Ver Versão Completa : Cambagem da Ranger
constantino.carvalho
14/11/2012, 16:21
Boa tarde caros amigos foristas, gostaria de compartilha mais essa duvida, e saber se alguém já encontrou solução para esse problema.
Trata-se de um assunto já abordado em outros tópicos porem nenhum deles encontrei resultado para tal, bem, toda vez q troco a balança superior da ranger, tenho q levar para fazer cambagem, pois as rodas geralmente ficam abertas(negativas), mts vezes são apenas 0,5 graus, outras vezes 1,5 ou 2,0 graus, oq acontece q tem uma regulagem no parafuso e nas arruelas da balança superior para poder compensar isso, a minha duvida é a seguinte, coloquei uma balança nova, alinhei, fiz cambagem, etc, ficou com 0,5 graus aberto cada roda, oq é tolerável e inclusive com a roda um pouco mais aberta o carro fica melhor de curva, apos rodar uns 5 mil km, voltei para fazer um alinhamento e conferir a cambagem, pois estava achando q a roda do motorista estava um pouco aberta, e para minha surpresa ao colocar na maquina ela estava aberta quase 2 graus, e ainda por cima, a regulagem estava no máximo impossibilitando de fazer a roda ficar zerada, ou o mais alinhado possível Nesses casos, em todas as 3 Rangers q tive, nóis levamos em um cara aqui na cidade q ele zera essa regulagem, ele alem disso trabalha com outras coisas, tipo, alinhamento de chassi de carros acidentados, porem ninguém sabe oq ele faz, pois o serviço é feito em um galpão q não é permitido a entrada. Ai q ta, para alinha, ou permitir a regulagem antes no limite volte a ter curso ele cobra R$ 200,00, e o detalhe, para cada roda. Acho mt cara, e alem do mais nem sei oq ele faz exatamente. O serviço é rápido, leva no minimo 2 horas e no máximo 3 para as duas rodas dianteiras.
Minha pergunta principal é, alguém sabe como fazer para zerar a cambagem da Ranger mesmo quando a regulagem nas arruelas e no parafuso na balança esta dando fim de curso?
Desde já grato pela compreensão.
Tem de ter uma gabarito ou só na máquina que é o mais recomendaddo agora tem de ficar bem apertado, e não cair em muitos burracos senão babau tem de refazer, aqui em Salvador faço a R$ 80,00 a cambagem de cada roda na máquina sem segredo e vem com o grafico e vejo na máquina com quanto esta cada roda, o alinhamento é R$ 50,00.
constantino.carvalho
14/11/2012, 16:53
Tem de ter uma gabarito ou só na máquina que é o mais recomendaddo agora tem de ficar bem apertado, e não cair em muitos burracos senão babau tem de refazer, aqui em Salvador faço a R$ 80,00 a cambagem de cada roda na máquina sem segredo e vem com o grafico e vejo na máquina com quanto esta cada roda, o alinhamento é R$ 50,00.
Sim, a cambagem é 80 reais aqui na minha cidade tb.
Oq acontece é quando o curso da cambagem chega ao fim, ou seja, não tem mais regulagem, o cara coloca na maquina, e mostra q a roda ta aberta(negativa), ai vc mexe na regulagem, mais ela já ta no Maximo, não tem mais para onde ir. E ai?
Veja se não montaram a balança com lado invertido. LE x LD
Outra, buchas da balança inferior desgastadas tem o mm efeito
Imperador!
14/11/2012, 22:08
A cambagem da Ranger é o maior problema desse carro, dá problema demais.
Já tô cansado de fazer cambagem pra ver que dois meses depois os pneus começam a comer irregularmente.
Minha solução é fazer rodízio de pneu e procurar ficar a cambagem frequentemente.
Mas o primeiro passo é ajustar a altura da suspensão dianteira, segundo o manual de manutenção pra garantir o serviço.
Quem disser que precisa de fazer qualquer coisa fora de ajuste está se enganando, não existe nada de realinhar o chassi nem nada. Isso é coisa de carro batido.
Amanhã mesmo vou fazer rodízio nos pneus por esse motivo... mesmo assim, estou chegando na marca de 45 mil km com os BF Goodride (chineses) que comprei por necessidade, mas que estão me surpreendendo positivamente. Estão bem novos, devem duram pelo menos mais 20 mil.
Imperador!
15/11/2012, 09:10
Eu e minha língua: fui fazer o rodízio e um dos pneus está começando a aparecer o arame. Só pode ter sido problema de fabricação.
Uma coisa é boa: vou voltar pro 265/75/R16
Regular altura também êh outro ponto. Imperador tem razão. Solte as bieletas, faça os ajustes e verifique visualmente os resultados. Depois recoloque as bieletas.
