado com método.
@uxio69: esse guinchos works não são uma segunda linha dos WARN??
RevS,
Warn é uma marca americana. Work é uma marca brasileira.
O guincho Work 12.000 Super é "quase uma réplica" do famoso Warn M8274.
382495
.................WORK 12000 SUPER.................................WARN M8274
A marca de segunda linha da WARN é a TABOR.
A marca de segunda linha da WORK é a KROW.
E como hoje o mundo é chinês, alguns modelos de guinchos WARN, e todos os guinchos TABOR e KROW são feitos na China. Os guinchos WORK ainda são feitos na cidade Cotia/SP.
Marcus Brandão
26/11/2012, 06:50
Caraca, nada como falar com uma pessoa inoxidável e estrumada no assuntos guinchisticos.
Tá aí Revs e explicação sobre as marcas.
Claudio, o uso do guincho é perigoso. Não tente fazer esse "gato".
Abraços galera.
Marcus Brandão
26/11/2012, 08:17
Caraca, nada como falar com uma pessoa inoxidável e estrumada no assuntos guinchisticos.
Tá aí Revs e explicação sobre as marcas.
Claudio, o uso do guincho é perigoso. Não tente fazer esse "gato".
Abraços galera.
Cláudio Ferro
26/11/2012, 10:48
Sim verdade...acho que por enquanto é colocar este na frente e usar a patesca se precisar...se não vai virar gambiarra de mais..né não galera!
Andrezão4x4
26/11/2012, 11:08
Parabéns pela viatura!
Pessoalmente não gosto de gaiola externa...aí é gosto e se vai usar em trilha pesada.
Como o "Ruffus" é lenhador, não pode faltar a motosserra "histir", da casa da motosserra de "Poço de Carda"...kkkkkk...
Abs.
Cláudio Ferro
26/11/2012, 13:03
hehehe verdade....estou perto aqui da casa da motossera...este nome para o Jeep na verdade veio depois..nós temos uma banda de rock eu e meus amigos chamada também de "Ruffus Lenhador" kkkkkkkkk ....
hmmm condundi nos nomes hehehe... mas valeu pelas informações eu prefiro um genuino brasileiro do que um americano chines...
guilhermeabreu
26/11/2012, 14:02
E tem tb outro nacional que é o HI-PULL Fabricado e Nova Friburgo-RJ , meu cunhado HUGO4X4 tem um na Land 110 dele e é só alegria .
Cláudio Ferro
29/11/2012, 00:48
Já estamos aqui programando uma expedição para ilha bela ali pelos dias 07-08-09 de dezembro 2011, alguém aí vai estar por lá também?
Já estamos aqui programando uma expedição para ilha bela ali pelos dias 07-08-09 de dezembro 2011, alguém aí vai estar por lá também?
acho que se equivocou quanto ao ano... hehehe... moro em Caragua se meu carro ja estiver arrumado até la acho que seria um passeio legal... esta pensando em ir para Castelhanos? só nao quero desanimar vc caso esteja esperando uma trilha... virou passeio...
Cláudio Ferro
29/11/2012, 02:17
O ano verdade kkk e o sono hehehwhwhwhw , sim ouvi diZer que ta tudo arrumado lá agora acho que só restou o riuzinho para atravessar né? Puxa que pena agora que tinha conseguido meu Jeep mas faze o que né ... Bem mas por lá na ilha será que existem alguns outros caminhos off road legais?
Poxa acredito que sim, muitos falam da trilha do bonete porem esta até onde eu sei não passa 4x4 na verdade fizeram alguns estudos e é uma trilha extremamente complicada de grau de dificuldade muito alto e muito perigosa... se procurar na net acho que fizeram em 3 dias.... nao lembro onde vi os relatos mas tem algo aqui no forum porem acredito que nao seja esse o seu pensamento... porem vamos ver quem sabe pelo menos o passeio nos podemos fazer até Castelhanos...
