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Ver Versão Completa : Vitara sem nome



mairo
07/11/2012, 15:43
Boa Tarde pessoal,

tava um pouco receoso de abrir um tópico aqui, mas agora enfim, vou compartilhar o que tenho feito no meu vitara, algumas coisas no mecanico outras em casa!

1º Up:
-focinho de ferro, para evitar mais quebras, foi preciso levanatr o motor um pouco e dar uma leve modificada na travessa do chassis para entrar;
-relação 6x35. Ficou muito forte, deu um gás no motor, cheguei a andar em 3ª marcha reduzida de boa.
-lift de suspensão de 3" (foi preciso retrabalhar os amortecedores e as torres para corrigir o camber)

Começamos pelo começo: depois de uma breve e gostosa passagem com uma explorer 94 o qual equipei com toda mecanica da ranger diesel, spoa na traseira, calços na dianteira e pneus MUD, logo em seguida tive uma passagem mais breve ainda com um F75.
Depois disso tive um tempão sem 4x4, até em 2010 comprar um vitara 1991 carburado e automático, notoriamente fraco! fiquei um ano com ele, vendi e depois de um tempo comprei um vitara 93 coincidentemente do mesma cor, só injetado e manual, com lift de suspensão, snorkel e pneus 235/75 R15 modelo vj900.
Comprei numa quinta feira e ja combinamos para andar no domingo, pois logo na primeira volta com 4x4 ligado, arranquei em 1ª quando bati 2ª partiu o focinho do diferencial dianteiro e de quebra levou coroa e pinhão junto! Andei uns meses em 4x2, até encostar na oficina para dar um UP.
Começou um peregrinação para conseguir uma relação dianteira 8x43, pediam de R$1200,00 a 1.500,00, até que achei no mercado livre dois casais de 6x35 por 1.300,00, não tinha muita noção o quão dificil é achar essas relações hoje em dia, mas comprei pela facilidade do pagamento e porque ainda poderia vender a minha relação traseira original e baratear o custo! Ainda com sorte consegui na suzucar um focinho do samurai de ferro por 500,00. Ainda na oficina resolvi levantar a suspensão mais um pouco, foi utilizado molas de opala na traseira, calços de 3" na dianteira, calços de 3" nos amortecedores dianteiros, amortecedores de monza na traseira e calço na bandeija traseira de 3", deu um grau na viatura!

mairo
07/11/2012, 15:54
2º UP: Super drop kit

Com esta suspensão o angulo das homocinéticas ficaram muito fortes, chegando a escapar a homocinetica interna da externa um vez, pois aumentou a distancia entre o diferencial e a roda (digamos assim). Foi necessario adquirir um drop kit da RC4X4 para minimizar este angulo. Como o drop kit é de 1", não ficou legal o resultado e as homocineticas ainda ficavam com 2" de inclinação, resolvi tirar fora e aumentar o drop kit o máximo que o espaço e angulo do diferencial permitia, ficou com pouco mais de 2" o novo drop kit, deixando as homocineticas quase retas, feito isso fomos para o pau para testar o novo up e ver se as homos iriam aguentar! O novo drop kit aprovado!
Tudo isso teve uma consequencia, o cardam dianteiro entrou bem espremido no lugar, sem uma folga para trabalhar e depois de alguns dias, subindo uma barranca de ré (de fente não tinha mais graça), partiu a carcaça do diferencial dianteiro! Tira tudo fora de novo para soldar e encurtar o cardan dianteiro.

mairo
07/11/2012, 16:13
3º UP: Body lift e pneus 750x16 frontiero

Passado algum tempo fui fazer uma viagem e entupiu o pescador do óleo acendeu a luz, fazendo o motor bater, voltei abri o carter limpei tudo, oleo novo e a luz não acendeu mais, porém o motor ficou batendo forte, o bom e velho bardahl deixou que eu andasse mais uns meses. depois disso por vaidade resolvi colocar pneus maiores, vendi os meus e comprei outros a vista pelo rolo4x4, estou até hoje esperando o cara mandar os pneus, tomei um bom golpe e fiquei sem pneu, consegui com um amigo um jogo de pneus e rodas 750x16 recape frontiero (colocado ao lado de um 33" MUD tem a mesma altura, o qual não entrou no vitara mesmo com lift de 3". Devido a necessidade, foi necessário um body lift, a grana tava curta e achei caro os lift's prontos, comprei tecnil de 80mm e parafusos maiores e fiz os calços com 6cm, um pouco maior que os tradicionais de 2". Instalei o body lift e os penus entraram beleza, "bah" levantou o vitara uma barbaridade, proporcionou o mesmo vão livre de um willys com pneu 33" recape good lokos.
A consequancia foi que o motor 1.6 e ja baleado não empurrava estes pneus!

mairo
07/11/2012, 16:26
4º UP: Motor AP 1.8 aspro leve.

Quando o bolso deu uma aliviada encostei o vitara no mecanico para abrir o motor, na inocência que seria pouca coisa, que engano, tinha muita coisa para fazer e o orçamento ficou bem alto para minha condição atual, resolvi colocar um motor AP, seria mais barato, mais facil de manutenção e ficaria bem forte para empurrar os tais pneus! Comprei o kit do coelho para adaptar o motor, foi necessario esmerilhar a capa seca por dentro pois não entrava o volante e embreagem do AP, depois foi preciso rebaixar uma saliencia do eixo piloto do vitara para entrar na bucha de bronze fornecida no kit e instalada no lugar do rolamento do volante do AP, Comecei a vender as peças do motor do vitara e juntei com a grana que eu tinha, fiz um AP 1.8 a capricho, quase tudo colocado novo, feito para casar e ficar bom! Carburador 2E retificado com 2º estagio de acionamento mecanico, ignição eletronica nova, cabeçote todo feito e rebaixado um pouco para dar um gas, junta do cabeçote em aço de competição, pistões maiores, velas mais frias e ponto um pouco adiantado, só não aumentei os gicles, ainda esta 110 no 1º e 135 no 2º, pra não beber muito, pois ando no dia a dia com o vitara. No fim acho que gastei mais que fazer o motor original, mas o resultado foi excelente, fiquei muito satisfeito, mesmo sabendo que se der uma melhorada no carburador ele vai mais, o problema é que o resto do vitara não vai junto!!!!!

