Ver Versão Completa : Em dúvida sobre a TR4
carolinakrol
10/11/2012, 01:06
Olá! Sou nova no fórum e no mundo do off road (sem contar umas estradinhas ruins na Serra da Cantareira), e assim achei melhor pedir opiniões de quem sabe sobre o assunto.
Atualmente eu dirijo uma Blazer dlx 4.3 automática com 4x4, que eu gosto bastante, mas como elas está ficando bem velhinha já (é de 1998, embora só agora tenha completado 100.000 km), estamos pensando aqui em casa em trocá-la por um carro mais novo.
Já pensava em comprar um carro equivalente, alto, com boa visibilidade, com 4x4, mais "robusto" do que um hatch ou sedã, e sempre tive interesse por fazer trilhas, então estou pesquisando para comprar um jipe que tenha essas características.
Pesquisando um pouco, me interessei pelo TR4, porque existe versão com câmbio automático (ficar trocando marcha na hora do rush em São Paulo não é muito divertido), e é mais compacta e fácil de estacionar que a Blazer gigantona. Também gosto do Jimny, porém não tem versão automática, no Brasil, pelo menos..
As minhas dúvidas são:
1 - será que pra quem tá acostumada com um carro mais potente como a Blazer a TR4 não vai ser meio decepcionante? tem gente que diz que ela é meio lerda..
2 - a TR4 pega trilha? ou é só um pseudo-jipe, tipo ecosport? o carro seria usado principalmente para andar na cidade durante a semana, mas eu gostaria de começar a pegar trilha de vez em quando, com confiança no carro...
3 - vale a pena comprar usado? porque acho que o preço de revenda deve ser bem melhor, mas tenho medo de pegar algum carro estourado..
O meu sonho seria ter um troller ou um defender 90, mas está um pouco caro pro meu orçamento..e não tem versão automática também, além disso, não sei se seriam bons como carro único (talvez se tivesse um carro só pra trilha).
Então, vocês acham quem o TR4 seria uma boa, ou têm algum outro carro do tipo para sugerir?
Obrigada pela ajuda! (:
neilsonhenriques
10/11/2012, 02:06
Olá Carolina,
1 - será que pra quem tá acostumada com um carro mais potente como a Blazer a TR4 não vai ser meio decepcionante? tem gente que diz que ela é meio lerda..
Se anda muito, não é jipe. Ou corre ou faz trilha. Um veículo capaz de fazer as duas coisas, custa um valor exorbitante.
Muita gente anda a 150 km/h num Troller, Wrangler ou num SUV, mas são pessoas que não tem a mínima consciência do carro que estão dirigindo e do grande risco que correm.
Motor potente num 4x4 é pra puxar carga, carregar material de expedição ou sair do enrosco na trilha.
A TR4 é lerda sim. O câmbio automático é um lixo. Indeciso, mal escalonado e eu não trocaria por um câmbio manual. :mrgreen:
Ele não dá mais de 110 km/h na estrada (lembre-se, é um jipe), mas vai encarar 80% dos locais aonde os jipões (Troller, Defender, etc) também irão, porém, com muito mais conforto (câmbio automático) e segurança (ABS com EBD e air-bags).
2 - a TR4 pega trilha? ou é só um pseudo-jipe, tipo ecosport? o carro seria usado principalmente para andar na cidade durante a semana, mas eu gostaria de começar a pegar trilha de vez em quando, com confiança no carro...
O que é trilha, na sua opinião ?
Esse conceito varia muito de pessoa pra pessoa e você vai amadurecê-lo de acordo com o seu tempo praticando off-road.
O TR4 não é capaz de ir onde jipes preparados vão. Falta motor e altura. Ele tem suas limitações, mas como seu primeiro carro de trilha, não tenho dúvidas de que superará suas expectativas.
Jamais poderia ser comparado aos pseudo-jipes-SUV-crossovers como Duster, Ecosport, ix35, Tucson.
Se quer compará-lo, o mais próximo é o Jimny. Um excelente jipe também. Se quer um carro mais trilheiro, o Jimny tem mais capacidade e mais robustez, mas é menos confortável e menos seguro. Nesse mercado, você vai precisar fazer algumas escolhas.
3 - vale a pena comprar usado? porque acho que o preço de revenda deve ser bem melhor, mas tenho medo de pegar algum carro estourado..
Pela minha experiência (estou no segundo TR4), jamais compre um TR4 zero km. Sempre um usado. É um carro que muita gente acha legal e compra zero, e depois descobre que o carro não corre, é lerdo, tem consumo próximo de carros maiores, é apertado e não transmite status. Comprou um jipe achando que era um SUV. Acaba vendendo com 10.000 km rodados por R$ 10.000 a menos.
A grande e imensa maioria dos TR4 sequer engatou o 4x4. Quem compra, geralmente não sabe pra que serve a "alavanquinha do lado da marcha".
O meu sonho seria ter um troller ou um defender 90, mas está um pouco caro pro meu orçamento..e não tem versão automática também, além disso, não sei se seriam bons como carro único (talvez se tivesse um carro só pra trilha).
Troller e Defender são monstros do off-road. Dispensam comentários. Mas no dia-a-dia, puta merda, por pouco não é melhor andar de ônibus. São duros, ruins de estacionar, barulhentos, muito altos, enfim, pra ficar no trânsito, tem que ter um pouco de gosto pela coisa. Em compensação, podem dar a volta ao mundo. Como disse acima, você vai ter que fazer algumas escolhas.
Então, vocês acham quem o TR4 seria uma boa, ou têm algum outro carro do tipo para sugerir?
+ conforto e - capacidade off-road = TR4
- conforto e + capacidade off-road = Jimny
- conforto e ++ capacidade off-road = Troller, Wrangler, Defender, mas prepara o bolso.
Você sempre vai ter que abrir mão de alguma coisa. Não existe off-road melhor. Existe o melhor carro PRA VOCÊ.
Evite ler comentários negativos nesse fórum. Todo mundo aqui mete o pau em tudo. É como o sistema funciona. :mrgreen:
Faça suas escolhas sabendo que todos os carros tem seus prós e contras e quem sabe o que é mais importante é só VOCÊ.
Obrigada pela ajuda! (:
Disponha. Estamos todos aqui pra isso.
Boa sorte na sua escolha e que sua nova viatura te traga muitas alegrias ! :concordo:
Neilson
Assino embaixo do relato do Neilson e completo que, a não ser que vc seja daquelas pessoas que gostem de colocar o carro em "buracos" só pea ver se ele quebra e fica atolado, a TR4 vai atendê-la perfeitamente no off road. Tenho uma 08/09 MT, com pneus BF/AT, snorkel e proteções que nunca me deixou na mão. Embreagem e amortecedores originais. Manutenção apenas preventiva. Já rodei Uruguai, Argentina e muito chão ruim pelo Brasil. Nunca tive que voltar por causa do caminho e já passei por lugares que Trollers e Defenders ficaram (isso não significa que ela tenha mais capacidade off road do aue esses monstros do off road, mas o menor tamanho e o menor peso dela as vezes é uma vantagem).
Sempre quis ter uma Defender, mas quando fiz uma viagem de Fortaleza a SP com uma 110 (modelo inglês de 6 marchas novinha na época) deixei de querer logo depois do primeiro dia de condução. Troller e Defender no asfalto são insuportáveis, é como dirigir uma Kombi. Ja TR4 vai muito bem e com relativo conforto e desempenho. A estabilidade dela tb surpreende positivamente. Muita gente fala que é ruim sem conhecer o carro, mas a suspensão independente atrás deixa o carro no chão. O freio é excelente e imoressiona como para o carro.
Ou seja: é um carro que te leva pra caminhos off road de verdade e depois de trás de volta pelo asfalto sem perrengue e rápido.
Agora, o cambio AT é muito ruim e mata o motor que já não entrega força suficiente pra carregar o carro todo. A MT é bem melhor. Espaço interno é para no máximo duas pessoas. Três pessoas viajam bem, mas no limite de carga do carro. O ideal são duas. Porta malas é excelente, desde que vc tire a tampa e batentes e utilize a capacidade até o teto, que é bem alto.
Sai de uma Ranger V6 pra pegar uma TR4. Estranhei no início a posição de dirigir e a falta do conforto e espaço da cabine da pick up americana. Mas ganhei muita versatilidade com o 4x4. Essa tração da TR4 é sem dúvidas a mais simples e mais eficiente do mercado. Diferencial central, engates por alavanca, reduzida...pode procurar que vc não vai encontrar nada parecido pelo preço da TR4.
Se for de usada pegue o modelo entre 2008 e 2009. As anteriores eram bem diferentes.
Boa sorte na sua escolha!
FranciscoTR4
10/11/2012, 10:34
Concordo com o Neilson! mas a gente aqui em casa tem uma TR4 09 manual e andamos tranquilamente 140Km/h! A gente comprou usada com 30.000Km tava nova, na epoca a gente pagou 50k!
Se vc tem familia grande ou carrega muita coisa vai ter que se acustumar com a mala se dar pra se chamar de mala haha
abraço, boa sorte
carolinakrol
10/11/2012, 12:34
Olá, obrigada por todas as respostas tão rápido, haha
tenho uma outra dúvida: vi em algum lugar do fórum que é difícil achar pneus para 4x4 que sirvam na TR4, como vocês fazem?
e...é fácil fazer outras adaptações, ou colocar outros acessórios de 4x4?
FranciscoTR4
10/11/2012, 16:58
Olá, obrigada por todas as respostas tão rápido, haha
tenho uma outra dúvida: vi em algum lugar do fórum que é difícil achar pneus para 4x4 que sirvam na TR4, como vocês fazem?
e...é fácil fazer outras adaptações, ou colocar outros acessórios de 4x4?
O maior problema nao é achar, é o preço haha BF AT +/- R$750 da pra achar por menos um pouco e BF MUD +/- 900
Olá, obrigada por todas as respostas tão rápido, haha
tenho uma outra dúvida: vi em algum lugar do fórum que é difícil achar pneus para 4x4 que sirvam na TR4, como vocês fazem?
e...é fácil fazer outras adaptações, ou colocar outros acessórios de 4x4?
Acho que é difícil achar pneu off road para o aro 17 (2010 em diante). Aro 16 tem os BF AT que atendem bem o uso misto. Protetores tem os feitos pelo Jorge Serrano em SP e pelo Otávio em Campinas. Só não achei ainda protetores de tanque. Snorkel tem o da OGZ, apesar que é só pra garantir pq a entradavde ar da TR4 é muito protegida. Tudo isso que eu falei é pegar e instalar. Não tem gambiarra nem adaptação. Já vários relatos tb de lifts, mas como não gosto de alterar a originalidade da suspensão nunca fui atrás disso.
Armindo Neto
11/11/2012, 23:31
concordo com Neilson:concordo:
em nenhum carro é bom abusar da velocidade seja ele alto ou baixo
com cambio automático a Tr4 é Lerda ! , não sei como ela é com cambio mecânico !
Ela pega lama , mas como todo 4x4 tem suas limitações , acho que bem preparada vai até as trilhas médias.
ela e baixa mas tem como colocar um Lift .
Vale mais apena comprar usado , mas bem conservada .
Quando o carro é zero km(ou seja acabou de tirar da concessionária) ele sofre muita desvalorização .
Os Pneus para TR4 anterior a 2010 Não são difíceis, existe os famosos e duraveis Bf Goodrich na minha ex tr4 eu utilizei all- terrain 225/75 r16.
A Tr4 é bem valente , você vai gostar !
essa semana troquei a tr4 em um Troller , o Troller é um monstro em todos sentidos , e forte , tem um motorzão , mas é desconfortavel !
Abraço e Boas Trilhas:safari-rig:
O relato do Neilson é quase perfeito. Só discordo da velocidade máxima que ele menciona na estrada: 110km/h....
No meu carro, mantenho velocidade de cruzeiro entre 130-140km/h com segurança (em estradas boas e retas) usando pneus BF AT. É claro que não estamos falando de um Range Rover em termos de desempenho, mas dá para manter velocidades acima de 110km/h no asfalto numa boa!
OBS: Tenho um TR4 09 MT e meu pai um TR4 10 AT. O automático não se compara ao manual.... o câmbio automático MATA o carro. O manual, em termos de desempenho, bota o AT no bolso.
carolinakrol
16/11/2012, 19:12
obrigada por todas as respostas, acho que vou mesmo procurar uma TR4 usada com pouca quilometragem :)
Sem Loção
16/11/2012, 20:39
O relato do neilson foi "quase" perfeito.... hehehe... só pecou pela velocidade...hehehe....
Costumo dizer que o câmbio AT da TR4 vem com a 2a marcha faltando, vc sai de primeira, passa pra terceira (aquele buraco xôxo), depois vem a quarta e quinta... mas é questão de acostumar... hehehe
...tenho duas TR4, cada uma com suas particularidades... a minha 2006 é pro rock, com lift de 3", protetores, pneus MUD e já encarou muita trilha média/ algumas pesadas, onde era o único monobloco, e que teve que ser cintado/guinchado na mesma proporção dos outros samurais, trollers e etc... e já passou onde jimny com lift e pneu mud ficou... e encara mais barra que qualquer troller original (lá vem pedrada....KKKK) mas nela, não ando a mais de 100km/h nem a pau... está com lift, pneu mud e sem barras estabilizadoras, então é andar pianinho...
Já a 2011 da patroa é originalzinha de tudo, usamos pra viajar, é uma beleza, anda a 130km/h como velocidade de cruzeiro na boa, o motor a partir de 2008 se não me engano é um pouco mais potente, o que facilita um pouco o uso no dia-a-dia
se quiser dar uma olhada nos videos do que ela pode fazer... http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/103042-videos-da-pajero-tr4.html
marcelozao
20/11/2012, 19:00
Pessoal,
Pegando carona no tópico dela, QUAL ANO e valor justo de uma TR4, para ser o segundo carro da família e andar na terra nos finais de semana???
Eu comprei uma p mim ha um pouco mais de 30 dias...
O carro eh:
Duro
Apertado
Desconfortavel
Simples
Bebe p caramba e nao anda nada!
Mas eu to feliz da vida c ele.
Igual a vc eu queria um jeep AT p dia a dia e eventuais trilhas...
De cara coloquei uns BF MUD, lift de 2" e protecoes... Esse mes vou acertar ele com unichip...
Com um custo relativamente baixo terei um brinquedo divertido!
Boa sorte na sua procura!
Ah, os bancos tb sao mto ruins... Comprei uns de new civic p adaptar... Heheheh
Caco, qdo fizer a adaptação, faz um post sobre isso.
abs
saulo_borges
22/11/2012, 20:13
Eu comprei uma p mim ha um pouco mais de 30 dias...
O carro eh:
Duro
Apertado
Desconfortavel
Simples
Bebe p caramba e nao anda nada!
Mas eu to feliz da vida c ele.
Achava que só eu pensasse desta forma contraditória. O carro é fraco em seus itens individualmente, mas o conjunto é muito agradável. Vai explicar...
Caco, qdo fizer a adaptação, faz um post sobre isso.
abs
Vai ser complicado e desisti de fazer "homemade"... Nao vou ter tempo nem paciencia... Hehehe...
Vou mandar fazer e depois coloco uma foto dele pronto!
;)
Achava que só eu pensasse desta forma contraditória. O carro é fraco em seus itens individualmente, mas o conjunto é muito agradável. Vai explicar...
FORUM = reuniao de malucos por algum motivo maluco em comum...
:P
Caco,
realmente esta e a definição perfeita da tr4.
me conta uma coisa qual o lift que vc colocou?
Se não for muita indiscrição quanto ficou o lift e os pneus?
posta as fotos dele e tb dos bancos.
Caco,
realmente esta e a definição perfeita da tr4.
me conta uma coisa qual o lift que vc colocou?
Se não for muita indiscrição quanto ficou o lift e os pneus?
posta as fotos dele e tb dos bancos.
Alex...
Lift:
Calcos de 2" comprado c o amigo Daniel - 300
Molas de escort zetec c ar - 150
BF MUD 235/70-16 - 730 CADA!!! aff.. O pneu eh caro mas eh bom D+
;)
Alex...
Lift:
Calcos de 2" comprado c o amigo Daniel - 300
Molas de escort zetec c ar - 150
BF MUD 235/70-16 - 730 CADA!!! aff.. O pneu eh caro mas eh bom D+
;)
Poe as fotos da viatura depois caco.
Esse esquema das molas d escort ficou bão? Muita gente fala que as molas são meio fracas para este carro.
:)
Poe as fotos da viatura depois caco.
Esse esquema das molas d escort ficou bão? Muita gente fala que as molas são meio fracas para este carro.
:)
Eu uso mto pouco o carro mas ficou bacana o conjunto... Alinhada a alfura da frente c a da traseira e tal...
Se elas vao abrir o bico com 10 ou 20 ou 30 mil km eu nao sei dizer...
So tenho acessado o forum pelo iphone... Depois coloco umas peliculas!!!
;)
Valeu caco,
vou aguardar as peliculas. rs.
Bruno Savio Luz
12/12/2012, 12:36
Bom dia Galera,
Sou novo no mundo 4x4, adquiri recentemente uma TR4 AT 12/13, queria uma MT, mas a MIT não vende mais no Brasil. Gostaria da ajuda dos amigos para equipá-la e melhorar o desempenho nas trilhas. O que posso modificar nela? Calibragem? Qual pneu usar? Para choques? Guincho? Amortecedores? Snorkel? Proteções? Rádio? Hodômetro?... Onde encontro esses acessórios?
Também queria saber qual a combinação certa das machas para usar em dunas, praias, estradas de barro seco, lama, etc. Posso usar "overdrive" todo tempo? Para saídas rápidas nas dunas o "D", 2 ou "LOW"?...
Agradeço a ajuda dos colegas.385108385108
MasterKiller
28/12/2012, 00:43
a minha TR4 pretinha chega ate final de janeiro/2013.
Sou novo no 4x4, mas ja to doido pra jogar lama pra trocar de cor, ja passei da idade de correr com carro, sai de uma Strada pra um golf, de golf pra fox, creio que nao vou achar diferenca em o carro ser duro, ja q o fox e duro pakas.
Bom...
depois que eu mudar a cor na trilha eu posto aki a obra de arte.
Comprei uma 08/09 automática no final de dezembro e ainda estou me acostumando com ela. Antes dirigia um corsa que destruí indo para as trilhas de moto. Sobrando uma grana pretendo colocar o engate e daí, ninguém me segura nos encontros de trilheiros (de moto) pois para chegar aos locais, muitas vezes já é uma aventura. Em junho, quando entrar a 1ª parcela do 13º coloco 4 BF e seja o que Deus quiser. Ela bebe bastante? Teressa!!! O que vale é se divertir. O pessoal do lava car que trabalhe bastante, pois o meu nível de estresse vai ficar bem baixinho.
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