Ver Versão Completa : Autonomia da Disco 3
Léo Oliver
06/11/2012, 16:25
Pessoal um help para marinheiro de primeira viagem
Estou em negociação com uma Disco 3 HSE 2008, a diesel e uma Disco 3 HSE 2007 a gasolina, e a dúvida é a seguinte:
Quero ela para viagens com a familia e se possivel idas a patagônia argentina onde temos parentes, calculo uns 2.000/2.500km por mês, gostaria de saber a autonomia dos modelos a gasolina e a diesel e nessas condições de uso, o que vale mais a pena: diesel ou gasolina? lembrando que em minha região aqui no RS temos o diesel s5O á módicos R$ 2,30 e o comum a R$ 2,19:shock: e a gasolina aditivada a R$ 2,69
Espero que os "Discovery maníaco''s podem me ajudar
Renato Franco
06/11/2012, 21:12
Olá amigo,
Da gasolina não posso te falar muito, só o que ouvi aqui no forum. O Neilson diz que consegue fazer até 9 km/l com a dele, na estrada, pé leve.
A diesel, na estrada, até 110 km/h, pode contar 11 km/l. Andando mais forte, o consumo aumenta, mas nunca fiz menos de 10 km/l de média em viagens. Na cidade a coisa muda, 6~7 km/l.
A discussão entre diesel e gasolina é antiga, cada um defendendo seus pontos de vista. A economia, em si, não chega a ser o grande argumento, especialmente para quem roda até uns 2.000 km/mês. Na Discovery, o custo do combustível é pequeno perto dos demais custos envolvidos (seguro, IPVA, pneus, revisões, etc).
A gasolina é mais potente e tem manutenção mais simples. A diesel é menos potente, e tem o risco da qualidade do combustível (muito reduzido com o novo S-50). O mercado da diesel é muito melhor que o da gasolina, até por tradição (basta ver a proporção entre diesel e gasolina).
Eu, particularmente, uso diesel pois rodo bastante, e não gosto muito da sensação de gastar mais de 200 reais em um tanque.
Em viagens, a autonomia teórica passa dos 900 km (a luzinha acende depois dos 700 km), mas não costumo andar muito sem abastecer, até para mitigar o risco de um abastecimento com diesel contaminado ou batizado. Colocando "de pouquinho", eventual diesel ruim "dilui" no diesel bom.
Boa sorte na sua escolha e divirta-se.
Abraços.
PS: só curiosidade, quanto estão pedindo na HSE diesel 2008?
Léo Oliver
06/11/2012, 22:55
Grato pelo retorno Renato, quanto a tua curiosidade, estão pedindo em Porto Alegre/RS por uma Disco 3 HSE TDV6 2008 R$ 135 mil, e a HSE TDV8 2007, R$ 95 mil, essa diferença que me seduziu no modelo a gasolina, sem contar no valor do S50 aqui no Sul que chega a custar R$ 2,30 e aos custos já sabidos de IPVA, seguro e revisões, acho que pra quem roda 2.000 ou 2.500 km por mes a gasolina vale a pena, minha dúvida é quanto a viagens longas, como Patagonia por exemplo.
Qual a capacidade do tanque de combustível de uma Disco 3?
Abraço
Serengetiman
07/11/2012, 00:55
Numa Disco 3 TDV6 andando a 80/90 km/h andei 961 kms de Campo Grande MS até Campinas. A autonomia é excelente.
neilsonhenriques
07/11/2012, 10:04
Olá Léo,
O Renato e o Serengetiman já te balizaram totalmente. Se o assunto é autonomia, não há o que se discutir: diesel. O que o Serengetiman disse que consegue com um tanque (perto de 1000 km) é 30% a mais do que eu consigo com o V8 com o pé lá em cima.
Outra informação importante é que eu uso gasolina Pódium (R$ 3,49) que tem um rendimento ~ 20% melhor que a aditivada, portanto, o custo do diesel para 2.500 km/mês é bem menor. Se estivesse na sua situação, não consideraria o V8, mesmo porque agora existe o S-50. Perceba que quase não se vê Discovery 4 a gasolina. O mercado já mudou e eu também começo a mudar minha opinião sobre diesel x gasolina.
