PDA

Ver Versão Completa : Mangueiras de alta no lugar da tubulação



Carvalho
30/08/2005, 06:51
Teria algum problema em substituir as tubulações de aço ou cobre, principalmente entre as rodas, por mangueiras dimencionadas para alta pressão?.

leopoldo
30/08/2005, 08:57
1º - tubulação de cobre é = BURRICE

não pode usar cobre.

E mesmo se fosse no lugar da de aço, (se você está falando do freio) 8)

sim :cry:

o freio ficará com um comportamento tipo "ar na tubulação " e pedal baixo, porque a mangueira, mesmo de alta pressão tem uma certa flexibilidade, portanto ao aplicar o pedal, a mangueira expande X volume/metro. :roll:

Alcione
30/08/2005, 09:41
1º - tubulação de cobre é = BURRICE

Bom dia Leopoldo;
Desculpe minha ignorância, mas não compreendi :pensativo: :pensativo: :pensativo: No meu jipe eu utilizo tubulação de cobre nos freios, qual o problema ???



o freio ficará com um comportamento tipo "ar na tubulação " e pedal baixo, porque a mangueira, mesmo de alta pressão tem uma certa flexibilidade, portanto ao aplicar o pedal, a mangueira expande X volume/metro

Isto pode ocorrer tambem com os flexiveis do freio ??? Pergunto porque neste final de semana coloquei logo depois da saída do cilindro (de opala) de freio 2 flexíveis (um para cada saída) para que a tripidação não tricasse/rachasse os canos de freio como ocorre !!!! Só que coincidentemente estamos com problemas para acertar o freio o pedal ficou um pouco "elástico" mesmo depois de várias sangrias - Será isto ???

Abraços,

Marcos Arcosy
30/08/2005, 10:02
Problema não tem, mais o custo será maior.

Se for usar mangueiras, use mangueiras e conexões Swagelok, Aeroquip ou Gates que são excelentes marcas :concordo:

Abraços,

leopoldo
30/08/2005, 10:24
No meu jipe eu utilizo tubulação de cobre nos freios, qual o problema ???

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4292




Isto pode ocorrer tambem com os flexiveis do freio ???

É exatamente isso que eu quis dizer. Quanto maior o nº de flexíveis, ou o comprimento, pior fica.

Junto às rodas da frente e entre o chassis e os eixos não tem outra maneira de ser.

Mas quanto mais ou quanto maior o flexivel, pior será pois antes de atuar o freio, o cilindro mestre tem de encher o volume expansível de cada flexível.

Marcos Arcosy
30/08/2005, 10:40
Mas quanto mais ou quanto maior o flexivel, pior será pois antes de atuar o freio, o cilindro mestre tem de encher o volume expansível de cada flexível.


Grande Leopoldo

Nos flexíveis com revestidos com malha de aço também ocorre este efeito :?:

Abraços,

leopoldo
30/08/2005, 11:23
veja pelo nome:

FLEXÍVEL :roll:

A função da malha de aço num tubo de teflon, por exemplo, é proteção contra abrasão.

Se ainda houver possibilidade de alta temperatura, tem de revestir a mangueira com firesleeve.

Ah! mas concordo, se a mangueira for uma de borracha revestida de vários materiais, sim, o reforço (parte externa) é quem "segura" a pressão.

Vou ver se acho alguma literatura para você:

veja nesse site em português:

http://www.endutek.com.br/showdetinfos.asp?id=20

Marcos Arcosy
30/08/2005, 11:30
[quote]
veja pelo nome:

FLEXÍVEL

a função da malha de aço num tubo de teflon, por exemplo, é proteção contra abrasão.

se ainda houver possibilidade de alta temperatura, tem de revestir a mangueira com firesleeve.

Vou ver se acho alguma literatura para você

Grato Leopoldo :concordo:

Abraços,

Alcione
30/08/2005, 11:31
Caramba Leopoldo !!! Li o tópico todo que v. me indicou !!! Tô surpreso !!! Vou ter que reavaliar muita coisa feita nos freios !!!

Muito obrigado !!!

P.S. Queria descobrir aonde v. arranja tanta informação :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Fred Fontana
10/09/2020, 22:36
1º - tubulação de cobre é = BURRICE

não pode usar cobre.

E mesmo se fosse no lugar da de aço, (se você está falando do freio) 8)

sim :cry:

o freio ficará com um comportamento tipo "ar na tubulação " e pedal baixo, porque a mangueira, mesmo de alta pressão tem uma certa flexibilidade, portanto ao aplicar o pedal, a mangueira expande X volume/metro. :roll:


Bom, vamos lá...vamos aos dados:

Pressao maxima dentro de um sistema de freios 5,7MPa (840 PSI) , pressao maxima admissivel na tubulação de cobre 1/4 x 1/32) 18,15 MPa. Bom, o fator de segurança é de 3 ou seja a tubulação aguenta 3vezes a pressao de trabalho. Dentro das normas de engenharia é prefeitamente aceitavel.

http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10011351.pdf (pg55)

Fred Fontana
10/09/2020, 22:39
o problema é a perda de carga que pode chegar a 17% contra 5% das tubulaçoes de cobre.