Conectar

Ver Versão Completa : Samurai meu Primeiro 4x4. Dúvidas??????

RAFA-SC
07/11/2012, 21:20
Boa noite colegas,

Adquiri meu primeiro 4x4, trata-se de um Suzuki Samurai 1993, depois de dar as primeiras voltas tenho certeza que fiz a melhor escolha, comprei o carro do único dono, carro está todo original e tudo funcionando como saiu de fábrica, estou até com dó de por na lama, mas isso vai passar, rsrsrsr.
Bem usarei o carro para uso misto, porém é meu 2º carro e não pretendo fazer trilhas pesadas.
Minhas dúvidas, se os colegas podem ajudar:

Estou pretendendo levantar o jeep pretendo por pneu 235/75-15 ou 31, vi uns jumelos maiores a venda no site da Garra 4x4, diz que é uma polegada e meia maior, seria o suficiente para por esses pneus (sei que terei que usar aro com off set negativo e cortar um pouco o pára-choque)? Terei que fazer mais alguma alteração além dos jumelos?

2. Estou em dúvida ainda, sei que terei que colocar redução x-crawler porém não achei pra vender ainda, onde encontro? Sou de Santa Catarina.

Sei que minhas dúvidas são básicas pois não tenho muita experiência com alterações de 4x4.

Abaixo fotos do Samuca:
379646 379645
Desde já grato pela ajuda de todos

RevS
08/11/2012, 03:46
Realmente seu samurai esta muito bonito e conservado.... quanto a suas duvidas posso te ajudar quanto ao kit de redução,

Home page (http://www.sobperformance.com.br) la vc encontra...

RAFA-SC
08/11/2012, 08:12
Realmente seu samurai esta muito bonito e conservado.... quanto a suas duvidas posso te ajudar quanto ao kit de redução,

Home page (http://www.sobperformance.com.br) la vc encontra...

Opa... Valeu agora já tenho uma referência

mairo
08/11/2012, 10:25
parabéns pelo samuka, to aqui me roendo de inveja! rsrsrsrsrs

eu no seu lugar faria logo SPOA (colocar as molas por cima do eixo) não precisa mexer nos parachoques nem paralamas para por pneu maior e amanhã ou depois os jumelos que vc quer colocar não irá atender sua espectativa, vc vai querer mais, então será dois gastos, além de quando fazer spoa terá que voltar os jumelos originais! vai por mim, todo mundo quer dar uma preparada leve no começo e depois o negócio fica sério, tem que gastar denovo e ficar o carro parado pela segunda vez!
pneus colocaria logo uns 31" recapado!
para esta configuração o ideal seria a x-crawler 4.16 mas parece que não esta se achando mais, da uma procurada, maior que isto vai ficar muito reduzido!

faça esta configuração e veja seu samurai ficar um gigante!!! boa sorte ai com a viatura!

RAFA-SC
08/11/2012, 10:56
parabéns pelo samuka, to aqui me roendo de inveja! rsrsrsrsrs

eu no seu lugar faria logo SPOA (colocar as molas por cima do eixo) não precisa mexer nos parachoques nem paralamas para por pneu maior e amanhã ou depois os jumelos que vc quer colocar não irá atender sua espectativa, vc vai querer mais, então será dois gastos, além de quando fazer spoa terá que voltar os jumelos originais! vai por mim, todo mundo quer dar uma preparada leve no começo e depois o negócio fica sério, tem que gastar denovo e ficar o carro parado pela segunda vez!
pneus colocaria logo uns 31" recapado!
para esta configuração o ideal seria a x-crawler 4.16 mas parece que não esta se achando mais, da uma procurada, maior que isto vai ficar muito reduzido!

faça esta configuração e veja seu samurai ficar um gigante!!! boa sorte ai com a viatura!

Valeu.. o Samuka ta muito inteiro e original mesmo, vendo o carro da até dó de alterar alguma coisa, o carro realmente está funcionando tudo, regulagem elétrica dos farois, luz de neblina, tudo como novo.....

Pois agora, na oficina que fui o mecânico quer colocar uns jumelos gigantes e reconfigurar os amortecedores, para ganhar segundo ele, cerca de 6 cm de altura. Estou penssando emm fazer o SPOA porém não encontrei ainda uma oficina em Florianopolis-sc que já tenha feito essa modificação..

