Conectar

Ver Versão Completa : Caixa de Chevette no Jeep

Páginas : 1 2 [3] 4 5 6

Systema
25/02/2008, 14:53
eu mesmo ja descobri no manual da clarck, se alguem precisar tenho em PDF:

ualaite
17/03/2008, 15:34
E ai Sidnei? Estive fora uns tempos e voltei a mexer na minha criança. Mas me deparei com alguns vários problemas, porém um está me encucando bastante. A diferença de comprimento do conjunto motor+câmbio+reduzida está dando mais de 200mm. Antes com motor de opala+câmbio 3m jeep+reduzida e agora com o mesmo motor, mesma reduzida, mas câmbio de chevette. Pelo que estou vendo terei q levar o motor pelo menos 120mm para frente para caber as alavancas da reduzida. Vou ter que procurar uma ventoinha que caiba entre a grade e o radiador para fazer isso. Tem idéia de onde estou errando?:parede:

Rodrigo Baratti
17/03/2008, 15:51
Amigo,

Estou realizando a mesma adaptação e no CJ3 não teve jeito, precisei cortar o suporte do radiador da grade da frente e posicionar o radiador próximo a grade, não precisou encostar na grade, mas ficou próximo. Ganhei +- 80 mm.
Tirei tb a hélice do opala e substitui por ventoinha eletrica. Ganhei +- 60 mm.
Com isso, precisei reposicionar as alavancas +- uns 60 mm para trás.

Boa sorte,

anderson_wzorek
17/03/2008, 21:18
Ualaite blz?

cara eu tenho a mesma configuração mecanica que seu jeep tem,terminei a cerca de 1 mes a adaptação da caixa de chevette com o gm 151,e me deparei com esse mesmo problema.A solução que encontrei foi a seguinte e ficou bem legal,na travessa tem 2 furos de fixação no chassi certo,reposicione a travessa para tras de tal fora que vc aproveite um furo,ai refaça o outro que vai um pouco para tras,acho que uns 80 mm,se vc fizer isso vai caber a helice do opala mesmo e ainda fica uns 2 cm do radiador,se o radiador for original.Outra saida que me apresentaram foi encurtar a polia da bomba d'agua,parece funcional.Mas ainda prefiro deslocar a travessa,as alavancas ficaram otimas e a posição do motor tbm.
assim que der providencio fotos blz?
abraços e qualquer duvida posta ai

ualaite
18/03/2008, 10:26
Valeu Rodrigo, valeu Anderson! Isso me diz q estou no caminho... Qual a altura do motor que vcs deixaram?

Sidnei Diogo
18/03/2008, 12:35
...A diferença de comprimento do conjunto motor+câmbio+reduzida está dando mais de 200mm. Antes com motor de opala+câmbio 3m jeep+reduzida e agora com o mesmo motor, mesma reduzida, mas câmbio de chevette. Pelo que estou vendo terei q levar o motor pelo menos 120mm para frente para caber as alavancas da reduzida. Vou ter que procurar uma ventoinha que caiba entre a grade e o radiador para fazer isso. Tem idéia de onde estou errando?:parede:

Provavelmente os coxins de suporte do motor foram colocados muito para trás; se Vc observar o post do anderson aí atrás, vai perceber que aquilo é o normal, ou seja, recuando a travessa do câmbio, deveria sobrar uns 25mm entre a polia da bomba d'água e o radiador (original). Se vc mandar umas fotos a gente pode estudar melhor, mas acho que vai ter de mudar os suportes do motor (se for fazer isso, observe tbm a altura para o servo-freio não bater no carburador nem modificar o caster)

Abs...

Sidnei Diogo
18/03/2008, 12:43
E ai Sidnei?

Desculpe a mancada:parede: As fotos já estão aí:mrgreen:

Pelo que pude ver, é isso mesmo, os coxins estão muito para trás. Outra coisa que observei mas tem de checkar, é que sobrou espaço no rabicho (eixo-secundário ou entalhado posterior) isso é porque provavelmente Vc não cortou a sobra. Meça o que está sobrando e corte com lixadeira + disco de corte; isso renderá uns 40mm de folga.

A ventoinha eu utilizei do Diplomata 6cc. É quase P&P e ainda permite ser desligada dentro d'água.

:concordo:

ualaite
18/03/2008, 13:29
Obrigado pela força Sidnei! Vou nessa direção. Só fiquei um pouco perdido com o lance da altura do motor, não entendi o fato do servo pegar no carburador e a alteração do caster. Vou colocar pedaleita suspensa (opala). Qual seria a altura máxima para eu deixar sem q esses 2 problemas apareçam? Principalmente pelo fato de que vou monta-los somente depois.

Sidnei Diogo
18/03/2008, 20:06
Obrigado pela força Sidnei! Vou nessa direção. Só fiquei um pouco perdido com o lance da altura do motor, não entendi o fato do servo pegar no carburador e a alteração do caster. Vou colocar pedaleita suspensa (opala). Qual seria a altura máxima para eu deixar sem q esses 2 problemas apareçam? Principalmente pelo fato de que vou monta-los somente depois.

Bom, em medida mesmo, só se eu medir no meu Jeep e te passar depois, mas, na prática, antes de modificar/retirar a hélice, faça com que a mesma fique tangenciando (o mais baixo possível) na direção da parte inferior da colméia do radiador. No meu Jeep ficou um pouco apertado porque coloquei o hidrovácuo e o cilindro mestre no compartimento do motor e o 3E com base de 2" quase pega no cilindro-mestre, mas no caso de kit pronto, não tem erro. Quanto ao caster não haverá problemas porque observei pelas fotos que o cardan dianteiro ficará + comprido e, portanto, com um ângulo menos acentuado.

BLZ? qquer coisa, grita aí.:concordo:

ualaite
25/03/2008, 16:01
Nossa Sidnei!!! Q coisa linda que é a ventoinha do comodoro, em? Parece que fizeram sob medida. Show!! Agora só me resta arrumar tempo para terminar os suportes e a flange, mas eu chego lá. Mais uma vez obrigado!

Sidnei Diogo
25/03/2008, 21:44
Naum tem nada de agadeçer, Ualaite. Todos estamos aqui pra isso mesmo.

A ventoinha fica show mesmo. Mas no meu caso, depois que turbinei o Falcão, a temperatura de trabalho ficou muito alta; liga toda hora. Acho que vou ter de modificar a colméia do radiador. Ou então meter logo um intercooler, hehe...

[ ]'s

jz1978
14/04/2008, 22:29
Comprei um jeep há poucos dias, bem como sou novo no fórum. Aliás, achei simplesmente excelente! Não conheço quase nada de mecânica, e como tenho interesse em aprender (senão não teria comprado um jeep...), venho lendo vários tópicos, com a intenção de aprender...
Li todo esse tópico, até pq esse assunto é de muito interesse prá mim. Meu jeep tem motor de opala 6 canecos, e câmbio original 3 marchas. O mecânico onde levo o jeep já disse que o câmbio é fraco para o motor. Conversando com outros jipeiros, vejo que quem tem 6cc d opala, coloca ou câmbio de C-10 (que foi o indicado pelo meca), ou de dodge.
Como estes câmbios são difíceis de serem encontrados, e tb pelo fato de que como tenho q pegar estrada para trilhas, gostaria de tentar essa opção do câmbio de chevette (clarkette) para ter um câmbio mais versátil. Percebo que a maioria utiliza em motores de opala 4 cc, ou AP. O Sidnei citou que tem 2 (amigos, acho) que o utilizaram em motor de opala 6 cc. Gostaria de saber, Sidnei, se estes 2 utilizam o jeep em trilhas mais fortes tb... E tb, o que seria o "se for bem feito, aguenta" (tipo, o que devo prestar atenção, ou exigir na instalação). Repito, li todo o fórum, e sei que esta pergunta é meio repetitiva, mas gostaria de ter o relato mais detalhado dessa galera que já tá usando, para saber ao certo se tomo esse rumo. Perguntei da possibilidade do clarkette para o meca, e ele meio que torceu o nariz... Agradeço desde já.

Julinot
15/04/2008, 07:40
Alguns torcem o nariz por preconceito ou desconhecimento.
Outros torcem o nariz porque pressentem coisas que irão acontecer.
Resta saber qual é a do teu mecânico.
Boa sorte !

Comprei um jeep há poucos dias, bem como sou novo no fórum. Aliás, achei simplesmente excelente! Não conheço quase nada de mecânica, e como tenho interesse em aprender (senão não teria comprado um jeep...), venho lendo vários tópicos, com a intenção de aprender...
Li todo esse tópico, até pq esse assunto é de muito interesse prá mim. Meu jeep tem motor de opala 6 canecos, e câmbio original 3 marchas. O mecânico onde levo o jeep já disse que o câmbio é fraco para o motor. Conversando com outros jipeiros, vejo que quem tem 6cc d opala, coloca ou câmbio de C-10 (que foi o indicado pelo meca), ou de dodge.
Como estes câmbios são difíceis de serem encontrados, e tb pelo fato de que como tenho q pegar estrada para trilhas, gostaria de tentar essa opção do câmbio de chevette (clarkette) para ter um câmbio mais versátil. Percebo que a maioria utiliza em motores de opala 4 cc, ou AP. O Sidnei citou que tem 2 (amigos, acho) que o utilizaram em motor de opala 6 cc. Gostaria de saber, Sidnei, se estes 2 utilizam o jeep em trilhas mais fortes tb... E tb, o que seria o "se for bem feito, aguenta" (tipo, o que devo prestar atenção, ou exigir na instalação). Repito, li todo o fórum, e sei que esta pergunta é meio repetitiva, mas gostaria de ter o relato mais detalhado dessa galera que já tá usando, para saber ao certo se tomo esse rumo. Perguntei da possibilidade do clarkette para o meca, e ele meio que torceu o nariz... Agradeço desde já.

edwint
15/04/2008, 08:24
JZ1978, eu tinha aberto um topico, exatamente p/ colher somente opinioes de quem ja vem usando o clarkete, (nada de formas de instalações, procedimentos), mas infelismente foi barrado pelos mediadores...

Julinot
15/04/2008, 13:13
Você tem certeza ?
Há tantos tópicos redundantes no fórum.
Talvez se você tivesse declarado essa tua intenção "compilar" as experiências de uma forma mais rápida... realmente, o tópico sobre câmbio de Chevette tem tantos posts que as vezes fica difícil pesquisar.

jz1978
15/04/2008, 23:00
E alguém poderia então relatar melhor as experiências com o 6cc de opala?

Sidnei Diogo
16/04/2008, 13:19
E alguém poderia então relatar melhor as experiências com o 6cc de opala?

JZ: Te mandei uma MP.

[ ]'s

hpnardino
20/04/2008, 23:08
Cade o cara que ia instalar o cl2205D no perkins, esta rodando? Quais são os resultados?

eortiga
21/04/2008, 11:43
Meu jeep tem o conjunto AP 1.8 + caixa de chevette. To com essa configuração desde Dez/2007. Até hoje nao me deu problema, porém o conjunto apresenta um ronco (parece metal com metal) quando o jeep está em ponto-morto com a embreagem solta. Quando piso na embreagem o ronco para. Deve ser alguma coisa na adapatação entre motor e caixa. O que vcs acham?:pensativo: Alguém já passou por algo parecido? O que fazer? Será que pode quebrar a qualquer momento?:shock:

edwint
23/04/2008, 10:32
Meu jeep tem o conjunto AP 1.8 + caixa de chevette. To com essa configuração desde Dez/2007. Até hoje nao me deu problema, porém o conjunto apresenta um ronco (parece metal com metal) quando o jeep está em ponto-morto com a embreagem solta. Quando piso na embreagem o ronco para. Deve ser alguma coisa na adapatação entre motor e caixa. O que vcs acham?:pensativo: Alguém já passou por algo parecido? O que fazer? Será que pode quebrar a qualquer momento?:shock:

pode ser tanto a parte de embreagem, como o proprio cambio mesmo, pq, quando vc pisa na embreagem, o cambio para tambem.

Sidnei Diogo
23/04/2008, 19:06

Eortiga, existe uma bucha de bronze no centro do volante (aquele que possui a cremalheira da partida e onde o disco de embreagem encosta) que recebe a ponta do eixo-pilôto. 99% dos meca que fazem adaptação não se lembram de cuidar desse detalhe. Pelo que vc relata, o problema é aí. Basta vc checkar o diâmetro interno da bucha e o externo do eixo-pilôto (aproveite e verifique o comprimento que este encaixa na bucha). O ideal é mandar tornear outra de acôrdo com sua adaptação (o material ideal é bronze sinterizado auto-lubrificante).

Quando a bucha não está adequada, e o câmbio não está tracionando (ponto-morto), a ponta do eixo vibra e raspa na bucha originando este ruído a que vc se referiu.

[ ]'s

eortiga
24/04/2008, 12:44
Sidnei,

Vou verificar se realmente é isto. Pretendo desmontar o conjunto semana que vem para fazer uma manutenção preventiva, e quero aproveitar para resolver este problema. Valeu pela ajuda de todos. Depois de abrir eu relato o que realmente estava ocorrendo.

Abraço!

BoaTrilha
28/04/2008, 17:27
pessoal, penso em montar um ap2.0 injetado + 2205D + t-case willys......
como esse conjunto se comporta com pneus 33?

alguem me aconselha algo melhor?
uso será misto, estrada, cidade (transito intenso) e trilhas.

abraços

Paulo.Adati
07/05/2008, 09:32
Sidnei

Li todo o tópico (ufa) e alguns outros, e também tenho interesse nessa adptação em motor 6c.
Tenho um motor F1000 Falcon 6c com cambio de C10 3m e quero saber se nesse motor dá para adaptar uma clarkette de 5m?

Certo de sua atenção e de todos, agradeço.

BrunoBB
07/05/2008, 15:07
Paulo Adati:

Uso o câmbio 3m como o seu, qual a motivação para migrar para o "clarkette"?

Sidnei Diogo
09/05/2008, 20:29
Sidnei

Li todo o tópico (ufa) e alguns outros, e também tenho interesse nessa adptação em motor 6c.
Tenho um motor F1000 Falcon 6c com cambio de C10 3m e quero saber se nesse motor dá para adaptar uma clarkette de 5m?

Certo de sua atenção e de todos, agradeço.

Por partes:

- O câmbio do Chevette 83 em diante (= do Opala 88 em diante) é macio, resistente e preciso mas, possui uma distância muito grande entra as posições da alavanca, o que prejudica as trocas rápidas e, no caso de prolongamento da alavanca, requer um espaço um pouco grande para um Willys. Sua construção é, tecnicamente, igual a do 260F (F-1000 e cia) e se enquadra na mesma categoria (trasmissões leves - Eaton/Clark).

Um detalhe importante: O eixo primário é travado axialmente apenas por 2 "anéis de trava" localizados no rolamento do eixo-piloto e o secundário, não suporta carga axial (No chevette esta exigência não existia). Portanto, é fundamental numa adaptação que se construa um eixo com ressalto a ser travado entre as carcaças do câmbio e da T-case e tbm algum dispositivo que assegure a fixação axial do eixo primário. Caso isto não seja observado, ao receber carga axial, os eixos se deslocam e "escapa" marchas na desaceleração (perigoso em um declive acentuado).
Esse "detalhe", quando não observado, é a causa de muitas das reclamações de que o câmbio do cheva não aguenta.

- Os Diplomatas de 88 a 92 (os últimos) saíram de fábrica com o câmbio do chevette 1.6 (tanto os 4 como os 6 cc) acho que isso responde uma parte das perguntas, ou seja, aguenta o 6cc GM-250S; O Falcon é um pouco + complicado pq tem mais torque, mas é pra aguentar sim.

- A torção a que o câmbio é submetido é absorvida por todo o trem de engrenagens (saída do motor, engrenagens do câmbio, da reduzida, e dos diferenciais) e inicia na potência do motor e termina no diâmetro dos pneus. Caso o conjunto seja sub-dimensionado, o componente mais frágil é que vai pro saco (pode ser ponta de eixo - o mais comum, luva de acoplamento de cardan, cruzetas, engrenagens e até mesmo o motor caso seja mais fraco que o necessário). Acontece que as engrenagens são mais resistentes para aguentar forças radiais e dificilmente quebram por esse motivo.

- Os câmbios semi-pesados (caso do 260-F) são mais resistentes por causa, única e exclusivamente, de serem maiores mas se a exigência for de giro alto por ex., o do cheva é melhor (nesse quesito).

- O 260-F e afins são, portanto, mais resistentes "fisicamente", porém, chegam a custar até 5x (Eu só colocaria, prá "matar a pau", o ZF e não os Clark/Eaton).

- A relação das marchas do Cheva é melhor (para os CJ e 4x4 leves e curtos) que a do 240.

Agora, já que vc está com a cx seca da C-10, poderia utilizar o CL 2215 ou o 240 FS, mas são caros.

Enfim... O que vale mesmo é o gosto, a grana e o zêlo na adaptação.

[ ]'s

Dodger
09/05/2008, 21:45
Por partes:

- O câmbio do Chevette 83 em diante (= do Opala 88 em diante) é macio, resistente e preciso

Será mesmo?? Eu tenho um pé atras com estes cambios... Tive opala 5 marchas(mesmo do chevelho) e sempre me deram dor de cabeça com cambio, teve um que troquei o cambio pq estava ruim, e o outro que coloquei no lugar em 6 meses já estava roncando...isso num 4 cil que eu só usava pra dar umas voltas.

- Os Diplomatas de 88 a 92 (os últimos) saíram de fábrica com o câmbio do chevette 1.6 (tanto os 4 como os 6 cc) acho que isso responde uma parte das perguntas, ou seja, aguenta o 6cc GM-250S; O Falcon é um pouco + complicado pq tem mais torque, mas é pra aguentar sim.

5 marchas em opala 6 cil só em 1992, e era Clark. Todos os outros anos sempre foi 4 marchas. Pq será?

- ..........

Falou!

brunobregoli
10/05/2008, 15:09
Para colaborar...

Pessoal, estou utilizando a cxa do chevette com AP 1.8 um pouco modificado. A caixa esta aguentando muito bem e a relaçao é simplesmente ótima.

Já fundi o motor uma vez e a caixa nada....

A disposição.

Abraço

anderson_wzorek
10/05/2008, 23:46
salve galera.....
pra complementar mais um pouco,uso a caixa de chevette com motor de opala e uns pneus tork 33",e esta aguentando muito bem,hj mesmo peguei trilha e caixa se comportou até melhor que a orginal...alem de o jeep andar bem mais solto no asfalto...
A disposição tbm,
abraços

Paulo.Adati
12/05/2008, 21:36
Sidnei
Boa noite.

Primeiramente obrigado pelo breve retorno.
Cara valeu as explicações, uma verdadeira aula.

