PDA

Ver Versão Completa : Sensores eletrônicos de segurança para reboque

neilsonhenriques
13/11/2012, 18:03
Caros,

Estava indo para o interior do Espírito Santo ontem e atrás de mim uma Hilux, praticamente encostando no meu para-choque traseiro, ficou atrás de mim forçando passagem e acabou me ultrapassando em alta velocidade numa curva fechada e o pior, puxando uma carretinha dessas de carregar cavalos. Uns 2 minutos de viagem depois, vejo a pick-up trepada num barranco com o capô levantado, o motor quase fora do cofre e a carreta dentro da caçamba.

Não parei pra ver e também não vi ninguém no local no momento em que passei, mas o acidente parecia ter sido muito grave e inesperado pra um veículo de carga. Fiquei imaginando se não existe algum tipo de sensor pra essas carretinhas pra se comunicar com os módulos do carro afim de evitar que o arrasto do reboque prejudique o funcionamento dos freios ABS/EBD.

Alguém sabe se algo desse tipo é possível, ou se sequer existe ?

Abraços, :concordo:
Neilson

Costalonga
13/11/2012, 18:21
Neilson, na Amarok e na Ranger tem algo do tipo, mas nas outras não tem.
Ai vai do bom senso do motorista, como você disse, o cara fez merda na tua frente pra te ultrapassar e depois provavelmente fez lambança mais uma vez.

Andar, todas elas andam, engolem os outros carros, mas aquela peça que tá atrás do volante é fundamental.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

neilsonhenriques
13/11/2012, 18:45
Neilson, na Amarok e na Ranger tem algo do tipo, mas nas outras não tem.

André,

O sensor fica na carreta (tipo um inclinômetro, ou coisa que o valha) e conectado a algum tipo de chicote no reboque ?

Digo porque o controle de tração vai tentar corrigir o curso, freando as rodas sem atrito e tracionando as outras, mas como "informar" ao controlador que há uma carreta lá atrás que pode influenciar o mecanismo ?

Legal essas duas pick-ups terem inteligência pra esse tipo de situação. New Ranger e Amarok se distanciam muito da concorrência, sem dúvida alguma. São tão completas que é difícil escolher uma delas.

Abraço, :concordo:
Neilson

Costalonga
13/11/2012, 19:10
André,

O sensor fica na carreta (tipo um inclinômetro, ou coisa que o valha) e conectado a algum tipo de chicote no reboque ?

Digo porque o controle de tração vai tentar corrigir o curso, freando as rodas sem atrito e tracionando as outras, mas como "informar" ao controlador que há uma carreta lá atrás que pode influenciar o mecanismo ?

Legal essas duas pick-ups terem inteligência pra esse tipo de situação. New Ranger e Amarok se distanciam muito da concorrência, sem dúvida alguma. São tão completas que é difícil escolher uma delas.

Abraço, :concordo:
Neilson

Neilson isso eu já não sei lhe dizer, o funcionamento em si eu to totalmente por fora.
Eu já vi falando e tals, e teve um rapaz do fórum que foi colocar o engate na Amarok e falaram que tem que colocar um chicote não sei aonde.

Amanhã a tarde eu vo pegar a Amarok AT pra ficar no feriado com ela, ai vo fazer uns testes legais com ela.
Hoje na CCS da VW chegou uma Trendline AT com ESP e Bloqueio, por R$118.000,00, deve sair esse mesmo preço com protetor e capota maritima.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Loras
13/11/2012, 19:39
Acredito que metade dos instaladores de reboque Brasil afora sequer sabem dessa necessidade.

O que vale é a "gambiarra". Corta-se a instalação original, emendas precárias nos fios da tomada e pronto!!!

Faz sentido sim. Transportar carga viva e móvel (cavalos) é ainda mais complidado.

Inclusive esse dispositivo poderia limitar ainda mais a velocidade final da viatura.

Por isso eu sou partidário da direção defensiva. Que os loucos "se matem" láaaaa na frente. Bem longe de mim.

Fico feliz que ele tenha lhe ultrapassado antes do acidente. E não durante o mesmo.

Um abraço,

neilsonhenriques
13/11/2012, 22:17
Neilson isso eu já não sei lhe dizer, o funcionamento em si eu to totalmente por fora.
Eu já vi falando e tals, e teve um rapaz do fórum que foi colocar o engate na Amarok e falaram que tem que colocar um chicote não sei aonde.

André,

Interessante isso. Vai ver que existe mesmo alguma coisa pra colocar no reboque e fazer os sensores de segurança da Amarok responderem diferente. Seria fantástico se fosse assim.

Já que você vai na concessionária, dá pra perguntar pro cara como funciona esse mecanismo de segurança do reboque ? :concordo:

Acredito que metade dos instaladores de reboque Brasil afora sequer sabem dessa necessidade.

O que vale é a "gambiarra". Corta-se a instalação original, emendas precárias nos fios da tomada e pronto!!!

Loras,

Mão-de-ogro (não é de obra) é o padrão no Brasil. :mrgreen:
O nosso povo não é esmerado. Fazemos tudo mais ou menos, nas coxas, o negócio é entregar rápido, não interessa a qualidade.

Inclusive esse dispositivo poderia limitar ainda mais a velocidade final da viatura.

Por isso eu sou partidário da direção defensiva. Que os loucos "se matem" láaaaa na frente. Bem longe de mim.

Fico feliz que ele tenha lhe ultrapassado antes do acidente. E não durante o mesmo.

Grande ideia essa de diminuir a velocidade final ! Duvido que se a pick-up tivesse travada o sujeito conseguiria acabar com ela daquele jeito. Nessa altura do campeonato, o cara também concordaria com a gente.

Eu também tento dirigir mais para o outro do que pra mim mesmo. Os carros estão mais seguros, mas as pessoas estão mais inconsequentes. É o tal efeito Peltzman. Quando mais segurança, mais riscos as pessoas aceitam correr. Basta ver os crash tests do EuroNCAP a meros 65 km/h pra ver que não existe velocidade segura acima de 100 km/h.

Rapaz, eu pensei exatamente isso que você disse: - Ainda bem que ele me passou antes ! :mrgreen:

Abraços,
Neilson