Ver Versão Completa : Jimny 2013 "brazileuro"
AndreLeonardo
12/11/2012, 12:27
Opa, pessoal!
Sou um eterno interessado na compra de um Jimny, o que ainda não pude fazer por falta de $$. Na verdade, minha previsão era exatamente começar o negócio entre dezembro e janeiro do ano que vem. Já estou de olho no jipinho (e nos posts desse forum) há muito tempo, mas animado com a versão Japa do carro. Esse brasileiro aí...
Estive no Salão do Automóvel e, sabendo o que já se fala da Souza Ramos (tenho uma l200 e já sofri na mão deles...) e vendo o que vi, tive uma certa decepção. Enfeiaram o carrinho com a nova frente (e o que é aquele "nariz entupido", a entrada de ar fechada no capô? algum modelo a diesel virá?) e pelo visto perdeu-se a qualidade Suzuki, apesar do novo rádio. Li em algum post aqui que as peças serão mesmo fabricadas aqui, não mais no Japão. A matemática me parece simples: peças nacionais + souza ramos = :parede:
A pergunta que faço... será que vai valer a pena? Alguém já teve oportunidade de comprar ou pelo menos andar em um? Vou deixar a compra em stand by até que haja algum bom relato aqui, do contrário, no começo do ano que vem parto pra um semi-novo... :pipoca:
Abraços a todos!
eu tive essa mesma dúvida, e comprei um da safra nipônica. Acredito ter sido uma boa escolha.
AndreLeonardo
12/11/2012, 20:12
confesso que se eu pudesse faria o mesmo que vc... por isso penso em partir pro semi novo caso só de pra eu negociar ano que vem!
deglmann
12/11/2012, 21:13
Buenas...
Eu tenho um HR 2010/11............ Show de Jipe. Nota 10.
Estou trocando por um 2012 (Japa), com teto solar (Mod. Sun).
Vi o carro e não deu outra.
Tb tenho minhas duvidas quanto ao Brasileiro... sei não!
Abs
Mario
Mario,
este teto solar não é instalado por aqui?
Sei não, minha experiência com teto solar é só aborrecimento. Barulho, infiltração, etc...
Nos Defender, teto solar desvaloriza. Quando chove vira uma cachoeira.
Agora, no Tracker (Suzuki) nunca foi motivo de aborrecimento.
Se for acessório vindo do japão, ok. Do contrário evitaria.
Abs
Clemente
Buenas...
Abs
Mario
gui_na_trilha
13/11/2012, 12:08
Mario,
Tem certeza que este com teto solar ainda é da safra niponica?!
Acho que ja tem as adaptações da SR por ai...
Alias, todos estes modelos S, STREET, 4ALL, SPORT... TODOS JÁ SÃO "ALTERADOS" aqui no Brasil, desconfio que
este modelo "SUN" também seja uma adaptação nacional..
Já imaginou a galera na fabrica da SR serrando o teto do jimny e instalando um teto solar made in Brasil....
eh bom ver direitinho isto!
em GV sei que ficaram show de bola...
Buenas...
Abs
Mario
O teto solar parece um modelo da webasto, hollandia 400.
Mario,
Tem certeza que este com teto solar ainda é da safra niponica?!
Acho que ja tem as adaptações da SR por ai...
Alias, todos estes modelos S, STREET, 4ALL, SPORT... TODOS JÁ SÃO "ALTERADOS" aqui no Brasil, desconfio que
este modelo "SUN" também seja uma adaptação nacional..
Já imaginou a galera na fabrica da SR serrando o teto do jimny e instalando um teto solar made in Brasil....
eh bom ver direitinho isto!
em GV sei que ficaram show de bola...
sim, o mesmo usado no mini cooper
homerohermida
16/11/2012, 18:52
Já escrevi em outro post que o 4Sun de meu cunhado está entrando água. Não se sabe ainda se é pelo teto ou não, mas a água escorre entre o acabamento da coluna e o forro. Bem no meio da lateral do carro, próximo ao vidro lateral traseiro. Ambos os lados. Irei postando os capítulos da novela aqui.
junior33
16/11/2012, 20:07
não quero puxar o saco da webasto, mas so pra lembrar que a garantia do teto solar e vitalicia!!!!, pelo menos os que usam vidro
equipa muitos carros originais de fabrica
VOVÔ DO TROLLER
16/11/2012, 21:22
não quero puxar o saco da webasto, mas so pra lembrar que a garantia do teto solar e vitalicia!!!!, pelo menos os que usam vidro
equipa muitos carros originais de fabrica
Será que a Souza Ramos sabe disto?
junior33
16/11/2012, 22:00
Será que a Souza Ramos sabe disto?
pior que a alguns anos atras eu queria instalar um teto em um carro que eu tinha, e na epoca realmente o preconceito era muito grande com teto solar, acho que uns 3 anos atras e lembro muito bem de ter entrado no site da webasto e lido que a garantia era vitalicia, me parece que com a grande demanda de tetos tanto pela parte das montadoras como de particulares a garantia não e mais tao grande assim e sim de 1 ano apenas podendo ser extendida para 3 anos, mesmo assim o amigo tem as garantias dele, de qualquer forma pode ter sido problemas na instalação mesmo o produto e de primeiro mundo!!!
na epoca se nao me engano tinha apenas 1 reprentante da webasto na minha cidade ( Curitiba ) hj de ter pelo menos uns 4
rjmatheus
16/11/2012, 22:28
Estava na mesma situação que vc. Lendo o fórum (muito bom por sinal) e pesquisando sobre o Jimny. Foram praticamente dois anos até se concretizar. Ia pegar um 4Street 0km, até que achei um HR 2011/2012 com 7mil km (único dono, o cara tirou em março da concessionária e 25% mais barato que um 0km). Não pensei duas vezes.