Agradeço.
Paulo

achoefel
13/05/2008, 07:56
No meu CJ3 eu uso o motor do opala 4 cil. e a caixa 5 marchas do opala tbe. Pela explicação do Sidnei, este caixa é a mesma do chevette. Estou certo? Por enquanto só alegria com esta caixa. Flange da deeptec. O conjunto depois de montado parece original, pois esta flange é muito bem feita mesmo. É cara, mas fica muito bem acabado o conjunto.

Carlos
27/05/2008, 19:20
- O câmbio do Chevette 83 em diante (= do Opala 88 em diante) é macio, resistente e preciso.
Será mesmo?? Eu tenho um pé atras com estes cambios... Tive opala 5 marchas(mesmo do chevelho) e sempre me deram dor de cabeça com cambio, teve um que troquei o cambio pq estava ruim, e o outro que coloquei no lugar em 6 meses já estava roncando...isso num 4 cil que eu só usava pra dar umas voltas.

RESPOSTA: Vc teve uma má sorte das grandes em relação aos câmbios. No meu serviço usávamos Opalas e de todos os lotes que conheci e trabalhei NUNCA vi um opala com quebra de câmbio e veja que as viaturas eram usadas no limite até o fim. De fato eram macios e resistentes, mas nem tanto precisos.

5 marchas em opala 6 cil só em 1992, e era Clark. Todos os outros anos sempre foi 4 marchas. Pq será?

RESPOSTA: É verdade! tanto os Diplomatas quanto os Comodoros 6 bocas só saíram com 5 marchas em 2002 e 2003. Nunca dirigi um desses. O Último que trabalhei foi 1989 (Diplomatas e Comodoros, alguns 4 e outros 6 cilindros).

BoaTrilha
27/05/2008, 22:52
bom pessoal, tem quase 600 respostas nesse topico,

mas pouquissima gente realmente falando se o cambio tá ou não aguentando....

e se possivel citem o motor, a relação e o tamanho dos pneus, ok????

abraços

GBarros
27/05/2008, 23:50
bom pessoal, tem quase 600 respostas nesse topico, mas pouquissima gente realmente falando se o cambio tá ou não aguentando.... e se possivel citem o motor, a relação e o tamanho dos pneus, ok????
abraços

Olha, dados da minha viatura: relação 9/44 + motor opala 4cc + reduzida willys original + pneus 7.50 R16 = só alegria. Anda muito bem e economia total. A quinta marcha fica meio xoxo o jipe, acho que seja pela relação muito longa, mas de quarta vai tranquilo. Anda muito bem, e os engates da marcha são muito precisos e macios. Não tenho nada a reclamar. Puxei até uma F1000 com ele e não me decepcionou. Acho que vai muito do uso do jeep, estado de conservação da caixa e o motor usado. Aliás, a adaptação bem feita é crucial também, para um funcionamento idela do conjunto. Fiz minha flange com ajuda de um torneiro muito minuscioso em detalhes e ficou otmia, sem gatos ou gambiarras. e olha que paguei apenas 280,00. bem, tá aí pra quem qiser saber, mais duvidas ou fotos, peça aí! Abração a todos.

Sidnei Diogo
29/05/2008, 13:00
bom pessoal, tem quase 600 respostas nesse topico,

mas pouquissima gente realmente falando se o cambio tá ou não aguentando....

e se possivel citem o motor, a relação e o tamanho dos pneus, ok????

abraços

Bom, já citei isso aqui, mas vamos lá:

Motor GM 151 4cc álcool modificado para 2.8, comando 286, cabeçote preparado e tuchos mecânicos; Turbina Garret .50 com 0,800 Kg de pressão, ~230 CV (ensaio em simulador), bobina VW MI, Câmbio do chevette 1.6, rel. 8x43, pneus Super-Tork 33", suspensão da Band curta, etc. Rodando há mais de 2 anos em trilhas trash, expedições, passeios, enfim, em qualquer uso, só alegria... e não sinto a 5ª frouxa por causa da potência do turbo. Como falei antes, só troquei a alavanca porque, por causa do prolongador, foi ficando meio folgada.

[ ]'s

hpnardino
31/05/2008, 11:48
Olha, dados da minha viatura: relação 9/44 + motor opala 4cc + reduzida willys original + pneus 7.50 R16 = só alegria. Anda muito bem e economia total. A quinta marcha fica meio xoxo o jipe, acho que seja pela relação muito longa, mas de quarta vai tranquilo. Anda muito bem, e os engates da marcha são muito precisos e macios. Não tenho nada a reclamar. Puxei até uma F1000 com ele e não me decepcionou. Acho que vai muito do uso do jeep, estado de conservação da caixa e o motor usado. Aliás, a adaptação bem feita é crucial também, para um funcionamento idela do conjunto. Fiz minha flange com ajuda de um torneiro muito minuscioso em detalhes e ficou otmia, sem gatos ou gambiarras. e olha que paguei apenas 280,00. bem, tá aí pra quem qiser saber, mais duvidas ou fotos, peça aí! Abração a todos.
GBarros, poderia colocar fotos dessa flange para o pessoal dar uma olhada? Acho que o preço é bem atrativo, e como o mecanico parece ser bom, poderia ajudar muita gente nessa empreitada. Quanto a ser xoxo em 5ª, acredito que seja pela relação de diferencial, pois a maioria usa 8/43 com este cambio, dando mais força em primeira e casando melhor a quinta over drive.

Julinot
31/05/2008, 14:45
Mas afinal... qual é o câmbio que o GBarros está usando ?

Abracos a todos...

hpnardino
31/05/2008, 19:27
Mas afinal... qual é o câmbio que o GBarros está usando ?

Abracos a todos...
Julinot, da para imaginar pelo titulo do tópico " Caixa de Chevette no Jeep"!!!
Sds,

Julinot
31/05/2008, 21:31
Obrigado... mas é de qual chevette ?

GBarros
02/06/2008, 10:25
Mas afinal... qual é o câmbio que o GBarros está usando ? Abracos a todos...

Julinot, estou usando o cambio do chevete 1.6 5 marchas. Quando falo que ficou meio xoxo a 5, é que o jipe ficou solto demais, parece sem força. Apesar que meu motor precisa regular algumas coisas nele, (valvulas, por exemplo) mas acho que não seria por isso que causaria uma certa falta de potencia. Tirando isso, como eu disse, ficou muito bom o cambio do chevete. Já as fotos da flange, ela é semelhante a que a donatti e a deeptec vendem para adaptação da reduzida willis no cambio do chevete. Eu apenas comprei o material e mandei o torneiro fazer com algumas melhorias, como uma chapa mais grossa, uma especie de trava no eixo que vai na saida de cambio, para as emgrenagens de dentro da caixa não desacoplar, um rolamento na entrada da caixa da reduzida, etc. É uma pena que não tenho fotos, até porque essas melhorias estão por dentro da caixa de redução, mas se difere muito pouco das vendidas nos lugares mencionados acima. A vantagem é que por comprar o material e não ter medo de meter a cara pra fazer, saiu muito mais barato e sei a garantia de o negocio quebrar ou não, que até agora, e espero que por até muito tempo, dure e trabalhe perfeitamente. Só pra vc notar o custo x beneficio, essa flange vendida nos sites, não sai por menos de 600 reais, com frete e tudo. eu gastei com materiais de chapa, rolamentos, a ponta de eixo que comprei na donatti e mão de obra do torneiro, por volta de 400 reais. E sei como foi feito e a resistencia do material. E isso conta muito. Vou tirar uma foto por fora mesmo e coloco aqui depois pra ver que não tem diferença. Abração!:concordo:

Julinot
03/06/2008, 12:31
GBarros... a tua 5a marcha usada como overdrive deve ter ficado muito boa.
Obviamente deve pedir 4a marcha em certas situações mas, isso é normal.
Eu até já teria feito isso de colocar um câmbio de chevette, mas o problema é que o meu motor é o BF-161, e precisaria ser desenvolvido uma flange específica. Quem coloca câmbio de Chevette geralmente usa motor AP ou de Opala, não ?

Abraços a todos...

Digo
03/06/2008, 13:36
Tbem estou com o mesmo problema que o Julinot, liguei ontem para a deep tec e me informaram que estão para desenvolver uma flange do cambio de chevette para o motor BF, mas estão sem prazo para que isso aconteça.

[]´s

GBarros
03/06/2008, 18:24
GBarros... a tua 5a marcha usada como overdrive deve ter ficado muito boa. Obviamente deve pedir 4a marcha em certas situações mas, isso é normal. Eu até já teria feito isso de colocar um câmbio de chevette, mas o problema é que o meu motor é o BF-161, e precisaria ser desenvolvido uma flange específica. Quem coloca câmbio de Chevette geralmente usa motor AP ou de Opala, não ? Abraços a todos...

Pois é, deve ter ficado, pois ainda não sei, não desenvolvi velocidade suficiente no meu jipe pra colocar a 5 marcha. Pois é, preciso arrumar outras coisas nele, acho que uma regulagem, como citei, nas valvulas, deve resolver, e uma limpada no carburador. Mesmo assim, vejo que a 4 marcha será a melhor marcha que se encaixa melhor, pois não vejo o motor esgoelando pedindo 5 marcha. Agora tem que ver é o comsumo se tá bom, rs.... abração!
OBS: Não tem aqui no site uma adaptação do cambio do chevette no motor BF? Se não me engano, vi fotos perdidas por aí. Seria bom dar uma vasculhada no site!:concordo:

Sidnei Diogo
03/06/2008, 20:36
...Eu até já teria feito isso de colocar um câmbio de chevette, mas o problema é que o meu motor é o BF-161, e precisaria ser desenvolvido uma flange específica. Quem coloca câmbio de Chevette geralmente usa motor AP ou de Opala, não ?...

Julinot: No começo deste mesmo tópico (beeemmm lá atrás...) tem uma adaptação pro motor BF... do jeito que foi feito é 1/2 trabalhoso mas existem outras formas de se fazer e não é tão complicado assim...

[ ]'s

buica
08/06/2008, 08:53
Bem.
Já passei da fase de comprar a caixa, o flange e etc, agora começou a fase da instalação, coloquei as duas caixas no chão para ver o tamanho das duas, estou achando que vou ter que colocar o motor do Opala muito para frente, vou perder a ventoinha mecânica e mesmo assim eu acho que vou ficar sem espaço, alguém tem foto desse conjunto: Motor do Opala com caixa de Chevette 5m sem mexer nos cardans??

felipemendes
08/06/2008, 12:51
No meu caso, não tinha cardans, mas o traseiro que mandei fazer tinha o menor comprimento possível (a luva encostada na junta deslizante). Tive também que mexer na abertura onde as alavancas da t-case passam pela lataria. Mas não perdi a ventoinha, não. E isso tudo em um CJ3A, que é menor que o CJ5.

Andrezão4x4
08/06/2008, 13:55
...no Mercenário tive que encurtar o cardan traseiro para colocar o motor em uma posição boa no cofre, para sobrar espaço para ventoinha elétrica, sendo assim as alavancas do câmbio, redução e tração ficaram mais atrás. Isso não foi um problema, pois foi só diminuir a inclinação das mesmas e ficou bem ergonômico.

Santoro
08/06/2008, 15:41
alguem q tenha caixa de chevete com ohc poderia me dizer como ficou ?? e a posição das alavancas?

NKaneda
09/06/2008, 17:35
Pessoal, desenhei minha flange no CadStd Lite e exportei para DXF, mandei cortar no plasma, estou anexando os arquivos, espero que ajude.

Santoro
09/06/2008, 21:17
kaneda ficou mto bom , essa flange eh para adaptar a redução na caixa de chevette ? com o devido respeito, vou usar a sua como molde e vou cortar no plasma tb, qual a espessura da msm ?

NKaneda
09/06/2008, 21:28
Eu fiz a minha com 5/8" o furo central é de 64mm, bom ter essa medida como base para vc ver a escala, sugiro tambem que vc imprima em uma transparencia para comparar a furação, sei lá se muda uma da outra.
se vc precisar do arquivo original cadstd posso enviar tambem, esse software é freeware e muito leve tambem so procurar no google!!!

Um abraço

Santoro
09/06/2008, 21:31
me manda o original, pode mandar pro email, rodrigosantoro@veloxmail.com.br abraço.

YUITI
19/07/2008, 23:52
e aí side,,,,aqui é torneiro de registro,,,como está?..vê se aparecem por aqui,ok..um forte abraço...estamos na febre de colocar o câmbio de chevette,tbém...por aqui...e parece muito bom,vamos fazer um teste amanhã ,na trilho do 90,,aí vamos ver se o câmbio aguenta mesmo...bom depois comentarei o episódio,ok....manda um abraço pro pessoal aí de mogi,,,

MARCO GOES - NIVA
23/07/2008, 14:05
Amigos, alguém tem o desenho do eixo para adaptar na reduzida do willys? Alguém pode me passar as medidas, quero fazer por aqui, tenho um amigo que tem uma torneadora? Estou com meu Jeep parado faz 4 meses por falta da flange e dinheiro....estou doido para por ele para rodar...

Sidnei Diogo
23/07/2008, 19:29
e aí side,,,,aqui é torneiro de registro,,,como está?..vê se aparecem por aqui,ok..um forte abraço...estamos na febre de colocar o câmbio de chevette,tbém...por aqui...e parece muito bom,vamos fazer um teste amanhã ,na trilho do 90,,aí vamos ver se o câmbio aguenta mesmo...bom depois comentarei o episódio,ok....manda um abraço pro pessoal aí de mogi,,,

E aí, Yuti? Como é que vão as coisas por aí?

Estamos com muita vontade de voltar aí para a região; Vamos ver se + para o final do ano a gente programa uma ida legal.

Manda bala aí no câmbio que, se o torneiro fôr bom, aguenta...:mrgreen:
O meu está aguentando até hoje. No momento estou colocando um da S-10 numa rural. Está ficando legal, depois te falo.

Abraços a todos aí de Registro.

[ ]'s

Sidnei Diogo
23/07/2008, 20:02
Amigos, alguém tem o desenho do eixo para adaptar na reduzida do willys? Alguém pode me passar as medidas, quero fazer por aqui, tenho um amigo que tem uma torneadora? Estou com meu Jeep parado faz 4 meses por falta da flange e dinheiro....estou doido para por ele para rodar...

Já está no tópico... beeemmmm lá prá trás, mas... aí vai de novo.

[ ]'s

Bom... Estou tentando mandar o anexo há 40 minutos, mas o fórum não está permitindo... acho que deve de estar com algum problema... no meu PC não é pq todas as outras pages estão normal. Vamos ver...

Julio Rebello
07/08/2008, 12:43
Tbem estou com o mesmo problema que o Julinot, liguei ontem para a deep tec e me informaram que estão para desenvolver uma flange do cambio de chevette para o motor BF, mas estão sem prazo para que isso aconteça.

[]´s

Até então, eles me ofereceram uma capa seca "cortada" a base de troca p/ usar com os outros flanges. Uma ligação direta ainda não ouví falar e vou ficar ligado nessa ideia.
SDS4x4,
Julio
8-)

Sidnei Diogo
07/08/2008, 13:55
Até então, eles me ofereceram uma capa seca "cortada" a base de troca p/ usar com os outros flanges. Uma ligação direta ainda não ouví falar e vou ficar ligado nessa ideia.
SDS4x4,
Julio
8-)

Se for para o OHC eu tenho pronta; Para o BF, se for o caso, posso providenciar...

[ ]'s

jwillis
07/08/2008, 16:01
E Ai Pessoal Alguem Ja Utilizou Ou Conheçe Essa Flange Da Adapt Brasil ?? Se Nao For A Mesma é Igualzinha A Da Donatti. So Que Ta Salgado O Preço Ne ??? 500 Mais Ou Menos . Abraços A Todos ''obs'' E Plasma Que Vcs Falam Sobre O Corte De Chapas Seria O Oxi Corte ??? Te Mais .

Jambu
03/01/2009, 01:16
Pessoal, EU também consegui ler o tópico inteiro!

Tenho dúvidas e gostaria de ajuda. O caso é o seguinte: Tenho um troller 1999 a gasolina, motor AP 2.0, caixa tremec (dando problema) e reduzida borg warner:
1) Vale a pena colocar uma clarkette no troller? (Até já comprei uma 5m)
2) O flange do motor AP para a clarkette eu já vi que tem um monte de gente que faz. Mas o flange para essa reduzida?
3) Não vi NINGUÉM falando dessa adaptação. Será que vou ser o pioneiro?
4) A caixa carregaria bem o troller? (1.600kg sem carga, ~2000kg carga completa, ainda mais se colocar uns pneuzinhos pelo menos 31")

Acudam-me. Já postei esse tópico em mil lugares e ninguém me responde rs rs.:putz:

Jambu
03/01/2009, 22:52
Ainda aguardando ajuda. Obrigado.

fugger
03/01/2009, 23:06
Na minha opinião...

1) Vale a pena colocar uma clarkette no troller? (Até já comprei uma 5m)

Não vale. O que vc vai gastar com a adaptação, vc conserta o seu cambio, ou compra outro igual que é pnp

2) O flange do motor AP para a clarkette eu já vi que tem um monte de gente que faz. Mas o flange para essa reduzida?

Duvido que tenha pronta, mas com $$$ a disposição vc conversa com o marcel que ele faz uma pra vc.

3) Não vi NINGUÉM falando dessa adaptação. Será que vou ser o pioneiro?

Com certeza

4) A caixa carregaria bem o troller? (1.600kg sem carga, ~2000kg carga completa, ainda mais se colocar uns pneuzinhos pelo menos 31")

O cambio do chevette é muito mais forte que parece, não subestime.

Na boa, vc tá querendo reinventar a roda ou economizar no cafezinho? Cambio de chevette se adapta em Jeep que nunca teve cambio bom e muito menos de cinco marchas.

Faça as contas, por menos de uns 4k vc não adapta um cambio desses no seu troller. Conserte o seu ou compre outro e deixe estas adaptações pros CJteiros...

[]´s

Charles Jeep 54
04/01/2009, 17:34
Discordo do Fugger, a Flange pro motor ap custa uns R$ 350,00, a Caixa de Chevete aqui em SC tem aos montes por uns R$ 250,00, e uma flange para adaptar na reduzida do Troller não deve sair mais do que uns R$ 500,00 então não acho que saia cara esta adaptação, caro sim é gastar em uma caixa que falam que sempre ta dando problemas.... e tem mais uma se quebra a caixa de chevette, nem vale a pena abrir pra arrumar pois é tão barata uma inteira que é mais facil simplesmente trocar por outra.

fugger
04/01/2009, 18:43
Charles

Não esqueça que nosso amigo é do PA e lá é tudo mais caro. Porém mesmo aqui no sul acho pouco provável que alguém faça flange de qualidade por "no máximo R$500,00", isso é preço de flange tabajara de chevette. Uma flange padrão como a da deep tec entregue na sua casa custa quase o dobro disso.