mairo
07/11/2012, 16:39
5º UP: Roda livre AVM e dif loc

Com o motor AP e pneu maior, uma roda livre automática deu pane, abri ela, limpei até na escova de aço rotativa, lubrifiquei novamente e refiz a chaveta da arruela que faz ela acionar, pois tava quebrada, ja comei a olhar a AVM manual pra colocar e procurando um bloqueio.
Apareceu um negocio que caiu como uma luva, tinha umas peças da injeção do vitara paradas, um colega forista tava interessado, troquei por um par de AVM manual novas (uma ja deu problema) e um Dif loc para o eixo traseiro, o bicho ta quase um mostrinho!

mairo
07/11/2012, 16:46
Considerações:

Acho importante dizer que mesmo tendo quebrado duas vezes a carcaça do diferencial dianteiro, nunca quebrei homocinetica e não é lorota!
Vou esperar e andar uns tempos assim para ver como o vitara vai se comportar, ainda quero colocar pneus maiores, um 33" por exemplo, mas tenho medo do eixo dianteiro, pensei em adaptar homocineticas de hilux, mas o resto do eixo provavelmente não vai aguentar, vou andando assim, antes de quebrar não troco mais nada, vamos ver até onde vai o vitara!
Num futuro quem sabe eixos de rural ou outros, ver o que a caixa e t-case vai apresentar, talvez venda pra comprar outra viatura, tenho vontade de ter um samurai!

Próximo passo é fazer a lata que ta um pouco judiada, a perfumaria faz parte! rsrsrsrs

as fotos e videos vou colocando conforme vou achando em casa!
estou a disposição para sugestões, criticas ou duvidas!

mairo
07/11/2012, 16:55
https://www.youtube.com/watch?v=MksGt8iSmFs&feature=related

mairo
07/11/2012, 16:59
umas fotos!!!!!!!!!!

mairo
07/11/2012, 17:04
Aqui ainda com motor original, mas pneus vj900 e ralação 6x35

https://www.youtube.com/watch?v=TZewhUrJpKM&list=UUETXO4nBdhK7NKGDul3EkHw&index=4&feature=plcp

mairo
07/11/2012, 17:16
aqui foi numa trilha dentro de uma lavoura de arroz!

https://www.youtube.com/watch?v=vZ2T-L1m05g&list=UUETXO4nBdhK7NKGDul3EkHw&index=3&feature=plcp

mairo
14/11/2012, 08:42
vamos aos resultados, no ultimo fim de semana teve trilha em pelotas, o vitara ficou no quase, quase deu na trilha e quase deu no jeep cross! a principio tenho o mesmo vão livre de um willys com pneus 33" good lokos, mas os pneus 750 não esta correspondendo, to com vontade de colocar 31" recapado! Atolei em um PC e mesmo me perdendo feio no Pc de tempo ainda este era melhor que o 4º lugar, a disputa foi para quem vinha com a trilha zerada, uma pena! No jeep cross a pista era muito irregular, enormes buracos e calombos que pareciam que ia desmanchar o vitara, quem tinha suspensão forte conseguiu acelerar mais, eu somente com freio em uma roda dianteira, puxava a viatura para um lado, além do bloqueio, prejudicando fazer as curvas, por 50 centésimos não peguei o caneco de 5º lugar, mas ficou com um amigo da nossa equipe, em boas mãos! Apesar de moer as cruzetas, fiquei bem satisfeito!

Segue o video do Pc de tempo eu e outro amigo aqui da nossa equipe que levou o 3º lugar na trilha:

https://picasaweb.google.com/114709418296702469813/VideoMairoPcDeTempo#5810465108999116882

https://picasaweb.google.com/114709418296702469813/VideoMaicoPcDeTempo#5810466053743343458

maico lapschies
15/11/2012, 09:55
ai Mairo

Não tinha visto que o vitara estava no frota...

sugestão pro nome: vitara "incapetado" , vitara demolidor, vitara bruto, vitara poÇante( onde para, fica uma poça de oleo) teria que ser um nome meio selvagem. porque esse vitara não é de ir no shopping , até pq aqui na nossa região não tem esse tal de "xopins" heheeheh

[]'s

Juliano Nitsch
15/11/2012, 20:05
Parabéns pelo Vitara Mairo... tá show.

Nao ficou muito duro com as molas de Opala na traseira ??

Até mais.

mairo
16/11/2012, 09:35
maico, realmente, não é para shopping, ele "vai pras cabeça" hehehehe

Juliano, valeu! cara elenão ta duro não, ficou até macio demais, se não fui enganado nas molas, mas meu mecanico conhece bastante e disse que as molas não é de chevette, que é do opala sim! to pensando em tirar os amortecedores de monza e colocar os de suprema, preciso urgente melhorar a suspensão para o jeep cross! inclusive to estudando uma barra anti torção para usar ligando os dois amortecedores dianteiros sob o capo, pois as rodas torcem bastante quando arranca forte (AP 1.8 com comando nervoso, cabeçote rebaixado, velas especiais, ponto adiantado, pistão maior)

mairo
22/11/2012, 12:04
depois da ultima trilha o vitara ficou parado, pois estou esperando o correio entregar as cruzetas novas, as traseiras ficaram no ferro! enquanto isso resolvi trocar o flexível de freio que havia cortado e me deparei com o diferencial dianteiro ladeado, resultado: quebrou a carcaça de novo, aquela "orelha" do lado do carona onde prende o suporte ao chassis, no mesmo lugar, ontem fizemos uma solda um pouco mais reforçada, alumínio é f... estau bolando um reforço de ferro que vai parafusado junto ao focinho de ferro e a esta orelha quebradeira pra ver se aguenta um pouco mais! fotos mais tarde

mairo
23/11/2012, 08:29
foto 1- solda no alumínio feita em casa! rsrsrs
foto 2 e 3- gabarito em acrílico do reforço pra ver se não quebra mais!

