Ver Versão Completa : Correia Tracker
Olá pessoal,
Vi a correia do carro hj e fiquei meio encucado.
Tracker 07 com um pouco mais de 65kkm e peguei original. Parece que mesmo fazendo as revisões na concessionaria o antigo proprietário sempre foi lesado, pq até os filtros qdo troquei estavam originais; muito sujos, como se nunca tivesse trocado. O fitro de combustível foi o mais nojento.. enfim.
No manual, na 4a e 8a revisão se sugere trocar essa correia maior (a tal da poli-v?) mas mais um item que parece que nunca foi trocado. Teoricamente essa troca poderia ser subentendida nos 40kkm e 80kkm, se considerar a troca a cada 10kkm, sendo que se o carro andar pouco por 1 ano ninguem trocaria por pouco uso.
A correia está cheia de trinquinhas a cada 1cm+/- nos veios internos e parece meio suspeita para quebrar. Não faz nenhum barulho diferente e está tudo normal.
Tb achei infos de que poderia durar 100kkm. Não estou achando na suzukar e só achei essa "paralela" no ML:
Correia Alternedor Gm Tracker/suzuki Gran Vitara 2.0 16v Gas - R$ 70,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445683214-correia-alternedor-gm-trackersuzuki-gran-vitara-20-16v-gas-_JM)
Acham que eu deveria trocar logo pq está com 65kkm ou espero fazer algum barulho já que o outro lado liso da correia parece normal e sem trincas?
Grato
OBS: A correia menor está inteira..
379044
Giu Bernardon
05/11/2012, 12:31
Realmente Chuva,
essa correia não está muito bonita não... eu troquei da minha quando a vi nesse estado.
Quanto à correia do link, não dá pra ver se a correia mostrada na foto é a correia correta da Tracker. A marca e o preço estão bons, mas certifique-se de que o modelo é 5PK1638. No meu caso não encontrei a 5PK (5 estrias), mas comprei a 6PK e cortei uma estria fora (longitudinalmente) com um estilete.
blz Giu.. vou dar mais procuaradas!!
Agora vi essa na suzucar..
http://suzucar.com.br/loja/index.php/correia-dh-alt-ac-grand-vitara-2-0.html
E para trocar? Se foi vc que fez, que polia(s) eu tiro? O espacador é a menorzinha, certo? Parece dificil de tirar..
Grato
[]
Não está tão ruim não...
Importante mesmo é o estado da cinta e não tanto dos "V"s. Ainda dura uns bons 30-40mil Km... Estas trincas são bastante comuns em correias Poli-V...
Abs
Clemente
Olá pessoal,
Tracker 07 com um pouco mais de 65kkm e peguei original. Parece que mesmo fazendo as revisões na concessionaria o antigo proprietário sempre foi lesado, pq até os filtros qdo troquei estavam originais; muito sujos, como se nunca tivesse trocado. O fitro de combustível foi o mais nojento.. enfim.
No manual, na 4a e 8a revisão se sugere trocar essa correia maior (a tal da poli-v?) mas mais um item que parece que nunca foi trocado. Teoricamente essa troca poderia ser subentendida nos 40kkm e 80kkm, se considerar a troca a cada 10kkm, sendo que se o carro andar pouco por 1 ano ninguem trocaria por pouco uso.
A correia está cheia de trinquinhas a cada 1cm+/- nos veios internos e parece meio suspeita para quebrar. Não faz nenhum barulho diferente e está tudo normal.
Tb achei infos de que poderia durar 100kkm. Não estou achando na suzukar e só achei essa "paralela" no ML:
Correia Alternedor Gm Tracker/suzuki Gran Vitara 2.0 16v Gas - R$ 70,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445683214-correia-alternedor-gm-trackersuzuki-gran-vitara-20-16v-gas-_JM)
Acham que eu deveria trocar logo pq está com 65kkm ou espero fazer algum barulho já que o outro lado liso da correia parece normal e sem trincas?
Grato
379044
Rubens Linhalis
05/11/2012, 16:30
Não está tão ruim não...
Importante mesmo é o estado da cinta e não tanto dos "V"s. Ainda dura uns bons 30-40mil Km... Estas trincas são bastante comuns em correias Poli-V...
Abs
Clemente
Clemente,
O que seria essa cinta, quando diz "Importante mesmo é o estado da cinta e não tanto dos "V"s." ??
