Conectar

Ver Versão Completa : RANGER 2.3 16V Baixando Óleo

JointMan
05/11/2012, 18:30
Olá pessoal, sou novo aqui no forum.
Decidi postar esse tópico porque não encontrei nada neste sentido aqui no forum.
Além disso quero compartilhar todas as soluções que encontrar para ajudar outros proprietários.

Tenho uma Ranger XLS 2007 gasolina 4x2 :(
Notei, há alguns meses, que o óleo dela baixa muito.
Tenho que completar 1 litro de 5w30 por semana rodada.
Rodo aproximadamente 400 km por semana.

No funcionamento do motor a potência permanece a mesma exceto com o A/C ligado, no entanto vejo fumaça em algumas condições:
- Logo após ligar e acelerar (na primeira saída do dia)
- Quando estico a marcha (alta rotação), por volta dos 4.000 a 5.000 rpm

Em rotações normais, até 3.500 rpm ela, normalmente, não fuma
Não vejo óleo queimado depositado no escape, mas uma fuligem preta seca.

Pesquisei MUITO e vi que as causas para a perda de óleo podem ser:
- Retentores da guia de válvulas
- Jogo de anéis.
- Respiro do motor obstruído,
- Utilização de óleo inadequado.

Estou ignorando a possibilidade de anéis, porquê são caros e tenho fé de que meu azar não será tão grande.
Apostando na possibilidade dos retentores, comprei na cs o jogo de juntas e retentores.
O carro está na Casa da Caminhonete em Brasília.
Amanhã devo receber uma resposta quanto ao problema.
Mas gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido.

Alguém aqui no fórum tem ou teve experiência semelhante com esses DURATEC.
Ouvi dizer que é um motor extremamente durável.
O próprio mecânico que está verificando o defeito afirmou que trata-se de 90% de chances de serem os retentores.

Vou postar o desenrolar desse episódio.
Sempre no intuito de informar e ser informado.

Cabe um comentário sobre esta RANGER.
Acho que peguei um unicórnio dos infernos.
Em dois anos de relacionamento, viajamos bastante.
Chapada dos Veadeiros, Paraty, Porto Seguro...
Mas putz, como me lasquei nesse tempo.
Troquei automático do motor de partida, fiz revisão do alternador, tive a rosca de uma vela quebrada no motor, tive que trocar a bomba de combustível...
Enfim, um carro premiado às avessas.

A FORD é uma "beleza".
Peças "baratas", manutenção idem, ampla disponibilidade...

Pessoal, se alguém tiver alguma outra experiência com esses DURATEC, fiquem à vontade.

Espero que esta aflição termine logo.

fusca95
05/11/2012, 20:59
Amigo, qual a km da sua viatura? A minha esta com quase 85mkm e esta em excelentes condições.

JointMan
05/11/2012, 21:21
Boa noite, amigo.

Ela está com 145.000 km.
Já está bem rodada.
Na verdade, acho que o desleixo do antigo dono pode ter me prejudicado.

Quanto ao reparo, estou em dúvida em relação à oficina.
Mas vou esperar, vi muitos carros diferentes por lá.
Parece ter clientes fiéis.

fusca95
05/11/2012, 22:16
No nosso caso é desnecessário irmos a uma oficina especializada em caminionetes (geralmente dieesel - cobram bem mais), praticamente qualquer oficina de confiança poderá resolver este problema.

JointMan
05/11/2012, 22:30
É vero, fusca...

Agora já era rsrsrsrs.
Meu medo é errarem em alguma montagem.
É a primeira vez que deixo o carro lá.
Antes quem cuidava dela era o Patrick.
Mas ele mostrou receio em mexer nesse motor então levei pra lá por uma indicação.

Conheci o dono Sr. Valtuir e gostei da conversa que tive com ele.
Mas mesmo assim, os dois pés SEMPRE ficam atrás em se tratando de mecânicos.

JointMan
09/11/2012, 15:01
Ai ai ai... sorte de pobre é foda.

O motor aberto denunciou o seguinte:

Folga nos pistões - passando o dedo eles balançavam.
Carbonização presta na cabeça dos pistões
Retentores de válvulas ferrados - bom, pelo menos estava certo quando comprei o kit na Ford.

Agora é partir para o reparo:

Encamisar os cilindros,
Trocar retentores,
Retificar cabeçote e bloco,
Trocar disco de embreagem (aproveitando o embalo),
Fechar a tranqueira e botar pra rodar.