Além disso vc esqueceu de computar em sua conta:

- MO;
- Cardans
- Suportes do conjunto
- Adaptação interna (a alavanca do cambio vai ficar exatamente no mesmo lugar da original??)
- outras coisas que sempre aparecem numa adaptação

Mas se vc for fazer uma gambi, com "milão tá tudo resolvido"

[]´s

Jambu
04/01/2009, 19:43
Fugger e Charles,
Muito obrigado pelas dicas. Todas serão consideradas com o respeito ao conhecimento e experiência da cada um. Estamos aqui para isso mesmo. Já tenho a caixa 5m do chevette, mas realmente a adaptação eu vou precisar estudar mais um pouco e juntar mais uns trocados para fazer de uma vez. Uma outra pergunta: Falaram aqui no site que a caixa da S-10 é plug and play nesta reduzida, restando colocar flange apenas no motor AP. Vocês sabem algo a respeito? Também falaram que a da L200 4x4 serve... Se souberem algo que possa me esclarecer eu agradeço, que realmente eu queria sair da tremec.
Obrigado.

carlos andreto
09/01/2009, 23:33
fala galera deste topico fiz esta pergunta no dia 30/08/2005 e o topico bombo blz.
Na época era mais um cheio de duvidas com a ajuda e dicas de muitos amigos do forum o jipinho ta envenenado com motor da itamarati, caixa do maveco 6cc, freio a disco ,direção hiraulica, diferencial traseiro da rural da um maior desempenho, ignição, bubina dentro do veiculo, panela no distribuidor, suspiro, amortecedor e molas do toyota tudo isto com dicas da galera do 4x4 brasil.
Pra todos que estão no começo desta aventura vão com calma e tirem suas duvidas aqui no forum abraços e obrigado a todos
Ah! a caixa do chevette que era a pergunta do forum não acabei colocando pra finalidade que eu queria do jeep ela era muito fraca; por isso repito vão com calma

Jacare cj3
15/01/2009, 22:58
amigos estou em maos com um motor de kadett gsi 2.0 injetado para colocar no meu willys mas nao sei que caixa de marchas usar e nem se vou precisar de frange(s) alguem ai pra dar alguma ajuda?
abraços!

neudo
18/01/2009, 17:52
Alguém sabe dizer se é possível tomar um câmbio 4 marchas original e alterar as relações para colocar uma 4a 0,75:1 por exemplo, e 1a, 2a e 3a com a mesma relação da caixa de 3 marchas ? Seria como se fosse um câmbio original de 3 marchas + uma 4a overdrive, não ?!

O câmbio possui dois eixos - um encima e outro embaixo - e as engrenagens de cima e as de baixo são como espelhos - as alterações
teem que corresponder. O câmbio 4 m tem a 4ª 1:1 e nas cxs "over
driver" normalmente são 1:0,86 (há variações).
O Chevette Júnior possui a 1ª + curta e o restante igual às outras cxs.
O ideal para trilhas é a caixa de câmbio de 4 mchs.

neudo
18/01/2009, 17:58
o Câmbio Possui Dois Eixos - Um Encima E Outro Embaixo - E As Engrenagens De Cima E As De Baixo São Como Espelhos - As Alterações
Teem Que Corresponder. O Câmbio 4 M Tem A 4ª 1:1 E Nas Cxs "over
Driver" Normalmente São 1:0,86 (há Variações).
O Chevette Júnior Possui A 1ª + Curta E O Restante Igual às Outras Cxs.
O Ideal Para Trilhas é A Caixa De Câmbio De 4 Mchs.

Ps.: Observe Que Nas Caixas Antigas A 5ª Marcha Está Num
Módulo Adicional (normalmente De Alumínio) Como (na Realidade)
Uma Adaptação Adicional.
Corpo De Engrenagens Com Dimensões Diferentes Impossível De
Se Mexer.

Sh@rky
05/02/2009, 22:34
Rapaziada !!!!!

Fiz outro tópico em relação a adaptar a caixa de opalla no jeep, porém alguns amigos me convenceram em não tentar tamanha bravura rsrsrsrs !!!!

Ontem mesmo comprei a caixa do chevette 5 marchas e amanhã farei a encomenda do kit da deeptec para continuar usando a tração 4X4 e reduzida... Porém, estou com receio de não conseguir colocar a caixa do chevette para funcionar com o motor do opalla que ja esta no carro !!!! Quando acabar esta empreitada eu volto e comunico a todos o resultado. se alguem tiver algumas dicas para me ajudar em relação ao motor do opalla X caixa do chevete eu agradecerei, pois em relação a caixa do chevette e a reduzida eu ja estou tranquilo, pois o kit fará o trabalho pesado !!!!!!!!

Grande abraço galera e muita lama para todos rsrsrsr !!!!!!!!!!!

Sh@rky
06/02/2009, 12:46
Galera, ja sanei todas as minhas duvidas !!!! Agradeço a todos pelas dicas !!!!

Agora é só esperar o kit chegar

Abraço e se eu puder ajudar em algo !!!!!!!!!!!!!!!

m0r473n53
14/02/2009, 12:06
Ola Galera, Andei estudando sobre o Assunto e Acabei Montando a Flange para ligar o Câmbio na T-Case, eu Mesmo Fiz as Soldas. Segue o Custo Total.

-Chapa de Ferro (Retalho que pedi para um tio meu cortar) = Gratis :mrgreen:
-Tubo de Ferro Para encaixar o Câmbio = Gratis :mrgreen:
-Luva do Câmbio do Chevette = R$20,00 (Ferro Velho)
-Ponta do Câmbio para engrenagem estria Grossa (Tinha um Câmbio 3m Quebrado, Levei o entalhado para a Tornearia :mrgreen:)
-Rebaixar a Chapa para encaixar o Rolamento da T-Case, Solda e Torneamento do Eixo = R$150,00 (Tornearia).

Total = 170,00

Estava sem Câmera no processo de montagem, mas Tirei fotos dela Montada.

Sidnei Diogo
08/03/2009, 01:44
fala galera deste topico fiz esta pergunta no dia 30/08/2005 e o topico bombo blz.
Na época era mais um cheio de duvidas com a ajuda e dicas de muitos amigos do forum o jipinho ta envenenado com motor da itamarati, caixa do maveco 6cc, freio a disco ,direção hiraulica, diferencial traseiro da rural da um maior desempenho, ignição, bubina dentro do veiculo, panela no distribuidor, suspiro, amortecedor e molas do toyota tudo isto com dicas da galera do 4x4 brasil.
Pra todos que estão no começo desta aventura vão com calma e tirem suas duvidas aqui no forum abraços e obrigado a todos
Ah! a caixa do chevette que era a pergunta do forum não acabei colocando pra finalidade que eu queria do jeep ela era muito fraca; por isso repito vão com calma

Então, com exceção do diferencial da rural (que é mais "longo" e portanto mais "fraco") ficou quase original...:mrgreen:

cover
08/03/2009, 22:28
Vou fazer um teste estou montando motor ap 2.0 turbo e caixa de chevette no meu cj5 vamos ver o que ira aguentar,ja montei um mas com cambio 260f e sem turbo,sera q o cambio aguenta o tranco

GBarros
09/03/2009, 16:45
Vou fazer um teste estou montando motor ap 2.0 turbo e caixa de chevette no meu cj5 vamos ver o que ira aguentar,ja montei um mas com cambio 260f e sem turbo,sera q o cambio aguenta o tranco

Olha, esse cambio do chevette é bastante robusto. è claro que não se compara com cambios de veiculos maiores, mas em um jeep, ele já uma grande vantagem em relação a sua resistencia. Vale lembrar que se for pra trilha muito pesada, possivelmente ele irá abrir o bico, mas o custo x beneficio vale a pena. É colocar e testar. A, faça uma instalação bem feita, pois o nome já diz tudo: adaptação!

megadeth
09/03/2009, 16:53
Muito se falou nesse tópico, mas uma surpresa que eu não ví mencionada aqui (desculpem se passei batido) e que eu não esperava ao instalar essa caixa no meu CJ foi o seguinte:

Como o câmbio é bem mais comprido que o Willys, as alavancas vão parar quase atrás dos bancos... e fica necessária a adaptação das alavancas por baixo do assoalho para que elas tenham a saída próxima de onde são originalmente.

Isso foi deveras chato de fazer.

[]s
Caio

Leonardo Raffi
10/03/2009, 20:34
gente para encurtar estou com uma rural 4x4 com opala 4 e caixa 3 willis... (pronto para tirar os cachorrinhos e sincronizados...que éw costume do pessaol aqui pois ai não tem essa de não engatar ...raspa mas entra)
qual o melhor para uma rural no dia a dia e de vez em quando trilha leve... claro vai puxar o jeep até as trilhas...
chevete 4 marchas ou 5.... pelo q vi seria 4... se for 5 seria do junior é isto(desculpe as perguntas...
um abraço as todos

anderson_wzorek
10/03/2009, 22:31
Pra quem ainda tem duvidas a caixa de chevette aguente muito bem sim,eu uso pneus torks 33",um motor de opala fuçado para 2.8,não alivio o pé do acelerador e faço trilhas de media a pesadas,nas duas ultimas trilhas em uma quebrei a cruzeta do munhão,na outra a roda livre,reboquei um outro cj por mais de meia trilha ,terminei em 4x2 com a reduzida e a caixa ta la firme....Não tenho queixa alguma,pelo custo da caixa to bem contente.
Como ja foi dito aki mesmo oque manda muito é a "adaptação",se for bem feita a flange e o eixo que liga a caixa a reduzida é só alegria.

Leonardo,
quando as caixas,a 4 marchas é mais forte sim,a 5 marchas do junior é mais reduzida pra compensar a pouca força que o motor tinha,da familia do chevette a mais resistente mesmo é a do chevette tubarão,mas ai não sei como ficaria a adaptação,mas deve ser quase a mesma coisa

Qualquer duvida estou as ordens,
abraços

Sidnei Diogo
14/03/2009, 20:36

Cover e ALL, meu CJ-5, assim como o do Anderson (fala aí Anderson; BLZ?), tem pneus Tork 32" suspa de Toy Band, motor GM-151 mexido para 2.8, turbinado a álcool e por aí vai... só faz trilha pesada há 3 anos e é só alegria. melhor que isso, só um "Clarkão" mesmo. Mas tem de ser bem feito, principalmente quanto às folgas axiais (a 4° marcha do cheva é 1:1 e o eixo dela liga direto no eixo piloto) e também tanto faz a de 4 ou de 5m pois é o mesmo câmbio, só que sem over-drive.

Quanto às alavancas, o meu ficou 80mm para trás do original. Precisei apenas abrir um pouco mais a chapa que cobre o câmbio no assoalho.

Depois posto uns links de vídeo dele em ação...

[ ]'s

anderson_wzorek
14/03/2009, 22:27
Fala Sidnei aki ta td blz sim e por ai?

Cara a caixa esta indo muito bem mesmo,to faceiro com ela,valeu por tds as dicas que vc me passou pra adaptar ela,ficou muito bom.
Agora to na empreitada de disco nas 4 rodas,e mais pro fim do ano o motor vira 3.0 ou turbo,ainda vou pensar.
Qaundo tiver opurtuinidade venha pra Curitiba
Abraços,bom final de semana

Dic3
16/03/2009, 11:25
PessoALL

Eu tabm estou usando o conjunto igual ao do Anderson (porem meu motor é um GM151s original enquanto o Anderson transformou o dele em 2.8).
Ainda nao cai em trilhas muito pesadas, so brincaideras leves (e mesmo assim posso dizer que o jeep é outro), mas em breve a coisa vai mudar.
Em relacao ao conjunto eu nao tenho do que reclamar, esta funcionando super bem e o desempenho em estrada é outro, a quinta overdrive da um show a parte.

Estou montando com meu primo um tambem com motor do Golf mexicano e nao tem nem duvidas quanto a caixa, vai ser chevette na cabeca.

Julinot
16/03/2009, 13:09
Quem coloca a cx 5 marchas de Chevette... sente realmente alguma melhoria em termos de consumo ?

Abraços a todos...

PessoALL

Eu tabm estou usando o conjunto igual ao do Anderson (porem meu motor é um GM151s original enquanto o Anderson transformou o dele em 2.8).
Ainda nao cai em trilhas muito pesadas, so brincaideras leves (e mesmo assim posso dizer que o jeep é outro), mas em breve a coisa vai mudar.
Em relacao ao conjunto eu nao tenho do que reclamar, esta funcionando super bem e o desempenho em estrada é outro, a quinta overdrive da um show a parte.

Estou montando com meu primo um tambem com motor do Golf mexicano e nao tem nem duvidas quanto a caixa, vai ser chevette na cabeca.

megadeth
16/03/2009, 13:51
Quem coloca a cx 5 marchas de Chevette... sente realmente alguma melhoria em termos de consumo ?

Abraços a todos...

Falae carinha...

Então, eu instalei a minha uns 15 dias atrás. O consumo ainda não pude apurar, mesmo pq o relógio num marca nada, nem velocidade, combustível... só o amperímetro que funfa.
Mas pareeeeeeece, veja bem: parece que melhorou.

Acho que o Anderson ou o Peleje podem te dizer melhor.
Mas não espere muita coisa nesse sentido.

[]s
Caio

Dic3
16/03/2009, 14:00
em relacao a consumo eu nao posso dar nenhuma informacao porque troquei o motor tbm. Mas antes quando era um BF lembro que "era um redemoinho no tanque a cada acelerada" auhauhauaha

Felippe
16/03/2009, 20:14
Tinha um 4cc original e resolvi colocar a caixa de chevette pois olhando como rodava bem nos aps pensei que daria certo. Ficou uma droga... :putz:o carro ficou muito xoxo. A solução foi encostar a vovó Georgia OHC (achava um bom motor...) e colocar um AP com câmbio chevette. Virou outro carro. Tb turbinei o bicho. A caixa é bastante resistente e pelo preço de um eixo da caixa original do jeep eu compro umas 3 de chevette aqui! :concordo:

anderson_wzorek
16/03/2009, 21:41
Fala galera

Bom quanto ao consumo não levem como base o meu ,pois meu motor é um pouco mexido,os pneus são meio exagerados e o carburador é de 2 estagios.Ele faz na media de 5 km/l andando na boa e na trilha ele cai pra de 3 a 3.5 km/l,mas posso afirmar que se tocar o carro igual a uma pessoal normal vai notar a diferença no consumo,fica mais economico sim.

Vinicius Hauagge
19/03/2009, 19:20
O OHC não casa com a caixa do chevette?
Estranho, pq ao que parece, ela é uma caixa com a primeira mais curta e com a quinta drive!
Alguem mais tem essa caixa no ohc?
To querendo colocar no meu, mas agora deu medo!

Vinicius Hauagge
20/03/2009, 11:43
Alguém tem essa caixa no OHC?

Carlos
22/03/2009, 00:03
Tinha um 4cc original e resolvi colocar a caixa de chevette pois olhando como rodava bem nos aps pensei que daria certo. Ficou uma droga... :putz:o carro ficou muito xoxo. A solução foi encostar a vovó Georgia OHC (achava um bom motor...) e colocar um AP com câmbio chevette. Virou outro carro. Tb turbinei o bicho. A caixa é bastante resistente e pelo preço de um eixo da caixa original do jeep eu compro umas 3 de chevette aqui! :concordo:

Olá felipe,
Quem fez a adptação para vc aqui em São luís?

Sidnei Diogo
22/03/2009, 09:06
O OHC não casa com a caixa do chevette?
Estranho, pq ao que parece, ela é uma caixa com a primeira mais curta e com a quinta drive!
Alguem mais tem essa caixa no ohc?
To querendo colocar no meu, mas agora deu medo!

Fala aê Vinicius; Acho que o OHC do Felippe não ficou legal mas não por causa do motor e sim devido à redução (os OHC geralmente saíram nos CJs com relação 9:44). Tenho alguns colegas aqui que têm cx do cheva com esse motor mas a maioria deles mudou a relação para 8:43 e tem um outro que possui relação 9:44 mas utiliza o GM-151. Agora, dá até prá entender porque os GM são melhores: São, originalmente, 2.5 enquanto os APs são 1.8 (2.0) e os OHC são 1.6 e 1.8.

Quanto ao consumo, o meu, turbinado, pneus tork, bloqueado, etc, faz 5 Km/l no álcool puro em uso mixto e 4 km/l em trilha.

[ ]'s

Jambu
22/03/2009, 10:15
Tenho um troller 1999 motor AP a gasolina com uma caixa que é uma m, quero dizer, tremec t5. Tou pensando em colocar a do chevette 5m que já comprei. Alguém já fez isso? Em São Luís tem quem faça? Como fica a reduzida? Abraços.

rubensx
22/03/2009, 10:51
Fala aê Vinicius; Acho que o OHC do Felippe não ficou legal mas não por causa do motor e sim devido à redução (os OHC geralmente saíram nos CJs com relação 9:44). Tenho alguns colegas aqui que têm cx do cheva com esse motor mas a maioria deles mudou a relação para 8:43 e tem um outro que possui relação 9:44 mas utiliza o GM-151. Agora, dá até prá entender porque os GM são melhores: São, originalmente, 2.5 enquanto os APs são 1.8 (2.0) e os OHC são 1.6 e 1.8.

Quanto ao consumo, o meu, turbinado, pneus tork, bloqueado, etc, faz 5 Km/l no álcool puro em uso mixto e 4 km/l em trilha.

[ ]'s

só corrigindo

OHC é 2.3 (unica versão que saiu) a evolução dele equipou a ranger 2.3 e posteriormente um 2.5 derivado dele tb ;-) e turbinado põe até 4.1 no chinelo, só precisa saber mexer:

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

Caixa de chevete talvez seja adaptável, no meu caso coloquei o cmabio 5 marchas da Ranger no meu OHC e uso o 4x4 da ford explorer

quanto ao troller, se vc colcoar a caixa de chevette terá de criar alguma plange para a t-case ai vai enroscar... talvez faria ela em "balanço" para não ter de criar flanges

Vinicius Hauagge
22/03/2009, 14:54
Valeu pessoal, obrigado!
E realmente, o ohc é um baita motor! Porém, nao sei por qual motivo, é vítima de alguns preconceitos!
Tenho no meu jeep e nao há do que reclamar! Além disso, o meu possui algumas alteracoes, que deixaram o bichinho mais forte! Carburador H34, coletor dimensionado, ignicao eletronica, bobina do gol e cabeçote rebaixado no máximo!
Abraço,
Vinicius!

