PDA

Ver Versão Completa : Comprei uma F75, preciso de ajuda!!!!

Gui86
06/11/2012, 22:45
Boa noite galera!!
Comprei uma F75 ano 76 nesse sabado, fui buscar a F no interior da minha cidade. Metade do caminho consegui vir rodando com ela a outra metade puxada pela camionete do meu pai!!hauhauhaua
Rodando foram uns 15 km!!!
Então, vamos descrever o estado da viatura, o cara q me vendeu falou q ta com um cambio de C10 isso me animou pq dei uma olhada pela net e vi que esse cambio é bem resistente. O problema que a maioria dos post são cambios de C10 3 marchas + ré, a minha está com um cambio 4 marchas + ré, tem alguma forma de eu mesmo (totalmente leigo no assunto) de identificar esse cambio???
A F ta bem judiadinha, pelo buraco que os caras fizeram para adaptar o cambio vi que o eixo cardã rebola mais que dançarina de funk.
No final de semana tirei o carburador que tava vazando pra caramba e ja deixei em um mecanico de confiança pra dar uma geral nele, outro passo é ver a embreagem que foi pra fita!!
Coloquei algumas fotos dela no meu perfil!!

Desde de já agradeço a ajuda de todos!!

URSO 4X4
06/11/2012, 22:53
Para que lado faz a rê,pro carona ou motorista?.
Se for pro lado do carona vc tem chances de ter um clark 240v,excelente cambio inquebravél.
se for pro lado do motorista,vc tem um clark 260t,excelente cambio,mais não tão forte como o anterior.
Agora bem se for pro lado do motorista e vc ver uma tampa superior com 4 parafusos,meu amigo vc tem um cambio original willys.
um abraço,e não se desanime,o mundo 4x4 e assim,com o tempo vc aprende.

Gui86
06/11/2012, 22:58
Se for pro lado do carona vc tem chances de ter um clark 240v,excelente cambio inquebravél.
se for pro lado do motorista,vc tem um clark 260t,excelente cambio,mais não tão forte como o anterior.
Agora bem se for pro lado do motorista e vc ver uma tampa superior com 4 parafusos,meu amigo vc tem um cambio original willys.

Obrigado pela ajuda amigo, me animei agora!!!Huahau
Relação é essa:
1 3 R
2 4

Tenho varias ideias pra ela mas vou indo de leve pq acho q vou gastar uma nota na F!!!
Quero deixar uma viatura pra trilhas!!
vou postando algumas fotos das modificações pra galera da uma avaliada!!!hauhauhau

tuna
07/11/2012, 19:58

Grande, só corrigindo a ré no câmbio original willys 4 marchas, fica por lado do carona, na mesma posição da quinta marcha dos carros "normais' e deve-se puxar a alavanca pra cima...

[]´s

Gui86
07/11/2012, 20:26
Grande, só corrigindo a ré no câmbio original willys 4 marchas, fica por lado do carona, na mesma posição da quinta marcha dos carros "normais' e deve-se puxar a alavanca pra cima...

[]´s
Agora ferro tudo....como eu posso identificar se o cambio é da c10? esse cambio original do willys quebra mtt fácil??
se eu tirar umas fotos do cambio e postar aqui...a galera me da uma ajuda??

Abraço

Rmarino
07/11/2012, 20:37
Agora ferro tudo....como eu posso identificar se o cambio é da c10? esse cambio original do willys quebra mtt fácil??
se eu tirar umas fotos do cambio e postar aqui...a galera me da uma ajuda??

Abraço
Boa noite amigo, seja bem vindo. Se voce tirar uma foto da tampa do cambio e colocar aqui no tópico pra gente, ja vai ajudar bastante, e fica mais facil de te falar qual eh
Abraço

Rmarino
07/11/2012, 20:41
Amigo, achei uma foto aqui no seu perfil que da pra ter ideia. Ae fica mais facil do pessoal falar. Mais Creio eu que seja o cambio original willys 4 marchas. Quase certeza. Amigos se eu estiver errado me corrijam.
Postando a foto do cambio que achei no perfil dele aqui.
Abraço379624

Gui86
07/11/2012, 20:51
379628379629379630
Boa noite amigo, seja bem vindo. Se voce tirar uma foto da tampa do cambio e colocar aqui no tópico pra gente, ja vai ajudar bastante, e fica mais facil de te falar qual eh
Abraço

Gui86
07/11/2012, 20:52
Amigo, achei uma foto aqui no seu perfil que da pra ter ideia. Ae fica mais facil do pessoal falar. Mais Creio eu que seja o cambio original willys 4 marchas. Quase certeza. Amigos se eu estiver errado me corrijam.
Abraço379624
Valeu amigo, coloquei mais umas fotos!!
abraço

Gui86
07/11/2012, 21:02
Abraço379624
Mtt fraquinho esse cambio???