Prejuízo de R$ 4.900,00 (estimado)

A vantagem da história toda foi que eu parei antes do motor realmente quebrar, por isso muitas peças podem ser aproveitadas após a devida retífica. Vou ficar com medidas std então vou deixar de ganhar alguma potência... mas tudo bem, meu carro anda o bastante!

Agora terei um motor novinho sem vazamentos, vou ficar com ela mais um ou dois anos, depois passar pra frente e comprar uma outra diesel 4x4.
Daí sim terei assunto para o forum.

De qualquer forma, segue o informe para os proprietários das Ranger Sport que tanto postam aqui e para tantos outros donos de Rangers a gasolina que acompanham o 4x4.

Pode ser um chover no molhado o que vou dizer, mas use o óleo correto, troquem o filtro a cada troca e respeitem o km do óleo. No meu caso tenho certeza de que o dono anterior foi o cagão da vez... mas cuidado nunca é demais.

380019 380020 380021

Abraço a todos.

fusca95
09/11/2012, 18:22
Que mercadoria heimmm!!! Mas faça tudo direitinho, serviço caro é aquele feito duas vezes.
Tire um bifinho do volante, quem fez gostou!

JointMan
09/11/2012, 19:32
Hum...

O Sr. Valtuir não falou que o vira tá ok.

Como seria isso de tirar um bifinho do volante?

Tem a receita pra eu passar pra ele?

Motor ainda tá lá abertíssimo.

hehehe pelo menos deixo de ficar encrencado/incomodado com o motor... esse negocio de ficar passando 5W30 a cada 400 km tava me matando!

JointMan
09/11/2012, 19:42
Vi do que se trata!
Aliviar o volante do motor ajuda na aceleração por deixar a peça mais leve.
É isso?
Mas será que não atrapalha o controle de embreagem?
De repente, se for imperceptível vou pedir para ele fazer isso.

fusca95
09/11/2012, 19:59
Um tantinho pequeno vale a pena. Percebes que não há muita diferença em aceleração com a viatura com e sem carga nas duas primeiras marchas? . Giro demora a subir e retornar. Efeitos de volante pesado, inercia.
Para uso com carga plena, arrancadas em aclives, situações que necessitam de muita energia cinetica acumulada, o volante pesado faz diferença, inclusive para mascarar balanceamento mal feito do conjunto motriz. Vide os VW ar, 1/6 da massa do motor é o volante.
Os motores pequenos atuais tem volantes muito leves, vide celta, milles..... aceleram barbaridade....

JointMan
09/11/2012, 20:16
Ixi Fusca!

Acho que vou pedir isso pro meca.
Se ele disser que consegue fazer facil eu vou aliviar então.
Isso que vc disse é vero.
Os Ford zetec têm esse volante pesado e o Duratec idem.
Noto isso pela diferença qdo se acelera um motor gm seja 1.0 ou 2.4 que ascende e abaixa rotação bem rápido.
Os ford são mais lerdos nesse quesito.
Vlw pela dica!

fusca95
09/11/2012, 20:35
Esse serviço deve ser feito em torno!

JointMan
09/11/2012, 22:00
Ah sim,

Eu li tmb que deve ser bem feito senão pode desbalancear todo o conjunto.
Só pensei que seria em retífica.
rsrsrs só faço isso se o meca disser e garantir que conhece alguem bom pra fazer isso.
Senão nada feito!

Vlw mais uma vez, Fusca!

guidoschmidt
12/11/2012, 10:57
Dai Jointman...

Tenho uma Sport 2008 com 140.000 km e não baixa nada de óleo, mas sempre foi trocado óleo com 5.000km e sempre o mesmo óleo...

Aí fica claro mais uma vez a importância deste quesito na durabilidade do motor... Mas ainda bem que vc viu antes de quebrar, saiu bem mais barato...

Agora também vai ficar sossegado, com motor zeradinho...

JointMan
13/11/2012, 18:28
Exatamente, Guido.

A parte difícil são as peças para este motor. Tivemos que pesquisar em varios locais diferentes. Por mais que eu goste da Ranger nao esqueco da minha s10. Era tão facil e barato conseguir peças para o 2.4... Sabado pego ela e vamos ver, tomara que esteja tudo bem. Vi o bloco hoje desmontado e as camisas novas foram colocadas, está zerado.

Nao recomendo esta dor de cabeça à ninguem.