Regular altura também êh outro ponto. Imperador tem razão. Solte as bieletas, faça os ajustes e verifique visualmente os resultados. Depois recoloque as bieletas.
faca o que fizer evite a Monobloco no Meier a qq custo. eles sao careiros, nao permitem q vc acompanhe o servico , tem um pessimo atendimento e nao resolvem seu problema. se estiver no rio va na alba alinhamentos.
roberto.cardoso@ig.com.br
16/11/2012, 12:25
A cambagem da Ranger é o maior problema desse carro, dá problema demais.
Já tô cansado de fazer cambagem pra ver que dois meses depois os pneus começam a comer irregularmente.
Minha solução é fazer rodízio de pneu e procurar ficar a cambagem frequentemente.
Mas o primeiro passo é ajustar a altura da suspensão dianteira, segundo o manual de manutenção pra garantir o serviço.
Quem disser que precisa de fazer qualquer coisa fora de ajuste está se enganando, não existe nada de realinhar o chassi nem nada. Isso é coisa de carro batido.
Amanhã mesmo vou fazer rodízio nos pneus por esse motivo... mesmo assim, estou chegando na marca de 45 mil km com os BF Goodride (chineses) que comprei por necessidade, mas que estão me surpreendendo positivamente. Estão bem novos, devem duram pelo menos mais 20 mil.
Imperador, não diria que a cambagem é o maior problema do carro! Tenho uma 1998, já rodei mais de 100.000KM (a cambagem sobreviveu à Patagônia e ao Jalapão.. hehehehe) desde que peguei ela, e já troquei pneus duas vezes (rodei 80.000KM com o pirelli ATR) e sempre gastam certinho.
A minha suspensão ainda está original com as arruelas quadradas que não dão regulagem de cambagem, e a única vez que em a cambagem ficou 1º negativo, foi quando instalamos bandejas superiores paralelas... depois que coloquei as originais nunca mais tive problemas com cambagem.
Acredito que nosso amigo tenha que fazer uma revisão básica na suspensão, principalmente na bandeja superior. Sei que a original é muito cara, mas o investimento vale a pena...
Abraços,
Daniel.Shimomoto
16/11/2012, 13:45
Galera; o negocio é o seguinte...
Já mexi muito na suspensão da minha Ranger e conheço um pouco do assunto.
Por ser um veiculo concebido oringinalmente para motor a gasolina, com o diesel, a suspensão trabalha mais no limite do que se comparado com versões semelhantes a gasolina. Dessa maneira, enquanto alinhamento e cambagem da Ranger 4x2 2.3 a gasolina nunca sai fora do lugar, as da Ranger diesel são um verdadeiro pesadelo para seus donos.
O diagnostico da suspensão da Ranger é sempre o mesmo.
-> Frente arriada, necessidade de se apertar as barras de torção: Desgaste das buchas inferiores.
-> Cambagem fora dos parametros, parafusos do "kit cambagem" não dão a regulagem: Problemas nas bandejas superiores/pivôs e/ou embuchamento das bandejas.
Não tem misterio. É isso.
Infelizmente a qualidade das bandejas paralelas vendidas em no Brasil são literalmente descartáveis. Um lixo mesmo. Já cheguei a estourar bandejas com 5 mil km de uso, rodando apenas em estradas pavimentadas e pedagiadas!!!!!!
Podem até acharedm ruim mas a verdade tem que ser dita: Experimentei 4 marcas de bandeja na minha ex. Ranger e afirmo: Apenas a original que é frabricada pela TRW é boa. O resto é tudo um lixo. Um resumo:
-> Original - TRW - Aguentou os primeiros 85 mil km rodando sob condições adversas (quase metade do tempo em estradas de terra com costelas de vaca e uso em alta velocidade). Acabou porque tinha que acabar.
-> Perfect (Argentina) - Das paralelas de marca desconhecida é a melhorzinha. Aguentou 30 mil km rodando no asfalto essencialmente e muitissimo pouca terra neste periodo.
-> Grazzimetal: Um lixo, imprestável. De um lado, estourou com 3 mil km e do outro com 10 mil km, rodando EXCLUSIVAMENTE em asfalto, rodovia pedagiada. E quando falo "estourou" estourou pivô e embuchamento (de sair pedaço de borracha)
-> Cofap: Construtivamente boa, embora as buchas tenham cara de peça ordinária. Rodei 15 mil km com o carro e posteriormente vendi mas sem sinais de desgaste na suspensão.
Abraços!
Alessandro,
16/11/2012, 23:38
A Explorer tem suspensão da Ranger. Já rodei uns 50k km e fiz revisão de suspenção por 4 vezes, sendo que só foi útil na primeira, logo que a comprei e na última, quando troquei os pneus (BF 31 x 10,5 x 15). Nesta, a cambagem do lado direito (passageiro) chegou no limite do parafuso original, então foi substituído por outro com os batentes maiores. Já rodei uns 10k km e está ok.
