Ver Versão Completa : Tracker 2.0 Gasolina e a revisão 98 mil km
Galera, chegou a hora da revisão, e no manual consta as seguintes trocas:
Já foi trocado:
- Correias
- Filtro do ar condicionado (limpado em fev)
- Pastilhas dianteiras (trocadas)
- Discos (possui meia vida)
A ser trocado (talvez mais importantes):
- Velas
- Filtro de ar
- Óleo
- Fluido de embreagem (verificar nível)
- Óleo da caixa de transmissão (ver nível e trocar se necessário)
- Óleo do eixo dianteiro e traseiro (verificar nível)
- Fluido de freio (ver nível e completar se necessário)
- Reservatório da direção hidráulica (ver nível)
- Limpadores (trocar)
Outros (menos importantes?):
- Mangueiras do combustível (verificar estado)
- Nível do líquido de arrefecimento (verificar se tem vazamento)
- Sistema do ar-condicionado (verificar funcionamento)
- Ionas e tambores (verificar desgastes)
- Mangueiras do freio (verificar vazamentos)
- Mangueiras e conexões (ver se tem vazamento)
- Juntas esféricas, braços e terminais de direção (verificar)
- Guia do cabo de acionamento do freio de estacionamento, articulações dos braços do pedal do freio e da embreagem (lubrificar)
- Respiro do tanque de gasolina (verificar quanto a entupimento)
--------
Agora a pergunta final, é necessário fazer tudo isso? vcs fazem? se for fazer em autorizada acho que vai ficar um valor bem alto, por mim só trocaria o principal, pelo que conheço das outras pessoas poucas seguem a risca as trocas do manual...
e ai?
qualquer outra informação necessária só me pedir que tenho tudo registrado no manual aqui, só não to com ele no momento, mas sei que a cada 10 mil km o carro foi revisado, agora se foi trocado tudo a risca não sei de cabeça...
é isso!
2 coisas Guto:
1 - Chevrolet:
Não se iluda com papelada de concessionária, revisões e tal.
A minha viatura eu peguei com todas as nfs de manutenção feitas nas concecionárias e tal.. valores de mais de 1000 reais com trocas diversas de peças!!
Daí eu ia fazera última até começar a mexer no carro.. nunca trocaram o filtro de AR, nunca trocaram o filtro de combustível, nunca foram trocadas as velas e as pastilhas!!! Parece incrível, mas é verdade! Até guardei esses itens de sacanagem.. tudo original e virgens no carro antes de tirar.. ridiculo como o antigo proprietário era enganado..
Quer outra? veja essa:
Minha mae comprou um Agile logo qdo saiu. Dai houve um recall para se trocar a mangueira azul de combustivel, pq como o carro é feito na argentina não aguenta o álcool no Brasil. Pois bem, foi lá trocar, meio q com roupa de faxineira, ficou do lado dos mecânicos acompanhando e ninguem desconfiou. Ficou sentadinha nuns banquinhos desse de espera só olhando pro carro.. ficou uma hora na concessionaria GM da Nacoes unidas, acho q é viamar, na frente do shopping Sp Market. Dai vieram felizes para entregar o carro e cobrar uma taxa de R$ 300 e poucos reais.. isso pq era recall... DETALHE Q A FEZ RODAR A BAIANA: "vcs nem abriram o capô!" mas que raio de 171 é esse aqui?" depois de mais 2 horas aguarndando a troca real..... Muita falta de consideração da loja.. dai pergunto.. será que somos premiados ou as cias concessionárias sao realmente grandissísimas filhas da puta em enganar os consumidores que não tem noçao de mecânica? Brasil, o país da copa, do futuro!! kkkk enfim.
2 - Bom, dessa lista aí eu faria o seguinte:
- Velas
- Filtro de ar
- Óleo
- verificar a viscosidade e a quantidade de todos os oleos debaixo do carro. há uns 5 lugares no jipinho meu caro. cambios e transmissões. geralmente esta tudo ok e não se faz nada, mas nao custa abrir todos esses parafusos e verificar..