Charles Jeep 54
05/04/2009, 21:06
eu mesmo ja descobri no manual da clarck, se alguem precisar tenho em PDF:

tenho interesse arquivo das caixas CL2205
se der me envia por e-mail:
chmacedo@terra.com.br

{4x4}´s

Charles Jeep 54
05/04/2009, 21:44
Charles

Não esqueça que nosso amigo é do PA e lá é tudo mais caro. Porém mesmo aqui no sul acho pouco provável que alguém faça flange de qualidade por "no máximo R$500,00", isso é preço de flange tabajara de chevette. Uma flange padrão como a da deep tec entregue na sua casa custa quase o dobro disso.

Além disso vc esqueceu de computar em sua conta:

- MO;
- Cardans
- Suportes do conjunto
- Adaptação interna (a alavanca do cambio vai ficar exatamente no mesmo lugar da original??)
- outras coisas que sempre aparecem numa adaptação

Mas se vc for fazer uma gambi, com "milão tá tudo resolvido"

[]´s

Bom e Fugger, seguinte acho que vou ser uns dos primeiros a colocar este Cambio do Cheva no Troller mas ao contrario do que falou "fazer uma Gambi" isto não é do meu estilo, alias ja tinha colkocado antes este cambio no meu Jeep e tambem estava Turbinado e nunca me deu problema, e foi eu quem desenhou as peças com a ajuda de um troneiro amigo e ficou tudo blza.

Ja estou em meio a empleitada e por enquanto ta dando certo, segue um breve relato, do feito até agora.
1 - Recortado parte da Luva de acoplamento da T-case do troller e soldado no lugar a Luva de acoplamento do Cheva
2 - desenhado chapa de adaptação nos moldes destas que ja tem pro jeep, so que resolvemos dar uma reforçada nas laterais, para ajudar
3 Ao contrario do que fazem no Jeep retiramos a capa seca do cheva, e vamos fazer uma Flange, para acoplar a caixa diretamente na capa seca do Troller, afinal é um AP e esta capa seca é shou de bola bem facil pra adaptar outra caixa atras dela, eliminando assim possiveis problemas no acoplamento do arranque com a flange do cheva pro ap, e tambem continuando a ver o ponto do motor no lugar original o que não acontece com os Kits existentes.

nesta semana posto mais relatos, e fotos.

para os que queiram ja vamos deixar moldes, prontos pois outros amigo ja me pediram para fazer, mas primeiro vamos testar.

{4x4}´s com bastante garra no projeto.

Charles Jeep 54
08/04/2009, 20:10
Dai pessoal a adaptação esta quase pronta jas esta acoplado a caixa na Redizida e a flange para a capa seca tambem ja esta pronta.
acho que semana que vem ja rodamos com o Troller de caixa nova.
Segue uma fotos do projeto

{4x4}´s

trovãojeep
01/09/2009, 12:27
alguem ja adptou uma caixa do chevete no motor opala 4cc, fica forte, aguenta trilha pesada

peiper
01/09/2009, 21:08
Cambio C-10 3marcha +motor Ap n funciona, Eu tenho e é uma porcaria...heheheh
Motor morre nas troca de marcha mesmo com diferencial curto..estou indo p cambio de chevete agora!!
YouTube - Jeep AP 1.6 On Board

LUCK
27/02/2010, 21:13
Por partes:

- O câmbio do Chevette 83 em diante (= do Opala 88 em diante) é macio, resistente e preciso mas, possui uma distância muito grande entra as posições da alavanca, o que prejudica as trocas rápidas e, no caso de prolongamento da alavanca, requer um espaço um pouco grande para um Willys. Sua construção é, tecnicamente, igual a do 260F (F-1000 e cia) e se enquadra na mesma categoria (trasmissões leves - Eaton/Clark).

Um detalhe importante: O eixo primário é travado axialmente apenas por 2 "anéis de trava" localizados no rolamento do eixo-piloto e o secundário, não suporta carga axial (No chevette esta exigência não existia). Portanto, é fundamental numa adaptação que se construa um eixo com ressalto a ser travado entre as carcaças do câmbio e da T-case e tbm algum dispositivo que assegure a fixação axial do eixo primário. Caso isto não seja observado, ao receber carga axial, os eixos se deslocam e "escapa" marchas na desaceleração (perigoso em um declive acentuado).
Esse "detalhe", quando não observado, é a causa de muitas das reclamações de que o câmbio do cheva não aguenta.

- A torção a que o câmbio é submetido é absorvida por todo o trem de engrenagens (saída do motor, engrenagens do câmbio, da reduzida, e dos diferenciais) e inicia na potência do motor e termina no diâmetro dos pneus. Caso o conjunto seja sub-dimensionado, o componente mais frágil é que vai pro saco (pode ser ponta de eixo - o mais comum, luva de acoplamento de cardan, cruzetas, engrenagens e até mesmo o motor caso seja mais fraco que o necessário). Acontece que as engrenagens são mais resistentes para aguentar forças radiais e dificilmente quebram por esse motivo.

- Os câmbios semi-pesados (caso do 260-F) são mais resistentes por causa, única e exclusivamente, de serem maiores mas se a exigência for de giro alto por ex., o do cheva é melhor (nesse quesito).

- O 260-F e afins são, portanto, mais resistentes "fisicamente", porém, chegam a custar até 5x (Eu só colocaria, prá "matar a pau", o ZF e não os Clark/Eaton).

- A relação das marchas do Cheva é melhor (para os CJ e 4x4 leves e curtos) que a do 240.

Agora, já que vc está com a cx seca da C-10, poderia utilizar o CL 2215 ou o 240 FS, mas são caros.

Enfim... O que vale mesmo é o gosto, a grana e o zêlo na adaptação.

[ ]'s
Sres,, eh o seguinte: sou mais um louco chegando e a loucura comecou com a compra de um cj5 . agora comprei um cambio chevette 5m e uma flange adaptadora de um cara no ML do parana (coelho pereira) por 280 pilas. e agora? que faco ?? socorro

tiagomanim
28/02/2010, 19:47
OLA AMIGOS. SOU NOVO NO FORUM MAS DE TRILHAS JA TENHO ALGUM TEMPO... MEU JEEP E UM CJ MAS COM GAIOLA TUBULAR, MOTOR OPALA 4CC ..RODAS 15/10.... TIVE UM GRANDE POBLEMA COM CAMBIO NO INICIO. PRIMEIRO O CAMBIO ORIG 3 MARCHAS QUEBROU E DAI ENTAO FORAM 4 CAMBIOS DE CHEVETES QUEBRADOS 3 CAMBIOS ERAM 4 MARCHAS E 1 5.. NENHUM AGUENTOU O O TRANCO....LOGICO USO MEU JEEP PARA TRILHAS. NAO AGUENTOU. SO SE VC FOR USAR O JEEP PRA ON ROAD..

ABRAÇO.:concordo:

Sidnei Diogo
28/02/2010, 21:40
OLA AMIGOS. SOU NOVO NO FORUM MAS DE TRILHAS JA TENHO ALGUM TEMPO... MEU JEEP E UM CJ MAS COM GAIOLA TUBULAR, MOTOR OPALA 4CC ..RODAS 15/10.... TIVE UM GRANDE POBLEMA COM CAMBIO NO INICIO. PRIMEIRO O CAMBIO ORIG 3 MARCHAS QUEBROU E DAI ENTAO FORAM 4 CAMBIOS DE CHEVETES QUEBRADOS 3 CAMBIOS ERAM 4 MARCHAS E 1 5.. NENHUM AGUENTOU O O TRANCO....LOGICO USO MEU JEEP PARA TRILHAS. NAO AGUENTOU. SO SE VC FOR USAR O JEEP PRA ON ROAD..

Nossa, :shock: 5 câmbios...:pensativo:

Ainda bem que meu Jeep é bom...:dance:

anderson_wzorek
28/02/2010, 22:13
Rapaz....5 cambios???

Eu tive a sorte de estar com o mesmo cambio de chevette a quase 2 anos,e ate agora só alegria
e nd de trilha leve,só pauleira :twisted:
inclusive arrastei uma toyota bandeirantes por uns 30 km e usei quarta marcha :dance:

GBarros
01/03/2010, 18:13

pois é meu amigo, o problema é que existem adaptações e "adaptações", ok. Se quebrou 5 cambios, foram 5 vezes que persistiu o erro ou defeito. tenho no meu jeep um cambio 5 marchas do chevete com motor de opala 4cc. O unico problema dele foi só a instalação bem feita, e só. Nunca me deu problema. Estou satisfeito!

Ian Jeep
04/03/2010, 21:42
Iai pessoal como andam as obras?
Sou mais um prestes a adaptar essa configuração, cx cheva X BF!
Se alguém puder postar fotos da flange da capa seca e da posição das alavancas, ficarei grato! :concordo:
ai vão algumas fotos de celular do projeto.

abraços.

Ian Jeep
21/03/2010, 18:12
iaew ALL..,
Semana passada terminamos a adp, caixa chevy x bf, ainda nao tivemos tempo de testar de verdade por causa dos imprevistos, a alavanca quebrou bem na solda, mas jah solucionada e o pedal de freio q fico pegando no garfo da embreagem q jah esta sendo solucionado!
ai vao algumas fotos pra compartilhar com os amigos :concordo:
abraços

Jambu
21/03/2010, 18:23
Já postei essa questão mas lá vai ela de novo, quem sabe alguém que não viu da outra vez possa me ajudar nessa: Quero colocar a caixa de chevette 5m no troller RF Sport, motor AP a gasolina. Esse flange existe por aí fácil. Mas como resolver o problema da reduzida desse carro? Alguém sabe se existe o flange para a reduzida borg warner ou se vale mais a pena colocar outra reduzida? Obrigado.:parede:

Sidnei Diogo
21/03/2010, 21:40
Já postei essa questão mas lá vai ela de novo, quem sabe alguém que não viu da outra vez possa me ajudar nessa: Quero colocar a caixa de chevette 5m no troller RF Sport, motor AP a gasolina. Esse flange existe por aí fácil. Mas como resolver o problema da reduzida desse carro? Alguém sabe se existe o flange para a reduzida borg warner ou se vale mais a pena colocar outra reduzida? Obrigado.:parede:

Jambu, se você conseguir algumas fotos da reduzida e da forma com que ela é acoplada no câmbio, posso dar alguma opinião; infelizmente não tenho referências por aqui. Adaptações são sempre possíveis, basta muita atenção, disposição e calma para fazer as coisas devagar e bem feitas.

[ ]'s

Jambu
21/03/2010, 22:14
Jambu, se você conseguir algumas fotos da reduzida e da forma com que ela é acoplada no câmbio, posso dar alguma opinião; infelizmente não tenho referências por aqui. Adaptações são sempre possíveis, basta muita atenção, disposição e calma para fazer as coisas devagar e bem feitas.

[ ]'s
vou providenciar as fotos.

Robertux
22/03/2010, 12:39

Pode até ser que alguém consiga lhe ajudar aqui, afinal muitos são mecânicos que não mexem exclusivamente com willys, mas o correto seria vc postar essa dúvida no forum dos Trollers, provavelmente terá mais gente que conhece essa reduzida e, talvez, até alguém que já tenha feito essa adptação.

Julinot
22/03/2010, 13:42
Parabéns... muito bacana.
Vocês mataram a cobra e irão mostrar o pau.
Só tenho ouvido que fulano falou que beltrano disse que alguém colocou o câmbio do Chevette no BF-161, mas ainda não vi ninguém vir a público dizer como afinal ficou a coisa.

Os teste que vocês vão realizar estão sendo aguardados por uma legião de interessados no assunto.

Mais uma vez... parabéns.

Abraços.

iaew ALL..,
Semana passada terminamos a adp, caixa chevy x bf, ainda nao tivemos tempo de testar de verdade por causa dos imprevistos, a alavanca quebrou bem na solda, mas jah solucionada e o pedal de freio q fico pegando no garfo da embreagem q jah esta sendo solucionado!
ai vao algumas fotos pra compartilhar com os amigos :concordo:
abraços

Ian Jeep
22/03/2010, 14:11
Parabéns... muito bacana.
Vocês mataram a cobra e irão mostrar o pau.
Só tenho ouvido que fulano falou que beltrano disse que alguém colocou o câmbio do Chevette no BF-161, mas ainda não vi ninguém vir a público dizer como afinal ficou a coisa.

Os teste que vocês vão realizar estão sendo aguardados por uma legião de interessados no assunto.

Mais uma vez... parabéns.

Abraços.
Valeu Julinot...
Postei justamente por sua causa :-D aiuosiaoisusiaudo
Brigaão mas uma vez, ah e os testes eu postarei com certeza :concordo:
abçraos

Sasquatch
22/03/2010, 14:27
tenho interesse arquivo das caixas CL2205
se der me envia por e-mail:
chmacedo@terra.com.br

{4x4}´s

Poderia me mandar no meu e-mail tambem?
carlossasquatch@gmail.com

Obrigado

Sasquatch
22/03/2010, 14:31
Cover e ALL, meu CJ-5, assim como o do Anderson (fala aí Anderson; BLZ?), tem pneus Tork 32" suspa de Toy Band, motor GM-151 mexido para 2.8, turbinado a álcool e por aí vai... só faz trilha pesada há 3 anos e é só alegria. melhor que isso, só um "Clarkão" mesmo. Mas tem de ser bem feito, principalmente quanto às folgas axiais (a 4° marcha do cheva é 1:1 e o eixo dela liga direto no eixo piloto) e também tanto faz a de 4 ou de 5m pois é o mesmo câmbio, só que sem over-drive.

Quanto às alavancas, o meu ficou 80mm para trás do original. Precisei apenas abrir um pouco mais a chapa que cobre o câmbio no assoalho.

Depois posto uns links de vídeo dele em ação...

[ ]'s

Sidnei, vc poderia me falar qual a taxa de compressão vc esta usando nesse motor 2.8 e quanto usa de turbina?

O Cambio do chevete é o 4 marchas?

Obrigado

Carlos Loureiro

Mauricio Rotta
22/03/2010, 15:17
Iai pessoal como andam as obras?
Sou mais um prestes a adaptar essa configuração, cx cheva X BF!
Se alguém puder postar fotos da flange da capa seca e da posição das alavancas, ficarei grato! :concordo:
ai vão algumas fotos de celular do projeto.

abraços.

Você ainda não acoplou a Caixa de Transferência ao seu câmbio? Vai ficar com o Jeep 4x4.

Julinot
22/03/2010, 17:44
Cara... se tem uma coisa que falam bem do Jeep, é justamente a caixa de transferência. Parece que não vale mesmo a pena mudar...

Abraços.

Você ainda não acoplou a Caixa de Transferência ao seu câmbio? Vai ficar com o Jeep 4x4.

Julinot
22/03/2010, 17:45
Caramba, Ian... muito obrigado, mesmo.
Estou ansioso para ver os resultados.

Abraços.

Valeu Julinot...
Postei justamente por sua causa :-D aiuosiaoisusiaudo
Brigaão mas uma vez, ah e os testes eu postarei com certeza :concordo:
abçraos

torpedo
22/03/2010, 22:25
Achei um site com a flange e com fotos...olhem
FLANGE ADAPTADOR REDUZIDA WILLYS x CÂMBIO CHEVETTE
http://www.adapbrasil.com.br/produtos.htm#5
http://www.adapbrasil.com.br/img/fotos/13.jpg
Manuais para download: http://www.adapbrasil.com.br/manual.htm

Julinot
24/03/2010, 13:40
Ontem recebi a revista Off-Road em casa e vi que estão veiculando a propaganda de um flange câmbio chevette motro bf-161. Acho que é da AdapBrasil.

Aos poucos parece que vai virando realidade, mesmo.
O depoimento do nosso amigo Ian vai ser definitivo.
Saberemos afinal se a idéia é boa mesmo.

Abraços.

Ian Jeep
24/03/2010, 20:20
Abraços.[/quote]

Ñ, ainda nao, ta faltando verba no momento, mas logo logo ganahara um legitimo 4x4!! :concordo:

Caramba, Ian... muito obrigado, mesmo.
Estou ansioso para ver os resultados.Abraços.
Blz Julinot...?
Ontem dei umas voltinhas na quadra, a principio sem problema nenhum!
Ficou com uma arrancada boa, passa as marchas bem justinhas, a ré nao tem mas o problema de ta soltando rsrsrsrs. e é isso:concordo:
Logo mais realizaremos testes mas apropriados!
Abraçaos

Marcelo
24/03/2010, 21:19
Julinot,

Essa flange (BF + Chevette) existe já faz um tempinho pra vender na Garra4x4. Inclusive com o conjunto da embreagem com as modificações necessárias.

[s]

Julinot
28/03/2010, 21:12
obrigado, marcelo...
mas na verdade agora é que estão começando aparecer colegas como o Ian Jeep para dizerem como ficou.

abraços...

Ian Jeep
28/03/2010, 21:51
Julinot,

Essa flange (BF + Chevette) existe já faz um tempinho pra vender na Garra4x4. Inclusive com o conjunto da embreagem com as modificações necessárias.

[s]
Boa noite a todos!
No caso da flange, fomos nos mesmos q "fabricamos", so as chapas mesmo a capa seca continua a mesma.
Bom o resultado ficou ÓTIMO :concordo:, muito bom, eu particularmente gostei muito, nao medi ainda o consumo.
Hoje fiz um percursos mas longo numa avenida, engatando todas as marchas perfeitamente, de 5º sem pisar quase nada pego 60Km/h molinho com pneus 30'!
bom e isso, abraçao :concordo:

Julinot
29/03/2010, 20:24
ian, esse teu comentário sobre "de 5a sem pisar qase nada pego 60Km\h molinho", era uma das cosas que eu queria ouvir. eu sempre achei que pelo bom escalonamento desse câmbio, e pelo bom torque do bf-161 em baixa, seria possível obter bons resultados de consumo. veja,não estou falando de 10Km\litro, mas um ganho consistente e realístico. sei lá... se você medir e me disser que conseguiu, por exemplo, 8Km\litro... será ótimo. é claro que não é só consumo... é conforto - menos barulho, maciez -, e menos esforço do velho motor. mas agora que você está para começar a devolver alguns resultados... eu não acho mais nada, porque vamos ter a verdade.

manda brasa ai... sem pressa, com calma.

abraços.

