Conectar

Ver Versão Completa : Tropeço: Jeep Willys CJ-5 (1961)

RodrigoPD
07/11/2012, 21:43
Pessoal;

Apesar de fazer um pouco mais de um ano que possuo o Jeep, decidi, apenas agora, criar um tópico falando sobre ele.

Explicar-lhes-ei o porquê.

Desde pequeno sempre fui fã de jipes, especialmente do Willys, uma vez que ele fora uma das vertentes de sucesso da Segunda Guerra Mundial. Como ex-militar, sou apaixonado por veículos militares. Obviamente, o CJ-5 não poderia deixar de constar em minha lista de prediletos.

Em meados do início de 2011, adquiri meu primeiro 4x4, um Jeep Willys CJ-5, com as seguintes características (naquela época):

- Motor: BF-161
- Câmbio: 4 marchas adaptado dos Cj's mais novos.
- Pneus: Fate Super Agarre 7.50 - 16.

Na ocasião, entendia que esta configuração do jipe seria suficiente para aquilo que eu desejava. Vou além: era contra alterações e pretendia manter a originalidade do brinquedo.

Que engano... em pouco tempo, fui infetado pelo vírus "JáQuebacilus"... e o Tropeço (carinhosamente assim apelidado por ser tão desengonçado para andar no asfalto quando o personagem da Família Adams) começou um processo de mudanças que - hoje tenho noção disto - jamais terminarão.

Antes tivera comprado um Troller, dando de entrada o dinheiro que investi no meu Willys. Ao menos saberia que as prestações mensais teriam um prazo para terminar...:pular:

Foto de quando o Tropeço virou membro oficial da minha família, em nossa primeira viagem juntos, quando sai de São Paulo e fui até Borborema (SP) com ele e voltei, totalizando quase 1.000 km rodados num feriado, sem nenhuma pane!

379669379670379671

RodrigoPD
07/11/2012, 21:47
Primeira alteração.

Após algumas trilhas em Borborema, na ocasião daquela viagem inaugural, entendi que precisava dos cabos protetores de pára-brisa, uma vez que fora surpreendido por fortes galhadas no vidro em incursões em matas fechadas.

379675

tuna
08/11/2012, 20:45
Rodrigo, Parabéns pelo jeep! Que ano é mesmo? eu observei alguns detalhes mas não deu pra identificar... primeira viagem com jeep quase 1000km?!!???! é de tirar o chapéu, assinando o tópico, muito bacana a viatura...
[]´s

PALA
08/11/2012, 20:51
É isso ai Rodrigo,estarei acompanhando seu topico.

RodrigoPD
08/11/2012, 21:08
Direção Hidráulica: vida nova ao Willys!

Durante um passeio entre Mairiporã e Atibaia, a caixa de direção original do Tropeço estourou. Não existindo alternativas viáveis, a carcaça da caixa foi amarrada ao chassi através de cordas e o CJ-5 retornou a São Paulo, pela Fernão Dias, com a caixa de direção amarrada, e com a aceleração sendo controlada pelo co-piloto através de um barbante.

Num misto de loucura e valentia - comprovando que os Jeeps são realmente capazes de grandes proezas - chegamos intactos em casa.

A partir daí, iniciou-se a procura pela melhor solução para o conserto. Naquela época, começo de 2012, ainda acreditava que manter o jipe original seria o melhor caminho. Contudo, o Eduardo da Auto Mecânica Tsuzuki, e o Leonardo, convenceram-me a partir para a instalação de uma direção hidráulica.

O sistema adaptado foi o do Omega, com os devidos reforços de fixação, e com o auxílio de um amortecedor de direção de Kombi.

O resultado foi esplêndido! O antigo jipe virou outra viatura, com muito mais conforto, prazer ao dirigir, capacidade e facilidade de manobra. Enfim, cada centavo gasto foi compensado pelo ganho de qualidades de "handling" do Tropeço.

379824379825379826379827

RodrigoPD
08/11/2012, 21:16
Rodrigo, Parabéns pelo jeep! Que ano é mesmo? eu observei alguns detalhes mas não deu pra identificar... primeira viagem com jeep quase 1000km?!!???! é de tirar o chapéu, assinando o tópico, muito bacana a viatura...
[]´s

Tuna!

Obrigado pelo elogio. De forma geral, as pessoas gostam do estado de conservação do Tropeço, ainda mais sendo ele do ano de 1961, e ainda ostentando o valente BF-161.

Sobre a viagem: Foram 400 km de São Paulo - Borborema (SP), rodando por rodovias como a Bandeirantes, Washington Luiz, SP-333. Já naquela cidade, aproveitei e coloquei o CJ no seu habitat natural: mato. Muitos passeios na fazenda da minha vó, algumas trilhas com amigos da cidade e, após tudo isso, o retorno com mais 400 km. Ida + passeios + volta = aprox. 1000 km!

Agora, se eu contar que o jipe foi e voltou, sem baixar praticamente nada de água, e precisando de apenas 500 ml de óleo para manter o nível máximo, é coisa para se duvidar, não é hehehe?

Só achei o consumo dele elevado demais, posteriormente descobri que o distribuidor estava em pane, e não fazia o adianto do ponto de ignição!