foto 4- comparativo entre willys pneu 35" goddlokos e vitara com 750x16

382131382132382133382134

mairo
26/11/2012, 11:15
Foto 1 e 2- Peça que irá reforçar o suporte do diferencial
Foto 3- Peça instalada no diferencial

vou torcer pra que dê certo, divida a resistência e não quebre mais, pois ja é a segunda vez que quebra no mesmo lugar!

mairo
21/12/2012, 12:55
A principio a solução para o diferencial dianteiro funcionou!
E agora mais uma solução alternativa para o vitara.
A suspensão dianteira entortou duas vezes, primeiro no jeep cross aqui da cidade, a torre fixa ao chassis onde vai o amortecedor dianteiro cedeu para o lado do motor, fazendo com que as rodas dianteiras ficassem deitadas a parte superior para dentro! Puxei de volta para o lugar, depois de dois meses, na confraternização de fim de ano da nossa turma, entortaram novamente!
A solução foi fazer uma barra anti torção que vai fixa na parte superior dos amortecedores dianteiros sob o capô, como é feito nos carros de arrancada para a suspensão não ceder! amanhã posto fotos! Como sempre, tudo feito na garagem de casa.
O próximo up é na parte inferior, vou fazer uma travessa como da calmini para fixar o suporte das balanças dianteiras! com o AP 1.8 preparadinho, a suspensão do vitara cede muito nas provas de jeep cross, ainda mais quando a pista é dura!

mairo
21/12/2012, 13:00
segue o único vídeo em que o vitara aparece da confraternização

Confraternização Equipe Pé no Bucho - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7xL5yvR_ssA&feature=youtu.be)

shujuebruno
21/12/2012, 17:16
Mairo parabens pelo "vitarinha" fico show, o motor original na alta acho ate forte pro jipe magina um ap fuçado!!:twisted:
Meu pai tem um vitara com 2,5'' na suspensao + 2'' na carroceria + pneu 31, as trilhas daqui sao pesadas até parecidas com a d vcs porem nao tivemos a msm'' sorte'' tua: homocinética jah foi 4 ou mais, e isso leva uma insgurança de pisa fundo msm :neutral:. Eu li q vc coloco um kit para abaixar o diferencial, é isso msm? o que vc teve que fazer no cardan? Se possivel vc coloca fotos pra gente.
Obrigado e parabens pela vtr.

mairo
26/12/2012, 08:09
O kit que to usando agora foi comprado na RC4x4, porém tive que aumentar por causa do lift de 3", mas tem esse em anexo que o pessoal faz pra corrigir o angulo das homocinéticas! No cardam não necessitou fazer nada, pelo menos o meu! realmente eu acho que tenho sorte por não quebrar homocinética, pois a carcaça ja foi 3 vezes, agora fiz um reforço, não quebrou mais!
Meu motor original tava totalmente oco, não tava empurrando os pneus 750, ia sair caro pra fazer, então fui de AP mesmo.

mairo
29/01/2013, 12:19
Pessoal, o vitara ta andando muito bem, no último fim de semana dentre 108 competidores fiquei com o 2º Lugar na trilha da barra do Ribeiro próximo a porto alegre! segue duas fotos:

Gustavo Jipeiro
31/01/2013, 21:14
falão mal de vitara mas esse dai é dificil de bater,o bicho tá nervoso di bao.
abraço

mairo
04/02/2013, 09:18
valeu gustavo! segue link de fotos e videos da trilha:

https://picasaweb.google.com/114709418296702469813/TrilhaBarraDoRibeiro

https://picasaweb.google.com/114709418296702469813/28DeJaneiroDe2013

Mairo Equipe Pé no Bucho de Cerrito 3º PC Barra do Ribeiro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=G2SAxg2qSCk)

edcmanhaes
26/02/2013, 20:38
olá meu amigo!! primeiro parabéns pelo vitara, fez boas adaptações... me tira uma dúvida, o meu vitara está com calços de 2", esta com amortecedores e molas originais, mas eu sinto que posso melhorar a suspensão traseira, o amortecedor está com alongador... quando se fala em colocar molas de opala e amortecedores de suprema, são pra substituir esses alongadores? as molas do opala são um pouco mais altas do que as originais? e os amortecedores tb são? só mais uma, pq vai trocar as do monza, elas atenderiam no lugar das do suprema? desculpa tantas perguntas, mas ficaria satisfeito em sanar essas dúvidas. Desde ja agradeço, grande abraço!

mairo
27/02/2013, 08:01
pode melhorar sim, as molas e amortecedores originais são um tanto bambas e a traseira do carro fica solta! só com amortecedores de suprema já é suficiente para firmar o rebolado do vitara!

coloca-se molas de opala para levantar o vitara sem precisar colocar calços na suspensão, e a troca de amortecedores pelo mesmo motivo!

os amortecedores de monza serve bem pra quem usa a viatura para brinquedos leves, no meu caso que a coisa ta séria, os da suprema são mais firmes, principalmente para as provas de jeep cross!

espero ter ajudado!!!!!!!!!!!!!

mairo
27/02/2013, 08:16
Foto 1 e 2- Peça que irá reforçar o suporte do diferencial
Foto 3- Peça instalada no diferencial

vou torcer pra que dê certo, divida a resistência e não quebre mais, pois ja é a segunda vez que quebra no mesmo lugar!

