Ver Versão Completa : XJ acelerando quando passa de D para N
Prezados,
Já li várias vezes os vários tópicos sobre o problema acima e em quase todos, o informado é problema no sensor TPS ou limpeza de TBI, porém no caso da minha XJ, foi limpo o Tbi e nada é logado no scanner, ou seja, não aparece nenhum erro de qualquer sensor.
Alguém já passou por isso e trocou algum sensor e resolveu ? ou terei que ficar na tentativa e erro, se sim, qual dos sensores deveria comprar primeiro ? Tps ? Sensor de Oxigêcnio ? etc…..
Apenas para esclarecer: Minha XJ é 1998/1998 4.0 e sem GNV, o comportamento são estes:
Ao passar de D para N o carro fica acelerado até uns 1100 rpm, as vezes oscila entre 900 e 1100.
As vezes ao ligar o carro pela primeira vez ao dia, ele entra acelerado e cai para os 900.
Hj ao chegar ao Meca para passar o scanner, quando eu estava em D com o pé no freio ele oscilava muito e parecia dar um pulos para frente como se estivesse engatando o D naquele momento, só que isso é intermitente, estou percebendo que quando começa a acontecer este comportamento ele fica por mais tempo.
Já usei todos os tipos de gasolina e o comportamento é o mesmo, meus fluidos estão todos OK, tudo em dia com óleo, filtros, velas, cabos, limpeza de bico e etc….
Alguma sugestão ???
Abs,
Villaça
MARCELOLUCHESI
07/11/2012, 16:03
Prezados,
Já li várias vezes os vários tópicos sobre o problema acima e em quase todos, o informado é problema no sensor TPS ou limpeza de TBI, porém no caso da minha XJ, foi limpo o Tbi e nada é logado no scanner, ou seja, não aparece nenhum erro de qualquer sensor.
Alguém já passou por isso e trocou algum sensor e resolveu ? ou terei que ficar na tentativa e erro, se sim, qual dos sensores deveria comprar primeiro ? Tps ? Sensor de Oxigêcnio ? etc…..
Apenas para esclarecer: Minha XJ é 1998/1998 4.0 (tel:1998/1998 4.0) e sem GNV, o comportamento são estes:
Ao passar de D para N o carro fica acelerado até uns 1100 rpm, as vezes oscila entre 900 e 1100.
As vezes ao ligar o carro pela primeira vez ao dia, ele entra acelerado e cai para os 900.
Hj ao chegar ao Meca para passar o scanner, quando eu estava em D com o pé no freio ele oscilava muito e parecia dar um pulos para frente como se estivesse engatando o D naquele momento, só que isso é intermitente, estou percebendo que quando começa a acontecer este comportamento ele fica por mais tempo.
Já usei todos os tipos de gasolina e o comportamento é o mesmo, meus fluidos estão todos OK, tudo em dia com óleo, filtros, velas, cabos, limpeza de bico e etc….
Alguma sugestão ???
Abs,
Villaça
Limpeza do TBI (corpo de borboleta)
se não resolver substituiçao sensor/atuador da marcha lenta.
Limpeza do TBI (corpo de borboleta)
se não resolver substituiçao sensor/atuador da marcha lenta.
Marcelo,
Limpeza do Tbi já foi feita, está OK. Sensor não troquei nenhum, segundo o meca estes sintomas estão mais para o sensor da sonda lambda, mas esse é o problema, nada é detectado no scanner, se fosse problema não deveria ser detectado no scanner ???
Abs,
Villaça
Somente com o DRB3 é possível fazer um diagnostico nesses carros os outros scanner genéricos somente leem quando tem gravado algum erro no PCM o que não é o caso.
Troca as 2 sondas de oxigênio (lambidas) pois ocorria comigo o mesmo problema.
abs
Marcelo,
Limpeza do Tbi já foi feita, está OK. Sensor não troquei nenhum, segundo o meca estes sintomas estão mais para o sensor da sonda lambda, mas esse é o problema, nada é detectado no scanner, se fosse problema não deveria ser detectado no scanner ???
Abs,
Villaça
Somente com o DRB3 é possível fazer um diagnostico nesses carros os outros scanner genéricos somente leem quando tem gravado algum erro no PCM o que não é o caso.
abs
Amigo,
Acho que o scanner é este mesmo o DRB3, e nada é detectado, pelos sintomas a sonda de oxigênio é a primeira suspeita do meca.
Abs
abs
2 ??? quais são ? entrei no site da Rockauto e vi um com rabicho , é isso ? existem vários fabricantes, sabe qual o original ? Bosch ? Delphi ? Acdelco ?
abs,
Villaça
2 ??? quais são ? entrei no site da Rockauto e vi um com rabicho , é isso ? existem vários fabricantes, sabe qual o original ? Bosch ? Delphi ? Acdelco ?
abs,
Villaça
Sim um antes do catalizador e outro apos o catalizador.
