Conectar

Ver Versão Completa : Lama na caixa do filtro de ar sw4

EddieRoque
14/11/2012, 18:18
Passei em uma rua alagada uns 200 mt altura da agua meia roda
dois dias depois quando por curiosidade fui verificar o filtro de ar estava cheio de lama.

amigos isso e normal?

abrç....

Eddie.

kidcomareia
16/11/2012, 22:14
lama no filtro de ar nao e normal!

dorderf
16/11/2012, 22:19
Muito possivelmente a lama tenha entrado no motor!

fgibin
16/11/2012, 23:09
Passei em uma rua alagada uns 200 mt altura da agua meia roda
dois dias depois quando por curiosidade fui verificar o filtro de ar estava cheio de lama.

amigos isso e normal?

abrç....

Eddie.

Eddie,
já passei por trechos de varios kilometros com a minha sw4 padrão turbodiesel com agua acima dos farois subindo pelo capó, devido as enchentes e com minha esposa gravida.
Depois do sufoco, montei o snorkel da OGZ e agora passo tranquilo com agua acima dos vidros laterais...
Nunca encontrei agua no filtro, menos ainda lama.
Penso que na sua SW4 esteja faltando o air box que fica em baixo do paralama direito do carro e protege a entrada de ar.
Alem disso, andar na agua alta precisa de cuidado no dirigir, evitando criar ondas dentro do vão do motor que possam alcançar o filtro...
Na sua situação, eu daria uma verificada nas mangueiras que ligam a caixa do filtro ao coletor, se elas estiverem limpas, tudo bem.
Do contrario, desmonte e limpe todas as mangueiras, troque imediatamente o oleo motor e filtro (melhor ainda com uma lavagem intermediaria com um oleo a baixa viscosidade SAE 20 antes de botar o oleo definitivo) e prepare o bolso porqué provavelmente a lama atingiu e colou na girante da turbina (se TD) e deu uma bela lisciada nas faixas dos pistões e nas camisas...
Espero ter ajudado
Grande abraço
Fabrizio

EddieRoque
17/11/2012, 00:29
por sorte a lama não ultrapassou o filtro. o lado do motor esta limpo.....

vou verificar se tem essa air box no paralama direito

obrigado a todos pela ajuda
abraço

Eddie

fgibin
17/11/2012, 12:35
Maravilha!
Para verificar é facil, é suficiente tirar a proteção de baixo do paralama direito.
Se não tiver e se estiver interessado no original, eu desmontei o meu quando instalei o snorkel e está guardado lá em casa.
Grande abraço
Fabrizio

EddieRoque
21/11/2012, 14:32
Maravilha!
Para verificar é facil, é suficiente tirar a proteção de baixo do paralama direito.
Se não tiver e se estiver interessado no original, eu desmontei o meu quando instalei o snorkel e está guardado lá em casa.
Grande abraço
Fabrizio

Fabrizio, vc pode postar uma foto do airbox ? para que eu possa verificar melhor

abrç
Eddie

fgibin
21/11/2012, 16:27
Eddie,
Vou tirar a foto hoje a noite e vou postar.
Ele é desmontado, mas penso que seja facil entender como vem montado no carro.
Abraço
Fabrizio

EddieRoque
21/11/2012, 21:44
Eddie,
Vou tirar a foto hoje a noite e vou postar.
Ele é desmontado, mas penso que seja facil entender como vem montado no carro.
Abraço
Fabrizio

ok no aguardo.

obrigado!
abrç.
Eddie

fgibin
22/11/2012, 11:10
382032382033382034382035382036

Eddie,
como você pode ver, são três peças. O air-box propriamente dito (com o ressonador) que fica em baixo do para-lama direito, a mangueira de ligação até o interior do vão do motor e o adaptador final para a caixa do filtro de ar.
Nas ultimas duas fotos pode notar os códigos das duas peças principais.
Da para entender que no esquema de admissão original do veiculo o ar é "sugado" a uma altura bem perto da coluna A do carro, ou seja a mais ou menos 90/100 cm do chão.
Sem este sistema a tomada de ar fica bem mais baixa em correspondência da altura do filtro de ar.
Com este sistema montado, antes de eu colocar o snorkel OGZ, consegui (irresponsavelmente) passar em trecho com água que chegava a cobrir os faróis do carro sem que o filtro ficasse molhado.
Nessas condições, o motor não aguentou o esforço de empurrar tanta água e precisei engatar as reduzidas para conseguir proceder até o final do trecho inundado.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Fabrizio

EddieRoque
22/11/2012, 18:15
382032382033382034382035382036

Eddie,
como você pode ver, são três peças. O air-box propriamente dito (com o ressonador) que fica em baixo do para-lama direito, a mangueira de ligação até o interior do vão do motor e o adaptador final para a caixa do filtro de ar.
Nas ultimas duas fotos pode notar os códigos das duas peças principais.
Da para entender que no esquema de admissão original do veiculo o ar é "sugado" a uma altura bem perto da coluna A do carro, ou seja a mais ou menos 90/100 cm do chão.
Sem este sistema a tomada de ar fica bem mais baixa em correspondência da altura do filtro de ar.
Com este sistema montado, antes de eu colocar o snorkel OGZ, consegui (irresponsavelmente) passar em trecho com água que chegava a cobrir os faróis do carro sem que o filtro ficasse molhado.
Nessas condições, o motor não aguentou o esforço de empurrar tanta água e precisei engatar as reduzidas para conseguir proceder até o final do trecho inundado.
Espero ter ajudado.
Grande abraço
Fabrizio

Fabrizio, mais uma vez Obrigado ajudou e muito.

verifiquei e esta tudo OK, so não entendo o porque de ter sugado lama(agua barrenta) para o filtro de ar

fgibin
22/11/2012, 20:06
Eddie,

Podem ser as esponjas de vedação entre as peças que são ressecadas, pode ser a vedação da caixa do filtro, pode ser a proteção inferior do para-lama mal fixada...enfim...
Você tem certeza que antes de encarar aquele trecho, no filtro já não tivesse agua?
Estou chutando, mas as vezes um lavagem do motor bastante energica pode ter mandado agua para o filtro e a poeira "respirada" a seguir pode ter feito o resto...
Grande abraço
Fabrizio

EddieRoque
23/11/2012, 21:41
3
Eddie,

Podem ser as esponjas de vedação entre as peças que são ressecadas, pode ser a vedação da caixa do filtro, pode ser a proteção inferior do para-lama mal fixada...enfim...
Você tem certeza que antes de encarar aquele trecho, no filtro já não tivesse agua?
Estou chutando, mas as vezes um lavagem do motor bastante energica pode ter mandado agua para o filtro e a poeira "respirada" a seguir pode ter feito o resto...
Grande abraço
Fabrizio

então Fabrizio, o pior e que não tenho certeza se ja estava com lama no filtro pois comprei o carro a pouco tempo.
ja comprei um filtro novo e coloquei vamos ver se entra lama de novo...

abraço.
Eddie