GBarros
31/03/2010, 18:20
Gostaria de saber se alguem já montou a seguinte configuração em seu Jeep:
- motor opala 4cc 151 gas
- caixa chevette 5 marchas
- rodas aro 16 com pneus 7.50/16
- relação 8/43

Estou perguntando, pois o meu está com esta configuração, tirando apenas a relação do diferencial, que é 9/44. To achando ela muito longa, o jeep desenvolve bem, mas 4ª marcha é só de vez em quando, e a terceira marcha está muito longa, sendo que o consumo tá aumentando por causa disso. Parece que entre a 3ª e a 4ª tem um buraco enorme, e que somente quando pego muita velocidade a 4ª marcha pode ser engatada. E a 5ª nem se fala né. Acho que se coloquei a 5ª marcha algum dia, foi com o jeep parado, rs... Gostaria de saber se alguem que tenha a relação 8/43 em seu jeep e nesta configuração, fica melhor, ou pior, pois este negocio de relação de diferencial é meio confuso pra mim.

valeu e obrigado!

Rodrigo Baratti
01/04/2010, 07:16
Gostaria de saber se alguem já montou a seguinte configuração em seu Jeep:
- motor opala 4cc 151 gas
- caixa chevette 5 marchas
- rodas aro 16 com pneus 7.50/16
- relação 8/43

Estou perguntando, pois o meu está com esta configuração, tirando apenas a relação do diferencial, que é 9/44. To achando ela muito longa, o jeep desenvolve bem, mas 4ª marcha é só de vez em quando, e a terceira marcha está muito longa, sendo que o consumo tá aumentando por causa disso. Parece que entre a 3ª e a 4ª tem um buraco enorme, e que somente quando pego muita velocidade a 4ª marcha pode ser engatada. E a 5ª nem se fala né. Acho que se coloquei a 5ª marcha algum dia, foi com o jeep parado, rs... Gostaria de saber se alguem que tenha a relação 8/43 em seu jeep e nesta configuração, fica melhor, ou pior, pois este negocio de relação de diferencial é meio confuso pra mim.

valeu e obrigado!

Meu jeep tá quase com essa configuração, a unica diferença é o pneu que é um 32", mas a diferença é desconsideravel.

Fica muito bom, a 4ª marcha eu engato a exatos 80 km/h e vai bem até os 100 km/h mantendo essa velocidade em qualquer subida sem esforço, nunca passei muito disso chegando no maximo a 111 km/h (GPS).
Em 3ª a 80 km/h a rotação está 3900/4000 RPM qdo engata 4ª cai para 2900/3000 RPM.
Já a 5ª realmente é muito dificil usar, pela questão da velocidade mesmo. Só usei em viagens em estradas planas ou trechos de descidas, mas diria que é uma marcha desnecessaria nessa configuração.

[]

Sidnei Diogo
05/04/2010, 22:48
Sidnei, vc poderia me falar qual a taxa de compressão vc esta usando nesse motor 2.8 e quanto usa de turbina?

O Cambio do chevete é o 4 marchas?

Obrigado

Carlos Loureiro

Opa! Desculpe a demora na resposta, mas estava sem notificação.

A taxa é a do Opala álcool com o cabeçote rebaixado em 0,9mm (se não me engano, 11:1), com comando 286 e uso 800gr de pressão numa turbina Garret .50.

[ ]'s

Mazaropi-RJ
06/04/2010, 10:39
Sidnei Diogo, Na pagina 55 vc fez a seguinte citação ( colei parte do seu post ) :

Meu cambio apresenta o mesmo problema qdo tiro o pé do acelerador em rotações mais altas... A pergunta é : Vc conhece quem monte um eixo com a solução dada por vc ?

Abçs

Claudio Almeida Machado
07/04/2010, 05:46
Sidney,

Se meu eixo que liga a T-case com o cambio for bem travado eu terei este problema também? Outra dúvida e em relação ao cambio, esta observação que vc fez sobre o travamento do eixo primario se refere ao cambio de 4M ou 5M, ou os dois tipos de cambio? No cambio 4 M já vi colocar um reforço sobre o anel de trava da engrenagem da Ré, pois ela é travada com um anel de trava que solta também.

Vc usa cambio de 4M?

Abraço

Sasquatch
08/04/2010, 18:37
Opa! Desculpe a demora na resposta, mas estava sem notificação.

A taxa é a do Opala álcool com o cabeçote rebaixado em 0,9mm (se não me engano, 11:1), com comando 286 e uso 800gr de pressão numa turbina Garret .50.

[ ]'s

Sidnei, obrigado pela resposta, ainda em tempo, esse motor foi vc mesmo que montou ou foi um mecanico?

Chevi
08/04/2010, 19:38
Apesar de já ter lido alguns dizendo que a caixa não aguenta este motor, há também relatos ao contrário... Bom, acho que vou arriscar.

Dúvidas: esta caixa precisa de algum flange para ligar ao motor do Opala ou é Plug&Play? Qual embreagem e capa seca a usar?

E, por último, alguém tem indicação de flange para a cx de transferência do willys?

Abs,

Paccar
08/04/2010, 20:26
Acho que ela não aguenta , coloca a do Opala 5m , do Kadett ou Monza

Rodrigo Baratti
08/04/2010, 21:17
Apesar de já ter lido alguns dizendo que a caixa não aguenta este motor, há também relatos ao contrário... Bom, acho que vou arriscar.

Dúvidas: esta caixa precisa de algum flange para ligar ao motor do Opala ou é Plug&Play? Qual embreagem e capa seca a usar?

E, por último, alguém tem indicação de flange para a cx de transferência do willys?

Abs,

A cx do opala é praticamente a mesma que do chevette com varias peças em comum.

Na minha eu usei o eixo piloto do opala (c/ rolamento tb do opala) ao invés de cortar e emendar a do chevete e foi tudo P&P.

Minha flange é DeepTec parece original.

[]

Sidnei Diogo
11/04/2010, 18:55
...Meu cambio apresenta o mesmo problema qdo tiro o pé do acelerador em rotações mais altas... A pergunta é : Vc conhece quem monte um eixo com a solução dada por vc?

Bom, as que monto, eu mesmo faço. Existe duas opções para o eixo-piloto:
1- Usar o rolamento do Opala e fazer um canal com lixadeira e disco de corte de 1mm de acordo com a espessura deste rolamento.
2- Usa o rolamento do chevette e fazer uma luva de compensação para o diâmetro externo, com rebaixo para a trava externa.

Para a fixação do eixo-secundário/rolamento da T-Case, a opção é a construção de um eixo com ressalto.

Todas as opções citadas possuem fotos ou desenhos anexados aqui mesmo no tópico. Caso alguém necessite de maiores esclarecimentos, terei prazer em responder via MP ou e-mail.

[ ]'s

Sidnei Diogo
11/04/2010, 19:03
Sidney,

Se meu eixo que liga a T-case com o cambio for bem travado eu terei este problema também? Outra dúvida e em relação ao cambio, esta observação que vc fez sobre o travamento do eixo primario se refere ao cambio de 4M ou 5M, ou os dois tipos de cambio? No cambio 4 M já vi colocar um reforço sobre o anel de trava da engrenagem da Ré, pois ela é travada com um anel de trava que solta também.

Vc usa cambio de 4M?

Abraço

Na parte do eixo-piloto, o post anterior acho que responde. Quanto ao eixo que liga à T-Case, o problema, no 4 marchas pode ser resolvido como vc falou; já no 5 marchas a questão é outra, o sistema utilizado pela Deeptec trava o eixo apenas pelo encosto do rolamento e do parafuso e isso, sem querer depreciar a marca (que eu gosto bastante), não é suficiente, sendo necessária a modificação do eixo ou um anel de trava pelo lado de dentro da T-Case (esta opção ainda não usei).

Eu uso o 5 marchas, até porque a opção da 5° Over-drive é bastante interessante, e acho a 4marchas muito fraquinha fisicamente.

Como disse, maiores detalhes, via MP.

[ ]'s

Sidnei Diogo
11/04/2010, 19:05
Sidnei, obrigado pela resposta, ainda em tempo, esse motor foi vc mesmo que montou ou foi um mecanico?

Foi montado na retífica de um amigo sob orientação direta minha, ou seja, fiz a parte mecânica e ele a de retífica.

[ ]'s

Sidnei Diogo
11/04/2010, 19:08
...esta caixa precisa de algum flange para ligar ao motor do Opala ou é Plug&Play? Qual embreagem e capa seca a usar?

Precisa da capa-seca do Opala moderno e a embreagem pode ser a do Opala, melhor a do 6 cc, e rolamento e garfo tbm do Opala.

Quanto à flange, se quiser, me manda uma MP.

[ ]'s

Sidnei Diogo
11/04/2010, 19:10
Acho que ela não aguenta , coloca a do Opala 5m , do Kadett ou Monza

A caixa do Opala 5 marchas é exatamente a do Chevette, só muda a capa-seca. A do Kadett ou Monza requer uma adaptação totalmente diferente...

[ ]'s

Sidnei Diogo
11/04/2010, 19:15
...Na minha eu usei o eixo piloto do opala (c/ rolamento tb do opala) ao invés de cortar e emendar a do chevete e foi tudo P&P.

Minha flange é DeepTec parece original.

[]

Na verdade, não é necessário emendar o eixo do chevette, e sim fixá-lo axialmente, isto também se aplica ao eixo do Opala, do contrário, com o tempo poderá escapar as marchas "ímpares".

Vejo que vc utiliza tomada de força e, como disse que usa Deeptec, com fêz para fixar a engrenagem da T-case? Ela é fixada pelo próprio encosto do rolamento da tomada, não é isto? Se não usasse a tomada, necessitaria travar o eixo secundário.

[ ]'s

Rodrigo Baratti
11/04/2010, 20:30
Na verdade, não é necessário emendar o eixo do chevette, e sim fixá-lo axialmente, isto também se aplica ao eixo do Opala, do contrário, com o tempo poderá escapar as marchas "ímpares".

Vejo que vc utiliza tomada de força e, como disse que usa Deeptec, com fêz para fixar a engrenagem da T-case? Ela é fixada pelo próprio encosto do rolamento da tomada, não é isto? Se não usasse a tomada, necessitaria travar o eixo secundário.

[ ]'s

Meu kit da deeptec não tinha aquela tampa que calça o eixo, o sistema é diferente e o alongador do eixo que vem com o kit tem uma porca com cupilha para fixar a engrenagem da T-case, similar ao original mas de diametro maior.
Como essa porca é grande foi preciso ajusta-la para encaixar na tomada de força.
Quem montou tudo foi um especialista em cambios e não sei ao certo como ficou, pois já me entregou montada. Ele falou que deu um trabalhinho, montou e desmontou ajustando 8 vezes até o engate ficar perfeito.

[]

anderson_wzorek
11/04/2010, 20:45
Salve galera

Ja uso caixa de chevette e opala 4cc a certo tempo,e posso afirmar que é uma puta caixa,a adaptalão td foi feita de acorod com esse tópico e executada por mim mesmo,quem acampanhou o topico vai ver varia postagens minhas....em fim a caixa é super boa.

No momento estou reformando o jeep e trocando de motor,to partindo para um GM 6CC alccol.
Tenho um pouco de receio de montar com a caixa de chevette,embora ja vi jeeps com essa configuração e rodam muito bem.

E ai sera que montor com o cambiuo de chevette mesmo?

Sidnei oque acha?

o jeep ia ficar chique com motor de opala 6cc e caixa de cheva uhahuahuuha

E ai oque acham?

abraços

anderson_wzorek
12/04/2010, 23:34
Ninguem se habilita?
algum palpite?

abraços

Chevi
13/04/2010, 10:37
Ninguem se habilita?
algum palpite?

abraços

Pois é, Anderson, essa também é minha dúvida. Há várias pessoas que afirmam que não dá, a caixa de chevette não aguentará o 6 cilindros do Opala (meu motor é o mesmo que o seu novo).

Mas aí me dizem que a caixa do Opala é "praticamente" igual a do Opala. É de se presumir que a caixa do Opala aguente o motor do Opala :lol:... Se isso for verdade, seria possível instalar a caixa do Opala que, como a do Chevette, não é muito cara. :pensativo:

Mas também estou atras desta resposta: Opala 6 canecos + chevette 5M, é uma casadinha que dá certo???

Alguém, que faça trilhas, tem esta configuração para dividir conosco suas experiências??? :rolleyes:

[ ]s

Rodrigo Baratti
13/04/2010, 12:06
Se isso for verdade, seria possível instalar a caixa do Opala que, como a do Chevette, não é muito cara. :pensativo:

É justamente aí que está o pulo do gato, a cx do opala é mais comprida que a do chevette e reduz muito o tamanho do cardan e coloca a alavanca praticamente no banco de trás :mrgreen:, o que dificulta sua adaptação no jeep, além de não haver flanges para a T-case prontas no mercado.
Internamente é a mesma cx.

1 - Chevette
2 - Opala

[]

Rodrigo Baratti
13/04/2010, 12:13
Salve galera

Ja uso caixa de chevette e opala 4cc a certo tempo,e posso afirmar que é uma puta caixa,a adaptalão td foi feita de acorod com esse tópico e executada por mim mesmo,quem acampanhou o topico vai ver varia postagens minhas....em fim a caixa é super boa.

No momento estou reformando o jeep e trocando de motor,to partindo para um GM 6CC alccol.
Tenho um pouco de receio de montar com a caixa de chevette,embora ja vi jeeps com essa configuração e rodam muito bem.

E ai sera que montor com o cambiuo de chevette mesmo?

Sidnei oque acha?

o jeep ia ficar chique com motor de opala 6cc e caixa de cheva uhahuahuuha

E ai oque acham?

abraços

Se vc já tem a cx adaptada no 4cc, troca o motor pelo 6cc que é P&P, pois vc já usa a capa seca do 6cc e põe para moer.

Depois conta pra gente como tá andando.

[]

fugger
13/04/2010, 12:31
Se vc já tem a cx adaptada no 4cc, troca o motor pelo 6cc que é P&P, pois vc já usa a capa seca do 6cc e põe para moer.

Depois conta pra gente como tá andando.

[]

É o que eu faria...

ou usaria aquela minha 260T que te ofereci :mrgreen:

[]´s

Fabio Cortez
13/04/2010, 17:54
Eu acho que se andar na manha aguenta....difícil é fazer isso....
Um colega meu tem um opala 4.1, andava com pé em baixo e já quebrava...Agora ele aumentou para 4.4 e comprou varias caixas de reserva...
Outro porém, opala é um carro de asfalto, então a caixa não leva tanto tranco assim. Já na trilha a coisa muda de figura...é tranco toda hora em subidas ingremes, redução, etc...

Ps. Tô precisando de uma alavanca do cãmbio e do garfo da embreagem do cheva 5m, alguém tem pra vender?

Att.

anderson_wzorek
13/04/2010, 23:18
sei que não é nosso caso,mas vale a experiencia
Conversei com pessoal chevetteiro que coloca motor de opala 6cc,e eles mantem a caixa do chevette mesmo,dizem que quebra o diferencial e a caixa aguenta numa boa,
Ja pude ver pessoalmente esses chepallas em ação,e os camaradas não perdoam.
Mas cada caso é um caso.

Quanto a semelhança a caixa do opala acho que é verdade sim,pois estive verificando uma caixa de um anel sincronizador,ele esta especificado para opala e para chevette 5m.

Como ja tenho td a adaptação da caixa,não tenho muito a perder,o negocio é assim que o motor tiver pronto colocar td pra moer e ver oque vai dar hehe

se alguem tiver mais experiencias por favor poste aqui para a gente

abraços galera

Sidnei Diogo
16/04/2010, 21:18
sei que não é nosso caso,mas vale a experiencia
Conversei com pessoal chevetteiro que coloca motor de opala 6cc,e eles mantem a caixa do chevette mesmo,dizem que quebra o diferencial e a caixa aguenta numa boa,
Ja pude ver pessoalmente esses chepallas em ação,e os camaradas não perdoam.
Mas cada caso é um caso.

Quanto a semelhança a caixa do opala acho que é verdade sim,pois estive verificando uma caixa de um anel sincronizador,ele esta especificado para opala e para chevette 5m.

Como ja tenho td a adaptação da caixa,não tenho muito a perder,o negocio é assim que o motor tiver pronto colocar td pra moer e ver oque vai dar hehe

se alguem tiver mais experiencias por favor poste aqui para a gente

abraços galera

Fala Anderson:concordo:

Desculpe a demora na resposta. Tem uns camaradas aqui que possuem 2 250-S, um para aquelas provas de fritar pneu (que não sei o nome) e outro prá racha e os dois estão com câmbio Cheva. O relato deles é o mesmo: estoura o diferencial e o câmbio aguenta. Este câmbio que postaram aí atrás é menos resistente que os CL 2205 e com câmbio não tem essa de "tranco", a não ser que haja folga axial, assunto que já tratamos por aqui.
É certo que há um torque máximo a considerar mas, como disseram, eu arriscaria. É muito mais fácil estourar câmbio no asfalto em 5° do que em trilha com reduzida acionada e a relação do chevette (que é bem mais reduzida que a do próprio Jeep)

Manda bala aí garoto...:pipoca:

[ ]'s

anderson_wzorek
16/04/2010, 21:33
Fala Sidnei

Vou terminar de montar o motor e vou colocar acaixa de chevette
ai vamos ver o barulho sem aliviar o pé kkkkkk

Vou mantento o tópico com novidades
abraços

Jambu
16/04/2010, 22:11
Uma pergunta pros amigos: Alguém tem uma foto aí com a caixa + flange + reduzida instalada ou explodida?

anderson_wzorek
16/04/2010, 23:04
Amigo
abaixo segue uma foto do meu conjunto antingo conjunto motor de opala 4cc+cambio chevette 5m+flange e reduzida willys
qualquer duvida estamos ai

abraços
Anderson

Sidnei Diogo
17/04/2010, 00:57
Uma pergunta pros amigos: Alguém tem uma foto aí com a caixa + flange + reduzida instalada ou explodida?

Vai mais umas aí:

221328

221329

221330

Chevi
19/04/2010, 12:06
Precisa da capa-seca do Opala moderno e a embreagem pode ser a do Opala, melhor a do 6 cc, e rolamento e garfo tbm do Opala.

Quanto à flange, se quiser, me manda uma MP.

[ ]'s
Sidnei,

Te passei uma MP 12/4, confirme aí se chegou. :-D

Caupet
19/04/2010, 17:43
Vai mais umas aí:

221328

221329

221330

Ola meu amigo você teria o projeto destes flanges que e preciso para fazer esta adaptação ???

Rodrigo Baratti
19/04/2010, 18:14
Ola meu amigo você teria o projeto destes flanges que e preciso para fazer esta adaptação ???

é um kit: DEEPTEC (http://www.deeptec4x4.com.br)

[]

nino-ed
27/04/2010, 11:09
Bom amigos,

Estou no mesmo barco que muitos...