Essa suspensão me surpreende, pois apesar de não pegar terra, com carros de passeio eu precisava fazer a geometria frequentemente e com a Xpl, por duas vezes fui fazer um preventivo e fizeram apenas pequeno ajuste no alinhamento.
Imperador!
17/11/2012, 00:05
A minha situação é a que o Daniel falou mesmo (exceto de estar com a frente arriada), motor pesado mais condução em situações adversas (praias, trilhas e costelas de vaca...) porque a suspensão da minha tá novíssima (foi conferida um mês atrás).
Daniel, você tem (tinha) algum truque pra ficar espiando se a cambagem da Ranger ainda tá boa? O pior de tudo é que o cara não percebe a cambagem fora dos parâmetros se tiver com a direção bem alinhada, porque o carro não puxa nada...
Imperador!
17/11/2012, 00:09
Imperador, não diria que a cambagem é o maior problema do carro! Tenho uma 1998, já rodei mais de 100.000KM (a cambagem sobreviveu à Patagônia e ao Jalapão.. hehehehe) desde que peguei ela, e já troquei pneus duas vezes (rodei 80.000KM com o pirelli ATR) e sempre gastam certinho.
A minha suspensão ainda está original com as arruelas quadradas que não dão regulagem de cambagem, e a única vez que em a cambagem ficou 1º negativo, foi quando instalamos bandejas superiores paralelas... depois que coloquei as originais nunca mais tive problemas com cambagem.
Acredito que nosso amigo tenha que fazer uma revisão básica na suspensão, principalmente na bandeja superior. Sei que a original é muito cara, mas o investimento vale a pena...
Abraços,
Amigo, você diz isso porque a sua tem motor a gasolina que é bem levinho...
Aliás a suspensão da Ranger "foi feita" pro 4.0V6. Até o 2.3 é "leve demais" pra ela.
Amigo, você diz isso porque a sua tem motor a gasolina que é bem levinho...
Aliás a suspensão da Ranger "foi feita" pro 4.0V6. Até o 2.3 é "leve demais" pra ela.
Taí, chegaram a conclusão que a ranger a gasolina 2.3 2008 CD é a mais vantajosa !!!!! :) :) :)
lcdalzoc
17/11/2012, 10:26
Falando em suspensão...vou dar meu pitaco. Já que Explorer e Ranger tem a mesma suspensão dianteira...
Faz 70.000km que estou usando pivôs inferiores Viemar e balanças Grazzimetal, que todo mundo fala mal. Na época que tive que trocar, arrisquei nessas 'baratinhas'. Até agora estão em perfeitas condições, e olha que ando em tudo que é terreno. Quem conhece as estradinhas dos campos de cima da serra-RS, sabe bem que aqui brota buraco, pedra, costelas, rios e erosões.
Será que dei sorte?
Abraços.
Daniel.Shimomoto
17/11/2012, 12:40
Falando em suspensão...vou dar meu pitaco. Já que Explorer e Ranger tem a mesma suspensão dianteira...
Faz 70.000km que estou usando pivôs inferiores Viemar e balanças Grazzimetal, que todo mundo fala mal. Na época que tive que trocar, arrisquei nessas 'baratinhas'. Até agora estão em perfeitas condições, e olha que ando em tudo que é terreno. Quem conhece as estradinhas dos campos de cima da serra-RS, sabe bem que aqui brota buraco, pedra, costelas, rios e erosões.
Será que dei sorte?
Abraços.
Acho que você deu sorte....Pois tive azar com nada menos que tres bandejas - duas colocadas originalmente num reparo e a terceira substituindo uma em garantia, meses depois.
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
17/11/2012, 12:44
A minha situação é a que o Daniel falou mesmo (exceto de estar com a frente arriada), motor pesado mais condução em situações adversas (praias, trilhas e costelas de vaca...) porque a suspensão da minha tá novíssima (foi conferida um mês atrás).
Daniel, você tem (tinha) algum truque pra ficar espiando se a cambagem da Ranger ainda tá boa? O pior de tudo é que o cara não percebe a cambagem fora dos parâmetros se tiver com a direção bem alinhada, porque o carro não puxa nada...
Cesar;
Meu truque para falar bem a verdade era o olho. Olho atento aos pneus e a geometria das rodas em relação ao solo. Geralmente o angulo formado pelo solo com a roda/pneu começa a ficar diferente de um lado e de outro (a cambagem nunca sai fora por igual)
Assim, em resumo, meu truque era o "zóio"!
Imperador!
17/11/2012, 20:53
Cesar;
Meu truque para falar bem a verdade era o olho. Olho atento aos pneus e a geometria das rodas em relação ao solo. Geralmente o angulo formado pelo solo com a roda/pneu começa a ficar diferente de um lado e de outro (a cambagem nunca sai fora por igual)
Assim, em resumo, meu truque era o "zóio"!
Era isso que eu temia, porque a técnica dos zóio não tá funcionando comigo...
Quando eu vi era meio que tarde demais já...