A propósito, já olhei com muita atenção o seu tópico do Tsunami. Certamente, influenciar-me-á em futuras melhorias no Tropeço!

[]'s!

RodrigoPD
08/11/2012, 21:17
É isso ai Rodrigo,estarei acompanhando seu topico.

Pala! Muito bacana encontrá-lo por aqui!

Inclusive conversei esses dias com o Bruno sobre o que fazer com a suspensão do Tropeço, pois os meus atuais pneus estão pegando muito em erosões mais bravas!

RodrigoPD
08/11/2012, 21:27
Trocando os sapatinhos!

Apesar dos Fate 7.50 - 16 serem pneus muito bacanas, passei a vislumbrar a possibilidade de, ao invés de originalidade, encabeçar um pequeno processo de sutil - digamos - evolução do Tropeço.

Após muitas pesquisas, decidi pela compra dos novos pneus. Por infindas razões, mensuradas e ponderadas de acordo com o meu uso/necessidade/capital, adquiri um jogo de quatro pneus VJ-900 265/75R16 do Marcos Kondz, da Kondz Tires.

A propósito, o Marcos é um cara muitíssimo bacana, prestando total apoio antes, durante e após a compra dos pneus em sua loja.

Como já era previsto, após a colocação dos novos sapatinhos apareceram os problemas dos pneus maiores: pegavam facilmente na estrutura (chassi, suspensão, etc) do jipe.

Problema solucionado com a colocação de espaçadores de roda AVM com 38 mm. Friso, inclusive, que a colocação destes espaçadores foi auxiliado pelo Marco Kondz, sem qualquer custo adicional - e cuja publicidade aqui faço sem qualquer comissão :dance:

Até o presente momento, tenho gostado muito dos VJ. Apenas fica uma leve ressalva: eles são muito ruins para se pegar balanceamento, como já relatado no fórum por diversos colegas que fazem uso de pneus recapados.

Para adequar o jipe à legislação, foram instalados os alargadores de pára-lamas de borracha, de forma e deixá-los rente à parte externa do pneu, evitando confusões com os colegas da polícia. Futuramente, pretendo substituir esses alargadores por outros de fibra de vidro, mais atraentes.

Ah, sim, não poderia deixar de mencionar: um escapamento duplo cromado, para um visual mais bonito e um ronco mais interessante (diga-se de passagem, "interessante" demais na estrada a partir dos 80 km/h :parede:)

379828379829379830379831

avenger
08/11/2012, 23:16
Muito legal o jipão!.. Meu pai tem um willys também (acho que é 71 ou 69). A única coisa que ele não tem de original é a cor, que é um azul metálico. Aquele pneu fininho, roda de ferro, o volantão gigantesco... É uma viagem no tempo, dar uma volta nele.

No asfalto, é uma maravilha, o tanto que se gira o volante pra lá e pra cá na tentativa de manter ele em linha reta! rsrs

Mauricio Rotta
08/11/2012, 23:23
Muito bonito teu Jeep. Continue com ele, e jamais pense em se arrepender de te-lo comprado ao invés de um Troller, quer um Troller, compre um, mas não se desfaça do willys.

RodrigoPD
09/11/2012, 12:20
Muito legal o jipão!.. Meu pai tem um willys também (acho que é 71 ou 69). A única coisa que ele não tem de original é a cor, que é um azul metálico. Aquele pneu fininho, roda de ferro, o volantão gigantesco... É uma viagem no tempo, dar uma volta nele.

No asfalto, é uma maravilha, o tanto que se gira o volante pra lá e pra cá na tentativa de manter ele em linha reta! rsrs

Avenger;

De fato, andar no Willys é algo nostálgico. Em breve, pretendo pensar em algum pequeno projeto de som para poder aproveitar melhor os passeios com umas musiquinhas de época. Afinal, nem tudo na vida é lama e pauleira :news-coffee:

A propósito, seu apelido no fórum é alguma homenagem ao avião de ataque McDonnell Douglas A-12 Avenger, utilizando pela US Navy na Segunda Guerra?

RodrigoPD
09/11/2012, 12:22
Muito bonito teu Jeep. Continue com ele, e jamais pense em se arrepender de te-lo comprado ao invés de um Troller, quer um Troller, compre um, mas não se desfaça do willys.

Mauricio;

Certamente, o Jeep ficará para meus herdeiros.

Primeiramente porque é algo interessante. Adquiri-se sentimento pelo jipe. Segundo, porque do ponto de vista econômico, seria jogar dinheiro no lixo vendê-lo, pois, todos nós amantes do CJ, jamais recuperaremos o que foi investido nele.

Em tempo: acompanhei o tópico do seu Jeep Cabeça de Leitoa. Muito bacana os relatos.

[]'s

RodrigoPD
09/11/2012, 20:00
Mais upgrades.

Quando resolvi encostar o Tropeço para a sua grande revisão anual, sabia que esta seria a oportunidade para fazer algumas melhorias. No entanto, não esperava que fosse fazer tantas alterações.

