Ver Versão Completa : cardan Disco 2
renato vieira
08/11/2012, 16:43
Srs,
Meu cardan dianteiro esta com uma cruzeta acabada. Ao forçar na arrancada se houve o barulho característico.
O modelo da minha disco veio com junta CV. Na concessionária, a venda é do conjunto inteiro. 10% do valor do carro.
Alguns especialistas em cardan da volta de Porto Alegre amarelaram pro serviço em função da CV com rolamento central.
Amanhã vou remover o cardan, bloquear a CT e esperar uma luz.
Aceito sugestões.
Abs
portuga4x4
09/11/2012, 11:30
Quando aconteceu no nosso, que quebrou a junta cv, o mecanico aconselhou a fazer um cardan novo mas simples, sem a junta cv, até agora sem nenhum problema.
renato vieira
09/11/2012, 11:55
Rui,
Já é uma luz no fim do túnel. Sabes se houve um cardan base do qual foi feito o novo?
Eliminar a CV é uma boa. Algumas Disco2 não tem CV. Aqui em POA, conheço uma.
Ainda espero que alguém me diga que existe um modelo plug-and-play ou muito próximo.
Abração
Rones Jr
09/11/2012, 12:51
Renato,
comprando lá fora não acha somente a peça que precisa?
renato vieira
09/11/2012, 20:18
Então, Roner.
Encontrar as peças é bem provável.
Aí, tenho que julgar valor e, o mais importante, achar quem tenha peito para fazer o serviço.
No discovery2.co.uk o cara demonstra o serviço e mostra a necessidade de ferramentas especiais.
Vou procurar um de Defender mais recente.
portuga4x4
09/11/2012, 22:51
Renato
Não sei qual foi usado como base, mas o mecânico que fez diz que costuma fazer essa adaptação nos trollers, talvez procurando no forum dos trolleiros tenha alguém com experiencia nesse assunto, quem sabe até dá pra adaptar alguma coisa do troller.
Se voltar a dar problema no meu vou tentar alguma coisa parecida, agora com a suspensão levantada a junta cv ajuda com os ângulos do cardan.
Abraços
Renato Fraga
10/11/2012, 00:29
Chará, sabes a verdadeira função de uma Junta CV????
Se souber vai entender que eliminar essa peça, pode te trazer sérios problemas.
Não use o Troller como comparação, ele tem rodas livres e pode rodar sem problema algum com o cardã parado. Sendo assim, substituir a CV dele por uma cruzeta normal, não chega a trazer maiores consequências.
MAs na sua Defender, que é 4x4 fulltime, o cardã vira o tempo todo.
Outra coisa, um eixo cardã é facilmente construído. Só precisa das flanges, espiga e um tubo sem costura.
Juntas CV, encontramos algumas por aqui. Acredito que a CV da Hilux, pode ser facilmente adaptada no seu cardã.
Mundo afora, principalmente EUA, terra do DIY, vendem o cardã pronto, e se necessário fazer um de dimensões especiais, é só mandar as medidas que te entregam pronto. Por conta disso, é relativamente difícil encontrar os componentes de um eixo cardã sendo vendidos avulsos. Mas existe!!!!
Abraços
portuga4x4
10/11/2012, 09:42
Então qual é a verdadeira função da junta cv?
Acho que fiz cagada no meu então.
Abraços
Renato,
compre um tradicional sem CV na Bailey Morris.
Bailey Morris Limited - Propshaft Manufacturing Specialists (http://www.baileymorris.co.uk) pode falar direto com o Stuart Hunt <StuartHunt@baileymorris.co.uk>
Ele foi UBER atencioso e com as infos do meu carro, fizeram um perfeito. basta falar Disco 2 xxxxx e pronto mandam para você via DHL... Tudo (cardan, impostos, frete, etc) custou uns R$1k e chegou em 4 dias.
Abs
Clemente
renato vieira
12/11/2012, 19:24
Renato,
Entendo sua colocação. A peça tem sua justificativa de ser. "... se fizeram com CV, assim deveria ficar."
Mas, da mesma forma que as molas pneumáticas, as CVs estão em apenas alguns modelos de Disco2. Aqui no Brasil chegaram, na maioria, os modelos top. Estas com susp pneumática, ACE e cardan com CV. Aqui em Porto Alegre tem duas com cardans convencionais originais de fábrica.