Rmarino
07/11/2012, 23:21
Mtt fraquinho esse cambio???
Amigo na minha caminhonete utilizo esse cambio. Vai depender o uso que voce vai ter. Na minha ja quebrou duas vezes, mas nao por causa de ser fraco, e sim por causa de serviço mal feito. Agora após esse ultimo serviço não possuo nada a reclamar, nem do serviço nem do cambio.
Abraço

Gui86
08/11/2012, 12:49
Amigo na minha caminhonete utilizo esse cambio. Vai depender o uso que voce vai ter. Na minha ja quebrou duas vezes, mas nao por causa de ser fraco, e sim por causa de serviço mal feito. Agora após esse ultimo serviço não possuo nada a reclamar, nem do serviço nem do cambio.
Abraço
To pensando em deixar a viatura para trilhas, tava felizão achando que era um cambio de C10!!
Alegria de novato dura pouco!!!huahuahuahua

Obrigado pela ajuda!!
Semana que vem coloco umas fotos da reforma pra galera da uma confirida!!!

tuna
08/11/2012, 19:01
379628379629379630

4 marchas original willys (ford na verdade) com certeza, a ré fica no lugar da "5", puxando a alavanca pra cima e para o lado da 3a. certo, se estiver com a manutenção em dia e dependendo do uso da viatura, aguenta muito bem sim, ele só não se dá bem com motor torcudo e pneus grandes fora isso, bota pra ralá sem dó!!!!

vamo que vamo!!!

[]´s

tuna
08/11/2012, 19:07
Gui86, que motor está nela, se for um ohc 4 cilindros, sua caminhonete pode ser original, e se isto acontencer, vc, tem uma bela peça nas mãos que pode aguentar, e muita, mas muita porrada mesmo...
Dá uma revisada geral, troca todos os óleos, mas troca mesmo, nem mada olhar o estado do velho, molikote nas caixa e diferenciais e soca a lenha...
[]´s

Gui86
08/11/2012, 21:50
Gui86, que motor está nela, se for um ohc 4 cilindros, sua caminhonete pode ser original, e se isto acontencer, vc, tem uma bela peça nas mãos que pode aguentar, e muita, mas muita porrada mesmo...
Dá uma revisada geral, troca todos os óleos, mas troca mesmo, nem mada olhar o estado do velho, molikote nas caixa e diferenciais e soca a lenha...
[]´s
Ela ta com o BF 161.... pensei em manter esse motor por em quanto!!!
Pretendo fazer spoa na bictha veia... so não tenho ideia das molas e amortecedores, as molas originais é tranquilo??
Amanha o mecanico vem pra colocar e regular o carbura e ja vai da uma olhada na embreagem!!
semana q vem vou ver se ja tiro a caçamba dela e acho um bom lanterneiro!!!

Abraço a todos
Muito obrigado pela ajuda, está sendo de muita valia!!!

Mauricio Rotta
08/11/2012, 22:39
Em algum momento da vida dessa F75 alguém deve ter trocado o motor ohc 4cil pelo velho bf161, ou seja, voltaram ela um ano atrás... hehehehehe. Porém mantiveram o câmbio. Esse câmbio não é tão ruim assim, no passado eu sofri e muito com uma peça dessas, me fez desanimar do meu jeep e vende-lo a preço de banana. Como eram as coisas antigamente não? Nem se falava em adaptar cambio de c10 quem dirá chevete e outros bichos... Mas hj, felizmente as coisas mudaram, temos o boca a boca e a internet pra aprender a mexer nas nossas jabiracas e o gui está no caminho. Só esse fórum aqui ja tem material de sobra pra vc alinhar a tua picapinha e ficar com uma barquinha loca de filé. Mas é bem isso q o Tunaite falou, com esse câmbio é motorzinho original e pneus no mááááááximo, no limite 7,50 x16

Gui86
09/11/2012, 00:25
A bictha ta cheia das gambiarras então, mas o Bf161 não tem um pouco mais d torque que o OHC??
Pneus de 33" so com um cambio d C10 ou parecido??