Começando pela parte elétrica.
Revisamos toda a parte elétrica do Tropeço. O que foi feito:

- Instalação de fusíveis e relês.
- Instalação de uma luz dentro do cofre do motor.
- Instalação de uma luz dentro da cabine.
- Padronização dos botões dos faróis para o modelo "caça".
- Substituição da chave de seta por um modelo do caminhão Mercedes, com comutador de farol alto, lampejador de farol, buzina, etc.
- Instalação de luz sinalizadora de emergência (pisca).
- Instalação de acendedor de cigarro (importante na mata para ajudar a fazer fogo).
- Instalação de tomada de 12 V (importante para alimentar GPS, celulares, geladeira para as bebidas, etc).
- Instalação de lanternas traseiras do Troller (melhoria na segurança, por apresentar um conjunto de luzes moderno).
- Instalação de tomada no engate, de forma a permitir rebocar carreta dentro das normas de trânsito.
- Revisão do motor de arranque.
- Revisão do motor do limpador de pára-brisa.

Na parte mecânica:

- Instalação do Snorkel da Metalúrgica CLA.
- Instalação do filtro de ar da Kombi.
- Elevação dos respiros do motor para o Snorkel.
- Elevação dos respiros do câmbio e diferencial.
- Instalação do kit DIS PP da Motorspice.
- Conserto do avanço do distribuidor.
- Instalação de pedaleira suspensa do Kadett.
- Instalação de freio com hidrovácuo.
- Instalação de embreagem hidráulica.
- Instalação do acelerador de mão.
- Instalação do freio de estacionamento de Toyota (no pé).
- Substituição do valente por um "recuado", de forma a criar mais espaço para os joelhos.

O que falta ser feito:
- Instalação do freio a disco traseiro.
- Instalação do alternador de 120A do Vectra.
- Instalação do PX novo.

38005938006038006138006238006438006538006638006738 0068380069380070

Krika Arrébola
09/11/2012, 20:32
Ro,

Tá ficando show...para o Px falta a antena que te passei por e-mail.
Se quiser vamos lá ver.

Bjs

avenger
09/11/2012, 21:47
rsrs não, meu nick é uma história antiga, mas conteporânea... rsrsrs inspirado em um jogo, chamado Prince of Persia 2. hehehe nada a ver né. :)

Mas pelo que tou vendo do seu jipão, acho que tá deixando de ser algo nostálgico pra aventura pura andar nele... rsrs daqui a pouco não tem mais nada do jipão... aquele freio redondo que você pisa até no fundo (se tiver ruim né)... e o embreageao! agora o seu tá macio igual import. :P direção hidráulica, embreagem hidráulica, freio hidrovácuo.... macio!

Avenger;

De fato, andar no Willys é algo nostálgico. Em breve, pretendo pensar em algum pequeno projeto de som para poder aproveitar melhor os passeios com umas musiquinhas de época. Afinal, nem tudo na vida é lama e pauleira :news-coffee:

A propósito, seu apelido no fórum é alguma homenagem ao avião de ataque McDonnell Douglas A-12 Avenger, utilizando pela US Navy na Segunda Guerra?

RodrigoPD
09/11/2012, 22:07
Avenger;

Um dos passeios re-inaugurais do meu jipe vai ser descer a Estrada da Petrobrás de Salesópolis a São Sebastião, passear na Estrada de Castelhanos em Ilhabela, e prosseguir para Paraty, subindo, após, o trecho da Estrada Real até Cunha, que é próximo de Cachoeira Paulista. Podíamos marcar esses passeio com uma turma, que acha? Vi que você está com uma Ranger 4x4, confere? Se for isso, ótimo, pois o passeio é extremamente leve para testar o Tropeço.

RodrigoPD
11/11/2012, 14:21
Pessoal;

Desta vez venho pedir sugestões.

Considerando-se que o Willys anda pouco e bebe muito, preciso inventar alguma forma de aumentar a sua autonomia/alcance. Como já explicitado desde o primeiro post, gosto do Willys para tomar sorvete perto de casa nos finais de semana, para andar tranquilo quando chove aqui em Sampa, para fazer trilhas nas redondezas... e para viajar!

Estive pensando em adaptar um tanque auxiliar sob o banco traseiro. Alguém aqui já fez este procedimento? Sugestões? Ideias?

[]'s carentes de combustível extra.

anderson_wzorek
11/11/2012, 20:19
Amigo,

Primeiro parabéns pelo jeep, ta show mesmo!!!
A respeito do tanque já conhece a metalurgica CLA?
Eles tem boas opços em tanques plásticos, tem um que vai em baixo dos 2 bancos, algo em torno do 60 litros

:: Metalrgica CLA :: (http://www.metalurgicacla.com.br/)

Abraço

tuna
12/11/2012, 11:42
Pessoal;

Considerando-se que o Willys anda pouco e bebe muito, preciso inventar alguma forma de aumentar a sua autonomia/alcance. Como já explicitado desde o primeiro post, gosto do Willys para tomar sorvete perto de casa nos finais de semana, para andar tranquilo quando chove aqui em Sampa, para fazer trilhas nas redondezas... e para viajar!

Estive pensando em adaptar um tanque auxiliar sob o banco traseiro. Alguém aqui já fez este procedimento? Sugestões? Ideias?

