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Ver Versão Completa : Suzuki Vitara JLX Metal 1994



thejpedros
10/11/2012, 14:07
Estou pensando em comprar o Vitara JLX Metal, ano 94, mas queria saber se ele tem mala, queria colocar um gás nele, aguém conhece esse carro e pode falar algo sobre ele? qual a média de preço?

Obrigado

thejpedros
10/11/2012, 17:21
esse modelo possui Direção Hidráulica? se não possui, eu poderia instalar? as peças são originais ou alguma marca que fabrique?

aryrj
10/11/2012, 18:45
Mala, não tem. Quem precisa, mete um bagageiro no teto.

Gás é questão de gosto. Eu não poria, mas cabe.

Todos tem direção hidráulica.

Peças tem em alguns locais. Originais e adaptadas. Isso não é problema.

jipezuki
10/11/2012, 19:49
Todos tem direção hidraulica, o 2 portas tem pouco porta malas. O 4 portas tem porta malas maior. Quanto ao gás, eu também não colocaria. Peças não são problemas.

thejpedros
10/11/2012, 20:01
Obrigado, da mala estou pensando em colocar um desses bagageiros de teto que são como uma mala.
Estou muito ansioso, devo comprar no próximo final de semana, vai ser meu primeiro carro =).
estou preocupado que ele está a uma distancia bem longa da minha casa una 150km, para um carro que não estou acostumado acho que vai ser meio complicado. Ele é tranquilo de levar?

RHL
11/11/2012, 00:12
cautela na hora da compra.
examine bem junto com um mecânico.
eu não colocaria GNV nem de graça.

mauricio_silva
11/11/2012, 09:58
Olá.

Bom, para tentar ajudá-lo, é preciso mais informações.
Primeiramente, por que você escolheu este ano e modelo de carro? Você já tem algum em vista? Este carro lhe agradou, por quê?
Qual o uso que você predente dar ao jipinho? A necessidade de espaço é devido a quê (família, amigos, hobby)?
Você pretende rodar muito diariamente com o carro? Em que tipo de percurso (in road, off road, misto)? É por isso o desejo de instalar um kit gás?
O preço do modelo vai depender mais do estado geral do carro do que qualquer outra coisa. Se estiver em bom estado, deve ficar na faixa de R$ 20k ou um pouco mais.
Sei lá, de repente esse modelo pode não lhe ser o mais apropriado. E normalmente quem precisa de espaço não vai querer instalar kit gás...
[]s.


Estou pensando em comprar o Vitara JLX Metal, ano 94, mas queria saber se ele tem mala, queria colocar um gás nele, aguém conhece esse carro e pode falar algo sobre ele? qual a média de preço?

Obrigado

mauricio_silva
11/11/2012, 10:05
Olá.

"estou preocupado que ele está a uma distancia bem longa da minha casa una 150km, para um carro que não estou acostumado acho que vai ser meio complicado"

A distância não é tããããooo grande assim. Aliás, para falar a verdade, é bem curta.
Dirigir um Vitara não tem segredos. Não tem nada demais para que tem experiência ao volante. E mesmo para quem é meio novato, não deve haver dificuldade. Isso se o carro estiver em boas condições. Se não, nem vale a compra.
[]s.

thejpedros
11/11/2012, 11:46
Olá.

Bom, para tentar ajudá-lo, é preciso mais informações.
Primeiramente, por que você escolheu este ano e modelo de carro? Você já tem algum em vista? Este carro lhe agradou, por quê?
Qual o uso que você predente dar ao jipinho? A necessidade de espaço é devido a quê (família, amigos, hobby)?
Você pretende rodar muito diariamente com o carro? Em que tipo de percurso (in road, off road, misto)? É por isso o desejo de instalar um kit gás?
O preço do modelo vai depender mais do estado geral do carro do que qualquer outra coisa. Se estiver em bom estado, deve ficar na faixa de R$ 20k ou um pouco mais.
Sei lá, de repente esse modelo pode não lhe ser o mais apropriado. E normalmente quem precisa de espaço não vai querer instalar kit gás...
[]s.

O modelo me agradou muito, eu queria um carro com "cara" de jipe mesmo, e fechado, estava pensando primeiro no JPX, mas estudando entendi que ele não é para o meu bico, por ser muito temperamental, este Vitara está bem acessível para mim e me agradou tanto em aparência quanto motor e tudo mais, o kit gás seria mais por economia mesmo, mas falando com meu pai, como eu ando pouco não vai ser tão vantajoso colocar um.

Não vou andar muito, vai ser mais lazer, a princípio não pretendo colocar ele em trilha, primeiro quero ganhar experiência como motorista mesmo, tenho carteira há 2 anos e não dirijo muito pois não tenho tanta necessidade, vai ser mais para lazer.

Ele vai rodar no asfalto e onde tenho casa de praia em Vilatur - Saquarema é que ele vai pegar barro, pois la ainda não é asfaltado.

A mala foi só uma duvida mesmo, eu não carrego tanta coisa, talvez os equipamentos da minha banda no máximo e malas para viajar mas qualquer coisa tem a opção do bagageiro de teto.