Cada resposta que eu tenho aqui faço mais 2 perguntas!!!hauahua
desculpa ai galera, mas ja que vou gastar uma grana quero fazer as coisas para dar certo!!

Mauricio Rotta
09/11/2012, 11:25
Eu prefiro o Bf ao OHC, mais simples de se mexer.
Pneus 33 sem chance com esse cambio.

tuna
09/11/2012, 11:57
, com esse câmbio é motorzinho original e pneus no mááááááximo, no limite 7,50 x16

X2 :concordo:
[]´s

Gui86
09/11/2012, 22:08
Dae pessoal!!
Coloquei o carbura na bictha, funcionou so regular a lenta agora...dei umas aceleradas nela não ta fumando, so deu umas falhadas em alta!!!
Agora é rebocar ela amanha pro mecanico dar uma olhada na embreagem, pq nisso eu não tenho nem ideia como arrumar!!!huahuah

abraço

Gui86
10/11/2012, 20:50
Pessoal o mecanico teve que desmontar a caixa, tava em pedaços!!
Alguma sugestão de caixa pra colocar nela??? ja to pensando uma que aguente uns pneus 33"!!!
C10?? chevete?? tem mais alguma fora essas 2??

Abraço!!!

Gui86
09/12/2012, 03:22
Boa noite pessoal!!
então o tópico deu uma parada, comprei um cambio de chevette mesmo!!! ja comprei rodas livres da AVM, 4 cruzetas nakata, embreagem nova, reparos do carbura, uma geral no tanque de gasola que tava 8 anos sem ver gasolina!!!
quero fazer spoa na F, to meio perdido na eixo dianteiro, acho que da um pouco mais de trabalho!!
alguem que já fez spoa pode me dar alguma dica ai??
Desde ja agradeço a ajuda de todos!!

valter vivoda
10/12/2012, 09:05
Boa noite pessoal!!
então o tópico deu uma parada, comprei um cambio de chevette mesmo!!! ja comprei rodas livres da AVM, 4 cruzetas nakata, embreagem nova, reparos do carbura, uma geral no tanque de gasola que tava 8 anos sem ver gasolina!!!
quero fazer spoa na F, to meio perdido na eixo dianteiro, acho que da um pouco mais de trabalho!!
alguem que já fez spoa pode me dar alguma dica ai??
Desde ja agradeço a ajuda de todos!!

Sobre o SPOA na frente o seu maio problema vai ser acertar a direção mais não tem segredo tbm.
1º Arranque os pneus
2º Tire os terminais de direção e os flexiveis do freio
3º Arranque os grampos do molejo
4º Tome uma com limão (pq arrancar os grampos é de matar)
5º Jogue os grampos fora e os flexiveis tbm

Blz seu eixo ja ta no chão

6º Descole do eixo com uma lixadeira ou as sapatas das molas
7º Serre + ou- 3mm seu eixo do lado da solda que tem na Bolota
8º Tome outra com limão

Faendo isso a Bolota vai ficar solta

9ºMarque o lugar original dela e gire a Bolota (para traz) 1cm do ponto que vc marcou
10ºDe o cordão de solda (onde vc serrou)
Fazendo isso dos dois lados do eixo vc ja pode soldar as sapatas na das molas na parte de cima do eixo(respeitando o angulo do Eixo com o cardã
11º Tome mais uma que ta na hora de montar
12ºMonte tudo novamente não esqueça de trocar o Bendito do óleo
13º o fexivel vc vai ter que usar o do chevette (eu axo)

Ai vc vai ter que acertar a direção vai depender de qual direção vc vai usar

Verifique todos os fluidos e apertos dos parafusos
Basicamente é isso, com certeza esqueci um monte de coisas e passei coisas que o pessoal condena ai pelo forum a fora

Depois de tudo isso arremate o resto da garrafa que lhe sobra e comemore pois sua F-75 vai ficar com um visual muito mais muito louco

Abraços.

Sadlowski
10/12/2012, 23:21
Sobre o SPOA na frente o seu maio problema vai ser acertar a direção mais não tem segredo tbm.
1º Arranque os pneus

8º Tome outra com limão

9ºMarque o lugar original dela e gire a Bolota (para traz) 1cm do ponto que vc marcou
Fazendo isso dos dois lados do eixo vc ja pode soldar as sapatas na das molas na parte de cima do eixo(respeitando o angulo do Eixo com o cardã

Basicamente é isso, com certeza esqueci um monte de coisas e passei coisas que o pessoal condena ai pelo forum a fora

Depois de tudo isso arremate o resto da garrafa que lhe sobra e comemore pois sua F-75 vai ficar com um visual muito mais muito louco

Abraços.

kosaoskopasoaposkoakoskoakosaoksokakskoa

Essa foi booooaaa...
bem simples de se fazerr

asokaposkoaospakopsokaoksa

abrass

Gui86
12/12/2012, 22:56
1º Arranque os pneus

8º Tome outra com limão

Abraços.

Na hora de montar vai estar dificil!!!hauhauhaua
Então deixa eu ver se entendi....vu ter q cortar o eixo para deixar ele mais inclinado, na verdade so a bolóta!!!
O traseiro precisa fazer a mesma coisa com a bolóta??
Abraço, obrigado pela ajuda!!

Gui86
29/12/2012, 15:26
Bom como o topico ta meio parada vou postar umas fotos da flange que o torneiro fez pra caixa do cheva, decidimos colocar o rolamento da caixa do opala no eixo piloto por ser maior e aguentar mais que a do cheva.... Pelo menos o pessoal que turbina os chevas aqui fazem e nao quebram a caixa!!!387283387284387285

Renan Folly
29/12/2012, 18:41
Show F-75 com bf-161 com caixa de chevette, tô doido pra ver rodando. Qual a sua caixa do 1.0 ou 1.6? E a sua relação de diferencial, qual é?

Gui86
29/12/2012, 19:05
Show F-75 com bf-161 com caixa de chevette, tô doido pra ver rodando. Qual a sua caixa do 1.0 ou 1.6? E a sua relação de diferencial, qual é?
Então amigo comprei do 1.6, ja me falaram que a do 1.0 é mais resistente!!! coloquei esse rolamento do opala que é maior que a do chevette pra ver se nao me incomada!!! A relação dela ta original, ainda não pensei em mecher....to colocando uns pneus fronteiras nela pra começar de leve mas futuramente quero colocar uns 33'!!! faz 1 mes e meio que ela ta na oficina e ainda nao consegui tirar por causa da flange, espero que essa semana ja consiga levar ela pra chacara para batizar numas trilha leves!!!

Gui86
29/12/2012, 19:21
Joguinho de rodas livres da AVM pq ela merece!!!hauahuahu387289
4 cruzetas nakata387294
uma geral no tanque de gasola que nao sente nem o cheiro da gasolina há 8 anos387296

Renan Folly
30/12/2012, 15:36
Ok tô no aguardo!!

antonio umino
31/12/2012, 15:22
Joguinho de rodas livres da AVM pq ela merece!!!hauahuahu387289
4 cruzetas nakata387294
uma geral no tanque de gasola que nao sente nem o cheiro da gasolina há 8 anos
387296Este tanque não é o original da F 75 (pick-up)....
Este é o original da Kombi.. 40 litros....
Ok....

Um FELIZ ANO NOVO, Saúde e felicidades e prosperidade.... Sucesso em 2013 a todos do Forum.

Um abraço.... e que venha o ano novo.....

marcelo henrique
31/12/2012, 17:17
posta ai o processo da spoa pra nós ver, coloca um passo a passo!

Gui86
10/01/2013, 10:51
387296Este tanque não é o original da F 75 (pick-up)....
Este é o original da Kombi.. 40 litros....
Ok....

Um FELIZ ANO NOVO, Saúde e felicidades e prosperidade.... Sucesso em 2013 a todos do Forum.

Um abraço.... e que venha o ano novo.....
Baaa não sabia...Muito obrigado!!!

tuna
10/01/2013, 12:01
Na hora de montar vai estar dificil!!!hauhauhaua
Então deixa eu ver se entendi....vu ter q cortar o eixo para deixar ele mais inclinado, na verdade so a bolóta!!!
O traseiro precisa fazer a mesma coisa com a bolóta??
Abraço, obrigado pela ajuda!!

Gui, blz? então presta atenção num detalhe, não é a bolota do diff que vai virar, ela vira automaticameento com o resto do eixo quando voce soldar as sapatas na posição nova, o que vai ser girado são as bolotas dos munhões que são duas com o objetivo de corrigir o cáster, digo isso, pois a não ser que vc. use um eixo dianteira na traseira (jeep do Leopoldo) na traseira não tem as bolotas e somente com o posicionamento das sapatas no lugar certo já está pronto...

Tentando ajudar :concordo:

[]´s

Gui86
10/01/2013, 20:13
Gui, blz? então presta atenção num detalhe, não é a bolota do diff que vai virar, ela vira automaticameento com o resto do eixo quando voce soldar as sapatas na posição nova, o que vai ser girado são as bolotas dos munhões que são duas com o objetivo de corrigir o cáster, digo isso, pois a não ser que vc. use um eixo dianteira na traseira (jeep do Leopoldo) na traseira não tem as bolotas e somente com o posicionamento das sapatas no lugar certo já está pronto...

Tentando ajudar :concordo:

[]´s
Obrigado pela ajuda, todos os comentarios sao de grande utilidade!!!
Vou ter q falar com o mecanico pq nao tenho nem ideia desse munhão...

Gui86
10/01/2013, 20:19
Nunca pensei que ia demorar tanto tempo, agora com o cambio colocado preciso levar novamente no torneiro para mudar o suporte do cambio, alem de cortar e alongar os cardas. O conjunto ficou bem comprido a alavanca da marcha quase bate no banco, acho q deveria ter usado um kit da net mesmo da caixa seca que seria mais barato e ficaria mais curto, mas agora ta montado e acho q vai ficar mais resistente, tem rolamento da caixa do opala saindo do eixo piloto.... Mas fica a dica ai pra quem for montar o cambio do cheva na F, sai mais barato comprar o kit na internet mesmo, comprei somente o da reduzida, muito bom o kit!!!

Renan Folly
10/01/2013, 21:33
Cade as Fotos???

Gui86
10/01/2013, 22:14
amanha vou tirar umas fotos do cambio no lugar!!!

lucianobarbosa
11/01/2013, 08:50
e ai Gui86 vc ja fez a receita do Valter ? eu ja comprei o limao e a caçacha, se tiver fotos posta ai to querendo fazer tambem parabens pelo seu projeto abraçosss....

1º Arranque os pneus

8º Tome outra com limão

Abraços.

Gui86
15/01/2013, 20:30
Boa noite pessoal, ainda to devendo as fotos!!!
Puxei a F hj para a outra oficina, o cara falou que vai começar a mecher nela na quinta, amanha dou uma passada la e tiro as fotos de como q ficou o cambio com a reduzida!!!
Alguem tem alguma sugestao de amortecedor para usar depois dela spoada????

Gui86
16/01/2013, 19:39
39002439002539002639002739002839002939003039003139 0032Ta ai as fotos como prometido....tem do cambio no lugar e a traseira ja spoada!!! Coloquei os grampos mais reforçados!!!

Renan Folly
16/01/2013, 21:06
show!! vai usar qual pneu? e as alavancas vai ter espaço?

Gui86
16/01/2013, 23:42
show!! vai usar qual pneu? e as alavancas vai ter espaço?
Cara to pensando em colocar rodas 15x8 com pneus 33" mas to sonhando com uns 35", to com medo de não aguentar os 35" por isso pensei nos 33" pra não forçar muito o conjunto!!!

Gui86
16/01/2013, 23:45
Vamos ter q abrir mais um pedaço do assoalho, a alavanca vai ter que ficar mais reta que a original do cheva!!!

