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Ver Versão Completa : Novo Landeiro na Área! (90-vermelha)



Nicolau Mendes
22/11/2012, 19:06
Boa tarde pessoal vim aqui me apresentar mais principalmente apresentar o meu mais novo xodó, uma noventinha vermelha 97 que e usada no dia a dia , viagens e trilhas.

A mais ou menos 1 mês e meio comprei a 90 vermelha que pertencia ao Giuliano, também usuário do fórum e por um acaso irmão de um grande amigo meu.

Antes dela tive uma Pajerinho 98 3.5 v6 com 315/75/16 , roda tala 10, ferro cercando ela completamente e um espesso peito de aço.

Eu gostava muito do carro mais como vocês podem imaginar ela bebia mais que calouro quando entra na faculdade (3.5 km/L na cidade) , fora o que dava de manutenção, e as pecas com um preco um tanto quanto salgado.

Estava a procura de um 4x4 curto, que bebesse pouco, confiavel e que capaz de me levar para muitas aventuras.

Pensei em varias opções:
Pajero full 2p 2002/03 com GNV
Troller 2.8
Cherokee sport com um mwm 2.8
Me cocei ate por uma Bandeirante curta após ver uma gigante passando por mim na rua.

Mas nao teve jeito, após uns 2 meses de leitura diária na parte do fórum destinada as land rovers parti na busca de minha 90.

Cheguei a fechar negocio em uma outra impecável que tinha rodado o brasil em uma viagem recente, o dono me enrolou umas 3 semanas pois tinha perdido o documento de transferencia e no dia de me entregar a chave, por uma grande falta de palavra e caráter, resolveu que o carro nao estava mais a venda.

Após andar em umas 10 noventinhas a minha vermelha me achou!

Ja se passaram 2 meses desde o dia em que eu peguei ela, quase 4 mil km, 3 viejens e muita horas/dono xeretando no carro.

Estou dando uma revisada geral nela, na minha mao já foram realizadas as seguintes manutenções:

* Troca das correias:
-Dentada
-Ar condicionado
-Alterador

* Kit HS500

* Troca dos rolamentos
-Polia da correia do AC
-Esticadores da correia do alternador

* Troca dos filtros
-Óleo
-Ar
-Diesel

* 2 Frascos de MILITEC

* Engraxado todos os pontos em baixo do carro

* Limpeza do sedimentador de Diesel

* No momento ela se encontra na oficina:
-trocando a colmeia do radiador (feita sobre medida e com maior capacidade de troca de calor)
-limpeza do sistema de arrefecimento
-desmontagem e limpeza do intercooler e mangueiras
-limpeza externa do radiador do ar condicionado.

Isso tudo fora os itens trocados ainda esse ano pelo Giuliano. (vou verificar e depois posto aqui apenas pelo registro)

Fico devendo fotos nesse primeiro post mais prometo posta-las em breve, assim como algumas empreitadas já realizadas no carro.

Um grande abraço a todos e muito obrigado pelo incentivo (mesmo que inconsciente) para a compra do tratorzinho!

VSayegh
22/11/2012, 19:58
Nicolau,
Parabéns e seja bem vindo. Ficamos no aguardo de suas fotos.
Abs,
Sayegh

mouramares
22/11/2012, 22:36
parabens Nicolau, tbm procuro uma vermelha..............(alias ja possuo).....rssss, qq coisa tamo no pedaco...bem vindo.
joao

mouramares
22/11/2012, 22:36
parabens Nicolau, tbm procuro uma vermelha..............(alias ja possuo).....rssss, qq coisa tamo no pedaco...bem vindo.
joao

climbr
23/11/2012, 08:02
Nicolau,
Parabéns e seja bem vindo. Ficamos no aguardo de suas fotos.
Abs,
Sayegh

Faço de Sayegh as minhas palavras. Estamos no aguardando as fotos. :news-coffee:
.

petcho
23/11/2012, 11:33
Isso ai Nicolau, ja começou dando os devidos cuidados pra viatura, desse jeito ela so trará alegria!!!!

tb to esperando as fotos
Abraço, Pedro

VSayegh
24/11/2012, 00:29
Mais uma dica...
Cuidado com os orçamentos de "mecânicos especializados" que acham que Landeiros tem dinheiro a vontade... Na duvida pergunte por aqui.
abs,
Sayegh

fpc3
24/11/2012, 20:03
Cabei de comprar uma 90/2001 e to apaixonado!!!depois posto fotos.

climbr
26/11/2012, 10:07
Cabei de comprar uma 90/2001 e to apaixonado!!!depois posto fotos.