JointMan
26/11/2012, 01:35
Ae pessoal! Peguei a minha Ranger no mecânico esta semana. Ele retificou cabeçote, encamisou os cilindros, trocou retentores de válvulas, etc. Como o carro não havia quebrado, ele aproveito as partes móveis tais como pistões. Trocou bomba de óleo entre outras peças.

Agora não desce 1 mm de óleo na vareta (tmb pudera).
Foram 18 dias sem meu carro.

Agora devo partir para lataria, para deixar a viatura com aparência nova e assim poder curtir melhor o motor refeito.

Bom galera, proprietários de Ranger gasolina ou diesel, atenção ao óleo.
Parece que o preço da diesel é coisa absurda para arrumar, então cuidado!
Comprei o carro usado e acabei cobrindo cagada de terceiros.
Por isso vejam bem a procedência do carro adquirido, isso é muito importante.
Talvez não garanta a traquilidade, mas certamente reduz as chances de problemas.

jeferson.cesarini
01/07/2013, 14:40
Amigo muito obrigado você descreveu exatamente o que acontece comigo, fui enganado pelo ex dono de rio claro, caminhonete com 90 mil km comprei em agosto de 2012 uma conquista pra mim , sai de um classic 2006 para uma ranger, pense em um garoto que sempre via a caminhonete e dizia um dia andarei com uma dessa. Bom levei no mecanico ele me disse o mesmo que o seu, troque os vedadores de válvula, 90% de chance de resolver, 900,00 reais para trocar e o problema não resolveu, bom agora já sei o que fazer graças a Você amigo, ja estou guardando o dinheiro para fazer o serviço, também nao recomendo ninguem passar por isso, minha vontade era de ir lá e arrebentar a cara do Gustavo Proprietario do Rei do prato em rio claro , cara sem caráter nenhum, me enganou, pior que por falta de dinheiro o tempo passou e eu nem podia mais devolver, Só que eu sou HOMEM eu vou mandar arrumar, e quando vender eu posso olhar no olho do comprador e dizer a ele que nao tem nenhum problema mecanico, e vou dormir tranquilo , pois a honestidade meu pai me ensinou muito bem, Obrigado amigo assim que ficar pronta lhe conto, quanto que foi a brincadeira, mesmo que ainda ninguem abriu o meu motor, tenho certeza de que será igual o seu, o óleo baixa a cada 400km 1 litro.

abraços você nao tem ideia de como foi importante pra mim .

jeferson.cesarini
13/08/2013, 09:30
Fala meu amigo , como eu havia prometido , Mandei fazer o Motor em uma oficina de confiança:

Pistao APX Importado

861

Bronzina
69

junta
355

Aditivo agua
49,4

Oleo Mobil 5w30
143,5

FILTRO OLEO
25

COLA
58

Jogo Velas Iridium
311,12

Total =
1872,02

Cabeçote completo = 876,00

Mão de Obra = 700,00

PRENSAR BIELAS 60,00

BRUNIR CILINDRO 80,00

TOTAL = 3582,00

Não abaixa 1mm de óleo , ficou top. e econômica estou fazendo 11 na Cidade ! isso na Gasolina, minha caminhonete Nunca usou gás .

Abraços valew

Igor Parpinelli
25/02/2014, 14:35
Cara que dica top! Tenho uma Ranger igual a sua, 07/07 Prata 2.3 16v, acontecendo o mesmo problema, baixando óleo e fumaçando em alta, já foi feito cabeçote trocado algumas válvulas feito regulagem e trocado os retentores, troquei algumas juntas também, como a da tampa e dos coletores, só que continuou bebendo óleo, então agora sei que é certeza os anéis de seguimento. Cara me ferrei com esse carro três meses depois que eu comprei ele, sou o segundo dono e quando o peguei tinha só 67 mil km pouquíssimo para uma caminhonete! Com apenas três meses o óleo secou e não deu sinal de luz do óleo, enfim la se ia um virabrequim e duas bielas! Bom depois desta dica vou providenciar a retifica do bloco e aproveitar e fazer um balanceamento do virabrequim também! Dar uma geral na bagaça pra eu poder me animar com a viatura! Porque estou muito desanimado com ela mas gosto muito do carro, um canhão ou como eu falo "CAVEIRÃO" hahaha! Abraços! Obrigado!