Estou gostando bastante do carro. O motor tem suas limitações, mas depois de 7 anos de carro 1.0 até estou achando ele potente.
O som do carro é bem caído, não entendo como em 2012 a SZK manda um carro sem mp3/usb. Fora as caixas de som (apenas 2) fraquíssimas. Comprei dois alto-falantes que devo instalar por esses dias - dianteiros. Instalar alto-falantes traseiros te obriga a desmontar todo o acabamento do carro. Ridículo como não pensaram em uma forma mais simples (retirar a tampa do alto-falante).
O carro é bem silencioso, mas em dias de chuva a água que a roda traseira "levanta" faz algum barulho. Vi em algum site de um cara que colocou uma manta dentro do acabamento para aliviar o ruído.
Fiz uma revisão (para não perder a garantia) na SZK aqui do Rio. Os caras foram até atenciosos, mas não me passaram muita segurança no quesito conhecer 100% do carro. Espero que seja só impressão mesmo. Aliás esse lance da garantia é meio furada, deixar R$500 (minimo) a cada 6 meses sai mais caro do que fazer uma "poupança" para consertá-lo. O carro parece não quebrar, pelo menos enquanto novo (tempo da garantia). Falando em concessionária, os caras não tem snorkel para vender. Falaram que se fosse um modelo original não perderia garantia (duvido muito). Quando pergunto onde encontrar um snorkel homologado pela SZK nem eles sabem dizer. Assim fica dificil...
Estou esperando chegar uma proteção para transmissão e tração do carro. Achei que fica muito exposto o sistema.
Nenhum carro é perfeito, o que achei bom no Jimny é que as imperfeições (pelo menos as que notei até agora) são fáceis de resolver. O carro é um offroad a moda antiga. Se quiser um parecido, só desembolsando o dobro e pegando um Defender ou Troller, que são de outra categoria. Entendo pouco de veículos 4x4, mas a combinação de eixos rigidos com a carroceria sobre chassi (modelo meio que em "extinção" em carros pequenos) parece garantir resistência ao carro. Espero não estar enganado.
Opa, pessoal!
Sou um eterno interessado na compra de um Jimny, o que ainda não pude fazer por falta de $$. Na verdade, minha previsão era exatamente começar o negócio entre dezembro e janeiro do ano que vem. Já estou de olho no jipinho (e nos posts desse forum) há muito tempo, mas animado com a versão Japa do carro. Esse brasileiro aí...
Estive no Salão do Automóvel e, sabendo o que já se fala da Souza Ramos (tenho uma l200 e já sofri na mão deles...) e vendo o que vi, tive uma certa decepção. Enfeiaram o carrinho com a nova frente (e o que é aquele "nariz entupido", a entrada de ar fechada no capô? algum modelo a diesel virá?) e pelo visto perdeu-se a qualidade Suzuki, apesar do novo rádio. Li em algum post aqui que as peças serão mesmo fabricadas aqui, não mais no Japão. A matemática me parece simples: peças nacionais + souza ramos = :parede:
A pergunta que faço... será que vai valer a pena? Alguém já teve oportunidade de comprar ou pelo menos andar em um? Vou deixar a compra em stand by até que haja algum bom relato aqui, do contrário, no começo do ano que vem parto pra um semi-novo... :pipoca:
Abraços a todos!
J Carlos
17/11/2012, 22:48
Oi rjmatheus, a idéia da manta é boa, também coloquei quando fui instalar um radio de comunicação, aproveitei para instalar os alto falantes traseiros e a iluminação no porta pacote.381146381147
junior33
18/11/2012, 11:22
eu tbm acompanho o forum a algum tempo ... quase comprei um Jimny ano passado mas desisti por nao ter Airbag e ABS ...
mas acho que em no max 6 meses quando começarem a vender os 2014 ja venha, vou esperar e provalmente irei adquirir 1 ano que vem ... o legal que tem muita informação de qualidade aqui e veremos ate la como ira se comportar essa versão brasileiro do Jipinho valente!
não resta duvidas sobre o custo benefico dele
eu acho o troller muito bacana tbm mas alem de não vir com ABS nem Airbag custa muito caro por ser diesel
o wrangler o preço pra mim e proibitivo
não corro com carro portanto nao tenho necessidade de muita potencia e uso muito pouco carro, seria mais pra uso urbano e passeios off road mesmo pouca estrada.
homerohermida
26/11/2012, 19:04
Já escrevi em outro post que o 4Sun de meu cunhado está entrando água. Não se sabe ainda se é pelo teto ou não, mas a água escorre entre o acabamento da coluna e o forro. Bem no meio da lateral do carro, próximo ao vidro lateral traseiro. Ambos os lados. Irei postando os capítulos da novela aqui.
Retiramos o carro hoje da Sarang. 14 dias parado. Pelo menos parecem estar realmente preocupados e resolver o problema. Segundo eles, ajustes e regulagens e etc... feitos. E que o carro ficou aproximadamente 3 horas com chuva e mangueira em cima, e que não teria mais entrado água. Agora é só testar e aguardar! Próximo temporal eu coloco aqui!
homerohermida
26/11/2012, 23:17
Retiramos o carro hoje da Sarang. 14 dias parado. Pelo menos parecem estar realmente preocupados e resolver o problema. Segundo eles, ajustes e regulagens e etc... feitos. E que o carro ficou aproximadamente 3 horas com chuva e mangueira em cima, e que não teria mais entrado água. Agora é só testar e aguardar! Próximo temporal eu coloco aqui!
