Ver Versão Completa : Freio de estacionamento original ou trava carneiro?
advocaciamartins
14/11/2012, 22:11
Amigos,
A minha Band, assim como a maioria, está sem o freio de estacionamento. Antes de re-instalar o sistema eu fiz uma pesquisa por aqui no Fórum e a opinião predominante é que que o sistema de freio de estacionamento não é durável e é desperdício de dinheiro, então pesquisei procurando uma solução alternativa ao sistema original visto que nos veículos com freio à disco nas quatro rodas existe o freio de estacionamento. Em alguns desses veículos o acionamento é por meio hidráulico e similar à tal "trava carneiro" (e similares).
O sistema basicamente funciona assim: existe uma válvula hidráulica que é acionada por uma chave. Quando travada você aciona o pedal de freio duas ou três vezes para criar pressão no sistema hidráulico, travando assim as pastilhas no disco. A trava carneiro não permite que a pressão alivie até você desligar o sistema. Se o sistema hidráulico estiver em condições a viatura fica travada indefinidamente, porém se não estiver 100% ele vai perdendo pressão aos poucos e pode desativar o freio, razão pela qual eles não garantem como freio de estacionamento. Quando você desativa o sistema o fluído volta ao cilindro mestre e desativa o freio.
Verifiquei e eles possuem um kit específico para a Band.
Alguém já instalou? funciona mesmo?
hercilio.neto
14/11/2012, 22:58
Gilberto,
Eu tenho no meu jipe um sistema que trava o pedal de freio (e também o da embreagem), podendo ser usado como freio de estacionamento. Não uso corriqueiramente como freio de estacionamento devido a luz de freio ficar acesa, coisa que vou corrigir com o eletricista.
Mas em algumas situações, quando é preciso deixar o carro em uma posição muito íngreme por pouco tempo, acabo utilizando a esse recurso.
Hoje tive que comprar um tambor do freio de mão novo por 90 R$. Desmontei o sistema para revisar e tinha uma canaleta de desgaste na parte externa do pescoço do fresado. Segundo me explicaram isso é devido ao bracinho de acionamento ter ficado raspando nele. O risco se eu não substituisse era a panela se soltar do frezado e o cardã cair... Que sistema horrivel esse original... até quando tá bom é ruim...
A trava carneiro não é indicada como freio de mão, segundo a revenda autorizada aqui da minha cidade, depois de um tempo a pressão do óleo diminui e o carro pode descer a ladeira.
hercilio.neto
15/11/2012, 15:16
Elvis,
Mas se o carro andar, o ladrão pode levar...
Elvis,
Mas se o carro andar, o ladrão pode levar...Bom isso foi o que o revendedor me falou, acredito que não anda mas talvez ceda um pouco na descida não sei.
Eu não boto fé na carneiro para band, é só cortar os canos da trava em baixo do painel, dar um tranco e ir embora sem freio
Hoje tive que comprar um tambor do freio de mão novo por 90 R$. Desmontei o sistema para revisar e tinha uma canaleta de desgaste na parte externa do pescoço do fresado. Segundo me explicaram isso é devido ao bracinho de acionamento ter ficado raspando nele. O risco se eu não substituisse era a panela se soltar do frezado e o cardã cair... Que sistema horrivel esse original... até quando tá bom é ruim...
Na minha aconteceu igual !
Perdi um tambor novinho porque esqueci o freio de mão acionado !
Depois mandei trocar e meu mecânico diminuiu um pouco esse bracinho pra não pegar mais do tambor.
Eu não colocaria trava nos freios, é muito fácil pra desativar a trava, basta cortar uma mangueira que fica bem visível na roda dianteira.
Minha sugestão é fazer travas como a do Hercílio, travando os pedais e iria até mais longe, colocando trava na alavanca do câmbio e redução.
Abraço
advocaciamartins
17/11/2012, 10:02
A minha preocupação não é a segurança contra roubo, ou seja, não me preocupo se alguém pode cortar o flexível. A questão seria somente ter um freio de estacionamento.