Rodrigo, dependendo do espaça embaixo do banco traseiro dá pra fazer que nem o meu, tanque do santana antigo em ferro com bóia, 80 lts de álcool no meu caso, fica rente à caixa de rodas e custou 50 lascas, dá uma olhada:

RodrigoPD
12/11/2012, 21:04
Anderson;

Obrigado pelo elogio e pela ajuda!

Eu estou conhecendo a Metalúrgica CLA através do Snorkel que adquiri para o Tropeço.

Parece ser muito bom os produtos.

A ideia de inserir o tanque de 60 litros embaixo dos bancos dianteiros é válida, mas preciso de mais autonomia, haja vista que eu gosto de viajar para longe com o Willys (sim, existe idiota para tudo kkk!!!).

Esse tanque de 60 litros com mais um de 80 litros atrás e mais 20 litros do galão, totalizariam 160 litros, ou uma autonomia aproximada de 800 km, algo bem razoável.

Abs

Amigo,

Primeiro parabéns pelo jeep, ta show mesmo!!!
A respeito do tanque já conhece a metalurgica CLA?
Eles tem boas opços em tanques plásticos, tem um que vai em baixo dos 2 bancos, algo em torno do 60 litros

:: Metalrgica CLA :: (http://www.metalurgicacla.com.br/)

Abraço

RodrigoPD
12/11/2012, 21:06
Tuna!!!

Gostei muito da ideia do tanque do Santana. Na verdade, estava querendo fazer um sob medida, pois não pretendo sacrificar o banco traseiro, já que, nas viagens, meu irmão e a namorada dele sempre nos acompanham!

Inclusive, poderia recortar o assoalho e rebaixar um pouco o tanque, para caber o banco, não?

Abs!

davidpedrosa
12/11/2012, 21:47
Fala Rodrigao,

Cara mto style a evolução do tropeco!!!

Acho que o colega acima conseguiu traduzir o motivo de eu ter o cj5 e a band.... nao da pra vender o jeep!!!

Parabéns!!!!

tuna
13/11/2012, 12:22
Tuna!!!

Gostei muito da ideia do tanque do Santana. Na verdade, estava querendo fazer um sob medida, pois não pretendo sacrificar o banco traseiro, já que, nas viagens, meu irmão e a namorada dele sempre nos acompanham!

Inclusive, poderia recortar o assoalho e rebaixar um pouco o tanque, para caber o banco, não?

Abs!

Rodrigo, dentro daquele padrão de louco e idiota pra tudo, eu ainda ACREDITO que dê pra fazer um banco razoavelmente confortável em cima desse tanque aí, estava pensando em usar os traseiros da pontas do picasso ou da scenic, que são compactos, e como ele ficariam altos acho que pode dar um certo conforto para o infeliz que efetivamente tiver que sentar neles :mrgreen: e quando não tiver passageiros, dobraria-os para a frente para ganhar visibilidade... veremos, são só idéias por enquanto...
[]´s

RodrigoPD
13/11/2012, 15:24
David!!

Entendeu porque ainda não consegui ir no seu Bar kkkk??

Quero finalizar essas mudanças para deixar o Tropeço em dia!

Mas confesso que estou ansioso para colocá-lo ao lado da Band e fazer uma comparação racional entre eles, e, após, fazê-lo na trilha!

E, claro, muita conversa e animação com a turma no seu Bar que, certamente, será um ponto de referência para o povo do 4x4!

Abs!

Fala Rodrigao,

Cara mto style a evolução do tropeco!!!

Acho que o colega acima conseguiu traduzir o motivo de eu ter o cj5 e a band.... nao da pra vender o jeep!!!

Parabéns!!!!

RodrigoPD
13/11/2012, 15:26
Tuna!

Gostei da ideia do seu banco.

Você pretende fazê-lo no seu em breve?

Abs!

tuna
13/11/2012, 15:31
Tuna!

Gostei da ideia do seu banco.

Você pretende fazê-lo no seu em breve?

Abs!

Depois que acabar a reforma, tenho cotado os banquinho nos fv da vida (concessionaria de jeep), mas como tudo que é bom e que jipeiro descobre, inflaciona, tá difícil...
[]´s

RodrigoPD
14/11/2012, 22:04
Tuna;

Apareceram uns bancos dianteiros de Volvo para mim. Vou ver se fica bom, pois detesto os bancos dianteiros do Tropeço.

JACARE05
15/11/2012, 10:42
Pessoal;

Existe um tanque duplo:
Tanque Duplo INOX Jeep CJ5 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?departamento=Tanques&produto=Tanque+Duplo+INOX+Jeep+CJ5&dept_id=172&pf_id=TQ085)

JACARE05
15/11/2012, 10:43
Existe tanque duplo, vc vai perder a caixa de ferramentas.

Tanque Duplo INOX Jeep CJ5 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?departamento=Tanques&produto=Tanque+Duplo+INOX+Jeep+CJ5&dept_id=172&pf_id=TQ085)

RodrigoPD
15/11/2012, 11:59
Jacare05;

Esse tanque de inox é similar ao da Metalúrgica Cla (só que eles tem a versão de plástico).