- deixar todos os fluidos do motor um pouco abaixo do limite maximo: oleos de dh, freio, agua, arrefecimento, etc. A minha deixei assim e faz dois anos praticamente que nada mudou.. há ate no manual informaçoes de que tem que se completar o nivel de óleo do carro e acho muito necessário mesmo mas a minha vejo todo mes e nunca completei!! só troquei o óleo por um bom.. mas esse assunto é longo e ha controvérsias, dependendo do estado do motor do carro.. na dúvida coloque oleo 20w50. No manual o indicado éo semisintetico 10w30, acho.. em resumo se o seu motor estiver bom vc poe esse oleo mais fino e melhor, senao coloca o 20w50 msm.
- mangueira e conexõe é só dar uma olhada e ver se não estão rachadas demais.. isso é bem relativo..
- lonas e tambores é legal dar uma olhada tb se não tá muito sujo e colando.
- suspiro do tanque verifique mesmo! a minha está entupida e até hoje náo tive tempo e coragem para arrumar.. o problema disso é que faz vácuo qdo vc enche muito o tanque e esvazia. Fica muito dificil de abrir e rola até quebrar..
Eu levaria num mecanico bom e honesto para dar uma olhada em tudo, ao inves de uma concessionária. Há um fantástico no brooklin em sp, chamado Daniel Simon.
[ ]s
2 coisas Guto:
1 - Chevrolet:
Não se iluda com papelada de concessionária, revisões e tal.
A minha viatura eu peguei com todas as nfs de manutenção feitas nas concecionárias e tal.. valores de mais de 1000 reais com trocas diversas de peças!!
Daí eu ia fazera última até começar a mexer no carro.. nunca trocaram o filtro de AR, nunca trocaram o filtro de combustível, nunca foram trocadas as velas e as pastilhas!!! Parece incrível, mas é verdade! Até guardei esses itens de sacanagem.. tudo original e virgens no carro antes de tirar.. ridiculo como o antigo proprietário era enganado..
Quer outra? veja essa:
Minha mae comprou um Agile logo qdo saiu. Dai houve um recall para se trocar a mangueira azul de combustivel, pq como o carro é feito na argentina não aguenta o álcool no Brasil. Pois bem, foi lá trocar, meio q com roupa de faxineira, ficou do lado dos mecânicos acompanhando e ninguem desconfiou. Ficou sentadinha nuns banquinhos desse de espera só olhando pro carro.. ficou uma hora na concessionaria GM da Nacoes unidas, acho q é viamar, na frente do shopping Sp Market. Dai vieram felizes para entregar o carro e cobrar uma taxa de R$ 300 e poucos reais.. isso pq era recall... DETALHE Q A FEZ RODAR A BAIANA: "vcs nem abriram o capô!" mas que raio de 171 é esse aqui?" depois de mais 2 horas aguarndando a troca real..... Muita falta de consideração da loja.. dai pergunto.. será que somos premiados ou as cias concessionárias sao realmente grandissísimas filhas da puta em enganar os consumidores que não tem noçao de mecânica? Brasil, o país da copa, do futuro!! kkkk enfim.
2 - Bom, dessa lista aí eu faria o seguinte:
- Velas
- Filtro de ar
- Óleo
- verificar a viscosidade e a quantidade de todos os oleos debaixo do carro. há uns 5 lugares no jipinho meu caro. cambios e transmissões. geralmente esta tudo ok e não se faz nada, mas nao custa abrir todos esses parafusos e verificar..
- deixar todos os fluidos do motor um pouco abaixo do limite maximo: oleos de dh, freio, agua, arrefecimento, etc. A minha deixei assim e faz dois anos praticamente que nada mudou.. há ate no manual informaçoes de que tem que se completar o nivel de óleo do carro e acho muito necessário mesmo mas a minha vejo todo mes e nunca completei!! só troquei o óleo por um bom.. mas esse assunto é longo e ha controvérsias, dependendo do estado do motor do carro.. na dúvida coloque oleo 20w50. No manual o indicado éo semisintetico 10w30, acho.. em resumo se o seu motor estiver bom vc poe esse oleo mais fino e melhor, senao coloca o 20w50 msm.