O custo de um cardan com CV chega R$ 4000,00 na concessionária. (O convencional, também, é quase isso)
Alguns anunciados em lojas conceituadas do velho mundo, variam em torno de 450 libras. Somando frete + impostos, empata com a da revenda.
Então, vou aproveitar a sugestão do Clemente "oráculo" Gauer e conferir o convencional da Bailey.
Se der negócio, informo aqui.
Abraços a todos
Evitar ressonâncias harmônicas / vibrações.
Qualquer cardan vai apresentar em uma x rotação e nas demais rotações harmônicas, uma pequena vibração. Ou seja, é capaz de vibrar aos 60km/h e novamente a 120km/h, 180km/h e depois aos 240km/h.. As "oitavas" de vibração do sistema.
As CV não apresentam este sintoma, ao custo de maior desgaste e custo...
No meu 110, migrei para um cardan novo pois o original de fábrica era por demais mal fabricado, totalmente mal soldado. Preciosismo meu...
Abraços
Clemente
Então qual é a verdadeira função da junta cv?
Acho que fiz cagada no meu então.
Abraços
renato vieira
13/11/2012, 09:30
Clemente e demais amigos.
Fiz contato com Sr. Stuart da Bailey Morris.
Foi muito atencioso e também taxativo quanto a obrigatoriedade de usar a junta com CV. "You have a disco, so you must have a wide angle WITH CV joint ..."
Sua proposta comercial é boa: L$ 295 + 140 de frete + 10 de taxa cartão. Total L$ 445,00 => R$ 1470,00 sem impostos.
Gostaria de saber qual % encargo para ter isto em casa.
Sds
Renato,
acabei de responder o mail dele copiando você.
Vamos ver se rola um normal...
Via DHL (unica maneira que eles trabalham, dada a dimensão e peso) os impostos serão na casa de 100%, ou seja, uma brincadeira de R$ 2900.
O CV deles é ANIMAL, ainda assim não sei se vale a pena. Vamos ver se rola um "regular"..
Abraços e boa sorte.
Clemente
Clemente e demais amigos.
Fiz contato com Sr. Stuart da Bailey Morris.
Foi muito atencioso e também taxativo quanto a obrigatoriedade de usar a junta com CV. "You have a disco, so you must have a wide angle WITH CV joint ..."
Sua proposta comercial é boa: L$ 295 + 140 de frete + 10 de taxa cartão. Total L$ 445,00 => R$ 1470,00 sem impostos.
Gostaria de saber qual % encargo para ter isto em casa.
Sds
Minha ultima compra, não foi um valo alto, veio taxado exatos 60% do valor que veio declarado veio via TNT express (mais em conta que achei). Eu pedi que a nota referente ao frete (paguei separado frete / produto) viesse dentro do pacote e que só declarassem os produtos enviados. O pacote não foi aberto (Raio X) e somente paguei o imposto referente aos produtos declarados no invoice (60% exatos).
A compra veio com uma peça trocada (enviaram uma que não pedi no lugar de outra) e prontamente se comprometeram a reenviar a peça sem custo. Aproveitei e pedi para colocarem mais 2 itens que não variaram o valor que eles já pagariam no frete, visto que eu não ia pagar pela erro deles. Veio a segunda encomenda via royal mail, vai chegar pelo correio mesmo, e esta em SP na receita. Acredito que esta não vai ter taxa pois não deu U$50,00, mas se for taxado atualizo aqui a porcentagem!
Renato,
acabei de responder o mail dele copiando você.
Vamos ver se rola um normal...
Via DHL (unica maneira que eles trabalham, dada a dimensão e peso) os impostos serão na casa de 100%, ou seja, uma brincadeira de R$ 2900.
O CV deles é ANIMAL, ainda assim não sei se vale a pena. Vamos ver se rola um "regular"..
Abraços e boa sorte.
Clemente
Clemente:
Para manter a vibração em níveis aceitáveis, a Spicer não recomenda o uso de juntas universais para ângulos maiores que 3 graus.
Neto
renato vieira
13/11/2012, 15:19
Ola, Clemente.
Recebi a nova cotação do cardan sem CV.
Entretanto, sem garantia, é dificil bancar todas estas latinhas.
Vamos pensando algo por aqui.
Por enquanto, dirigirei uma exclusiva Disco 2WD.