Abraço
Rubens
Fil-JM-SC
12/11/2012, 05:03
boa noite, galera meu tk 09 quando vou sair de manha, ao girar todo volante faz um barulho estranho, parecido com "hidráulico". será que é a correia, ja li outros tópicos que pode ser o óleo do hidráulico ou densidade (viscoso) e n filtra bem.
pois gostaria de fazer uma mine revisão nela, por motivos de grana agora, então talvez as velas, as correias se necessário,palhetas do vidro. alguém tem uma dica de um item muito importante, o óleo do motor e filtro troquei.
valeu ótima semana a todos.
blz Giu.. vou dar mais procuaradas!!
Agora vi essa na suzucar..
Correia DH/ALT/AC GRAND VITARA 2.0 (http://suzucar.com.br/loja/index.php/correia-dh-alt-ac-grand-vitara-2-0.html)
E para trocar? Se foi vc que fez, que polia(s) eu tiro? O espacador é a menorzinha, certo? Parece dificil de tirar..
Grato
[]
Prezado,
Aos 60K KM minha correia estava assim tb. Troquei aos 70K pq estava escorregando e fazendo barulho qd frio.
A troca é muito simples e rápida, não se retira polia nenhuma e pode ser feita em casa com apenas uma chave de boca.
Verifique no manual de serviços o procedimento de troca.
Abs,
Obrigaso SNeves,
Assim que eu puder eu vou trocar.
[ ]
Eu também mandei trocar, as duas, com 60 mil, sendo que a menor estava bem melhor que a maior. Acho melhor trocar essa maior sim, nem que for só para não correr o risco. Para trocar a maior é fácil, basta, com uma chave de boca estrela girar o parafuso desta polia de apoio do centro da foto no sentido horário, como se estivesse apertando o parafuso, com isso, enquanto se segura a chave, a correia fica folgada, bastando ser deslocada para o lado da polia, depois para tirar, passe entre o radiador a hélice. A nova faz o caminho inverso. Já a correia menor é mais difícil. Aconselho, caso for fazer você mesmo, tirar foto do "antes" e "depois" para ver se ficou correto.
Oi Pessoal!!
Hj de manhã tomei coragem e troquei a bendita correia!
Fiquei meio com receio pq a peça da suzucar nao veio com o código padrão que me passaram. Mas enfim, deu tudo certo, as correias são fisicamente idênticas em cumprimento, largura e algura! O código está nas fotos.
Usei uma chave 14 canhão e empurrei para a direita na polia que me indicaram. Foi fácil, fácil, coisa de 5 minutos! O drama foi por a nova no lugar! Obrigado de novo WChaves, pq eu tirei fotos antes!! kkkkk
Seguem as fotos da brincadeira para quem quiser tb economizar com nosso carro super bem projetado! (quanta diferença de nível de dificuldade de se trocar a do Tempra.. kkkk)
Agradeço a todos, principalmente a Sneves e Wchaves!!
[ ]s
381047381048381049381050381051381052
em.pereira
25/11/2012, 00:00
A correia à venda na Suzucar é da marca Roulunds. É boa?
Não sei se é de primeira, mas parece robusta igual e funciona, pelo preço e facildade tá na mão.
RicardoCosta
25/11/2012, 10:50
Pessoal, bom dia!
A título de curiosidade, a Comando Auto peças em Brasília (61 3212 2020), possui a correia maior, 5PK1650, marca DAYCO, por =?-R$40,00.
Abraços
Ricardo
Quanto a marca, o perigo é rolar um trocadilho, alguém perguntar: Quem gosta de Rouluds ai, cacildis? Agora falando sério, eu coloquei no meu carro e já rodei vinte mil sem problema algum, está muito boa ainda, e mais, este fabricante pertence a continental, fabricante de pneus.
Wellington
Não sei se é de primeira, mas parece robusta igual e funciona, pelo preço e facildade tá na mão.
Chuva, excelente post! Valeu também por contribuir colocando este link no tópico sobre manutenção.
Minha correia é diferente das suas. Ela tem sulcos, semelhantes a rachaduras, mas é com se fosse de fábrica, pois os mesmos são do mesmo tamanho e com espaçamento regular. Foi trocada pela concessionária quando comprei aos 50 mil km. Hoje ela está com 72 mil.
Vou tirar uma foto e postar aqui para fins de comparação.
Vlw
oi bispo,
Blz, o que for util e puder eu adiciono tb.
Parece que tem uma tb de 6 estrias q serve tb e é só cortar a da ponta que vai de boa!