O carro que estou negociando está em ótimo estado, a manutenção é feita sempre, o carro nunca foi para trilha está impecável o dono era muito cuidadoso.

o Cara quer 20 mil

thejpedros
11/11/2012, 11:50
Olá.

"estou preocupado que ele está a uma distancia bem longa da minha casa una 150km, para um carro que não estou acostumado acho que vai ser meio complicado"

A distância não é tããããooo grande assim. Aliás, para falar a verdade, é bem curta.
Dirigir um Vitara não tem segredos. Não tem nada demais para que tem experiência ao volante. E mesmo para quem é meio novato, não deve haver dificuldade. Isso se o carro estiver em boas condições. Se não, nem vale a compra.
[]s.

como disse o carro está em ótimo estado, a questão de não estar acostumado é mais por eu não ter muita experiência mesmo, mas pelo que tenho procurado é um carro super tranquilo de levar, acho que andando com ele por um ou dois dias já vou estar acostumado.

não sei se o modelo influencia tanto, nunca dirigi um jipe antes, só de passeio, Escort, Agile e Classic, tem muita diferença?

thejpedros
11/11/2012, 18:30
Qual o consumo médio dele?

mauricio_silva
11/11/2012, 20:33
Olá.

O JPX é um exelente carro mas, como você bem observou, não é indicado para "novatos" (se você não tomar cuidado com o motor, ele funde).
O motor Suzuki é bem mais "comportado", mas NUNCA esqueça de verificar o nível de óleo e a água do radiador. É um motor que não aguenta desaforos. Se superaquecer, vai precisar de retífica, quase com certeza.
Pelo que você descreveu, esqueça o kit gás. É um "trambolho" que não vai compensar a utilização. Vale somente para quem roda muito diariamente (cerca de 200 km) e em estradas ou vias asfaltadas. No off road tem pouca (ou nenhuma) utilidade.
Se o carro está em bom estado, R$ 20k não é um preço ruim. Vale a pena investir.
Tenho certeza que você vai curtir muito o Vitara. Mas esqueça o desempenho. É um carro para aproveitar a paisagem. Velocidade de 100 km/h é o normal nas estradas.
No trajeto que você descreveu, um Vitara vai se sentir "em casa". Melhor impossível.
Você não falou se o carro é 2 ou 4 portas (pelo jeito, deve ser 2...). Rebatendo os bancos traseiros, é possível transportar bastante coisa.
Acho que vale a pena fazer negócio. Tenha as preocupações de praxe, como ver a situação do licenciamento e das possíveis multas.
[]s.



O modelo me agradou muito, eu queria um carro com "cara" de jipe mesmo, e fechado, estava pensando primeiro no JPX, mas estudando entendi que ele não é para o meu bico, por ser muito temperamental, este Vitara está bem acessível para mim e me agradou tanto em aparência quanto motor e tudo mais, o kit gás seria mais por economia mesmo, mas falando com meu pai, como eu ando pouco não vai ser tão vantajoso colocar um.

Não vou andar muito, vai ser mais lazer, a princípio não pretendo colocar ele em trilha, primeiro quero ganhar experiência como motorista mesmo, tenho carteira há 2 anos e não dirijo muito pois não tenho tanta necessidade, vai ser mais para lazer.

Ele vai rodar no asfalto e onde tenho casa de praia em Vilatur - Saquarema é que ele vai pegar barro, pois la ainda não é asfaltado.

A mala foi só uma duvida mesmo, eu não carrego tanta coisa, talvez os equipamentos da minha banda no máximo e malas para viajar mas qualquer coisa tem a opção do bagageiro de teto.

O carro que estou negociando está em ótimo estado, a manutenção é feita sempre, o carro nunca foi para trilha está impecável o dono era muito cuidadoso.

o Cara quer 20 mil

mauricio_silva
11/11/2012, 20:35
Olá.

O Vitara não é um exemplo de economia de combustível. Médias de 7km/l a 8km/l na estrada são normais. Mais que isso é lucro. Menos, precisa de reparo.
[]s.


Qual o consumo médio dele?

thejpedros
12/11/2012, 12:21
Olá.

O Vitara não é um exemplo de economia de combustível. Médias de 7km/l a 8km/l na estrada são normais. Mais que isso é lucro. Menos, precisa de reparo.
[]s.


Fiz uma outra pesquisa, uns disseram que a média é de 15 outros de 10, acho que o meu gasto com ele vai ser algo entre 9 e 10 km/L mesmo e obrigado pelas outra resposta.

thejpedros
12/11/2012, 12:22
Obrigado a todos, vocês me ajudaram muito, devo ver o carro na quinta, vou postar depois o resultado, já estou me apaixonando por ele sem nem ter dirigido ainda.

thejpedros
13/11/2012, 18:54
Mauricio
O vitara tem um segundo câmbio, acredito que seja para o controle do 4x4, acredito que esta seja a única coisa que "desconheço" para avaliar quando for ver o carro, pois como disse é o meu primeiro carro e nunca andei em um 4x4, como esse câmbio e o 4x4 funcionam?

mauricio_silva
13/11/2012, 23:40
Olá.

