Ver Versão Completa : Defender 110 - 11 passageiros - microonibus
Nelson Defender 110
19/11/2012, 09:45
Pessoal,
meu carro é um Defender 110. Como é 1996/1997 foi importado da Inglaterra com 11 lugares.
Então no meu documento do DETRAN - RJ , naturalmente constam 11 passageiros e tipo MICROONIBUS.
Este ano resolvi reduzir a quantidade de passageiros no documento, de 11 para 7 .
Consegui !!!
Após retirar os assentos e os cintos de segurança, mandar emitir um Certificado de Inspeção Veicular (R$ 160,00) , pagar um DUDA de alteração de caracteristica (R$ 96,00), arrumar uma nota fiscal do serviço de retirada dos bancos (R$ 10,00) e por ultimo perder bastante tempo no posto do DETRAN do CEASA (Av. Brasil) .
Só ficou um problema...
No campo ESPECIE TIPO do veículo continua PAS/MICROONIB.
Pergunta para quem tem Defender 110 aqui no Rio de Janeiro: os seus veiculos também são MICROONIBUS ? Qual tipo vem escrito no CRLV ( o doc do veiculo) ?
No posto do DETRAN me orientaram a abrir um processo administrativo... Já estou imaginando a via crucis !
Alexandre Tietsche
19/11/2012, 15:15
Nelson, minha Defender vem escrito Mis/Caminhoneta porem o ano é 04/04
Pessoal,
meu carro é um Defender 110. Como é 1996/1997 foi importado da Inglaterra com 11 lugares.
Então no meu documento do DETRAN - RJ , naturalmente constam 11 passageiros e tipo MICROONIBUS.
Este ano resolvi reduzir a quantidade de passageiros no documento, de 11 para 7 .
Consegui !!!
Após retirar os assentos e os cintos de segurança, mandar emitir um Certificado de Inspeção Veicular (R$ 160,00) , pagar um DUDA de alteração de caracteristica (R$ 96,00), arrumar uma nota fiscal do serviço de retirada dos bancos (R$ 10,00) e por ultimo perder bastante tempo no posto do DETRAN do CEASA (Av. Brasil) .
Só ficou um problema...
No campo ESPECIE TIPO do veículo continua PAS/MICROONIB.
Pergunta para quem tem Defender 110 aqui no Rio de Janeiro: os seus veiculos também são MICROONIBUS ? Qual tipo vem escrito no CRLV ( o doc do veiculo) ?
No posto do DETRAN me orientaram a abrir um processo administrativo... Já estou imaginando a via crucis !
Sou de SP, meu 110/98 também é microonibus e 11 passageiros. NUnca me preocupei com isso pois até agora foi uma vantagem pois pago metade da alíquota do IPVA, em compesação o DPVAT é maior, mas até agora compensou. Daqui a pouco, pela depreciação natural equeda do valor venal não vai compensar mais e ai talvez eu mude para 7 lugares. Ë bom lembrar que é preciso carta classe D para dirigir.
Depois poste aqui o resultado, vai ser útil para muita gente.
Abs
Sergio
Nelson Defender 110
19/11/2012, 15:53
Valeu Alexandre,
só complementando: quantos passageiros estão no doc (campo CAP / POT/ CIL ) ? E qual o valor pago no DPVAT ?
No meu caso, acho que por ser MICROONIBUS estou pagando R$ 247,42.
Carro de passeio ou utilitário acho que paga cerca de R$ 90,00.
Nelson, minha Defender vem escrito Mis/Caminhoneta porem o ano é 04/04
Nelson Defender 110
19/11/2012, 16:02
Pois é Sergio,
uma das razões para eu diminuir o número de assentos, foi a questão da necessidade da carteira D (a minha é AB - carro e moto).
A outra questão é o valor do DPVAT muito mais caro.
No Rio de Janeiro, o IPVA nunca foi mais barato (pagava cerca de R$ 900,00).
Agora, como o carro fez 15 anos, no Rio é isento de IPVA mas paga as outraS taxas + DPVAT.
Como relatei, consegui reduzir no numero de passageiro para 7 (poderia ter deixado até com 5 ).
Mas continuou o MICRONIBUS...