Sobre a Patagônia, não se preocupe. A autonomia do D3 V8 seria suficiente. Rodei bastante na Argentina e Chile quando tinha um Freelander 1 cujo tanque rodava ~ 650 km no Brasil. Lá ele chegou perto dos 900 km em parte porque não há trânsito como o nosso, as estradas são livres e planas e a gasolina não tem álcool. Abastecendo com Fangio (maior octanagem) se vai muito longe. De qualquer forma, leve um galão de uns 30 litros dentro do carro porque em alguns lugares não havia combustível ou a quantidade era limitada. Fiquei no osso da borboleta certa vez. :mrgreen:
Abraço e boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson
Com meu 110 e tanque extra, rodo 1200km sem abastecer. Minha média de consumo é de 10-11km/L a 110-120km/h.
Alexandre Tietsche
07/11/2012, 13:42
Neilson, boa tarde
Mas analisando bem e considerando que ele rode 25.000km
Gasolina: Consumo médio* 7 km/L
Preço: R$ 3.49
Consumo ano 3571 Litros
Despesa: R$ 12.462,00
Diesel: Consumo médio* 10 km/l
Preço: R$ 2.20
Consumo ano 2500 litros
Despesa R$ 5.500,00
* Considerando regime urbano/estrada.
A Vantagem para o Diesel é de uma economia de R$6.962,00/ano.
Considerando que o veículo a Diesel custa R$ 45.000,00 a mais, com esta diferença no bolso ele poderia comprar gasolina e rodar 162.500km ou 6 anos e 1/2 pra ficar no 0x0.
Outros pontos a se considerar:
- O custo de peças e mão de obra para trocar a correia dentada da Discovery a Diesel gira em torno de R$ 6.000,00, na gasolina não se troca porque é corrente.
- O custo do seguro de um carro a Diesel geralmente é bem mais elevado. Difícil opinar em valores porque sinceramente não tenho ideia dos custos (quem souber pode dar pitaco)mas vamos estimar em R$ 2.000,00 a menosa/ano
Logo uma economia de mais 6k de manutençao de correia + 12k por 6 anos de seguro = 18k, que seria suficiente para comprar mais 5157 litros de Gasolina podium e rodar 36103km.
Quase 200.000km pra ficar no 0x0.
to viajando muito?
Abs,
Abs
Léo Oliver
07/11/2012, 13:44
Olá Léo,
O Renato e o Serengetiman já te balizaram totalmente. Se o assunto é autonomia, não há o que se discutir: diesel. O que o Serengetiman disse que consegue com um tanque (perto de 1000 km) é 30% a mais do que eu consigo com o V8 com o pé lá em cima.
Outra informação importante é que eu uso gasolina Pódium (R$ 3,49) que tem um rendimento ~ 20% melhor que a aditivada, portanto, o custo do diesel para 2.500 km/mês é bem menor. Se estivesse na sua situação, não consideraria o V8, mesmo porque agora existe o S-50. Perceba que quase não se vê Discovery 4 a gasolina. O mercado já mudou e eu também começo a mudar minha opinião sobre diesel x gasolina.
Sobre a Patagônia, não se preocupe. A autonomia do D3 V8 seria suficiente. Rodei bastante na Argentina e Chile quando tinha um Freelander 1 cujo tanque rodava ~ 650 km no Brasil. Lá ele chegou perto dos 900 km em parte porque não há trânsito como o nosso, as estradas são livres e planas e a gasolina não tem álcool. Abastecendo com Fangio (maior octanagem) se vai muito longe. De qualquer forma, leve um galão de uns 30 litros dentro do carro porque em alguns lugares não havia combustível ou a quantidade era limitada. Fiquei no osso da borboleta certa vez. :mrgreen:
Abraço e boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson
Grato Neilson, estou seriamente considerando o modelo a diesel, mas são R$ 40 mil a mais que a gasolina, pode ser que com o andar da carruagem isso se dilua quando a bomba do posto marcar 300 reais de gasolina:shock:...hehehe...e ainda para piorar as coisas o modelo a gasolina apesar de ser uma ano mais velho, é unico dono e esta bemmmm mais conservada que o modelo a diesel.