Mais um louco! Quanta gente tá entrando nesse clube ultimamente, rss :mrgreen:

Nicolau Mendes
01/12/2012, 21:40
Muito Obrigado a todos!
Tenho certeza que ela me dará muitas alegrias e historias pra contar.
Amanha é o dia das primeiras fotos, dia do 5° Willys Day e amigos do Jeep Clube de Curitiba.
Jeep Clube de Curitiba (http://www.jeepclubecuritiba.com.br/main/index.php)
Algum outro landeiro aqui da região vai estar presente?
A chuva continua firme aqui em Curitiba, então o dia amanha promete!
Abraco a todos!

carlosth
10/12/2012, 21:59
Show de bola Nicolau...

fiquei também quase 8 meses procurando minha 110. E ultimamente estou igual a você, passo meus finais de semana por conta, xeretando e mexendo no que posso, hehehe

seja bem vindo!

abrasss

Nicolau Mendes
15/12/2012, 20:34
Como prometido seguem umas fotos (2 na verdade, antes e depois do banho) :

E uma novidade negativa, primeiro passeio e primeira oficina.

Acabou quebrando a ponta de eixo traseira do lado esquerdo, estou momentaneamente andando com o bloqueio ligado e utilizando apenas a tração dianteira (segundo o Cezinha da Moraz 4x4 nao teria problema algum o uso urbano nessas condições). Essa informação procede?

Quanto a ponta de eixo estou em duvida, coloco apenas um semi-eixo novo ( FTC3270 ou FTC3271 ? ) ou parto para um kit de semi-eixos reforçados Ensimec?


Semi-eixo original traseiro esquerdo p/ Defender 90:

* Mantém a originalidade.

* Serve como fusível do sistema de diferencial, prevenindo problemas em outras partes mais caras.

* Passível de quebra futura (assim como ocorreu essa vez).


Kit de semi-eixos reforçados Ensimec:

* Semi-eixos reforçados dificultando muito uma quebra no futuro.

* Saberei que os 2 semi-eixos sao novos e nao apenas o que obrigatoriamente tem que ser trocado, ganhando assim em confiabilidade.
( Um semi-eixo fica fraco com o tempo ? Ou com uma mesma forca X tanto um semi-eixo novo como um usado quebrariam? )

* Perco o ''fusível'' do sistema de diferencial traseiro.
( Nesse caso a cruzeta nao funcionaria como um novo '' fusivel'' ? )


Peco ajuda aos mais experientes!
Obrigado.

385590385591

BrunoRN-RS
15/12/2012, 21:21
Linda a sua 90, Nicolau! Conserve-a que vale a pena!
Se prepare para se divertir (e gastar umas latinhas tb, pq diversão nunca é de graça..rss)
Um abraço,
Bruno

Nicolau Mendes
16/12/2012, 18:06
Linda a sua 90, Nicolau! Conserve-a que vale a pena!
Se prepare para se divertir (e gastar umas latinhas tb, pq diversão nunca é de graça..rss)
Um abraço,
Bruno

Valeu Bruno!
Pode deixar que eu to cuidando muito bem da vermelhinha, nao pretendo me desfazer dela nunca mais!
Abraços,
Nicolau.

Nicolau Mendes
16/12/2012, 18:08
E ai pessoal, coloco os semi-eixos da Ensimec?
Ou coloco um original mesmo?
Preciso resolver isso esta semana!

Nicolau Mendes
19/12/2012, 12:03
Ninguém com experiência previa no assunto?
Eu estou realmente perdido quanto ao que fazer!
Os semi-eixos da Ensimec, sao realmente melhores?
Na existe nem um ponto negativo na instalação deles?

vwinit
19/12/2012, 13:33
Achei que os semi-eixos eram problemáticos na 110 ... :pensativo:

Tem certeza que seu 90tinha tem esse problema??

Nas 110 do exército, semi-eixo e tulipa são soldados (desculpe o trocadilho).
Reza a lenda que nunca mais dão problema...
:pensativo:

Nicolau Mendes
19/12/2012, 15:27
Achei que os semi-eixos eram problemáticos na 110 ... :pensativo:

Tem certeza que seu 90tinha tem esse problema??

Nas 110 do exército, semi-eixo e tulipa são soldados (desculpe o trocadilho).
Reza a lenda que nunca mais dão problema...
:pensativo:

Fala Haiton! Obrigado pela resposta, quem sabe um dia a minha vermelhinha fica tão caprichada como a Black Belt.