Abçs
portuga4x4
13/11/2012, 20:30
Obrigado pela explicação Clemente
Quando eu troquei o cardan pelo convencional, sem cv, o carro estava com a altura original e não tive problemas de vibração, depois de levantar a traseira ele ficou com uma leve vibração ao passar pelos 60 km/h, depois de levantar a dianteira tbm o carro ficou com uma vibração intensa entre os 100 e 120 km/h e depois dos 140 km/h.
Vou ter que começar a procurar uma solução para colocar um cardan com junta cv.
Renato
Já fizemos uma viagem de 2200 km sem o cardan dianteiro e o carro se portou muito bem mais econômico e rápido.
Abraços
renato vieira
13/11/2012, 21:30
Valeu, Rui.
Temos lado positivo neste perrengue. Mais rápida e economica, hein? Acho que vou deixar sem cardan, hehe.
Boa Tarde Amigos
desculpa a minha ignorancia mais oque vem a ser o CV citado no tópico alguém teria fotos, desenho técnico desta peça ou do cardam com cv.
será que nenhuma boa ferramentaria e usinagem de precisão não teriam capacidade de fabricar estas peças aqui em solo Brasileiro
creio que baratearia o custo da peça de reposição e aliviaria o bolso dos doentes como nos por Land Rovers
Edson Jr
portuga4x4
14/11/2012, 13:09
Ola Edson
A cv é a da terceira foto desse tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-37.html
Renato Fraga
16/11/2012, 01:04
Bom, andei um pouco ausente, mas posso tentar explicar melhor o que escrevi lá atrás.
Junta CV ou constant velocit joint, é um dispositivo permite articular o eixo cardã, sem que o mesmo sofra com vibrações. Na prática, funciona exatamente como uma junta homocinética, o que é inclusive utilizado no eixo cardã de alguns veículos, mas por se tratar de um dispositivo mais sensível, fica mais suscetível a apresentar problemas em veículos para uso mais severo.
Homocinéticas são encontradas nos cardãs dianteiros de Rangers e algumas Grand Cherokees. Juntas CV encontramos originalmente equipando Troller, Cherokee XJ, Wrangler, Toyota Hilux até 2004 entre outros.
Este dispositivo sempre é necessário quando existem ângulos desfavoráveis entre o pinhão do eixo e a saída da transmissão.
É fato que em ângulos acentuados, as juntas universais perdem eficiência, mas isso ocorre mais por dissipação de forças do que qualquer outra coisa. POrtanto, se em um eixo cardã convencional, os ângulos observados em suas duas extremidades forem iguais, não existe razão para o eixo cardã vibrar. Uma cruzeta trabalha oscilando enquanto redireciona a força que passa por ela. Essa oscilação está diretamente relacionada com o seu ângulo de trabalho. Quanto maior o ângulo, maior sua oscilação. Sendo assim, estando ambas as cruzetas trabalhando na mesma oscilação, mesma frequencia portanto, uma anula a vibração da outra. Se os ângulos estiverem diferentes, as oscilações serão diferentes, e a frequencia diferente, gerando o que o Clemente fez referência de vibração ressonância harmônica.
A homocinética, desvia a força que passa por ela sem oscilar, o colar das esferas trabalha sempre na mesma posição, sem gerar vibração portanto.
A junta CV, como possui 2 cruzetas engrenadas, ambas obrigatoriamente sempre descreverão ângulos idênticos, conseguindo então desviar a força que passa por elas sem gerar vibração. MAs não acaba por aí, pois existe ainda a cruzeta da outra extremidade, que se esta não estiver em ângulo zero, vai ocorrer vibração também.
Por isso que digo que não é tão simples remover um cardã com junta CV e colocar um convencional com cruzetas. Originalmente, o ângulo do eixo em relação à transmissão pode ter uma certa diferença de ajuste.
Na pratica, o que temos é isso:
Cardã convencional:
http://www.4xshaft.com/images/2joint_angle.gif
Cardã com CV:
http://www.4xshaft.com/images/cv_angle.gif
Agora, em minha humilde opinião, não vejo razão alguma para importar um eixo cardã da Inglaterra, ou de qualquer outro país.
É uma peça que pode perfeitamente confeccionada em qualquer oficina especializada. Não vai custar mais de R$500,00 cada eixo devidamente confeccionado.