Você está se referindo a alavanca de acionamento da tração integral (o 4x4). Repare que vai haver as indicações 4x2, 4x4H, N, 4x4L, nesta sequência. Verifique se o modelo tem roda livre manual ou automática. Fácil de descobrir: olhe no cubo (centro) de uma das rodas dianteiras. Se não houver nada (ou ter uma calota com o logotipo da marca Suzuki), é porque as rodas livres tem acionamento automático. Por outro lado, as rodas livres manuais tem uma "chave" no cubo com duas possições possíveis: Lock (roda livre acionada) e Unlock (ou Free, para roda livre desacionada).
ATENÇÃO: se o carro estiver trafegando com a alavanca da tração na posição 4x2, a roda livre manual deve estar com a chave na posição Unlock ou Free, ou seja DESACIONADA. Isto vale para as DUAS RODAS DIANTEIRAS.
A roda livre serve para acoplar a roda ao eixo de tração. Desacionada, faz a roda girar livremente, sem conecção mecânica com o eixo de tração.
Já quando estiver usando o 4x4, a roda livre tem de estar ACIONADA (Lock). É fácil: basta descer do carro, acionar a roda livre, acionar a tração 4x4 e encarar os obstáculos que a vida trás. Obviamente, isso somente tem sentido se o carro tiver roda livre manual; no caso da automática, basta engatar a tração. E não precisa sair do carro, lógico...:rolleyes:
IMPORTANTE: não trafegue em pistas com elevada aderência (asfalto seco, por exemplo) com o 4x4 acionado. O Vitara é um 4x4 part time, ou seja a tração 4x4 somente deve ser usada em situações de pisos com baixa aderência (normalmente, no off road), com lama, cascalho, areia, pedras soltas, entre outros.
Na tração 4x2, o carro tem somente a tração traseira.
No 4x4H, a tração é integral (dianteira e traseira) e deve ser usada em situações de baixa aderência do piso.
No N (Neutral), a tração é desacoplada. É usado quando o carro tem de ser rebocado.
No 4x4L, há o acionamento da reduzida. É útil em situações de baixa velocidade e elevado torque (ladeiras com lama).
Espero ter ajudado.
[]s.


Mauricio
O vitara tem um segundo câmbio, acredito que seja para o controle do 4x4, acredito que esta seja a única coisa que "desconheço" para avaliar quando for ver o carro, pois como disse é o meu primeiro carro e nunca andei em um 4x4, como esse câmbio e o 4x4 funcionam?

thejpedros
14/11/2012, 12:36
na parte da alavanca entendi bem.

A roda livre que me embolei um pouco, vamos la:

A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira
eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?
A do que estou em vista é automática



o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?
eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode.

mauricio_silva
14/11/2012, 13:26
Ok.

"A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira"

Quando selecionada a tração 4x2, as rodas de tração serão as do eixo traseiro. Assim as rodas dianteiras devem estar "livres" (free). Com a tração 4x4, as rodas dos dois eixos tracionam o carro. Desta forma, as rodas dianteiras devem estar "conectadas" (lock). Esta situação só é possível com a existência das rodas livres na dianteira.

"eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?"

Se o carro tem rodas livres automáticas, esta situação não ocorre (a roda livre somente fica conectada quando a tração estiver acionada). No entanto, com as rodas livres manuais, essa situação pode ocorrer (esquecimento do condutor).
Com tração 4x2 e roda livre conectada, as rodas dianteiras ao girar vão movimentar o eixo dianteiro, o diferencial dianteiro e o eixo cardã. Na melhor das hipóteses você vai estar "arrastando" um peso morto que não contribui para o movimento do veículo. Na pior, poderá danificar o sistema de transmissão.

"o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?"

Se a tração selecionada for 4x4H, em princípio, não. Mas não deve ser esquecido que o 4x4 somente deve ser acionado em pisos de baixa aderência. Não é uma boa idéia correr nestas condições...:semideia


"eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode."

Pode, se for o 4x4H. Ai sim existe um limite de velocidade. É cerca de 40km/h. Mas é melhor acionar em velocidades mais baixas, se possível, pisando na embreagem. Ajuda a preservar a transmissão.
No caso do 4x4L, ai não tem jeito: o carro tem de estar parado. Pisar na embreagem também ajuda.
As vezes, o 4x4 não vai querer desengatar. Não adianta forçar a alavanca. No caso do Vitara, basta parar o carro num local plano, engatar a marcha ré e andar por uns metros (devagar, obviamente). Isso costuma ser suficiente para liberar a alavanca e retornar ao 4x2.
Espero ter ajudado.
[]s.


na parte da alavanca entendi bem.

A roda livre que me embolei um pouco, vamos la:

A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira
eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?
A do que estou em vista é automática



o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?
eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode.

thejpedros
14/11/2012, 13:33
Obrigado.

então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?

no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?

Isso de não engatar ocorre com frequência? é normal?

mauricio_silva
14/11/2012, 13:50
Olá.

"então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?"

O uso da embreagem para trocar de 4x2 para 4x4H e vice-versa não é obrigatório. Mas ajuda. Claro que haverá situações em que não é possível fazer isso, como estando trafegando com o carro em um lamaçal em 4x2. A troca de transmissão deve ser feita rapidamente e sem que as rodas motrizes parem. Neste caso, engate o 4x4H sem pisar na embreagem.

"no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?"