é pessoal depois de algum tempo, trilhas pesadas, jeep cross, motor AP empurrando pneu grande, não quebrou mais a carcaça do diferencial, a invenção apesar de feia funcionou bem, não quebrou mais!!!!!!!!!

mairo
27/02/2013, 10:35
Apesar de nunca ter quebrado nenhuma homocinética, nem semi eixo, minha suspensão dianteira não ta dando mais, ta muito ruim e não ta aguentando o tranco! quero eliminar o sistema de balanças, pivôs e aquela frescurada toda ali na frente, além de poder usar um amortecedor mais barato na dianteira tbm!

Provavelmente vem por ai um SAS com eixo de samurai, como ja uso o 3º membro de samurai, quero aproveitar o resto do miolo do meu diferencial inclusive a relação 6x35 (5,83) que é quase uma 9x53 (5,88) do dana 44, 1% de diferença! mas ainda perco para a redução do willys de 2.42:1 contra apenas 1.8:1 do vitara!

tjflorindo
13/08/2013, 10:48
Parabéns pela viatura Mairo....
Ta ai uns dos próximos upgrades... Motor AP 1.8!!
No meu diferencial dianteiro, fiz diferente. Quando fui montar o focinho de ferro do samuka, ao invés de soldar, foi feito uma abraçadeira na forja pra prender ele....estéticamente não ficou aquelas coisas, mas vamos ver se funciona!

mairo
13/08/2013, 12:38
a carcaça do meu diferencia dianteiro tem levado pau sem dó! trilha pesada, jeep cross, nunca mais incomodou!

ArthurCarneiro
10/04/2014, 12:42
Show de bola, Mairo!

Me diz uma coisa, esse bloqueio Diff Lock que vc usa eh parecido com o LockRigh??

mairo
29/05/2014, 16:30
Show de bola, Mairo!

Me diz uma coisa, esse bloqueio Diff Lock que vc usa eh parecido com o LockRigh??

é igual!!!!

mairo
29/05/2014, 16:36
mais uns videos da performance do motor AP

aqui um video do motor no fim da vida, quase ninguem passava mais! rolou um 10º lugar nessa trilha

https://www.facebook.com/photo.php?v=546617058758583&set=vb.100002308810051&type=2&theater

mairo
29/05/2014, 16:46
muito tempo sem atualizar rolou um 3º lugar na trilha e 3º lugar no jeep cross da cidade de Jaguarão/RS

nao to achando as fotos

mairo
29/05/2014, 16:58
mais um video

https://www.facebook.com/photo.php?v=556081467838742&set=vb.100003106816981&type=3&theater

mairo
29/05/2014, 17:04
prova de jeep cross!

https://www.facebook.com/photo.php?v=432796850167205&set=vb.100003106816981&type=3&theater

mairo
29/05/2014, 17:09
barrinho mais leve:

https://www.facebook.com/photo.php?v=556038084509747&set=vb.100003106816981&type=3&theater

mairo
29/05/2014, 17:12
duas fotos que gosto bastante, uma prova de jeep cross e outra de trilha

mairo
29/05/2014, 17:17
Mais um up no vitara, eixo dianteiro de samurai, mandei no torneiro aumentar 5cm de cada lado para ficar da mesma largura do vitara, semi eixos serão confeccionados em aço 4340 com tratamento quimico/termico e sob medida, homocineticas a principio original ate conseguir umas rock assault! em breve fotos!

vejam o que aconteceu com o diferencial do vitara

tuna
29/05/2014, 19:29
Cara acho que esse dianteiro aí tava com cupim, fera o suzuki!


[]'s

Juliano Nitsch
30/05/2014, 00:13
Este é o ponto "fraquíssimo" do Vitara, fora isso o jipinho é show !!

Parabéns pelo upgrade !!!

Vai usar molas helicoidais ou feixe ?

Até mais...

Augusto Schimidt
30/05/2014, 10:33
Realmente o diferencial dianteiro do Vitara é o que mais desanima, fora isso é show.

Ficar ficar muito bom Mairo, parabéns.

[]'s.

mairo
30/05/2014, 13:19
se ficar uma altura legal, vou usar as molas originais mesmo! como a gente anda só em barro, banhados e jeep cross, não necessita grande curso de suspensão!

não citei que troquei pistão e virabrequim para 2.0!

mairo
25/06/2014, 12:08
comecei a gambiarra, e é gambiarra mesmo, de adaptar eixo do samurai, desisti da ideia inicial de aumentar o eixo, iria montar original mesmo, com rock assault, mas está em falta no fabil! vai tudo original!

confesso que não é mole limpar o chassis do vitara com esmerilhadeira! kkkkkkkkk mas um lado está quase pronto!

dando uma olhada por baixo no vitara e pesquisando outros tópicos da mesma adaptação vi que os links terão que ser por dentro do chassis, assim como o triangulo, alguém tem fotos mais detalhadas, pois to achando que o link vai bater no triangulo quando a suspa fechar! queria fazer o triangulo reto, é mais fácil. aos entendidos: é obrigatório fazer o triangulo curvado?

conversando com pessoal "mais experiente aqui" sobre a bitola do material a ser usado nos suportes, disseram que não seria tão necessário usar material de grande espessura, pois o chassis é com chapa um pouco fina, então usar material semelhante a bitola do chassis ja seria o suficiente, confere? dei uma verificada na suspa traseira e os suportes são de material fino mesmo, e até hj, ta la intacto!

se for assim, aproveitaria os próprios suportes eliminados do chassis! dicas são bem vindas!

logo mais posto fotos!!!!

mairo
28/06/2014, 14:51
umas fotos da obra e do motor cheio de barro!