rafamarcavaz
27/07/2015, 14:22
que desespero ler esse tópico, a minha esta com o mesmo problema e com 66.000 km, sou o segundo dono e hoje começou novamente a marcar o oleo... =/

muito bom seu post!

mas ouvi falar que se colocar um óleo mais grosso ela para de fumar. procede isso?

abç

Moisés S.M
28/07/2015, 11:43
Acho que mudar a especificação do óleo não seria a coisa certa a se fazer.Se no manual diz que o óleo é 5w30 então é esse o recomendado,se esta queimando então o problema é outro,a minha ta com 128 mil km e fiz a troca semana passada,não tinha baixado nada.

rafamarcavaz
03/08/2015, 16:40
Poise também pensei nisso... não tenho outra opção a não abrir o motor...

rafamarcavaz
07/08/2015, 15:30
pessoal

Vou fazer um teste

coloquei hoje óleo 15w40 semi-sintetico é um óleo mais grosso para carro de alta performance, diz que aguenta bem mais... vou rodar com ela, daqui uns meses relato para vocês.

abç

rafamarcavaz
10/08/2015, 10:20
pessoal

Vou fazer um teste

coloquei hoje óleo 15w40 semi-sintetico é um óleo mais grosso para carro de alta performance, diz que aguenta bem mais... vou rodar com ela, daqui uns meses relato para vocês.

abç

bom dia pessoal

rodei uns 200 km esse final de semana com esse óleo que coloquei 15w40 semi...

o nível da temperatura do motor oscilava para a temperatura fria, não sei se tem haver com o óleo isso mas aconteceu isso... hoje vou olhar o nível...

abç

mfdomingues
07/10/2015, 16:55
bom dia pessoal

rodei uns 200 km esse final de semana com esse óleo que coloquei 15w40 semi...

o nível da temperatura do motor oscilava para a temperatura fria, não sei se tem haver com o óleo isso mas aconteceu isso... hoje vou olhar o nível...

abç

Rafamarcavaz, boa tarde, sei que esse tópico faz algum tempo, mas estou passando com um problema parecido com a minha viatura (Sptg - TDI) o óleo baixa um pouco, coloquei um prolonga e sempre uso militec.

Vejo que a temperatura fica um pouco baixa. No seu caso evoluiu? Teve que abrir o motor?

Abs

rafamarcavaz
13/10/2015, 17:30
Rafamarcavaz, boa tarde, sei que esse tópico faz algum tempo, mas estou passando com um problema parecido com a minha viatura (Sptg - TDI) o óleo baixa um pouco, coloquei um prolonga e sempre uso militec.

Vejo que a temperatura fica um pouco baixa. No seu caso evoluiu? Teve que abrir o motor?

Abs

boa tarde amigo

com 15w40 continuou baixando, agora coloquei o 15w50 mais grosso para motores cansados, vou esperar para ver o que acontece... abrir o motor vai da mais de 6 mil =/

abraço

Charles Couto
20/10/2016, 01:07
Olá pessoal, sou novo aqui no forum.
Decidi postar esse tópico porque não encontrei nada neste sentido aqui no forum.
Além disso quero compartilhar todas as soluções que encontrar para ajudar outros proprietários.

Tenho uma Ranger XLS 2007 gasolina 4x2 :(
Notei, há alguns meses, que o óleo dela baixa muito.
Tenho que completar 1 litro de 5w30 por semana rodada.
Rodo aproximadamente 400 km por semana.

No funcionamento do motor a potência permanece a mesma exceto com o A/C ligado, no entanto vejo fumaça em algumas condições:
- Logo após ligar e acelerar (na primeira saída do dia)
- Quando estico a marcha (alta rotação), por volta dos 4.000 a 5.000 rpm

Em rotações normais, até 3.500 rpm ela, normalmente, não fuma
Não vejo óleo queimado depositado no escape, mas uma fuligem preta seca.

Pesquisei MUITO e vi que as causas para a perda de óleo podem ser:
- Retentores da guia de válvulas
- Jogo de anéis.
- Respiro do motor obstruído,
- Utilização de óleo inadequado.

Estou ignorando a possibilidade de anéis, porquê são caros e tenho fé de que meu azar não será tão grande.
Apostando na possibilidade dos retentores, comprei na cs o jogo de juntas e retentores.
O carro está na Casa da Caminhonete em Brasília.
Amanhã devo receber uma resposta quanto ao problema.
Mas gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido.