Eduardo Velo
29/11/2012, 08:33
Claudio , se quiser caminho alternativo de Caldas pra Caragua , tem alguns interessantes ...
Segue pela 459 até Itajuba e desce a MG 383 , é de terra batida , boa de andar com visual bem bacana , qdo chegar na represa ( Usina Hidr. ) segue pra Campos do Jordão , tem placas ... qdo descer de Campos pra Dutra segue sentido Taubaté e sai sentido S. L. Paraitinga , sai pra Natividade da Serra , chegando em Natividade pega a balsa atravessa e segue contornando a represa até a 2a balsa que sai na Tamoios ... estrada de terra batida com visu nota 1000 ... aproveita a espera da balsa e curte a água da represa ...
Outra boa alternativa é passar por B. Brandão , Munhoz , Toledo e sair pra Fernão , entrar em Joanópolis , passar a cach. dos Pretos , S. FCo Xavier , Mont. Lobato descer pra S. José e pegar a Tamoios ... pena que asfaltaram de Munhoz pra Toledo ... Tb da pra passar por M. Verde e seguir pra S. Fco Xavier , tem uma estrada de terra batida que corta a Serra ... toda sinalizada ...
abs ...
Cláudio Ferro
29/11/2012, 11:46
Olha que loko este caminho muito obrigado Eduardo, vou guardar estas informações!
Cláudio Ferro
29/11/2012, 13:43
Alguém ai sabe do preço médio do Diesel ali pelo Litoral sul?
Litoral sul?? aqui no litoral norte acredito que na faixa de 2 nao está valendo muito a pena nao... nao sei bem ao certo posso verificar e digo para vc...
Cláudio Ferro
29/11/2012, 18:58
Por ali sao Sebastião, ilha bela?
Cláudio Ferro
29/11/2012, 18:59
Ou melhor ILhabela - sp
Claudio... vi aqui por volta de 2,0 a 2,3. Dica caso tenha ou um aparelho com Android ou IOs na verdade so testei com o IOs (Iphone) baixe o app Postos Brasil, é gratuito e faz uma busca através da sua localização determinando por exemplo postos em um raio de 10 km do seu ponto atual... ele mostra preços e no caso em carros flex mostra tbm com qual combustivel compensa abastecer....
Cláudio Ferro
30/11/2012, 01:26
Opa legal... Eu uso iPhone com gps tom tom. Vou baixar este apl, valeu pela dica Revs obrigado!!
Claudio este app ele mostra o caminho atravez do gps e o tomtom ta na lista dele, qual versão do tom tom vc usa? (Paga ou Gratuita)
Cláudio Ferro
30/11/2012, 10:57
Desbloqueei meu IPHONE fiz o Jawbreak nele e instalei o tom tom atravéz do do aplicativo Installous ai foi de graça. A versão é a:
TomTom app v1.10 -
Versão do app 8.300 (917883)
Mapa: 'BrazilMap' v885.4096
Idioma: Português do Brasil
Cláudio Ferro
30/11/2012, 11:12
Tava olhando aqui o GPS, ele mostra mesmo o local dos postos de combustíveis porém não mostra valores..seria para mostrar?
vc mesmo que desbloqueou? nao consegui fazer...
Cláudio Ferro
01/12/2012, 13:53
Foi meu amigo que fez pra mim, e é um lance meio arriscado tem que ser bem feito se nao pode dar pau no aparelho!
Cláudio Ferro
02/12/2012, 14:21
Alguém ai sabe onde consigo ima bucha ali da suspensao traseira do Engesa aquela que vai naquele braço ali junto a longarina?
guilhermeabreu
02/12/2012, 14:30
É a mesma do caminhão F-4000
Cláudio Ferro
02/12/2012, 20:59
Vcs tem ai fotos desta Buchas e quanto será que custa? Quantas usam?
Alguém ai sabe onde consigo ima bucha ali da suspensao traseira do Engesa aquela que vai naquele braço ali junto a longarina?