Ahhh, bom saber a x-crawler 4.16 é a ideal, já estava olhando algumas mais reduzidas...

Valeuuuuu

Desde já grato pela força

RevS
08/11/2012, 12:41
No site que eu citei acima, é do X o cara quem produz o Xcrawler, em conversa com ele ontem me informou que ainda tem 2 unidades do kit na configuração 4.16 e tbm informou que os Kits 5.0 chegam ano que vem...

RAFA-SC
08/11/2012, 13:09
No site que eu citei acima, é do X o cara quem produz o Xcrawler, em conversa com ele ontem me informou que ainda tem 2 unidades do kit na configuração 4.16 e tbm informou que os Kits 5.0 chegam ano que vem...

Pois é vi lá no site R$ 1.450,00 , vou dar um pesquisada e finalisar realmente o projeto pra ver qual será minhas prioridades, um amigo meu de SC disse que esse ano na Fenajeep estava por R$ 900 avista... mas já era....

Valeu

mairo
08/11/2012, 14:04
realmente as 4.16 estiveram fora de mercado a alguns meses atraz, estava ruim de encontrar! tem alguem vendendo uma usada, acho que é aqui mesmo no forum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/111964-x-crawler-4-16-semi-nova-r-1-000-00-a.html

não conheço o cidadão, nem tão puco o estado da peça, só a título de informação! de repente vale a pena!

RAFA-SC
08/11/2012, 14:52
realmente as 4.16 estiveram fora de mercado a alguns meses atraz, estava ruim de encontrar! tem alguem vendendo uma usada, acho que é aqui mesmo no forum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/111964-x-crawler-4-16-semi-nova-r-1-000-00-a.html

não conheço o cidadão, nem tão puco o estado da peça, só a título de informação! de repente vale a pena!

Opa..... Valeu heimmmmm

Lucas Lee
08/11/2012, 18:12
Lindão mesmo!
Sobre levantar, no meu (94), quando comprei já tinha uns jumelos meio esquisitos. Coloquei o jogo que comprei na garra mesmo, o dop tamanho médio. O carro (na minha opinião) não fica muito alto (estabilidade) e o pneu não pega em lugar nenhum. Os meus pneus são 225/75 recapados pela Mutante, modelo mamute (Paraná). Até agora só alegria.

RAFA-SC
08/11/2012, 18:22
Lindão mesmo!
Sobre levantar, no meu (94), quando comprei já tinha uns jumelos meio esquisitos. Coloquei o jogo que comprei na garra mesmo, o dop tamanho médio. O carro (na minha opinião) não fica muito alto (estabilidade) e o pneu não pega em lugar nenhum. Os meus pneus são 225/75 recapados pela Mutante, modelo mamute (Paraná). Até agora só alegria.

Valeu...

Se consegui mandar uma foto do seu jeep para meu email agradeço...

sgtrafa@ibest.com.br

guimsn
08/11/2012, 19:09
Rafa-SC, é seu primeiro 4x4? Caso sim, vai ai minha sugestão...

Mantenha seu Samurai 100% original! Faça passeios, trilhas leves, trilhas médias. Veja que tipo de trilha vc gosta (lama, erosão, areia)... Quando tiver trilhas que seu jipe não dê conta do recado, vá de zequinha!

Assim vc vai descobrir que "tipo" de jipeiro você é e vai fazer a preparação certa no seu jipe!

No mais, bem vindo ao fórum e parabéns pelo belíssimo Samurai!

Abraços!

RAFA-SC
08/11/2012, 19:22

Mantenha seu Samurai 100% original! Faça passeios, trilhas leves, trilhas médias. Veja que tipo de trilha vc gosta (lama, erosão, areia)... Quando tiver trilhas que seu jipe não dê conta do recado, vá de zequinha!

Assim vc vai descobrir que "tipo" de jipeiro você é e vai fazer a preparação certa no seu jipe!

Abraços!

Isso mesmo meu primeiro 4x4, carro foi sempre minha paixão, porém com os dias de hoje está um pouco difícil de andar nas rodovias, mas ainda tenho meu voyage gls 1987.
Muito boa sua sugestão, mas acredito que seja para trilhas leves mesmo, porém quero deixar o carro um pouco mas agressivo e se for preciso ela não pode frouxar também..