- mangueira e conexõe é só dar uma olhada e ver se não estão rachadas demais.. isso é bem relativo..
- lonas e tambores é legal dar uma olhada tb se não tá muito sujo e colando.
- suspiro do tanque verifique mesmo! a minha está entupida e até hoje náo tive tempo e coragem para arrumar.. o problema disso é que faz vácuo qdo vc enche muito o tanque e esvazia. Fica muito dificil de abrir e rola até quebrar..
Eu levaria num mecanico bom e honesto para dar uma olhada em tudo, ao inves de uma concessionária. Há um fantástico no brooklin em sp, chamado Daniel Simon.
[ ]s
Chuva, obrigado mais uma vez... anotarei tudo, e continuo aguardando mais feeds do pessoal.
tem uma outra coisa que encomoda no carro que é uma vibração parece que no plastico das portas dianteiras, sempre acontece em segunda marcha a 1500rpm, seria devido a rotação baixa? minha mãe acha que é normal pois no Celta dela tambem tinha, eu ja não acho isso normal e confesso que me irrita bastante... poderia ser tambem alguma tampa de proteção? pq a gente ja teve um Picasso que fazia um barulho parecido e era a tampa de proteção do motor que tava amassada...
fora isso o carro ta bem firme, é macio e silencioso nos buracos etc.
Guto,
A vibração é sempre chata.. mas parece ser simples.. cara.. é tão fácil abrir os forros dessas portas.. em 10, com prática dá para arrumar cada uma..
Acho que é apenas um parafuso, no puxador da porta. Vc tem q tirar tb aquela moldurinha da maçaneta da porta. A maçaneta fica, a moldura vc empurra para frente e para fora, que é so encaixada.. faz com calma que pode quebrar uns chanfros que a prendem no papelao da porta.. Daí vc começa puxando a forração debaixo pra cima, soltando as travas plásticas. Comece por baixo e se precisar use uma chavona de fenda só para tirar a primeira. Vai com fé que não quebram tão fácil quanto um carro normal.
Daí vc fá uma geral nas peças de ferro e fios da porta.. tente apertar o que achar meio solto, use engasga-gato (fita helerman). E o mais importante: em cada uma dessas travas (as minhas são vermelhas) vc retira da forração e as coloque de volta embrulhadas em uns 3 cm de fita isolante. Elas não vão mais vibrar.. deve ser isso.. não tem erro..
Se achar que a moldura da porta pode estar vibrando no ferro da porta vc pode colocar uns pedaços de espuma pequenos em alguns pontos que achar crítico.
As minhas portas ficaram ZERO assim.. inclusive o tampão traseiro do portamalas.
[ ]s
eu trocaria os flexíveis de freio.
Guto,
A vibração é sempre chata.. mas parece ser simples.. cara.. é tão fácil abrir os forros dessas portas.. em 10, com prática dá para arrumar cada uma..
Acho que é apenas um parafuso, no puxador da porta. Vc tem q tirar tb aquela moldurinha da maçaneta da porta. A maçaneta fica, a moldura vc empurra para frente e para fora, que é so encaixada.. faz com calma que pode quebrar uns chanfros que a prendem no papelao da porta.. Daí vc começa puxando a forração debaixo pra cima, soltando as travas plásticas. Comece por baixo e se precisar use uma chavona de fenda só para tirar a primeira. Vai com fé que não quebram tão fácil quanto um carro normal.
Daí vc fá uma geral nas peças de ferro e fios da porta.. tente apertar o que achar meio solto, use engasga-gato (fita helerman). E o mais importante: em cada uma dessas travas (as minhas são vermelhas) vc retira da forração e as coloque de volta embrulhadas em uns 3 cm de fita isolante. Elas não vão mais vibrar.. deve ser isso.. não tem erro..
Se achar que a moldura da porta pode estar vibrando no ferro da porta vc pode colocar uns pedaços de espuma pequenos em alguns pontos que achar crítico.