Quanto ao fato de que pode "afrouxar" depois de algum tempo, acredito que seja apenas uma precaução do fabricante para evitar processos contra si, afinal, como o amigo Hercílio notou, se o sistema afrouxa então não serve em sua função básica que é de trava contra roubo.
É muito comum pequenos vazamentos no sistema ou mesmo perda de pressão por desgaste do cilindro mestre então teoricamente ele poderia perder a pressão e soltar o veículo, ou seja, a tal trava carneiro só funcionaria em um veículo qualquer com o sistema de freios em ótimas condições. No meu caso como foi colocado freio a disco nas 4 rodas (ainda está na mecânica), trocado todos os flexíveis e instalado um cilindro mestre novo, "teoricamente" não poderia haver vazamentos ou perda de pressão e o sistema de trava carneiro funcionaria.
Hercílio, se o seu sistema trava o pedal de freio então ele trabalha praticamente igual ao sistema carneiro, ou seja, mantém a pressão no sistema. Tem como mandar fotos deste seu sistema? Quanto à luz acesa basta colocar um interruptor e resolvido.
Poderíamos talvez colocar um segundo pedal de freio, à exemplo do que usamos nas pickups, com sistema de catraca e liberação manual, a diferença seria que não usaríamos um cabo e sim o sistema hidráulico.
A questão é conseguir um sistema alternativo que não detone depois de esquecer de desativar uma ou duas vezes (como Fband disse), ou correr o risco de perder o cardã (como JPX97 disse). Neste ponto a trava carneiro é simples, barata e certamente deve durar muito mais, rsrs.
Meu caro Elvis, como você botou um balde de água fria na ideia então lhe cabe a obrigação de sugerir um outro sistema, rsrs. Vamos tentando, por mais absurdo que possam ser as ideias alguém aqui pode complementá-la e transforma-la em uma alternativa viável. Desafio lançado.
Por enquanto não descarto a trava carneiro e quero ver o sistema do Hercílio.
bandoleiro
17/11/2012, 10:48
Para freio de mão, na minha opinião vale o sistema que substitui o tambor original por disco e pinça. Tem tópicos aqui no fórum falando sobre isso. Agora o sistema de bloqueio da trava carneiro serve para o momento que se vai trocar um pneu traseiro, pois o sistema de freio no cardã é só levantar uma das rodas traseiras que o carro perde o freio estacionário. Acredito que a trava carneiro sirva como freio auxiliar em locais bastante íngremes e serve para criar "camadas"de proteção, pois quem rouba é porque não quer trabalhar, então a idéia é criar dificuldade para os vagabundos, com vários sistemas de proteção trabalhando juntos.
hercilio.neto
17/11/2012, 18:09
Tem como mandar fotos deste seu sistema?
Olá Gilberto,
Nesse tópico aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/60583-seguranca-anti-furto-6.html) está detalhado o sistema. Teve até uma galera que formou um grupo para compra.
Tem fotos no post #67
A minha preocupação não é a segurança contra roubo, ou seja, não me preocupo se alguém pode cortar o flexível. A questão seria somente ter um freio de estacionamento.
Quanto ao fato de que pode "afrouxar" depois de algum tempo, acredito que seja apenas uma precaução do fabricante para evitar processos contra si, afinal, como o amigo Hercílio notou, se o sistema afrouxa então não serve em sua função básica que é de trava contra roubo.
É muito comum pequenos vazamentos no sistema ou mesmo perda de pressão por desgaste do cilindro mestre então teoricamente ele poderia perder a pressão e soltar o veículo, ou seja, a tal trava carneiro só funcionaria em um veículo qualquer com o sistema de freios em ótimas condições. No meu caso como foi colocado freio a disco nas 4 rodas (ainda está na mecânica), trocado todos os flexíveis e instalado um cilindro mestre novo, "teoricamente" não poderia haver vazamentos ou perda de pressão e o sistema de trava carneiro funcionaria.
Hercílio, se o seu sistema trava o pedal de freio então ele trabalha praticamente igual ao sistema carneiro, ou seja, mantém a pressão no sistema. Tem como mandar fotos deste seu sistema? Quanto à luz acesa basta colocar um interruptor e resolvido.
