PDA

Ver Versão Completa : polias, esticador e correa



Andarilho 4x4
07/11/2012, 09:23
Bom dia Colegas!

Estou trocando as polias, esticador (tensor) e correia de minha Xterra 2006.

Gostaria de saber de vcs se realmente é necessário trocar o conjunto inteiro, ou apenas uma parte?

O Meca disse que tem que trocar o conjunto com peças originais, com exceção da polia intermediária que pode ser da marca NITRON ou similar (segunda linha).

O que vcs me dizem?

Aguardo retorno.

Andarilho 4x4

Andarilho 4x4
08/11/2012, 08:02
Bom dia, colegas!

NISSAN XTERRA - 2005/2006 - eletronica - 4x4 - diesel
KM 125.000

Desculpem-me postar de novo, mas que é uma urgencia!

Necessito fazer uma viajem longa e o MECA disse que tenho que trocar a polia, tensor e correia, pois, estão fazendo barulho e apresenta uma folga razoável.
Como preciso do carro para o dia-a-dia, não tem como pedir ao MECA para demonstar tudo e levar na loja uma amostra, preciso sim, é da INFORMAÇÃO da NUMERAÇÃO ou código sobre essas peças.

Fui as lojas e os vendedores estão pedindo a numeração ou código das polias, tensor e correia para vender.
E não sei onde conseguir esses dados, ALGUEM SABE???
Olhei no manual e não achei nada.

Tenho como comprar as peças por um preço bom, direto do fornecedor, mas preciso informar o numero das polias, tensor e da correia.

Polia do Alternador
Polia Intermediária
Tensor
Correia do Alternador

Por gentileza, se alguem pode ajudar, agradeço, tenho urgencia em consertar a viatura, estou com viagem com data marcada.

Desde já, meus agradecimentos.

Se o ZYKAO ler este post, favor dar uma força... grato.

Abraço,

Andarilho 4x4

Glaicon
09/11/2012, 07:07
Bom dia Colegas!

Estou trocando as polias, esticador (tensor) e correia de minha Xterra 2006.

Gostaria de saber de vcs se realmente é necessário trocar o conjunto inteiro, ou apenas uma parte?

O Meca disse que tem que trocar o conjunto com peças originais, com exceção da polia intermediária que pode ser da marca NITRON ou similar (segunda linha).

O que vcs me dizem?

Aguardo retorno.

Andarilho 4x4
Essas peças devem ser trocadas em conjunto, sob pena da polia tensora perder força e afrouxar a correia.
Como eles servem para rodar 100.000 Km's, sugiro colocar originais.
Vá na concessionária.
Eles tiram as peças pelo número do chassis, pois variam de ano a ano.
P.S. O maior erro é fazer trocas e consertos importantes exatamente na véspera de viagens, pois nem terás tempo para eventual retorno ao mecânico para ajustes.
Ficarás sujeito à quebras no meio do nada e, mecânicos desconhecidos; além, é claro, de falta de peças.
Pondere sobre isso.:concordo:

ZYKAO
09/11/2012, 08:05
Bom dia, colegas!

NISSAN XTERRA - 2005/2006 - eletronica - 4x4 - diesel
KM 125.000

Desculpem-me postar de novo, mas que é uma urgencia!

Necessito fazer uma viajem longa e o MECA disse que tenho que trocar a polia, tensor e correia, pois, estão fazendo barulho e apresenta uma folga razoável.
Como preciso do carro para o dia-a-dia, não tem como pedir ao MECA para demonstar tudo e levar na loja uma amostra, preciso sim, é da INFORMAÇÃO da NUMERAÇÃO ou código sobre essas peças.

Fui as lojas e os vendedores estão pedindo a numeração ou código das polias, tensor e correia para vender.
E não sei onde conseguir esses dados, ALGUEM SABE???
Olhei no manual e não achei nada.

Tenho como comprar as peças por um preço bom, direto do fornecedor, mas preciso informar o numero das polias, tensor e da correia.