Usa essa!
https://lh6.googleusercontent.com/-DgU7njmPLCg/ThTPfGx9TUI/AAAAAAAAIjY/3IPW77c2rsU/s800/06072011329.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-EB24IWDq8HA/ThTPfMuN9vI/AAAAAAAAIjU/3IA5bVqRbqE/s800/06072011330.jpg
Camionete 3/4 Ford F4000.
Cláudio Ferro
02/12/2012, 21:14
parece que é esta mesma..a minha que tá estourada e jogando é na primeira ponta do braço mais ou menos ali no meio do carro e é uma bucha meio grande de uns 5 ou 7 cm ou seja uns 15cm de circunferencia, é fácil de eu mesmo trocar ou tenho que ir num mecanico?
Uma chave 28mm e disposição.
Como eu tenho um pouco de prática, solto os dois lados levo o eixo para frente, retiro as buchas velhas, coloco as novas e vou encaixando o eixo novamente.
Mas, o chassi tem que ficar macaqueado, o peso do veículo não pode estar sobre o eixo.
Eu ergo pelo guincho, assim, se balança, não cai!!!!
Mais se a prática é pouca, vá a um mecânico.
Cláudio Ferro
02/12/2012, 21:36
A minha que esta estourada é a do lado do motorista o Braço traseiro..bem neste caso se eu colocar o macaco hidraulico e levantar ele ali por perto no eixo traseiro da certo? Ou teria que ser mesmo levantando toda estrutura tipo pelo parachoque? O lance do Guincho que vc falow seria pegar laçar o guincho em algum ponto de apoio mais alto e ir levantando o Carro?
Assim que deve ser, erguer o chassi em relação ao eixo.
https://lh3.googleusercontent.com/-o7YWcEnXeng/TpygKu04UJI/AAAAAAAAI58/Vr2Dd5V-TBQ/s800/17102011679.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-Ga9M3qLcVzw/TpygL1s9TQI/AAAAAAAAI6E/6ClqR8mHaCI/s800/17102011678.jpg
Cláudio Ferro
02/12/2012, 21:48
A entendi..no meu caso vou ter que erguer a traseira então blz..vou tentar fazer! Muito Obrigado pela dica Kim.
guilhermeabreu
02/12/2012, 23:44
A entendi..no meu caso vou ter que erguer a traseira então blz..vou tentar fazer! Muito Obrigado pela dica Kim.
CLAUDIO FERRO
Este serviço é rápido de fazer e a mão de obra é barata , deve pagar uns R$100,00 no máximo para trocar estas buchas , vc tentar sem ter prática e sem ferramental adequado o barato pode saír caro .
Cláudio Ferro
03/12/2012, 11:04
uFA!!! Parece que deu certo..fui até a auto peças e comprei Bucha..paguei 5 conto e levei na oficina para trocar, o serviço me cobraram 40 reais..vou levar o Ruffus LENHADOR as 14hs e vai demorar uns 40min - 1h para trocar..valew galera mais uma vez muito obrigado!
A e lembrando que já estamos nos preparativos para ILHABELA -SP agora dia 07/12. já fizemos um sorteio aqui entre os participantes para escolhermos um entre todos para darmos como "Oferenda aos Borrachudos" para que possamos ter um final de semana tranquilo.
A pessoa escolhida será amarrada durante a trilha a um Pé de Bananeira apenas de cueca e tênis com um pequeno corte para atrair os Borrachudos, ai seguiremos o trajeto!
Cláudio Ferro
03/12/2012, 11:14
383657 Explorando um terreno, fazendo uns testes!
Cláudio Ferro
03/12/2012, 11:30
Cara achei muito loko a frente do seu Engesa, ainda mais verdão Musgo legal de mais...to querendo arrumar uma grade destas dianteiras, e tava pensando até em fazer uma ...tipo comprar um tarugo de aluminio com boa expessura de +ou- uns 5cm ..e fazer todo trabalho das entradas de ar na FRESA desta forma deixando a peça com relevo para fora meio Côncava sacaram!?