Alguém aqui no fórum tem ou teve experiência semelhante com esses DURATEC.
Ouvi dizer que é um motor extremamente durável.
O próprio mecânico que está verificando o defeito afirmou que trata-se de 90% de chances de serem os retentores.

Vou postar o desenrolar desse episódio.
Sempre no intuito de informar e ser informado.

Cabe um comentário sobre esta RANGER.
Acho que peguei um unicórnio dos infernos.
Em dois anos de relacionamento, viajamos bastante.
Chapada dos Veadeiros, Paraty, Porto Seguro...
Mas putz, como me lasquei nesse tempo.
Troquei automático do motor de partida, fiz revisão do alternador, tive a rosca de uma vela quebrada no motor, tive que trocar a bomba de combustível...
Enfim, um carro premiado às avessas.

A FORD é uma "beleza".
Peças "baratas", manutenção idem, ampla disponibilidade...

Pessoal, se alguém tiver alguma outra experiência com esses DURATEC, fiquem à vontade.

Espero que esta aflição termine logo.

Amigo tenho uma igual 2.3 16 duratech 2008 estava com o mesmo problema com 175 mil rodados completar oleo toda semana....pedi para um mecanico abrir o motor p olhar a situação...o motor nao fumaçava nem perdeu potencia estava normal com força....porem problema estava escondido o motor todo carbonizado preto com crosta q nao via parte metalica em lugar nenhum apenas crostas preta...provavelmente ocasionado por combustivel ruim e oleo ruim tipico de nosso pais...coloco oleo original motorcraft compro na autorizada pois o valor é praticamente o mesmo....e aconteceu isso....então antes de trocar qualquer coisa...manda abrir o motor por completo...acredito que estará com os pitoes carbonizados camisas valvulas etc... e aproveita e confere a corrente de comando pois quando fica baixando oleo para de ser lubrificada corretamente e fica desgastada....fiz o motor completo parte de cima e baixo....gastei com retifica 500 bloco, 300 cabeçote, 1200 mão de obra , 4 mil em peças....total aproximado de 6 a 7 mil pois chega uma hora que vc para de somar....ahahah....mais pelo uso do carro que é de trabalho e pega no pesado dia a dia achei a manutenção barata muito barata em relação a pick ups a gasolina q não pegam no pesado como ela....aproveitando a oportunidade troquei a parte de escapamento deixando mais livre reprogramei a central tirando o limitador e foi trocado a parte do filtro de ar tbm...o carro ficou muito melhor e acredito que de 150cv ganhou alguns cavalos a mais....

Stefanlxv
10/09/2019, 23:21
Ressuscitando o tópico para tirar uma dúvida a respeito do nível de óleo.
Tenho uma Ranger 2.3 16V, 2009, gasolina e GNV que está baixando o nível do óleo (5W30) muito rápido (1200 Km rodados na estrada foi suficiente para diminuir meio litro, pelo menos). Entretanto, eu acho que consumo e potência do carro estão dentro do aceitável, na estrada fez 13 Km/m³ no GNV.
A minha dúvida é se existe algum problema se eu simplesmente completar e manter o nível do óleo dentro do adequado?

Stefanlxv
26/09/2020, 20:20
Ressuscitando o tópico para tirar uma dúvida a respeito do nível de óleo.
Tenho uma Ranger 2.3 16V, 2009, gasolina e GNV que está baixando o nível do óleo (5W30) muito rápido (1200 Km rodados na estrada foi suficiente para diminuir meio litro, pelo menos). Entretanto, eu acho que consumo e potência do carro estão dentro do aceitável, na estrada fez 13 Km/m³ no GNV.
A minha dúvida é se existe algum problema se eu simplesmente completar e manter o nível do óleo dentro do adequado?

Bom, ainda não sei se é o ideal, mas após um ano e 26.000 km rodados, completando o óleo (sem deixar baixar do mínimo) e fazendo a troca completa a cada 5-6.000km ainda não precisei parar para mexer. O consumo de óleo também não se intensificou muito, consumo e potência continuam na mesma faixa...

rubão6cc
27/09/2020, 11:32
Tenho uma Ranger Sport 2.3 vai fazer 5 anos...peguei ela com 125.000 rodados..hoje está com 180.000...rodo muito na cidade e viajo bastante com ela também..sou rigoroso nas trocas de óleo e filtro...troco rigorosamente a cada 5.000 km e só utilizo óleo de qualidade. Nunca tive problema nenhum nessa parte do motor.