Polia do Alternador
Polia Intermediária
Tensor
Correia do Alternador

Por gentileza, se alguem pode ajudar, agradeço, tenho urgencia em consertar a viatura, estou com viagem com data marcada.

Desde já, meus agradecimentos.

Se o ZYKAO ler este post, favor dar uma força... grato.

Abraço,

Andarilho 4x4

Andarilho, esse tipo de peca na concessionaria é muito caro.

Voce esta em Campos dos Goyatacazes no RJ?, se estiver vá no distribuidor de pecas da MWM que ele terá tudo isso:

Empresa: Terramar Motores Peças e Implementos Agrícolas Ltda.
E-mail: terramar00@terra.com.br
Endereço: Av. 15 de Novembro, 251
Bairro: Centro
Telefone: (22) 2723-1674
Opções de atuação: Distribuidor de Peças Genuínas

voce esta no grupo do Facebook?

abs

EduRS
09/11/2012, 08:39
Essas peças devem ser trocadas em conjunto, sob pena da polia tensora perder força e afrouxar a correia.
Como eles servem para rodar 100.000 Km's, sugiro colocar originais.
Vá na concessionária.
Eles tiram as peças pelo número do chassis, pois variam de ano a ano.
P.S. O maior erro é fazer trocas e consertos importantes exatamente na véspera de viagens, pois nem terás tempo para eventual retorno ao mecânico para ajustes.
Ficarás sujeito à quebras no meio do nada e, mecânicos desconhecidos; além, é claro, de falta de peças.
Pondere sobre isso.:concordo:

Eu vou fazer o seguinte, pois também vou fazer esta manutenção em breve:

-Vá a concessionária, faça um orçamento, aí no orçamento vai estar discriminado os códigos das peças e provavelmente também a marca de cada peça.
-Com os códigos em mãos pode procurar que até na "padaria" tem peças pra MWM, de preferencia as peças da mesma marca indicadas pela Nissan.

abraço.

Glaicon
10/11/2012, 08:57
Eu vou fazer o seguinte, pois também vou fazer esta manutenção em breve:

-Vá a concessionária, faça um orçamento, aí no orçamento vai estar discriminado os códigos das peças e provavelmente também a marca de cada peça.
-Com os códigos em mãos pode procurar que até na "padaria" tem peças pra MWM, de preferencia as peças da mesma marca indicadas pela Nissan.

abraço.

Boa idéia.
Se possível coloque os preços da concessionária e das peças compradas para comparação.:concordo:

Andarilho 4x4
13/11/2012, 05:13
Colegas!

Vou seguir suas boas dicas!

Grato a todos, ajudaram bem.

Andarilho 4x4

EduRS
11/12/2012, 20:31
AMIGOS!

Fiquei de da um parecer aqui da troca destes componentes na minh Xterra. Deixo aqui minha contribuição que é referente a todos os modelos equipados com o MWM 2.8 sprint. (Xterra, Frontier, S10, etc...)

Orçei na concessionária Nissan as peças:

- Correia 6PK1945 Goodyear - R$110,00
- Esticador da correia MWM - R$720,00
- Polia do alternador (eles não tem, indicam a troca do alternador todo) ou seja, valor do alternador: R$800
- Mão de obra: R$300
Total na concessionária: R$1.930. HAHAHA que piada!!!

Por fim, comprei minhas peças na RJimports pelo mercadolivre mesmo.. (Deixo claro que não estou fazendo propaganda, apenas informando os foristas)O pesssoal apesar de ser meio desorganizado para resonder os e-mails e demorarem um pouco para enviar minhas peças, tem um preço bom e são de confiança.

