Ver Versão Completa : Barulho aparentemente vindo do cardã dianteiro
engenheiro01
14/11/2012, 19:26
Pessoal, hoje saí um pouco pra desenferrujar (eu e o jeep) e aqui perto de casa tem uma subidinha um pouco ingrime (quem é daqui de Piracicaba conhece a subida do Engenho Central), que a galera usa para testar os jeeps.
Poizé, no pé dela eu engatei a tração, reduzida e uma primerinha para subir bem devagar. No meio da subida, começou a dar uns estalos, que para mim, vinham da frente do carro, do cardã dianteiro. O bicho subiu, normal.
Já lá em cima, entrei de baixo para verificar, mas não vi nada aparente. Aqui em casa olhei mais cuidadosamente, chequei tudo, mas não consegui ver nada...Alguém tem alguma pista?
Pode ser diferencial, veja como está a aparência do óleo...
Pessoal, hoje saí um pouco pra desenferrujar (eu e o jeep) e aqui perto de casa tem uma subidinha um pouco ingrime (quem é daqui de Piracicaba conhece a subida do Engenho Central), que a galera usa para testar os jeeps.
Poizé, no pé dela eu engatei a tração, reduzida e uma primerinha para subir bem devagar. No meio da subida, começou a dar uns estalos, que para mim, vinham da frente do carro, do cardã dianteiro. O bicho subiu, normal.
Já lá em cima, entrei de baixo para verificar, mas não vi nada aparente. Aqui em casa olhei mais cuidadosamente, chequei tudo, mas não consegui ver nada...Alguém tem alguma pista?
Estalos . . . :pensativo: pode ser roda livre também, a sua é manual ou automática ? as automáticas são mais propensas a problemas . . .
Pablo.pinto2007
14/11/2012, 20:24
Bem... comigo acontecia assim... engatando a tração dianteira... andando na areia (plano mesmo)... um tranco de vez em quando, mas não sentia perder tração, mas ouvia um tranco... trunck....andava um trecho aí de novo...
Bem, quando abri agora pra reformar o jeep descobri que se tratava da cruzeta do semi-eixo dianteiro, dentro do munhão, ela estragou, e estava jogando dentro do munhão, e os trancos eram do conjunto batendo no munhão, quase perco a bola onde pega o munhão, pois ferro com ferro, ainda mais pontudo, já viu!!!
Se eu fosse o amigo, ou dava ou mandava fazer uma revisão nesse sistema de semi-eixos... se sua roda livre for automática, pode ser ela também, ok? e pra não dizer que não, as manuais também podem fazer isso também, desde que o fresado do semi-eixo esteja gasto já!!!
Grande abraço!
Pablo
engenheiro01
15/11/2012, 08:01
é galera! Vou levar o bicho para fazer uma revisão amanhã, verificar primeiramente oleo do diferencial, depois a roda livre (manual) e por ultimo, sugestão do Pablo, cruzetas e o escambau ...
Valeu galera pelas dicas e grande abraço!
Pablo.pinto2007
15/11/2012, 09:18
Bem... eu não mecheria no óleo do diferencial agora... ah não ser que fosse para ver se está no nível...
Geralmente fazemos revisões nos rolamentos de ano em ano, que é o que reza o manual do proprietário do jeep... se já faz mais tempo que isso, já está na hora mesmo... procedimento que eu mesmo já estava fazendo em casa...
Forte abraço e boa sorte!!!
Pablo
Pablo.pinto2007
15/11/2012, 09:29
Eu falei no post anterior sobre não mecher no óleo de já... mas pode ser sim, desde que faça tempo que o diferencial dianteiro não rode (muito tempo sem acionar a tração)... e o óleo esteja contaminado com água... oxidando assim a parte não banhada no óleo, fazendo barulho de arranhado quando acionado... sendo isso é bom abrir o diferencial (pra isso tem que desmontar as rodas pra puxar os semi-eixos) retirar a caixa de satélite, pinhão... dar uma analisada nos rolamentos, pois se tiver algum marcado nas pistas pode danificar seriamente, travar e aí é perca total... mas se revisar pode ter salvação!!!
Pode ser diferencial, veja como está a aparência do óleo...
engenheiro01
03/12/2012, 12:01
Descoberto o mistério: roda livre!! Troquei tudo e acabaram os problemas. Obrigado pessoal!