Ver Versão Completa : Ranger 2.3 Sport - Troca do diferencial por um Eaton E-Locker
Ola para galera. Gostaria de uma ajudinha. Tenho uma Ranger Sport 2.3 4x2 2008. Ví alguns vídeos que mostrava Rangers 4x2 com diferenciais blocados em off-road e com um desempenho muito satisfatório. Não fazem tudo que uma 4x4, claro, mas também não ficam "feias na foto". Estive vendo preços desses diferenciais e achei interessante mas tenho umas dúvidas. Qual o diferencial original da 2.3 gasolina (Dana 44, 8.8...)? O número de estrias do eixo (28, 30)? Qual a relação? Reforço que a ideia não é off-road pesado mas sim passar em atoleiros leves e rasos, aquelas poças de argila de 30cm que um diferencial aberto entra e fica. A opção seria justamente o e-locker da Eaton, são diferenciais abertos e que através de um comando elétrico se tornam 100% blocados.
JointMan
22/11/2012, 20:58
Amigo, não sei a resposta para suas perguntas, mas me interessei pelo assunto.
Qual seria o investimento médio para um diferencial blocado?
Vou pesquisar por aqui também.
Tambem tenho essa duvida... estou indeciso entre transforma-la em 4x4 (estou fazendo as contas) ou utilizar o e locker. Cara essa picape, mesmo 4x2 consegue acompanhar bem (vide video nesta pagina, ranger trilha serra mantiqueira).
Em pesquisas por aqui ,Brasília, instalado sairia na média de 4k. Não é barato mas pode ser usado em outros carros com mesma característica de diferencial ou até mesmo em outra Ranger. Me informando com um fornecedor ele disse que os diferenciais da Ranger antiga e nova são os mesmos o que viabiliza comprar uma ranger 2013 flex e colocar o diferencial também.
lfschmitz
01/01/2013, 16:56
Adaptar tração 4x4 numa Ranger Duratec seria uma trabalheira enorme e um gasto danado, além de precisar de muita sorte para encontrar um conjunto de C&P com a relação adequada para o diferencial dianteiro.
Meu pai tem uma CS com motor de 150cv. É um carro excelente, e tem um desempenho razoável com pneus Firestone FSR 235x75/15 e diferencial normal. Obviamente uma 4x4 vai mais longe, mas a diferença de peso em favor das 2.3 é um trunfo a ser considerado, pois um carro com dianteira muito pesada sempre tem nisso um aspecto negativo.
Uma das grandes vantagens das Ranger com motor Duratec é que são verdadeiros pesos-pena por conta do motor e câmbio totalmente em alumínio: ficam entre 1480kg (XLS) e 1490kg (Sport) contra 1670kg de uma diesel 4x2 - é, o motor diesel acrescenta pelo menos uns 150kg, quase tudo no eixo dianteiro. A tração 4x4 acrescentaria mais uns 50kg na dianteira. O caso extremo é o da 4x4 CD Limited, com seus 2000kg de peso (nada menos de 500kg a mais do que uma Sport!!). Já ouviu falar de alguém com problema de suspensão em Ranger a gasolina?
A opção de instalar um diferencial blocante seria muito interessante, particularmente dispondo de pneus mais agressivos (se estás em condições de investir, um jogo de pneus 31x10,5R15 acrescentaria pouco peso ao carro e alongaria a relação final de transmissão em apenas 5,5% - além de levantar o carro quase 1"). Com isso, pouparias até as rodas e pneus originais, deixando-os para quando achar conveniente. Mesmo com um jogo de rodas e pneus extra (3-4k) e o diferencial blocante (3k), creio que ainda terias um custo muito menor do que um sistema 4x4 adaptado (fora o risco de ter uma gambiarra que não funciona direito). Isso, mantendo o carro com seu excelente baixo peso, e sabendo que a mecânica está 100% confiável.
_montanha_
02/02/2013, 18:02
Pior que me interessei por essa coisa também. Será que é possivel colocar isso na STX 97? to planejando uma revisão no diferencial dela mesmo... Não uso ela pra offroad, mas pra tirar um barco de dentro da água ou um mini atolamento numa estrada de sítio isso seria interessante.
Casa da transmissão4x4
02/02/2013, 20:20
Pior que me interessei por essa coisa também. Será que é possivel colocar isso na STX 97? to planejando uma revisão no diferencial dela mesmo... Não uso ela pra offroad, mas pra tirar um barco de dentro da água ou um mini atolamento numa estrada de sítio isso seria interessante.
Existe um EATON e-locker para seu diferencial FORD 8.8, pelo que entendi fica muito bom. Se caso você colocar pneus maiores já existe coroa e pinhão mais reduzida para o modelo do diferencial traseiro.
Casa da transmissão4x4
02/02/2013, 20:26
Ola para galera. Gostaria de uma ajudinha. Tenho uma Ranger Sport 2.3 4x2 2008. Ví alguns vídeos que mostrava Rangers 4x2 com diferenciais blocados em off-road e com um desempenho muito satisfatório. Não fazem tudo que uma 4x4, claro, mas também não ficam "feias na foto". Estive vendo preços desses diferenciais e achei interessante mas tenho umas dúvidas. Qual o diferencial original da 2.3 gasolina (Dana 44, 8.8...)? O número de estrias do eixo (28, 30)? Qual a relação? Reforço que a ideia não é off-road pesado mas sim passar em atoleiros leves e rasos, aquelas poças de argila de 30cm que um diferencial aberto entra e fica. A opção seria justamente o e-locker da Eaton, são diferenciais abertos e que através de um comando elétrico se tornam 100% blocados.
Seu diferencial traseiro e dana44-3, o bloqueio EATON serve sem ter que trocar os rolamentos, encaixa perfeito. Não me recordo das estrias mas deve ser 30 mesmo pois eu nunca ví dana44-3 com menos ou mais estrias, nos jipes e comum dana44 ter 19 estrias, mas dana44-3 só ví ate hoje com 30. Pelo que conheço o diferencial FORD 8.8 eu sei que existe somente 28,30 e 31 estrias, mas acho o FORD 8.8 saiu somente nas pick-ups anterior a 2001 no Brasil.
_montanha_
02/02/2013, 23:44
Existe um EATON e-locker para seu diferencial FORD 8.8, pelo que entendi fica muito bom. Se caso você colocar pneus maiores já existe coroa e pinhão mais reduzida para o modelo do diferencial traseiro.
