Conectar

Ver Versão Completa : Substituição do tipo de Óleo, quais cuidados?

TCHEIGOR
19/11/2012, 14:13
Ae pessoal, to querendo mudar o rimula r3 pelo mobil delvac mx, tenho q ter algum cuidado maior na troca ou é só deixar escorrer bem? Posso ter algum problema? Vou manter a mesma viscosidade, 15w40, o motor foi recém feito tá com 6mil Km.
Toda dica é bem vinda
abraço
Igor

guilhermeabreu
19/11/2012, 14:21
Ae pessoal, to querendo mudar o rimula r3 pelo mobil delvac mx, tenho q ter algum cuidado maior na troca ou é só deixar escorrer bem? Posso ter algum problema? Vou manter a mesma viscosidade, 15w40, o motor foi recém feito tá com 6mil Km.
Toda dica é bem vinda
abraço
Igor

TCHEIGOR

Apenas ter o cuidado de trocar o filtro de óleo tb , mesmo assim se vc quer que não misture nada com o óleo anterior , será só vc fazer a 1ª troca com uns 2000km , aí vc ficará livre de resquícios do óleo anterior .

Este óleo que vc pretende trocar só vejo falarem bem dele , eu uso o TOP TURBO DA BR ( PETROBRÁS ) e muita gente daqui do forum tb .

TCHEIGOR
19/11/2012, 17:11
valeu Guilherme, mas não entendi de qual óleo vc ouve falar bem, do castrol ou do mobil??
outra dúvida, o top turbo pode ser usado no meu motor? (sem turbina?)

sandro_ventania
19/11/2012, 17:17
Tcheigor,

A minha é aspirada e do mesmo ano que a sua. Eu uso top turbo e acho ele muitooo bom. Dos óleos minerais acho que é o melhor que tem! O top turbo foi feito para carga pesada e troca com 45.000km!! Tenho conhecido que usa até na moto dele...he he he!
Ele atende a várias classificações, podendo ser usado até em carros a gasolina, pois tem um pacote de aditivos muito completo.

guilhermeabreu
19/11/2012, 19:36
valeu Guilherme, mas não entendi de qual óleo vc ouve falar bem, do castrol ou do mobil??
outra dúvida, o top turbo pode ser usado no meu motor? (sem turbina?)

TCHEIGOR

Estava me referindo ao óleo que vc falou que pretende colocar o " mobil delvac mx " .

Este TOP TURBO da BR ( PETROBRÁS ) pode ser colocado no motor sem ser turbo sim , a especificação esta acima do óleo recomendado pelo fabricante , vc não pode é colocar óleo com especificação inferior ao recomendado pelo fabricante .

Cheguei a usar o RIMULA HELIX da SHELL uma bosta de óleo qdo tive uma BAND com motor OM 314 , troquei pelo TEXACO SUPER TDX , muito bom este óleo , usei por 4 anos e depois passei a usar o TOP TURBO pq tenho um amigo que é petroleiro e faz manutenções no maquinário das plataformas e eles lá usam este TOP TURBO e ele me falou que ficou impressionado com o estado das peças dos motores com o uso severo deste óleo e passou a usar nos carros dele tb e me recomendou , estou usando o TOP TURBO já a uns 6 anos e estou muito satisfeito .

TCHEIGOR
20/11/2012, 11:19
valeu pelos esclarecimentos, acho q o top turbo pode ser uma idéia melhor então já que é mais fácil de encontrar. vou avaliar.

dpab
20/11/2012, 13:18
Curioso...
Eu uso o Shell Rimula R3 X e não tenho queixas, mas faço as trocas de óleo + filtro religiosamente a cada 4.000 Km.
Isso me deixa livre de borras e com o motor trabalhando sempre bem "azeitado". Mas sempre ouço falar muito bem do Top Turbo BR também.