Eu não me importo em perder a caixa de ferramentas, porém, estava procurando uma opção para colocar embaixo do banco traseiro, algo com aproximados 80 ou 90 litros, para somar aos 40 originais.

Quero um alcance total dos tanques + galão de aproximadamente 1.000 km.

Abs!

RodrigoPD
20/11/2012, 15:45
Amigos;

Aproveitando o feriado, fui fazer um test-drive no Tropeço.

A grande revisão está quase no fim, faltando alguns ajustes no Snorkel e na preparação para proteger melhor o motor em incursões aquáticas...

Para auxiliar os amigos que desejam fazer alterações:

1) Pedaleira suspensa + embreagem hidráulica + freio com hidrovácuo: simplesmente fantástica essa atualização. A embreagem fica levíssima, muito precisa, a posição de dirigir/acelerar/frear melhora e, com o auxílio do hidrovácuo, as frenagens se tornam mais seguras.

2) Freio a disco nas 4 rodas: a precisão da frenagem melhora muito, sem desvios de trajetória. A capacidade de frear aumenta, o jipe para em menor espaço, ressaltando que, para viajar rebocando uma carretinha, minimiza a tendência de aquecimento dos freios, maximizando a segurança. O freio de mão foi também modificado, passando a contar com um pedal para seu travamento (similar ao de caminhonetes, por exemplo) e, por atuar no disco, segura realmente o jipe. Sem contar nos benefícios na trilha, já que o disco é menos afetado que o tambor em casos de mergulhos na lama, água, etc.

3) DIS-PP da Motorspice: deu outro fôlego ao já cansado BF-161. O motor funciona de forma mais precisa, com melhor rendimento. As acelerações se tornaram mais firmes e fortes. E, embora ainda não mensurado, tem-se a impressão que trará uma melhor economia de combustível, algo sempre bem vindo em qualquer viatura, especialmente num CJ de uso de trilha/estrada...

Falta agora instalar o alternador do Vectra (120 ampéres). Aí virá um guincho elétrico. Futuramente, pretendo instalar um guincho mecânico na frente, e passar este elétrico para a traseira.

A propósito, alguém aqui pode me relatar alguma experiência com os guinchos ching-lings, que são vendidos a preços muito atrativos, inclusive alguns com promessas de assistência técnica em Campinas?

[]'s ansiosos para por o Tropeço na trilha e na estrada!

RodrigoPD
22/11/2012, 21:44
Pessoal;

Hoje rodei com o Tropeço novamente!

Na prática, o serviço já acabou, restando apenas a etapa de testes de rodagem local e ajustes finos.

Além do mencionado, acabamos executando algumas coisinhas a mais, como, por exemplo, e elevação da vareta de óleo, empregando um tubo de vareta de Chevette + borracha + vareta de óleo da S-10. Além de a entrada da vareta ficar praticamente na altura do capo, a vedação da mesma é mais eficiente do que a original do Willys.

Fizemos um respiro elevado para o distribuidor, o qual, embora dispensável por causa do DIS-PP da Motorspice, evitará formação de vapor quando em incursões aquáticas.

Algumas fotos depois de pronto.

38209238209338209438209538209638209738209838209938 2100

avenger
10/12/2012, 21:39
Avenger;

Um dos passeios re-inaugurais do meu jipe vai ser descer a Estrada da Petrobrás de Salesópolis a São Sebastião, passear na Estrada de Castelhanos em Ilhabela, e prosseguir para Paraty, subindo, após, o trecho da Estrada Real até Cunha, que é próximo de Cachoeira Paulista. Podíamos marcar esses passeio com uma turma, que acha? Vi que você está com uma Ranger 4x4, confere? Se for isso, ótimo, pois o passeio é extremamente leve para testar o Tropeço.

primeiramente desculpe a demora em responder! eu estava apertadão no trabalho, só essa semana que voltei a respirar um pouco rsrs

Essa estrada da petrobrás, meus amigos fizeram de bicicleta, é uma maravilha!.. Eu quase fui lá com a graúda, pra descer de bicicleta mesmo. Mas agora que falou, talvez eu vá lá de vez, mas não pra pedalar, mas pra trilhar!.. Muito bom o lugar, ótima vista, muito agradável mesmo.

A estrada de Castelhanos em Ilhabela eu não conheço, deve ser legal! Por aqui tem tanto lugar bom pra ir, eu nem imaginava!

Já o trecho da estrada real até cunha... Se já não estiver fechado pra calçar, não vai demorar muito, então se quiser ir lá, vá o quanto antes. Existem boatos de estar indo asfaltar lá, e segundo meus colegas que foram lá (de bicicleta -- mountain bike), os moradores falaram que em poucos dias a estrada seria fechada para a pavimentação! :(

Eu ainda quero tentar dar um jeito de ir nessa de paraty antes de asfaltarem, mas não sei se já é tarde demais.

E sim, eu tou mesmo com a ranger 4x4, daquele tópico que você viu. :) Eu quero continuar contando a história dela agora que me sobrou um tempinho, até chegar na história desse fim de semana.

Anote isso, é o paraíso do 4x4: Parque Nacional Serra da Bocaina via estrada do mata-pau, com chuva.