Primeira chuva e já entrou água. Nem 6 horas de alegria! Amanhã voltará para Sarang...
Homero, me mande um email:
marciorahal@uol.com.br
Dá pra exigir a troca do veículo ou abatimento no preço....
homerohermida
27/11/2012, 00:19
Homero, me mande um email:
marciorahal@uol.com.br
Dá pra exigir a troca do veículo ou abatimento no preço....
Opa!
Já mandei. Quando o carro for todo montado aqui... Não sei não!
homerohermida
29/11/2012, 23:10
Levamos o carro na Sarang na terça, dia 27 e jogamos água até começar a vazar. Tivemos que repetir, pois o gerente de serviços não se interessava em ficar próximo para assistir o teste. Tipo "fazendo corpo mole", como se estivéssemos jogando água com o jato diretamente no teto para forçar uma situação! Tive que gritar com ele, que aquilo não era brincadeira! Um horror! Após a constatação, o gerente de vendas se recusou a receber a carta de solicitação de devolução do dinheiro. Hoje eles mandaram um telegrama, dizendo que o carro está pronto, ameaçando de cobrar 120 reais por dia se em 72 horas não retirássemos o veículo. Amanhã iremos lá.
Ps meu vizinho compro, este mês também, um GV lá na Sarang e também esta com problemas na instalação do kit multimídia: a imagem da TV parou de funcionar! Ficou igual a um rádio!!! resumo: o Rio de Janeiro está mal servido de conssecionária Suzuki de qualidade, para não dizer o mínimo!
Mande a carta com AR (aviso de recebimento).
ou melhor, ENTRE LOGO NA JUSTIÇA.
homerohermida
29/11/2012, 23:41
Seria feito hoje, mas vai que o problema tenha sido resolvido... Duvido que aqueles incompetentes tenham feito em 2 dias o que não fizeram em 14! Um milagre pode acontecer! E código não fala em 30 dias?
Não levei fé nesse teto solar..inclusive pq o Jimny tem varias ondulações no teto...essa serve para dar resistência ao teto, usando uma lata fina. Mas de qualquer forma AirBag e ABS que é bom eu não vi em nenhum...pelo menos os que vi no salão do automóvel
gui_na_trilha
30/11/2012, 14:44
Estes Jipes com teto solar, 4sport.. São todos adaptados aqui no Brasil.. E certas concessionarias não respeitam o cliente como ele
merece. Aqui em Recife tenho um bom relacionamento com a Suzuki.. Resolvo tudo com eles e até hoje sempre fui bem atendido lá.
Eh Gente, quem conseguiu comprar o Jimny Nipônico bem.. quem não conseguiu é só lamentar.. :(
Seria feito hoje, mas vai que o problema tenha sido resolvido... Duvido que aqueles incompetentes tenham feito em 2 dias o que não fizeram em 14! Um milagre pode acontecer! E código não fala em 30 dias?
Homero, aconselho a simplesmente devolver o veículo. Já fizeram uma inspeção minuciosa se esse veículo por acaso não "caiu da cegonha"?
rjmatheus
30/11/2012, 16:40
Eu fiz a revisão na Sarang, fui bem atendido, mas não me passaram a confiança de conhecer bem o veículo. Acho que qualquer um de nós conhece melhor.
Pior que terei que ir lá, o carro queimou dois fusíveis da mesma posição (rádio - ainda original) em uma semana. Detlahe, o acendedor parou funcionar apesar do fusível não ter queimado. Troquei o fusivel e tirei o do acendedor (colocando novamente) e voltou a funcionar. Logo depois o do radio queimou de novo..troquei e já está funcionando.
Já tem uma semana sem queimar, mas também parei de usar o transmissor FM que liga no acendedor. O certo seria levar na Sarang para ver, já que está na garantia Só que as chances deles dizerem que está tudo normal é 99,9%.
Homero,
Parece que aos poucos as empresas vão se ligando nas redes sociais. Coloca seu caso na pagina da Suzuki Brasil do Facebook... falando do 4sun que entra água e do péssimo atendimento da Sarang. Esotu pensando em fazer isso por causa dos parafusos que me deram 5dias uteis para entrega. E fora o Snorkel, que eles amarram a instalação na ccs para não perder a garantia e na Sarang não instalam o Snorkel...e aí, como eu fico?!?!
A sorte deles é que o carro é bom! imagina a souza ramos administrando chery, lifan, effa, etc...
abçs!
JulioTavares
30/11/2012, 19:26
Abra uma reclamação no site Reclame Aqui (Reclame Aqui - Consumidores exponham suas reclamações. (http://www.reclameaqui.com.br)) para a Suzuki Veículos Brasil, você rapidamente será respondido... Resolvi uma bronca com a CC daqui assim. A equipe do Reclame Aqui foi muito prestativa!
homerohermida
30/11/2012, 20:10
Homero, aconselho a simplesmente devolver o veículo. Já fizeram uma inspeção minuciosa se esse veículo por acaso não "caiu da cegonha"?
Eles não aceitam nem consertar o vazamento, quanto mais trocar ou devolver o veículo. O tratamento está sendo inacreditável!
homerohermida
30/11/2012, 20:41
Eu fiz a revisão na Sarang, fui bem atendido, mas não me passaram a confiança de conhecer bem o veículo. Acho que qualquer um de nós conhece melhor.
Pior que terei que ir lá, o carro queimou dois fusíveis da mesma posição (rádio - ainda original) em uma semana. Detlahe, o acendedor parou funcionar apesar do fusível não ter queimado. Troquei o fusivel e tirei o do acendedor (colocando novamente) e voltou a funcionar. Logo depois o do radio queimou de novo..troquei e já está funcionando.
Já tem uma semana sem queimar, mas também parei de usar o transmissor FM que liga no acendedor. O certo seria levar na Sarang para ver, já que está na garantia Só que as chances deles dizerem que está tudo normal é 99,9%.
Homero,
Parece que aos poucos as empresas vão se ligando nas redes sociais. Coloca seu caso na pagina da Suzuki Brasil do Facebook... falando do 4sun que entra água e do péssimo atendimento da Sarang. Esotu pensando em fazer isso por causa dos parafusos que me deram 5dias uteis para entrega. E fora o Snorkel, que eles amarram a instalação na ccs para não perder a garantia e na Sarang não instalam o Snorkel...e aí, como eu fico?!?!
A sorte deles é que o carro é bom! imagina a souza ramos administrando chery, lifan, effa, etc...
abçs!
Também acho que eles não entendem nada sobre os veículos! Para você ter uma idéia, a revisão do GV 4X4 é mais barata que do 4X2! Tem um diferencial e uma caixa de transmissão a mais! Como pode ser mais barata? Para mim, só uma explicação: como vende mais 4X2, mete-se a mão nos coitados!
Eles não aceitam nem consertar o vazamento, quanto mais trocar ou devolver o veículo. O tratamento está sendo inacreditável!
Que absurdo. Pelo que vemos aqui, é generalizado mesmo a coisa. Troller, Suzuki, Mitsubish, Koreanos, enfim, todos com um histórico péssimo de atendimento e respeito com o consumidor. Nos deixe informados aqui do desfecho dessa história.
Cara a Suzuki ficou muito tempo fora do Brasil, assim quase todos que trabalham na concessionaria conhecem menos os carro que nós que de forma geral usamos o forum, alguns aki ja tiveram mais de um suzuki.... Uma vez liguei para a loja para cotar uma peça....e o vendedor de peças perguntou o ano do meu jimny, e depois se ele era a Gasolina ou Diesel? rsrs Mostrou pra mim que não sabe de nada! rs
AndreLeonardo
11/12/2012, 15:26
e aí, pessoal? ninguém ainda teve a experiência (boa sorte!) de dirigir o jimny original by souza ramos? já estão vendendo?
estou de olho ainda em alguns lotes do modelo 2012, existem alguns pra venda... torcendo pra conseguir comprar logo o meu!
Eu ainda não acredito que ele fazem o Jimny aqui....na minha opinão chegam prontinho do japão e aqui modificam as perfumarias para deixarem nas versões 4sun,4sport, 4all.....
VOVÔ DO TROLLER
11/12/2012, 20:53
e aí, pessoal? ninguém ainda teve a experiência (boa sorte!) de dirigir o jimny original by souza ramos? já estão vendendo?
estou de olho ainda em alguns lotes do modelo 2012, existem alguns pra venda... torcendo pra conseguir comprar logo o meu!
O Jimny "brazuca" "by SR" só a partir de 2013. Aproveita e compre o "made in Japan". Com a montagem e adaptações "bY SR" só Deus sabe como vai ficar o "brazuca".Abs.
gui_na_trilha
12/12/2012, 13:30
Certa vez precisei utilizar o serviço de atendimento da Suzuki para reclamar um problema na CC... e fui
muito bem atendido. Recentemente tive um problema com meu carro, e mais uma vez necessitei do atendimento
de garantia da Suzuki, também foram muito prestativos e como estava fora do meu estado de
domicilio e a CC da cidade não tinha a peça, transferiram meu carro pra minha cidade (+/-284km)sem ônus algum...
mas.marco
12/12/2012, 22:29
O PROBLEMA não é a Suzuki Brasil de forma direta (é...mas não é...) e sim as concessionárias pois são grupos independentes.
PORÉM a Suzuki Brasil DEVERIA manter/ter/manter/ter um controle de qualidade junto às CSS. Coisa que não fazem pq não existe (pq nao fazem). Entenderam?
Consumidor brasileiro deveria C@g@R pra Suzuki Brasil mas não... fica lambendo... dá nisso.
Eles fazem o que querem;
Não se importam com os consumidores (que se importam) - entendam: os que CONHECEM Suzuki;
Só pensam em vender;
4 anos pra pensar em começar a fazer marketing nacional e quando resolvem fazer, é uma merd@ - não conhecem o público então, óbvio, que será uma merd@;
Metem a mão no bolso do consumidor com revisões cretinas e DESNECESSÁRIAS;
Vou parar pois a lista é grande e não quero arrumar inimizades...
Vitara, Sidekick, GV, Tracker, Samurai, Ignis, SX4 e Jimny SÃO carros EXCELENTES mesmo com seus pecados. PONTO FINAL.
ESQUEÇAM AS CONCESSIONÁRIAS e a SUZUKI BRASIL.
Passem a dar importância APENAS quando elas derem importância aos consumidores.
Mas nãoooo... brasileiro é insistente. Não desiste nunca. Vai lá e compra - e ainda paga caro.
Tem que rir...
Homero,
abçs!
Apenas ajudando com informação...
Faz 1 mês que troquei o rádio original por um Sony Bluetooth 1DIN.
Nos testes acabei tocando fios e queimei o fusível do "cigarro". Quando ele queima, o rádio pára de funcionar, mas não queima o fusível do rádio. Após trocar o queimado do "cigarro", o rádio volta a funcionar.
Esse fusível do 12V já ouvi falar que queima com frequência. Até o compressor de ar que comprei fiz questão de ser o que liga direto na bateria. Também, ando com um jogo de fusíveis sobressalente. Ainda não precisei usar.
Thiago
Apenas ajudando com informação...
Faz 1 mês que troquei o rádio original por um Sony Bluetooth 1DIN.
Nos testes acabei tocando fios e queimei o fusível do "cigarro". Quando ele queima, o rádio pára de funcionar, mas não queima o fusível do rádio. Após trocar o queimado do "cigarro", o rádio volta a funcionar.
Sábado passei na concessionária pra ver como era a moldura do rádio do Jimny S (pelado) e o vendedor "contou" (contou um conto???) que o Jimny brazuca terá uma entrada de ar no centro do capô, nova grade integrada a um novo parachoques...
Esperemos pelo "conto"...
Esse Jimny foi lançado na Europa e já chegou no Brasil. Procure por Jimny 2013 no salão de automóveis. O parachoque ficou bom, os faróis auxiliares foram realocados mais pra cima. A tomada de ar infelizmente é só decorativa e imita o Intercooler japonês. Fiquei decepcionado, pois achei que ajudaria no arrefecimento como esta:
http://farm9.staticflickr.com/8224/8280419601_4bb0f7e2ca.jpg
Sábado passei na concessionária pra ver como era a moldura do rádio do Jimny S (pelado) e o vendedor "contou" (contou um conto???) que o Jimny brazuca terá uma entrada de ar no centro do capô, nova grade integrada a um novo parachoques...
Esperemos pelo "conto"...
Esse Jimny foi lançado na Europa e já chegou no Brasil. Procure por Jimny 2013 no salão de automóveis. O parachoque ficou bom, os faróis auxiliares foram realocados mais pra cima. A tomada de ar infelizmente é só decorativa e imita o Intercooler japonês. Fiquei decepcionado, pois achei que ajudaria no arrefecimento como esta:
Putz, serraram as grades separando do capô e colocaram tomada de ar frontal...
Começou... Jimnystein. Falamos sobre isso há 1,5 ano atrás...
AndreLeonardo
19/12/2012, 16:59
foi exatamente o que me deixou decepcionado ao ver... nariz entupido, grade feia... a modelo (também era feia!!) lá do salão ainda queria me convencer que o scoop era funcional, mesmo eu mostrando pra ela que tinha um pedaço de plástico tampando tudo! :-?
não curti as mudanças, prefiro o modelo antigo!
Vespasiano Rubim
26/12/2012, 23:47
É realmente grave o probl das concessionárias suzuki . Possuo um jimny HR 2010 / 2011. O carro é realmente excelente e só agora, aos 45 mil km, necessitou uma parada na concession fora das revisoes normais, por perceber que o ar condicionado não esfriava bem. Na concession disseram-me não resolver esse probl. Insisti alegando a garantia e o veiculo foi recebido. Dia seguinte liguei para concessio e falaram que o jimny encontrava-se em uma concession fiat sendo avaliado por um tecnico de lá. Descobri só então que a concessio suzuki aqui em Teresina, PI, pertence ao mesmo dono de uma concessio fiat local. Fizeram limpeza do sistema e retiraram EXCESSO de gás ( como pode isso, se nunca havia sido mexido ? ) . Certo é que ficou bom e descobri que o jimny não vem com filtro no sistema de ar condicionado.
davidtuf
05/01/2013, 10:12
Eita q estou ancioso pra ver o modelo 2013!! estou esperando a mais d 8 meses, pelo visto ainda vou esperar mais uns 3 meses :( mas enfim, meu 1º 4x4 será o Jimny e pronto!
Putz, serraram as grades separando do capô e colocaram tomada de ar frontal...
Começou... Jimnystein. Falamos sobre isso há 1,5 ano atrás...
Cara as mudanças são não só aqui no Brasil, mas lá fora também. Vejam as fotos de jimny no blog abaixo...
2013 Suzuki Jimny restyling (http://www.eurocarblog.com/post/14771/2013-suzuki-jimny-restyling)
eu continuo pensando que o jimny vem 90% pronto e aqui fazem essas mudanças menores, pois montar um carro do 0 requer investimento e tempo que a Souza Ramos e a Suzuki mesmo não iriam fazer em tão pouco tempo ...
Renataasm
06/01/2013, 19:31
Bom, a gente pode se decepcionar quando ver, de fato, o Jimny 2013, mas o carro nacional também tem algumas vantagens. O seguro, por exemplo, deve ficar um pouco mais em conta, além de poder fazer o seguro depois de 8 anos... né? (ok, estou tentando ser otimista, pois optei por comprar um nacional, que chegará em fevereiro!! meu primeiro 4x4.)
aproveito para ver se alguém sabe: o amarelo solar que eles vão fabricar parece com o amarelo do novo-uno ou parece o amarelo do fiat stilo? alguém sabe??
AndreLeonardo
06/01/2013, 19:36
eu realmente queria um Jimny... mas eis que surgiu a dúvida cruel quando vi uma Tracker filé por 30 mangos e menos de 50 mil rodados, na penúltima semana de 2012: acabei cedendo! Fiquei naquela balança, o Jimny zerado por 50 dilmas ou a Tracker.
A procedência era ótima, todas as revisões e manutenções no Zezuki e tudo em perfeitíssimo estado. Achei que valia a pena, e agora estou passeando com o Suzuki de gravata! Eu tava esperando janeiro pra fechar um Jimny, mas preferi arriscar logo...
Até o momento não me arrependi, ainda mais que a diferença do preço daria pra fazer todas as manutenções necessárias. Lógico q carro usado nunca é um carro zero, mas até por causa da minha L200 eu já tenho dois pés atrás com a Souza Ramos. Ainda fico tentado quando vejo um Jimny na rua, mas acho que fiz um ótimo negócio no final das contas. Já estou inclusive cotando uns equipamentos pra Tracker ficar ainda mais interessante... E além de confortável e espaçosa, a Tracker me oferece vantagens como as 4 portas, um porta malas um pouco maior e os itens de segurança, como ABS e air-bag. Acho que perco um pouco no off-road, mas com um pouco de preparo ela encara umas erosões tbém...
depois posto umas fotos da viatura!
abraços a todos!
VOVÔ DO TROLLER
06/01/2013, 21:33
eu realmente queria um Jimny... mas eis que surgiu a dúvida cruel quando vi uma Tracker filé por 30 mangos e menos de 50 mil rodados, na penúltima semana de 2012: acabei cedendo! Fiquei naquela balança, o Jimny zerado por 50 dilmas ou a Tracker.
A procedência era ótima, todas as revisões e manutenções no Zezuki e tudo em perfeitíssimo estado. Achei que valia a pena, e agora estou passeando com o Suzuki de gravata! Eu tava esperando janeiro pra fechar um Jimny, mas preferi arriscar logo...
Até o momento não me arrependi, ainda mais que a diferença do preço daria pra fazer todas as manutenções necessárias. Lógico q carro usado nunca é um carro zero, mas até por causa da minha L200 eu já tenho dois pés atrás com a Souza Ramos. Ainda fico tentado quando vejo um Jimny na rua, mas acho que fiz um ótimo negócio no final das contas. Já estou inclusive cotando uns equipamentos pra Tracker ficar ainda mais interessante... E além de confortável e espaçosa, a Tracker me oferece vantagens como as 4 portas, um porta malas um pouco maior e os itens de segurança, como ABS e air-bag. Acho que perco um pouco no off-road, mas com um pouco de preparo ela encara umas erosões tbém...
depois posto umas fotos da viatura!
abraços a todos!
Parabéns André pela ótima aquisição. O Tracker é o carro 4x4 de melhor relãção custo benefício do mercado nacional.O Jimny é um excelente 4x4, mas o Tracker (Suzuki Grand VitaraII) ganha de longe em conforto, espaço interno , segurança e em estabilidade( e ainda tem o teto solar para curtir um solzinho, principalmente aí na sua região, onde o sol brilha o ano todo). Você também terá a opção de usar peças paralelas/genéricas para o Tracker. E o mais importante: ESTÁ LIVRE DA SOUZA RAMOS, afff, que alívio. Abs. Válter.
davidtuf
08/01/2013, 09:55
é isso ai amigo, estou tbm mt ancioso pra ver o 2013 na css.. espero gostar tanto quanto gosto do japonês..
Bom, a gente pode se decepcionar quando ver, de fato, o Jimny 2013, mas o carro nacional também tem algumas vantagens. O seguro, por exemplo, deve ficar um pouco mais em conta, além de poder fazer o seguro depois de 8 anos... né? (ok, estou tentando ser otimista, pois optei por comprar um nacional, que chegará em fevereiro!! meu primeiro 4x4.)
aproveito para ver se alguém sabe: o amarelo solar que eles vão fabricar parece com o amarelo do novo-uno ou parece o amarelo do fiat stilo? alguém sabe??
AndreLeonardo
08/01/2013, 18:52
Parabéns André pela ótima aquisição. O Tracker é o carro 4x4 de melhor relãção custo benefício do mercado nacional.O Jimny é um excelente 4x4, mas o Tracker (Suzuki Grand VitaraII) ganha de longe em conforto, espaço interno , segurança e em estabilidade( e ainda tem o teto solar para curtir um solzinho, principalmente aí na sua região, onde o sol brilha o ano todo). Você também terá a opção de usar peças paralelas/genéricas para o Tracker. E o mais importante: ESTÁ LIVRE DA SOUZA RAMOS, afff, que alívio. Abs. Válter.
Pois é, Valter! A lua aqui é bem forte mesmo... e o teto solar vai ajudar a queimar o couro cabeludo!
O carro por enquanto continua no Rio, vou trazer pra cá no segundo semestre, se possível fazendo a viagem que eu queria fazer qndo me mudei pro Maranhão (subindo pelo litoral).
E o ponto crucial mesmo foi a SR. Não consigo achar um ponto positivo neles...
abraços!
André,
Eu não tenho grandes reclamações da montadora. Penso que o pós-venda sim é que pode estar deixando muita gente insatisfeita.
No caso do Jimny, acabei de comprar e ainda não posso dizer nada das concessionárias quanto às manutenções e serviços. O atendimento que tive na compra, no entanto, foi muito bom, sem qualquer reclamação. Mas entendo perfeitamente o seu posicionamento.
Apesar de eu ter comprado um importado (ter garantido o japonês), acredito que a montadora mereça um voto de confiança. Pelo menos espero que seja assim porque em breve pode ser que eu venha a comprar um nacional.
Abraço
AndreLeonardo
09/01/2013, 11:44
Maeda,
por mim eu passo longe deles... tenho uma L200 e tive muita dor de cabeça com o pós venda e também com a própria qualidade do produto. tenho um relato no forum da mitsubishi onde conto o que houve, foi dor de cabeça por meses pra eles trocarem uma maldita hélice do radiador na garantia (o produto vendido era ruim, e eles estavam fazendo recall branco...). isso sem contar com invenções deles no mercado nacional... era l200 esquentando até não poder mais por causa de motor com potência aumentada e refrigeração sub-dimensionada ao mesmo tempo.
sempre fui louco pra ter um suzuki, mas fiquei bem receoso quando eu soube q eles estavam vindo por meio da SR. até relevei no caso de comprar um importado, como vc fez (e era o q eu queria fazer tbém!). mas já tendo experiencia ruim com eles, vou preferir partir pro semi-novo quando for pegar um jimny, e no momento acabei partindo pra tracker usada.
sempre digo q carro/marca depende da tua experiencia com eles... 50% dizem q marca X é uma porcaria, os outros 50% vão dizer q é ótima e recomendo... no caso da SR, faço parte dos primeiros 50%: não recomendo mesmo!
em que pese isso, torço pra que todos os que compraram com eles tenham uma experiencia diferente da minha e curtam bastante o carro! afinal, suzuki é suzuki...
abração!
AndreLeonardo
09/01/2013, 11:46
O tópico q te falei é esse aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/71401-decepcao-total-com-l200-savana.html
achei esse outro tbém na mesma busca... http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/72145-fuja-da-mitsubishi-brasil.html
se puder, deixa pra fazer tua manutenção com algum cara desses cascudos em suzuki, e não na conce$$ionária... vou deixar minha tracker na mão do Zezuki mesmo!
abraço!
VOVÔ DO TROLLER
09/01/2013, 17:11
Pois é, Valter! A lua aqui é bem forte mesmo... e o teto solar vai ajudar a queimar o couro cabeludo!
O carro por enquanto continua no Rio, vou trazer pra cá no segundo semestre, se possível fazendo a viagem que eu queria fazer qndo me mudei pro Maranhão (subindo pelo litoral).
E o ponto crucial mesmo foi a SR. Não consigo achar um ponto positivo neles...
abraços!
Valeu André. Boa sorte com o carrão. Eu também já tive vontade de comprar uma Mitsubishi, inclusive uma L200 Savana, mas depois de experiências negativas com vários amigos, como também em fatos narrados aqui no forum, criticando a marca e principalmente a SR, desisti. Agora que você é um Trackeiro, acompanhe os tópicos pertinentes, que há muita informação a respeito e o pessoal é muito gente boa.Abs. Válter.
p.s. eu não conheço o Zézuki, mas acompanhando o forum há mais de 5 anos , eu só vi boas referências sobre ele.
davidtuf
09/01/2013, 18:07
Entrei em contato com o 0800 da suzuki e detalhe, rapidamente fui atendido, e a moça me informou q as peças continuam sendo importadas porém o carro é montado no Brasil pela SR..
André,
Eu acompanhei o pesadelo do radiador das L200. Isso tira a vontade de qualquer um. Por isso tinha optado pela TR4 que não tinha esse problema. Descartei, na época, a possibilidade de comprar uma L200 usada justamente porque não saberia se o motor já teria ou não fervido. Estou saindo da Mitsubishi e entrando na Suzuki (ambos da SR...), mas este ao menos ainda é importado. Vamos trocando informações por aqui pra saber como vai ser. Apesar de estar com um 2012, torço pra que o 2013 seja um ótimo carro. Se decepcionar, acho que não volto nunca mais pra SR hahaha.
Será que as montadoras não percebem que um cliente insatisfeito impede direta e indiretamente as novas compras de todos os nossos amigos e conhecidos? Da mesma forma que um cliente satisfeito traz muitos outros clientes pra marca, pra loja e para o vendedor.
David,
Eu fiquei contente com sua informação. Depois, no entanto, fiquei pensando e vi que a importação de peças ficaria muito mais cara do que a importação de carros prontos. Com tudo isso, eles ainda teriam que acrescentar o custo da montagem e o IPI. Como será que eles compensarão essa diferença? Sei não... :-|
davidtuf
10/01/2013, 09:25
eu so sei q vou aproveitar assim q chegar e garantir o meu com o preço do japa, pois tbm axo q com o tempo ele poderá subir um pouco o preço.. hehe
David,
Eu fiquei contente com sua informação. Depois, no entanto, fiquei pensando e vi que a importação de peças ficaria muito mais cara do que a importação de carros prontos. Com tudo isso, eles ainda teriam que acrescentar o custo da montagem e o IPI. Como será que eles compensarão essa diferença? Sei não... :-|
Marcus C.
10/01/2013, 12:33
...
David,
Olá Maeda e David.
Li em algum lugar que o motor e transmissão continuariam sendo importados (já dos outros componentes da mecânica eu não sei dizer) e seriam nacionalizados ainda o acabamento externo, interior e carroceria. Uma das empresas que ganhou essa corrida foi a MVC que hoje fabrica várias dessas partes para o Tak Stark, a L200, a Pajero Sport e algumas linhas de caminhões da Scania, Iveco e Mercedes.
Espero mesmo que o preço se mantenha. Acho que se subirem esse preço por conta do IPI muita gente vai desistir do Jimny, mesmo sendo um ótimo veículo. O fato é que já não consta no site da Suzuki a tabela de preços do Jimny. Vamos ver o que vai acontecer.
Abs,
Marcus
Marcus C.
10/01/2013, 13:00
388986
O Jimny foi avaliado pelo Inmetro e ganhou A(na sua categoria) e C(no geral), na avaliação do consumo energético. O ano de referência da avaliação é 2013. Segue a lista completa em anexo (pdf).
davidtuf
10/01/2013, 13:05
um dia pesquisando informações no youtube vi um vídeo no qual não estou mais achando em que o diretor da suzuki no Brasil falava que inicialmente o jipinho não teria redução nem acréssimo de valores. com base neste vídeo q vou garantir o meu assim que chegar em Fortaleza!
Olá Maeda e David.
Li em algum lugar que o motor e transmissão continuariam sendo importados (já dos outros componentes da mecânica eu não sei dizer) e seriam nacionalizados ainda o acabamento externo, interior e carroceria. Uma das empresas que ganhou essa corrida foi a MVC que hoje fabrica várias dessas partes para o Tak Stark, a L200, a Pajero Sport e algumas linhas de caminhões da Scania, Iveco e Mercedes.
Espero mesmo que o preço se mantenha. Acho que se subirem esse preço por conta do IPI muita gente vai desistir do Jimny, mesmo sendo um ótimo veículo. O fato é que já não consta no site da Suzuki a tabela de preços do Jimny. Vamos ver o que vai acontecer.
Abs,
Marcus
VOVÔ DO TROLLER
10/01/2013, 18:43
um dia pesquisando informações no youtube vi um vídeo no qual não estou mais achando em que o diretor da suzuki no Brasil falava que inicialmente o jipinho não teria redução nem acréssimo de valores. com base neste vídeo q vou garantir o meu assim que chegar em Fortaleza!
Em principio, acho até que o preço se manterá, mas quando forem obrigados a colocar o air bag e o freio abs, com certeza, o preço subirá. Duvidodo que a a MVC fará a peças com a mesma qualidade dos fornecedores japoneses. Com relação à mão de obra brazuca comparada à japonesa, sem comentários. ABs. vÁLTER.
Com relação à mão de obra brazuca comparada à japonesa, sem comentários. ABs. vÁLTER.
Achei um material na web se alguém estiver afim de leitura:
O modelo japonês: sua evolução e transferibilidade (https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=14&cad=rja&ved=0CD4QFjADOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.rausp.usp.br%2Fdownload.asp%3 Ffile%3D3103005.pdf&ei=djHvUPD6C5D49gTJvYFQ&usg=AFQjCNFb6pgkxGYjxnv6Zow8ZSvuYE_cYA&bvm=bv.1357700187,d.eWU)
Talvez seja melhor esperar um pouco, os primeiros modelos sempre saem com algum probleminha, vide o recall do Onix...
Abraço
eu so sei q vou aproveitar assim q chegar e garantir o meu com o preço do japa, pois tbm axo q com o tempo ele poderá subir um pouco o preço.. hehe
Cocatriz
13/02/2013, 16:05
sobre a Mão de Obra, a diferença. é que nem todo o pessoal da fábrica vai ser decendente de japones, por que a mão de obra lá também é brasileira... hahahaha.
Agora, de verdade, não faz diferença onde vai ser fabricado. O que importa no processo de fabricação é a QUALIDADE, o controle de Qualidade tanto da linha de produção, quando o controle de Qualidade dos fornecedores.
E espero que os Japas estejam encima disso.
o problema da nacionalização é que a lei obriga 40-60% das peças sejam nacionais tb, e é ai que mora o perigo. Vide a Honda, que depois que nacionalizaram seus carros aumentou esporencialmente as reclamações. Eu me antecipei à nacionalização e troquei eu HR 2009 pelo 4 sport 2012, ultima remessa vinda do Japao.
E nao eh só isso, o trabalhador brasileiro tem 1% da etica do japones....se eles estiverem descontentes podem ter certeza que uns parafusos serão apertados a menos ou a mais....e o controle de qualidade tupiniquim nao é lá essas coisas...ai já viu neh...é fria na certa. Só nos resta esperar e ver como sairao os carros agora. Mas espero q tudo dê certo e que o meu legitimo japones seja valorizado nesta brincadeira.
abç
Cocatriz
14/02/2013, 18:29
Bom, a Honda não é fabricada na planta onde sai os mitsubishi, eu não fui fuçar o forum deles, para saber o nível de reclamação da nacionalização.
O controle de qualidade pode ser Brasileiro, mas outra vez espero que a Suzuki esteja encima.
Eu quem espero que tudo dê certo e que seu Japones valha tanto quanto meu Brazuca :P
Acabei de passar em frente da Millenium (RJ) e vi um Jimny nacional exposto , reconheci pela "entrada" de ar do capú.
Cocatriz
15/02/2013, 14:54
Corrijam me se eu estiver errado, mas o 4all Japa, também tem a entrada no capo, a diferença do Japa, pro Nacional é a grade dianteira, que não é mais ligada com a tampa do capo.
Entrada de ar no capo aqui no Brasil só no modelo 2013 , fabricação nacional . O meu é 4All 2012 Japa e não tem entrada de ar.
cézão_MTB
04/03/2013, 23:03
Já é 100% nacional??
http://www.receita.fazenda.gov.br/guiacontribuinte/isenipideffisico/isenipidefifisicoleia.htm
Informações Gerais IOF
São isentas do IOF as operações financeiras para aquisição de automóveis de passageiros de fabricação nacional de até 127 HP
No documento do meu antigo Tracker e agora do meu TR4 aparece: MIS / UTILITARIO / JIPE; então, é também um "automóvel de passageiros"???