Mas acho que a tendencia fechar com o modelo a diesel mesmo.
Léo Oliver
07/11/2012, 13:50
Neilson, boa tarde
Mas analisando bem e considerando que ele rode 25.000km
Gasolina: Consumo médio* 7 km/L
Preço: R$ 3.49
Consumo ano 3571 Litros
Despesa: R$ 12.462,00
Diesel: Consumo médio* 10 km/l
Preço: R$ 2.20
Consumo ano 2500 litros
Despesa R$ 5.500,00
* Considerando regime urbano/estrada.
A Vantagem para o Diesel é de uma economia de R$6.962,00/ano.
Considerando que o veículo a Diesel custa R$ 45.000,00 a mais, com esta diferença no bolso ele poderia comprar gasolina e rodar 162.500km ou 6 anos e 1/2 pra ficar no 0x0.
Outros pontos a se considerar:
- O custo de peças e mão de obra para trocar a correia dentada da Discovery a Diesel gira em torno de R$ 6.000,00, na gasolina não se troca porque é corrente.
- O custo do seguro de um carro a Diesel geralmente é bem mais elevado. Difícil opinar em valores porque sinceramente não tenho ideia dos custos (quem souber pode dar pitaco)mas vamos estimar em R$ 2.000,00 a menosa/ano
Logo uma economia de mais 6k de manutençao de correia + 12k por 6 anos de seguro = 18k, que seria suficiente para comprar mais 5157 litros de Gasolina podium e rodar 36103km.
to viajando muito?
Abs,
Abs
Então Alexandre...quando penso nesses detalhes, não so no consumo e no valor da gasolina, mas sim no ipva, seguro e manunteção, desconsidero totalmente a diesel, que no meu ponto de vista so valeria a pena por conta da autonomia e consumo reduzido de combustivel, mas isso seria o suficiente para torna-la mais vantajosa frente ao modelo a gasolina?
Sendo que será o carro de viagem e não de uso diario, já que tenho o privilégio de só atravessar a rua para trabalhar...hehehe
Léo Oliver
07/11/2012, 13:59
Olá amigo,
Da gasolina não posso te falar muito, só o que ouvi aqui no forum. O Neilson diz que consegue fazer até 9 km/l com a dele, na estrada, pé leve.
A diesel, na estrada, até 110 km/h, pode contar 11 km/l. Andando mais forte, o consumo aumenta, mas nunca fiz menos de 10 km/l de média em viagens. Na cidade a coisa muda, 6~7 km/l.
A discussão entre diesel e gasolina é antiga, cada um defendendo seus pontos de vista. A economia, em si, não chega a ser o grande argumento, especialmente para quem roda até uns 2.000 km/mês. Na Discovery, o custo do combustível é pequeno perto dos demais custos envolvidos (seguro, IPVA, pneus, revisões, etc).
A gasolina é mais potente e tem manutenção mais simples. A diesel é menos potente, e tem o risco da qualidade do combustível (muito reduzido com o novo S-50). O mercado da diesel é muito melhor que o da gasolina, até por tradição (basta ver a proporção entre diesel e gasolina).
Eu, particularmente, uso diesel pois rodo bastante, e não gosto muito da sensação de gastar mais de 200 reais em um tanque.
Em viagens, a autonomia teórica passa dos 900 km (a luzinha acende depois dos 700 km), mas não costumo andar muito sem abastecer, até para mitigar o risco de um abastecimento com diesel contaminado ou batizado. Colocando "de pouquinho", eventual diesel ruim "dilui" no diesel bom.
Boa sorte na sua escolha e divirta-se.
Abraços.
PS: só curiosidade, quanto estão pedindo na HSE diesel 2008?
Só uma dica para um principiante...uma Disco 2008 a diesel com 135mil kms rodados, eh muita coisa ou esta pouco rodada?
neilsonhenriques
07/11/2012, 17:49
to viajando muito?