Sou de SP, meu 110/98 também é microonibus e 11 passageiros. NUnca me preocupei com isso pois até agora foi uma vantagem pois pago metade da alíquota do IPVA, em compesação o DPVAT é maior, mas até agora compensou. Daqui a pouco, pela depreciação natural equeda do valor venal não vai compensar mais e ai talvez eu mude para 7 lugares. Ë bom lembrar que é preciso carta classe D para dirigir.
Depois poste aqui o resultado, vai ser útil para muita gente.
Abs
Sergio
Alexandre Tietsche
19/11/2012, 17:08
Nelson, meu doc não serve muito de referência porque é uma bagunça só.
Primeiro porque apesar de ser uma 110 o modelo consta como HCPU (pick up).
Capacidade: 1.20ton
pot: 116
cil: 25
No campo de observações vem dizendo "Capacidade alterada para 9passageiros"
O DPVAT acho que é 90 e pouco mesmo. A Vantagem de estar escrito "HCPU" é que a base de cálculo utiliza a tabela FIPE e o valor da HCPU é uns 18 a 20 mil abaixo de uma STD.
Pois é Sergio,
uma das razões para eu diminuir o número de assentos, foi a questão da necessidade da carteira D (a minha é AB - carro e moto).
A outra questão é o valor do DPVAT muito mais caro.
No Rio de Janeiro, o IPVA nunca foi mais barato (pagava cerca de R$ 900,00).
Agora, como o carro fez 15 anos, no Rio é isento de IPVA mas paga as outraS taxas + DPVAT.
Como relatei, consegui reduzir no numero de passageiro para 7 (poderia ter deixado até com 5 ).
Mas continuou o MICRONIBUS...
Nelson, aqui em SP. deixam de pagar IPVA veículos com mais de 20 anos.
Quanto ao "MICROONIBUS", pelo que eu pesquisei anos atrás, a definição de microonibus é para veículos que carregam mais de 9 passageiros (pelo menos em SP), se o seu tem agora 7 lugares, o titulo microonibus deveria sair automaticamente.
Vou deixar o meu como microonibus por mais uns anos, depois pretendo fazer a transição.
ABs
Sergio
Nelson, aqui em SP. deixam de pagar IPVA veículos com mais de 20 anos.
Quanto ao "MICROONIBUS", pelo que eu pesquisei anos atrás, a definição de microonibus é para veículos que carregam mais de 9 passageiros (pelo menos em SP), se o seu tem agora 7 lugares, o titulo microonibus deveria sair automaticamente.
Vou deixar o meu como microonibus por mais uns anos, depois pretendo fazer a transição.
ABs
Sergio
Nelson , achei a definição no CTB:
AUTOMÓVEL - veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até oito pessoas, exclusive o condutor.
MICROÔNIBUS - veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros.
Pelo CTB, seu Defender NÃO é microonibus!
Deve ser fácio corrigir isso no documento.
Abs
Sergio
scadufax
20/11/2012, 09:49
Para quem vai mudar de 11 pessoas para 9 ou 7 tem que fazer as contas antes, as vezes sai muito mais barato mudar para categoria D. Nao foi o caso do nosso amigo Nelson ... queria que a isencao aqui no PR fosse de 15 anos tambem.
Nelson Defender 110
21/11/2012, 08:56
Caros Alexandre, Sergio e Scadufax
obrigado pelas informações.
Realmente eu também achei que ao reduzir a capacidade da vtr de 11 para 7, automaticamente deixaria de ser MICROONIBUS.
Mas no DETRAN RJ as coisas não são bem assim ...
Para mudar o campo ESPECIE TIPO acho que vou tentar um processo administrativo conforme orientou a fiscal no posto do DETRAN.
Acho que no meu caso deveria ficar : MIS / UTILITARIO (ou seja uso misto, passageiro e carga) .
Depois posto o resultado.
381846
Denilsom
08/04/2014, 15:01
Colegas alguem sabe me dizer qual é o tamanho do extintor obrigatorio para defender 110 com essa classificaçao, pois comprei uma e o extintor ta muito grande e vencido não to gostando ta sem lugar pra ele !! grato
Marcosdelucena
08/04/2014, 16:12
opa galera
a minha é uma defender 110/2000, e no doc ta como mis/ultilitario/jipe - 9 passageiros!
abs!
dasvirgens
02/10/2014, 22:23
opa galera
a minha é uma defender 110/2000, e no doc ta como mis/ultilitario/jipe - 9 passageiros!
abs!