Não entendi muito bem a pergunta... A troca de tração de 4x2 para 4x4H deve ser feita em velocidade baixa, com baixa rotação se for possível. Mas você pode trafegar em velocidades mais elevadas com 4x4H, respeitando as condições de aderência do terreno.

"Isso de não engatar 4x2 ocorre com frequência? é normal?"

Depende do carro (individualmente) e do percurso feito. Mas não chega a ser uma "anormalidade". Porém se a tração 4x4 não desengatar com o procedimento descrito, ai há um problema.

[]s.


Obrigado.

então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?

no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?

Isso de não engatar ocorre com frequência? é normal?

thejpedros
14/11/2012, 14:05
se ela não desengatar o câmbio não vai mudar de posição ou ele muda mas o carro continua com a 4x4?

LFC
14/11/2012, 14:39
Olá.

"então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?"

O uso da embreagem para trocar de 4x2 para 4x4H e vice-versa não é obrigatório. Mas ajuda. Claro que haverá situações em que não é possível fazer isso, como estando trafegando com o carro em um lamaçal em 4x2. A troca de transmissão deve ser feita rapidamente e sem que as rodas motrizes parem. Neste caso, engate o 4x4H sem pisar na embreagem.

"no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?"

Não entendi muito bem a pergunta... A troca de tração de 4x2 para 4x4H deve ser feita em velocidade baixa, com baixa rotação se for possível. Mas você pode trafegar em velocidades mais elevadas com 4x4H, respeitando as condições de aderência do terreno.

"Isso de não engatar 4x2 ocorre com frequência? é normal?"

Depende do carro (individualmente) e do percurso feito. Mas não chega a ser uma "anormalidade". Porém se a tração 4x4 não desengatar com o procedimento descrito, ai há um problema.

[]s.

Fala Chê!
Acho bom conferir a info. No Vitara, engata-se a 4x4H ou L com o carro parado (no Grand Vitara e no Tracker é que se pode engatar com o carro andando). Para desengatar é preciso parar o carro em linha reta (direção reta), voltar a alavanca e depois tem que andar em marcha à ré por uns metros para a RL desacoplar.
Eu nunca tive o problema de a alavanca não voltar no meu Vitara. Acho que isso só acontece se as rodas não estiverem em linha reta.
Abs de ex-niveiro.
LFC

thejpedros
14/11/2012, 15:24
Fala Chê!
Acho bom conferir a info. No Vitara, engata-se a 4x4H ou L com o carro parado (no Grand Vitara e no Tracker é que se pode engatar com o carro andando). Para desengatar é preciso parar o carro em linha reta (direção reta), voltar a alavanca e depois tem que andar em marcha à ré por uns metros para a RL desacoplar.
Eu nunca tive o problema de a alavanca não voltar no meu Vitara. Acho que isso só acontece se as rodas não estiverem em linha reta.
Abs de ex-niveiro.
LFC


então sempre que for ativar o 4x4 eu tenho que parar totalmente o carro? o que acontece caso eu tente acionar em movimento?

sobre a ré e as rodas retas, é só caso não desengate né? para desengatar normalmente eu paro e mudo?

aryrj
14/11/2012, 17:06
Acho que vc tá se enrolando um pouquinho... :)
A ré é somente prá liberar a roda livre. E só acione a 4x4H ou L com o veículo parado. Conforme o LFC reporta aí acima.

thejpedros
14/11/2012, 18:00
Acho que vc tá se enrolando um pouquinho... :)
A ré é somente prá liberar a roda livre.


agora me perdi, a roda livre não é automática?
vamos la
ex.

estou no 4x2
paro, aciono o 4x4
para voltar eu paro e aciono o 4x2 novamente

ou

ex2

estou no 4x4
para voltar eu paro, aciono o 4x2 e dou ré com o carro reto

??

LFC
14/11/2012, 18:26
agora me perdi, a roda livre não é automática?
vamos la
ex.

estou no 4x2
paro, aciono o 4x4
para voltar eu paro e aciono o 4x2 novamente

ou

ex2

estou no 4x4
para voltar eu paro, aciono o 4x2 e dou ré com o carro reto

??

O certo é o 2. E vc faz isso sem sair do carro e sem tocar na RL, daí que o seu acionamento é referido como automático.
Abs,
LFC

thejpedros
14/11/2012, 19:02
que chato isso da ré =/, tem como mudar isso?

LFC
14/11/2012, 19:36
que chato isso da ré =/, tem como mudar isso?

Mantendo a RL automática não.
O chato mesmo é ter que parar o carro totalmente para engatar a tração. No Grand Vitara e no Tracker, não precisa, mas o sistema é mais sujeito a defeitos (usa uma bombinha de ar elétrica que liga quando se aciona a 4x4 e que só funciona se a luz acender...). A roda livre manual é mais robusta, mas tem que sair do carro.
Em pouco tempo vc vai aprender que em matéria de 4x4 "não tem almoço grátis".
Abs,
LFC

aryrj
14/11/2012, 19:41
O certo é o 2. E vc faz isso sem sair do carro e sem tocar na RL, daí que o seu acionamento é referido como automático.
Abs,
LFC

É isso aí.

thejpedros
14/11/2012, 20:12
"não tem almoço grátis"

<br><br>engraçado, mas triste haha.<br>acho que me acostumo<br><br><br>como vou saber que a automática soutou a roda?<br>
<br>

mauricio_silva
14/11/2012, 20:17
Fala meu camarada!!