mairo
05/07/2014, 13:28
E delhe esmerilhadeira, vamo que vamo, o negócio não é pra guri!!!
Como a intenção é gastar o mínimo possível, estou tentando aproveitar o máximo de de peças que possuo em casa:
eu tinha uns amortecedores velhos vão se tornar as hastes dos link's, serão soldados nos tubos, os batentes de mola do vitara serão aproveitados, a chapa para fazer os berços foram compradas prontas, dei sorte e comprei por kg do ferro ja cortado! as buchas dos link's serão buchas de balança do corcel!
as buchas do triangulo serão as buchas do suporte do diferencial original do vitara (dropped kit bailou), cortei fora o olhal para soldar no triangulo, fiz isso pois além de aproveitar essas buchas, também vou tentar aproveitar os suportes do diferencial do vitara, ja cortei fora e pretendo soldar por dentro do chassis para fixar o triangulo! o pivo ganhei de um amigo, é um terminal de direção de trator! e por ai vou!

mairo
06/07/2014, 22:21
domingo a tarde rendeu pouco, graças a inexperiência, também por isso ja apareceu um probleminha, os suportes do link do lado direito não servem, pois o eixo é mais grosso neste lado, mas amanha vou tentar adapta-los a isso, senão farei outros! hoje somente centralizamos o eixo, nivelamos e fixamos os suportes das molas!

mairo
15/07/2014, 12:49
faltando apenas o triangulo! esse tive que terceirizar! hehehehehe meu mecânico não se garantiu, acho que vou demiti-lo!
até fim da semana ta pronto!

mairo
15/07/2014, 19:05
mais umas fotos do andamento! mas tche, o negócio não é pra guri!!!!!!!
vamo ve o que vai dar!!! se ficar muito ruim, desmanchamos e fizemos de novo!!!

PS: não deixem o fabil ver isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

mairo
15/07/2014, 19:10
ferramentinha importantíssima para acertar o angulo do munhão, sem ela pode condenar a dirigibilidade!!!

em pesquisa achei que original é -3º mas um mecanico experiente me falou que monta com -5º, pelo sim, pelo não, coloquei -4º

Marcelo Oyarzábal
16/07/2014, 20:31
Mairo, to indo transferido pra Pelotas ou Arroio Grande. Começo a viagem daqui uns 25 dias, vou descer de Kindim.
Se tiver alguma trilha ou brincadeira pela regiao me avisa.

Um abraço.

Loiro
16/07/2014, 21:48
Mairo, to indo transferido pra Pelotas ou Arroio Grande. Começo a viagem daqui uns 25 dias, vou descer de Kindim.
Se tiver alguma trilha ou brincadeira pela regiao me avisa.

Um abraço.

Pode vir que daqui uns meses tem Trilha em Cerrito! Apronta logo essa merenda Mairo! A briga de AP e 6cc tá feia!
[]'s

Marcelo Oyarzábal
16/07/2014, 22:27
Pode vir que daqui uns meses tem Trilha em Cerrito! Apronta logo essa merenda Mairo! A briga de AP e 6cc tá feia!
[]'s

Loiro, ta sabendo se os pneus 35 tao com preço bom no Uruguai?
To com 33, minha relacao ja ta reduzida até de mais, vou precisar de 35.

Juliano Nitsch
16/07/2014, 23:14
Concordo com seu mecânico, 5 graus ou mais...

De qualquer forma seria interessante vc fazer as barras inferiores com regulagem. Pois futuramente se quiser levantar mais o Vitara, vai ter recurso para acertar o caster.

Ate mais.

mairo
17/07/2014, 12:25
Mairo, to indo transferido pra Pelotas ou Arroio Grande. Começo a viagem daqui uns 25 dias, vou descer de Kindim.
Se tiver alguma trilha ou brincadeira pela regiao me avisa.

Um abraço.

que legal! mais jipeiro na região!

- em setembro tem trilha na cidade de jaguarão (45km de Arroio Grande) muito boa!
- em outubro tem nossa trilha aqui em cerrito, pontuada (60 km de arroio grande e pelotas)
- outubro tbm tem a travessia internacional de chui! muito bom passeio (deve de dar uns 200km de pelotas)
- por novembro deve sair um passeio noturno em rio grande, o melhor que ja fui, da turma do esmeril ai do "loiro" hehehe (50km de pelotas)
- e brinquedo toda hora sai por aqui!

em Arroio Grande não tenho notícias de nenhum jipeiro, ja em pelotas a turma é bem grande, muito amigos da nossa turma aqui! vamos mantendo contado por aqui ou face book!

abração e seja bem vindo!

mairo
17/07/2014, 12:30
Pode vir que daqui uns meses tem Trilha em Cerrito! Apronta logo essa merenda Mairo! A briga de AP e 6cc tá feia!
[]'s

essa briga AP X 6CC ta igual a rivalidade de Brasil x Argentina!!!! logo logo o vitara ja vai rodar!!!!

mairo
17/07/2014, 12:39
Concordo com seu mecânico, 5 graus ou mais...

De qualquer forma seria interessante vc fazer as barras inferiores com regulagem. Pois futuramente se quiser levantar mais o Vitara, vai ter recurso para acertar o caster.

Ate mais.

pois é juliano, fiquei na dúvida! agora que ja está praticamente finalizado, só faltando fixar o triangulo (hoje) vou testar assim!! só vou desmontar se ficar ruim!
quanto a altura, ja estava levando em 7cm (quase 3") e mesmo assim a frente vai ficar bem mais alta que a traseira, vou ter que alterar a suspensão traseira tbm, então acredito que a altura está no máximo, como gosto de provas de jeep cross, muito alto fica perigoso!!!!

agora pra alterar o caster vai dar um certo trabalho, pois teria que soltar o suporte das molas no eixo! nos link's é só colocar uma bucha maior que ele vem mais pra frente e o triangulo ainda fora!!!!

mairo
17/07/2014, 19:14
o triangulo ficou pronto! agora sem tempo para instalar!!!!!!