Daniel.Shimomoto
17/11/2012, 20:57
Era isso que eu temia, porque a técnica dos zóio não tá funcionando comigo...
Quando eu vi era meio que tarde demais já...
Cesar;
Tenta mandar alinhar o carro e fazer a cambagem. Feito isso, experimenta fazer um gabarito com um prumo de pedreiro. Era como eu faria.
Abs!!!!
Alessandro,
18/11/2012, 08:48
Técnica do 'zoio' só olhando para os pneus em relação ao solo, eu tb não consigo.
O que faço com frequência, é observar o desgaste das bandas de rodagem de cada pneu. No caso dos BF, tem uns 'pelinhos' em forma triangular que ficam nas laterais dos cravos do pneu. Facilita bastante observar, se a banda inferior está igual a externa.
Imperador!
18/11/2012, 09:33
Cesar;
Tenta mandar alinhar o carro e fazer a cambagem. Feito isso, experimenta fazer um gabarito com um prumo de pedreiro. Era como eu faria.
Abs!!!!
Por isso que é bom perguntar pra gente inteligente! Nunca iria pensar nisso! Valeu, Daniel!
Mas ainda assim: como seria esse gabarito?
constantino.carvalho
18/11/2012, 10:56
Bom dia pessoal, como podemos ver a suspensao da ranger é mega problematica.
Hj estou em diamantina no encontro de jeep, rural e f75. Rodei 900 km pra chegar aqui? e como o pneu do lado do motorista esta negativo 1,5 graus ja deu pra perceber um pequeno desgaste na parte interna do pneu, pra voltar de viagem estou pensando em fazer um rodizio com o pneu traseiro.
Oq ta pegando é q ja folguei as bieletas e a balanca superior e a parte superior nao vem mais pra fora, e assim nao consigo colocar o pneu em pé, ou seja em zero graus. Sera q vou precisar trocar a balanca?
Costalonga
18/11/2012, 13:39
Por isso que é bom perguntar pra gente inteligente! Nunca iria pensar nisso! Valeu, Daniel!
Bom, como eu e meu pai fizemos a nossa casa [agente foi o mestre de obras KKKKKKK] o que você poderia fazer é comprar um tarugo de tecnil, e depois mandar cortar no torno com o mesmo tamanho, pra colocar na parte de cima da roda e na parte de baixo dela.
Eu fiz um desenho +/- de como eu imagino esse sistema, não sei se fica muito bom, mas pra muita coisa da obra é assim que agente fez.
A legenda do desenho é a seguinte:
Prata - Roda
Preto - Pneu
Amarelo - Tarugo de tecnil
Vermelho - Prumo
Uma dica que vou te dar é a seguinte, faça o seu prumo, aqui na obra de casa eu comprei vários prumos e todos eles vinham com diferença, talvez perto assim como na roda nem dê diferença, mas em vãos maiores dá uma diferença boa.
Outra coisa que você pode usar também e ajuda e muito no seu caso, é comprar um Nivel de Mão da Marca Stanley, é 99,8% aferido, muito bom mesmo, ai você pode usar o mesmo gabarito do Prumo que funciona.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
constantino.carvalho
18/11/2012, 19:35
Bom, como eu e meu pai fizemos a nossa casa [agente foi o mestre de obras KKKKKKK] o que você poderia fazer é comprar um tarugo de tecnil, e depois mandar cortar no torno com o mesmo tamanho, pra colocar na parte de cima da roda e na parte de baixo dela.
Eu fiz um desenho +/- de como eu imagino esse sistema, não sei se fica muito bom, mas pra muita coisa da obra é assim que agente fez.
Prata - Roda
Preto - Pneu
Vermelho - Prumo
Uma dica que vou te dar é a seguinte, faça o seu prumo, aqui na obra de casa eu comprei vários prumos e todos eles vinham com diferença, talvez perto assim como na roda nem dê diferença, mas em vãos maiores dá uma diferença boa.
Outra coisa que você pode usar também e ajuda e muito no seu caso, é comprar um Nivel de Mão da Marca Stanley, é 99,8% aferido, muito bom mesmo, ai você pode usar o mesmo gabarito do Prumo que funciona.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Deixa eu ver se eu entendi:
Vc usa um plumo desses de obra, só q em vez de encostar o plumo direto na roda vc encosta num tarugo de tecnil ou madeira, esses tem alguma medida? ou sao apenas para manter o plumo mais distante do conjunto roda pneu? como vc fixa esse tecnil ou madeira na roda pra poder utilizar o plumo?
Agora minha maior duvida, estou pronto para mexer na cambagem, ja tirei a bieleta e folguei os dois parafusos da balança superior, quando puxo a parte superior do pneu para fora afim de alinhar a cambagem o pneu nao vem, pois o parafuso da balanca e as arruelas ja estao encostados no limite, ou seja, eles nao tem mais curso para vir pra fora. OQ FAZER NESTA SITUAÇÃO?