Abraços a todos
vc émeu ídolo!! fiquei com vergonha de perguntar o que era esta peça rsrsrsrsrsr, obrigado Portuga e todos.
Eduardo
Bom, andei um pouco ausente, mas posso tentar explicar melhor o que escrevi lá atrás.
Junta CV ou constant velocit joint, é um dispositivo permite articular o eixo cardã, sem que o mesmo sofra com vibrações. Na prática, funciona exatamente como uma junta homocinética, o que é inclusive utilizado no eixo cardã de alguns veículos, mas por se tratar de um dispositivo mais sensível, fica mais suscetível a apresentar problemas em veículos para uso mais severo.
Homocinéticas são encontradas nos cardãs dianteiros de Rangers e algumas Grand Cherokees. Juntas CV encontramos originalmente equipando Troller, Cherokee XJ, Wrangler, Toyota Hilux até 2004 entre outros.
Este dispositivo sempre é necessário quando existem ângulos desfavoráveis entre o pinhão do eixo e a saída da transmissão.
É fato que em ângulos acentuados, as juntas universais perdem eficiência, mas isso ocorre mais por dissipação de forças do que qualquer outra coisa. POrtanto, se em um eixo cardã convencional, os ângulos observados em suas duas extremidades forem iguais, não existe razão para o eixo cardã vibrar. Uma cruzeta trabalha oscilando enquanto redireciona a força que passa por ela. Essa oscilação está diretamente relacionada com o seu ângulo de trabalho. Quanto maior o ângulo, maior sua oscilação. Sendo assim, estando ambas as cruzetas trabalhando na mesma oscilação, mesma frequencia portanto, uma anula a vibração da outra. Se os ângulos estiverem diferentes, as oscilações serão diferentes, e a frequencia diferente, gerando o que o Clemente fez referência de vibração ressonância harmônica.
A homocinética, desvia a força que passa por ela sem oscilar, o colar das esferas trabalha sempre na mesma posição, sem gerar vibração portanto.
A junta CV, como possui 2 cruzetas engrenadas, ambas obrigatoriamente sempre descreverão ângulos idênticos, conseguindo então desviar a força que passa por elas sem gerar vibração. MAs não acaba por aí, pois existe ainda a cruzeta da outra extremidade, que se esta não estiver em ângulo zero, vai ocorrer vibração também.
Por isso que digo que não é tão simples remover um cardã com junta CV e colocar um convencional com cruzetas. Originalmente, o ângulo do eixo em relação à transmissão pode ter uma certa diferença de ajuste.
Na pratica, o que temos é isso:
Cardã convencional:
http://www.4xshaft.com/images/2joint_angle.gif
Cardã com CV:
http://www.4xshaft.com/images/cv_angle.gif
Agora, em minha humilde opinião, não vejo razão alguma para importar um eixo cardã da Inglaterra, ou de qualquer outro país.
É uma peça que pode perfeitamente confeccionada em qualquer oficina especializada. Não vai custar mais de R$500,00 cada eixo devidamente confeccionado.
Abraços a todos
Putz Galera
Agora sim esta mais claro para mim oque é a tal junta cv
sem saber acabei descobrindo que já usinei aqui na empresa algumas juntas destas só que para aplicação em maquinas não em carros
derrepente se houver uma amostra da até pra fazer uma igual numa boa
agora outra duvida
quando estraga que a galera tem de trocar e acaba importando as peças é o cardam inteiro ou so a junta cv
Obrigado a todos amigos
Edson Júnior
renato vieira
16/11/2012, 11:58
Grande, xará Renato,
4x4 também e cultura.
Valeu pela aula.
Essas informações ajudam a tomar decisões.
Segunda feira já terei um caminho decidido para meu caso.
Aa
Abs
renato vieira
20/11/2012, 16:45
Neste fim de semana, o cardan dianteiro foi removido. A cruzeta anterior da CV está moída.
Hoje, com a peça dentro do carro, percorri as principais oficinas da região. Na última tentativa, encontrei alguém com segurança e disposição para trocar minhas cruzetas, verificar alinhamento e balancear o cardan original. Orçamento inicial ao redor dos 500 reais.
Quinta feira vou buscar a peça e reinstala-la.
No fim de semana ponho a prova o trabalho e posto comentários.
renato vieira
27/11/2012, 09:51
Pois e.
Não aprovei o cardan com cruzetas novas.