Gui86
17/01/2013, 00:08
e ai Gui86 vc ja fez a receita do Valter ? eu ja comprei o limao e a caçacha, se tiver fotos posta ai to querendo fazer tambem parabens pelo seu projeto abraçosss....
Valeu amigo, comecei a colocar as fotos dela ai!!!

lucianobarbosa
17/01/2013, 15:36
e ai gui86 é isso ai mesmo, pelo que tive observando pra fazer spoa na traz é mais tranquilo agora o complicado mesmo é na suspensão diant, parabens e vamos acompanhando abraçosss

Gui86
17/01/2013, 22:05
e ai gui86 é isso ai mesmo, pelo que tive observando pra fazer spoa na traz é mais tranquilo agora o complicado mesmo é na suspensão diant, parabens e vamos acompanhando abraçosss
Opaa Luciano, o eixo traseiro é muito simples mesmo so soltar as sapatas e freios e ja era!!! problema que os grampos estavam muito enferrujados, aproveitei para colocar uns mais reforçados.... Amanha vou dar uma passada pra ver como que ta o eixo dianteiro e ja tiro mais umas fotos!!!

Gui86
27/01/2013, 21:22
Pessoal a F ta spoada com todas as mangueiras do freio trocadas, amortecedores do MB 608 na traseira, novo amortecedor d direção que eu ainda nao sei de qual carro que saiu, travessa do cambio foi puxada para tras, aberto o assoalho para manopla do cambio, retentor do diferencial dianterio novo, cardans novos feitos sob medida, grampos das molas novos. Fui busca-la no sabado mas o motor de arranque ta muito pesado e nao virou o motor, alem de ainda ter um vazamento do freio da roda traseira direita que de jeito nenhum deixou pegar freio nas outras rodas....Amanha acho que tiro ela da oficina e tiro umas fotos, ficou bem alta olhando de frente pra ela ficou com um visual muito legal!!!! Fotos em breve!!!

Gui86
13/02/2013, 23:15
ta ai bichinha spoada, semana q vem chega as rodas modulares!!!

Gui86
14/02/2013, 12:39
mais uma!!!

Gui86
13/04/2013, 20:44
Tópico parou total, to pesquisando bastante... O alternador do carro ja era, comprei um de tempra 90A que precisou de leve modificações para instalar, alem da ignição eletrônica coloquei cabos de velas de silicone de 8mm. Nao pretendo mecher mais nesse motor acho muito dificil tirar mais torque e potencia. Tambem comprei 4 carcaças de pneu pirelle scorpion 265/70 que esta sendo recapado com borracha armadillo. Vai ai algumas fotos pra ver se anima o topico.

Gui86
16/04/2013, 21:38
Bancos San Marino pra F!!!

xtudo
23/04/2013, 18:20
Moçada derrepente alguem pode me dar uma mão, estou montando uma caixa para o F75 3marchas 1ª sincronizada alguem ja conseguiu os cachorretes da luva da 1ª? é igual de alguma outra cx? e a tampa de engate no assoalho, a minha é engate na coluna de direção quero passar pra baixo alguma q de certo??

Gui86
30/04/2013, 12:42
Baaa amigo ja aposentei o cambio 4 marchas original dela!!
vai mais uma fotos da F

antonio umino
01/05/2013, 15:11
Vc ainda vai passar a alavanca para o assoalho ????
Comprou esta caixa de 4 marchas com a alavanca no assoalho ????
Se vc for manter a alavanca na coluna de 3 marchas para o de 4 basta trocar o punho de engate mais um jgo de reparo da alavanca de cambio.. (uma mola chata, um pino, punho e o botão 4 marchas(não precisa trocar a alavanca, pois de 3 e 4 é a mesma alavanca).

Agora não sei o nome mas tem uma pessoa de acho de Goiania Go. que quer o conjunto de engate de marchas da coluna,, Veja na secção de Classificados de Compra-se que está lá. e negocia por lá...

Ok...
um abraç.

Gui86
25/05/2013, 18:56
413577413576413575

Gui86
03/06/2013, 21:16
Pessoal comprei um motor de ômega 4.1 pra colocar na bictha veia, fiz uma trilha nesse fds e vi como ela é valente. Apesar do derramamento de óleo do BF161 que já foi condenado pelo mecânico ela fez bonito numa subida com varias erosões e muita lama, problema que quebrei o casco da reduzida que somente fui notar que tinha outra poça de óleo atrás que tinha do motor!!!huhauhauha. Essa semana espero levar ela para o transplante de motor e a cirurgia plástica da lataria