Daniel.Shimomoto
18/11/2012, 22:25
Prata - Roda
Preto - Pneu
Vermelho - Prumo
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Cesar;
A resposta do André é perfeita. A unica coisa diferente seria que eu usaria o prumo da parte superior do pneu até chao para termos uma distancia maior e a visualização ter maior em caso de diferenças. Claro que existe a questão dos pneus estarem perfeitos, sem deformidade, calibragem, etc. mas...É apenas um referencial sem uma necessidade de precisão muito grande.
Em revendas VW antigas existia também o "goniometro" usado para medir a abertura das rodas de Fusca/Kombi. Esse sim é bem perfeito.
Abraços!
Costalonga
19/11/2012, 11:28
Daniel, seria isso:
Goniometro com 28 graus para regular a cambagem do Fusca Brasilia e Kombi - R$ 152.59 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/421/1/488/goniometro-com-28-graus-para-regular-a-cambagem-do-fusca-brasilia-e-kombi)
Como colocaria isso na roda?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Daniel.Shimomoto
19/11/2012, 12:18
Daniel, seria isso:
Goniometro com 28 graus para regular a cambagem do Fusca Brasilia e Kombi - R$ 152.59 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/421/1/488/goniometro-com-28-graus-para-regular-a-cambagem-do-fusca-brasilia-e-kombi)
Como colocaria isso na roda?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Caraca André, achei que isso não existisse mais!
O que eu via da VW daqui, eram colocados encostados a roda, analogamente aos sensores de alinhamento!
Abraços!
Costalonga
19/11/2012, 12:25
Caraca André, achei que isso não existisse mais!
O que eu via da VW daqui, eram colocados encostados a roda, analogamente aos sensores de alinhamento!
Abraços!
Nesse caso então eu posso fazer um gabarito pegando na roda e ele ficando junto a esse gabarito?
Nas imagens da internet eu vi que o povo usa ele anexado ao facão dos Fuscas e das Kombis, Então no gabarito ele também ficaria anexado.
Depois eu bolo um desenho e coloco aqui.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
19/11/2012, 12:54
Daniel, na minha concepção é assim que ficaria o uso do Goniometro na Roda das caminhonetes.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Casa da transmissão4x4
19/11/2012, 14:00
Bom pessoal, eu lí alguns poster e vou deixar minha experiencia de quase 10 anos de alinhamento :
quando acaba a regulagem só tem jeito de desempenar a manga de eixo ou então procurar o defeito que pode estar no chassis. muita gente fica com medo, mas se desempenar com calma esta manga de eixo não quebra.
Gabarito não e necessario porque teria que fazer um, e o torneiro cobraria muito caro e ainda teria que encontrar uma manga de eixo nova.
então fica a dica.
Abraço.
Danilo.
Daniel.Shimomoto
19/11/2012, 14:56
Bom pessoal, eu lí alguns poster e vou deixar minha experiencia de quase 10 anos de alinhamento :
quando acaba a regulagem só tem jeito de desempenar a manga de eixo ou então procurar o defeito que pode estar no chassis. muita gente fica com medo, mas se desempenar com calma esta manga de eixo não quebra.
Gabarito não e necessario porque teria que fazer um, e o torneiro cobraria muito caro e ainda teria que encontrar uma manga de eixo nova.
então fica a dica.
Abraço.
Danilo.
Danilo;
O problema da Ranger é justamente esse: Como o motor é pesado para a suspensão, ocorre o desgaste de partes (buchas). Ai o cara manda o carro alinhar e o alinhador fala que não dá cambagem. Ai a soluçao "mágica" é o gabarito tecnico, monobloco ou coisas do genero quando na verdade o problema é desgaste de buchas, pivos, etc.
Já chegaram até a condenar as barras de torção da minha Ranger por ignorancia em saber do desgaste das buchas inferiores!
Abs!!!!
Casa da transmissão4x4
19/11/2012, 15:07
Danilo;
O problema da Ranger é justamente esse: Como o motor é pesado para a suspensão, ocorre o desgaste de partes (buchas). Ai o cara manda o carro alinhar e o alinhador fala que não dá cambagem. Ai a soluçao "mágica" é o gabarito tecnico, monobloco ou coisas do genero quando na verdade o problema é desgaste de buchas, pivos, etc.
Já chegaram até a condenar as barras de torção da minha Ranger por ignorancia em saber do desgaste das buchas inferiores!
Abs!!!!
Sobre as buchas tem outro problema tambem, se elas forem apertadas com a suspensão no AR as buchas vão desgastar muito rapido, se for apertadas com o veiculo apoiado ae não vai ter problemas......
Imperador!
21/11/2012, 14:47
Refiz a cambagem da Ranger que tá novamente zerada.
No meu caso não foi nenhum problema de suspensão que provocou o problema, mas os rolamentos dianteiros das rodas estragados o que estava provocando uma folga considerável nelas.