Desculpe minha leiguisse no assunto, mas será que é possivel deixar ela com a mesma relação original, já que ainda pretendo usar os 225 70 14 dela e encurtando iria render pouco. Obrigado pela resposta!
Qual diferença do Eaton E-locker para o Eaton True-Trac?
A ranger XLT gasolina CD 4x2 2008/2008 também é dana 44-3?
Casa da transmissão4x4
03/02/2013, 12:01
Desculpe minha leiguisse no assunto, mas será que é possivel deixar ela com a mesma relação original, já que ainda pretendo usar os 225 70 14 dela e encurtando iria render pouco. Obrigado pela resposta!
ser for colocar esse pneus pode manter a relação original sem problemas, se caso for colocar acima de 31 ou 255 tem que mexer na relação.
Casa da transmissão4x4
03/02/2013, 12:08
Qual diferença do Eaton E-locker para o Eaton True-Trac?
A ranger XLT gasolina CD 4x2 2008/2008 também é dana 44-3?
true-trac e 75%, o e-locker e 100% selecionavel, ou seja liga e desliga quando a gente quiser.
Att.
DAnilo.
Bruno Fernando Mottola
25/02/2013, 21:27
Olá tenho uma Ranger Sport 2008 uso ela para trilhas tb. Coloquei uns BF MUD 285/75R16 mas senti que perdeu um pouco de arranque pq os pneus ficaram pesados mas ninguém segura a bicha no barro é muito boa.
Estou orçando um Locker para colocar mas gostaria de resolver antes esse problema de torque pq em subidas muito ingrimes a embreagem sobre bastante pelo arrasto dos pneus.
O q vc me sugere ? e qual o custo da relação ?
lfschmitz
01/03/2013, 22:08
Olá tenho uma Ranger Sport 2008 uso ela para trilhas tb. Coloquei uns BF MUD 285/75R16 mas senti que perdeu um pouco de arranque pq os pneus ficaram pesados mas ninguém segura a bicha no barro é muito boa.
Estou orçando um Locker para colocar mas gostaria de resolver antes esse problema de torque pq em subidas muito ingrimes a embreagem sobre bastante pelo arrasto dos pneus.
O q vc me sugere ? e qual o custo da relação ?
O resultado obtido era previsível: com a substituição dos pneus originais 245/70R16 pelos atuais 285/75R16, alongou-se a relação final em pouco mais de 11%.
Além da perda de empuxo ("força pra frente"), pneus mais largos geram mais arrasto. Embora o motor Duratec seja excelente (forte, confiável, muito leve e econômico), mesmo com o peso-pena da Ranger ele pede rotações acima de 2000rpm para ter ânimo e só fica empolgado mesmo entre 3000 e 5000rpm. Como o câmbio já tem relações abertas (wide-ratio), o uso de uma relação final longa deixa o carro meio anêmico em algumas situações, uma vez que em algumas passagens de marcha o motor fica abaixo de sua faixa de melhor rendimento.
Para compensar o aumento do diâmetro dos pneus, a solução seria trocar a relação de C&P original (4.56:1 ou 11x50)
por uma relação 5.13:1 (8x41). Com isso, a relação final ficaria quase exatamente igual àquela proporcionada pelos pneus de medida original. O custo deve ficar em pouco mais de R$1000, incluindo o conjunto C&P e mão de obra (chutando: R$800 de peças, R$200 de M.O., R$50 para óleo e junta). Pelo conjunto 4.56 usado podes conseguir uns R$400, mas não é recomendável vender: no futuro, um comprador pode querer devolver a originalidade ao carro.
Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38 (a título de comparação, com os pneus maiores e a relação atual - 4.56 original - a velocidade em 5ª a 3000rpm é de 130km/h!!). Com a relação mais curta o desempenho fora-de-estrada, obviamente, ficaria bem mais interessante.
Há no mercado, ainda, relação 5.88 (9x53). Porém, só seria interessante em uso muito severo, e o trânsito em rodovia ficaria desconfortável por deixar o motor constantemente em rotação alta (a 3000rpm, a velocidade obtida seria de apenas 101km/h em 5ª).
Bruno Fernando Mottola
19/03/2013, 17:12
O resultado obtido era previsível: com a substituição dos pneus originais 245/70R16 pelos atuais 285/75R16, alongou-se a relação final em pouco mais de 11%.
Além da perda de empuxo ("força pra frente"), pneus mais largos geram mais arrasto. Embora o motor Duratec seja excelente (forte, confiável, muito leve e econômico), mesmo com o peso-pena da Ranger ele pede rotações acima de 2000rpm para ter ânimo e só fica empolgado mesmo entre 3000 e 5000rpm. Como o câmbio já tem relações abertas (wide-ratio), o uso de uma relação final longa deixa o carro meio anêmico em algumas situações, uma vez que em algumas passagens de marcha o motor fica abaixo de sua faixa de melhor rendimento.
Para compensar o aumento do diâmetro dos pneus, a solução seria trocar a relação de C&P original (4.56:1 ou 11x50)
por uma relação 5.13:1 (8x41). Com isso, a relação final ficaria quase exatamente igual àquela proporcionada pelos pneus de medida original. O custo deve ficar em pouco mais de R$1000, incluindo o conjunto C&P e mão de obra (chutando: R$800 de peças, R$200 de M.O., R$50 para óleo e junta). Pelo conjunto 4.56 usado podes conseguir uns R$400, mas não é recomendável vender: no futuro, um comprador pode querer devolver a originalidade ao carro.
Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38 (a título de comparação, com os pneus maiores e a relação atual - 4.56 original - a velocidade em 5ª a 3000rpm é de 130km/h!!). Com a relação mais curta o desempenho fora-de-estrada, obviamente, ficaria bem mais interessante.
Há no mercado, ainda, relação 5.88 (9x53). Porém, só seria interessante em uso muito severo, e o trânsito em rodovia ficaria desconfortável por deixar o motor constantemente em rotação alta (a 3000rpm, a velocidade obtida seria de apenas 101km/h em 5ª).
Bem legal essa sua explicação !! como uso ela meio misto mas nd severo queria manter o arranque original dela geralmente não passo dos 130km/h para poder manter o consumo legal e rodar em rodovias tranquilamente.
O caso é o que terei que fazer para mudar essa relação ?
lfschmitz
19/03/2013, 22:31
Bem legal essa sua explicação !! como uso ela meio misto mas nd severo queria manter o arranque original dela geralmente não passo dos 130km/h para poder manter o consumo legal e rodar em rodovias tranquilamente.