Ué??? Mas a roda livre dele é automática. Se fosse mecânica, ai sim. Bom, tenho que aprender também, né?
[]s.



Fala Chê!
Acho bom conferir a info. No Vitara, engata-se a 4x4H ou L com o carro parado (no Grand Vitara e no Tracker é que se pode engatar com o carro andando). Para desengatar é preciso parar o carro em linha reta (direção reta), voltar a alavanca e depois tem que andar em marcha à ré por uns metros para a RL desacoplar.
Eu nunca tive o problema de a alavanca não voltar no meu Vitara. Acho que isso só acontece se as rodas não estiverem em linha reta.
Abs de ex-niveiro.
LFC

thejpedros
14/11/2012, 21:06
algo mais que eu precise saber sobre o Vita?

LFC
16/11/2012, 11:21
<br><br>engraçado, mas triste haha.<br>acho que me acostumo<br><br><br>como vou saber que a automática soutou a roda?<br>
<br>

Ouve-se um click.
Abs,
LFC

thejpedros
22/11/2012, 19:14
Galera, peguei o carro, estou muito feliz com ele e me entendendo super bem.
ele está perfeito, só tive o problema com o miolo da ignição que estava travando o volante e já foi resolvido e vou ter que trocas a maçaneta interna do lado esquerdo que está quebrando.

por segurança vou trocar os cabos do carro

Acelerador
Embreagem
Freio
Velocímetro

O do velocímetro é por estar fazendo um barulho atrás do volante, ele deve estar ressecado.

Na suzucar eu só não encontrei o cado de freio, onde eu encontro? ainda é fabricado?
e eu vi um "cabo de freio de mão" um escrito "lado direito" e outro "lado esquerdo" o que é isso?

O ar condicionado gelou bem no início depois eu precisei ligar ele no máximo, teve alguns momentos em que ele soltou uma fumaça, mas era fria e não tinha cheiro de queimado é normal dele?

Estou meio preocupado com o aquecimento do motor, ele marcou em 2h de viagem próximo de 3/4 isso é normal dele? se não, o que poderia estar aquecendo? quando saí eu verifiquei a água, ele só não está com o líquido refrigerador.

LFC
22/11/2012, 19:41
O cabo da embreagem é uma boa trocar sim, mas de todo modo, seria melhor vc fazer uma revisão no carro para, eventualmente, eleger prioridades. O do acelerador eu nunca li nenhum relato de troca. O do meu carro, 94, ainda é o original. Sobre o cabo do freio, não sei, mas vc pode ligar para lá.
O ar do Vitara não é lá essas coisas, mas vc vai ter que observar mais.
O aquecimento não é normal. Pode até ser do ponteiro, mas vc vai ter que olhar bem isso. Pode ser falta da válvula termostática + falta do aditivo, mas pode ser tb junta de cabeçote queimada. Vc notou se o carro bateu pino?
Abs,
LFC

thejpedros
22/11/2012, 22:34
vou levar para a revisão e fazer essas trocas, talvez troque mais algumas borrachas, o motor está perfeito, não faz som algum, acredito que na revisão a questão do aquecimento vá ser resolvida

LFC
22/11/2012, 23:12
Correto, mas dê uma olhada no óleo e veja se não há vestígios de água (fica como se fosse água barrenta). Não deixe para depois. Não haver barulho não diz muita coisa.
Abs,
LFC

mauricio_silva
22/11/2012, 23:47
Olá.

Verifique (e bem) o sistema de arrefecimento do carro. Não deixe o motor "ferver". Motor Suzuki é: "ferveu, fudeu!!!":putz:
Se o motor tiver o bloco em alumínio, o superaquecimento pode provocar (e geralmente provoca...) empenamento do cabeçote. No mínimo, terá de passar por uma retífica da parte alta (cabeçote), com o trabalho de desempenamento.
Veja as condições gerais do radiador (se tem furos ou reparos mal feitos) e confira o nível de água do vaso de expansão e do próprio radiador. Evite dores de cabeça...
[]s.

natand
23/11/2012, 15:50
O ar condicionado gelou bem no início depois eu precisei ligar ele no máximo, teve alguns momentos em que ele soltou uma fumaça, mas era fria e não tinha cheiro de queimado é normal dele?


Pode ficar tranquilo que isso não é nada alarmante, foi só um dia com alta umidade relativa do ar!

thejpedros
23/11/2012, 22:48
Pode ficar tranquilo que isso não é nada alarmante, foi só um dia com alta umidade relativa do ar!


pensei sobre algo relativo ao clima mesmo, era uma região de serra e logo que o sol saiu a fumaça parou

thejpedros
23/11/2012, 22:50
Correto, mas dê uma olhada no óleo e veja se não há vestígios de água (fica como se fosse água barrenta). Não deixe para depois. Não haver barulho não diz muita coisa.
Abs,
LFC

em que compartimento de óleo? no da vareta q eu verifico a marca?

desculpem minha ignorância, ainda sou leigo sobre mecânica

thejpedros
23/11/2012, 22:52
Olá.