Constantino, tudo bem?
"o parafuso da balanca e as arruelas ja estao encostados no limite, ou seja, eles nao tem mais curso para vir pra fora. OQ FAZER NESTA SITUAÇÃO?"
Esta dúvida é cruel. O que mais vejo na rua são Rangers com as rodas "abertas", ou porque a bandeja (braço) superior está "preso" demais, ou porque já chegou no limite.
A resposta, já foi dada. Pode ser as seguintes peças com folgas: buchas do braço inferior e rolamentos. OU empenamento na manga de eixo ou no chassis, ou empenamento em algum dos braços.
Para resolver, melhor atacar o problema, verificando e trocando as peças empenadas.
Agora, vem o legal, outra forma de resolver, uma forma bem brasileira:
0. levante a supensão bastante, pelos parafusos da barra de torção, assim, o pneu a adotar cambagem mais positiva.
1. tente adaptar um braço (bandeja) superior mais comprido de algum carro resistente. Veja a bandeja da f1000, d20, l200... Se for o caso, tente adaptar a furação, parafusos diferentes, porcas. Eu estou analisando este método para levantar uma dodge ram minha, pois quando a suspensão é maior, a bandeja superior não consegue "empurrar" o pneu para fora.
2. analise se é fácil prolongar o orifício onde prende o braço superior, para jogar o braço mais para fora. Em alguns casos, é extremamente simples instalar duas chapas grossas soldadas com um simples tubo entre elas, numa das pontas, entendeu? Este tubo separa as duas chapas e fica onde prendia o braço original, prolongando para fora novos orifícios, onde, nestes novos buracos, se prende o braço original.
3. se estiver com dinheiro e tempo, talvez dê para instalar uma peça sob a travessa inferior, trazendo para trás o braço inferior.
4. pode tentar instalar um prolongador para a manga de eixo ou uma outra manga mais alta.
5. por último, e não menos legal, soldar uma estrutura forte no braço superior original, afim de instalar outro pivô um pouco mais para fora.
Veja a foto anexa, a peça maior é a peça que se prende na travessa inferior, que dá para levar para trás o braço inferior. Este é o método mais complicado.
Divirta-se, isto é legal.
381957
Deixa eu ver se eu entendi:
Vc usa um plumo desses de obra, só q em vez de encostar o plumo direto na roda vc encosta num tarugo de tecnil ou madeira, esses tem alguma medida? ou sao apenas para manter o plumo mais distante do conjunto roda pneu? como vc fixa esse tecnil ou madeira na roda pra poder utilizar o plumo?
Agora minha maior duvida, estou pronto para mexer na cambagem, ja tirei a bieleta e folguei os dois parafusos da balança superior, quando puxo a parte superior do pneu para fora afim de alinhar a cambagem o pneu nao vem, pois o parafuso da balanca e as arruelas ja estao encostados no limite, ou seja, eles nao tem mais curso para vir pra fora. OQ FAZER NESTA SITUAÇÃO?
Algumas fotos:
. manga com a ponta maior;
. braço superior mais comprido;
. prolongadores do parafuso do braço.
Interessante que é possível fazer peça semelhante ao prolongador do parafuso do braço e utilizar para prolongar a ponteira (de cima) da manga de eixo, e prender o pivô nesta peça...
Ao invés do pivô ser preso na manga de eixo, ele passa a ser preso na nova peça. E a peça, parecida (e menor) que a vermelha desta foto, se prende (muito bem presa) na manga de eixo, onde se prendia antes o pivô...
. 381993381994381995381996
Amigos, idéia é o que não falta para empurrar a parte de cima do pneu da Ranger para fora...
Constantino, tudo bem?
"o parafuso da balanca e as arruelas ja estao encostados no limite, ou seja, eles nao tem mais curso para vir pra fora. OQ FAZER NESTA SITUAÇÃO?"
Esta dúvida é cruel. O que mais vejo na rua são Rangers com as rodas "abertas", ou porque a bandeja (braço) superior está "preso" demais, ou porque já chegou no limite.
A resposta, já foi dada. Pode ser as seguintes peças com folgas: buchas do braço inferior e rolamentos. OU empenamento na manga de eixo ou no chassis, ou empenamento em algum dos braços.
Para resolver, melhor atacar o problema, verificando e trocando as peças empenadas.
Agora, vem o legal, outra forma de resolver, uma forma bem brasileira:
0. levante a supensão bastante, pelos parafusos da barra de torção, assim, o pneu a adotar cambagem mais positiva.
1. tente adaptar um braço (bandeja) superior mais comprido de algum carro resistente. Veja a bandeja da f1000, d20, l200... Se for o caso, tente adaptar a furação, parafusos diferentes, porcas. Eu estou analisando este método para levantar uma dodge ram minha, pois quando a suspensão é maior, a bandeja superior não consegue "empurrar" o pneu para fora.