A gente foi lá esse fim de semana, no intuito de andar de bicicleta. Nem pense em ir sozinho, vai precisar de alguém pra ajudar a passar pelas pontes (de preferência vá com outro colega em sua 4x4!). Iniciando da cidade de Areias/SP, descemos um pouco e subimos a estrada do "Mata-Pau". No dia anterior havia chovido bastante, mmmuito barro, mas mais-ou-menos seco. Foi uma aventura daquelas subir aquilo lá, mas eu fiquei impressionado com a performance da Ranger! Depois que chegamos lá em cima, começou aquela chuvinha fina, córregos pra atravessar, aventura do início ao fim. Acabamos não voltando pelo mata-pau (medoooo! principalmente da ponte quebrada!), mas pela estrada onde os carros normais passam. Tava bastante lama, e deu pra dançar um bocadinho na lama, mas nada assustador 4x4-wise. O visual... ah o visual... só vendo as fotos... aliás, só indo lá. Esses dias tem estado tão quente por aqui (40 graus hoje aqui em Cachoeira Paulista). Lá em cima, eu estava ligando o aquecedor do carro de tão frio que tava!

No caso, fui com os amigos de MTB. Chegamos até um sítio, depois de passar a pior parte da estrada (mais pra off-road, já que só moto passou ali aquele dia!), paramos em um sítio. Descemos as bicicletas, e seguimos ao parque em si, descemos até uma cachoeira, e tomamos banho naquele frio mesmo (quem tá na água é pra se molhar né!). Devido ao mau tempo, o passeio de bike em si foi só de 10-15km, mas foi emocionante o suficiente pra mim! Muito barro e lama!..

Bom, se você pegar ali em um dia seco, os únicos desafios que terão mesmo vão ser os córregos e a tal ponte quebrada (dá certinho os pneus do carro, nem pense em ir com pneu fino rsrsrs), mas a vista é muito boa, e a temperatura muito amena pra fugir desse calorão que está esses últimos dias!

Se você quiser depois eu passo o .kml do percurso (arquivo com os dados pra se ver no google earth).

Tá muito show seu jeepão, se a Ranger foi bem ali, o seu vai com o pé nas costas. Jeep não tem concorrente pra ele mesmo com tanto tempo de diferença.

tuna
11/12/2012, 10:37
Rodrigo, e aí trocou os bancos?

[]´s

RodrigoPD
11/12/2012, 17:51
Avenger;

Cara, se puder me enviar o arquivo do Google Earth eu ficaria feliz. Meu e-mail/msn: netodoseuosorio@hotmail.com

Gostaria de ver as fotos também!

Topa voltar lá kkkk??

Na companhia de outros 4x4, a gente pode abusar um pouco mais!

Abs!

RodrigoPD
11/12/2012, 17:52
Tuna;

Ainda não troquei os bancos!!!

Como prioridade estou tentando arrumar um tempo para revisar o carburador e a suspensão, além do guincho.

A propósito, alguém conhece os guinchos Winch de 12.000 e 16.000 lbs?

Vale a pena arriscar?

Abs!

tuna
11/12/2012, 18:08
Tuna;

Ainda não troquei os bancos!!!

Como prioridade estou tentando arrumar um tempo para revisar o carburador e a suspensão, além do guincho.

A propósito, alguém conhece os guinchos Winch de 12.000 e 16.000 lbs?

Vale a pena arriscar?

Abs!
Rodrigo, na minha opinião, sou mais comprar um Warn usado e revisar, é so procurar... o meu que é um belo guicho, paguei 2k em "quato" "veiz", gastei trinta conto pra revisar e nunca me deu dor de cabeça, isso porque já é trabalhou como um camelo na minha mão, mas isso é só a minha opinião...
[ ]'s

RodrigoPD
12/12/2012, 20:26
Tuna;

Acho interessante essa possibilidade. Mas não tenho achado guinchos Warn usados...

Se aparecer um, ia ser legal!!

Abs!

avenger
12/12/2012, 21:32
Avenger;

Cara, se puder me enviar o arquivo do Google Earth eu ficaria feliz. Meu e-mail/msn: netodoseuosorio@hotmail.com

Gostaria de ver as fotos também!

Topa voltar lá kkkk??

Na companhia de outros 4x4, a gente pode abusar um pouco mais!

Abs!

385198

Vou te passar o .kml. Zipei e botei aqui no post mesmo, acho que assim dá... Esse fórum louco, ora tem barra de ferramentas, ora não tem, não entendo! hahaha

Eu cheguei a imprimir uma foto da hora que a gente parou numa pedra no meio da estrada... eita aperto!..

A única coisa que me desanima de ir lá de novo é a ponte quebrada que a gente passou. Um erro lá e o passeio acaba. Essa ponte só tem os pedaços da madeira grudados numa da viga, tem que passar um pneu certinho nessa viga, e o outro pneu já passa melhor que tem mais madeira do outro lado mas, segundo relato do colega, uma das pranchas envergou bastante quando passei, e se essa quebrar, aí a casa cai porque a bitola das vigas não bate com a do carro, não rsrs! :P

E eu ainda sou bem cru em 4x4, esse foi meu primeiro passeio. Só ficou emocionante porque tinha chovido muito lá no dia anterior, senão tinha sido só subir e atravessar uns corguinhos. A lama deu aquele "será que vai subir?" morro afora. Se parasse, não tinha como virar! rsrs Acho que se pegar lá um dia seco não vai valer a pena toda viagem, a menos que você esteja louco para entrar numas cachoeiras legais (pra tomar banho mesmo) e tirar foto com os amigos!..