As minhas portas ficaram ZERO assim.. inclusive o tampão traseiro do portamalas.
[ ]s
Essa vibração eu noto que vem de baixo do carro tambem, e do lado da porta do motorista... será que tem a ver com escapamento? sempre aos 1500 rpm isso acontece! se nota bastante em segunda marcha, em terceira bem pouco.
encontrei alguns sites com peças pra Tracker, fiz uma pequena lista aqui...
Filtro de ar do motor - 37 reais - Filtro de ar do motor - Fram - Tracker 2001 em diante - Vitara 1996 até 2004 - 2.0 V6 - Grand Vitara 2.0 16V - 1998 até 2000 - cada (unidade) - CA8069 - 2.0 16V gasolina - ano 2008 - Tracker - Chevrolet - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM=5&CV=77&ANO=2008&CMD=3315&CP=711596)
Filtro da cabine - 30 reais - Filtro da cabine - Filtros Mil ou Filtros Brasil - Grand Vitara 1998 até 2003- Tracker 2006 em diante - par - 1309 - 2.0 16V gasolina - ano 2008 - Tracker - Chevrolet - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM=5&CV=77&ANO=2008&CMD=3315&CP=712723)
Pastilha de freio - 68 reais - Pastilha de freio - Ecopads - Grand Vitara 1.6i/2.0i - 1988 até 1995 - Vitara 1.6 JLX 1988 até 1995 - Tracker 4DR/4WD - dianteiro - jogo - ECO-1123 - 2.0 16V gasolina - ano 2008 - Tracker - Chevrolet - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM=5&CV=77&ANO=2008&CMD=3315&CP=715846)
Pastilha de freio diant - 107 reais - NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=23493)
Vela de ignição - 63 reais - Vela de ignição - NGK - Fit 1.4 - Sportage 2.0 16V gasolina - Tracker 2.0 16V 2007 em diante - green - gasolina - jogo - BKR6E-11 - 2.0 16V gasolina - ano 2008 - Tracker - Chevrolet - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM=5&CV=77&ANO=2008&CMD=3315&CP=71331)
Filtro de combustível - 46 reais - http://suzucar.com.br/loja/index.php/filtro-de-combustivel-grand-vitara.html
Filtro de combustível - 73 reais - http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-22287-filtro_de_combustivel__tracker_20_16v_gasolina_200 1_em_diante
Filtro de ar - 65 reais - http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-22282-filtro_de_ar__tracker_20_16v_gasolina_2001_em_dian te
Filtro de óleo - 19 reais - suzucar
me falaram que é confiável, no caso eu compraria os filtros e as velas (que são 4 né?).... será confiável?
se vc ou mais alguem souber de outro site bom pra comprar peças me avise, pq ai eu compraria e levaria num mecanico pra ele instalar.
Agora resumindo o post de cima, vou comprar o kit básico que encontrei no site suzucar:
KIT PARA REVISÃO SIMPLES (http://suzucar.com.br/loja/index.php/motor-1/filtros/kit-revisao-simples/kit-para-revis-o-simples.html)
custa 182 reais e contém:
01 FILTRO DE AR
01 FILTRO DE ÓLEO
01 FILTRO DE COMBUSTÍVEL
01 FILTRO DO AR CONDICIONADO
01 JOGO DE VELAS
ai somado com as duas correias que foram trocadas (600 reais na CSS :curtir_nao:), + as pastilhas dianteiras (160 reais) + os discos do carro que possuem meia vida + as demais vistorias dos óleos/mangueiras etc.
ta feita a revisão da Tracker
teria gasto 373 reais + mão de obra (sei la uns 250 reais) se tivesse comprado as peças pelo site e mandado pro nosso mecânico instalar... ao inves de gastar uns 1100 trocando metade na CSS e metade no mecânico...
agora feito isso e + o barulho da vibração arrumado + um jogo de capas para bancos o carro fica zerado filézão.
alias esse jogo de capas, alguem sabe onde vende?