2. analise se é fácil prolongar o orifício onde prende o braço superior, para jogar o braço mais para fora. Em alguns casos, é extremamente simples instalar duas chapas grossas soldadas com um simples tubo entre elas, numa das pontas, entendeu? Este tubo separa as duas chapas e fica onde prendia o braço original, prolongando para fora novos orifícios, onde, nestes novos buracos, se prende o braço original.
3. se estiver com dinheiro e tempo, talvez dê para instalar uma peça sob a travessa inferior, trazendo para trás o braço inferior.
4. pode tentar instalar um prolongador para a manga de eixo ou uma outra manga mais alta.
5. por último, e não menos legal, soldar uma estrutura forte no braço superior original, afim de instalar outro pivô um pouco mais para fora.
Veja a foto anexa, a peça maior é a peça que se prende na travessa inferior, que dá para levar para trás o braço inferior. Este é o método mais complicado.
Divirta-se, isto é legal.
381957
Junior84
17/06/2015, 04:47
Estou com problemas na cambagem da minha ranger. será que esse vídeo ajuda?
https://www.youtube.com/watch?v=SNoFz27fvHo
Matagato
17/06/2015, 20:21
Macete para regular cambagem da Ranger.
a) soltar os parafusos da balança superior;
b) Remover as chavetas de regulagem da cambagem (são uma espécie de arruelas que ficam nos parafusos da balança superior;
c) essas chavetas de regulagem, possuem um furo descentralizado, que servem para afastar ou aproximar a balança superior;
d) No lugar do furo, é possível fazer um rasgo, e com isso, aproximar ou afastar a balança superior do chassis. Esse rasgo no furo irá funcionar como uma regulagem de cambagem;
AOS CRÍTICOS: EU ja fiz várias trilhas, e a regulagem nunca saiu do lugar. Se sair, basta regular novamente,ou fazer uma no torneiro.
REGULAR CAMBAGEM
Para verificar o grau de inclinação das rodas, eu utilizo um nível de marceneiro e coloco na lateral da roda. Assim é possível afinar a regulagem, além de conferir os serviços dos geometrista.
REGULAGEM DE ALINHAMENTO
Para verificar convergência ou divergência, eu utilizo uma trena a lazer.
Medir as distância entre as rodas dianteiras.
a) Fazer uma medida entre o espaço interno das rodas dianteiras, pegando a parte da roda a frente do eixo e medir a distância entre a outra roda "os pontos de medida precisam estar alinhados, seminclinação";
b) Fazer uma medida entre o espaço interno das rodas dianteiras, mas agora medido a parte da roda atrás do eixo e medir a distância entre a outra roda "os pontos de medida precisam estar alinhados, sem inclinação";
Se a medida feita na parte da frente o do eixo estiver maior que a medida feita pela parte traseira, tuas rodas vão estar abertas "divergência". Se a medida for menor = convergência. Se as medidas estiverem igual, tuas rodas estão alinhas.
Cheguei a esse ponto, após comprometer um jogo novo de pneus. Mandei fazer a geometria completa, e o cara fez só o alinhamento. Quando percebi o desgaste irregular, voltei no geometrista, ele falou que as ranger não tem regulagem, e para alinhar, só entortando o chassis.
Fui em uns dez geometristas, e 9 falaram que não te regulagem. O décimo fez, mas como iria saber se realmente estava alinhada??
Espero ter ajudado, e qualquer coisa, é só perguntar
-
Matagato boa noite, sofri com esse problema de cambagem, ô carrinho de suspensão fraca, meu Deus! meu problema tá resolvido mas fiquei imaginando, será que a Ranger aceita o eixo dianteiro do troller? se adapta-lo será que o problema acaba? esse eixo seria o mesmo do jipe Grand Cherokee? para mim o ponto mais fraco da Ranger é essa maldita suspensão dianteira, enche o saco e pneu é produto caro.
Junior84
18/06/2015, 00:48
Entendi sua explicação amigo "Matagato". Não sei se tenho gabarito pra fazer isso sozinho. Na minha cidade acho que os mecânicos não sabem fazer isso. Terei que ir até Barra do Garças pra resolve isso.
Pelomenos sei o que deve ser feito e vou ficar de olho no que os meca irão fazer.
Vou tentar regular pelos parafusos da balança na oficina.
Queria saber quando que os parafusos não aceitam mais regulagem.
Junior84
18/06/2015, 01:08
Tentei tirar algumas fotos dos parafusos.504914 504915
504915 será que dá pra regular a cambagem?
Junior, a oficina que alinhou a minha teve que mexer no chasssi. Não entendo mais nada, parece que cada um apresenta uma solução diferente.
Junior84
19/06/2015, 19:54
Tá difícil, só posso arrumar isso mês que vem. Enquanto isso meus pneus tão se acabando. O jeito é ficar quietinho em casa.
