Conectar

Ver Versão Completa : Lada Niva 4x4 - 1991 (A Skavurska!)

Krika Arrébola
09/11/2012, 18:10
Caros colegas do mundo 4x4,

Seguindo a linha de um grande amigo crio aqui uma página para compartilhar um pouco da minha experiência com o Niva.
Espero que gostem e contribuam com vossas experiências, que tenho certeza devem ser tão emocionantes quanto as minhas!

Desde criança sou apaixonada por carros clássicos e também 4x4. Meus brinquedos eram compostos de vários carrinhos, pistas e caminhonetes de plásticos inevitavelmente divididas a contagosto com meu irmão...rs. Contudo meu "primeiro amor" foi um Karmann Ghia que andei aos 6 anos de idade, além da frota familiar composta por duas Variant's 76, um Skoda e duas Caravan's SS.

Há tempos desejava ter meu 4x4, porém pouco sabia deste mundo. Haja vista o que lia nos anúncios espalhados pela internet, não tomava conhecimento dos fóruns, tão pouco de mecânica ou técnicas off road. Eis que no final de 2011 o então amigo também presente neste fórum, Fernando Miguel, fazia com sua Rural Madame trilhas e mini expedições, convidando-me a adentrar este mundo tão desejado!

Fiz meu primeiro passeio com esta turma maravilhosa usando meu 4x2 que chama-se Tatuzão, mas foi carinhosamente apelidado pelo amigo Marco, também aqui do fórum, de Step-Plasti-Cross-Way; muito valente na trilha leve e que nunca quebra! Fato inconteste de que esta economia desaparece quando se trata dos cuidados com a Skavurska.

O Niva surgiu em 76 para atender a demanda de um carro forte e resistente para enfrentar neve e lama na Rússia. Um dos primeiros a usar monobloco tendo como maior diferencial a tração integral permanente, bloqueio de diferencial central e reduzida. No Paris-Dakar de 79 cinco Nivas se arriscaram a participar e dois cumpriram a prova até o final. Ao longo do tempo sofreu várias modificações ficando cada vez mais confiável e robusto.

Sem maiores delongas, vamos falar da Ska. Neste passeio conheci o então inseparável amigo Rodrigo Domigos, dono do CJ-5 Tropeço também conhecido aqui do fórum. Outro "sonhador" que acreditou no meu sonho e ajudou-me a encontrá-la depois de analisarmos vários anúncios e experimentarmos três Nivas, chegando ao nosso último e certeiro destino: São José dos Campos. Estava ela em posse de um dono fantástico que muito bem a cuidava para passeios e viagens, sem fazer trilhas.

A Skavurska tem motor preparado pela Status 1.7, carburador weber 460, pneus rodo rural Pirelli 16, caixa de direção original, amortecedor e suspensão de Kombi; aliás pouquíssimas adaptações diga-se de passagem, até o presente momento. Seu batismo aconteceu na Trilha da Placa e sua performance foi fantástica. Extremamente confortável para viagens, apesar de quente, é um carro muito espaçoso.

O que fiz até então desde fevereiro deste ano: Instalação do rádio PX Cobra Dx19, revisão de toda parte elétrica e instalação de milhas, algumas pequenas adaptações durante as revisões, troca do coxim do cardã o que melhorou a vibração no painel das alavancas, mas que volta e meia recomeça a vibrar. O Rodrigo parece ter encontrado a solução para este chato problema. Outro fato é a folga no volante que bastante me incomoda e a dificuldade em adaptar uma direção hidráulica, pois está difícil encontrar a caixa francesa restando-me apenas a opção de estudar a adaptação da caixa do Santana. Também alguns problemas de carburador deixando-me na rua algumas vezes...rs.

Sua primeira quebra aconteceu recentemente na descida da Pedra Grande em Atibaia, onde estourou o diferencial traseiro, e assim conseguimos voltar blocados como um 4x2. Por pouco não perdemos a roda pelo caminho, o que teria sido um desastre, já que o mecânico ao colocá-la no elevador viu tudo desmoronar do lado dianteiro. Benditos sejam nossos anjos-da-guarda! Sempre alertas!

Próximas adaptações: Instalação de um towbar fixo usando as longarinas (já que o guincho não é recomendado, e aqui peço vossas opiniões) sendo, talvez, necessário elevar sua frente que já está bem rebaixada; o que pode ser resolvido com a troca das molas, e instalação do engate traseiro. Também quero adaptar uma direção hidráulica o que será discutido com os excelentes mecânicos Du, Rodrigo e Léo (aguardando ansiosa pela sua volta), da mecânica Tsuzuki que fica no Tatuapé.

Coloco aqui algumas fotinhos da Ska para apreciação dos amigos.
Sugestões de melhorias e experiências serão muito bem vindas!

Um grande abraço,
Cris

380045 38004638004738004838004938005038005138005238005338 0054

RodrigoPD
09/11/2012, 19:39
Krika!

Legal ver você e a Ska por aqui :-)

Mais legal ainda ver na foto o trio: Ska, Madame e Tropeço.

Só uma coisa: no texto você comentou com a sua Niva está com amortecedor e suspensão de Kombi. Acredito eu que seja só oamortecedor, pois a suspensão da Kombi não em absolutamente nada de parecido com o sistema da Niva, tampouco com o que está instalado no seu carro rsrs...