O caso é o que terei que fazer para mudar essa relação ?
A resposta já está no texto, Mottola.
Olha só:
Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38
Costumo usar a rotação de 3000rpm para efeitos de cálculo pois, na minha opinião, regimes acima disso deixam o carro muito barulhento para viagens.
Como citei, com o carro original (relação 4.56 e pneus 245/70R16) a 3000rpm a velocidade obtida é de 117km/h (não esqueça que é velocidade REAL, pois o velocímetro engana, principalmente ao mudar medidas de pneus ou relações de diferencial, pois a tomada do cabo do velocímetro é na saída da caixa de câmbio - para acertar o velocímetro teria de trocar essa engrenagem, algo que não vale muito a pena).
Com os pneus de medida 285/75R16 e relação 5.38 (combinação que seria a minha sugestão) a velocidade real a 3000rpm cairia para 110km/h e os 130km/h que citas seriam obtidos a 3500rpm (nada mau, permite viajar sem "esgoelar" o motor). A relação final ficaria um pouco mais reduzida do que a original, aumentando a "pegada" do carro e permitindo arrancadas e retomadas interessantes, mesmo com os pneus largos. Provavelmente o consumo ficará um pouco maior do que a original (chute: 5-10% mais). Cuidado ao calcular consumo, pois o hodômetro é acionado pelo cabo do velocímetro: com a relação mais curta, há aumento na quilometragem marcada. (exemplo: se fazias um trecho de 100km marcados no hodômetro com o carro original, com uma relação 6% mais curta o hodômetro marcará cerca de 106km no mesmo trecho). Isso pode mascarar um aumento de consumo.
Dê uma olhada na grande variedade de relações para o Dana 44: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - RELAÇÕES DE DIFERENCIAL MOTIVE GEAR - USA (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/1136/797-relacoes-de-diferencial-motive-gear-usa/)
Bruno Fernando Mottola
21/03/2013, 22:58
A resposta já está no texto, Mottola.
Olha só:
Como a intenção é usar o carro em algumas trilhas e os pneus largos geram bastante arrasto, uma relação ainda um pouco mais curta poderia ser pensada: um conjunto C&P de 8x43 (5.38) ficaria 6% mais curta que a original. O uso em rodovia não seria desconfortável: a velocidade real obtida em 5ª marcha cairia de ~117km/h (original) para ~111km/h com a relação 5.38
Costumo usar a rotação de 3000rpm para efeitos de cálculo pois, na minha opinião, regimes acima disso deixam o carro muito barulhento para viagens.
Como citei, com o carro original (relação 4.56 e pneus 245/70R16) a 3000rpm a velocidade obtida é de 117km/h (não esqueça que é velocidade REAL, pois o velocímetro engana, principalmente ao mudar medidas de pneus ou relações de diferencial, pois a tomada do cabo do velocímetro é na saída da caixa de câmbio - para acertar o velocímetro teria de trocar essa engrenagem, algo que não vale muito a pena).
Com os pneus de medida 285/75R16 e relação 5.38 (combinação que seria a minha sugestão) a velocidade real a 3000rpm cairia para 110km/h e os 130km/h que citas seriam obtidos a 3500rpm (nada mau, permite viajar sem "esgoelar" o motor). A relação final ficaria um pouco mais reduzida do que a original, aumentando a "pegada" do carro e permitindo arrancadas e retomadas interessantes, mesmo com os pneus largos. Provavelmente o consumo ficará um pouco maior do que a original (chute: 5-10% mais). Cuidado ao calcular consumo, pois o hodômetro é acionado pelo cabo do velocímetro: com a relação mais curta, há aumento na quilometragem marcada. (exemplo: se fazias um trecho de 100km marcados no hodômetro com o carro original, com uma relação 6% mais curta o hodômetro marcará cerca de 106km no mesmo trecho). Isso pode mascarar um aumento de consumo.
Dê uma olhada na grande variedade de relações para o Dana 44: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - RELAÇÕES DE DIFERENCIAL MOTIVE GEAR - USA (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/1136/797-relacoes-de-diferencial-motive-gear-usa/)
Legal obrigado pela dica vou começar a verificar essa sua ideia !!! E colocar em prática
Boa amigos, tenho uma Ranger CS XLS 2008/2009 2.3 Duratec, 4x2 e, como os pneus BF 32 colocados desde zero estão para acabar, estou decidido em partir para os BF 35. Para isso preciso da ajuda de vcs, o Diferencial dela é o Dana 44-3, estou querendo reduzir a relação para 8x43 e calçar os BF 35 em rodas 15x8, o que vcs acham???
Outro ponto é sobre o Bloqueio de diferencial, estou pensando em investir no e-locker, minha intenção é transitar com a ranger em pequenos trechos de areia de praia, moro em Aracaju e por aqui tem algumas praias acessíveis pela areia da praia... o que vcs acham????
Obrigado e aguardo retorno...
Solcob acredito que o bloqueio não vai te ajudar muito na areia fofa não, pois o terreno é bem homogêneo... O ideal seria pneus bem largos rodas beadlock e umas 10 libras nos pneus....
Abs
Solcob acredito que o bloqueio não vai te ajudar muito na areia fofa não, pois o terreno é bem homogêneo... O ideal seria pneus bem largos rodas beadlock e umas 10 libras nos pneus....
Abs
Obrigado pela ajuda amigo, desta forma, qual seria o custoxbeneficio de um locker em um 2wd?????
Cara já que vc só vai comprar 1 bloqueio pq vc só tem tração em um eixo pega a grana do que seria o bloquei dianteiro e compra umas rodas BeadLocks e pneus pelo menos com 11,5" de largura, tipo os BF 32!x11,5", pois com o BeadLock vc vai poder andar com apenas 8 libras nos pneus sem medo de destalonar.Depois vc com um bloquei traseiro do tipo ARB, que é a AR. Assim além de vc bloquear o eixo vc tem a opção de usar o compressor para recalibrar os pneus depois que sair da trilha.Não deixe de comprar um guincho, hoje com 2 mil vc compra rum guincho mediano que vai te tirar de muita enrascada.Com isso vc já vai se divertir bastante mesmo sendo 4x2.Boa sorte!