- Correia 6PK1945 Goodyear - R$59,00
- Esticador da correia MWM - R$220,00 (queima de estoque - preço normal R$260,00)
- Polia do alternador Nytron - R$129,00 (A original, que é INA está em falta em todo território nacional e é bem mais cara) Não recomendo utilizar a da marca ZEN, que é mais barata mas tem qualidade inferior. a Nytron é uma marca nacional que já fornece direto para montadoras, qualidade indiscutível.
- 2 Rolamentos do alternador - R$25,00
- Revisão e limpeza de todo o alternador: incluso na mão de obra.
- Mão de obra: R$100,00 (Auto elétrica)
TOTAL: R$533,00

Na verdade o mecânico disse que minha correia ainda estava muito boa, agora tenho uma correia reserva que vou levar sempre comigo, mas acompanhei toda a troca, e o mais complicado é colocar a correia de volta no lugar depois de trocados todos os componentes, mesmo estercando o esticador com uma chave especial e forçando com uma alavanca, parece que falta alguns mm para a correia entrar numa boa, então ela é colocada muito na pressão, empurrando o carro um pouco pra frente e pra trás, girando assim a polia do alternador e empurrando a correia para cima dele, até a mesma encaixar. Eu não arriscaria fazer essa troca sozinho, não tem como...

Vai aqui a foto das minhas peças.

384974

Espero ter cntribuido para o bem de todos.

abraços.

Glaicon
12/12/2012, 09:24
AMIGOS!

Na verdade o mecânico disse que minha correia ainda estava muito boa, agora tenho uma correia reserva que vou levar sempre comigo.
384974

Espero ter cntribuido para o bem de todos.

abraços.

Aconteceu a mesma coisa comigo.
Como a correia dentada trocada ainda estava boa, falei para o mecânico: vou levar!
E ele com um olhar irônico respondeu: "Se a correia nova arrebentar não terás muita coisa a fazer no motor".
Deixei lá!

fpandur
16/12/2012, 22:08
Aconteceu a mesma coisa comigo.
Como a correia dentada trocada ainda estava boa, falei para o mecânico: vou levar!
E ele com um olhar irônico respondeu: "Se a correia nova arrebentar não terás muita coisa a fazer no motor".
Deixei lá!

Basta colocar uma outra correia e continuar rodando, essa correia do MWM não é do comando de válvulas e sim para "tocar" bomba d´água, alternador, AC e D.Hidraulica. Para o comando de valvulas o controle é por engrenagem e interno ao motor. E para colocar a correia nova basta ter uma chave de fenda grande ou algo para forçar o tensor a ficar numa posição que consiga encaixar a correia.

Glaicon
17/12/2012, 06:48
Basta colocar uma outra correia e continuar rodando, essa correia do MWM não é do comando de válvulas e sim para "tocar" bomba d´água, alternador, AC e D.Hidraulica. Para o comando de valvulas o controle é por engrenagem e interno ao motor. E para colocar a correia nova basta ter uma chave de fenda grande ou algo para forçar o tensor a ficar numa posição que consiga encaixar a correia.
Valeu pela observação, pois para mim estava falando como se fosse correia dentada.:concordo:

DieselPower
27/10/2013, 17:03
Neste final de semana, quando liguei a viatura, um ruído de rolamento estourado emanou, principalmente ao ligar o AC ou os faróis (força o alternador)...

Depois que esquentou, tudo voltou ao normal. Porém em uma viagem, a luz da bateria e do óleo acendeu e apagou...
Sendo assim, não esperei a ruptura da correia, e realizei a manutenção...
Minha viatura está com 204.000 km, e pelos sinais meu mecânico havia firmado que seria a polia/catraca do alternador.

Quando desmontamos tudo, foi possível perceber que a polia/catraca do alternador e a polia simples estavam perfeitas, portanto não foram trocadas. O Esticador "parecia" um pouco diferente do novo (original), por isso foi substituído junto com a correia...
O motivo do barulho e mau funcionamento do sistema era o rolamento da hélice...
Comprei um original MWM (marca Inna), por R$ 125,00, porém depois de instalado percebi que a rosca era por fora, quando minha hélice possui um parafuso por dentro.... Portanto, segue a dica: Existem vários modelos de rolamento da hélice, alguns compatíveis com alguns anos do Troller e da S10, outros não...
Depois de remontar, tudo está 100%, sem nenhum ruído, o esticador que antes ficava pulando agora está calmo e sereno!!! A melhor forma de avaliar o estado geral dos rolamentos, é o funcionamento do esticador, que deve ser bem suave... Se estiver pulando, alguma coisa está errada...