Mas valeu abraço

Eduardo Alemão
08/11/2012, 20:09
Isso mesmo meu primeiro 4x4, carro foi sempre minha paixão, porém com os dias de hoje está um pouco difícil de andar nas rodovias, mas ainda tenho meu voyage gls 1987.
Muito boa sua sugestão, mas acredito que seja para trilhas leves mesmo, porém quero deixar o carro um pouco mas agressivo e se for preciso ela não pode frouxar também..

Mas valeu abraço

Cara, qualquer Samurai originalzão vai longe, muito longe. Tu ainda vai se surpreender, assim como eu me surpreendi !

zé dedão
08/11/2012, 20:55

Abraços!

Concordo!!!!
Para trilhas leves e até médias, um Samuka vai muito bem.
Aconselho apenas investir em pneus melhores para off road.

guimsn
08/11/2012, 21:15

Mas valeu abraço

Então eu recomendo vc colocar algum pneu com desenho mais agressivo e seja feliz! hehe

Lembre-se que: trocar os jumelos por algum maior, vc vai ter que compensar esse aumento nos amortecedores... Dependendo de qto sobe, começa uma coisa louca de ter que se preocupar com angulo de cardan, da direção, etc...

E ai, a brincadeira que seria "barata", se torna cara...

Coloca pneus mais agressivos, numa medida que caiba no Samuca original e use-o muuuuuito... Sem medo e sem dó, pois ele aguenta o tranco!

tBueno
08/11/2012, 23:36
Parabéns pelo Samuka, tá muito lindo mesmo! Também peguei um recentemente (1semana), mas o meu 1997. Também queria deixar ele com uma cara mais agressiva, só que por ser de molas helicoidais é mais difícil achar umas adaptações legais. Esse seu dá pra brincar legal, tem várias opções de preparação na internet.
Eu queria uns pneus maiores tb o 215/75 acho que ficam pequenos nele, e o kit do X-Crawler tb tá difícil de achar.

Boa sorte na preparação e muitas alegrias com o novo brinquedo.

Abs.

RAFA-SC
09/11/2012, 00:17
Parabéns pelo Samuka, tá muito lindo mesmo! Também peguei um recentemente (1semana), mas o meu 1997. Também queria deixar ele com uma cara mais agressiva, só que por ser de molas helicoidais é mais difícil achar umas adaptações legais. Esse seu dá pra brincar legal, tem várias opções de preparação na internet.
Eu queria uns pneus maiores tb o 215/75 acho que ficam pequenos nele, e o kit do X-Crawler tb tá difícil de achar.

Boa sorte na preparação e muitas alegrias com o novo brinquedo.

Abs.

Valeu...

Achando a x-crawler entro em contato com você.

RAFA-SC
09/11/2012, 00:23
Então eu recomendo vc colocar algum pneu com desenho mais agressivo e seja feliz! hehe

Lembre-se que: trocar os jumelos por algum maior, vc vai ter que compensar esse aumento nos amortecedores... Dependendo de qto sobe, começa uma coisa louca de ter que se preocupar com angulo de cardan, da direção, etc...

E ai, a brincadeira que seria "barata", se torna cara...

Coloca pneus mais agressivos, numa medida que caiba no Samuca original e use-o muuuuuito... Sem medo e sem dó, pois ele aguenta o tranco!

guimsn hoje tive no mecânico e me indicou trocar os jumelos que serão confeccionados por um torneiro, onde fará tb as devidas alterações na barra de direção e nos amortecedores, com a configuração que ele indicou ganharei duas polegadas de altura, todo o serviço de mecanico e torneiro no valor de R$ 800,00.

RevS
09/11/2012, 00:41
Fala Xará... entao esse mecanico, conhece samurai? ja mexeu em algum? adaptações são sempre complicadas por não seguir um determinado padrão... então cuidado! esse é um dos problemas que tenho para mexer com o meu, é mais um receio do que qualquer outra coisa pq o mecanico que eu levo entrega um CJ na mao dele para vc ver... sabe tudo o que encaixa em que como vai ficar no final e tudo mais, porem samurai aqui de trilha so tem 1 e o cara comprou montado de SP e agora o meu que estou mexendo aos poucos tem mais 2 ou 3 na cidade rodando em configurações originais...

marcusjal
09/11/2012, 08:38
Amigos,

comprei meu kit redução 4.16 na Alternativa 4x4, há umas semanas atrás. Olhando no site deles parece que ainda tem. Tá por 920 moedas.