Mauricio M10
22/07/2013, 18:54
O_ fênix, Boa noite. não sei nada sobre o assunto diferencial mas gostaria de uma ajuda sobre a ranger sport 2.3 2008, vc pode me informar como vem descrito marca/modelo? aparece Sport ou apenas I/FORD RANGER XLS 10A e se todas Ranger 2008 são importadas Argentina. Grato. Mauricio
Cara já que vc só vai comprar 1 bloqueio pq vc só tem tração em um eixo pega a grana do que seria o bloquei dianteiro e compra umas rodas BeadLocks e pneus pelo menos com 11,5" de largura, tipo os BF 32!x11,5", pois com o BeadLock vc vai poder andar com apenas 8 libras nos pneus sem medo de destalonar.Depois vc com um bloquei traseiro do tipo ARB, que é a AR. Assim além de vc bloquear o eixo vc tem a opção de usar o compressor para recalibrar os pneus depois que sair da trilha.Não deixe de comprar um guincho, hoje com 2 mil vc compra rum guincho mediano que vai te tirar de muita enrascada.Com isso vc já vai se divertir bastante mesmo sendo 4x2.Boa sorte!
Para ajudar, quem quiser ver umas rangers com beadlocks clique nesse link, é uma pesquisa que fiz de imagens no google: BeadLocks - Pesquisa Google (http://tinyurl.com/m4h9pfk)
Eu tenho uma dupla 4x2, sempre me preocupei muito em não ficar na "mão" na terra, etc e tal, mas até o momento nunca precisei coloca-la em situação de risco onde um 4x2 poderia se sair mal, apenas estradinhas de terra batida, por isso aconselho a todos a sempre pensarem bem antes de investir uma boa grana com modificações que pode ser que não usem, ou, se tem certeza que vai usar, pense em migrar direto para um 4x4. No meu caso, a dica do guincho é bem vinda, se eu me meter em enrascadas sozinho, posso amarrar em uma árvore e me "puxar" pra fora de um atoleiro, claro que depende do tamanho do cabo e da capacidade do guincho, mas é uma ótima idéia! E quanto ao locker, dá coceira na mão, mas é aquilo que disse, no meu caso em específico, é melhor pensar umas 10 vezes antes de investir, mas o guincho pode ter mais utilidades para mim, de repente dá até para colocar na traseira da picape ao invés da frente, alguém já viu algo do tipo??
Abraços!!
Opa, achei talvez uma solução "intermediária" para mim. Tem uns guinchos manuais para 2 ou 4 toneladas, só que com 1,5m de cabo apenas. O custo deles é irrisório, o de 2ton no mercado livre custa 50 reais. E para resolver o problema do cabo, é só comprar um cabo extra, no caso um de 3,5m, também no mercado livre, custa 20 reais. A solução sairia por 70 reais ou pouco mais, caso pegue o para 4 toneladas, caberia muito bem debaixo do banco traseiro, e acredito que livraria de enrascadas. Teria 1,5m + 3,5m, total 5m para amarrar em algo, ou compro um cabo a mais e com cerca de 100 reais tenho 8,5m de cabo, porém com um poder de tração de apenas 1,5m, que acredito que deve ser suficiente para tirar de algum buraco complicado, ou também puxo 1,5m, depois dou umas voltas no cabo extra e puxo mais 1,5m, e ai por diante.
Pô, Hugo, você vai me fazer gastar 100 reais com sua dica e eu nem estava pensando nisso, hehe!! :)
Abraço!!
EDIT: Esqueçam desse portátil que comentei, vejam comentários nesse outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/84825-mini-guincho-presta-2.html#post1349088
Melhor manter o foco no diferencial, que é o assunto desse tópico e deixar os guinchos para os tópicos já abertos... :cry:
gabrieloliveira
05/05/2014, 22:52
boa noite.
Não sei nada a respeito de bloqueio no diferencial e desculpem minha ignorância, mas gostaria de saber se é possível a instalação em uma ranger v6 cs 1996, mas o uso seria para ASFALTO. A utilidade seria para ter mais 'estabilidade' ficar evitando o pneu patinar e sair de traseira (maior estabilidade em velocidades mais altas), gostaria também de saber como funciona o acionamento e se pode ficar sempre acionado (o carro ligar e o bloqueio ligar automaticamente).
O bloqueio tem esses efeitos e utilidades ou eu estou falando muita asneira?
desde já, grato.
Desnickadu
06/05/2014, 07:51
pra o que vc quer o bloqueio 100% não funciona.
Você precisa de um bloqueio de mais ou menos 75%, isso vai te permitir fazer curvas em algumas ocasiões, coisa que o 100% não deixa.
A estabilidade não vem do bloqueio e quanto maior a velocidade pior é o bloqueio. A tendencia de um carro com bloqueio traseiro no asfalto quando perde grip é passarinhar, se vc não for um bom piloto vai perder o controle. Com certeza vc já no YT uns videos dos carros jogando a traseira de um lado pro outro e de repente o nariz do carro esta no muro. É isso que acontece.
Pra ter mais estabilidade em altas velocidades sugiro vc trocar de carro.
Eduardo Alemão
06/05/2014, 10:55
Esse video explica muito bem o funcionamento e diferentes tipos de diferencial.
https://www.youtube.com/watch?v=gIGvhvOhLHU
gabrieloliveira
06/05/2014, 11:45
esse vídeo é show de bola. O bloqueio seria para velocidades mais baixas, no caso das rodas patinarem quando estão puxando uma carretinha por exemplo.
Pras situações que eu estou querendo realmente não parece ser tão útil assim.
muito obrigado pelos esclarecimentos e pelas sugestões (trocar de carro --')
Desnickadu
06/05/2014, 19:32
Trocar de carro sim.
Pickup não foi feita pra "andar rapido", pra andar rapido vc precisa de varias que uma pickup não tem, como por exemplo baixo centro de gravidade, baixa rolagem de carroceria, suspensão com pouco curso, baixa altura em relação ao solo, relação de marchas e diferenciais que privilegiem o ganho de velocidade, baixo coeficiente aerodinamico entre outros.
gabrieloliveira
06/05/2014, 20:09
muito obrigado engenheiro. foi muito útil sua ajuda.