Custos:
Correia original, que na verdade é GoodYear: R$ 63,00
Esticador original, que na verdade é Litens: R$ 210,00
Catraca/Polia do alternador original, que não tem marca nenhuma: R$ 217,00
Rolamento da hélice original MWM, que na verdade é Inna: R$ 125,00

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/q77/s720x720/1379292_381134508684182_178307648_n.jpg​https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q74/s720x720/1375954_381134582017508_13768238_n.jpg

HERICK
28/10/2013, 07:10
Peças Genuínas MWM! Hehehehheh:concordo:

soneca_zzz
24/03/2014, 13:18
Quase 6 meses depois, revivendo esse tópico! Aconteceu comigo o que aconteceu com o DieselPower, mas sem o caso das luzes acenderem. A minha começou a fazer o barulho quando deixei morrer numa rampinha da garagem, acho que algum rolamento já estava para estourar e o tranco deve ter dado o empurrãozinho final! hehehe

O barulho era principalmente em marcha lenta e quando ligava o ar condicionado o barulho aumentava. Ao acelerar um pouco o barulho diminuía muito. Ao olhar o cofre do motor vi que o tensor da correia chacoalhava muito, mas não consegui ter certeza se o barulho era exatamente ali, então comprei algumas peças, já para aproveitar a mão-de-obra e colocar tudo novo ali.

Escutem o barulho:

https://www.youtube.com/watch?v=hQfFc88DMHU

https://www.youtube.com/watch?v=8OZe2tXHPvA

E essas foram as peças que comprei:
- Correia Poly-V da Goodyear (não tinha na loja on-line)
- Tensor:
Tensor MWM Outlet de Peças em Osasco / SP (http://outpecas.com.br/tensormwm.html)
- Rolamento do alternador:
Kit Rolamento tipo catraca do alternador S-10 e Frontier Outlet de Peças em Osasco / SP (http://outpecas.com.br/kit-rolamento-tipo-catraca-do-alternador-s-10-e-frontier.html)

Agora pergunto, que rolamento era aquele da hélice que o DieselPower comprou? Alguém tem o código dela? Esse rolamento é aquele viscoso?

Outra coisa, alguém tem alguma dica de oficina para eu levá-la aqui em São Paulo ou Embu das Artes?

Ah, é uma XTerra 04/05 (mecânica)! hehehe

ferinquefho
24/03/2014, 13:48
Quase 6 meses depois, revivendo esse tópico! Aconteceu comigo o que aconteceu com o DieselPower, mas sem o caso das luzes acenderem. A minha começou a fazer o barulho quando deixei morrer numa rampinha da garagem, acho que algum rolamento já estava para estourar e o tranco deve ter dado o empurrãozinho final! hehehe

O barulho era principalmente em marcha lenta e quando ligava o ar condicionado o barulho aumentava. Ao acelerar um pouco o barulho diminuía muito. Ao olhar o cofre do motor vi que o tensor da correia chacoalhava muito, mas não consegui ter certeza se o barulho era exatamente ali, então comprei algumas peças, já para aproveitar a mão-de-obra e colocar tudo novo ali.

Escutem o barulho:

https://www.youtube.com/watch?v=hQfFc88DMHU

https://www.youtube.com/watch?v=8OZe2tXHPvA

E essas foram as peças que comprei:
- Correia Poly-V da Goodyear (não tinha na loja on-line)
- Tensor:
Tensor MWM Outlet de Peças em Osasco / SP (http://outpecas.com.br/tensormwm.html)
- Rolamento do alternador:
Kit Rolamento tipo catraca do alternador S-10 e Frontier Outlet de Peças em Osasco / SP (http://outpecas.com.br/kit-rolamento-tipo-catraca-do-alternador-s-10-e-frontier.html)

Agora pergunto, que rolamento era aquele da hélice que o DieselPower comprou? Alguém tem o código dela? Esse rolamento é aquele viscoso?

