Conectar

Ver Versão Completa : Kit de suspensão Toyota com jumento fixo da Gama 4x4, presta?

Flavio Ramos
20/11/2012, 09:04
Caros, olhando o site da Gama 4x4, observei um novo kit de suspensão Toyota para CJ5. Porém, esse diferentemente dos outros, tem o jumento fixo.
Aí pintou aquela tradicional dúvida, qual dos dois comprar? O kit com jumelo móvel ou com jumelo fixo?
Abraço.

cristiano
20/11/2012, 10:37
Eu também fiquei com essa dúvida, liguei lá informando que estou passando os feixes para cima do eixo e o vendedor Kauan disse que o kit com jumelo fixo daria mais estabilidade ao Jeep nessa situação.

A foto do site deles está péssima...

Jackson Castro
20/11/2012, 12:04
Cristiano eu acabei de instalar esse com jumelo fixo e deixo as seguintes impressões:
o jumelo parece muito mais resisitente e é mais bonito.
Não sei dizer se ele atrapalha em alguma coisa o trabalho da suspensão.
Esse jumelo é maior que original, então tenha atenção na distancia dos suportes para manter o angulo de 45º, no tamanho original recomendaram 105Cm, com esse ai ficou bom com 102Cm.
Se seu motor motor for pesado vai precisar mais uma lâmina nos feixe dianteiros e possivelmente os pinos de centro das molas.
Se quiser ver pessoalmente sábado tem trilha aqui está convidado.
Abraço!

Flavio Ramos
20/11/2012, 12:37
Branco, nenhum desses kit's é só tirar a suspensão antiga e instalar a nova!
Ou seja, todas as duas (com jumelo fixo ou móvel) requer adaptação, certo?

Jackson Castro
22/11/2012, 13:59
Sim todos precisam ser adaptados, pelas dimensões das molas serem diferentes das originais, os novos suportes dos kits devem ser instalados e os originais retirados.

Flavio Ramos
22/11/2012, 15:15
Braco, essa adaptação requer solda ou só novas furações?

Jackson Castro
22/11/2012, 16:53
Já vi sem a solda, só com parafusos, mas como os suportes originais tem solda eu tambem soldei, não é muita coisa mas tem.
aconselho ler o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj.html
Tambem vale a pena ler tambem o http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/325-spoa-em-cjs.html

Jackson Castro
26/11/2012, 15:56
Como as fotos do kit molas toyota jumelo fixo da loja não mostram nada para os interessados vou postar minhas fotos, não como exemplo de instalação, mas para mostrar o produto pois fiquei na dúvida por mêses até resolver comprar no escuro.
382535382537382538382539382540

cristiano
26/11/2012, 18:37
braco, sua instalação vai ser muito parecida com a minha.

Também vou caixa da S10 (poderia colocar fotos do suporte?), high-steer ensimec, molas Toyota... e também vou subir os feixes. Você já girou os diferenciais para ajustar o angulo?

Eu estou querendo colocar os feixe da Toyota no lugar, depois de tudo montado eu vejo o angulo que vou precisar mexer.

Eu encontrei o kit de freio a disco traseiro com pinças do Kadett, vou instalar.

Você mesmo que está fazendo esse serviço?

juleymar73
26/11/2012, 22:39
Braco, muinto boas as fotos.

Jackson Castro
27/11/2012, 09:59
É uma boa opção de direção, a minha ainda tenho que modificar as mangueiras, o meu suporte fiz muito simples uma chapa retangular e três buchas para apoiar o setor, pra facilitar a instalação o colega que me ajudou coma as furações e solda atravessou o chassis para passar os parafusos, quando cheguei já estava assim não fiz questão de modificar.
Cortei a solda do munhão e acertei o angulo de Caster (receita de medir com prancheta e transferidor do Leopoldo).
Tambem fiz a apliquei a pré carga das buchas (rolamento de munhão) e dos rolamentos do cubo das rodas dianteiras com a porca de engenharia conforme a receita do Leopoldo.
Eu não sei soldar e não tenho as ferramentas, então contratei um colega que sabe e entende um pouco de mecânica e o melhor de tudo faz tudo como eu peço sem questionar muito ai venho no forum pego os tutoriais e dou as cordenadas para ele executar.
Também penso em colocar freio a disco traseiro.
382663382664382665
Qualquer coisa estamos aqui pra ajudar.