Acho que vou abrir um post em algum lugar apropriado e te passo o link, acho que muita gente deve querer fazer um passeio desses. Aliás, o córrego mais fundo a atravessar é bem onde eu não fui com o carro, que é dentro do parque da bocaina. O córrego afunda até acima do joelho, nem de bicicleta a gente conseguiu passar, mas logo quando voltamos da cachoeira, vi marcas de pneu pra barro que tinha acabado de atravessar o córrego (se não atravessou, ele saltou! pq tinha marca antes e depois do córrego do mesmo risco).

O passeio que quero MUITO fazer é o de descer a estrada cunha-paraty, que está próxima de acabar (se é que já não acabou). Mas é um trechinho de 6km só... rsrs

RodrigoPD
13/12/2012, 17:18
Avenger;

Esse passeio de Cunha - Paraty também está nos meus planos. Inclusive, se combinarmos, podemos passar um fds em Cunha (adoro cidades montanhosas), e explorar a região com os 4x4!

PALA
14/12/2012, 10:50
Rodrigo ,quanto ao guincho eletrico que eu te recomendaria para o seu cj5 ,com um bom custo /beneficio é que posso te garantir pois o bruno comprou e instalou no jeep dele e já testamos diversas vezes em trilhas pesadas e o mesmo atendeu formidavelmente com seu desempenho, tanto em velocidade, como capacidade de arrasto ,e temperatura de trabalho é o guincho krow de 15000 lbs ,vendido pelo fabricante de guinchos work ,aqui em cotia,o tel. De contacto 11-81755505 com michel. O bruno pagou no dele r$ 1800,00,te recomendaria pegar este de 15000,pois fica com um equipamento super dimensionado para o jeep.qualquer duvida me contacte ,e caso queira ver o guincho do bruno instalado vamos marcar.abs

RodrigoPD
14/12/2012, 20:15
Pala, obrigado!!!

Esse Krow é nacional?

Gostaria muito de ver sim!!!

Obrigado!!!

Vou entrar em contato com o Michel!

Forte abraço!

PALA
14/12/2012, 20:27
Pala, obrigado!!!

Esse Krow é nacional?

Gostaria muito de ver sim!!!

Obrigado!!!

Vou entrar em contato com o Michel!

Forte abraço!

krow é importado da china com exclusividade pela work,inclusive com garantias e manutenção por eles, caso queira ver o do bruno in loco me contacte, na minha f75 tenho um tabor de 12000 lbs este guincho é a segunda linha da warn americana ,tambem um excelente guincho ,sendo um pouco mais caro que o krow ,se voce vier ver o do bruno pode ver o meu pois as viaturas estão no mesmo estacionamento.

RodrigoPD
14/01/2013, 10:26
Carburador todo retificado na Lugrafi Carburadores.

Suspensão nova (e seus apetrechos) originais Willys, instalada na Molas FF.

RodrigoPD
01/02/2013, 08:18
Pessoal;

Perdoem a ausência!

Há algumas semanas resolvi fazer um passeio em Castelhanos.

Tive experiências boas e ruins no passeio.

Resumirei as ruins:

1) Freio: a canaleta do freio do Tropeço estourou bem no local que ela vai fixada no reservatório. Precisei voltar de Castelhanos sem freio. Posteriormente, percebemos que, devido as grandes torções do chassi e carroceria, geralmente não harmônicas, o conduíte era forçado. Assim sendo, instalamos mais um flexível na parte superior, permitindo que, mesmo em torções máximas, nada seja forçado.

2) Pane completa no Distribuidor. Apesar de ter instalado o DIS - PP da Motorspice, sempre ando com o sistema original (tampa do distribuidor, bobina e cabos de velas) dentro do carro como sistema de reserva. Contudo, ambos os sistemas (original e DIS) são dependentes do distribuidor. E foi justamente esse bendito que resolveu me presentear com uma bela pane. Resultado: do Frango Assado de Jacareí para São Paulo, vim de guincho...

Para sanar de vez a pane, pedi ao sempre solícito Sérgio da Motorspice uma ajuda, o qual me convenceu de que a melhor opção seria atualizar meu DIS para um DD, eliminando por completo a necessidade de um distribuidor.

De qualquer maneira, o distribuidor com problema foi consertado e agora terei dois sistemas completamente independentes, trabalhando o DD como sistema primário principal, e o original como secundário, de reserva.

Acredito que, desta forma, tenha uma condição de confiabilidade no sistema de ignição bem maior.

Desde que comprei o CJ5, esta foi a primeira grande pane em viagens. Vamos insistir mais um pouco, até a viatura ficar pronta para uma expediçãozinha...

Abs!

Portrilhas
10/07/2013, 22:14
Eae Rodrigo Blz?!