Outra coisa, alguém tem alguma dica de oficina para eu levá-la aqui em São Paulo ou Embu das Artes?

Ah, é uma XTerra 04/05 (mecânica)! hehehe



A minha está com o barulho igualzinho!!!!rsrsrsrs

soneca_zzz
24/03/2014, 13:55
hahahaha!!!

As peças até consegui encontrar, o problema é oficina! Querem me cobrar R$ 600,00 só de mão-de-obra... o problema é que não estou encontrando outra! Que raiva! hahahaha

marcelohmuller
25/03/2014, 08:29
Bom dia Colegas!

Estou trocando as polias, esticador (tensor) e correia de minha Xterra 2006.

Gostaria de saber de vcs se realmente é necessário trocar o conjunto inteiro, ou apenas uma parte?

O Meca disse que tem que trocar o conjunto com peças originais, com exceção da polia intermediária que pode ser da marca NITRON ou similar (segunda linha).

O que vcs me dizem?

Aguardo retorno.

Andarilho 4x4

Se tu quiser trocar tudo em seguida, coloca essa porcaria da NITRON! Não vale nada essa marca! Compra original que não vai te arrepender! E outra, na boa troca o conjunto todo! Correia, Polia do Alternador, Polia intermediária e tensor. Coloca tudo original e tu rodaras mais uns 100.000 km com o conjunto.troquei uma vez e coloquei Nitron, não cheguei a rodar 1200 km e estourou a polia do alternador! Se tu tiveres CNPJ, procura um distribuidor da MWM e te cadastra, eu só compro peça assim! Compro direto dos distribuidores MWM no meu CNPJ. é muito barato!

soneca_zzz
25/03/2014, 10:59
É isso aí, Marcelo, tô fora dessa Nitron/Nytron, sei lá como se escreve! Você não é a primeira pessoa que fala mal dela. As peças que comprei são todas originais MWM, somente a correia que é Goodyear e, pelo que sei, a original MWM também é. A única peça que eu não tinha encontrado era a polia lisa, pois o tensor é completo e a polia do alternador é aquela com catraca (e pesada, por sinal), faltava essa outra polia simples. Deixei no meca hoje e pedi para ele comprar essa polia lisa também.

Ah, outra coisa que não sabia se precisava trocar ou não era o rolamento da hélice... não seria ela a viscosa que dá pau de vez em quando!?

marcelohmuller
25/03/2014, 11:16
É isso aí, Marcelo, tô fora dessa Nitron/Nytron, sei lá como se escreve! Você não é a primeira pessoa que fala mal dela. As peças que comprei são todas originais MWM, somente a correia que é Goodyear e, pelo que sei, a original MWM também é. A única peça que eu não tinha encontrado era a polia lisa, pois o tensor é completo e a polia do alternador é aquela com catraca (e pesada, por sinal), faltava essa outra polia simples. Deixei no meca hoje e pedi para ele comprar essa polia lisa também.

Ah, outra coisa que não sabia se precisava trocar ou não era o rolamento da hélice... não seria ela a viscosa que dá pau de vez em quando!?

Eu troquei a mais de ano a VISCOSA inteira com hélice e tudo mais (Me aplicaram que tinha que comprar o jogo completo) Mas dá para trocar só a polia viscosa, custa uns 400,00) Eu gastei 900,00 pois veio com a Hélice junto. Agora pergunta oque o mecânico fez com a minha usada? Te garanto que passou um bombril e vendeu como nova! Bom, perderam um cliente!