Cláudio Ferro
03/12/2012, 15:37
Deu tudo certo a troca das Bucha do braço tirante..Coloquei as da F4000 ..mas tive que desgastar a bucha que vai logo atraz junto com o final do Braço pois ela tava muito larga e não entrava no lugar fixo do Engesa, ......já a que fica junto a porca do outro lado da peça casou certinho..ai fica a Dica " Se colocar a Bucha da F4000 sem desgastar umas das buchas um pouco, vc até coloca ela e aperta tudo! Porém ela não entrará dentro de onde precisa estar assim irá se acabar rápidamente vindo a se partir com o atrito do braço com o encaixe do Jeep ok" VALEW AJUDA AI RAPAZIADA! O CARRO FICOU OUTRO PARA ANDAR E NÃO TÁ TORCENDO MAIS QUANDO TROCO AS MARCHAS ANDANDO RÁPIDO!!
Claudio me tira uma duvida, vc usa a viatura no dia dia?? a policia não enche por causa da gaiola externa??
Cláudio Ferro
03/12/2012, 16:15
Cara to usando todo dia e até agora tranquilo...acho que também é porque este é o único Engesa na minha cidade e não tem como os caras saberem se é uma coisa original derrepente.....mas a estrutura é muito bem feita não tem pontas de quinas perigosas etc!
Cláudio Ferro
03/12/2012, 16:24
Claudio me tira uma duvida, vc usa a viatura no dia dia?? a policia não enche por causa da gaiola externa??
Cara to usando todo dia e até agora tranquilo...acho que também é porque este é o único Engesa na minha cidade e não tem como os caras saberem se é uma coisa original derrepente.....mas a estrutura é muito bem feita não tem pontas de quinas perigosas etc!
OTTO HEITZMANN
03/12/2012, 17:52
Ola Cláudio, bela viatura, quando passar em Aguas da Prata me procure, vamos trocar algumas idéias sobre os Engesas.
abraço
Otto
Cláudio Ferro
04/12/2012, 00:00
Obrigado Otto, qualquer dia passo ai na Prata um abraço!
Cláudio Ferro
06/12/2012, 11:19
Bom dia Galera, amanhã saimos daqui rumo a Ilhabela-SP ... quem estiver indo para lá aqui fica meu contato telefonico 35 8828 1277.
Ontem fazendo alguns testes no RUFFUS peguei um atoleiro a beira de uma represa ou seja nas margens da represa, eu quis entrar meio de lado dentro dagua e acabei atolando de lado a uns 25 ou 30 graus de inclinaçao para o lado do motorista...ai o bichu nao saia por nada .....tive que guinchar ele numa arvore a uma boa distancia do carro uns 20 ou 30 metros hehehe....Minha dúvida foi a seguinte o ENGESA tava no 4x4 e na reduzida ai quando eu acelerava muito de RÉ ele parecia afundar mais foi quando comecei a perceber que indo dando toquinho no acelcerador e bem devagar era melhor. Bem até ai tudo bem guinchei ele e conseguí sair! Será que eu estava usando os pneus muito cheios, fiquei pensando que se estivessem ai com umas 20 Libras ou menos eu sairia mais fácil..Minha pergunta é.....isso ajuda muito em caso de Jeeps...pneus bem mais mucho....
Eduardo Velo
06/12/2012, 12:01
Claudio , qdo troquei as buchas das links tb tive que desgastar pq não iam até o fim do alojamento ...
Pneus muchos são melhorres pra agarrar em terrenos charqueados ou arenosos com certeza , mas não pode muchar demais senão sai fora da roda ... qto menos acelerar melhor tb , mas vc só saiu pq puxou no guincho ... rsrs
Tenta fazer um dos roteiros que te passei , não vai se arrepender , com esse calor da pra passar na cach. dos pretos ou Pedro David ... qdo chegar na Fernão , entra sentido SP , sai em Joanópolis , a cach. dos pretos tem restaurante , na Pedro David não tem , é mais popular , mas é uma boa parada pra refrescar ... fica uns 3 km antes de chegar em S. Fco Xavier , não tem como errar pq sempre tem muitos carros ali ...
Segue Link do trajeto ... veja se vale a pena ...
de Poços de Caldas - MG a São Sebastião - São Paulo - Google Maps (http://goo.gl/maps/eCVww)
abs ...
Cláudio Ferro
06/12/2012, 15:09
Ok legal vou propor para turma este ponto...com este percurso ando mais quantos KM de que se eu fossemos direto....
Eduardo Velo
06/12/2012, 15:21
Da uns 60 km a mais , mas o tempo pra fazer tb é maior , vai levar 1,5 a 2 hrs a mais ...
Qdo vou pra lugar longe em grupo pequeno costumo fazer uns trajetos pra aproveitar a viagem , se for grupo grande não da ... e geralmente a gente se combina ... tenta ver se topam ... pode ser na volta tb ...
abs ... Edu
Cláudio Ferro
06/12/2012, 15:47
Legal blz...vou falar com eles...to saindo para ver se compro uma patesca heheheh valew!!!
Claudio o lance é mais ou menos assim vc tem que ir acelerando de leve e progressivo se vc notar que os pneus estão cavando mais do que ajudando diminua o giro somente para fazer com que o pneus rode para facilitar o trabalho do guincho.... quanto aos pneus com baixa calibragem ajudam pois a area de contato do pneu fica maior porem muito murcho pode ocorrer destalonamento do pneu (pneu sair da roda), quanto a calibragem minima depende muito do tipo de pneu, peso do carro, tipo de roda... e assim vai... copiei um texto de um outro topico:
Ronaldo B.
"Isso dependo muito do peso do veículo, do modelo, marca e tamanho do pneu, da medida da roda que vc estiver usando e do tipo de trilha que estiver fazendo.
No samurai, com pneus 255x75x15 3K new Frederico montado em rodas 15x8" já usei até 16 libras sem problemas de destalonamento, mas normalmente uso entre 18 a 22. Com Bead Lock pode usar até 2 libras, mas como já disse vai depender muito do peso do veículo e pneu que estiver usando.
[]´s
"
Caso tenha interesse de ver o link completo é:http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/34068-calibragem-do-pneu-e-destalonamento.html
Agora é testar ou partir logo para um beadlocks e sei la 2 libras acho que fica chique... hehehe...
Cláudio Ferro
14/12/2012, 22:43
Fala Galera tudo blz...voltamos de Ilhabela - SP correu tudo bem..a trilha lá de Castelahanos ta bem arrumada mesmo com muito pouco enrrosco hehehe...! Agora a noite voltando numa rodovia meu cambio coomeçou a ficar duro de entrar as marchas, o que pode ter acontecido? Lá na viajem percebí após entrar em um Rio varias vezes quando chegava no acampamento vazava óleo ali na frente nas pontas dos eixo dianteiro onde parece ter uma cruzeta de cada lado..vazava óleo de pingar dos dois lados..será que era agua com óleo? Bom só sei que voltei de lá na boa e agora o cambio ficou duro que não engata..só quando desligo o carro e coloco a marcha ai consigo sair com o carro!!??
Eduardo Velo
14/12/2012, 23:22
Claudio , deve estar sem vedação nos semi eixos dianteiros , aí entra água e sai o óleo ...
No cambio , deve ser problema no cabo da embreagem , aproveita e passa pra hidr. , se já for hidr. é sinal que vai ter que trocar emissor e receptor ...
Assim que possível providencia a vedação nos semi eixos , tem um retentor de cada lado e mais um feltro pra ajudar na vedação ... as vzs a bucha guia está desgastada tb ...
abs ...
Claudio , deve estar sem vedação nos semi eixos dianteiros , aí entra água e sai o óleo ...
No cambio , deve ser problema no cabo da embreagem , aproveita e passa pra hidr. , se já for hidr. é sinal que vai ter que trocar emissor e receptor ...
Assim que possível providencia a vedação nos semi eixos , tem um retentor de cada lado e mais um feltro pra ajudar na vedação ... as vzs a bucha guia está desgastada tb ...
abs ...
X2!
Edu, como sempre, exato em suas respostas!!
Cláudio Ferro
15/12/2012, 00:04
Ok Edu valew, vc acha que gasto quanto nessa idéia que vc deu do lance do emissor? Acabei de sair de onde eu Tava agora pouco vim rodando o cambio ta duro mas as vezes fica normal e até passa a marcha e percebi que quando piso fundo na embreagem fã uns barulhos meio arranhando alguma coisa e as vezes do nada fica duro o pedal
Eduardo Velo
15/12/2012, 09:30
Se seu Engesa usa cabo de embreagem , não tem similar , tem que ver se tem na Rota 4x4 ... , costumava fazer com cabo de freio de mão de fusca , a parte do olhal fixo colocava no pedal e a outra ponta , cortava e fazia uma alça com prensa cabo e prendia na haste do garfo ... durava mais que a original , nunca consegui achar uma capa que fosse na medida , então usava sempre a mesma capa ... de vc conseguir as vzs engatar pode ser que o cabo esteja desfiado ...
Se tiver com embreagem hidraulica , está dando passagem na vedação do emissor ou receptor , aí é bom trocar os 2 ...
Se for o cabo , cabo de freio de mão do fusca é 20 contos -
Cabo De Freio De Mao Do Fusca - R$ 20,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449791194-cabo-de-freio-de-mao-do-fusca-_JM?redirectedFromParent=MLB439736938)
Se for emissor receptor hidr. vai depender de qual carro é , em geral fica entre 120,00 e 200,00 a troca dos 2 , mas tem cilindro que aceita troca de reparo aí fica bem mais em conta ...
Veja qual o sistema de embreagem que tem no teu engesa ...
abs ...
Edu!
No FI que tinha, eu usava o cabo de embreagem da C10.
Um pouco comprido, coisa de 10cm.
No começo deixava, depois comecei a cortar, retirava uma das pontas, desmontava o cabo.
Cortava o cabo, depois o conduinte no mesmo comprimento do corte do cabo condutor.
O acabamento do conduinte sai, depois é só encaixar.
Montava o cabo, e com uma porca 6mm, prensava ela na ponta, ficava bom!!!
O pedal fica bem macio.
Cláudio Ferro
15/12/2012, 11:44
Bom dia galera, hoje levei o carro no mecanico e parece que tem algo quebrado mesmo dentro da embreagem...quando aciono ela ai começa um barulho roçando alguma coisa dentro..o mecanico disse que pode ser uma lasca do disco de embreagem que soltou ou uma molinha que quebrou e esta esfregando quando aciono o pedal e a embreagem entra em contato com as outras partes! Bem de qualquer forma ele disse que terei que descer o cambio e olhar a embreagem...e disse que ali tudo esta muito apertadopara mecher e vai dar trabalho de tirar o cambio de 5 marchas que é bem pesado também...ja to ate vendo que vou ter que trocar este disco de embreagem so resta saber qual disco esta sendo usado na adaptação pois o motor é o MWM 2.8 TDI SPRINT....AGORA SÕ DESMONTANDO PRA VER O QUE VAI DAR!!!
Cláudio Ferro
15/12/2012, 11:47
Se for o disco de embreagem e algumas outras peças deste MWM - que mencionei, acho que é o mesmo da S10... vcs sabem quanto gasto na brincadeira...
Eduardo Velo
15/12/2012, 13:03
Qual tipo de embreagem tem no teu Engesa , cabo de aço ou hidraulica ??
Qual tipo de embreagem tem no teu Engesa , cabo de aço ou hidraulica ??
Mas, se está com o 240V, provavelmente use o disco da D20, que tem o mesmo diâmetro externo do MWM, mais o centro do 240V.
Eu uso o platô e volante do cummins (F4000), mais o disco da D20, pois uso o eixo piloto gm devido à sua robustez.