Seguinte, nas defenders 110 e 130 os semi-eixos e tupias são separados podendo ocorrer de as estrias que transferem o torque de uma peça para a outra se desgastarem e então patinarem (motivo pelo qual algumas pessoas soldam uma peca a outra).

Ja o semi-eixo das 90 é uma peça interiça, não sei se eles são usinados a partir de uma mesma peça ou se são fabricado as partes separadas e posteriormente "coladas" uma a outra através de algum processo de solda mais avançado ou algo do gênero.

Um dos semi-eixos traseiro da minha realmente rompeu, ainda não sei aonde exatamente pois ainda não foi retirado o semi-eixo.

A minha duvida agora é se realmente vale a pena investir em um par de semi-eixos reforçados da Ensimec.

Não sei ate que ponto o reforço dos semi-eixos pode ser prejudicial as outras partes do diferencial ( já que originalmente o semi-eixo funciona como uma especie de "fusível" do sistema de diferencial), ou se com a sua troca as cruzetas passariam a atuar como um novo "fusível" do sistema.

giulifarion
19/12/2012, 16:44
caramba, e eu achei que já tinha sujado ela!!

eu se fosse você, colocaria semi eixos convencionais e melhoraria os pneus p/ andar nas trilhas. você não precisaria acelerar tanto p/ passar e assim alem de economizar os eixos, não sobrecarrega o motor!
e alem do mais, viu que não vai ter jeito, usa o guincho!

abraço cara, aproveite bastante o brinquedão!

vwinit
20/12/2012, 00:16
Então Nicolau ...
Como estão em preços?

Já soube de quebras de Ensimec tbm, ou seja ... Não são eternos!
São bons, sem dúvida... se o preço valer o investimento, eu optaria por eles.

Agora, se vc entrar no giro a ponto da roda sair do chão ... quando voltar ao solo vai dar M** com qualquer um deles!!!
lol

Abraço!!!

Fernando608
20/12/2012, 19:40
Nicolau , deixo também os meus parabéns a sua land tá muito bonita e eu também tive as mesmas dúvidas que vc minha prioridade número 1 era uma toyota bandeirante motor 14b , a prioridade número 2 era a land rover , e por último um troller . Por motivos que ainda não me convenceram as toyotas a partir de 94 estão muito caras e por isso comprei uma land ano 2000 que acredite se puder saiu mais barato que uma toyota nas configurações q eu queria . Então sucesso com o seu jipão e muitas aventuras para você . Essa parte de mecânica ainda não manjo quase nada vou tentar aprender com os parceiros aqui do forum

Angelo Jr
20/12/2012, 19:57
Nicolau , deixo também os meus parabéns a sua land tá muito bonita e eu também tive as mesmas dúvidas que vc minha prioridade número 1 era uma toyota bandeirante motor 14b , a prioridade número 2 era a land rover , e por último um troller . Por motivos que ainda não me convenceram as toyotas a partir de 94 estão muito caras e por isso comprei uma land ano 2000 que acredite se puder saiu mais barato que uma toyota nas configurações q eu queria . Então sucesso com o seu jipão e muitas aventuras para você . Essa parte de mecânica ainda não manjo quase nada vou tentar aprender com os parceiros aqui do forum

sério que tá tão caro assim?? qual está a diferença de preço se considerar o mesmo ano de fabricação, entre uma 14b e um 300tdi (CS/90 e CD/110)

Fernando608
21/12/2012, 12:42
Angelo, fiz pesquisas na web motors , rolo4x4 , e aqui mesmo no forum . Com muitas pesquisas achei umas 3 band por 40.000 e nem tinham muitos acessórios assim .Como já falaram aqui o jipes dependem muita da conservação por isso pode ter land muito surrada q o preço fica fica muito derrubado ,mas vc pode fazer essa pesquisa no webmotors toyota bandeirante de 94-2000 e raramente vc vai achar uma barata e qdo achar vai estar num aspecto agradável . Agora se vc jogar uma land ano 94 e uma toyota 94 creio q as toyotas estarão mais valorizadas ,mesmo pq a partir de 94 é a última motorização das toyotas são as mais " moderninhas" e land foram fabricadas até o ano de 2011 se não me engano .Só sei q não era pra ser assim rsrsrs queria pagar uns 32.000 numa bandeirante ,mas como elas não estão caindo de preço eu comprei essa land e to gostando bastante dela . Outro carro que segue o mesmo exemplo é D-20 apesar ser bem velha dificilmente vc acha uma conservada por menos de 30.000 preço de ranger 2000 ou 2001 . Pode isso arnaldo ? rsrsrsrs . Mas gostaria q vc fizesse essa pesquisa também e me passasse a sua conclusão pode ser q eu esteja errado e posso estar falando besteira , mas é bom lembrar q toyota não tem ar condicionado e nem bloqueio de diferencial . Um abraço e para aqueles eu não os verei mais desejo boas festas de fim de ano a todos amigos jipeiros

vwinit
21/12/2012, 13:32
Mas aqui pra nós ...