Verifique (e bem) o sistema de arrefecimento do carro. Não deixe o motor "ferver". Motor Suzuki é: "ferveu, fudeu!!!":putz:
Se o motor tiver o bloco em alumínio, o superaquecimento pode provocar (e geralmente provoca...) empenamento do cabeçote. No mínimo, terá de passar por uma retífica da parte alta (cabeçote), com o trabalho de desempenamento.
Veja as condições gerais do radiador (se tem furos ou reparos mal feitos) e confira o nível de água do vaso de expansão e do próprio radiador. Evite dores de cabeça...
[]s.

o vaso de expansão é aquele compartimento que está ligado ao radiador? que da para colocar água também? eu coloquei, ele está bem sujo, como água barrenta, mas acho que isso é normal né?

ele não está com nenhum vazamento de água que eu tenha observado.

thejpedros
23/11/2012, 22:55
aah galera, sobre o 4x4 o Mauricio Silva estava correto, só que tenho sempre que estar parado para qualquer troca.

LFC
24/11/2012, 22:30
em que compartimento de óleo? no da vareta q eu verifico a marca?

desculpem minha ignorância, ainda sou leigo sobre mecânica

Tira a vareta e olha. Se a junta do cabeçote queima, pode passar água para o óleo, daí o óleo fica com cor de café com leite ou aspecto de água barrenta. O nível na vareta sobe. A junta pode queimar e deixar passar vapores da combustão para a água e essa aquece acima do normal. Em geral o carro bate pino.
Abs,
LFC

LFC
24/11/2012, 22:42
o vaso de expansão é aquele compartimento que está ligado ao radiador? que da para colocar água também? eu coloquei, ele está bem sujo, como água barrenta, mas acho que isso é normal né?

ele não está com nenhum vazamento de água que eu tenha observado.

O vaso de expanão é esse sim, tem 2 saídas na tampa, uma delas vai para o radiador e a outra é um ladrão. Normalmente o Vitara não baixa água, ou baixa 1 cm depois de muito (muito mesmo) calor ou se vc usou o carro em uma subida muito íngreme (isso é raro). A água deve estar limpa. Se não está, mande limpar. Uma coisa que faz o carro aquecer é o entupimento dos canais do radiador. Carros que apresentam essa água barrenta em geral estão com o radiador muito sujo, dificultando a circulação da água. Com o tempo, pelo fato de o carro trabalhar com a temperatura mais alta, a junta queima e/ou o cabeçote empena. Como é de alumínio, pode rachar. Uma boa oficina de radiadores pode fazer uma manutenção adequada no sistema, que só vai surtir efeito se a junta e o cabeçote não estiverem danificados.
Abs,
LFC

aryrj
25/11/2012, 08:12
LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

Muito bem. Mas e quando não há retorno?

Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
Espero que tenha entendido.

thejpedros
25/11/2012, 11:29
Na oficina quando eu mandar para a revisão já está na lista limpar o radiador e esse outro reservatório

thejpedros
25/11/2012, 13:39
aí galera uma foto que tirei dele em Villatur, Saquarema- RJ
382296

LFC
26/11/2012, 11:33
LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

Muito bem. Mas e quando não há retorno?

Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
Espero que tenha entendido.

Acho que vc está correto. Eu acho que o nível deveria voltar ao normal. Experimente ver se a água volta depois de vc ligar o carro. Não sei o que pode ser, mas eventualmente a válvula termostática pode estar com um funcionamento anormal. Confesso quenão entendo bem como esse sistema funciona, mas no meu carro não noto diferença de volume no vaso de expansão (verdade que raramente ando em trânsito pesado). Eu uso a água no nível máximo.
Abs,
LFC

aryrj
26/11/2012, 16:41
Acho que vc está correto. Eu acho que o nível deveria voltar ao normal. Experimente ver se a água volta depois de vc ligar o carro. Não sei o que pode ser, mas eventualmente a válvula termostática pode estar com um funcionamento anormal. Confesso quenão entendo bem como esse sistema funciona, mas no meu carro não noto diferença de volume no vaso de expansão (verdade que raramente ando em trânsito pesado). Eu uso a água no nível máximo.
Abs,
LFC

De qq forma, parei a viatura hoje para regulagem de um tucho que está batendo. Tb ando desconfiado de um daqueles sêlos laterais do bloco: acho que está suando um pouco de líquido de arrefecimento. Talvez por ali esteja alivindo a pressão o que impede o retorno do reservatório. Sei lá... eu também não consigo entender esse sistema " meio aberto, meio fechado " do vitara... Gostaria até que quem entende desse uma explicação a respeito...

Qdo voltar, vou tirar a mangueira que sai do reservatório para o tanque e dar uma sugada, imitando a pressão, pra ver se está funcionando. Se não estiver o problema pode ser a tampa do reservatório... tampa do radiador e termostática são novíssimos. Se for a tampa do reservatório, aí tô lascado! Não faço a menor idéia de onde conseguir uma nova!!!:(

mauricio_silva
26/11/2012, 20:35
"Muito bem. Mas e quando não há retorno?"