mairo
11/08/2014, 09:15
Consegui largar a dianteira do vitara pro chão, se fosse ficar assim estaria faltando confeccionar e instalar a barra que va do setor de direção até a outra barra de roda a roda, falta instalar os alargadores de roda de 5cm, ja ta aqui faltando comprar as porcas!

puxei o diferencial um pouco para frente pois raspava na parte de traz dos paralamas, só que depois de montado ficou muito pra frente, achei esteticamente muito ruim, vou refazer a suspensão traseira e depois volta na dianteira!

também achei demais os -4º de ângulo do cáster, é claro que a suspensão traseira está mais baixa, aumentando um pouco o ângulo, na foto 3 da pra notar que a roda (lado do motorista) está um pouco aberta (não regulei a geometria) mas "deitada" por causa do cáster!

mairo
04/09/2014, 20:37
finalmente suspa traseira pronta, agora acertar cardans, adaptar radiador novo e sair pra um teste pra ver o que vai saltar fora!
depois posto umas fotos das gambiarras na traseira!
Lembrando que vou usar amortecedores comuns, não é uma suspensão de grande curso, objetivo ganhar altura!

tjflorindo
05/09/2014, 10:32
Parabéns pelo serviço Mairo!

Tenho o mesmo problema aqui, plano e trilhas de barro e lama, preciso ganhar mais altura!
Acompanhando o tópico pra ver o resultado!

mairo
13/09/2014, 18:04
Primeiro teste hoje!
suspensão traseira com amortecedor da suprema ficou com um curso além do esperado, gostei!!!!
suspensão dianteira até que abriu bem, mas não fechou!! vou fazer alguns testes, desconfio que o pivô deu fim de curso ou a mola original do vitara não ta fechando!

Marcelo Oyarzábal
04/10/2014, 14:31
Já teve marcação da trilha de vocês?
Já estou em Arroio Grande.

mairo
04/10/2014, 16:34
opa, fizemos a primeira marcação domingo passado! muito bom o lugar! só barro, uma unica passada com agua, mas pouca!!!
agora vamos la um fim de semana antes da trilha só para colocar as bandeiras!
se vc tem facebook me adiciona (Mairo Garcia)

Fabil
05/10/2014, 07:44
Fala Mairo!!! cara, nao tinha visto seu topico, só hj que percebi ele aqui...

A traseira tá arreganhando bem! :palmas:

O triangulo dianteiro continua do jeito que vc postou nas fotos atras? Se tiver dê um jeito de treliçar o arco pq creio que nao vai aguentar o tranco nao...

mairo
05/10/2014, 13:04
Fabil, na frente não sei o que aconteceu, se foi o pivo que deu fim de curso ou as molas originais do vitara que não fecha!!!
o triangulo é o mesmo!
como vc acha que devo fazer a treliça, reto mesmo um tubo de fora a fora proximo as buchas? ou em X, ou aumento o tubo onde vai i pivo pra ligar com outro atravessado? não sei como fazer!

Marcelo Oyarzábal
08/10/2014, 12:03
opa, fizemos a primeira marcação domingo passado! muito bom o lugar! só barro, uma unica passada com agua, mas pouca!!!
agora vamos la um fim de semana antes da trilha só para colocar as bandeiras!
se vc tem facebook me adiciona (Mairo Garcia)

Mairo, não tem facebook, me manda seu cel por MP que te ligo, quero ir olhar.
Preciso de 04 rodas de ferro aro 16, tanto faz a furação, vou mudar os furos. Se souber me avisa.

Um abraço.

ArthurCarneiro
08/10/2014, 15:46
Fabil, na frente não sei o que aconteceu, se foi o pivo que deu fim de curso ou as molas originais do vitara que não fecha!!!
o triangulo é o mesmo!
como vc acha que devo fazer a treliça, reto mesmo um tubo de fora a fora proximo as buchas? ou em X, ou aumento o tubo onde vai i pivo pra ligar com outro atravessado? não sei como fazer!

Mairo, uso molas de Opala 6cc na frente do meu vitara! São bem longas e gostei da rigidez, tem testar um par delas tbm!

mairo
08/10/2014, 18:56
opa, valeu arthur! essas são mais duras que do vitara? pois achei que as molas do vitara ficou fachando pouco, talvez uma mais fina resolveria! abraço

mairo
18/12/2014, 10:34
mais um videozinho - confraternização de fim ano - trilha noturna

https://www.facebook.com/video.php?v=870806909617559&set=vb.100000647739831&type=3&theater

mairo
19/01/2015, 08:43
Umas peripécias de domingo, dessa vez não deu pra passar, areia muito solta embaixo d'agua

mairo
19/01/2015, 09:22
video

https://www.facebook.com/video.php?v=733301153450105

mairo
19/01/2015, 09:24
https://www.facebook.com/video.php?v=733485156765038

mairo
19/01/2015, 09:25
https://www.facebook.com/video.php?v=733474080099479

mairo
16/02/2015, 20:11
UP... pneu 33" na viatura, vamo ve quantos dias vai aguentar!

Marcelo Oyarzábal
16/02/2015, 21:21
Mairo, muito bonito seu Vitara, não esquece de me convidar quando tiver uma brincadeira.
Passei aí na sua cidade ontem, quebrei o Troller as 21hrs no trevo que liga na BR Pelotas - Pinheiro Machado.

tjflorindo
17/02/2015, 00:17
Mairo, ta top a viatura!! É impressão minha ou a dianteira está mais alta que a traseira? Ta usando a reduzida original? Abs

mairo
17/02/2015, 15:06
MARCELO, obrigado, to tentando ajeitar o treco! tem trilha pontuada na virada do mes em capao do leao 6, 7 e 8 de março! turma muito boa! sexta a noite tem churrasco na recepão, sabado a trilha e domingo pela manha jeep cross! vem que é bom!