Entre um Defender e um Bandeirantes, você fez a melhor escolha!! Esteja certo disso...
*Opinião neutra, sem pender por marcas e preferências.

Se for olhar pelo lado que eu gosto do Defender, por tudo que representa, pelo gosto pessoal, pele espírito aventureiro, etc... ia apenas te falar que não existe comparação entre estes dois carros.

Abraço e boa sorte! Bem-vindo ao time...

Fernando608
21/12/2012, 17:53
Hailton , valeu pelo " bem-vindo " ao time e li praticamente todo o seu tópico sobre a expedição q vc quer fazer pelo chile e argentina em 2013 espero q dê tudo certo gostaria de ir com você ,mas como comprei o carro recentemente tenho algumas coisas para fazer . E de fato o defender é bem mais confortável a única coisa q me preocupa são os gastos qto mais eu leio mais apreensivo eu fico é por isso q eu estava pendendo para bandeirante pq o meu tio já teve várias e eu nunca vi o velho gastando nem metade do que muitos foristas aqui tem postado minha preocupação é só essa e mesmo pq todo mundo sabe q aquilo q é mais confortável gera mais despesas futuramente . Mas agora eu sou do time de vcs e espero q dê tudo certo na sua expedição a ponto de vc querer fazer outra em 2014 e AÍ EU TO DENTRO :euforico:. Abraço

Nicolau Mendes
22/12/2012, 21:42
caramba, e eu achei que já tinha sujado ela!!

eu se fosse você, colocaria semi eixos convencionais e melhoraria os pneus p/ andar nas trilhas. você não precisaria acelerar tanto p/ passar e assim alem de economizar os eixos, não sobrecarrega o motor!
e alem do mais, viu que não vai ter jeito, usa o guincho!

abraço cara, aproveite bastante o brinquedão!

Fala Giuliano!
Pois é, ela realmente fcou bem sujinha. :twisted:
Mais entao, eu realmente pensei em uns pneus para ela mais como o objetivo principal dela nao é trilhas mas sim um carro confiavel para o dia a dia, expedições e passeios eu nao levei essa ideia muito a frente.
Mais para frente eu pretendo colocar uns pneus mud 285/75/16 para melhorar um pouquinho o fora de estrada.
Um jogo de recapados até seria uma boa deia para trlhas, masi dai alem de ter que ficar montando e desmontando as rodas eu teria que levar o segundo conjunto caso fosse fazer uma expedção mais longa e com trechos off-road.

Um abraço!

Nicolau Mendes
22/12/2012, 22:05
Então Nicolau ...
Como estão em preços?

Já soube de quebras de Ensimec tbm, ou seja ... Não são eternos!
São bons, sem dúvida... se o preço valer o investimento, eu optaria por eles.

Agora, se vc entrar no giro a ponto da roda sair do chão ... quando voltar ao solo vai dar M** com qualquer um deles!!!
lol

Abraço!!!

Hailton, os preços estao mais ou menos iguais porem os ensimec só são vendidos o par.
O par de Ensmec sai por +- R$1350, enquanto um semi-eixo berneck fica +- R$650.

No momento da quebra eu não tinha levantado voo nem nada do genero, ahaha.
Eu estava atolado porem andando muito lentamente, com as rodas girando em certa rotação e virando o volante de um lado para o outro pra ver se conseguia alguma tração.
Creio eu, que o pneu trasero esquerdo deve ter calcado em alguma pedra ou galho e então o semi-eixo rompeu.

Um abraço!

Nicolau Mendes
22/12/2012, 22:18
Nicolau , deixo também os meus parabéns a sua land tá muito bonita e eu também tive as mesmas dúvidas que vc minha prioridade número 1 era uma toyota bandeirante motor 14b , a prioridade número 2 era a land rover , e por último um troller . Por motivos que ainda não me convenceram as toyotas a partir de 94 estão muito caras e por isso comprei uma land ano 2000 que acredite se puder saiu mais barato que uma toyota nas configurações q eu queria . Então sucesso com o seu jipão e muitas aventuras para você . Essa parte de mecânica ainda não manjo quase nada vou tentar aprender com os parceiros aqui do forum

Muito Obrigado Fernando!

