Krika Arrébola
09/11/2012, 18:10
Caros colegas do mundo 4x4,
Seguindo a linha de um grande amigo crio aqui uma página para compartilhar um pouco da minha experiência com o Niva.
Espero que gostem e contribuam com vossas experiências, que tenho certeza devem ser tão emocionantes quanto as minhas!
Desde criança sou apaixonada por carros clássicos e também 4x4. Meus brinquedos eram compostos de vários carrinhos, pistas e caminhonetes de plásticos inevitavelmente divididas a contagosto com meu irmão...rs. Contudo meu "primeiro amor" foi um Karmann Ghia que andei aos 6 anos de idade, além da frota familiar composta por duas Variant's 76, um Skoda e duas Caravan's SS.
Há tempos desejava ter meu 4x4, porém pouco sabia deste mundo. Haja vista o que lia nos anúncios espalhados pela internet, não tomava conhecimento dos fóruns, tão pouco de mecânica ou técnicas off road. Eis que no final de 2011 o então amigo também presente neste fórum, Fernando Miguel, fazia com sua Rural Madame trilhas e mini expedições, convidando-me a adentrar este mundo tão desejado!
Fiz meu primeiro passeio com esta turma maravilhosa usando meu 4x2 que chama-se Tatuzão, mas foi carinhosamente apelidado pelo amigo Marco, também aqui do fórum, de Step-Plasti-Cross-Way; muito valente na trilha leve e que nunca quebra! Fato inconteste de que esta economia desaparece quando se trata dos cuidados com a Skavurska.
O Niva surgiu em 76 para atender a demanda de um carro forte e resistente para enfrentar neve e lama na Rússia. Um dos primeiros a usar monobloco tendo como maior diferencial a tração integral permanente, bloqueio de diferencial central e reduzida. No Paris-Dakar de 79 cinco Nivas se arriscaram a participar e dois cumpriram a prova até o final. Ao longo do tempo sofreu várias modificações ficando cada vez mais confiável e robusto.
Sem maiores delongas, vamos falar da Ska. Neste passeio conheci o então inseparável amigo Rodrigo Domigos, dono do CJ-5 Tropeço também conhecido aqui do fórum. Outro "sonhador" que acreditou no meu sonho e ajudou-me a encontrá-la depois de analisarmos vários anúncios e experimentarmos três Nivas, chegando ao nosso último e certeiro destino: São José dos Campos. Estava ela em posse de um dono fantástico que muito bem a cuidava para passeios e viagens, sem fazer trilhas.
A Skavurska tem motor preparado pela Status 1.7, carburador weber 460, pneus rodo rural Pirelli 16, caixa de direção original, amortecedor e suspensão de Kombi; aliás pouquíssimas adaptações diga-se de passagem, até o presente momento. Seu batismo aconteceu na Trilha da Placa e sua performance foi fantástica. Extremamente confortável para viagens, apesar de quente, é um carro muito espaçoso.
O que fiz até então desde fevereiro deste ano: Instalação do rádio PX Cobra Dx19, revisão de toda parte elétrica e instalação de milhas, algumas pequenas adaptações durante as revisões, troca do coxim do cardã o que melhorou a vibração no painel das alavancas, mas que volta e meia recomeça a vibrar. O Rodrigo parece ter encontrado a solução para este chato problema. Outro fato é a folga no volante que bastante me incomoda e a dificuldade em adaptar uma direção hidráulica, pois está difícil encontrar a caixa francesa restando-me apenas a opção de estudar a adaptação da caixa do Santana. Também alguns problemas de carburador deixando-me na rua algumas vezes...rs.
Sua primeira quebra aconteceu recentemente na descida da Pedra Grande em Atibaia, onde estourou o diferencial traseiro, e assim conseguimos voltar blocados como um 4x2. Por pouco não perdemos a roda pelo caminho, o que teria sido um desastre, já que o mecânico ao colocá-la no elevador viu tudo desmoronar do lado dianteiro. Benditos sejam nossos anjos-da-guarda! Sempre alertas!
Próximas adaptações: Instalação de um towbar fixo usando as longarinas (já que o guincho não é recomendado, e aqui peço vossas opiniões) sendo, talvez, necessário elevar sua frente que já está bem rebaixada; o que pode ser resolvido com a troca das molas, e instalação do engate traseiro. Também quero adaptar uma direção hidráulica o que será discutido com os excelentes mecânicos Du, Rodrigo e Léo (aguardando ansiosa pela sua volta), da mecânica Tsuzuki que fica no Tatuapé.
Coloco aqui algumas fotinhos da Ska para apreciação dos amigos.
Sugestões de melhorias e experiências serão muito bem vindas!