Poderíamos talvez colocar um segundo pedal de freio, à exemplo do que usamos nas pickups, com sistema de catraca e liberação manual, a diferença seria que não usaríamos um cabo e sim o sistema hidráulico.
A questão é conseguir um sistema alternativo que não detone depois de esquecer de desativar uma ou duas vezes (como Fband disse), ou correr o risco de perder o cardã (como JPX97 disse). Neste ponto a trava carneiro é simples, barata e certamente deve durar muito mais, rsrs.
Meu caro Elvis, como você botou um balde de água fria na ideia então lhe cabe a obrigação de sugerir um outro sistema, rsrs. Vamos tentando, por mais absurdo que possam ser as ideias alguém aqui pode complementá-la e transforma-la em uma alternativa viável. Desafio lançado.
Por enquanto não descarto a trava carneiro e quero ver o sistema do Hercílio.
Fala gilberto! existem 2 opções para o freio, ou deixar o sistema original "tinindo" tudo novo e bem regulado que funciona razoavelmente, ou o freio de mão a disco que ja existe o kit pronto, mas ao meu ver é muito caro! na faixa de 600 reais. Em ambos os sistemas é bom colocar uma luz de alerta/ou alarme sonoro para não esquecer. Na minha eu refiz o original e ficou bom só tive que trocar as lonas, limpar,lubrificar e regulagem.
advocaciamartins
18/11/2012, 20:50
Hercílio, grato pela dica, já consultei o tópico.
Meu caro Elvis, qual kit é esse de freio à disco? é aplicado no sistema original ou é aquele do Kadett que o pessoal usa na traseira? Onde eu consigo informações sobre o kit?
Uma opção seria adaptar o pedal+catraca do freio de uma pickup (s10 ou ranger) para acionar um cilindro de freio, a catraca leva o curso ao extremo e a mantém lá, e geralmente você tem uma alavanca para soltar o sistema. Vou estudar esta opção e depois coloco o resultado aqui.
Independente, até o momento, o sistema da carneiro ainda parece viável.
hercilio.neto
18/11/2012, 22:30
... qual kit é esse de freio à disco? é aplicado no sistema original ou é aquele do Kadett que o pessoal usa na traseira? Onde eu consigo informações sobre o kit?
Trata-se de um freio a disco e pastilhas que substitui o tambor e lonas. É instalado no mesmo lugar do original.
Foi desenvolvido pelo Berga (usuário do forum)
Tem mais detalhes aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/104783-freio-estacionario.html
Quem sabe a gente não forma uma galerinha pra encomendar uns kits.
advocaciamartins
27/11/2012, 14:48
Amigo Hercílio,
Vi o kit, a dúvida: a minha é 1964 e me disseram que as estrias são diferentes e por isso o kit original não daria certo então presumo que este kit adaptado também não daria certo. Procede?
hercilio.neto
27/11/2012, 22:25
Amigo Hercílio,
Vi o kit, a dúvida: a minha é 1964 e me disseram que as estrias são diferentes e por isso o kit original não daria certo então presumo que este kit adaptado também não daria certo. Procede?
Não sei responder.
Perguntei ao Berga lá no tópico dele, vamos aguardar...
titanium
28/11/2012, 12:24
Uma solução antiga adotada pelo pessoal do fórum, é pegar o próprio suporte do freio à tambor (o suporte onde fica instalado as estrias e dá sustentação as sapatas) e tornear ele para que ele fique uma espécie de Prato (só que sem as bordas - ficando, assim, um circulo com as estrias).
Sobre este novo suporte, faz-se a furação (num torneiro) para a instalação do disco dianteiro do GOL ou do UNO.
Depois basta fazer um suporte para a pinça traseira do kadet (ou do marea). Pode-se, inclusive, utilizar o disco e pinça do freio traseiro do marea.
O suporte da pinça fica instalado numa furação que já existe na caixa de transf.
Desta forma, o acionamento permanece o original: puxador + cabos originais da Band.
Essa foi uma adaptação proposta pelo ELMER, moderador do 4x4 Brasil.
Ele chegou a implementar esta solução na F-75 do Pai dele, se não me engano.
Se bem feito, pode ser uma boa solução.
E para quem não tem paciência para fazer, compra o Kit do Berga que parece ser plug-n-play.
.....
Uma outra ADAPTAÇÃO seria instalar freios à disco traseiros do Marea.
Assim, o acionamento por cabo permaneceria viável.
O que não sei é o tamanho do disco é compatível, por exemplo, com um SBD...
pois se tiver tamanho compativel com os discos SBD, acredito que seja uma solução viável.
O que acham?
Abraços
hercilio.neto
28/11/2012, 23:51
Amigo Hercílio,
O Berga confirmou que o kit só serve nas Bands de 81 para frente.
Acho que a solução que voce propos de aproveitar parte da campana é viavel.
Já os discos do Marea no eixo traseiro, creio que não aguentam.
titanium
29/11/2012, 08:40
Mas Hercílio, me tire uma dúvida, por favor... os SBDs têm quanto de altura (diâmetro)?
A "compatibilidade" entre um e outro, não seria medida pelo diâmetro?
Ou estou falando besteira?
de repente é a composição do disco que dita a qualidade e resistência?
Eu realmente não entendo de freios... rsrs.
hercilio.neto
29/11/2012, 23:43
Mas Hercílio, me tire uma dúvida, por favor... os SBDs têm quanto de altura (diâmetro)?
A "compatibilidade" entre um e outro, não seria medida pelo diâmetro?
Ou estou falando besteira?
de repente é a composição do disco que dita a qualidade e resistência?
Eu realmente não entendo de freios... rsrs.
Nunca usei os SBD.
Mas o que os amigos dizem é que o problema não está exatamente nos discos e sim nas pastilhas e pinças.
O SBD leva pastilha de kombi, enquanto no freio original do Bandeirante é a mesma da S10. A área de contato do conjunto da kombi é de 53,5 cm2 e o original do Bandeirante é de 91,4 cm2.
Considerando as 2 toneladas do Bandeirante... é melhor não inventar.
O SBD foi desenvolvido inicialmente para os Jeep CJ porque para essas viaturas não existe freio a disco original. O Band tem, é só atualizar.
Aliás, penso o mesmo sobre a DH ZF.
bandoleiro
30/11/2012, 00:02
Nunca usei os SBD.
Mas o que os amigos dizem é que o problema não está exatamente nos discos e sim nas pastilhas e pinças.
O SBD leva pastilha de kombi, enquanto no freio original do Bandeirante é a mesma da S10. A área de contato do conjunto da kombi é de 53,5 cm2 e o original do Bandeirante é de 91,4 cm2.
Assino embaixo. Ainda mais que a diferença de preço não é tão grande entre o freio SBD e o original.
Sergioporto
30/11/2012, 17:33
Nunca usei os SBD.
O SBD foi desenvolvido inicialmente para os Jeep CJ porque para essas viaturas não existe freio a disco original. O Band tem, é só atualizar.
Aliás, penso o mesmo sobre a DH ZF.Quando comprei a minha toy coloquei este freio com pastilhas da kombi ,só botei dinheiro fora !! Nao segura a toy de jeito nenhum ,pode ficar em pé encima do pedal !!!Coloquei original e adeus problemas em freio .
Abs
Meu JPX tem eixo de f75 e Kit SB nas 4 rodas. Na frente tem pincas de kombi e atras kadett. O freio é horrivel, imagino se fosse na band q é mais pesada... ainda bem q so uso ele nas trilhas...
Colepicola
03/12/2012, 08:54
Tenho uma pick up 1986, procurei trava carneiro no Mercado Livre e vi a observação que o kit só serve para modelos ate 1980. Tenho que ter freio de estacionamento de qualquer maneira já que o uso e rural, Vou levar material de construção para um local extremamente íngreme.
hercilio.neto
03/12/2012, 11:00
Talvez no seu caso, o kit do Berga seja a solução.
Mas não custa levar também um calço para por nas roda tgvs... rarará Ppp
Colepicola
03/12/2012, 19:51
Talvez no seu caso, o kit do Berga seja a solução.
Mas não custa levar também um calço para por nas roda tgvs... rarará Ppp
Boa Hercilio, tenho que manter quatro camaradas cada um com uma peça de 30x30 para escorar a pick up carregada de mourões no topo do morro se ela apagar. Hercilio uma vez subindo uma serra com minha esposa o Jeep CJ que eu tinha, por conta da inclinação o pescador parou de mandar gasolina o motor apagou e ele começou a descer de ré. Foi tudo tão rápido que você não consegue travar com a caixa. Minha esposa desceu voando e colocou uma pedra na roda traseira, abandonei o jeep lá em cima e voltei a pé pra casa. Acho que a solução do Kit do Berga seja uma boa.
hercilio.neto
05/12/2012, 17:17
Boa Hercilio, tenho que manter quatro camaradas cada um com uma peça de 30x30 para escorar a pick up carregada de mourões no topo do morro se ela apagar. Hercilio uma vez subindo uma serra com minha esposa o Jeep CJ que eu tinha, por conta da inclinação o pescador parou de mandar gasolina o motor apagou e ele começou a descer de ré. Foi tudo tão rápido que você não consegue travar com a caixa. Minha esposa desceu voando e colocou uma pedra na roda traseira, abandonei o jeep lá em cima e voltei a pé pra casa. Acho que a solução do Kit do Berga seja uma boa.
Certa vez aconteceu isso com um camarada nosso aqui de Campinas (André, Rei do Mé). O jipe morreu no topo da subida e desceu de ré com tudo. O André escapou, mas o CJ virou um chapéu velho.
Por essa e por outras, tenho pensado seriamente em colocar o kit do Berga.
Colepicola
10/12/2012, 19:02
Certa vez aconteceu isso com um camarada nosso aqui de Campinas (André, Rei do Mé). O jipe morreu no topo da subida e desceu de ré com tudo. O André escapou, mas o CJ virou um chapéu velho.
Por essa e por outras, tenho pensado seriamente em colocar o kit do Berga.
Olá Hercilio, comprei um Kit de freio de mão do Berga logo que instalar eu comento. Tô querendo um ar condicionado mas não vou esfriar numa pedra mármore. Não agora espero.
hercilio.neto
10/12/2012, 19:58
Olá Hercilio, comprei um Kit de freio de mão do Berga logo que instalar eu comento. Tô querendo um ar condicionado mas não vou esfriar numa pedra mármore. Não agora espero.
Que legal Colepicola,
Posta as suas impressões sobre o freio. Pretendo mesmo adquirir um.
Que legal Colepicola,
Posta as suas impressões sobre o freio. Pretendo mesmo adquirir um.
alguem me passa o contato do berga, pelo menos em uma vou colocar, duas vezes a band ja foi passear sozinha pra andar na cidade é complicado...
Colepicola
11/12/2012, 07:22
Ola achei ele no endereço que o Hercilio postou, ele acompanha essa pagina http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...acionario.html (Freio Estacionário) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/104783-freio-estacionario.html)
hercilio.neto
25/12/2012, 23:38
O pessoal do forum Land Cruiser de Portugal, informou que o FJ40 (chamados lá de BJ40) segunda série, vinha com freio de mão no tambor das rodas traseiras.
Será que é possível importar essas as peças?
Será que é plug and play?
O pessoal do forum Land Cruiser de Portugal, informou que o FJ40 (chamados lá de BJ40) segunda série, vinha com freio de mão no tambor das rodas traseiras.
Será que é possível importar essas as peças?
Será que é plug and play?
ja revirei o in8mud inteiro a unica coisa que encontrei foi um kit identico ao do berga... tava pensando em fazer eu mesmo mas deposi das contas o kit dele sai mais barato comprei 2 logo, duas vezes ir busacar a band no meio da rua ja ta bom demais...
Instalei o Kit do Berga. Ficou bom mas por via das dúvidas incluí um alarme sonoro para não sair com ele travado.