Ao que parece, a Ska foi levantada empregando-se molas maiores, daí a necessidade dos amortecedores de Kombi.

Em tempo: passeio hoje no Du. Ele deve estar finalizando o Tropeço em mais alguns dias, pois o serviço está nos finalmente.

Logo a Ska terá a vaga dela para as melhorias que você deseja!

Certamente, em dezembro iremos fazer outra viagem com as viaturas juntas!

Beijão!

E parabéns pela dupla que você e a Ska formam!

Krika Arrébola
09/11/2012, 20:04
Humm, ok, enganei-me; fui no conjunto, pois li algo em outro fórum...enfim...

Achei outra das viaturas juntas no Puma, antes de começar a brincadeira...rs.

Bjs

380078

PALA
09/11/2012, 20:37
krika passando para assinar o topico e acompanhar,parabens pela iniciativa de nos contar suas historias com seu guerreiro niva
.

PALA
09/11/2012, 20:40
krika de uma olhada no topico porque ter um niva é sencassional.

Krika Arrébola
09/11/2012, 20:54
Valeu Francisco, obrigada pelo carinho e vou ver sim!
Logo estaremos juntos em Diamantina!

Abraços,
Cris

PALA
09/11/2012, 21:16
Valeu Francisco, obrigada pelo carinho e vou ver sim!
Logo estaremos juntos em Diamantina!

Abraços,
Cris
devo estar saindo as cinco da manha da quarta, indo com o "toby"
,

Krika Arrébola
09/11/2012, 21:21
Ok, acho que só vamos no dia 15, surgiram alguns compromissos profissionais no caminho...rs,mas vamos!

Krika Arrébola
09/11/2012, 22:51
Caríssimos,

Começo a pensar em adaptar uma injeção eletrônica coletando dados e informações.

Abraços,
Cris

RodrigoPD
11/11/2012, 16:53
Cris, o Du comentou que ficava uns 2 mil reais adaptar uma injeção de Palio, né? Ele está adaptando uma no Opala dele! Aproveita para ver!

Krika Arrébola
12/11/2012, 10:05
Sim Ro, vou estudar isso com ele. Pode ser um excelente upgrade, só falta a grana!

tuna
12/11/2012, 10:39
Assinando, parabéns!!! a viatura parece muito bacana.
[]´s

Krika Arrébola
12/11/2012, 18:30
Obrigada Tuna, a sua viatura tá show!
Grande abraço!
;-)

tuna
12/11/2012, 18:41
Obrigada Tuna, a sua viatura tá show!
Grande abraço!
;-)

Os pedaços dela vc. quiz dizer, né :mrgreen:?

Quem sabe encontramos todos numa trilha qualquer dia desse, (lá pra 2014/15, :putz:) hahaha

[]´s andando de jeep só na internet:parede:

RodrigoPD
12/11/2012, 20:54
Tuna;

Meu irmão estuda em Campinas, na Unicamp. Ele mora em Barão Geraldo, sempre que vou para estes lados vejo alguns jipes, especialmente Trollers e Bands.

Vamos marcar alguma coisa qualquer dia!

Abs!

tuna
13/11/2012, 12:04
Tuna;

Meu irmão estuda em Campinas, na Unicamp. Ele mora em Barão Geraldo, sempre que vou para estes lados vejo alguns jipes, especialmente Trollers e Bands.

Vamos marcar alguma coisa qualquer dia!

Abs!

Eu também moro em Barão!!!, a gente marca sim, nem que eu vá de zeca, tem várias brincadeiras legais por aqui e Jundiaí é pertinho...

[]´s bagunçando o tópico do Ska...:mrgreen:

RodrigoPD
13/11/2012, 15:27
Caramba, Tuna kkk!!

Bom saber!

Por que ir de Zeca? O que se passa com a viatura?

[]'s tocando a zona de vez no tópico da Ska (mas a Cris não liga, ela só vai ficar um pouco brava :fight:)

tuna
13/11/2012, 15:29
Caramba, Tuna kkk!!

Bom saber!

Por que ir de Zeca? O que se passa com a viatura?

[]'s tocando a zona de vez no tópico da Ska (mas a Cris não liga, ela só vai ficar um pouco brava :fight:)

Tá inteira desmontada :roll:

[]´s

Krika Arrébola
13/11/2012, 16:23
Tuna,
Só marcar, depois que montar tudo...hehe

Podem escrever à vontade, e eu não sou brava Sr. Rodrigo Domingos! Para de difamar uma pessoa tão meiga e doce...rs :slap:

Bjs

RodrigoPD
14/11/2012, 22:04
Ok ok, você é meiga e doce porque me desculpou pela mancada kkkkkkkk

Krika Arrébola
19/12/2012, 06:36
Amigos,

Agora entra em cena o Caveirinha....e vamos pra trilha testar o trem!!!

386104386105

Troller 2002 TDI 2.8 Intercoller Diesel - Motor MWM - Guincho Work 12M Libras - Pneus 35"

tuna
19/12/2012, 11:58
Nossa mãe do céu :shock: que beleza de viatura, Cris conta uma coisa vai ficar com dois 4x4 agora?

[]´s

RodrigoPD
21/12/2012, 12:24
Tuna, pelo jeito ela vai sim kkkkkkkkkkk...

O Troller para apavorar, a Niva pra coisa mais de mortal comum rsrsrs...