Guto,
Esse filtro de Ar da Jocar a 36 dilmas tá barato hein? o resto é normal.. o filtro de combustivel eu puz do tipo/astra 95 que sao 2.0 e vai de boa tb.. o da montana/meriva de plastico tb rola.. custa umas 15 dilmas..
Cara, lembrei de uma coisa.. vi a muito tempo atras que em algumas viaturas ocorre uma vibração em uma rotação especifica e é relacionado ao balancemanto do eixo cardam. coisa simples de resolver para quem sabe. Se vc levar num mecanico que não tem muito contato com eixo cardã talvez o cara não saiba calibrar.. talvez algum mecanico de caminhão possa balancear isso, se for isso..
de uma pesquisada sobre essa vibração no eixo cardâ.. algumas viaturas saiam de fábrica com esse problema.. sem balanceamento..
[ ]s
Guto,
Esse filtro de Ar da Jocar a 36 dilmas tá barato hein? o resto é normal.. o filtro de combustivel eu puz do tipo/astra 95 que sao 2.0 e vai de boa tb.. o da montana/meriva de plastico tb rola.. custa umas 15 dilmas..
Cara, lembrei de uma coisa.. vi a muito tempo atras que em algumas viaturas ocorre uma vibração em uma rotação especifica e é relacionado ao balancemanto do eixo cardam. coisa simples de resolver para quem sabe. Se vc levar num mecanico que não tem muito contato com eixo cardã talvez o cara não saiba calibrar.. talvez algum mecanico de caminhão possa balancear isso, se for isso..
de uma pesquisada sobre essa vibração no eixo cardâ.. algumas viaturas saiam de fábrica com esse problema.. sem balanceamento..
[ ]s
blz, vou por isso na lista que fiz da revisão e vou entregar pro mecânico... mas isso deve ser somente la pelo fim do mês, a Tracker vai ficar zero bala, talvez vamos ficar com ela mesmo.
acho necessario tbm uma capa daquelas courvin para os bancos, esse veludo alem de feio é muito ruim, pega qualquer fiapo de roupa... rs
como é que estão seus bancos?
o foda é que não achei a capa pronta na net, se bobiar teremos que mandar fazer uma.
Cara,
Pros bancos não sei de capa.. nunca vi para vender pra esse carro..
Eu demorei, mas achei a minha original, banco no veludo novinho.. (evitei o couro que fica amarelo e encardido ou se for escuro vc não conseugue sentar depois de uma estacionada no sol).. não pega sujeira não.. depende da roupa q vc usa.. (uso muita roupa de "plastico" da decatlhon, bbb) de vez em quando fica umas bolinhas brancas mas isso é normal, né? Se quiser acho q vc consegue tirar raspando um estilete..
[ ]s
Guto, quando vc trocou as correias verificou a situação das polias (apoio, girabrequim e correia) ? Algumas após 70km precisam ser trocadas devido ao desgaste do rolamento, tem gente que só trocou os rolamentos, mas sugiro trocar as polias caso necessário.
Guto, quando vc trocou as correias verificou a situação das polias (apoio, girabrequim e correia) ? Algumas após 70km precisam ser trocadas devido ao desgaste do rolamento, tem gente que só trocou os rolamentos, mas sugiro trocar as polias caso necessário.
opa, acho que foram verificadas sim...
desinterrei o tópico, mas revisamos o carro em fevereiro desse ano.
porém tivemos que trocar as pastilhas duas vezes, primeiro botamos uma e quando o carro freava fazia um chiado insuportável.. suspeitamos que era genérica, então resolvemos trocar.
compramos o jogo "original" da frasle e quando fomos trocar vimos que as pastilhas eram iguais a que tiramos.. resumo da obra
continuamos com o chiado insuportável, ninguem resolve isso aqui na cidade.
passamos um produto ali que resolveu por 24 horas, depois o barulho voltou...
que jogo de pastilhas vcs costumam a usar? FRASLE?
Peça pra verificar o estado das engrenagens das correntes. Tirou a tampa de tuchos, já dá pra ver o estado delas.