A viscosa vai para o saco com o tempo! É facil de ver quando ela estoura, primeiro fica um barulho de "tornado" quando acelera, quando sobre o giro do motor a hélice sobe na mesma proporção, ai o fluxo e ar aumenta e faz aquele barulhão. Com o motor deligado, tenta girar a hélice! Se estiver dura, a viscosa já era!
Achei um artigo na net explicando oque é a viscosa, é um sistema interessante, que conforme vai alterando a temperatura do sistema a hélice vai aumentando o giro, tem tipo um gel dentro dela! É uma peça com vida útil!
A Polia do alternador tem duas marcar que dizem que é a original, INA e VALEO, na minha eu coloquei Valeo!

soneca_zzz
25/03/2014, 11:53
Boa explicação essa, Marcelo! Verifiquei a minha outro dia e consigo virá-la fácil com a mão, então AINDA não tenho que me preocupar com ela. Se fosse mais barata comprava outra para aproveitar a mão-de-obra, mas 400 pilas não vai dar agora não! hehehe

Essas coisas são interessantes de estudar, essa viscosa, o diferencial traseiro auto-blocante. E pra achar o óleo do diferencial traseiro!? Acabei desistindo! Encomendei o óleo do câmbio, CT e diferencial dianteiro (que são os mesmos). O óleo do diferencial traseiro é quase igual o dianteiro, a única (e importantíssima) diferença é que é para diferencial deslizante/auto-blocante. Tem as mesmas especificações do dianteiro (85W140), mas tem o "LS" no nome! hehehe

Como deixei no meca, ele disse que conseguia para mim e já pedi para trocar tudo! Vamos ver como fica depois! ;)

DieselPower
20/04/2014, 12:04
O rolamento da hélice só foi trocada porque estava trancando e fazendo com que o esticador "pulasse"...
Se o seu não apresentou problema, não precisa trocar.

soneca_zzz
22/04/2014, 11:44
Olá DieselPower! Acabei trocando a correia, tensionador e polias, a hélice ainda estava boa. Estava começando a dar sinais de desgaste, mas o dindin não deu para incluí-la. Ficará para a próxima. :(

Baria
16/05/2014, 18:54
Olá Pesoal,

O tópico é antigo, mas estou tendo o mesmo problema relatado. O esticador estourou, troquei esticador e polia, mas não mexi na correia do alternador, catraca e rolamento da hélice, e infelizmente o esticador ainda continua vibrando e fazendo barulho, principalmente com o AC ligado, mas quando o giro sobe o barulho desaparece... Alguma sugestão???

soneca_zzz
16/05/2014, 21:04
Baria, não é tão fácil detectar esses problemas, por isso que acabei trocando tudo e aproveitei a mão-de-obra. As peças mais caras são o esticador e rolamento da hélice. A única que não troquei foi o rolamento da hélice, pois parecia que ia durar mais um tempo e estou bem sem $$$.
Se puder, troque o que faltou para você. Quando estourou o esticador, deve ter danificado alguma outra polia, às vezes até por ter andado com ela assim. Ou troca o que faltou trocar ou peça pro mecânico olhar direitinho o que pode ser.

E procure utilizar somente peças originais MWM, infelizmente o barato sai caro, pode economizar agora, mas as peças tem prazo de validade bem mais curto. Essas coisas costumam dar problema por volta dos 100k km, a minha comprei com 152k km e o esticador parecia ser o original, como os demais itens. E sei que as peças que coloquei durarão perto de 100k km também! ;)

HERICK
17/05/2014, 05:15
Olá Pesoal,

O tópico é antigo, mas estou tendo o mesmo problema relatado. O esticador estourou, troquei esticador e polia, mas não mexi na correia do alternador, catraca e rolamento da hélice, e infelizmente o esticador ainda continua vibrando e fazendo barulho, principalmente com o AC ligado, mas quando o giro sobe o barulho desaparece... Alguma sugestão???

Amigo verifique se o esticador não está com defeito, ele regula automaticamente a tensão da correia Poli V, dá um confere ok! Boa sorte!

marcelohmuller
19/05/2014, 07:55
Bom dia Colegas!

Estou trocando as polias, esticador (tensor) e correia de minha Xterra 2006.

Gostaria de saber de vcs se realmente é necessário trocar o conjunto inteiro, ou apenas uma parte?