Um grande abraço,
Cris
380045 38004638004738004838004938005038005138005238005338 0054
Seguindo a linha de um grande amigo crio aqui uma página para compartilhar um pouco da minha experiência com o Niva.
Espero que gostem e contribuam com vossas experiências, que tenho certeza devem ser tão emocionantes quanto as minhas!
Desde criança sou apaixonada por carros clássicos e também 4x4. Meus brinquedos eram compostos de vários carrinhos, pistas e caminhonetes de plásticos inevitavelmente divididas a contagosto com meu irmão...rs. Contudo meu "primeiro amor" foi um Karmann Ghia que andei aos 6 anos de idade, além da frota familiar composta por duas Variant's 76, um Skoda e duas Caravan's SS.
Há tempos desejava ter meu 4x4, porém pouco sabia deste mundo. Haja vista o que lia nos anúncios espalhados pela internet, não tomava conhecimento dos fóruns, tão pouco de mecânica ou técnicas off road. Eis que no final de 2011 o então amigo também presente neste fórum, Fernando Miguel, fazia com sua Rural Madame trilhas e mini expedições, convidando-me a adentrar este mundo tão desejado!
Fiz meu primeiro passeio com esta turma maravilhosa usando meu 4x2 que chama-se Tatuzão, mas foi carinhosamente apelidado pelo amigo Marco, também aqui do fórum, de Step-Plasti-Cross-Way; muito valente na trilha leve e que nunca quebra! Fato inconteste de que esta economia desaparece quando se trata dos cuidados com a Skavurska.
O Niva surgiu em 76 para atender a demanda de um carro forte e resistente para enfrentar neve e lama na Rússia. Um dos primeiros a usar monobloco tendo como maior diferencial a tração integral permanente, bloqueio de diferencial central e reduzida. No Paris-Dakar de 79 cinco Nivas se arriscaram a participar e dois cumpriram a prova até o final. Ao longo do tempo sofreu várias modificações ficando cada vez mais confiável e robusto.
Sem maiores delongas, vamos falar da Ska. Neste passeio conheci o então inseparável amigo Rodrigo Domigos, dono do CJ-5 Tropeço também conhecido aqui do fórum. Outro "sonhador" que acreditou no meu sonho e ajudou-me a encontrá-la depois de analisarmos vários anúncios e experimentarmos três Nivas, chegando ao nosso último e certeiro destino: São José dos Campos. Estava ela em posse de um dono fantástico que muito bem a cuidava para passeios e viagens, sem fazer trilhas.
A Skavurska tem motor preparado pela Status 1.7, carburador weber 460, pneus rodo rural Pirelli 16, caixa de direção original, amortecedor e suspensão de Kombi; aliás pouquíssimas adaptações diga-se de passagem, até o presente momento. Seu batismo aconteceu na Trilha da Placa e sua performance foi fantástica. Extremamente confortável para viagens, apesar de quente, é um carro muito espaçoso.
O que fiz até então desde fevereiro deste ano: Instalação do rádio PX Cobra Dx19, revisão de toda parte elétrica e instalação de milhas, algumas pequenas adaptações durante as revisões, troca do coxim do cardã o que melhorou a vibração no painel das alavancas, mas que volta e meia recomeça a vibrar. O Rodrigo parece ter encontrado a solução para este chato problema. Outro fato é a folga no volante que bastante me incomoda e a dificuldade em adaptar uma direção hidráulica, pois está difícil encontrar a caixa francesa restando-me apenas a opção de estudar a adaptação da caixa do Santana. Também alguns problemas de carburador deixando-me na rua algumas vezes...rs.
Sua primeira quebra aconteceu recentemente na descida da Pedra Grande em Atibaia, onde estourou o diferencial traseiro, e assim conseguimos voltar blocados como um 4x2. Por pouco não perdemos a roda pelo caminho, o que teria sido um desastre, já que o mecânico ao colocá-la no elevador viu tudo desmoronar do lado dianteiro. Benditos sejam nossos anjos-da-guarda! Sempre alertas!
Próximas adaptações: Instalação de um towbar fixo usando as longarinas (já que o guincho não é recomendado, e aqui peço vossas opiniões) sendo, talvez, necessário elevar sua frente que já está bem rebaixada; o que pode ser resolvido com a troca das molas, e instalação do engate traseiro. Também quero adaptar uma direção hidráulica o que será discutido com os excelentes mecânicos Du, Rodrigo e Léo (aguardando ansiosa pela sua volta), da mecânica Tsuzuki que fica no Tatuapé.
Coloco aqui algumas fotinhos da Ska para apreciação dos amigos.
Sugestões de melhorias e experiências serão muito bem vindas!
Um grande abraço,
Cris
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