Tenho certeza que tanto eu como voce fizemos a escolha certa!

As bandeirantes realmente estao super valorizadas, muito pela sua robustez, coisa que as defenders tambem tem de sobra, mas o fato de serem uma Toyota e nao um Land Rover faz com que as pessoas pensem que a diferença no custo de manutençao seja enorme, fato que podemos minimizar consideravelmente procurando ter conhecimento de sua mecanica (nao caindo na ladainha de qualquer mecanico) e importando peças diretamente da Inglaterra.

Desejo sorte com o brinquedao e muitas aventuras!
Alias, ela e uma 90 ou uma 110?

vwinit
23/12/2012, 13:03
É Nicolau ... então foi azar mesmo!!

Se você for ficar nas trilhas, compra o par e guarda o usado para reserva. :concordo:

Mas se for para expedições, copra o original mesmo que já lhe atende e economiza para outros equipamentos ou viagens.

Não é uma quebra comum, não é verdade?

eu geralmente importo as peças e faço a manutenção mais simples em casa ou quando necessário numa oficina aqui na região onde trabalham com caminhões, vans, pickups, jipes ... tudo que for movido à Diesel. Neste caso levo todo material que tenho em mãos, converso com os mecânicos e acompanho o serviço. Até agora tem funcionado muito bem...

Abraço!

vwinit
23/12/2012, 13:06
Fernando, 2014 pretendo viajar na viatura tbm! ... Vamos combinar sim.
Quem sabe no Encontro LR de Curitiba set/2013 já começamos algumas conversas....

Abraço!

Fernando608
24/12/2012, 12:01
. Galera , eu esto com preguiça de abrir um tópico e por isso vou usar . Alguém aqui usa peças intercambiáveis ?? Pq ontem eu tava num feirão de véiculos e o meu cunhado tava olhando uma lada niva e todo mundo sabe q esse carro é um pouco ruim de mecânica ( pelo menos foram o q me disseram ) , porém esse proprietários tinha uma lista dentro do carro de várias peças do fiat 147 e do corcel II q dava naquela jipe . Eu sei q peças originais são as mais recomendáveis ,mas vai q o carro dá um probleminha comigo há mais de 2000 km de casa . Por isso eu pergunto alguém aqui do forum tem uma lista de peças intercambiáveis compatível com a land rover ??? Agradeço a ajuda de todos e FELIZ NATAL antecipado rsrsrsr

Fernando608
24/12/2012, 12:04
Nicolau , a minha também é uma defender 90 . Eu particularmente acho mais bonitos os jipes curtos e também pq eu moro em apartamentos e as vagas são bem apertadas então casou o q eu acho bonito com que é prático:dance: . Abraços

vwinit
24/12/2012, 23:51
Fernando, existe o MQG (Manual Quebra Galho).
Tem um tópico aqui sobre isso...
Você envia seu endereço no tópico e recebe uma cópia por e-mail...

Abraço!

Nicolau Mendes
12/01/2013, 10:25
Pessoal, segue mais um capitulo da novela.

Devido as ferias de final de ano eu so consegui receber os semi-eixos ENSIMEC essa semana.

Peguei os mesmos e fui direto ao mecânico realizar a troca e.... surpresa!

Depois de retirar a roda e soltar os semi-eixos o Cesinha (mec. da moraz 4x4) foi puxando aos poucos o semi-eixo e eu esperando ansioso para ver aonde tinha ocorrido a quebra, foi quando o semi-eixo saiu por inteiro e eu pensei F****.

Mais o problema nao era tao grande assim, o que ocorreu foi parecido com o que ocorre nas pontas de eixo das 110 e 130, o desgaste do estriado, mais em vez de ocorrer no conjunto semi-eixo/tulipa ocorreu no semi-eixo/planetária.

O lado que achamos que havia quebrado (esquerdo) estava girando completamente em falso, ja o lado direito que nao apresentava barulho tambem estava muito desgastado (anda bem que eu comprei o kit completo de semi-eixos).

Pegamos um semi-eixo novo e colocamos manualmente no lugar e giramos, verificando que as planetárias também estavam muito gastas.

Agora pesso a ajuda dos amigos, qual o part number das planetárias que ficam na extremidade do semi-eixo das DEF 90?

Obrigado