TIAGO, tudo original, só coloquei eixo do samurai! eu consegui uma reduzida de willys que o cara fez pra usar descasada da caixa, então se quebrar colocarei ela com cambio do chevette!
Ta mais baixo sim, quando montei tava sem o estepe, deixei até mais alto atrás, ai quando coloquei o estepe na tampa traseira baixou!

Marcelo Oyarzábal
17/02/2015, 15:34
MARCELO, obrigado, to tentando ajeitar o treco! tem trilha pontuada na virada do mes em capao do leao 6, 7 e 8 de março! turma muito boa! sexta a noite tem churrasco na recepão, sabado a trilha e domingo pela manha jeep cross! vem que é bom!

TIAGO, tudo original, só coloquei eixo do samurai! eu consegui uma reduzida de willys que o cara fez pra usar descasada da caixa, então se quebrar colocarei ela com cambio do chevette!
Ta mais baixo sim, quando montei tava sem o estepe, deixei até mais alto atrás, ai quando coloquei o estepe na tampa traseira baixou!

Mairo, vou tentar ir nessa de Capão do Leão, mas nessa época é início da colheita em Arroio Grande e ficamos com a loja aberta nos finais de semana.
Obs. Tenho 4 rodas de liga leve furação 114,3 de 5 furos com pneus 33 bf mud all terrais (Ideal para recape) se souber de alguem que queira faço qualquer brique.

mairo
18/02/2015, 12:33
ok, vou oferecer pro pessoal aqui!!!

mairo
08/03/2015, 20:14
Mais uma trilhazinha, os diferencias se comportaram bem nesse primeiro teste, sem dó, usei tudo que o acelerador oferecia!
tanto no barro quanto no seco, pois infelizmente precisei desvirar um willys e troller (troller tava puxando o willys) que tombaram na volta, devido ao peso do troller, o vitara patinou bastante no seco para desvirar, por enquanto as homo nao se queixaram!
o pneu MUD é muito ruim no barro, acho que vou desistir e voltar para os recapados!

segue um video da trilha

https://www.facebook.com/video.php?v=760662260713994

mairo
12/03/2015, 12:30
mais um video da mesma trilha

https://www.facebook.com/video.php?v=762407003872853&pnref=story

mairo
18/03/2015, 09:04
muito show a foto que o colega fez na ultima trilha!

mairo
28/06/2015, 14:08
Mais um troféuzinho pro vitara!
arrozinho com feijão também funciona!

mairo
30/06/2015, 11:54
fotos da ultima trilha

shujuebruno
30/06/2015, 13:48
Fala Mairo.
Cara teu vitara ficou um show mesmo hein, Parabéns. Combina muito mais com o vitarinha o eixo de samurai do que os da rural, parece uma adaptaçao original kk da a impressão que fica mais agil do que os eixos willys e da pra acelerar sem medo agora né, Show.
Minha duvida é se você conseguiu acertar bem a DIREÇÃO e a SUSPENSÃO dele, claro ta bem mais alto, mas se ainda tem a dirigibilidade de um vitara na estrada ou estrada de chão.
No mais parabéns de novo, continue postando.
vlw

mairo
30/06/2015, 20:50
Valeu cara! montei o eixo dianteiro com angulo do caster em -5º, ainda coloquei amortecedor de direção, na minha opinião a dirigibilidade é boa, ando bem tranquilo em deslocamentos de terra e ja fiz viajem de 110 km de asfalto numa boa! dois testes bem simples pra saber se a direção está legal são: ao fazer uma curva ou dobrar uma esquina, a direção tem que voltar sozinha ao centro! o outro é puxando no towbar, tem que "obedecer" naturalmente. isso ele faz!

quanto ao eixo de samurai, acho bem mais leve que de rural, ajuda no desempenho, sem contar que com pneus menores temos o mesmo vão livre de um dana 44, além de diminuir despesas na adaptação! acho que é isso!!!!

mairo
01/07/2015, 12:41
apareceu um video

https://www.facebook.com/nataniel.oliveira.75/videos/718355911619529/?pnref=story

mairo
26/08/2015, 09:52
E a viatura segue firme e forte, só anda, não tem apresentado problemas, com desempenho satisfatório, uma preparada feijão com arroz que me agradou!
segue fotos da marcação da 5ª trilha de Cerrito/RS

mairo
26/08/2015, 10:02
Video da marcação

https://www.facebook.com/100003106816981/videos/vb.100003106816981/854644744649078/?type=3

https://www.facebook.com/100003106816981/videos/vb.100003106816981/854679244645628/?type=3

Punch
27/08/2015, 12:25
510487

E aí Mairo! baita Vitara o seu, penso nesse upgrade para meu GV, bom saber que fica bom!

Tenho tow-bar também, mas uso muito pouco, por receio de puxar com carro baixo. Vi nessa foto que o seu carro é bem mais baixo que o meu, você nunca teve problemas? Meu medo é andar com ela muito em angulo assim. Já levou algum susto, usa bastante?

Abraços!

mairo
27/08/2015, 12:45
No carro uso mais em trajetos curtos e com muita cautela, justamente por causa do angulo, pois levei um pequeno susto, o vitara empurrou o carro, quase deu um "L" mas foi na terra, em asfalto até agora tranquilo!

Mas to providenciando um suporte mais longo para towbar para diminuir o angulo!

tem um amigo que puxava um willys em longas distancias com muita cautela em um gol bola sem nenhum problema!

Punch
27/08/2015, 13:06
Pois é, também já passei por susto parecido! Até ter um carro mais alto e pesado só vou usar pra trechos bem curtos mesmo.

Valeu, abraços!

Andre Marks
07/09/2015, 22:05
Olá Mairo! Tenho um Vitara 92 original manual pneu vj910 carburado e gostaria de reduzir mais ele... O q você me diz:
1- caixa de chevete apenas reduz?
Precisaria de flange, dá certo?
2- xcrawler fica bom?
Ou outra alternativa mais barata

mairo
08/09/2015, 12:47
e recomendaria a x- crawler 3.2, porque trocar a caixa vai ser a maior função, mandar fazer flange e tal, custo alto e o resultado talvez seja como trocar 6 por meia duzia!

acho que não tem outra alternativa, eu dei muita sorte em encontrar um par de relação 6x35, não se encontra mais! e se quebrar to lascado!