Xiiiiiiii....:putz::parede:

Diagnóstico: pressão dos cilindros no sistema de arrefecimento. Pode ser confirmada se a mangueira de retorno (mangueira grossa que sai do motor e entra na parte superior do radiador, próximo ao bocal) estiver "estufada" (com pressão elevada) depois de andar com o carro até a temperatura estabilizar. Se isso acontecer, não tem jeito: no mínimo retífica da parte alta do motor (cabeçote; e na retífica tem que pedir o nivelamento do mesmo, pois é quase certo que houve empenamento). No mínimo, pois é comum necessitar da retífica completa.
Este é o grande mal dos motores da Suzuki: se ferver, vai para a retífica.
[]s.


LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

Muito bem. Mas e quando não há retorno?

Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
Espero que tenha entendido.

mauricio_silva
26/11/2012, 20:40
Olá.

Se você trocou a válvula termostática, a tampa do radiador, fez exatamente o que eu fiz. Mas tive de fazer retífica (no meu caso, completa) do motor. Estes componentes não dão defeito facilmente.
Se houver pressão das válvulas vazando pelo tucho, esta não irá para o sistema de arrefecimento. Não acho que seja este o problema, infelizmente...
[]s.



De qq forma, parei a viatura hoje para regulagem de um tucho que está batendo. Tb ando desconfiado de um daqueles sêlos laterais do bloco: acho que está suando um pouco de líquido de arrefecimento. Talvez por ali esteja alivindo a pressão o que impede o retorno do reservatório. Sei lá... eu também não consigo entender esse sistema " meio aberto, meio fechado " do vitara... Gostaria até que quem entende desse uma explicação a respeito...

Qdo voltar, vou tirar a mangueira que sai do reservatório para o tanque e dar uma sugada, imitando a pressão, pra ver se está funcionando. Se não estiver o problema pode ser a tampa do reservatório... tampa do radiador e termostática são novíssimos. Se for a tampa do reservatório, aí tô lascado! Não faço a menor idéia de onde conseguir uma nova!!!:(

aryrj
26/11/2012, 20:53
Não houve superaquecimento algum.

Nem sequer o mais leve borbulhamento so reservatório. Também nunca houve estufamento em mangueira alguma, bem como não há nenhum vazamento de líquido de arrefecimento.

Não há perda alguma de potência e nem elevação do nível de óleo na vareta do carter; nenhuma borra de cor diferente na tampa de óleo. (03 eventos clássicos de cabeçotes empenados e/ou junta dando passagem)

Explicando: o nível de água do sistema não diminui; o que ocorre é o não retorno do escesso que vai para o reservatório, vindo do radiador, por conta do aumento de pressão; por isso desconfio da tampa do reservatorio.

E quando a mangueira estufa é sinal de travamento da tampa do radiador, que quando fecha, impede o líquido, sob muita pressão, de ir para o reservatório e em seguida , para o ladrão.

E sem considerar que esse motor tem 3500 km rodados e controlados por relógios bem na frente do meu nariz. :)

thejpedros
26/11/2012, 21:48
galera, hoje verifiquei o meu radiador e ele está com pouca água e esse tanque menor também está, e eu coloquei água semana passada, o nível do óleo está baixo, mas não há vazamento algum, vou mandar para a revisão geral bem minuciosa amanhã, eles vão limpar o radiador acho que vai resolver a questão da água e do aquecimento, já o óleo não sei.

tem um outro compartimento de óleo que fica preso no radiador, o que é? ele também está no minimo.

aryrj
26/11/2012, 23:43
Deve ser o óleo da cx de direção.

aryrj
26/11/2012, 23:45
Olá.

Se você trocou a válvula termostática, a tampa do radiador, fez exatamente o que eu fiz. Mas tive de fazer retífica (no meu caso, completa) do motor. Estes componentes não dão defeito facilmente.
Se houver pressão das válvulas vazando pelo tucho, esta não irá para o sistema de arrefecimento. Não acho que seja este o problema, infelizmente...
[]s.

Não ache que naõ é... não é mesmo.:concordo:

mauricio_silva
27/11/2012, 00:16
Olá.

Tomara que você esteja certo. Nunca é bom ter de abrir o motor. Mas se está havendo fuga de pressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento, ai não tem muita alternativa. E, numa situação de fuga de pressão, nem sempre há contaminação do óleo. O que ocorreu comigo foi uma micro fissura na junta do cabeçote. Não contaminava o óleo, mas gerava pressão no sistema de arrefecimento. A água ia para o vaso de expansão e não voltava para o radiador. Resultado: o motor trabalhava numa temperatura mais alta que a recomendada. Não fervia e nem o marcador de temperatura apontava para o final da escala. Porém, fazia barulho quando a água ia para o vaso de expansão depois do carro parado. No meu caso, foi o suficiente para gerar uma retífica.
É claro, foi um problema que foi se agravando, pois não o identifiquei corretamente e a tempo. Chegou ao ponto da pressão ser tanta que estourou uma mangueira do circuito de água. Ai, a junta de cabeçote já havia "ido para o espaço".
O mecânico que levei o carro disse que era comum os motores da Suzuki apresentarem problemas deste tipo. Muitas vezes segundo ele, para evitar de aplainar o cabeçote (que costuma empenar se houver um aquecimento maior do motor), alguns "mecânicos" colocam duas ou mais juntas. Esta "gambiarra" torna o motor uma "bomba relógio". Com o tempo pode haver vazamento de pressão para o radiador, mesmo sem que o carro tenha sofrido um superaquecimento. Em outra palavras, uma manutenção mal feita por um proprietário anterior pode gerar um problema sem que haja uma razão evidente aparente.
Foi exatamente o que aconteceu comigo.
E, sinceramente, torço para que não seja este o problema do seu carro. De qualquer forma, fica o alerta: cuidado com o sistema de arrefecimento da Suzuki. O prejuízo pode ser grande.
[]s.