Alexandre,
Rapaz, viajando estava eu quando fiz as minhas contas de cabeça. Você está totalmente correto. :confused:
Os cálculos estão perfeitos e por eles dá pra ver que a diferença entre os combustíveis ainda é bem significativa. Estou andando uns 15.000 km com o D3 por ano e levaria uma década pra gastar a diferença de valores entre os carros.
Obrigado pelas correções.
Espero que o Léo Óliver tenha lido sua mensagem com bastante atenção. :mrgreen:
Grato Neilson, estou seriamente considerando o modelo a diesel, mas são R$ 40 mil a mais que a gasolina, pode ser que com o andar da carruagem isso se dilua quando a bomba do posto marcar 300 reais de gasolina...hehehe...e ainda para piorar as coisas o modelo a gasolina apesar de ser uma ano mais velho, é unico dono e esta bemmmm mais conservada que o modelo a diesel.
Mas acho que a tendencia fechar com o modelo a diesel mesmo.
Léo,
Me desculpe a falha. Digitei rápido demais e confesso que não fiz as contas que o Alexandre Tietsche fez. O post dele é muito mais significativo que o meu.
Outra coisa que você precisa pensar é exatamente sobre a procedência do carro. Os carros da Land Rover são chatos com manutenção. Muito mesmo. Se deixar pra amanhã, o prejuízo é grande e o carro fica todo ferrado. A diesel de 135k km pode estar mais conservada do que a V8 menos rodada, dependendo do cuidado do dono. Pense bastante sobre isso antes de comprar o carro. Veja todas as manutenções que foram feitas. Perca bastante tempo com isso e levante a vida do carro na oficina. Isso pode dizer se o D3 será um sonho ou um pesadelo.
Um abraço, :concordo:
Neilson
Alexandre Tietsche
07/11/2012, 18:39
Fiz as contas só porque meu sonho de consumo também uma D3. por hora vou aguentando a cara feia da patroa sacolejando na 110! rs
O que me assusta um pouco é o preço das peças e MO da D3.
Leandro Neves
07/11/2012, 21:01
Boa Noite Léo!
Quase dois anos.
Foi o tempo que levei fazendo os cálculos para decidir se a Disco 3 seria um bom negócio e a qual modelo escolher!
Não vou pontuar novamente todos fatos, da uma olhada no Fórum que vale a pena.
Estou com a Disco a aproximandamente 3 meses e posso relatar aqui, que o carro é realmente um espetáculo.
E olha que ela não me fisgou de primeira, foi aos poucos seduzindo.
Quem está rodando com o carro é minha esposa mas posso colocar as médias de consumo de 8 km/l no uso misto. ( 40% estrada e 60% cidade ).
Dentre meus carros é a pior média! O troller faz 9,5 e a Pajero faz 9,0.
Estou abastecendo com o Diesel S-50 R$ 2,199.
Se vc visa o carro para longas distâncias, as médias nas estradas são excelentes, chega fácil na casa dos 11,5 km/l. ( andando suave ). Na cidade ela gasta mesmo, não tem o que fazer. Mesmo andando muito na boa.
Minha única dica é TENHA PACIÊNCIA em encontrar o carro certo.
Depois que eu decidi que iria mesmo encarar uma Disco, foi mais de 1 ano para achar o carro certo!
E como sempre digo.... ELE APARECE !!!
Gostei tanto do carro, que já planejo para daqui uns dois anos focar as minhas buscas em uma Range Rover Sport Diesel 2006.
Essa a minha esposa não rouba!
Vou ficar mais um pouquinho com a minha Pajero 2003 e esperar o valor de Tabela Fipe da Range diminuir para uns 90 mil reais.
Agora que o modelo 2.013 entra com bastante mudanças o valor da 2006 deve cair consideravelmente.
Sobre manutenção...
Quando comprei minha Pajero com 80 Mil KM todos falavam que teria que trocar a corrente de comando com 120 mil Km. Ela está com 210 mil KM e rodando muito bem. Todos os mecânicos dizem que a corrente é muito melhor que a correia ( não quero gerar polêmicas ). Como os mecânicos dizem, a corrente dá sinal de fadiga e não estoura, como geralmene acontece nas correias.
Os problemas mais sérios da Disco são com o sistema de injeção Diesel e o compressor da suspensão.