O disco tem a mesma espessura e diâmetro do cummins e D20/silverado.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
15/12/2012, 15:21
Pode ser tb o FAMIGERADO VOLANTE MOTRIZ ELÁSTICO ( BIMASSA problemático ) que quebra as molas dentro dele e faz uma barulheira danada qdo acionamos a embreagem , se for vc terá que trocá-lo por outro MONOMASSA que a MWM já tem , deve estar na faixa dos R$850,00 e existe tb o disco de embreagem próprio para este NOVO volante motriz monomansa .
Cláudio Ferro
15/12/2012, 20:34
Vixi..pelo jeito to ferrado..parece que é a Hidraulica mesmo...agora é rezar!!
Marcus Brandão
15/12/2012, 20:44
Cabo de C10 vai bem. Funciona uns 2000 km e quebra de novo. Custa um terço do preço da hidráulica da besta, portanto, se estiver a cabo troque logo. Espero que o problema da embreagem seja simples.
Abraços
Cláudio Ferro
18/12/2012, 11:10
Olá bom dia galera...meu cambio ja esta no chão e constatamos que o disco é mesmo o do motor MWM 2.8 TDI Sprint...e só terei que trocar o disco de embreagem...só o disco na minha cidade conseguí a 520,00..da marca SACHS...alguém ai sabe de preço melhor..
Cláudio Ferro
18/12/2012, 13:41
Vixi parece que nem é não o do motor da S-10 o meu disco de embreagem...parece que é da Silverado turbo diesel mwm sprint tem duas fileiras de rebites na lona..e a lona tem diametro de 61mm...
Cláudio Ferro
24/12/2012, 23:24
Tudo ok por enquanto embreagem arrumada..era da Silverado Turbo Diesel mesmo!
Cláudio Ferro
29/12/2012, 18:36
Galera blZ, to precisando das dobradiças da porta para meu Engesa, quebrou do lado do passageiro! Onde acho?
Teria umas fotos???
Assim, fica mais fácil identificar.
Cláudio Ferro
29/12/2012, 21:24
Vou tirar jaja coloco aqui!
Cláudio Ferro
29/12/2012, 21:50
387297esta e a minha dobradiça quebrada
Essa dobradiça é Cínfel!
Olha o link, tem bastante imagens!!!
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/FuiNaCinfelEmLondrinaEm30042008#521635449554415521 8
Cinfel
Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produtos.php?c=7&categoria=engesa_fases)
Cláudio Ferro
13/01/2013, 12:34
Arranquei a dobradiça fora, prendi na morça martelei tudo no lugar deixei o pino bem molinho...soldei ficou top ja era ...da para aguentar até a próxima vez..heheh valew de novo a força galera!
Cláudio Ferro
13/02/2013, 21:17
Boa noite Galera do Site..estou com um problemas aqui no Ruffus..descobri que meu 4x4 não esta acionando mesmo depois de virar a chavetinha nas rodas...achei a principio que pudesse ser a roda livre que tivesse quebrado..mas ao levantar o carro no macaco parece que ele esta engrenando em um dos lados a roda e do lado do passageiro a roda não engata..e ao abrir a tampa do diferencial que esta escrito SPICER.. decobrimos que esta rodando em falso mesmo dando a impressão que tem algum eixo quebrado dentro do eixo maior principal..seria este o Semi eixo que esta por dentro e supostamente quebrado? É complicado e caro mexer nisso? Se for mesmo esta peça quais carros usam este diferencial..lembrando que descobrimos também que é auto blocante o sistema..? aguardo uma ajuda ai valew galera.!!
Cláudio Ferro
14/02/2013, 22:43
Up..alguma idéia? Alguém sabe de qual semi eixo posso usar para substituir?
Eduardo Velo
14/02/2013, 23:34
Se for original só semi eixo engesa mesmo , na rota 4x4 vc acha usado ... mas o original não é auto blocante ...
Tem foto ??
abs ...
Cláudio Ferro
15/02/2013, 23:26
Puts Eduardo hoje acabei de pegar o eixo que mandei soldar mesmo..mas antes havia levado em um cara que mexe em 4x4 e ele disse que era destas rurais mais novas...acima de 1970...diferencial dana 32 SPICER...Minha dúvida sobre a peça aumentou em questão de saber de qual carro era esta peça depois que reparamos que havia outra solda na barra dando a impressão de ja ter cido emendada ou até mesmo alongada para dar o comprimento desejado..mas não tirei foto dela e já montei no ENGESA...mas ela era praticamente esta da foto ilustrativa que vou colocar aqui395245
Eduardo Velo
16/02/2013, 08:54
Claudio , se possivel manda foto do eixo montado .
Pode ser soldado sem problema nenhum o semi eixo , desde que tenha sido soldado por quem sabe ...
a foto parece ser de semi eixo engesa mesmo .
Agora vem as perguntas ... rsrs ; Quebrou contigo ou ja estava quebrado ?? se quebrou contigo , vc percebeu qdo quebrou ?? como foi ... ?? se já estava quebrado vc não tinha percebido ?? as perguntas são pra evitar nova quebra , esse eixo é bem forte , mas se a roda girar em falso e bater no chão com aderência é bem dificil de aguentar ...
abs ...
Casa da transmissão4x4
16/02/2013, 09:11
Você usa eixo de rural na dianteira ?
Cláudio Ferro
16/02/2013, 22:06
para falar averdade fiquei na duvida mesmo quanto ao qual eixo era...posso dizer que era bem paracido a este mesmo da foto até por que fui eu que fui levar na usinagem para fazer a solda e preenchimento da peça..e outra coisa acho mesmo é que já tava quebrado pois não andei forte assim para ter quebrado este eixo em tão pouco tempo que tenho o ENGESA, e acho que talvez até escutaria um barulho se tivesse quebrado na minha mão....o lance foi o seguinte tentando subir um terreno que tinha entrada bem ingríme e curta o ENGESA tava subindo porém por duas vezes voltei para traz e depois subi até o topinho..isso tudo depois de ter virado a roda livre normal..e meu amigo tava de fora filmando..ai o ENGESA meio que subiu mas ficou parado ainda com a roda na subida e quando eu acelerava meu amigo que estava de fora do carro, me dizia po parece que as rodas da frente não estão rodando "vc engatou o 4x4 e traçou ai a alavanca para traz" eu disse ta tudo ok...foi ai que percebemos que somente o cardan estava girando!
Casa da transmissão4x4
16/02/2013, 22:10
Se teu eixo for dana30 e melhor substituir ele por outro melhor, se for da rural e só colocar um kit para homocinetica. Seu munhão e aberto ou fechado ?
Cláudio Ferro
16/02/2013, 22:26
não saberei te dizer se é o fechado ou aberto o Munhão...vou me informar com o mecanico e posto novamente..
Cláudio Ferro
19/02/2013, 16:49
É realmente não consegui uma foto do semi eixo...só quando quebrar de novo ...espero que não! Vou colocar as fotos dos Bancos do Veloster que coloquei no ENGESA..e são muito bons e resistentes pelo que reparei......com o banco do motorista elétrico com várias regulagens..espero que gostem um abraço!!!39597639597739597839597939598039598139598 2
Eduardo Velo
20/02/2013, 06:57
tira uma foto do eixo dianteiro ...
muito bacana a vtr , não vai ficar com dó de sujar ... rs
abs ...
Cláudio Ferro
20/02/2013, 09:44
Não não..não fico não..hehehe Domingão fui no Pico do Gavião de Andradas x Poços de Caldas...tava muito loko o passeio...tinha até umas gaiolas andando na estrada do caminho..tava só lama por lama...Boa vou tirar umas fotos do eixo do carro mesmo que montado mesmo valew!
Cláudio Ferro
25/02/2013, 11:11
397039 Alguém sabe de uma barraca destas usada ou nova com bom preço a venda...