Colocando motor de opala e aproveitando colocando o cambio de chevette,porem........tenho que trocar a cx de direção original, pq esta pegando no motor
Breve explicação
Para não mexer no "berço do cambio"..o mecanico pediu para comprar a flange da DeepTec...pelo gabarito que ele fez, ficou otimo...o cambio no mesmo lugar praticamente...o motor veio um pouco pra frente...mas num atrapalhou.... mas a caixa de direção (original) esta pegando no motor . Sei que tem muitos tipos de adaptaçoes com esse motor e cambio junto... tudo depende da flange e do posicionamento do motor
Minha duvida é

ALGUEM JÁ VIU UM CASO PARECIDO COM O MEU???... colocando hidraulica do opala

....... ANSIOSO PRA VER O BIXO ANDANDO

Abraço

Rodrigo Baratti
27/04/2010, 11:56
Bom amigos,

Colocando motor de opala e aproveitando colocando o cambio de chevette,porem........tenho que trocar a cx de direção original, pq esta pegando no motor
Breve explicação
Para não mexer no "berço do cambio"..o mecanico pediu para comprar a flange da DeepTec...pelo gabarito que ele fez, ficou otimo...o cambio no mesmo lugar praticamente...o motor veio um pouco pra frente...mas num atrapalhou.... mas a caixa de direção (original) esta pegando no motor . Sei que tem muitos tipos de adaptaçoes com esse motor e cambio junto... tudo depende da flange e do posicionamento do motor
Minha duvida é

Abraço

Se vc tem que tirar a cx de direção do cofre do motor.

Pode passar ela para baixo do chassi usando a cx do santana ou para frente usando cx do opala (hidraulica ou mecanica) ou S10.
Isso vai depender muito do tipo de pneu e uso do jeep.

Para todas essas adaptações tem uma vasta gama de tópicos no fórum.

[]

nino-ed
27/04/2010, 13:52
Se vc tem que tirar a cx de direção do cofre do motor.

Pode passar ela para baixo do chassi usando a cx do santana ou para frente usando cx do opala (hidraulica ou mecanica) ou S10.
Isso vai depender muito do tipo de pneu e uso do jeep.

Para todas essas adaptações tem uma vasta gama de tópicos no fórum.

[]

Eu só fiquei curioso com a situação, pois nunca tinha visto/ouvido falar que esse tipo de adaptação teria que trocar a caixa de direção...

Por nao querer mexer no berço da caixa de cambio...tenho que adaptar outra cx de direção.

Mas já esta definido que a caixa vai ser do opala....

Valeww

p.peleje
27/04/2010, 14:06
Eu só fiquei curioso com a situação, pois nunca tinha visto/ouvido falar que esse tipo de adaptação teria que trocar a caixa de direção...

Por nao querer mexer no berço da caixa de cambio...tenho que adaptar outra cx de direção.

Mas já esta definido que a caixa vai ser do opala....

Valeww

Sim, isso é normal acontecer, não só no seu caso, mas com outros motores tb.

Por um lado é até bom, pq ai vc já arranca a original, e coloca algo mais confiável. O famoso Já que........

Abs e boa sorte

Denis Takashi
27/04/2010, 15:48
Bom amigos,

Breve explicação
Minha duvida é

Abraço

Perguntinha meio besta :

Pra que deixar o cambio no mesmo lugar ??? Só pra não mexer em cardãs ??? Já Adaptei inúmeros motores em Cj´s e SEMPRE tivemos de mexer na posição do câmbio.

Meu, repensa essa "economia", como seu motor veio mais para frente, provavelmente a caixa esteja com interferencia na parte de trás do motor( Onde vai a capa seca, e o motor é mais "largo") , caso seu motor estivesse um pouco mais para trás , talvez isso não aconteceria...

Não que esteja gorando o negocio : mas e a "bola " do Diferencial ?? Não vai ficar muito perto do carter ?? E a hélice ?? Não vai ficar muito perto do radiador ??

E por último : Dica de quem já mexe com Cambio de chevette à tempos : Antes de ter um cambio bom, tenha freios e direção bons, porque o carro fica muito mais rápido...

Abraços

nino-ed
27/04/2010, 16:59
Perguntinha meio besta :

Pra que deixar o cambio no mesmo lugar ??? Só pra não mexer em cardãs ??? Já Adaptei inúmeros motores em Cj´s e SEMPRE tivemos de mexer na posição do câmbio.

Meu, repensa essa "economia", como seu motor veio mais para frente, provavelmente a caixa esteja com interferencia na parte de trás do motor( Onde vai a capa seca, e o motor é mais "largo") , caso seu motor estivesse um pouco mais para trás , talvez isso não aconteceria...

Não que esteja gorando o negocio : mas e a "bola " do Diferencial ?? Não vai ficar muito perto do carter ?? E a hélice ?? Não vai ficar muito perto do radiador ??

E por último : Dica de quem já mexe com Cambio de chevette à tempos : Antes de ter um cambio bom, tenha freios e direção bons, porque o carro fica muito mais rápido...

Abraços
Denis,
Sobre a posição do cambio...o mec comentou para nao alterar..senao causaria alguns problemas ....(Equilibrio do jipe)...como o cara mexe a muito tempo com jipe e os serviços do cara são só elogios...dei meu voto de confiança

Fiz essas perguntas que vc esta me fazendo pro mecanico....radiador, problema do motor mais pra frente.... Ele me informou que não iria ter nenhum problema com isso...como estou indo ver o jipe só de fds...num posso ti garantir nada...

Esperando ver pra crer

Abraços 4x4

Julinot
19/05/2010, 08:22
fala í, Ian.
quais são as novidades ?
tem andado muito no "jeep novo" ?
alguma nova impressão pra galera aqui ?

abraços...

Abraços.

Ñ, ainda nao, ta faltando verba no momento, mas logo logo ganahara um legitimo 4x4!! :concordo:

Blz Julinot...?
Ontem dei umas voltinhas na quadra, a principio sem problema nenhum!
Ficou com uma arrancada boa, passa as marchas bem justinhas, a ré nao tem mas o problema de ta soltando rsrsrsrs. e é isso:concordo:
Logo mais realizaremos testes mas apropriados!
Abraçaos[/QUOTE]

bajeiro do sul
19/05/2010, 08:50
Vamos continuar. Este assunto esta ficando interessante.

Para quem já fez esta flange para adaptar o cambio do Chevette da T-case, qual o custo?
Amigo

nem vale a pena mandar fazer, encontrei de um cara de curitiba que esta no mercado livre, por R$ 330,00 em tres veses no cartão, o flange deu certinho entre o cambio chevette 5m e tcase willys, ficou muito bom

abraço

Ian Jeep
19/05/2010, 18:57
fala í, Ian.
quais são as novidades ?
tem andado muito no "jeep novo" ?
alguma nova impressão pra galera aqui ?

abraços...

Ia amigo Julinot, tranquilo?

Cheguei agora pouco com o jeep, o Dom Quixote esta uma belezura, melhor impossível!
Por esses tempos devo fazer uma viagem até Jaci (200Km) pra ver se o bixo ta bacana mesmo :concordo:
Ainda nao medi o consumo, mas logo realizarei essa tarefa!
um grande abraço :concordo:

Julinot
21/05/2010, 14:06
E aí... gente boa ?!
Teria mandado uma MP, mas parece que as MPs para você estão desabilitadas. Pois é... quer dizer que é só felicidade ?!
Esse consumo... realmente eu gostaria de saber.
Mas só de ver o BF-161 em rotações masi baixas, sendo poupado... isso já seria ótimo. Estão falando de um flange por 330,00 no Mercado Livre que parece estar muito bom. Isso, mais um bom câmbio de chevette... por uns 1.000 e pouco o Jeep fica bem mais confortável de dirigir, e agradável.

No momento esotu com outros problemas no meu CJ: arrefecimento, freios, barulhos demais, etc. Mas resolvendo isso voltarei ao projeto do câmbio.

Vê se consegue medir o bendito consumo.

Muito obrigado,
Julinot.

Ia amigo Julinot, tranquilo?

Cheguei agora pouco com o jeep, o Dom Quixote esta uma belezura, melhor impossível!
Por esses tempos devo fazer uma viagem até Jaci (200Km) pra ver se o bixo ta bacana mesmo :concordo:
Ainda nao medi o consumo, mas logo realizarei essa tarefa!
um grande abraço :concordo:

Ian Jeep
21/05/2010, 17:54
E aí... gente boa ?!
Teria mandado uma MP, mas parece que as MPs para você estão desabilitadas. Pois é... quer dizer que é só felicidade ?!
Mas só de ver o BF-161 em rotações masi baixas, sendo poupado... isso já seria ótimo. Estão falando de um flange por 330,00 no Mercado Livre que parece estar muito bom. Isso, mais um bom câmbio de chevette... por uns 1.000 e pouco o Jeep fica bem mais confortável de dirigir, e agradável.

No momento esotu com outros problemas no meu CJ: arrefecimento, freios, barulhos demais, etc. Mas resolvendo isso voltarei ao projeto do câmbio.

Muito obrigado,
Julinot.

opa...

Minhas MP's tao normais, esses dias recebi uma! deve ser algum item selecionado na sua configuração!
Então, to muito feliz sim! :dance:
O jeep fica muito mas solto, confortavel e agradável com vc disse!
O consumo vai diminuir com certeza, o jeep em 4ºm o rpm fica em torno de 1.500 a 1.700 (de ouvido), a quinta raramente se usa pois as quadras aki sao muito curtas!
Bom minha caixa comprei por 100k + a minha caixa original 4m e a flange, paguei 50k pela chapa!
Abraços :concordo:

Francisco Maciel
22/05/2010, 00:36
Pessoal, pra quem interessar... foi assim que o cambio do chevette ficou depois de instalado no jeep. Aparentemente a posição das alavancas permaneceu a mesma, não tive que alterar o cardã, apenas desloquei o motor um pouco pra frente.

fugger
22/05/2010, 11:21
...apenas desloquei o motor um pouco pra frente.

Qual motor vc tá usando?

[]´s

Francisco Maciel
22/05/2010, 19:28
Qual motor vc tá usando?

[]´s

Opala 4cc.

bajeiro do sul
24/05/2010, 10:59
Amigo

Ratificando, encontrei a flange caixa chevette t case willys por R$330,00. flange do motor BF com caica chevette R$ 250,00. Mais a caixa do chevas R$ 350,00. A caixa ficou um doce para dirigir , e com as 5 marchas e velhor BF esta sempre em baixa rotação, como ele gosta. A prmeira é mais curta que a do willys, e devida a quantidade de marchas ficou muito bem escalonada. Ainda não medi o consumo mas deve ter baixado um pouco

uma abraço

E aí... gente boa ?!

Muito obrigado,
Julinot.

Julinot
01/06/2010, 17:34
mede aí... mede aí, tchê.

grato.

nino-ed
02/06/2010, 10:37
Pessoal, pra quem interessar... foi assim que o cambio do chevette ficou depois de instalado no jeep. Aparentemente a posição das alavancas permaneceu a mesma, não tive que alterar o cardã, apenas desloquei o motor um pouco pra frente.
O meu esta ficando igual a do companheiro, sem mexer no cardans e a cx chevette no mesmo lugar da original

Logo postarei fotos...

Sidnei Diogo
03/06/2010, 00:48
...Ratificando, encontrei a flange caixa chevette t case willys por R$330,00. flange do motor BF com caica chevette R$ 250,00 ...

Este preço é completa, com o eixo entalhado junto? Se não for com o eixo junto, a diferença de preço fica por conta do eixo...:pensativo:

[ ]'s

bajeiro do sul
04/06/2010, 09:00
Este preço é completa, com o eixo entalhado junto? Se não for com o eixo junto, a diferença de preço fica por conta do eixo...:pensativo:

[ ]'s
Amigo

Este preço é sem o eixo entalhado, mas eu fiz o seguinte: Pequei a prise do willys , cortei ela no meio e usei somente a parte do entalhado do motor willys. Na outra ponta soldei um pedaço da prise do chevette, usando apenas o lado da conexão da caixa do chevette. Acerta bem os comprimentos que qualquer mecanico ve isto na hora de montar, e o resto é serviço de torneiro, gastei R$ 30,00 neste serviço e ficou 100%

um abraço

osvaldo teles ferreira
04/06/2010, 18:45
boa noite anderson,estou montando um cj5 com a mesma configuração postada por voce e gostaria se possivel de saber onde encontrar e qual flange usar para montagem da mesma.

bajeiro do sul
07/06/2010, 09:24
boa noite anderson,estou montando um cj5 com a mesma configuração postada por voce e gostaria se possivel de saber onde encontrar e qual flange usar para montagem da mesma.
Amigo

procura no mercado livre, coloca "flange caixa chevette motor BF", vai aparecer o coelho de curitiba, na minha rural ficou bom e barato

dgalatto
08/06/2010, 08:35
rapaziada, esse conjunto de cambio + bf161, aguenta força ou trilha? a cx n vai pro pau nao com o Beefao fazendo força? to estudando aki uma possivel troca do conjunto todo ou soh do cambio, pq o meu BF tah um relogio da ateh pena de trocar...

bajeiro do sul
08/06/2010, 09:24
rapaziada, esse conjunto de cambio + bf161, aguenta força ou trilha? a cx n vai pro pau nao com o Beefao fazendo força? to estudando aki uma possivel troca do conjunto todo ou soh do cambio, pq o meu BF tah um relogio da ateh pena de trocar...
Amigo
meu BF tb ta muito bom, por isto não pretendo troca-lo por enquanto. Analizando a caixa do chevette ela não é inferior que a original willys (embora muitos digam que ela é superior). Coloquei na minha rural e ficou muito bom, ainda não fiz trilha, dai vamos ver melhor

abraços

rodrigo.hoffman
08/06/2010, 17:37

Ow Daniel

Num troca esse motor ai nao pow.. Realmente um reloginho

Falei com o cara que faz a flange.. Do ap pra Cx chevette fica lt$$ 300,00.. serviço de prima

Pra reduzida ele falou que tinha que dar uma estudada

[ ]´s

Denis Takashi
08/06/2010, 22:47

Bom,

Acredito que no Bf não quebre não, pois já utilizo esse cambio a muito tempo em GM 151, que ao meu ver é um motor bem mais "violento".

Particularmente, acredito que esta seja uma excelente adaptação, pois o clarckette é melhor escalonado do que os cambios originais, o que resultará em um melhor aproveitamento do BF, tendo assim uma adaptação de ótimo custo/benefício.

Abraços

dgalatto
08/06/2010, 23:04
Ow Daniel

Num troca esse motor ai nao pow.. Realmente um reloginho

Falei com o cara que faz a flange.. Do ap pra Cx chevette fica lt$$ 300,00.. serviço de prima

Pra reduzida ele falou que tinha que dar uma estudada

[ ]´s

pois eh Rodrigo, n vou trocar nao jah decidi, vc viu e escutou o bixo funcionando eh um relogio msm, agora q regulei o carburador entao nem se fala...
será que esse cara n faz a flange do BF pro cambio do chevette? pelo que vi n tem muito misterio.... o mais importante ainda eh a do cambio pra reduzida... essa semana vou atras de um cambio de vez e dai quero ver se mexo nisso..
vlw!

dgalatto
08/06/2010, 23:06
Bom,

Acredito que no Bf não quebre não, pois já utilizo esse cambio a muito tempo em GM 151, que ao meu ver é um motor bem mais "violento".

Particularmente, acredito que esta seja uma excelente adaptação, pois o clarckette é melhor escalonado do que os cambios originais, o que resultará em um melhor aproveitamento do BF, tendo assim uma adaptação de ótimo custo/benefício.

Abraços

pois eh Denis, vou ver melhor como que funciona essa flange do bf pro cambio, e instalar de vez no bixo!!
valeu!

bajeiro do sul
09/06/2010, 09:06
Amigo

comprei do mesmo cara em Curitiba um flange pra adaptar a sobrecaixa willys na caixa do chevette, custou R$ 330,00, muito menos do que os R$700,00 que pediram aqui em porto Alegre, veio junto até um pequeno cardan para ligar as duas caixas, ja com o etriados exatos das duas caixas, e com um encaixe no flange que evita o movimento axial do conjunto, evitando as temidas quebras por este esforço, que não existe na caixa original do chevas

abraços

pois eh Rodrigo, n vou trocar nao jah decidi, vc viu e escutou o bixo funcionando eh um relogio msm, agora q regulei o carburador entao nem se fala...
será que esse cara n faz a flange do BF pro cambio do chevette? pelo que vi n tem muito misterio.... o mais importante ainda eh a do cambio pra reduzida... essa semana vou atras de um cambio de vez e dai quero ver se mexo nisso..
vlw!

Bernardaomodificado69
09/06/2010, 10:40
Bom dia amigos,

No meu Willys 69 eu tenho o motor do opala 6cc, e o cambio era original do willys 4 marchas, (comprei tem 40 dias) sai da loja com o carro belezinha e no segundo dia começou a arranhar a segunda e a terceira, achei que fosse oleo entao mandei trocar, fui para uma trilha muito leve e sai do mato sem a 4ª marcha e a segunda escapando demais, consultei um mecanico aqui em curitiba(um dos melhores se nao o melhor de curitiba para mexer em JEEP) e ele me orientou colocar a caixa do chevete, entao sai atras da tal caixa e a encontrei por 100latinhas entao comprei e ja a deixei com o meca para revisão e comprei a flange que liga a reduzida original do willys com a caixa do chevetao por 426 latinhas la na fenajeep da recuperg, mais veio faltando uma peça entao liguei para a recuperg ontem e eles ficaram de me entreguar aqui em curitiba no sabadao e como a caixa ainda esta sendo revisada nao me importei, portanto no maximo ate quarta-feira estarei de jeepao 6cc do opala com a tal caixa do chevetao, o meca me disse que talvez tenha que cortar um dos cardas e aumentar o outro... mais isto ele falou que so sabera na hora da montagem... portanto acho que toda a adaptação saira por uns 900 latinhas no maximo....

Chevi
09/06/2010, 13:14
Bom dia amigos,

No meu Willys 69 eu tenho o motor do opala 6cc, e o cambio era original do willys 4 marchas, (comprei tem 40 dias) sai da loja com o carro belezinha e no segundo dia começou a arranhar a segunda e a terceira, achei que fosse oleo entao mandei trocar, fui para uma trilha muito leve e sai do mato sem a 4ª marcha e a segunda escapando demais, consultei um mecanico aqui em curitiba(um dos melhores se nao o melhor de curitiba para mexer em JEEP) e ele me orientou colocar a caixa do chevete, entao sai atras da tal caixa e a encontrei por 100latinhas entao comprei e ja a deixei com o meca para revisão e comprei a flange que liga a reduzida original do willys com a caixa do chevetao por 426 latinhas la na fenajeep da recuperg, mais veio faltando uma peça entao liguei para a recuperg ontem e eles ficaram de me entreguar aqui em curitiba no sabadao e como a caixa ainda esta sendo revisada nao me importei, portanto no maximo ate quarta-feira estarei de jeepao 6cc do opala com a tal caixa do chevetao, o meca me disse que talvez tenha que cortar um dos cardas e aumentar o outro... mais isto ele falou que so sabera na hora da montagem... portanto acho que toda a adaptação saira por uns 900 latinhas no maximo....