Li de ponta a ponta a resolução 291/29 de agosto de 2008 e não vi nada relacionado a "transformar" um microônibus numa caminhoneta.
73, Joaquim
Pessoal, consegui regularizar o meu aqui em Sorocaba
Ele era micro-ônibus 11 lugares e ficou misto/utilitário/jipe 7 lugares
O engenheiro de uma dessas empresas de vistoria me orientou e deu tudo certo
Primeiro solicitei uma autorização da CIRETRAN para fazer uma modificação de espécie/tipo para veículos com mais de uma classificação para a mesma plataforma. Precisava comprovar a alteração e como fui eu mesmo q fiz com a ajuda do mecânico, apresentei uma declaração de realização da alteração com mão de obra própria com firma reconhecida
depois precisei fazer a vistoria de segurança e aí consegui regularizar
gastei uns 40 dias no total até pegar o doc.
abr!
Calixto Jr.
Denilsom
06/10/2014, 10:15
Colega qual vantagem fazer isso? a minha é microonibus 11 lug que na verdade só tem 9 cintos bom é o IPVA que é 90 reais sera se mudar pra 7 não sobe o valor ? abs
Pessoal, consegui regularizar o meu aqui em Sorocaba
Ele era micro-ônibus 11 lugares e ficou misto/utilitário/jipe 7 lugares
O engenheiro de uma dessas empresas de vistoria me orientou e deu tudo certo
Primeiro solicitei uma autorização da CIRETRAN para fazer uma modificação de espécie/tipo para veículos com mais de uma classificação para a mesma plataforma. Precisava comprovar a alteração e como fui eu mesmo q fiz com a ajuda do mecânico, apresentei uma declaração de realização da alteração com mão de obra própria com firma reconhecida
depois precisei fazer a vistoria de segurança e aí consegui regularizar
gastei uns 40 dias no total até pegar o doc.
abr!
Calixto Jr.
Bom dia Denilsom!
Com relação ao IPVA deve ocorrer alguma variação sim, mas aqui em SP só paga IPVA carro de até 20 anos, então só tenho mais 2 anos para pagar.
O problema é com relação à habilitação. Para microônibus é necessário ter habilitação categoria "D". Mesmo q o veículo tenha menos assentos, o q manda é a classificação.
No meu caso teria que mudar a minha habilitação e a da esposa e as renovações são mais trabalhosas.
Como a ideia é usar o carro para viajar preferi não correr o risco, mesmo pq em caso de envolvimento em acidente, mesmo q vc não tenha dado causa, se torna culpado por conduzir sem a habilitação adequada.
Abr!
Calixto Jr.
Esse final de semana, fui ver uma 110 que no doc estava microonibus/nãoaplicável - com isso segundo o dono não é necessária a CNH categoria D.
w.cervantes@ig.com.br
13/10/2014, 13:51
Pessoal a minha 110 1996 registrada em São paulo, consta no documento PAS/AUTOMOVEL, mesmo tendo 11 lugares declarado no documento, sendo assim não preciso da categoria D para dirigir, único problema neste caso é o IPVA pago 4%.
Muskitu e w.cervantes, informem-se com vossos despachantes, pois pelo q reza nosso código de trânsito, o q interfere na necessidade de habilitação D não é classificação do carro e sim a qtdde de passageiros q podem ser transportados...
As categorias B e C podem transportar 8 passageiros excluído o motorista (ou seja 9 pessoas no total), como já foi citado nesse tópico mesmo, inclusive com indicação do dispositivo legal.
tenham em mente q conduzir com habilitação inadequada pode gerar multa e apreensão do veículo em uma blitz / fiscalização e em caso de acidente torná-lo culpado até mesmo por algo ao qual não deu causa...
Abr!
Calixto Jr.
Muskitu e w.cervantes, informem-se com vossos despachantes, pois pelo q reza nosso código de trânsito, o q interfere na necessidade de habilitação D não é classificação do carro e sim a qtdde de passageiros q podem ser transportados...