Abraços,
neilsonhenriques
08/11/2012, 16:22
Fiz as contas só porque meu sonho de consumo também uma D3. por hora vou aguentando a cara feia da patroa sacolejando na 110! rs
O que me assusta um pouco é o preço das peças e MO da D3.
Alexandre,
Eu até trocaria o conforto do D3 (que é muito acima do que eu necessito) pela robustez e simplicidade do Defender, se ele tivesse um câmbio automático. Só isso. De resto, é perfeito pra mim. :mrgreen:
Eu sou louco pra ter um Defender, mas como moro nessa moradia de corno que é apartamento, não cabe na garagem. :evil:
Não fique preocupado com a manutenção do D3. É muito diferente do que aparenta, ainda mais pra quem tem um Defender e está acostumado com o "modus operandi" de um Land Rover: manutenção preventiva e importação de peças.
Se você vender o seu Defender (extremamente bem valorizado) e botar mais algumas poucas latinhas, sai com um D3 (extremamente mal valorizado) sem dúvida alguma.
Mas o bom é ter os dois ! :roll:
Abraço, :concordo:
Neilson
BrunoBrs
09/11/2012, 01:38
Boa Noite a todos,
Também estou trocando minha Defender 90 por uma Discovery 2 para agradar minha patroa!!!! E gostaria de saber se para a Disco2 também tem essa diferença de valor na manutenção entre a Diesel e a Gasolina????.... outro ponto e sobre o consumo, a Disco2 tem faz medias de 6 na cidade????Se for isso para mim esta bom!
Abraço a Todos!
Boa Noite a todos,
Também estou trocando minha Defender 90 por uma Discovery 2 para agradar minha patroa!!!! E gostaria de saber se para a Disco2 também tem essa diferença de valor na manutenção entre a Diesel e a Gasolina????.... outro ponto e sobre o consumo, a Disco2 tem faz medias de 6 na cidade????Se for isso para mim esta bom!
Abraço a Todos!
a minha disco diesel 2003 faz uns 7,5 na cidade e uns 8,5/9 na estrada. Disco 2 a gasolina, so V8. abs
Boa Noite a todos,
Abraço a Todos!
Com reação a Disco 2 a Gasolina, quase a mesma coisa da DIsco I gasolina pois o motor é quase o mesmo- 4,5-5,5 km/l na cidade e 6,5 a 8 km/l na estrada.
Abs
Sergio
Renato Franco
10/11/2012, 19:42
Olá amigos,
Só um detalhe no calculo do Alexandre, a troca da correia dentada NÃO FICA em 6.000. Acabei de orçar na concessionaria, e fica em pouco mais de 2.000, e a previsão para troca é com 168 k. Diluindo isso pela km, sai bem mais em conta do que o cálculo aparenta.
Quanto à quilometragem de 135.000, acho que a pedida está alta. A minha está com 115 k, bem conservada, todas as revisões em ccs (importei até agora só pastilhas de freio) e tenho recebido ofertas de 110-115. Por 125 eu entrego, pois estou pensando em um upgrade para uma 4 3.0 SE de um amigo que está indo para a RRS (não pretendo sair da marca tão cedo).
Só pra tua ciência, um outro amigo está vendendo uma SE 2008/2009, verde, e entrega também por 125, com 80 kkm.
Dê uma procurada melhor que vc acha melhor negócio.
Abs.
Alexandre Tietsche
11/11/2012, 01:37
Renato, tudo bem ?
consultei um amigo que tem loja em SP e estimei esse preço pois só de M.O ele cobra R$ 3.500,00 + peças (não imagino o preço) e ele é oficina especializada Land. Se M.O ta 2k o preço ta ótimo.
O fato é que quase nunca você vai conseguir rodar 168k cravados. Vai pegar um carro com 30, 40, 100km e sua "autonomia" de correia dentada também será menor, logo o tempo do serviço diminui bastante.
Outros gastos a se considerar e que não coloquei são de IPVA
Um carro de 135k paga R$5.400 um de 90 paga R$ 3.600,00 (Economia de R$ 1.800,00). Se colocar em 6 anos que usei como exemplo R$ 10.800,00 (=3049 litros de podium *7km/l = 21666km pra rodar..