Opa, quando rodar com esse conjunto vai postando por aqui as impressões e acontecimentos.

Eu estava numa dúvida danada em colocar este câmbio, uns dizendo que dava, outros dizendo que ia abrir o bico. :parede:

Na dúvida, aproveitei uma oportunidade aqui no fórum e comprei uma clack da F1000... ainda não instalei, estou esperando me recapitalizar :shock:

Mas a dúvida persiste... :?:

Abraços,

dgalatto
10/06/2010, 13:30
bajeiro, soh uma pergunta sobre esse kit do Coelho de curitiba... vc jogou o BF pra frente tbem? Mt coisa? to qse comprando o kit dele...
e outra coisa, a embreagem tais usando a do jeep com a estria do chevette??
se puderes me responder te agradeço..
valeu!
Daniel

dinyursopanda
10/06/2010, 14:54
Ola amigos eu tenho uma rural com o motor bf-161 original, e ta com cambio 4 marchas original, e to com essa duvida sera que o cambio do chevett 5 marchas da certo no motor bf, alguem ja colocou, eu vou deixar minha rural so para passeio.
Tem um cara aqui em Curitiba ,que fas a frange do cambio do chevett x motor bf 161, vou falar com ele e ve se da certo.
Mas se alguem ja fes essa adaptaçao e deu certo, me mande um mp com a sugestao.
Muito obrigado.

bajeiro do sul
11/06/2010, 10:08
Bom dia amigos,

amigo

foi exatamente o que aconteceu comigo, a quarta marcha não engatava mais, depois de revisada aconteceu de novo a mesma coisa, depois de gastar muito sugeriram a caixa do chevette por ser forte e manuteção barata. coloquei e ficou otima, semana que vem vou para trilhas pesadas, pois trilhas leves foi um abraço

abraços

bajeiro do sul
11/06/2010, 10:14
bajeiro, soh uma pergunta sobre esse kit do Coelho de curitiba... vc jogou o BF pra frente tbem? Mt coisa? to qse comprando o kit dele...
e outra coisa, a embreagem tais usando a do jeep com a estria do chevette??
se puderes me responder te agradeço..
valeu!
Daniel

Amigo

o BF ficou no lugar original apenas joguei as alavancas para tras, ficaram proximas ao banco, mas como tenho bancos individuais na minha rural, ficou bem posicionado. A caixa fica quase no mesmo lugar, apenas mudando as alavancas, pois o acionamento das marchas é feito pela parte de tras da caixa do chevette. A embreagem fica a do jeep com estria do BF, emenda a priae do chevette na prise do motor willys, o rolamento de embreagem usei do chevette

abraços

bajeiro do sul
11/06/2010, 10:17
Pode comprar deste cara de curitiba o coelho, o flange da certinho no BF e o resultado final é muito bom, a caixa do chevette 5 marchas é igual a dos ultimos opalas modernos, muda apenas a capa seca. pode ir, fica bom

abraços

Ola amigos eu tenho uma rural com o motor bf-161 original, e ta com cambio 4 marchas original, e to com essa duvida sera que o cambio do chevett 5 marchas da certo no motor bf, alguem ja colocou, eu vou deixar minha rural so para passeio.
Tem um cara aqui em Curitiba ,que fas a frange do cambio do chevett x motor bf 161, vou falar com ele e ve se da certo.
Mas se alguem ja fes essa adaptaçao e deu certo, me mande um mp com a sugestao.
Muito obrigado.

dinyursopanda
11/06/2010, 22:27
Ok amigo, valeu pela dica vou colocar a caixa do chevett 5 marchas, vc tem o cantanto do coelho que vendi a frange, pois o contato que tenho e de outro vendedor, mas valeu pela dica

bajeiro do sul
14/06/2010, 08:51
O contato do cara coelhosfiltros@ibest.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/compose?to=coelhosfiltros@ibest.com.br)

abraco

dinyursopanda
14/06/2010, 12:54
Valeu amigo pelo contato do coelho, muito obrigado

bajeiro do sul
14/06/2010, 13:47
Valeu amigo pelo contato do coelho, muito obrigado
ah, desculpe o fone dele é: 41-3328 8858

Denis Takashi
23/07/2010, 00:22
All,

Depois de algum tempo, fizemos a primeira adaptação de Bf no cambio chevette.

No geral, achei o desempenho bem satisfatório, a primeira marcha praticamente só se usa para sair, pois para a condução normal dentro da cidade pode-se usar a 2 ª marcha normalmente em virtude do alto torque do BF..

Adaptar ao meu ver dá um pouco mais de trabalho do que em GM 151, pois o conjunto vem bem mais para trás em virtude do comprimento do BF.. então as alavancas precisam de novos alojamentos e etc , além do acelerador por varão que tem de ser substituido por um à cabo pois a flange acaba interferindo no funcionamento do mesmo, mas isso ao meu ver é uma vantagem...

Acho que até o fds eu posto alguma fotos...

Quaisquer dúvidas estou à disposição.

Abraços

dgalatto
23/07/2010, 16:50
opa!!! boa Denis!! manda as fotos que eu to nesse de vai e nao vai pra colocar essa cx do chevette no meu poderoso BF.... qtas marchas esse que vc colocou? como fez a embreagem... jah tenho umas ideias e o amigo Bajeiro do Sul me mandou... mas informação nunca eh demais..
valeu!

Ian Jeep
23/07/2010, 20:36
Ai vai algumas fotos da posição da minha alavanca!
E eu nao precisei mexer no varão do acelerador nao :pensativo:
abç

netão
24/07/2010, 08:48
abç
Não ficou baixa ou é só impressão da foto?

Ian Jeep
24/07/2010, 20:35
Não ficou baixa ou é só impressão da foto?

Fala Netão..
Ela era bem menor q isso, ai aumentei e ficou bom pra mim, mas na foto parece pequena mesmo!

abraços :concordo:

RBM
25/07/2010, 20:36
abç

Onde ficaram as alavancas da 4x4 e reduzida?

Denis Takashi
25/07/2010, 23:12
opa!!! boa Denis!! manda as fotos que eu to nesse de vai e nao vai pra colocar essa cx do chevette no meu poderoso BF.... qtas marchas esse que vc colocou? como fez a embreagem... jah tenho umas ideias e o amigo Bajeiro do Sul me mandou... mas informação nunca eh demais..
valeu!

Bom...

estou mandando algumas fotos do conjunto acoplado ao Bf ... para uso desta flange é necessário um corte no canto da capa seca do chevette , pois ali será alojado o "focinho" do arranque.

O disco de embreagem é feito sob medida, com partes do Chevette e partes do Jeep.

O incoveniente desta adapatação é que as alavancas da t case vem muito para trás, para quem ainda tem a caixa de ferramentas original, é necessário fazer um retrabalho nela ( ou então retirá-la mesmo), fora isto, é uma adaptação de excelente custo/benefício - recomendo fortemente.

Abraços

bajeiro do sul
26/07/2010, 09:11
Bom...

estou mandando algumas fotos do conjunto acoplado ao Bf ... para uso desta flange é necessário um corte no canto da capa seca do chevette , pois ali será alojado o "focinho" do arranque.

O disco de embreagem é feito sob medida, com partes do Chevette e partes do Jeep.

O incoveniente desta adapatação é que as alavancas da t case vem muito para trás, para quem ainda tem a caixa de ferramentas original, é necessário fazer um retrabalho nela ( ou então retirá-la mesmo), fora isto, é uma adaptação de excelente custo/benefício - recomendo fortemente.

Abraços
So para conhecimeto
na minha adaptação fiz emenda do eixo piloto da caixa willys, aproveitando o estriado dela, e emendando na prise do chevette, deixando o sistema de dembreagem todo ele da Rural(no meu caso). Mas se fizer como os colegas, trocar somente o miolo do disco de embreagem do jeep , pelo miolo do chevette , acho que sai mais barato
No caso da rural, as alavancas um pouco mais para tras não alteraram em nada, ficou proximo do banco mas mesmo assim muito bom, apenas usei uma alavanca reta, ao invez de torta para tras, ficou melhor que a original

abraços

Denis Takashi
26/07/2010, 22:32
So para conhecimeto
na minha adaptação fiz emenda do eixo piloto da caixa willys, aproveitando o estriado dela, e emendando na prise do chevette, deixando o sistema de dembreagem todo ele da Rural(no meu caso). Mas se fizer como os colegas, trocar somente o miolo do disco de embreagem do jeep , pelo miolo do chevette , acho que sai mais barato
No caso da rural, as alavancas um pouco mais para tras não alteraram em nada, ficou proximo do banco mas mesmo assim muito bom, apenas usei uma alavanca reta, ao invez de torta para tras, ficou melhor que a original

abraços

Só uma pergunta :

O eixo piloto do jeep não possui maior diametro do que o do chevette ?? Isso não atrapalha a montagem do rolamento ??

Co caso do Jeep a alavanca do cambio fica bem do lado do banco... parece até um Mercedes :mrgreen: e as da t case tiveram de ser curvadas um pouco...

Abraços

bajeiro do sul
27/07/2010, 08:58
Só uma pergunta :

O eixo piloto do jeep não possui maior diametro do que o do chevette ?? Isso não atrapalha a montagem do rolamento ??

Co caso do Jeep a alavanca do cambio fica bem do lado do banco... parece até um Mercedes :mrgreen: e as da t case tiveram de ser curvadas um pouco...

Abraços
Amigo
sim os eixos tem diametros diferentes, se eu me lembro eu acho que o do chevette é mais grosso, mas isto nao tem importancia, o torneiro que faz a emenda centraliza os dois , mesmo com diametros diferente, se o cara é bom , é um serviço simples.
Quanto a alavanca ficou um pouquinho na frente do banco(no caso da rural) usei uma alavana reta para cima e ficou otimo, no caso do jeep pode-se entortar um pouco se precisar, fica bom (como nos onibus mais antigos). eu entortei um pouco as alavancas da tração porque a re do chevette ficava em cima da tração, entortei elas e ficou otima

eduardo

Denis Takashi
27/07/2010, 23:08
Amigo
sim os eixos tem diametros diferentes, se eu me lembro eu acho que o do chevette é mais grosso, mas isto nao tem importancia, o torneiro que faz a emenda centraliza os dois , mesmo com diametros diferente, se o cara é bom , é um serviço simples.
Quanto a alavanca ficou um pouquinho na frente do banco(no caso da rural) usei uma alavana reta para cima e ficou otimo, no caso do jeep pode-se entortar um pouco se precisar, fica bom (como nos onibus mais antigos). eu entortei um pouco as alavancas da tração porque a re do chevette ficava em cima da tração, entortei elas e ficou otima

eduardo

Eduardo,

Posso estar enganado, mas acredito que a estria do jeep tem maior diametro do que qualquer ponto do corpo do piloto do chevette, desta forma seria complicado do mesmo passar pelo funil do cambio, sendo que ali tem um retentor...

O serviço de emendar o eixo piloto é relativamente simples para muitos torneiros, entretanto não diria que é o mais aconselhado... o cara aquece e resfria o material umas 5 vezes ( Recoze, corta, usina, solda, acabamento, revenimento) e tudo no "zóio" , então a ZTA é bem bizarra... mas levando em conta que é um eixo que não recebe tanto torque pode-se relevar este aspecto.... por outro lado não dá pra relaxar muito, pois o mesmo possui um grande comprimento em balanço e sempre está sujeito á vibrações e altas rotações...

Abraços

bajeiro do sul
28/07/2010, 09:26
Eduardo,

Posso estar enganado, mas acredito que a estria do jeep tem maior diametro do que qualquer ponto do corpo do piloto do chevette, desta forma seria complicado do mesmo passar pelo funil do cambio, sendo que ali tem um retentor...

O serviço de emendar o eixo piloto é relativamente simples para muitos torneiros, entretanto não diria que é o mais aconselhado... o cara aquece e resfria o material umas 5 vezes ( Recoze, corta, usina, solda, acabamento, revenimento) e tudo no "zóio" , então a ZTA é bem bizarra... mas levando em conta que é um eixo que não recebe tanto torque pode-se relevar este aspecto.... por outro lado não dá pra relaxar muito, pois o mesmo possui um grande comprimento em balanço e sempre está sujeito á vibrações e altas rotações...

Abraços
Denis
Na verdade veu ver com o cara que fez para mim o esquema dos diamentros do eixo piloto, na verdade ele montou a caixa completa do chevette, com retentor e tudo e não me falou nada sobre funil do cambio, tanto que a caixa esta montada no lugar , funcionando, e sem vazamentos, mas vou conferir.
Quanto a emenda de eixo piloto foi meu primo que fez na sua empresa, onde eles emendam até eixo de retroescavadeira, a emenda do meu eixopiloto foi uma brincadeira para eles. depois de emendado nem se ve onde foi feito a emenda, parece uma peça só. foi emendado com a MIG e depois usinado, parece que ficou bem forte

abraço

dinyursopanda
28/07/2010, 22:22
Ola amigos nao intendo muito sobre mecanica,comprei uma capa seca que o sr Coelho aqui em Curitiba fas para motor ibf,Tambem comprei um disco do ibf com estrias do chevette,Como nao intendo muito vou ter que incurtar ou alongar o eixo piloto, ou com esse conjunto nao preciso faser isso ???????

bajeiro do sul
29/07/2010, 09:12
Ola amigos nao intendo muito sobre mecanica,comprei uma capa seca que o sr Coelho aqui em Curitiba fas para motor ibf,Tambem comprei um disco do ibf com estrias do chevette,Como nao intendo muito vou ter que incurtar ou alongar o eixo piloto, ou com esse conjunto nao preciso faser isso ???????
Amigo

Este flange do coelho da certinho da caixa do chevette para o motor BF, e no seu caso onde ja vem com o disco com a estria do chevette vc não precisa fazer esta emenda na prise, na verdade , vc so faz a emenda do eixo piloto para pegar a estria da embreagem do jeep, mas se o seu disto ja possui a estria do chevette, é somente montar, sem nenhuma menda

dgalatto
29/07/2010, 11:54

soh uma dúvida amigo, onde vc encontrou esse disco com as estrias pro cambio do chevette?

valeu!!

dinyursopanda
29/07/2010, 18:22
Ok amigo valeu pela dica, intao como eu ja comprei o disco do bf com as estrias do chevette e so montar e andar, valeu mais uma ves pela dica.Muito obrigado

dinyursopanda
29/07/2010, 18:25
ola amigo comprei o capa seca do motor ibf x cambio do chevette e o disco do bf com as estrias do chevette aqui em Curiitba com o coelho.
Se vc olhar nesse topico a umas 3 paginas a tras tem o contato dele que o amigo Bageiro so sul me passou, la tem o email e o telefone dele.qualquer duvida me avise.

dgalatto
30/07/2010, 08:17
ola amigo comprei o capa seca do motor ibf x cambio do chevette e o disco do bf com as estrias do chevette aqui em Curiitba com o coelho.
Se vc olhar nesse topico a umas 3 paginas a tras tem o contato dele que o amigo Bageiro so sul me passou, la tem o email e o telefone dele.qualquer duvida me avise.

Ahhh com o Coelho mesmo entao... não jah peguei os dados dele tbem !
agora eh junta mais uma graninha e colocar essa cx de vez no poderoso..
valeu!!

Febre Amarela
30/07/2010, 13:34
Amigos tenho essa duvida! A caixa do chevette 4 marchas é plug in play no motor do opala 4 cil.??? ou tem q mexer em alguma coisa, como o primario??? e alguém sabe responder como essa caixa se comporta na trilha, pois meu maior interesse é que o carro fique com disposição p a trilha pois p o asfalto é consequencia!!!
Desde ja agradeço a ajuda de todos!!!

Charles Jeep 54
30/07/2010, 13:43
Amigos tenho essa duvida! A caixa do chevette 4 marchas é plug in play no motor do opala 4 cil.??? ou tem q mexer em alguma coisa, como o primario??? e alguém sabe responder como essa caixa se comporta na trilha, pois meu maior interesse é que o carro fique com disposição p a trilha pois p o asfalto é consequencia!!!
Desde ja agradeço a ajuda de todos!!!

Com certeza, so tirar uma e coloca outra.... so vai ter que ver o acoplamento da Reduzida.

{4x4}'s
Charles

Febre Amarela
30/07/2010, 13:57
Com certeza, so tirar uma e coloca outra.... so vai ter que ver o acoplamento da Reduzida.

{4x4}'s
Charles

Obrigado pela resposta, pois me disseram q o eixo do primario do chevete era maior q do opala e então não encaixaria direto no motor do opala!!!

Então pelo q vc diz encaixa perfeitamente o motor na caixa e só preciso do flange p ligar a caixa do chevette na reduzida do jeep???

GBarros
30/07/2010, 14:00

{4x4}'s
Charles

Tem que comprar a capa seca do opala moderno, trocar o rolamento do eixo piloto por um do opala pra não ficar vazando oleo porque, se não me engano, não acopla direito o eixo piloto com a capa seca.

Denis Takashi
30/07/2010, 22:21
Tem que comprar a capa seca do opala moderno, trocar o rolamento do eixo piloto por um do opala pra não ficar vazando oleo porque, se não me engano, não acopla direito o eixo piloto com a capa seca.

O cambio do chevette é fácil de achar... O dificil é adaptá-lo ao motor 151...:mrgreen:

1- Achar a capa seca do opala moderno : Aqui em sampa pelo menos as que ainda tem são vendidas a preço de ouro, isso muitas vezes trincadas e com o alojamento do rolamento de agulhas danificado

2- Rolamento do Piloto do opala : parte fácil de achar

3: Eixo Piloto do opala : Tem um modelo de cambio que é P&P no do Chevette , mas é meio loteria, pois a maioria dos cambios sempre está fora do carro, então nunca se sabe se é do 4 ou 6 cil, ano e etc.. Sem contar que precisa desmontar o cambio inteiro para retirar o piloto, coisa que o pessoal dos ferros velhos "adora"

4- "Funil" (moringa) do Opala - Essa é a parte fácil também.

Depois dessa epopéia atrás de peças é só desmontar o clarkette por inteiro e trocar o eixo piloto ... Não se esqueça dos parafusos mais longos na capa seca.

A embreagem é a original do Opala ( Platô disco e Rolamento)

Particularmente, acho besteira usar cambio de 4 marchas, pois tanto ele quanto o 5 marchas são identicos, não havendo esse lance de resistencia maior de um ou outro... de quebra se leva o overdrive e um cambio bem menos rodado...

Dá trabalho, é relativamente caro e etc, mas fica muito bom... isso eu garanto

Abraços

Febre Amarela
31/07/2010, 12:30
O cambio do chevette é fácil de achar... O dificil é adaptá-lo ao motor 151...:mrgreen:

1- Achar a capa seca do opala moderno : Aqui em sampa pelo menos as que ainda tem são vendidas a preço de ouro, isso muitas vezes trincadas e com o alojamento do rolamento de agulhas danificado

2- Rolamento do Piloto do opala : parte fácil de achar

3: Eixo Piloto do opala : Tem um modelo de cambio que é P&P no do Chevette , mas é meio loteria, pois a maioria dos cambios sempre está fora do carro, então nunca se sabe se é do 4 ou 6 cil, ano e etc.. Sem contar que precisa desmontar o cambio inteiro para retirar o piloto, coisa que o pessoal dos ferros velhos "adora"

4- "Funil" (moringa) do Opala - Essa é a parte fácil também.

Depois dessa epopéia atrás de peças é só desmontar o clarkette por inteiro e trocar o eixo piloto ... Não se esqueça dos parafusos mais longos na capa seca.

A embreagem é a original do Opala ( Platô disco e Rolamento)

Particularmente, acho besteira usar cambio de 4 marchas, pois tanto ele quanto o 5 marchas são identicos, não havendo esse lance de resistencia maior de um ou outro... de quebra se leva o overdrive e um cambio bem menos rodado...

Dá trabalho, é relativamente caro e etc, mas fica muito bom... isso eu garanto

Abraços

Valeu Denis!!!
O cambio 5 marchas q vc diz é o do chevette mesmo???, ele acopla mais facil no motor do opala??? e o q seria overdrive???

Desde ja agradeço a ajuda!!!

Rodrigotche
31/07/2010, 13:09
DENIS

Boa tarde

A minha duvida e que eu achei um cambio de opala 5 marchas moderno com a capa seca, eu queria saber se as flanges que tem no mercado a venda dão certo neste cambio do opala que dizem ser o mesmo do chevette

Rodrigotche
31/07/2010, 13:10
O meu motor é do opala 4cc as flanges que me refira e para adaptar a reduzida

Denis Takashi
31/07/2010, 21:04
Valeu Denis!!!
O cambio 5 marchas q vc diz é o do chevette mesmo???, ele acopla mais facil no motor do opala??? e o q seria overdrive???

Desde ja agradeço a ajuda!!!

Sim, é o cambio do chevette.

O trabalho para adaptar no motor de opala é o mesmo para ambos( 4 e 5 marchas), pois a carcaça de ambos é igual.

Overdrive = 5ª marcha desmultiplicada

Denis Takashi
31/07/2010, 21:07
DENIS

Boa tarde

A minha duvida e que eu achei um cambio de opala 5 marchas moderno com a capa seca, eu queria saber se as flanges que tem no mercado a venda dão certo neste cambio do opala que dizem ser o mesmo do chevette

Rodrigo,

Até onde sei não dão certo não. A traseira do cambio de Opala é mais longa, o entalhado tem maior diametro... De qualquer forma, se for fazer com uma flange igual a do chevette, o conjunto iria ficar gigante, impossibilitando o uso em um CJ

Já até vi um cambio de Opala adaptado, ams era uma gambi das feias...

Abraço

Robertux
02/08/2010, 11:30
Pessoal, alguém já adaptou o câmbio do Chevette no motor 2.4 da S-10?
É muito trabalhoso?
Será que ele aguenta bem o torque?
Estou pensando seriamente nessa adptação, se der certo deve ficar muito bom, um motor moderno, injetado, bom torque em baixa rotação, boa final, com overdrive, hummm... Só não sei se tecnicamente é viável.
Sei que com o 2205-A da C/A10 é possível, mas esse câmbio tá muito caro e dificil de achar.

Rodrigo Baratti
02/08/2010, 20:11
Robertux,

Nesse caso porque não usa o cambio da S10 mesmo?

GPW 1942 2.0 FLEXPOWER hitech (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37255&page=8)

Esse jeep tem motor 2.0 GM e cx de S10.

[]`s

Robertux
02/08/2010, 20:52
Robertux,

Nesse caso porque não usa o cambio da S10 mesmo?

GPW 1942 2.0 FLEXPOWER hitech (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37255&page=8)

Esse jeep tem motor 2.0 GM e cx de S10.

[]`s

Exatamente pelo que já mencionei no post anterior, está dificil de achar e quando acha tá muito caro, como vi aqui no Forum que o câmbio do chevette foi usado também pelo Opala 6CC 4.1 acho que ele aguenta o torque do 2.4 sem problemas.

bajeiro do sul
03/08/2010, 10:58
Exatamente pelo que já mencionei no post anterior, está dificil de achar e quando acha tá muito caro, como vi aqui no Forum que o câmbio do chevette foi usado também pelo Opala 6CC 4.1 acho que ele aguenta o torque do 2.4 sem problemas.
Coloquei na minha rural em motor bf 161 6 cilindros, claro que é somente 2600, mas a caixa ta dando conta do recado na rural envidraçada (mais pesada que o jeep), tanto na estrada quanto em trilha

abraços

JuLadeia
03/08/2010, 22:13
Eu coloquei no meu jeep um motor 2.0 do vectra, com a caixa do chevete, é só voce procurar nas oficinas que preparam chevete com esses motores que eles tem as flanges, vc só precisa fazer para a reduçao, que é a mesma q o pessoal coloca nas outras adaptaçoes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

JuLadeia
03/08/2010, 22:29
Eu comprei a flange do meu jeep nesse site, eles fazem para diversos motores, é só pedir somente a flange e nao o kit todo, ja que os que eles fazem é pra CARROS chevete com esses motores, e nas "nossas" adaptaçoes nao precisa de mudar o carter, etc...
ai esta o link. (ah, lembrando que a minha eles enrolaram um pouco pra entregar o produto, era fim de ano e eles deram umas desculpinhas mas entregaram certinho).

http://www.giovanniperformance.com.br/index1.asp

edwint
05/08/2010, 11:32
algfuem ja tentou fazer um mancal com rolamentos p/ a reduzida do jeep? de forma que ela trabalhe independente da caixa de marchas? acho que seria uma boa solução, simples e barata.

os preços dos kit de instalação estao carríssimos, estao explorando demais... só pq o cambio é barato?

Dic3
05/08/2010, 11:38
Tem um colega aqui do forum (daqui de CWB inclusive) que deixou a t-case independente da caixa usando um pequeno cardã. Embora meio mundo tenha metido o pau na ideia dele, eu achei a solucao bem interessante.

edwint
05/08/2010, 11:48
Tem um colega aqui do forum (daqui de CWB inclusive) que deixou a t-case independente da caixa usando um pequeno cardã. Embora meio mundo tenha metido o pau na ideia dele, eu achei a solucao bem interessante.

pode ser que haja " outros interesses $$$$ " p/ nao mudar a adaptação.:parede::parede:.. que seria simples e barata.

JuLadeia
05/08/2010, 11:53
Bom, eu vou dizer como fiz na minha adaptaçao, (eu nao tirei fotos, mas vou tirar para vcs darem uma olhada e opinar, eu comprei a luva do cardã do chevete, e mandei em um torneiro pra tirar aquela parte onde prende a cruzeta e soldei na luva uma outra peça que mandei fazer (como uma bolacha) que com os furos ficou parafusada na entrada da t-case do niva, acho que ficou bom, ainda nao andei mas vou tirá-la no fim de semana e colocar uma foto aqui para vcs verem e me diga o que acham, se aguenta.

JuLadeia
05/08/2010, 12:03
ahhh e eu esqueci de falar, a flange que comprei pra adaptar do motor gm pra caixa do chevete, eu pedi a flange do "chevectra" mas só a flange sem as outras adaptaçoes que eles usam no chevete, entao ficou mais barato e eu gastei menos que 3 notinhas azuis. quem tiver interesse, da uma entradinha no site que eu ja disse na pagina anterior e liga, vale a pena, mas como ja disse, enrolaram um pouquinho pra me entregar, mas chegou. e da caixa pra t-case fiz isso como ja falei, só que tbm nao consigo postar fotos aqui, pois sou novo no forum e nao consegui colocar fotos.

Dic3
05/08/2010, 12:12
pode ser que haja " outros interesses $$$$ " p/ nao mudar a adaptação.:parede::parede:.. que seria simples e barata.

Acabei de lembrar, foi o Fabiano Carraro aqui do forum, vou dar uma procurada e se achar posto aqui.

Ian Jeep
05/08/2010, 17:31
Acabei de lembrar, foi o Fabiano Carraro aqui do forum, vou dar uma procurada e se achar posto aqui.
No Sapão usa esse sistema!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=198443&d=1257258013
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=198444&d=1257258057
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=203597&d=1260219450
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=203598&d=1260219643

Robertux
05/08/2010, 18:38
Eu comprei a flange do meu jeep nesse site, eles fazem para diversos motores, é só pedir somente a flange e nao o kit todo, ja que os que eles fazem é pra CARROS chevete com esses motores, e nas "nossas" adaptaçoes nao precisa de mudar o carter, etc...
ai esta o link. (ah, lembrando que a minha eles enrolaram um pouco pra entregar o produto, era fim de ano e eles deram umas desculpinhas mas entregaram certinho).

http://www.giovanniperformance.com.br/index1.asp

Valeu JuLadeia, era isso mesmo que eu estava procurando, agora fica fácil, vou comprar um câmbio de Chevette 5 marchas, um kit Deeptec para adaptar a T-Case e uma flange GP para o motor. Vou comprando devagar, reviso o câmbio, compro a flange o o kit e quando achar um motor 2.2 ou 2.4 em bom estado e bom preço tá pronto

JuLadeia
05/08/2010, 18:57
PESSOAL, nao tem jeito, eu nao consigo postar as fotos aqui, eu vou coloca-las agora la na galeria de fotos de membros. deem uma olhadinha lá de como fica ja montado a flange.

Denis Takashi
05/08/2010, 23:02

A adaptação do carraro é essa :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51969

Se quiser mais fotos, é só procurar por "Divorced t case"

Esse método é relativamente fácil de fazer, mas existe o inconveniente de o cardã traseiro ficar muito curto...

Abraço

renatosapulha
11/08/2010, 10:49
Fala Galera,

Acabei de instalar o cambio do chevette 1.6 2205D no meu jeep, com motor bf-161. Flanges comprados o ano passado na deeptec.

SOh pude instala-lo mes passado por mostivos de falta de latinhas ($)... ehehe

Gostei muito do resultado, os poucos testes q fiz me pareceu q o cambio eh bem escalonado, e as marchas sao bem distribuidas etc...

Mas tenho um probleminha q me incomodou um pouco: O mecanico fez uma coisa esquisita lah, ele soldou uma alavanca de um carro qualquer (me pareceu ser da toyota) na alavanca de cambio do chevette, dai a mudanca de marchas ficou muito estranha, a alavanca ficou muito "boba".

Alguem tem fotos de uma solucao melhor, como vcs fizeram nessa parte??

Obrigado,
Abraco,
R

bajeiro do sul
11/08/2010, 13:27
Fala Galera,

Acabei de instalar o cambio do chevette 1.6 2205D no meu jeep, com motor bf-161. Flanges comprados o ano passado na deeptec.

Gostei muito do resultado, os poucos testes q fiz me pareceu q o cambio eh bem escalonado, e as marchas sao bem distribuidas etc...

Mas tenho um probleminha q me incomodou um pouco: O mecanico fez uma coisa esquisita lah, ele soldou uma alavanca de um carro qualquer (me pareceu ser da toyota) na alavanca de cambio do chevette, dai a mudanca de marchas ficou muito estranha, a alavanca ficou muito "boba".

Obrigado,
Abraco,
R
Renato
na adaptação na minha rural o cara soldou uma alavanca de niva que ele tinha parado em casa. Ficou meio boba tb, depois ele colocou um parafuso num furo que ele fez no torneiro, e a alavanca ficou bem justinha

abraço

renatosapulha
11/08/2010, 13:58
Que parafuso? aonde? aguardo ideias, foto, qualquer ajuda... hehehe

agradecido!!!

Abraco,
E

marcelo_michelin74
11/08/2010, 14:09
Fala Galera,

Obrigado,
Abraco,
R

Renato, tb tenho um BF, mas ainda não instalei o câmbio do chevette, (mas já comprei o câmbio clark 2205). Me tira uma dúvida: vc notou alguma melhora no desempenho do seu motor? A velocidade aumentou? O motor está andando melhor? Vc alterou a relação do diferencial, ou seja, deixou ela mais longa um pouco? Grato, Michelin:concordo:

bajeiro do sul
12/08/2010, 09:26
Renato, tb tenho um BF, mas ainda não instalei o câmbio do chevette, (mas já comprei o câmbio clark 2205). Me tira uma dúvida: vc notou alguma melhora no desempenho do seu motor? A velocidade aumentou? O motor está andando melhor? Vc alterou a relação do diferencial, ou seja, deixou ela mais longa um pouco? Grato, Michelin:concordo:
Marcelo, me intrometendo na conversa, coloquei caixa do chevette 5 marchas na minha rural motor BF 161 e diferencial 49. Posso te adiantar que ficou ótimo, a primeira é mais curta que a primeira do willis 4 marchas, posso arrancar em segunda sem problemas. As marchas são muito bem escalonadas e tem marcha para cada situação, pode escolher a vontade. quanto a velocidade final, atinjo facilmente 80 por hora em rotação muito baixa, a quinta marcha realmente faz diferença num motor de baixa rotação como o BF. Vou viajr final de semana cerca de 300 Km, ai vou ver como fica realmente, mas ja noto que o consumo melhorou, principalmente na estrada. na trilha realmente não importa tanto o consumo.

abraços

bajeiro do sul
12/08/2010, 09:33
Que parafuso? aonde? aguardo ideias, foto, qualquer ajuda... hehehe

agradecido!!!

Abraco,
E
Renato, vou ver isto de perto e tirar foto pra vc ver. por enquanto vou te enviando foto do reforço de fixação da caixa do chevette na sobrecaixa willis, com o uso do flange ela fica fixada uma na outra somente pela parte de baixo das mesmas, este reforço adicional une as caixas tb pela parte de cima, evitando que numa pegada mais forte ela se mova e venha a quebrar algo. Vou enviar a foto mor Mp a pecinha aqui não esta conseguindo anexar arquivos
abraço

marcelo_michelin74
13/08/2010, 10:58
Marcelo, me intrometendo na conversa, coloquei caixa do chevette 5 marchas na minha rural motor BF 161 e diferencial 49. Posso te adiantar que ficou ótimo, a primeira é mais curta que a primeira do willis 4 marchas, posso arrancar em segunda sem problemas. As marchas são muito bem escalonadas e tem marcha para cada situação, pode escolher a vontade. quanto a velocidade final, atinjo facilmente 80 por hora em rotação muito baixa, a quinta marcha realmente faz diferença num motor de baixa rotação como o BF. Vou viajr final de semana cerca de 300 Km, ai vou ver como fica realmente, mas ja noto que o consumo melhorou, principalmente na estrada. na trilha realmente não importa tanto o consumo.

abraços

Valeu pelas valiosas dicas....tb estou pensando em fazer esta adaptação...já tenho o câmbio e as flangles já estão na mira...só estou aguardando para ver se troco ou não o motor BF por um GM-151....aí já faço tudo de uma única vez....olha, depois da viagem, não deixe de comentar o desempenho do motor bem como o consumo. Sds, Michelin :concordo:

bajeiro do sul
16/08/2010, 09:22
Valeu pelas valiosas dicas....tb estou pensando em fazer esta adaptação...já tenho o câmbio e as flangles já estão na mira...só estou aguardando para ver se troco ou não o motor BF por um GM-151....aí já faço tudo de uma única vez....olha, depois da viagem, não deixe de comentar o desempenho do motor bem como o consumo. Sds, Michelin :concordo:
Bem, depois da viajem, posso te dizer o seguinte: O consumo melhorou, bem , não de uma forma absurda mas melhorou dos 6,5 por litro para quase 7,5. O que foi melhor, foi a rotação atingida para a velocidade cruzeiro, cerca de 75 km/h o motor sempre em baixa rotação, parecia que estava a 55/60 por hora na caixa antiga willys. Ficou muito macio e gostoso de andar, e com muitas marchas a disposição para qualquer tipo de inclinação do terreno, uma vez que era tudo asfalto. Agora se vc colocar o Gm 151, acho que vai ficar um pouco mais economico ainda e vai ter motor de sobra para qualquer situação

abraços

Dic3
16/08/2010, 10:14
Bem, depois da viajem, posso te dizer o seguinte: O consumo melhorou, bem , não de uma forma absurda mas melhorou dos 6,5 por litro para quase 7,5. O que foi melhor, foi a rotação atingida para a velocidade cruzeiro, cerca de 75 km/h o motor sempre em baixa rotação, parecia que estava a 55/60 por hora na caixa antiga willys. Ficou muito macio e gostoso de andar, e com muitas marchas a disposição para qualquer tipo de inclinação do terreno, uma vez que era tudo asfalto. Agora se vc colocar o Gm 151, acho que vai ficar um pouco mais economico ainda e vai ter motor de sobra para qualquer situação

abraços

Vai melhorar com o GM151 sim, consegui tirar 9,5Km/l na estrada com pneus 35" e relacao 8x43 andando a 75 90Km/h em media

marcelo_michelin74
16/08/2010, 18:12

abraços

Valeu Bajeiro..to quase fazendo o mesmo...pois tá difícil encontrar um motor GM151....é mosca branca...:concordo:

Julinot
16/08/2010, 18:19
Ótimo saber que os colegas todos que estão optando pela caixa de Chevette no velho BF-161 estão ficando satisfeitos. A melhora no consumo, a economia de rpm do motor... vida mais longa, as opções de marchas para as diversas situações. Legal...

E a posição da alavanca de marchas no Jeep CJ-5 ? Como está ficando ?

Abraços a todos...

renatosapulha
22/10/2010, 08:58
Galera,

Tbm gostaria de saber como vcs fizeram com as alavancas da tracao/red. Pq ficaram meio pra tras, muito perto do banco do carona... gostaria de ver fotos (se possivel) do local das alavancas....

E tbm sobre a alavanca principal do cambio, a minha ficou muito boba, pq o viado do mecanico me soldou uma de toyota na q estava lah original do chevete pra alongar, dai ficou muito chocha... gostaria de ajuda pra finalizar os por menores q ficaram pra tras... acabamento eh a alma da adaptacao... n basta funcionar, tem q ficar bunitu! hehehe

abraco,
R