Segue o link:

Alternativa 4x4 (http://www.alternativa4x4.com.br/index.php?pag=5)

Caso não abra diretamente, tá na página 5 das peças para Samurai!

Flw

guimsn
09/11/2012, 08:46
guimsn hoje tive no mecânico e me indicou trocar os jumelos que serão confeccionados por um torneiro, onde fará tb as devidas alterações na barra de direção e nos amortecedores, com a configuração que ele indicou ganharei duas polegadas de altura, todo o serviço de mecanico e torneiro no valor de R$ 800,00.
Opa, e ae Rafa-SC!

Com relação a preço, serei sincero: não faço ideia se está bom, se está barato ou se está caro! haha

2 polegada a mais na altura + pneu mais agressivo (Eu usava no meu Samurai o BlackStar Guyane 215/80/16), é mais que suficiente para vc fazer tudo que vc disse que quer com seu Samurai!!!

Boas trilhas!

Abs ansiosos para chegada do meu 4x4...

mairo
09/11/2012, 10:19
não sei pq o pessoal insiste em perguntar e/ou exigir que o mecanico entenda de samurai ou de suzuki, o samurai é igual a qualquer outro veiculo 4x4 com feixe de mola! um mecanico que se preze faz o serviço com qualidade sem nunca ter chegado perto de um samurai antes, basta ele entender de mecânica!

OBS: a x-crawler 4.16 é para usar pneus 31", qualquer medida menor que este vai ficar meio reduzido!

RAFA-SC
09/11/2012, 12:07
Amigos,

comprei meu kit redução 4.16 na Alternativa 4x4, há umas semanas atrás. Olhando no site deles parece que ainda tem. Tá por 920 moedas.

Segue o link:

Alternativa 4x4 (http://www.alternativa4x4.com.br/index.php?pag=5)

Caso não abra diretamente, tá na página 5 das peças para Samurai!

Flw

Bahh, meu velho valeu mesmo, melhor preço que achei até o momento, já fiz o contato e o preço foi confirmado R$ 920 eles tem 141 peças..

Grato pela informação

RAFA-SC
09/11/2012, 12:09
Fala Xará... entao esse mecanico, conhece samurai? ja mexeu em algum? adaptações são sempre complicadas por não seguir um determinado padrão... então cuidado! esse é um dos problemas que tenho para mexer com o meu, é mais um receio do que qualquer outra coisa pq o mecanico que eu levo entrega um CJ na mao dele para vc ver... sabe tudo o que encaixa em que como vai ficar no final e tudo mais, porem samurai aqui de trilha so tem 1 e o cara comprou montado de SP e agora o meu que estou mexendo aos poucos tem mais 2 ou 3 na cidade rodando em configurações originais...

Sim esse mecânico já fez alguns Samurais, inclusive tinha um na oficina, realmente parece outro carro, está com pneus 31, acho que esse será o meu caminho...

valeu

RAFA-SC
09/11/2012, 12:17
não sei pq o pessoal insiste em perguntar e/ou exigir que o mecanico entenda de samurai ou de suzuki, o samurai é igual a qualquer outro veiculo 4x4 com feixe de mola! um mecanico que se preze faz o serviço com qualidade sem nunca ter chegado perto de um samurai antes, basta ele entender de mecânica!

OBS: a x-crawler 4.16 é para usar pneus 31", qualquer medida menor que este vai ficar meio reduzido!

Assim acho que descarto o pneu 235 e vou mesmo de x-crawler e pneu 31...

Valeu

guimsn
09/11/2012, 13:13
E para o pneus 31, apenas basta levantar 2 polegadas? Se for, tá resolvido seu prob!!! :D

marcusjal
09/11/2012, 13:48
Bahh, meu velho valeu mesmo, melhor preço que achei até o momento, já fiz o contato e o preço foi confirmado R$ 920 eles tem 141 peças..

Grato pela informação

Tranquilo, estamos aí para ajudar! E pode comprar sem medo, que a loja é de confiança. Muita gente aqui do fórum já comprou além de mim. Me enviaram o produto super rápido.

Abs!