Ô lasquera morar no fim do mundo.
505064
Esses são os que estavam atrás. Fiz um rodizio mas já estão desgastando também.
Onde encontro essas arruelas de regulagem pra trocar, alguem sabe...?
Alguém sabe onde encontro essas chavetas...?
rcarmelo
12/01/2017, 01:10
Casado dexa, porcaria, resolvi fazer minha badeja fiz ela 10mm maior olha ficou show agora vou trabalhar nas chapas ficou no meio da regulagem
CAJACITY21
02/05/2018, 11:00
Meu nobre, estou precisando de realizar um serviço de cambagem na minha ranger, foi fazer o alinhamento e lá o mecânico disse que minhas duas rodas estam com -2,8. onde você fica para eu levar o carro lá.
Boa noite amigos. Alguém conseguiu solucionar o problema da cambagem em definitivo?
Qual foi a solução?
Alguem conhece/ja usou esse kit:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706464765-kit-calco-de-cambagem-ranger-2-unidades-_JM
Junior84
08/09/2018, 00:38
Comprei exatamente esse kit, mas ainda não instalei.
Estou esperando uma balança superior que pedi no ML;
Vou tentar uma manobra diferente. Vou retirar o suporte de metal da balança superior e colocar mais pra frente.
Se der certo posto depois
Fiz semana passada na minha. Realmente não é qualquer lugar que faz. No local que fiz aqui em Campinas paguei 80 reais.
Por sorte só o lado do motorista precisou fazer o outro estava zerado.
Ok Junior84... ficamos no aguardo... torcendo:torcendo: pra dar certo. Com quantos graus estava a sua? A minha consegui deixar com 1º:?
Junior84
25/09/2018, 21:37
4 graus. lado motorista. 3 graus lado passageiro
vou tentar fazer amanha
Junior84
30/09/2018, 01:13
Fiz uma gambiara do Lado esquerdo:
561781
O buraco que regula a cambagem foi aberto mais um pouco para a esquerda.
com isso a cambagem que estava em 4º voltou para 2º
561782
Ainda dá para abrir mais. Deixar em pelo menos 1º. Vou fazer isso mais pra frente.
O lado direito está em 2º, se expandir o buraco consigo zerar. Por enquanto fica assim.
561783
foi cortado uma parte do calço.
561784 Os calços novos não foram muito úteis pra regular os 4º.
acho que futuramente vou comprar uma nova manga de eixo para o lado esquerdo.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-972289904-manga-de-eixo-diant-le-ford-ranger-4x4-98-f87z3a186aa-_JM
no ML custa 550$
Coophamat
01/10/2018, 19:05
Junior84, eu comprei os parafusos com arruelas excêntricas, porém, ainda não consegui instalar, acho que ela resolveria o seu problema e custa menos que uma manga de eixo nova.
RicardoFLN
01/10/2018, 19:19
Tá difícil, só posso arrumar isso mês que vem. Enquanto isso meus pneus tão se acabando. O jeito é ficar quietinho em casa.
Ô lasquera morar no fim do mundo.
505064
Esses são os que estavam atrás. Fiz um rodizio mas já estão desgastando também.
Junior,
Vendo essa foto me parece que o teu semi-eixo/homocinética está quase que perfeitamente paralelo ao solo. Me parece que tua Ranger está com a suspensão dianteiro muito baixa, isso influencia diretamente a cambagem. Antes de fazer qualquer coisa mais radical como trocar manga ou ampliar o rasgo oblongo onde vai a balança superior, acho que tu deverias conferir a altura na dianteira.
Abs.
RicardoFLN
01/10/2018, 21:21
Em tempo,
Eu coloquei as arruelas excêntricas (ebay) na minha Ranger. Deixei ela toda filé no que tange a geometria, pivôs novos, amortecedores zero e tudo mais.
Fiz uma baita viagem mês passado de 8500 km, passei pelo Jalapão, Serra das Mesas, Serra da Capivara, das Confusões e da Canastra. Já no Jalapão se foram pro espaço os dois amortecedores dianteiros....rsrs KYB nunca mais!! O par que eu só usei no asfalto durou 46 mil, e os que eu coloquei antes da viagem, viram as estradas do Jalapão e foram pro pau com menos de 10 mil.
No meio da viagem me obriguei a trocar o amortecedor que estava piorzinho, coloquei um cofap ordinário de um lado!
Eu pensava que a geometria tinha toda se perdido já com tanta porrada! Minha surpresa foi grande quando cheguei de volta, troquei os amortecedores dianteiros (finalmente dessa vez consegui colocar Ranchos, que eu já tenho atrás) e fiz o check da geometria e estava tudo no lugar.
Eu que tinha essa suspensão dianteira da Ranger como o calcanhar de aquiles, fiquei feliz de constatar que ela nem é tão podre assim!
Foda foi a bomba da DH ir pro pau na viagem, mas essa é outra história......
Abs.