Jackson Castro
27/11/2012, 10:00
Obrigado Juleymar.

reslima
27/11/2012, 10:39
A questão é, qual é a diferença para o kit convencional de molas da toyota que a própria gama vende? pq pelas fotos eu não consegui visualizar diferença alguma.

Dic3
27/11/2012, 11:51
Sobre o Produto
Com Jumelos Fixos so Movimentam para frente e para tras deixando o Veiculo mais estavel, a direcao mais firme e mesmo com as buchas gastas nao dao chime nas rodas.

Mas entao nao é jumelo fixo, ele se movimenta exatamente da forma como é o original.
Nao entendi essa de "fixo".
Fora que com jumelo fixo ao passar por um buraco grande haveriam boas chances da mola quebrar pois ela nao teria curso pra trabalhar

reslima
27/11/2012, 12:29
Exatamente, pelo que vi das fotos, digo que não existe diferença nenhuma e como você, eu também não entendi essa de jumelo "fixo".
Abraço.

Mas entao nao é jumelo fixo, ele se movimenta exatamente da forma como é o original.
Nao entendi essa de "fixo".
Fora que com jumelo fixo ao passar por um buraco grande haveriam boas chances da mola quebrar pois ela nao teria curso pra trabalhar

Jackson Castro
27/11/2012, 14:12
Pessoal creio que o que a loja chama de fixo é o jumelo que não se desmonta, é uma peça única. já o normal ele se abre separando os lados, ou seja se desmonta ao serem retiradas as porcas.

Dic3
27/11/2012, 15:59
Vai la Braco, confirma aí pra nois!!! é isso mesmo?

tuna
27/11/2012, 16:43
Também pode ser porque não é o jumelo revólver que está vindo frequentemente nesses kits :roll:

Dic3
27/11/2012, 16:56
Mas seja o jumelo que for, ele obrigatoriamente nao pode ter nenhum movimento lateral senao é shimmy na certa mesmo.

Jackson Castro
28/11/2012, 09:35
DIC os jumelos do kit fixo são esses ai:
382845382846382847
Obs.: esse suporte mais fina não faz parte desse kit.

reslima
28/11/2012, 09:42
Huummmmmmmmm... Intindi... a fixação dele ao suporte é diferente.... inclusive esse kit muda o jumelo pra dianteira do jeep, pelo jeito, pois originalmente o jumelo fica atrás do eixo e não na frente como está aí....

DIC os jumelos do kit fixo são esses ai:
382845382846382847
Obs.: esse suporte mais fina não faz parte desse kit.

Willian Del Piero Rocha
28/11/2012, 12:07
Não conseguir imaginar as vantagens desse modelo....Na minha suspensão está o jumelo comum,mas alto(jumelão) que só estou esperando uma sobra de verba para colocar os jumelos menores,que pelo que eu já pesquisei no forum é o mais indicado.
O problema desses kits é que as fotos são poucas e ruins e o pessoal não manda um manual explicando a montagem e também o porque de se usar tal peça(como no caso do jumelo fixo).Meu kit foi comprado na Gama4x4.