As categorias B e C podem transportar 8 passageiros excluído o motorista (ou seja 9 pessoas no total), como já foi citado nesse tópico mesmo, inclusive com indicação do dispositivo legal.
tenham em mente q conduzir com habilitação inadequada pode gerar multa e apreensão do veículo em uma blitz / fiscalização e em caso de acidente torná-lo culpado até mesmo por algo ao qual não deu causa...
Abr!
Calixto Jr.
Calixto, você está certo quanto a lotação de cada veículo.
Mas sei que existe brecha para determinadas situações, como em praticamente tudo em nosso país.
Hoje vou confirmar com um amigo que trabalha no Detran e assim que possível retorno com a confirmação.
Nelson Defender 110
14/10/2014, 12:36
Calixto,
como ficou o seu seguro obrigatório, o DPVAT?
Eu também reduzi de 11 para 7 passageiros, mas o DPVAT continuou o mesmo.
O DPVAT de microonibus, moto, etc, é mais caro: cerca de R$ 280,00 enquanto que carros até 9 passageiros é R$ 90,00.
Eu teria que voltar ao DETRAN e abrir um processo administrativo, então desisti por hora...
Denilsom
14/10/2014, 14:23
Nelson mas Reduzindo o numero de passageiros teria que ter mudado automatico o seguro , é uma roubalheira nosso pais mesmo se fosse ao contrario aumentava automatico a minha aqui em minas paga foi 90,00 IPVA este ano e seguro 280,00 por ser 11 lugares queria saber o IPVA de uma 96 com 7 lugares mas por aqui não tem para comparar
Calixto, você está certo quanto a lotação de cada veículo.
Mas sei que existe brecha para determinadas situações, como em praticamente tudo em nosso país.
Hoje vou confirmar com um amigo que trabalha no Detran e assim que possível retorno com a confirmação.
Muskitu, concordo com vc com relação as brechas, mas prefiro evitar e tentar a melhor legalidade possível... Confirmar é sem dúvida o melhor caminho...
Calixto,
como ficou o seu seguro obrigatório, o DPVAT?
Eu também reduzi de 11 para 7 passageiros, mas o DPVAT continuou o mesmo.
O DPVAT de microonibus, moto, etc, é mais caro: cerca de R$ 280,00 enquanto que carros até 9 passageiros é R$ 90,00.
Eu teria que voltar ao DETRAN e abrir um processo administrativo, então desisti por hora...
Nelson,
comprei o defender em junho desse ano, então já veio com IPVA e DPVAT pagos e não tenho padrão de comparação com anos anteriores...
Achei algumas informações nesse site: Saiba quanto pagar - Seguro DPVAT - O seguro do trânsito (http://www.dpvatsegurodotransito.com.br/pagamento/saiba-quanto-pagar.aspx)
Nelson mas Reduzindo o numero de passageiros teria que ter mudado automatico o seguro , é uma roubalheira nosso pais mesmo se fosse ao contrario aumentava automatico a minha aqui em minas paga foi 90,00 IPVA este ano e seguro 280,00 por ser 11 lugares queria saber o IPVA de uma 96 com 7 lugares mas por aqui não tem para comparar
Denilsom,
o IPVA varia de estado para estado...
fiz uma simulação aqui em SP e a diferença no valor à vista seria de aproximadamente R$400 esse ano...
a alíquota do micro ônibus é menor (2%) do q do utilitário (4%), mas o valor venal estabelecido em 2014 foi maior pro micro ônibus (aproximadamente R$38.000) do q pro utilitário (aproximadamente R$30.000). O desconto p/ pgto a vista em SP é de 3%.
Como em SP só se paga IPVA para veículos até 20 anos, só vou pagar mais 2 anos, então resolvi assumir a diferença, que não será tão grande com a economia do DPVAT
Luiz Cazati
15/06/2016, 16:18
Olá amigos, a minha questão é ao contrário de quem iniciou o post acredito, estou para comprar uma defender 110 que está com o doc para 5 passageiros apesar de já possuir os banco e cintos para mais 4 pessoas lá atrás. A minha vontade mesmo era transformar ela para 11 pessoas incluindo o motorista, sabem se a burocracia para transformar em microonibus aqui no estado de sp é grande? vendo essa questão de ser necessária a categoria D( que eu anda não possuo) estou pensando em fazer apenas a alteração para 9 e deixar para tentar para 11 na proxima renovação dos docs
Crocodilo Desdentado
18/10/2016, 16:26
Estou passando pelo mesmo problema do amigo acima. Sou habilitado na categoria B e achei que o fato de eu dirigir a minha Defender 110 (1997) com a informações de MICRO- ÔNIBUS /11 PASSAGEIROS no documento, nunca iria me trazer problemas até que eu completasse 2 anos de categoria B para mudar para D. Faltando 3 meses para completar os tais 2 anos e pronto para mudar a categoria, tomei uma ferrada da PRF. O veículo ficou retido na estrada (tendo que ser levado por um reboque) e tomei uma multa gravíssima. Pesquisei e soube que quem toma uma multa (no mínimo) grave fica impossibilitado de alterar a categoria na habilitação por 1 ano. Daí resolvi então mudar a característica do carro de 11 para 9 passageiros. Mas...que BUROCRACIA !!!!!!
Tentei fazer tudo como diz a Lei: 1º passo - autorização do Detran/SP (levei o veículo para uma vitoria do Detran, entreguei os documentos xerocados, preenchi o formulário de autorização do Detran e no final ainda pagarei uma taxa de R$181,00 para a emissão de um novo documento já com as modificações). 2º passo - ter que levar o veículo (com a autorização do Detran) para ser inspecionado e obter o laudo do Inmetro (através de um posto credenciado - no meu caso Taubaté). Só que antes de obter o o parecer do Inmetro caí nessa história do CAT. Aí fui pesquisar como obter o CAT e descobri que existe um ITE (um outro orgão na jogada que sem ele não consigo o tal CAT). Totalmente perdido com tanto jogo de empurra e burocracia, agora vou tentar com um despachante. Com relação as perguntas que eu vi que fizeram sobre esse questionamento do amigo acima, eu não posso mudar minha categoria por causa da multa que tomei.
Crocodilo Desdentado
18/10/2016, 16:44
Vejam o começo da burocracia:
Um email que eu recebi em resposta do Inmetro
"Com a autorização da autoridade competente, o veículo deverá ser avaliado por um Organismo de Inspeção na área de segurança veicular acreditado pelo INMETRO.
A lista dos organismos poderá ser obtida através do link: http://www.inmetro.gov.br/organismos/index.asp/ item Segurança Veicular - OIC-SV. "
Depois cliquei nesse link para achar um posto de vistoria do Inmetro http://www.inmetro.gov.br/organismos/resultado_consulta.asp
Depois que me falaram sobre o tal CAT eu entrei nesse link: http://www.monitorengenharia.com.br/perguntas.php
Depois fui parar aqui http://www.iengenharia.org.br/site/instituto/index/id_sessao/18/id_departamento/18/id_divisao/45
E ME PERDI DE VEZ.
Crocodilo Desdentado
18/10/2016, 16:51
Nelson, em um dos postos do Inmetro que entrei em contato, a pessoa me falou exatamente isso: "Ela conseguiria diminuir para 9 passageiros porém, o veículo continuaria como Micro-ônibus" . A pergunta é: Um micro-ônibus com capacidade de 9 passageiros não me trará problemas tendo habilitação na categoria AB ?
Olá Calixto Jr.!
Sei que já se passaram alguns anos dessa postagem, porém saberia me informar em qual empresa você conseguiu a orientação/regularização?
Também sou de Sorocaba e estou começando essa 'jornada' por motivos similares ao seu!
Grato
Rodrigo
Pessoal, consegui regularizar o meu aqui em Sorocaba
Ele era micro-ônibus 11 lugares e ficou misto/utilitário/jipe 7 lugares
O engenheiro de uma dessas empresas de vistoria me orientou e deu tudo certo
Primeiro solicitei uma autorização da CIRETRAN para fazer uma modificação de espécie/tipo para veículos com mais de uma classificação para a mesma plataforma. Precisava comprovar a alteração e como fui eu mesmo q fiz com a ajuda do mecânico, apresentei uma declaração de realização da alteração com mão de obra própria com firma reconhecida
depois precisei fazer a vistoria de segurança e aí consegui regularizar
gastei uns 40 dias no total até pegar o doc.
abr!
Calixto Jr.
landlover
10/08/2017, 15:03
Olá amigos! Tenho uma DEF110 2002 que consta no DOC MIS/CAMIONETA e 5 lugares. Quero aumentar para 7 lugares e tenho algumas dúvidas. Se puderem ajudar, será de grande valia!
1. Carro tem placa de Salvador, mas moro em SP... É possível realizar esse trâmite aqui em SP?
2. Qual a ordem de procedimentos? Posso adicionar os dois assentos no fundo, conforme padrão da marca (bancos basculantes) e depois levar para vistoria e alterações, ou não?
3. Ainda se pode pesquisar esses links que enviaram com os pontos de vistoria e etc.?
Agradeço a atenção!
seilorjr
17/09/2020, 10:25
Dando um up nesse tópico antigo, pelo que eu consultei com várias empresas essa modificação não pode mais fazer.
Alguém sabe se isso procede? 574324
5Diminuiçãodalotaçãosemrearranjo de layoutinternoAutomóvel,Camioneta,Caminhonete,Utili tário, Ônibus eMicro-ônibus.CSVTipo: O MESMOEspécie: A MESMACarroçaria: AMESMA
A capacidade da para mudar, mais a categoria não.
Infelizmente não estava recebendo notificações do fórum... voltei a receber recentemente.
Não sei se te ajuda ainda, mas pesquisei em vários e o único que correu atrás das informações para fazer o CSV correto foi o engenheiro da empresa que tem na av. 3 março, que vai para Aparecidinha, um pouco mais à frente do parque natural Chico Mendes no sentido Aparecidinha, lado esquerdo. Não lembro o nome do lugar, mas o cara foi muito gente boa...
Olá Calixto Jr.!
Sei que já se passaram alguns anos dessa postagem, porém saberia me informar em qual empresa você conseguiu a orientação/regularização?
Também sou de Sorocaba e estou começando essa 'jornada' por motivos similares ao seu!
Grato
Rodrigo
Mudei o meu em 2014, então não tinha essa resolução...
O que o engenheiro me falou na época foi que eu poderia alterar a categoria pq existia Defender 110 na categoria que eu queria enquadrar.
Mas para a questão de não alterar a habilitação, reduzindo para no máximo 8 pax + motorista, ou seja, 9 no total, mesmo que não mude de categoria, resolve...
Dando um up nesse tópico antigo, pelo que eu consultei com várias empresas essa modificação não pode mais fazer.
Alguém sabe se isso procede? 574324
5Diminuiçãodalotaçãosemrearranjo de layoutinternoAutomóvel,Camioneta,Caminhonete,Util itário, Ônibus eMicro-ônibus.CSVTipo: O MESMOEspécie: A MESMACarroçaria: AMESMA
A capacidade da para mudar, mais a categoria não.
seilorjr
07/10/2020, 10:32
Mudei o meu em 2014, então não tinha essa resolução...
O que o engenheiro me falou na época foi que eu poderia alterar a categoria pq existia Defender 110 na categoria que eu queria enquadrar.
Mas para a questão de não alterar a habilitação, reduzindo para no máximo 8 pax + motorista, ou seja, 9 no total, mesmo que não mude de categoria, resolve...
Opa consegue me mandar um al'o no whatsapp 41-988053178, queria ver se vc tem o cat que usou para me enviar uma c'opia
Boa tarde!
Estou na mesma situação de outros colegas! Comprei uma Defender com documento para 11 pessoas e gostaria de trocar para 9.
Alguém conhece algum despachante em SP que faz ou auxilia nesse serviço?
Muito obrigado!
Opa consegue me mandar um al'o no whatsapp 41-988053178, queria ver se vc tem o cat que usou para me enviar uma c'opia
Cara, já pesquisei em um monte de arquivos eletrônicos meus e não localizei... vou ver se encontro uma cópia física ...
Boa tarde!
Estou na mesma situação de outros colegas! Comprei uma Defender com documento para 11 pessoas e gostaria de trocar para 9.
Alguém conhece algum despachante em SP que faz ou auxilia nesse serviço?
Muito obrigado!
Cara, mais importante que o despachante é a empresa que faz o laudo INMETRO. Se o engenheiro responsável tiver conhecimento, vc tá tranquilo... se não tiver, complicou... o laudo é o principal...
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