Supercharger
08/09/2015, 22:39
Mairo, apenas curiosidade minha, se os trajetos são curtos e há este risco, porque rebocar? Se o Vitara está fino, porque não vai rodando para a trilha com ele?

mairo
09/09/2015, 09:19
Cara, trilha é trilha, por mais acertado que esteja a viatura pode acontecer algo, uma quebra e tal, trajeto curto me refiro entre 60 e 100km, em caso de quebra o carro garante de não ficar a pé na volta pra casa!

Exemplo: fui numa trilha noturna a poucos km daqui, rodando, e o vitara ficou submerso na agua, molhou o distribuidor, tirei pra secar e perdi o carvão da tampa do distribuidor, não tinha levado o cambão, voltei rebocado por uma cinta, imagina os loco "mamado" te rebocando!!!!!!!

Andre Marks
09/09/2015, 12:46
Mairo tem algum problema colocar a x3.2 no meu que tem corrente na sobrecaixa ou vou ter q trocar por uma sobrecaixa com engrenagens como fazem no samurai e em relação a C&P e fucinho minha é de alumínio ainda, neste caso forçaria bem mais né ! Obrigado pelas ajuda... To querendo deixar o bicho mais esperto nas trilhas daqui e do Tuia

mairo
09/09/2015, 12:47
o focinho teria que ser a primeira coisa, a x 3.2 é feita para o vitara, nao precisa trocar!

Andre Marks
09/09/2015, 12:52
Valeu amigo! Vou ver se encontro essa x3.2 e o fucinho! Se souber me de um toque...abraços

Neto10
10/09/2015, 12:03
Bom dia pessoal,

poh muito bom saber que tem um grupo dos vitaras aki. comprei o meu a pouco tem. todo original e com pouca trilha. Na verdade o dono só fazia passeio ( meu tio me vendeu e tem ciume do carro até hj rsss).
Tenho algumas dúvidas sobre vitara.

- tem limite de velpra rodar na reduzida? se sim, quanto e aconselhável?
- quero suspender mais ele, o vcs sugerem fzer?

moro no maranhão e tem muita coisa boa pra conhecer nesse vitara por estas bandas.

SOS amigos

abraço!

Neto10
10/09/2015, 12:18
outra coisa pessoal... quem tem um cabeçote do vitara canvas 1.6 16val pra vender? um amigo meu ta atrás!

mairo
11/09/2015, 11:17
cara, a receita pra levantar a viatura é o kit de calço de 2" na suspensão e o kit de calço de 2" na carroceria, se quiser ser um pouco mais radical, 3" na carroceria!

limite de velocidade não sei não, nas provas de jeep cross ou nas trilhas que tem PC de tempo, dou tudo o que o motor alcança, ainda não tive problemas, mas são trajetos bem curtos, o resto da trilha mais de boa!

peças tenta em: www.tracado4x4.com.br

Neto10
14/09/2015, 11:03
na hora Mairo!

tinham me falado aki em colocar calços na dianteira de 2" e molas de chevete na traseira ( diz que dá certinho na altura) e trocar os amortecedores por amort de vectra. tem fundamento?

esses calços são faceis de encontrar?

obrigado pela ajuda!
Neto

mairo
15/09/2015, 11:37
meu vitara usava calço de 2" na frente e molas do opala atrás, amortecedor da suprema!

os kits com calços encontra fácil, alternativa4x4, suzucar, rc4x4, tecnotrilha, etc, etc!

eu mandei fazer em tecnil os calços das molas dianteiras e os calços para amortecedores dianteiros, pois na traseira trocou tudo, saiu mais em conta!

zycki
27/03/2016, 23:57
Boa noite Mairo! Vi em alguns posts atras que fizeste um reforço do diferencial dianteiro e tbm confeccionaste uma peça especial para apoia-lo. Poderia me explicar um pouco mais sobre isso? Eu adquiri recentemente um vitara e está com o focinho de aluminio.
Tbm vi que trocaste o eixo por um rígido. Poderia me dizer quanto gastou nisso? Encontrei eixo dianteiro de willys por 2250. Como o focinho novo está uns 1100, começo a pensar se não vale a pena partir já para uma troca de eixo se a diferença do investimento não ser muuuitooo absurda.

Supercharger
28/03/2016, 20:28
Zycki, eu tenho um focinho por 1k. Semana passada estive em POA, rolava até frete grátis, rsrs.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/155025-vendo-focinho-3rd-member-do-suzuki-samurai-95-feixe-de-mola-1.html#post2356067

mairo
14/08/2017, 10:19
bom dia, estive muito tempo afastado, desculpa nao ter visto antes, o diferencial de alumínio é uma merda, o reforço ajudou por um tempo, mas em usso pesado acabou quebrando tbm! na época um eixo de samurai me custou em torno de 1500 reais, gastei uns 300 em metal e buchas, muita coisa aproveitei da suspensao antiga, e com ajuda de um amigo, adaptamos em casa! foi a melhor coisa, muito pau, sem quebras, andei com pneus 33 mud sem problemas!!
vale a pena por eixo do samurai, eixo de willys nao da certo!!!

mairo
14/08/2017, 10:47
depois de muito tempo afastado, esbarrei aqui de novo por conta de ter comprado uma tracker 2008!
vitara segue só alegria, uso intenso, apenas quebras no motor AP!

Mairo Garcia - Tirando as 4 rodas do chao
volta que rendeu... (https://www.facebook.com/100003106816981/videos/vb.100003106816981/949328351847383/?type=3)

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mairo
14/08/2017, 10:51
filho novo!!!!!
551166551167