Foram colocadas cruzetas com graxenta. Isto e bom mas, acho o balanceamento ficou prejudicado.
Gera harmônicas de 60km/h. Justo as velocidades padrão de cidade e estrada.
Vou remover e revê balanceamento.
Continuo história depois.
Renato Fraga
27/11/2012, 15:01
Deixa eu entender melhor:
Você montou seu cardã com apenas as cruzetas convencionais, ou mandou arrumar sua CV substituindo as cruzetas dela????
Desbalanceamento por conta das graxeiras é impossível...
renato vieira
27/11/2012, 18:55
Xará,
As 3 cruzetas do cardan com CV foram trocadas por novas com graxeira. Estão todas alinhadas para facilitar o trabalho de lubrificação.
Por isso, ACHO que pode haver desbalanceamento.
Vou verificar quinta-feira.
Renato Fraga
28/11/2012, 00:15
Bom, por se tratar de uma peça muito pequena e que fica no centro da massa de todo o conjunto que vira, duvido que isso possa resultar em desbalanceamento.
Pode haver empeno no tubo do cardã.
Ouro detalhe, a peça que mais estraga em uma CV não são as cruzetas, e sim o acoplamento entre as duas partes móveis. É esse componente que obriga as 2 cruzetas assumirem o mesmo angulo entre elas. Quando apresenta folgas, a CV perde sua efetividade. Isso foi verificado????
Abraços
Concordo com o Rento. As graxeiras não são problema.
E sim, o problema é justamente o pino centralizador e seu rolamento/ebuchamento junto a CV.
O balanceamento pode estar ok, mas colocado em ângulo, a vibração vai aparecer.
Soldier on! Vai dar certo!
Abs
Clemente
Ouro detalhe, a peça que mais estraga em uma CV não são as cruzetas, e sim o acoplamento entre as duas partes móveis. É esse componente que obriga as 2 cruzetas assumirem o mesmo angulo entre elas. Quando apresenta folgas, a CV perde sua efetividade. Isso foi verificado????
Abraços
renato vieira
28/11/2012, 21:47
Renato / Clemente.
Inicialmente, uma das cruzetas da CV estava, realmente, debulhada.
A decisão de trocar todas e, com graxeira, foi propiciar lubrificação e não precisar trocar outra em breve.
Bom, quanto ao pino centralizador, não tenho parametros para definir folga. O certo é que o conjunto foi desmontado sobre uma bancada, reunidas todas as agulhas, promovida limpeza geral e remontagem com muita graxa.
Não me perguntem a especificação da graxa, hehe. Se necessário pergunto ao eng. Leandro, autor do serviço.
Por fim, agradeço pelos esclarecimentos.
Nesta quinta, removerei o cardan, once more, e levarei para estudos mais aprofundados.
Abraços
renato vieira
21/12/2012, 23:07
Após quase um mês andando de 4x2, recebi meu novo cardan.
Feito com carinho por um das mais conceituadas oficinas da região. As principais transportadoras trabalham com ele. Algumas concessionárias também.
Optamos pelo tipo convencional, sem CV, com cruzetas 27x70 identicas as originais.
O resultado está muito bom. Ficou tão silencioso que agora aparecem todos os outros chiados.
O custo não foi tão baixo, mas o resultado agradou.
Se alguem precisar, mando o contato em MP.
Abraços e feliz Natal
Renan Pereira
21/05/2013, 11:44
Renato meu amigo,
Descobri o barulho da minha Disco 2 tmb, é na junta CV.
Fui a uma loja de Cardan Especializada aqui no RJ e optei também para uma junta convencional.
Vamos ver se vem dali o barulho. Espero que fique bom.
Abraços
Carlosmnb
08/09/2013, 20:33
Moro no Rio de Janeiro, tenho uma land 110 e ultimamente apresenta trancos somente quando em primeira ou segunda marcha. Retirei aquele eixo dianteiro que tem cruzetas nas duas extremidades (CARDAN?), existia uma folga em uma das cruzetas. Para minha surpresa a viatura não sai do lugar em nenhuma marcha, ficou sem tração. Como tinha lido no fórum que poderia tirar o cardan dianteiro e a defender continuaria andando, foi uma surpresa. Agora eu pergunto, fiz alguma besteira?
Você esqueceu de bloquear o diferencial central.
Abs
Sergio
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