Procure por
UPSTREAM /
Downstream.
Compre Bosch o original é MOPAR.
Prezados,
Em outro post li que este problema pode ser a sonda lambda, mesmo nada sendo logado no scanner, no post informa para substituir o fusível numero 11 de 15 Amp do cofre do motor.
Neste final de semana olhei o tal fusível de 15 A , aliás olhei todos os que existem de 15 A e aparentemente nenhum danificado, penso que danificado é estar partido. O que reparei é que os contatos dos fusíveis(todos) estavam "sujos".
Pergunto: Esta sujeira pode impedir funcionamento do fusível ? o fusível não estando partido, próximo passo seria a troca da sonda lambda ???
Alguma dica ?
Abs,
Villaça
Fala Villaca,
Não sei se ainda está em tempo, mas acabo de resolver um problema idêntico na minha XJ 98. Troquei o TPS (throttle position sensor) e resetei a memória adaptativa do PCM, sequiser mais detalhes dá uma olhada no tópico "oficina online".
Abraço
andretomasi
10/12/2012, 02:50
Villaça, pode ser o TPS, pode ser as sondas, pode ser o IAC (sensor da lenta).. Se limpou a TBI, limpou o IAC também?
O scanner que teu mecânico usa dever ser um comum OBD2, e não o DRBIII da Chrysler, pouca gente tem esse pois custa uma nota. Com o DRBIII, mesmo sem detectar problemas, dá pra acompanhar nele as leituras que o módulo recebe dos sensores, e ver o que está fora do "normal".
[ ]'s
Prezados,
Em outro post li que este problema pode ser a sonda lambda, mesmo nada sendo logado no scanner, no post informa para substituir o fusível numero 11 de 15 Amp do cofre do motor.
Villaça
Não é porque não acusa ERRO que os sensores estão funcionando perfeitamente, existe uma faixa de funcionamento que o sensor trabalha, imagine que um sensor trabalha em "0 a 10" essa é a faixa esperada pela central, dentro desse parâmetro não existe erro, então suponhamos que um sensor em perfeitas condições de funcionamento trabalha entre "4 e 5", agora um sensor defeituoso pode medir 9 a 10, ou seja mesmo sendo dentro da faixa de trabalho a medida esta errada e por isso a central de injeção vai trabalhar com dados errados e gerando vários tipos de problemas.
abs
André,
Levo minha XJ no Gustavo da L&S aqui em São cristóvão RJ. Segundo o relato de amigos aq do fórum e de um amigo do trabalho, o Gustavo é o papa em Jeep. A limpeza do Tbi foi feita por ele e ele acha q pode ser a sonda lambda.
Acho q o scanner dele deve ser o DRBIII sim, não tenho certeza.
Abs,
Villaça
andretomasi
10/12/2012, 21:05
Fala Villaça, pensei que era alguma outra oficina, o da LS deve ser o DRBIII sim. Pede pra ele acompanhar pelo scanner as leituras da sonda e dos outros sensores, antes de trocar qualquer coisa. Não custa verificar o IAC também.
[ ]'s
André,
Esse é o problema, nada é acusado no scanner. Neste final de semana vou verificar o IAC, pelo que li aqui no fórum não é nada complicado a retirada e limpeza. Posto o resultado.
Abs,
Villaça
andretomasi
12/12/2012, 13:47
Villaça, acho que não expliquei direito, não é pra ver se acusa algum erro no scanner; mesmo se ele não encontrar problemas, nenhum erro ou etc, você pode observar no scanner os valores que cada sensor está enviando, com o motor funcionando, e comparar com o valor ideal que deveria estar marcando. Nem sempre o scanner vai acusar aquilo como um problema, por exemplo se o sensor estiver funcionando mas marcando um pouco fora do normal.
O IAC é fácil de limpar, dá pra fazer em meia hora o serviço.
[ ]'s
André, agora entendi o que disse. Obrigado. Abs
André, agora entendi o que disse. Obrigado. Abs
Só pra acompanhar, estou com o msm problema.
[ ]
CZ
Galera,
Boas novas, neste findi consegui resolver este problema, seguindo a dica dos amigos que postaram aq:
1-Dei uma verificada geral nas mangueiras e juntas procurando este vazamento de vácuo e nada encontrei.
2 - Com o motor desligado, joguei um descarbonizante spray pelo duto do IAC e no TBI (para tb limpar a borboleta). Joguei tb com o motor ligado.
3 - Após isso, como tive q trocar os bornes da bateria que estavam já sem aperto, deixei a mesma sem os cabos por mais de 1 hora, após ligar o carro a XJ voltou a se comportar como antes, ou seja , um relógio suíço, perfeito.
Obrigado aos amigos pelas preciosas dicas.
Abs,
Villaça