Eu não fiz contas mas posso até fazer porem comparando a versão gasolina x Diesel, eu *chuto* que somente se rodar uns 50.000km por ano e permaneça com o carro por mais de 30 meses é que talvez valha a pena do contrário a economia é apenas psicológica na bomba pois pagar 200,00, 300 reais por abastecida deixa o caboclo doido..rs..
Neilson, to rindo até agora com sua "morada de corno"..kkkk. Sabe que eu conheci um cara que tinha uma DS3 com suspensão ar, no dia que ele tirou o carro da concessionária ele entrou no prédio onde mora e ralou metade do teto. Ele não sabia direito como usar os recursos da suspensão e batizou o carro com uns 30km rodados... imagina a dor de corno!
Abs,
Renato Franco
11/11/2012, 16:25
Renato, tudo bem ?
consultei um amigo que tem loja em SP e estimei esse preço pois só de M.O ele cobra R$ 3.500,00 + peças (não imagino o preço) e ele é oficina especializada Land. Se M.O ta 2k o preço ta ótimo.
O fato é que quase nunca você vai conseguir rodar 168k cravados. Vai pegar um carro com 30, 40, 100km e sua "autonomia" de correia dentada também será menor, logo o tempo do serviço diminui bastante.
Outros gastos a se considerar e que não coloquei são de IPVA
Um carro de 135k paga R$5.400 um de 90 paga R$ 3.600,00 (Economia de R$ 1.800,00). Se colocar em 6 anos que usei como exemplo R$ 10.800,00 (=3049 litros de podium *7km/l = 21666km pra rodar..
Eu não fiz contas mas posso até fazer porem comparando a versão gasolina x Diesel, eu *chuto* que somente se rodar uns 50.000km por ano e permaneça com o carro por mais de 30 meses é que talvez valha a pena do contrário a economia é apenas psicológica na bomba pois pagar 200,00, 300 reais por abastecida deixa o caboclo doido..rs..
Neilson, to rindo até agora com sua "morada de corno"..kkkk. Sabe que eu conheci um cara que tinha uma DS3 com suspensão ar, no dia que ele tirou o carro da concessionária ele entrou no prédio onde mora e ralou metade do teto. Ele não sabia direito como usar os recursos da suspensão e batizou o carro com uns 30km rodados... imagina a dor de corno!
Abs,
Sem dúvida Alexandre, o diesel somente se justifica para quem roda bastante. Dependendo do jeito de fazer a conta, esse número pode variar de 2.500 a 5.000 km/mês (basicamente como considerar a depreciação e o custo de oportunidade). Para quem anda pouco, é gasolina e pronto.
Mas simplesmente pegar a diferença de preço e calcular em litros de gasolina não dá um parâmetro real, pois, por óbvio, quando vc vai vender a diesel comprada a 135 k e a gasolina comprada a 90 k os preços não vão ser os mesmos, razão de ter que considerar a efetiva depreciação.
A verdade é que para os Discovery, o custo do combustível, seja diesel ou gasolina, é a parte barata da história. Os demais custos, depreciação, oportunidade, seguro, IPVA e manutenção, com certeza, representam 60 ou 70% do custo total, para quem roda uns 2.500 km/mês (meu caso). Aí a opção pelo combustível fica muito pessoal mesmo.
Se for por na "ponta do lápis", um carro custa cerca de 30% de seu valor ao ano (15% depreciação - 7% oportunidade - 4% seguro - 4% IPVA), só de ficar na garagem, mais combustível, manutenção, pedágio, etc.
Manter um carro de 180 k (preço atual de reposição de um Disco 4 SE 2010, considerando troca a cada três anos por uma com dois anos de uso), custa a bagatela de R$ 5.000,00 por mês, só pra enfeitar a garagem. Tem hora que desanima...
Deveríamos andar todos o Uno Mille, e mesmo assim quase rivaliza com taxi. É irracional ter carro no Brasil, com o assalto que nos fazem em impostos, serviços, etc., etc.
Abraços tristes.