BrunoDallanora2013
06/05/2014, 23:24
muito obrigado engenheiro. foi muito útil sua ajuda.
uma pergunta é para a ranger branca da imagem de exibição sua ? se for ela é 4x2 correto ? se for 4x2 ja vi muitas camionetas de varios modelos e quase todas vem com bloqueio de fabrica o autoblocante ao patinar um roa a outra se agarra junto e nas curvas faz normal , não precisa acionar nem nada se quer usar no asfalto esta tipo serve !
quanto a estabilidade com um peso não muito exagerado na caçamba vai notar que muda ! ela para de atrar um pouco a traseira o ( passarinhar ) no mais acho que é isto não abuse dos limites que o carro foi projetado !
faz um teste se a tua roda patina forte apenas um lado quando ta puxando algo é porque ela não é autoblocante de fabrica
( pode até ser que ela seja mas os pacote de discos dentro da caixa satélite já estejam gastos e perdem a eficiência )
se patinar as duas juntas é tração positiva ( quer dizer com autoblocante )
( se esta patinando demais tem varios fatores ( pneu liso ,pouco peso na camioneta para ter aderência ,ou sua carretinha seja muito pesada para este tipo de pickup )
espero ter ajudado !
Edintruder
07/05/2014, 11:52
Gabriel, bem vindo ao fórum!
Perguntas que não querem calar. Ela patina em que tipo de piso? Qual peso dessa carreta? Que pneus usa?
Para ficar patinando na grama molhada, o bloqueio não fará milagres.
Se está patinando no asfalto, sugiro aliviar o torque na arrancada.
Se está patinando em terra, pneus AT ou MT na tração melhoram muito.
Mas derrapar em curvas, o diferencial aberto é melhor que o bloqueio. Com bloqueio vai ser pior de segurar. Em em velocidades mais altas, o bloqueio será inexistente.
Se estas achando ruim de estabilidade, é bom tomar cuidado pois a Ranger tem a traseira muito leve e é fácil sair de traseira. Tive uma cabine dupla que era assim, uma cabine simples é pior ainda para derrapar acidentalmente.
Entenda que picape não aceita erros como um carro, justamente pelo fator do equilíbrio de peso entre os eixos.
Se gostas de andar rápido tem duas opções, trocar de carro sim como o Desnikadu falou, ou andar com um saco de areia na caçamba perto da tampa. Um saco com 200kg melhora muito. A perda fica pelo consumo maior por andar com peso morto, mas a segurança melhora bastante.
Eu escutaria o "Engenheiro" aí de cima antes de criticar o que ele disse, pois numa picape média, um erro teu pode ser fatal para outras pessoas em outros veículos. Um exemplo disso são os acidentes. Picapes com chassis estragam muito os outros veículos, e em caso de capotagem o esmagamento da cabine é inevitável. Então, se bateres mata outras pessoas, famílias, crianças, etc, e se capotares quem morre és tu.
Pensa nisso, pois aqui todos gostamos das picaponas, maiores que as Rangers.
tiofinhojr4x4
07/05/2014, 12:25
Acompanhando i assunto..
BrunoDallanora2013
07/05/2014, 13:10
Perguntas que não querem calar. Ela patina em que tipo de piso? Qual peso dessa carreta? Que pneus usa?
Mas derrapar em curvas, o diferencial aberto é melhor que o bloqueio. Com bloqueio vai ser pior de segurar. Em em velocidades mais altas, o bloqueio será inexistente.
Se estas achando ruim de estabilidade, é bom tomar cuidado pois a Ranger tem a traseira muito leve e é fácil sair de traseira. Tive uma cabine dupla que era assim, uma cabine simples é pior ainda para derrapar acidentalmente.
Entenda que picape não aceita erros como um carro, justamente pelo fator do equilíbrio de peso entre os eixos.
Se gostas de andar rápido tem duas opções, trocar de carro sim como o Desnikadu falou, ou andar com um saco de areia na caçamba perto da tampa. Um saco com 200kg melhora muito. A perda fica pelo consumo maior por andar com peso morto, mas a segurança melhora bastante.
Eu escutaria o "Engenheiro" aí de cima antes de criticar o que ele disse, pois numa picape média, um erro teu pode ser fatal para outras pessoas em outros veículos. Um exemplo disso são os acidentes. Picapes com chassis estragam muito os outros veículos, e em caso de capotagem o esmagamento da cabine é inevitável. Então, se bateres mata outras pessoas, famílias, crianças, etc, e se capotares quem morre és tu.
acho que pelo que falou é bem o seguinte ta sempre leve a caçamba sem peso algum por isto patina facil ! não duvido que a sua já não seja autoblocante de fabrica ! o autoblolante(tração positiva) patina também em algumas ocasiões
1º coisa recomendo esperimentar o peso bem na traseira pega um sacos e enche de areia ! na f250 super duty 4x2 fazia o mesmo é bem passarinheira de traseira quando sem carga e agora com uns 250 kg na traseira ela melhora uns 70 %
e no consumo não baixando de 100 kmh continuou na base dos 11km/L
2º se o que tu fala estiver fazendo absurdamente e a camioneta jogando bastante para os lados sugiro uma boa revisada em toda ela na suspensão eixos.... as vezes pode ter algo quebrado com um mola por exemplo ou o eixo um pouco atravessado devido ao desgaste das buchas das molas e outros fatores !
gabrieloliveira
07/05/2014, 20:45
uma pergunta é para a ranger branca da imagem de exibição sua ? se for ela é 4x2 correto ? se for 4x2 ja vi muitas camionetas de varios modelos e quase todas vem com bloqueio de fabrica o autoblocante ao patinar um roa a outra se agarra junto e nas curvas faz normal , não precisa acionar nem nada se quer usar no asfalto esta tipo serve !
quanto a estabilidade com um peso não muito exagerado na caçamba vai notar que muda ! ela para de atrar um pouco a traseira o ( passarinhar ) no mais acho que é isto não abuse dos limites que o carro foi projetado !
faz um teste se a tua roda patina forte apenas um lado quando ta puxando algo é porque ela não é autoblocante de fabrica
( pode até ser que ela seja mas os pacote de discos dentro da caixa satélite já estejam gastos e perdem a eficiência )
se patinar as duas juntas é tração positiva ( quer dizer com autoblocante )
( se esta patinando demais tem varios fatores ( pneu liso ,pouco peso na camioneta para ter aderência ,ou sua carretinha seja muito pesada para este tipo de pickup )
espero ter ajudado !
Ela é 4x2 sim, não creio que tenha o bloqueio, as rodas ja patinaram independentemente (a da esquerda tinha aderencia completa e da direita nem tanto, patinou e cantou pneu).
Já peguei a rodovia com ela carregada, MELHOROU MUITO A ESTABILIDADE, ela ficou bem mais firme na minha mão. Se desse uma rebaixada (sei que o forte aqui do forum é levantar) na traseira melhoraria algo? Rebaixar somente até a traseira ficar no mesmo nível da dianteira.
Quando ela está puxando nunca ocorreu de patinar, posso ter me expressado mal quanto a isso, mas só excepcionalmente puxo algo.
Uso pneus 235 75 R15 scorpion atr, ainda não estão gastos.
gabrieloliveira
07/05/2014, 20:58
Obrigado pelas saudações!
Quase não ando na terra ou grama molhada. Pensei que esse bloqueio seria útil para mim, pois realmente sai muito fácil a traseira, entretanto estou percebendo que não terá nenhuma utilidade. Andar com peso morto não seria uma opção legal, pois o consumo aumentaria consideravelmente.
Eu tenho consciência sobre os riscos que qualquer carro pode oferecer quando em altas velocidades. Mas quando eu digo altas velocidades, quero dizer 140 150, em situações excepcionais de pista livre e em ultrapassagens por exemplo.
A crítica é em relação a uma sugestão 'óbvia' e 'boba', que seria a troca de carro. Veja bem, eu estou tentando fazer melhoramentos, na segurança, dentro do possível em um carro que estou com ele por paixão, não por necessidade, então me sugerir algo assim chega a ser desrespeitoso.
Mas deixemos de lado esse ponto que não nos trará nenhum pouco de benefícios e vamos voltar a falar de carros que é o foco principal (não deixando nunca de lado a segurança).
gabrieloliveira
07/05/2014, 21:06
acho que pelo que falou é bem o seguinte ta sempre leve a caçamba sem peso algum por isto patina facil ! não duvido que a sua já não seja autoblocante de fabrica ! o autoblolante(tração positiva) patina também em algumas ocasiões
1º coisa recomendo esperimentar o peso bem na traseira pega um sacos e enche de areia ! na f250 super duty 4x2 fazia o mesmo é bem passarinheira de traseira quando sem carga e agora com uns 250 kg na traseira ela melhora uns 70 %
e no consumo não baixando de 100 kmh continuou na base dos 11km/L
2º se o que tu fala estiver fazendo absurdamente e a camioneta jogando bastante para os lados sugiro uma boa revisada em toda ela na suspensão eixos.... as vezes pode ter algo quebrado com um mola por exemplo ou o eixo um pouco atravessado devido ao desgaste das buchas das molas e outros fatores !
O peso eu ja experimentei, para andar na estrada é uma baita ajuda, entretanto pra cidade é mais complicado. Ela não joga absurdamente a traseira sem justificativa plausível, o problema é q eu não a sinto grudada no asfalto em rodovias, não me passando segurança.
Estou muito tendencioso a rebaixar a traseira para ficar nivelada com a frente (não carrego nda muito pesado), e além disso usar pneus mais largos que os 235 75 r15 que uso atualmente. Mas essa questão dos pneus é para o futuro, pois são um pouco caros.
Espero não ser linchado aqui por ter esse pensamento de uma LEVE rebaixada.
BrunoDallanora2013
07/05/2014, 23:09
mesmo se baixar ela um pouco o peso é bom ! e se andar com o peso sempre aos poucos ela vai baixaras molas e nivelar com a frente porque as molas cansam um pouco ! bem isto que te refere é comun nas pickups na f250 6 cil mwm a frente vinha bem bicada no chão e a traseira bem erguida isso de fabrica e se atirava bastante no asfalto ! a solução foi o peso !
j acomo falou de pneu esperimanta deixar uma calibragem um pouco baixa e da uma volta para ver se muda ! pode ser que teu pneus esteja bem liso e bem cheio ai diminui a aderência !
Edintruder
07/05/2014, 23:48
Gabriel, se deres uma rebaixada irá melhorar em curvas, porém riscos de saída de traseira pouco alterarão. Não sei se as Rangers americanas tem barra estabilizadora no eixo traseiro. Nas Rangers 97/... já tem essa barra. Se a tua não tiver vale a pena o investimento.
O que precisas mesmo é de tempo para te adaptares à esses detalhes comuns de picapes de tração traseira. Sem dizer que isso é o melhor de qualquer veículo de tração traseira.
Velocidade é assim mesmo, estradas vazias e retas não tem perigo em pisar, só aliviar nas curvas que vai de boa.
Eu usava 28lbs nesses pneus na minha ex-ranger. Mais que isso prejudica a aderência.
Para ajustar a cambagem da dianteira nessa suspensão, procura o Adams aqui no fórum. Ele tem as castanhas para fazer o ajuste além do limite original. Na traseiro podes tentar fazer um SPUA, ou colocar o eixo para cima do feixe de molas, mas daí baixará cerca de 12 cm numa patada só.
Depois de ajustar a altura, faz o inmetro que os puliças não te perturbarão.
Quanto à rebaixar, é como o cú, cada um faz o que quer do seu. A picape é tua e fazes o que queres, então não serás linchado aqui não! kkk. A Ranger baixinha fica bacana!
Desnickadu
08/05/2014, 10:09
Obrigado pelas saudações!
Quase não ando na terra ou grama molhada. Pensei que esse bloqueio seria útil para mim, pois realmente sai muito fácil a traseira, entretanto estou percebendo que não terá nenhuma utilidade. Andar com peso morto não seria uma opção legal, pois o consumo aumentaria consideravelmente.
Eu tenho consciência sobre os riscos que qualquer carro pode oferecer quando em altas velocidades. Mas quando eu digo altas velocidades, quero dizer 140 150, em situações excepcionais de pista livre e em ultrapassagens por exemplo.
A crítica é em relação a uma sugestão 'óbvia' e 'boba', que seria a troca de carro. Veja bem, eu estou tentando fazer melhoramentos, na segurança, dentro do possível em um carro que estou com ele por paixão, não por necessidade, então me sugerir algo assim chega a ser desrespeitoso.
Mas deixemos de lado esse ponto que não nos trará nenhum pouco de benefícios e vamos voltar a falar de carros que é o foco principal (não deixando nunca de lado a segurança).
Como falei pro pessoal depois que leram meu post, vou repetir aqui: Eu já tive uma pickup quanti tinha 20 anos e perdi o controle numa reta, com tempo bom, ultrapassando um caminhão a 160kmph quando ele me fechou, quase morri no canteiro da rodovia. Precisei desse "chacoalhão" pra entender que pickup não é carro pra andar rapido. Eu não falo pra vc trocar de carro pra andar rapido com mais segurança porque eu sou chato ou qq coisa do tipo, é pra impedir que vc cometa o mesmo erro que eu, pode pensar que eu dirijo mal ou que isso nunca vai acontecer com você, mas eu prefiro passar por chato do que ver você cometer um erro que eu poderia ter impedido. Ta, eu sei, continuo sendo chato... e dai? :P
Pois bem, quanto a sua suspensão... na traseira vc pode trocar por molas mais macias, vai reduzir o kick que ela dá no asfalto e a altura numa tacada só. Fique atento ao comportamento dela porque pode ser que vc precise modificar a carga dos amortecedores pra mais, amortecedores de dupla ação seriam uma boa pedida se vc procura performance. A barra estabilizadora vai ser essencial se vc fizer essa modificação. NÃO coloque molas para menos carga sem a barra. Vai aumentar muito a rolagem da carroceria.
Pneus mais largos vão aumentar o consumo e não necessariamente a estabilidade. O scorpion é um dos piores AT do mercado [na minha opnião], se vc só anda no asfalto e não se importa muito com visual, compre pneus pra asfalto. Esses sim vão aumentar seu grip.
gabrieloliveira
08/05/2014, 10:53
Acho q trocarei os pneus pelos de uso somente em asfalto. Olhei uns da marca Kumho, é coreano e vem nos carros da Kia, o vendedor me passou o preço de R$400,00 e disse q dura 40 mil km. Nunca tinha ouvido falar dessa marca, mas me pareceu confiável, possui garantia e tudo mais.
Antes de rebaixar vou experimentar esses sacos de areia, só não sei como que faço pra eles ficarem beeem na traseira, encostados na tampa.
Em relação a calibragem vou baixar pra 28 ou 30, a quantidade q uso está absurda pra traseira 35 lbs. Se eu diminuir na traseira, tenho q colocar a mesma quantidade da dianteira? acho q não é necessário né?
Eu não entendi muito bem acerca dessa barra estabilizadora, como ela seria e como faço pra ver se tem ela na minha caminhonete?
BrunoDallanora2013
08/05/2014, 14:13
usa uma câmera de pneu de trator na borracharia tu consegue de graça! e vai notar muito a diferença e investe em pnaus macios de asfalto e bom tipo goodyear michelim yokohama é bem macio e dura bastante !
na 250 usamos um sacão de irrigação preto ele fica bem ao comprido e bem chei e na ponta e fachado com duas ripas pregadas apertando a ponta do saco ! é um saco bem duro de plastico grosso ! as cameras com o tempo furavam mas para ti experimentar funciona !
ai vai vendo até quando de peso vai colocar !
gabrieloliveira
08/05/2014, 16:26
vou dar mais uma pesquisada nos pneus. quanto a areia eu vou pensar em alguma forma de deixa-la presa ao fundo da carroceria.uns 100 kg acho q iguala a altura da traseira com a frente.
BrunoDallanora2013
08/05/2014, 21:31
vou dar mais uma pesquisada nos pneus. quanto a areia eu vou pensar em alguma forma de deixa-la presa ao fundo da carroceria.uns 100 kg acho q iguala a altura da traseira com a frente.
sim esta erguida de fabrica na traseira já é de proposito para que quando for carregada ela fica alinhada ! não mexe em suspensão deixa original que ela é bem legal ! se baixar a traseira quandofor carregar algo a frente ficara bicada para cima, e se mexer na traseira tem que compensar na dianteira !
se quiser posso tirar fotos da caçamba com o peso com areia ! amanha eu coloco uma fotos mas se quer experimentar com um a camera veia de trator cortas ao meio e fecha uma ponta enche de areia e fecha a outra ponta e espicha ao comprido na traseira !
quanto a prender na caçambaaté poderia fazer uns furos e prender mas a que temos fica solta e não se mexe !
Edintruder
08/05/2014, 21:45
Mas é só amarrar nas alças laterais perto da tampa da caçamba. É bom prender pois em caso de colisão esse saco de areia pode ser lançado longe e até entrar na cabine. Uma colisão frontal a 60m/h, um saco de areia gera um impacto de quase 8 toneladas.
BrunoDallanora2013
08/05/2014, 23:45
Mas é só amarrar nas alças laterais perto da tampa da caçamba. É bom prender pois em caso de colisão esse saco de areia pode ser lançado longe e até entrar na cabine. Uma colisão frontal a 60m/h, um saco de areia gera um impacto de quase 8 toneladas.
imagina o estouro a 140 kmh !
gabrieloliveira
09/05/2014, 11:11
mas as alças ficam de fora da carroceria, por dentro não tem nenhuma alça. Sempre achei isso estranho, geralmente caminhonetes sempre tem alças por dentro (até a strada tem), mas a minha ranger não. Em vez disso tem 2 ganchos de cada lado externo da carroceria. (os mesmos ganchos q o pessoal usa pra prender rodas nas paredes em lojas).
BrunoDallanora2013
09/05/2014, 19:21
mas as alças ficam de fora da carroceria, por dentro não tem nenhuma alça. Sempre achei isso estranho, geralmente caminhonetes sempre tem alças por dentro (até a strada tem), mas a minha ranger não. Em vez disso tem 2 ganchos de cada lado externo da carroceria. (os mesmos ganchos q o pessoal usa pra prender rodas nas paredes em lojas).
tem umas bem no canto ! perto da tampa são bem pequenas mas aguentam ! me esqueci das fotos se me lembrar coloca amanhã ! se não tiver coloca uns universal por dentro !
Edintruder
10/05/2014, 13:59
A tua tem protetor de caçamba? A Ranger tem 4 ganchos nos cantos a cerca de 10 cm de altura do assoalho.
Quanto aos pneus Kumho, são muito bons. Já usei 2 vezes e nunca tive problemas. Pneus macios e de excelente aderência.
gabrieloliveira
10/05/2014, 19:15
A tua tem protetor de caçamba? A Ranger tem 4 ganchos nos cantos a cerca de 10 cm de altura do assoalho.
Quanto aos pneus Kumho, são muito bons. Já usei 2 vezes e nunca tive problemas. Pneus macios e de excelente aderência.
então usarei os kumho msm. tem protetor de caçamba original da ford
BrunoDallanora2013
15/05/2014, 18:35
desculpa a demora para ajudar mas ta ai a foto da salsicha de areia :
462950462952462953
gabrieloliveira
15/05/2014, 18:46
desculpa a demora para ajudar mas ta ai a foto da salsicha de areia :
462950462952462953
agora sim eu tive uma boa visão de como é. o saco não vai pra frente por conta das caixas de roda. Quantos kg tem essa ai?
BrunoDallanora2013
16/05/2014, 00:19
não sei informar o peso só sei que entre dois se forceja bastante para erguer ! mas não é super super pesado ! calculo uns 200kg ela sem a isto na estrada é um perigo !
MOACIR_SILVA
19/11/2014, 22:31
Qual é o diferencial que é usado na ranger 2.5 diesel 4x4 2001l
Bonerges
15/03/2019, 19:36
Resgatando o tópico pra não abrir um novo...
Pessoal estou pensando em trocar minha l200 outdoor 2009 porém não quero abrir mão do diferencial blocante pelo LSD das novas, gostaria de saber se tem outras pickups com blocante no diferencial original de fabrica, tipo eletrico por bortão igual a minha l200?
Sergio c
16/03/2019, 09:59
A minha Hilux tem. Acho que só as mais tops de linha das camionetes tem esse tipo de bloqueio de diferencial.
Pessoal estou pensando em trocar minha l200 outdoor 2009 porém não quero abrir mão do diferencial blocante pelo LSD das novas, gostaria de saber se tem outras pickups com blocante no diferencial original de fabrica, tipo eletrico por bortão igual a minha l200?
Bonerges
16/03/2019, 19:31
Sergio vc mandou colocar bloqueador 100% na sua hilux? pq me disseram que a hilux todas sao com bloqueio LSD de fabrica.
Sergio c
16/03/2019, 22:39
Não é original. LSD tem nas antigas, até 2015. Se não estou enganado no último face light da Hilux até o modelo SR veio com bloqueio elétrico do diferencial, além dos modelos SRV e SRX.
Sergio vc mandou colocar bloqueador 100% na sua hilux? pq me disseram que a hilux todas sao com bloqueio LSD de fabrica.
As rangers diesel acima de 2013 tem o bloqueio traseiro elétrico com botão. Quando fiz o curso de condução 4x4 o instrutor disse que iria ser difícil achar uma picape que tivesse o bloqueio elétrico que não fosse a ranger e as demais top de linha como o outro colega citou. Vai de ranger que ele funciona muito bem, mas funciona apenas em baixa velocidade, ele desliga automaticamente acima de 40 ou 60 km/h não lembro ao certo.
Hoje, não só a Ranger, mas também a Hilux e a L200 possuem bloqueio do diferencial traseiro.
ademar davison
02/02/2021, 16:18
Comprei recentemente uma ranger 1996 4.0 e estou pesquisando um diferencial autoblocante que sirva nela. Que nao precise de muita adaptacao. Algum colega sabe informar se as mais novas 1998 pra frente ja sairam de fabricada com autoblocantes?
Stefanlxv
07/07/2021, 07:09
Galera, tenho uma Ranger CD 4X2 2010 - Motor 2.3.
Costumo acampar e eventualmente poderei encontrar algumas trilhas que a tração 4x2 não vá atender. Não tenho intenção de trocar o carro no momento, pois já fiz algumas adaptações nele para uso no camping e principalmente por conta da diferença $$ para uma diesel 4x4 (em condições boas de uso) que não tenho como bancar no momento.
Encontrei alguns posts aqui no fórum de outros em situações parecida, mas não achei nenhum que tenham efetivamente feito essa troca.
Queria saber: Alguém aqui já fez a troca do diferencial de fabrica por um com bloqueio acionável manualmente? Isso é viável, tecnicamente, para a Ranger 4x2 desse ano? Onde eu busco por esse tipo de serviço/orçamento? Eu compro o diferencial e peço para instalem?
Um abraço e agradeço aí a colaboração!
Sergio c
07/07/2021, 13:42
P ano da sua e pela cilindrada, presumo que seja a gasolina, não sei se teria algum bloqueio compatível com o eixo. Das mais novas tem com bloqueio elétrico, o eixo completo. Só tem que ver a questão das relações do diferencial, pois a gasolina costumam serem mais longas que as do diesel. Diferencial Traseiro Bloqueio Ranger 3.2 Relacao 3,73 | Mercado Livre (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1818590910-diferencial-traseiro-bloqueio-ranger-32-relaco-373-_JM#position=12&search_layout=stack&type=item&tracking_id=9a92b8af-4f63-4d52-9d5b-4247441af30e)
Galera, tenho uma Ranger CD 4X2 2010 - Motor 2.3.
Costumo acampar e eventualmente poderei encontrar algumas trilhas que a tração 4x2 não vá atender. Não tenho intenção de trocar o carro no momento, pois já fiz algumas adaptações nele para uso no camping e principalmente por conta da diferença $$ para uma diesel 4x4 (em condições boas de uso) que não tenho como bancar no momento.
Encontrei alguns posts aqui no fórum de outros em situações parecida, mas não achei nenhum que tenham efetivamente feito essa troca.
Queria saber: Alguém aqui já fez a troca do diferencial de fabrica por um com bloqueio acionável manualmente? Isso é viável, tecnicamente, para a Ranger 4x2 desse ano? Onde eu busco por esse tipo de serviço/orçamento? Eu compro o diferencial e peço para instalem?
Um abraço e agradeço aí a colaboração!
Stefanlxv
08/07/2021, 16:42
P ano da sua e pela cilindrada, presumo que seja a gasolina, não sei se teria algum bloqueio compatível com o eixo. Das mais novas tem com bloqueio elétrico, o eixo completo. Só tem que ver a questão das relações do diferencial, pois a gasolina costumam serem mais longas que as do diesel. Diferencial Traseiro Bloqueio Ranger 3.2 Relacao 3,73 | Mercado Livre (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1818590910-diferencial-traseiro-bloqueio-ranger-32-relaco-373-_JM#position=12&search_layout=stack&type=item&tracking_id=9a92b8af-4f63-4d52-9d5b-4247441af30e)
Sim, a ranger que possuo é a gasolina. Ainda não consegui descobrir exatamente qual a relação do diferencial dela, nem qual o diferencial. Já vi como Dana 44 e Dana 216, e relação 3,54 e 4,56.
Baixei um catálogo da marca Nakata que mostra Dana 216 (mas as duas relações ali em cima).
https://www.nakata.com.br/assets/catalogo/catalogo-diferencial-coroa-pinhao.pdf