O Meca disse que tem que trocar o conjunto com peças originais, com exceção da polia intermediária que pode ser da marca NITRON ou similar (segunda linha).

O que vcs me dizem?

Aguardo retorno.

Andarilho 4x4

Cara, fuja de NITRON! é uma porcaria. Coloque todo o conjunto original. E dica, troca o conjunto inteiro.
Corria, Esticador, Polia intermediária e polia do alternador. Quando o meu esticador estourou e troquei ele por um original e coloquei a polia NItron, em 2 semanas tive que trocar tudo novamente. Coloquei tudo original, Polias VALEO ja passei dos 60.000 km depois que troquei e está tudo perfeito.

HERICK
21/05/2014, 06:35
Com certeza, peças de segurança tem que serem Originais, já passei também por isso, os mecânicos vivem disso e ficam empurrando peças paralelas, não caia nessa!

ronaldo bisognin
25/05/2014, 21:29
Boa Noite!
Deve se ter cuidado com a conferencia do esticador pois na realidade o rolamento dele ta bom ainda mas a mola que estica fica cansada e a correia afrouxa, entao nao se fia mto na aparencia, comprem tudo em uma autorizada em motores mwm, é o lugar mais barato, existe uma polia intermediaria que a propria mwm vende da marca cobra, que custa R$45,00, mto boa tensor original R$210,00, correia original R$45,00

Baria
27/05/2014, 13:32
Obrigado Herick,

Já conferi, o esticador é original da MWM, a correia é Goodyear, agora só me resta fazer o serviço completo, trocar todos os rolamentos e polias e ver se consigo um resultado melhor. Minha XTerra está com mais de 200K, ainda roda bem, boa parte das peças ainda é original de fábrica, pois encontro o selo das peças com o logo da Nissan, por isso acredito que a melhor opção seja agora dar uma geral em todas as partes girantes da frente do motor, creio que vai dar uma boa revigorada e assim a XTerra trabalhará com mais folga.

Abs.,


Amigo verifique se o esticador não está com defeito, ele regula automaticamente a tensão da correia Poli V, dá um confere ok! Boa sorte!

Dog Master
05/06/2014, 19:35
A minha quebrou um dos esticadores certa vez, mandei trocar o esticador e aproveitei e troquei a correia. Dali para frente começou um barulho que vinha da parte da frente do motor, parecendo com ferro sólido batendo (falo sólido por não ser um som oco), e o barulho se pronunciava sempre no "ritmo" do motor.

Vários meses se passaram e eu acabei desencanando do barulho, pois cada um dizia ser uma coisa diferente, mas tudo ligado a parte de polias, correias, esticadores, etc... Mas como ninguém tinha certeza achei melhor desencanar pois quando é assim só se gasta grana com troca de peças por eliminação.

Certa vez mexendo em um outro problema (não me lembro ao certo qual era), comentei com um mecânico novo que havia entrado na oficina que levo a viatura sobre o tal barulho e que ninguém descobria.

O "moleque" era novo (na idade e na oficina), mas me disse que acharia o problema,.... eu fiquei meio que desacreditando pois outros vários e experientes já haviam olhado etc.., ai disse que se ele encontrasse o problema eu dava uma grana extra para ele.

Resumindo, o cara ficou em cima do carro por algumas horas,.. tira isso, coloca aquilo, aperta aquilo outro e nada....., quando eu já ia desistindo ele arrancou a correia dentada do motor e foi em uma loja do lado,.... comprou uma nova correia, da mesma numeração (por consequência deveria ter o mesmo tamanho, pois trata-se de uma mesma numeração para um mesmo modelo de motor), mas que era alguns centímetros mais curta.

Colocou a nova correia,... e "voa-lá" .. o barulho sumiu!!! Tratava-se que a correia mais comprida acabava deixando todo o conjunto rodar meio frouxo o que ocasionava o barulho....

Espero que essa experiência seja mais uma alternativa para alguém que tenha um problema similar!! :concordo: