Ver Versão Completa : Temperatura jota
Edgar Caldeira
05/11/2012, 18:50
Boa noite.
Sabado fiz trilha com o jota e foi tranquilo, voltei para casa o carro na temperatura normal.
Domingo de manhã dei uma olhada na água do carro e achei que estava abaixo do nivel e completei, quando fui ver estava quatro dedos acima do nivel maximo. (cagada minha)
Rodei com o carro e vi que ele aqueceu um pouco mais que o normal.
Estou desconfiado de duas coisas, ou por rodar com o limite de agua bem acima do nivel maximo ele aqueceu um pouco (Sei lá sem espaço para pressão ou etc... ?)
pelo fato de misturar aditivos. (sim eu fiz essa cagada e fiz umas misturebas )
Alguem sabe confirmar ? Ou isso é coisa da minha cabeça ?
Obs: as duas ventoinhas ligam, a agua não apresenta mistura de óleo o óleo do motor está ok e não desce uma gota de água. Está tudo vedado corretamente.
Motor AP 1.9 TDI.
Abraços !
ve se ajuda...
verifique a bomba d' água...
RANGER 2.8 FERVENDO (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/forum/9-reparador-para-reparador/68555-ranger-28-fervendo#69004)
Edgar Caldeira
05/11/2012, 20:10
ve se ajuda...
verifique a bomba d' água...
RANGER 2.8 FERVENDO (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/forum/9-reparador-para-reparador/68555-ranger-28-fervendo#69004)
Acho que não é, a água está circulando normalmente entre o radiador e o motor.
verificou:
as aletas do radiador...
as mangueiras...
o termostato...
a tampa do radiador...
parte elétrica da ventoinha... (cebolão)
agota os mais caros...
bomba do diesel...
juntas de cabeçote...
trinca de cabeçote...
MARCOS AFONSO
06/11/2012, 06:43
EDGAR,
se passou em atoleiro, pode estar com o radiador sujo de barro, que impede a correta troca de calor.
abraços.......
Edgar Caldeira
06/11/2012, 08:53
EDGAR,
se passou em atoleiro, pode estar com o radiador sujo de barro, que impede a correta troca de calor.
abraços.......
Domingo de manhã eu passei a vap no radiador e caiu bastante barro e mesmo assim deu uma esquentada...
Pode ser a bomba da água, radiador entupido (mesmo passando a vap ?) ou valvula termostatica travou fechada acredito eu.
De qualquer jeito mandei para o meca dar uma olhada.
Edgar,
Também tenho um JPX com motor AP 1.9 diesel.
Em primeiro lugar como foi dito acima, verifique o radiador quanto a possível vedação das aletas por sujeira após a trilha. caso isso tenha ocorrido lave o radiador com cuidado para não danificar as aletas.
Verifique vazamentos no radiador, o meu apresentou vazamento porém só quando quente e pressurizado, com o motor frio não vazava nada, quase fiquei louco procurando como sumia a agua do tanque de expansão.
Neste caso você deve pressurizar o radiador para verificar vazamentos, aconselho a levar numa firma especializada.
Verifique a tampa/válvula do tanque de expansão, caso esteja abrindo antes do projetado ela pode causar aquecimento.
Nas oficinas eles tem uma bomba de teste para verificar a abertura desta válvula.
Quanto a ter colocado agua e aditivo acima do especificado, isto não é recomendado, porém quando o motor estiver quente e pressurizado esta válvula da tampa do tanque de expansão esta projetada para abrir e deixar o excesso de agua e pressão sairem, seria como uma panela de pressão.
Verifique o funcionamento das ventoinhas elétricas, caso sejam duas verifique se ambas estão funcionando.
Verifique o aterramento do marcador de temperatura caso seja elétrico, a falta de aterramento causa diferença na marcação do ponteiro de temperatura. É fácil verificar, quando as ventoinhas ligam o ponteiro sobe ou quando os farois são ligados alto/baixo ele também sobe marcando a mais.
Caso seu marcador seja elétrico recomendo instalar um marcador de temperatura mecânico/bulbo é barato e fácil instalar você pode utilizar os dois. Compre um T do kit verão do tempra e instale na mangueira de sáida do cabeçote o mais próximo possível do cabeçote para coletar a temperatura mais alta possível da agua.
Como não existe agua no óleo ou óleo na agua e o motor não ferve, o problema deve estar nas respostas acima.
Sds
Rodrigo
Edgar Caldeira
06/11/2012, 16:47
Edgar,
Também tenho um JPX com motor AP 1.9 diesel.
Em primeiro lugar como foi dito acima, verifique o radiador quanto a possível vedação das aletas por sujeira após a trilha. caso isso tenha ocorrido lave o radiador com cuidado para não danificar as aletas.
Verifique vazamentos no radiador, o meu apresentou vazamento porém só quando quente e pressurizado, com o motor frio não vazava nada, quase fiquei louco procurando como sumia a agua do tanque de expansão.
Neste caso você deve pressurizar o radiador para verificar vazamentos, aconselho a levar numa firma especializada.
Verifique a tampa/válvula do tanque de expansão, caso esteja abrindo antes do projetado ela pode causar aquecimento.
Nas oficinas eles tem uma bomba de teste para verificar a abertura desta válvula.
Quanto a ter colocado agua e aditivo acima do especificado, isto não é recomendado, porém quando o motor estiver quente e pressurizado esta válvula da tampa do tanque de expansão esta projetada para abrir e deixar o excesso de agua e pressão sairem, seria como uma panela de pressão.
Verifique o funcionamento das ventoinhas elétricas, caso sejam duas verifique se ambas estão funcionando.
Verifique o aterramento do marcador de temperatura caso seja elétrico, a falta de aterramento causa diferença na marcação do ponteiro de temperatura. É fácil verificar, quando as ventoinhas ligam o ponteiro sobe ou quando os farois são ligados alto/baixo ele também sobe marcando a mais.
Caso seu marcador seja elétrico recomendo instalar um marcador de temperatura mecânico/bulbo é barato e fácil instalar você pode utilizar os dois. Compre um T do kit verão do tempra e instale na mangueira de sáida do cabeçote o mais próximo possível do cabeçote para coletar a temperatura mais alta possível da agua.
Como não existe agua no óleo ou óleo na agua e o motor não ferve, o problema deve estar nas respostas acima.
Sds
Rodrigo
Olá Rodrigo.
Então o reservatório de expansão foi trocado por um zero.
Ele não baixa água, rodei com ele e depois do motor esfriar estava marcando certinho.
Se estivesse furado ficaria baixando água certo ?
As ventoinhas estão armando as 2 normalmente e o medidor de temperatura já está na saída de água mais quente do motor. Foi feito uma adaptação e ficou muito bom.
Mandei para o mecânico, ele vai retirar o radiador e verificar e ver outras coisas.
A bomba de água, até aonde me lembro de olhar estava circulando água normalmente no reservatório.,
Edgar,
Este radiador esta realmente limpo? Não acredito que seja bomba d'agua porque neste caso o motor superaquecia.
Como você trocou o tanque de expansão e a agua não esta abaixando, tenho uma pergunta a fazer?
No meu JPX por falta de espaço o tanque de expansão ficou um pouco abaixo do nível superior do radiador, portanto para completar totalmente o nível com agua após a troca do radiador, eu tive que colocar o JPX em desnível, ou seja com a frente para baixo, possibilitando o enchimento total do radiador retirando todo o ar, entendeu?
Bem para finalizar teste o radiador enviando numa empresa especializada, para efetuar teste de pressão, limpeza completa com varetamento dos dutos.
Outra pergunta, qual o tamanho do seu radiador? Comprimento, largura e espessura? O meu é 700x37x30 milimetros, é o radiador da quantum com a/c.
Esta pergunta não tem nada haver, é só curiosidade uma vez que o motor não aquecia anteriormente.
Sds
Tócha
Edgar Caldeira
06/11/2012, 21:49
Edgar,
Este radiador esta realmente limpo? Não acredito que seja bomba d'agua porque neste caso o motor superaquecia.
Como você trocou o tanque de expansão e a agua não esta abaixando, tenho uma pergunta a fazer?
No meu JPX por falta de espaço o tanque de expansão ficou um pouco abaixo do nível superior do radiador, portanto para completar totalmente o nível com agua após a troca do radiador, eu tive que colocar o JPX em desnível, ou seja com a frente para baixo, possibilitando o enchimento total do radiador retirando todo o ar, entendeu?
Bem para finalizar teste o radiador enviando numa empresa especializada, para efetuar teste de pressão, limpeza completa com varetamento dos dutos.
Outra pergunta, qual o tamanho do seu radiador? Comprimento, largura e espessura? O meu é 700x37x30 milimetros, é o radiador da quantum com a/c.
Esta pergunta não tem nada haver, é só curiosidade uma vez que o motor não aquecia anteriormente.
Sds
Tócha
Cara o lance da água é igual ao meu rsss
O radiador é original do JPX, cabe uns 8 litros de água. Pega a frente inteira dele.
O mecânico vai desmontar todo o radiador dele para ver ...
Esse dei uma olhada nos marcadores de temperatura mecânico/bulbo
surgiu a questão:
O marcador mecânico eu coloco o sensor aonde? No cabeçote? Como eu fixo ele lá ?
E o Bulbo? Aonde é fixado?
Abraços
Edgar,
Para instalar o marcador mecânico, você tem que comprar um Tdo tempra, conhecido como kit verão do tempra.
Nada mais é do que um T de latão, onde em duas extremidades são colocadas as mangueiras e numa saída tem rosca para a instalação de um termostato do radiador, conhecido como cebolinha, com isso a ventoinha era acionada antecipadamente uma vez que temperatura da agua subia muito mais rápido na mangueira de saída de agua do cabeçote do que no radiador.
A mangueira de saída de agua do cabeçote deve ser cortada o mais próximo possível do cabeçote desde de que permita a instalação do T, sendo que o bulbo vai ser instalado neste T através da adapatação de um niple para que o bulbo possa ser rosqueado, o relógio você instala no painel onde preferir.Com isso você ficará com dois marcadores de temperatura um elétrico e um mecânico.
Sds
Tócha
wilson ghetti
07/11/2012, 10:34
Cara o lance da água é igual ao meu rsss
O radiador é original do JPX, cabe uns 8 litros de água. Pega a frente inteira dele.
O mecânico vai desmontar todo o radiador dele para ver ...
Esse dei uma olhada nos marcadores de temperatura mecânico/bulbo
surgiu a questão:
O marcador mecânico eu coloco o sensor aonde? No cabeçote? Como eu fixo ele lá ?
E o Bulbo? Aonde é fixado?
Abraços
Edgar, esse bulbo que o Tocha está falando é JUSTAMENTE O QUE ESTÁ INSTALADO NELE, para que instalar outro relógio de mercurio, quando foi instalado, foi na saida de agua quente do motor com esse T do tempra...não sei qual a sua duvida, pois já te expliquei N vezes. Tocha, esse J já tem o marcador de mercurio do caminhão mercedes- benz e foi eu que adaptei, ele marca a agua quente que sai do motor, a cebolinha que aciona as ventoinhas está instalada logo abaixo da entrade de agua quente no radiador. O radiador é o original, foi feito uma revisão em dezembro/11.
Abraços.
Edgar Caldeira
07/11/2012, 11:26
Edgar, esse bulbo que o Tocha está falando é JUSTAMENTE O QUE ESTÁ INSTALADO NELE, para que instalar outro relógio de mercurio, quando foi instalado, foi na saida de agua quente do motor com esse T do tempra...não sei qual a sua duvida, pois já te expliquei N vezes. Tocha, esse J já tem o marcador de mercurio do caminhão mercedes- benz e foi eu que adaptei, ele marca a agua quente que sai do motor, a cebolinha que aciona as ventoinhas está instalada logo abaixo da entrade de agua quente no radiador. O radiador é o original, foi feito uma revisão em dezembro/11.
Abraços.
Entendi...
Menos trabalho então.
O que eu não entendo é por que o pessoal que vende o kit de temperatura eletrônico fala para colocar o sensor no parafuso do cabeçote do motor.. Essa temperatura será a confiável ?
E se o de bulbo é instalado na água quente logo ele vai marcar temperatura muito mais alta e consequentemente assustar o motorista, achando que o motor está mais quente que o normal certo ?
Edgar,
Desculpe-me mas você esta misturando as marchas.
O marcador de temperatura elétrico utiliza um sensor que é rosqueado na galeria de agua do cabeçote, bem próximo a saída da água.
Ele não pode ser fixado no parafuso do cabeçote porque lá não tem agua e não mediria nada.
O marcador de temperatura mecânico trabalha com bulbo de mercúrio, como se fosse um termomêtro de casa para medir febre ok.
Ambos os termomêtros devem marcar a temperatura da agua na saída do cabeçote e deveriam marcar a mesma temperatura.
A escala destes termomêtros variam entre 40 ° e 120° graus, que seria a faixa da temperatura da agua resfriando o motor.
Geralmente nos motores modernos os marcadores de temperatura da agua são elétricos mas para uso off road o pessoal gosta de utilizar o marcador mecânico, porque independe do sistema elétrico estar ligado ou não para marcar a temperatura uma vez que ele trabalha com coluna de mercúrio e o pessoal confia mais.
As vezes devido a posição, profundidade do furo e tipo de rosca do cabeçote, o termomêtro mecânico não pode ser instalado diretamente no cabeçote, então interrompemos a mangueira de saída da agua do cabeçote, colocamos um T e instalamos o bulbo nesta peça e o JPX terá dois marcadores de temperatura um elétrico e outro mecânico como é o caso do seu jota.
Abraços
Tócha
netto mietto
07/11/2012, 20:48
tocha
Outra pergunta, qual o tamanho do seu radiador? Comprimento, largura e espessura? O meu é 700x37x30 milimetros, é o radiador da quantum com a/c.
to com problema no meu radiador uso motor ap 2.0 injetado vc pode me mandar fotos do seu radiador para eu ver como ficou vou adaptar do santana tambem.
Edgar Caldeira
08/11/2012, 09:07
Edgar,
Desculpe-me mas você esta misturando as marchas.
O marcador de temperatura elétrico utiliza um sensor que é rosqueado na galeria de agua do cabeçote, bem próximo a saída da água.
Ele não pode ser fixado no parafuso do cabeçote porque lá não tem agua e não mediria nada.
O marcador de temperatura mecânico trabalha com bulbo de mercúrio, como se fosse um termomêtro de casa para medir febre ok.
Ambos os termomêtros devem marcar a temperatura da agua na saída do cabeçote e deveriam marcar a mesma temperatura.
A escala destes termomêtros variam entre 40 ° e 120° graus, que seria a faixa da temperatura da agua resfriando o motor.
Geralmente nos motores modernos os marcadores de temperatura da agua são elétricos mas para uso off road o pessoal gosta de utilizar o marcador mecânico, porque independe do sistema elétrico estar ligado ou não para marcar a temperatura uma vez que ele trabalha com coluna de mercúrio e o pessoal confia mais.
As vezes devido a posição, profundidade do furo e tipo de rosca do cabeçote, o termomêtro mecânico não pode ser instalado diretamente no cabeçote, então interrompemos a mangueira de saída da agua do cabeçote, colocamos um T e instalamos o bulbo nesta peça e o JPX terá dois marcadores de temperatura um elétrico e outro mecânico como é o caso do seu jota.
Abraços
Tócha
Entendi Tocha, então todos os carros marcam a temperatura pela água quente que sai do radiador ?
Logo no meu jota a temperatura da água quente que ele marca é a temperatura que a água sai do motor e vai para o radiador esfriar ?
Eu não entendo nada e estou querendo sempre aprender mais rs.
wilson ghetti
08/11/2012, 09:47
Edgardddddddd, é ao contráriooooooo, marca a AGUA QUENTE QUE SAI DO MOTOR, pois quando a agua passa pelo radiador é justamente pra resfriá-laaaaaaa..e entrar novamente no kotor e esfriarrrrrrr o motorrrrrrr....Abraços...
Entendi Tocha, então todos os carros marcam a temperatura pela água quente que sai do radiador ?
Logo no meu jota a temperatura da água quente que ele marca é a temperatura que a água sai do motor e vai para o radiador esfriar ?
Eu não entendo nada e estou querendo sempre aprender mais rs.
Edgar Caldeira
08/11/2012, 19:04
Edgardddddddd, é ao contráriooooooo, marca a AGUA QUENTE QUE SAI DO MOTOR, pois quando a agua passa pelo radiador é justamente pra resfriá-laaaaaaa..e entrar novamente no kotor e esfriarrrrrrr o motorrrrrrr....Abraços...
Por que eu já imaginava que vinha pedrada sua ?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu me divirto hahahhahaha
Ok, entendi.
jjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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