TCHEIGOR
20/11/2012, 17:03
Curioso...
Eu uso o Shell Rimula R3 X e não tenho queixas, mas faço as trocas de óleo + filtro religiosamente a cada 4.000 Km.
Isso me deixa livre de borras e com o motor trabalhando sempre bem "azeitado". Mas sempre ouço falar muito bem do Top Turbo BR também.

eu quero mesmo é tirar a teima de que o motor fica mais suave e silencioso usando o mobil, pois fiquei com essa impressão depois que troquei pelo castrol.
Valeu a ajuda de todos, se eu sentir diferença depois da troca ressucito o tópico pra dar o retorno.
abraço
Igor

Ezahn
20/11/2012, 22:40
Eu uso o Top Turbo BR também. Muito bom, não tenho do que me queixar. Tenho a impressão que abaixa menos que o Valvoline que usei antes.

J Pinto
21/11/2012, 14:56
Muito bom mesmo o top turbo, tenho só cuidado hoje com o filtro, na minha 98 td só coloco original pois vi que a partida a frio fica bem melhor que os demais(paralelo) quase não roda seco, com os outros passava uns 2 ou 3 segundos a seco. Da minha parte fica a dica. Valeu a todos.

fgibin
21/11/2012, 17:23
Olá Tcheigor!
N minha SW4 98 TD uso o Top Turbo BR com grande satisfação e troca religiosa cada 5000km como o manual pede.
Troco tambem o filtro, porque reparei que a troca a cada duas vezes comprometia a confiabilidade do carro (cheguei a ver o filtro em pedaços em ocasiao de uma troca apos 10000km como o manual diz).
Por isso a cada 5000km troco filtro de oleo, filtro de ar, filtro combustivel e oleo com Top Turbo.
A seguir a pagina do site da BR que esclarece bastante algumas duvidas sobre lubrificação:

lubrax - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/lubrax/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT1__YEdXA0 _XEDP_MD9zd2MLY_2CbEdFAEMzpiw!/?PC_7_2OI50D2IMOSAE0IET6OVN7G3A2000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao)

Grande abraço
Fabrizio

guilhermeabreu
21/11/2012, 22:03
Olá Tcheigor!
N minha SW4 98 TD uso o Top Turbo BR com grande satisfação e troca religiosa cada 5000km como o manual pede.
Troco tambem o filtro, porque reparei que a troca a cada duas vezes comprometia a confiabilidade do carro (cheguei a ver o filtro em pedaços em ocasiao de uma troca apos 10000km como o manual diz).
Por isso a cada 5000km troco filtro de oleo, filtro de ar, filtro combustivel e oleo com Top Turbo.
A seguir a pagina do site da BR que esclarece bastante algumas duvidas sobre lubrificação:

lubrax - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/lubrax/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT1__YEdXA0 _XEDP_MD9zd2MLY_2CbEdFAEMzpiw!/?PC_7_2OI50D2IMOSAE0IET6OVN7G3A2000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao)

Grande abraço
Fabrizio

FABRIZIO

Coicidentemente tb faço como vc troco tudo a cada 5.000 km , FICO MUITO MAIS TRANQUILO , pasei a fazer isto depois de ter meus carros engasgando ora com filtro de combustível sujo , ora com fitro de óleo de aspecto ruim com 5.000 km e aproveito e troco o de ar tb .

E TODA VEZ QUE VIAJO PARA MAIS LONGE UM POUCO VOU LEVAR DOIS FILTROS DE COMBUSTÍVEL DE RESERVA E TB A CINTA PARA RETIRAR , pois a 2 meses qdo fui pescar na Bahia , quase fiquei na mão pq o filtro de combustível entupiu com o díesel ruim dos postos de beira de estrada .

André Cajarana
21/11/2012, 22:07
Usei o Ursa Premius TDX da Texaco (15W 40 - API CI-4) por quatro anos, agora, uso o Top Turbo BR, por indicação dos amigos toyoteiros. Faço a troca a cada 5 mil Km. É interessante lembrar que o óleo deve ser trocado a cada seis meses, caso não complete a quilometragem.
Forte abraço!