Também comprei meu primeiro 4x4, e foi justo um Willys..rsrsr

A principio estava lindão, vi que tinha varias coisas a ser arrumadas analisando o valor que foi muito bom por sinal, sendo 60% do seu valor era so equipamentos e melhorias, DH do maverik, freio a disco nas 4, cambão, para-choque tubular, cama de sogra, protetores.. e por ae vai...
Meu pai um profissional de 30 anos de solda foi intimado por mim a me ajudar nessa empreitada, e não é que meu velho aceitou!!! rssr

Enfim estamos a 3 meses reformando minha viatura, o chassi ja foi reforçado, cintamos a parte superior e reparamos algumas 2, 3 "trinquinhas"... hj estamos terminando a reforma da lataria e pintura nova, segue uma foto de como era e de como esta...rsrs

e com relação à trilhas aqui na região de Sorocaba que você comentou em meu post, logo que souber de alguma eu te aviso.. abç.

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/529903_517183314987609_924478354_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/901830_526191037420170_292241895_o.jpg

RodrigoPD
27/11/2013, 13:28
Portrilhas, tudo bem?

Desculpe a demora em responder, andei completamente enrolado nesses últimos meses.

Você é de Sorocaba? Os pais da minha namorada tem casa em Araçoiaba da Serra. Vamos marcar de levar os jipes para passear em algum lugar por aí qualquer final de semana?

Abs

RodrigoPD
27/11/2013, 13:35
Pessoal;

Andei sumido pois nos últimos meses passei alguns momentos amargos com o meu jipe.

Os problemas começaram de fato quando resolvi trocar o DIS-PP da Motorspice pelo DD da mesma marca. A partir de então, só desgosto: por algum motivo, o DD não funciona a contento no Tropeço. Em que pese o grande empenho do Sérgio da Motorspice em solucionar o caso, alguma coisa afeta o funcionamento do DD no meu jipe, fazendo com que o BF-161 funcione melhor com um distribuidor ruim do que com o DD. Estou mantendo o DD no Tropeço pois a viatura foi toda preparada para melhorar sua capacidade de vau (capacidade de imersão em água) e o DD tem papel fundamental nisso, pois permite que o motor funcione mesmo dentro da lama. Infelizmente, porém, após meses de tentativas, de tempo investido, de dinheiro gasto, etc, optei por deixar o DD como está, e interromper a busca por fazê-lo funcionar a contento, uma vez que tivemos - eu e o Eduardo, dono da oficina - alguns dissabores quanto a não concordância de alguns valores cobrados pela Motorspice quando da assistência técnica do DD. Em que pese o ótimo pós vendas prestado por esta empresa, algumas ações da assistência técnica não atingiram a conformidade prevista, e, pelo menos por enquanto, optei por não despender mais tempo em dinheiro na tentativa de fazer o DD funcionar como deveria. Em suma, faço minha recomendação: a Motorspice, na pessoa do Sérgio, é uma empresa séria e competente; entretanto, o DD tem particularidades que não garantem o funcionamento a contento dele em qualquer jipe, e é aí que está o grande problema do produto... Se algum dia optar por trocar o distribuidor, e voltar ao sistema DIS antigo, acredito que os meus problemas com o BF irão terminar.

Portrilhas
27/11/2013, 22:53
Portrilhas, tudo bem?

Desculpe a demora em responder, andei completamente enrolado nesses últimos meses.

Você é de Sorocaba? Os pais da minha namorada tem casa em Araçoiaba da Serra. Vamos marcar de levar os jipes para passear em algum lugar por aí qualquer final de semana?

Abs

Vamos marcar sim, o meu jeepão ta qse pronto, so falta um "kit fess" que estou inventando, e montar os bancos e capota..
Ae te aviso qndo tiver a disponibilidade, ou qndo vier pra cá da um toque.. dá pra visitar uns lugares por aki, cachoeiras e algumas estradas... ainda estou mapeando alguns caminhos que da pra ir de jeep, antes ia de moto ou bike.. mas o caminhos mudaram... rsrs.

abraço.
441091

RodrigoPD
28/11/2013, 16:24
Vc fez SPOA no seu?

Portrilhas
29/11/2013, 11:37
Vc fez SPOA no seu?

Spoa não, so estou intalando um kit Fess ( feixe de mola convencional + mola helicoidal) o jeep ficou bem mais alto, do chao até o paralama ficou com 98cm...

irei testar esse fds ele, vamos ver se da prova, eu acho q vai pular igual um "saci"... rrsr

mas tem que fazer para testar né!? antes errar tentando que nunca tentar.. se der certo instalarei na parte de traz tb.

Antes:
441327

Depois:

441328

Os jumelos estão para frete pois o chassi esta levantado, qndo baixei o jeep, o jumelo ficou em 90º com o chassi..

avenger
04/05/2016, 02:36
Avenger;

Não, não! rsrs É inspirado num trecho de um velho joguinho de computador chamado Prince of Persia. rsrs.

EDIT: haha não dá pra remover o post... já tinha respondido! rsrsrs

EDIT2: que pena que o jipe deu umas dores de cabeça pra você! Mas acho que quando o carro entra pra a família, se torna um membro da família com as qualidades e os defeitos! rsrs é bem, bem a graúda! :)