Não ache que naõ é... não é mesmo.:concordo:

roberson.rs
27/11/2012, 10:28
Ae Tche;com o porta malas o vitarinha tem sim, é pequeno mas tem, se recuar os bancos fica um um porta malas maior, digamos de uns 200 a 250 litros. Todos vitaras são completos, com exceção dos que não tem o ar ou a direção funcionando. Cuide muito da parte mecânica e lataria, verifica também se não existe muitas adaptações.

aryrj
27/11/2012, 21:41
Após a troca do selo danificado do bloco, o problema do retorno foi resolvido.

Era apenas perda de pressão.

CQD. :concordo:

mauricio_silva
27/11/2012, 21:48
Olá.

Ainda bem que o seu caso não precisou de uma intervenção maior.
[]s.


Após a troca do selo danificado do bloco, o problema do retorno foi resolvido.

Era apenas perda de pressão.

CQD. :concordo:

aryrj
27/11/2012, 21:57
Também acho bom.

E recomendo a todos um investimento pequeno mas extremamente importante:

Um termômetro mecânico e um manômetro de óleo.

Sem surpresas.

thejpedros
27/11/2012, 22:22
Também acho bom.

E recomendo a todos um investimento pequeno mas extremamente importante:

Um termômetro mecânico e um manômetro de óleo.


Sem surpresas.


onde eu instalaria essas peças no viara? não tem lugar no painel

aryrj
27/11/2012, 23:20
Tem vários.

No meio do painel, naquele quadrado vazio, que fica por cima das duas saídas de ar;
Embaixo do painel, do lado esquerdo e direito da coluna de direção;
Em cima da moldura do painel de instrumentos;
No lugar onde fica o relógio (que ninguém usa);
No lugar do cinzeiro (que tb ninguém usa);
Naquela parte plana, que fica por cima do porta-luvas;
Em uma moldura de coluna, tipo carro tunado. Acho horrível, mas funciona.

E por aí vai.

thejpedros
28/11/2012, 20:09
Tem vários.

No meio do painel, naquele quadrado vazio, que fica por cima das duas saídas de ar;
Embaixo do painel, do lado esquerdo e direito da coluna de direção;
Em cima da moldura do painel de instrumentos;
No lugar onde fica o relógio (que ninguém usa);
No lugar do cinzeiro (que tb ninguém usa);
Naquela parte plana, que fica por cima do porta-luvas;
Em uma moldura de coluna, tipo carro tunado. Acho horrível, mas funciona.

E por aí vai.


eu só consegui pensar na coluna, pq esses medidores não costumam vir com suporte, eles vem para você se virar e colocar em algum lugar.

aryrj
29/11/2012, 13:00
Errado. Todos os modelos têm presilhas para serem colocados no painel. Mas existem copos próprios (que eu uso) que você coloca onde quizer.

Tipo esse: Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11962&idcategoria=95220&Nivell=&Categorias=)

alsafe
29/11/2012, 21:09
Também acho bom.

E recomendo a todos um investimento pequeno mas extremamente importante:

Um termômetro mecânico e um manômetro de óleo.

Sem surpresas.

Pressão e Temperatura do óleo??

alsafe
29/11/2012, 21:11
Quais são os parâmetros "normais" de pressão e temperatura?

aryrj
29/11/2012, 22:53
Pressão de óleo: 3,3 a 4,3 bar @ 4000rpm
Temperatura da água: 85 a 95º

alsafe
29/11/2012, 22:58
Pressão de óleo: 3,3 a 4,3 bar @ 4000rpm
Temperatura da água: 85 a 95º

ok. anotado.

alsafe
02/12/2012, 14:10
Ary, pra colocar os sensores destes medidores é preciso alguma modificação ou adaptação no motor? Temperatura da água é mole de colocar o sensor... mas pressão de óleo :pensativo: onde vc colocou o seu?

aryrj
02/12/2012, 17:58
Ary, pra colocar os sensores destes medidores é preciso alguma modificação ou adaptação no motor? Temperatura da água é mole de colocar o sensor... mas pressão de óleo :pensativo: onde vc colocou o seu?

Qdo vc compra um manômetro, ou vem junto um kit de mangueira ou vc compra separado. O único lugar que vc pode colocar é junto da cebolinha original do motor. Se vc olhar o motor de frente, vai vê-lo debaixo do coletor de escape. É como um bujão de óleo com um fio, atarrachado do lado do bloco. Se vc tirar esse bujão e colocar o que vem no kit do manômetro, vai perder a luz vigia do teu painel (aquela que acende te avisando que há problemas com o ólçeo). Prá que isso não ocorresse, eu meti um tê; um das pontas com o bujão (cebolinha) original e o do kit do manômetro na outra ponta; fiquei com os dois. Só isso.