Tocha
28/11/2012, 18:20
Amigos,
Instale este kit no meu CJ3 -51, como o chassis é mais curto em relação ao CJ 5, foi necessário reposicionar os suportes das molas, soldando estes em nova posição. Este serviço deve ser feito por um bom mecânico, uma vez que estes suportes tem que ser soldados na mesma posição em ambos os lados para evitar problemas de alinhamento e chiming.
outro ponto importante é o angulo do jumelo que deve ser de 45° graus.
Quanto a jumelo fixo ou móvel o que o pessoal esta querendo dizer é que na Toyota bandeirantes o suporte fixo da mola fica na parte de trás da mola e o jumelo na frente enquanto no CJ5 o suport fixo fica na frente e o jumelo móvel fica atrás.
A vantagem do jumelo fixo atrás é evitar que o entalhado do cardã desencaixe com o movimento do eixo uma vez que a mola não pode se movimentar para trás.
porém eu já tive os dois sistemas e nas curvas a estabilidade do jumelo fixo na frente é muito melhor, portanto aconselho a vocês montarem o Kit com os suportes na posição do CJ5. Nesta montagem vocês terão que fabricar os suportes fixos dianteiros maiores em relação a altura para compensar a inclinação do diferencial e do pino mestre da roda.
Como falei este serviço deve ser feito por um profissional que entenda do assunto e seja bom de calderaria/solda.
Sds
Tócha

cristiano
09/12/2012, 21:01
É uma boa opção de direção, a minha ainda tenho que modificar as mangueiras, o meu suporte fiz muito simples uma chapa retangular e três buchas para apoiar o setor, pra facilitar a instalação o colega que me ajudou coma as furações e solda atravessou o chassis para passar os parafusos, quando cheguei já estava assim não fiz questão de modificar.
Cortei a solda do munhão e acertei o angulo de Caster (receita de medir com prancheta e transferidor do Leopoldo).
Tambem fiz a apliquei a pré carga das buchas (rolamento de munhão) e dos rolamentos do cubo das rodas dianteiras com a porca de engenharia conforme a receita do Leopoldo.
Eu não sei soldar e não tenho as ferramentas, então contratei um colega que sabe e entende um pouco de mecânica e o melhor de tudo faz tudo como eu peço sem questionar muito ai venho no forum pego os tutoriais e dou as cordenadas para ele executar.
Também penso em colocar freio a disco traseiro.
382663382664382665
Qualquer coisa estamos aqui pra ajudar.

braco, só mais uma coisa.

Para conseguir passar o cardan da direção por baixo da grade, esse calço que você usou é da F4000 (2.5") ou do Opala (2.0")?

Abraços

Jackson Castro
10/12/2012, 13:52
E o da F 4000.

franscione
11/12/2012, 21:43
e aih manos.. estou fazendo uma f75 e quase comprei esse kit de mola da toy q tem na gama, mas acabei por fazer aspiral e ja comecei a obra.. mas continuo interessado no high steer q eles tem la.. algum dos senhores sabe me dizer algo? se realmente sao robustos? vou usar pneus tork 33" e bloc 100% na dianteira e estou preocupado com o sistema de direcao... to no aguardo valeu ae

Jackson Castro
12/12/2012, 14:16
Francione, Eu instalei o hight steer da ensimec que comprei na Gama, tem boas referências aqui no forum e na prática é muito bom, aproveita que vai desmontar pra instalar e troca também o retentor de munhão, graxa e os rolamentos do munhão (bucha de metal) que não sai tão caro e fica reforçado como você deseja.

franscione
13/12/2012, 12:56
dae braco
na verdade meu eixo ja demos uma ajeitada.. viramos a bola pra reduzida de s10 e ja demos um angulo.. fizemos o kit mocineticas.. mudamos o cubo e rolamentos para o da L200.. freio a disco.. bloc.. akeles parafusos 8mm ki seguram o cubo ja fizemos 10mm e o que restou foi a parte da ponteira.. eu ia fazer um enchimento e refurar pro terminal da f250 mas dai vi esse high steer e me interessei porque ja usa os terminais da f1000 ki ja sao bons tbm.. mas valeu pela dica mano :)

pensei em abrir um topico pra galera acompanhar a construcao da picapi mas nao axei aki como se cria um kkkkkk
valeu aih um abraco