[ ]s
andre_monteiro
14/03/2013, 08:09
Meu carro ta com 80 mil, troquei 3 vezes a poli v, mas nunca troquei essa menor, a aparência ainda tá boa, alguem sabe quanto ela dura? Qual sinal ela pode dar antes de precisar trocar? Realmente precisa tirar o radiador para trocar?
Meu carro ta com 80 mil, troquei 3 vezes a poli v, mas nunca troquei essa menor, a aparência ainda tá boa, alguem sabe quanto ela dura? Qual sinal ela pode dar antes de precisar trocar? Realmente precisa tirar o radiador para trocar?
A correia pequena juntamente com a grande geralmente duram na faixa de 80 mil, se já trocou a grande 3x acredito que tenha sido precoce. Então a pequena o primeiro sinal é ela começar a deslizar ou gritar sinal de ressecamento. Como você nunca trocou, o bom é trocar e depois analisar.
Ainda com ela, dê uma olhada e procure sinais de desfiamento, quebra lateral ou até ressecamento, sugerindo a troca em breve.
A substituição pode ser feita retirando apenas o defletor do radiador (plástico) e deslocando a hélice da ventolina viscosa que requer somente a retirada de 4 parafusos tamanho 10, e tamanho 14 para folga do esticador da mesma.
Colocando a nova, para esticar a correia, perceba que no centro do esticador tem um pafaruso o qual serve somente para que seja feito a pressão com uma chave L ou até mesmo estriada para que se dê a pressão recomendada na correia.
Boa sorte.
orlando melo
27/04/2013, 14:46
Oi Pessoal!!
Fiquei meio com receio pq a peça da suzucar nao veio com o código padrão que me passaram. Mas enfim, deu tudo certo, as correias são fisicamente idênticas em cumprimento, largura e algura! O código está nas fotos.
Usei uma chave 14 canhão e empurrei para a direita na polia que me indicaram. Foi fácil, fácil, coisa de 5 minutos! O drama foi por a nova no lugar! Obrigado de novo WChaves, pq eu tirei fotos antes!! kkkkk
Seguem as fotos da brincadeira para quem quiser tb economizar com nosso carro super bem projetado! (quanta diferença de nível de dificuldade de se trocar a do Tempra.. kkkk)
[ ]s
381047381048381049381050381051381052 Obrigado pela opçao vou economisar muito. substitui o filtro gasolina, por filtro do corsa comum. ttudo ok
Esteves Junior
07/06/2013, 16:47
Olá Caro Colega de Jeepinho.
Sou novo no site e acabei de adquirir uma TRAKER show. 2008/2008, mas no estado de zero. Muito linda. A minha dúvida é porque a antiga dona disse que não trocou e já está com 57.000 KM. Entretanto, fiz uma pesquisa na Internet e vi uma citação de uma traker 2007 com corrente de comando Chevrolet Tracker | Chevrolet | Best Cars (http://bestcars.uol.com.br/bc/?p=2893). Vocês poderiam me dar um parecer mais técnico sobre isso?
Abs.
Esteves
Esteves Junior
07/06/2013, 17:09
Oi Pessoal!!
[ ]s
381047381048381049381050381051381052
Caríssimo, boa tarde.
Vi seu post e achei muito bom e instrutivo. No entanto, tenho uma dúvida. Adquiri à pouco tempo uma TRAKER 2008. E vi numa citação que a TRAKER 2008 possuía Corrente de Comando (Chevrolet Tracker | Chevrolet | Best Cars (http://bestcars.uol.com.br/bc/?p=2893)). Gostaria de saber sobre a opinião de vocês.
Ola Esteves, essa correia de comando é uma corrente dentada de aço, tipo de moto, que fica dentro do motor, não dá para ver e para trocar ou faze manutenção tem que ser problema sério. A correia de borracha que nos referimos nesse tópico é super simples de trocar e vale a pena se a sua está um pouco trincada como a minha estava. Comprei na suzucar na época. Boa sorte e parabéns pela viatura! []
Esteves Junior
08/06/2013, 16:27
Caríssimo Chuva, a minha dúvida é se a TRAKER 2008/2008 que eu adiquiri possui correia dentada ou simplesmente corrente de comando? Ou possui as duas?
Abs
Esteves Junior
24/02/2014, 12:35
Realmente Chuva,
essa correia não está muito bonita não... eu troquei da minha quando a vi nesse estado.
Quanto à correia do link, não dá pra ver se a correia mostrada na foto é a correia correta da Tracker. A marca e o preço estão bons, mas certifique-se de que o modelo é 5PK1638. No meu caso não encontrei a 5PK (5 estrias), mas comprei a 6PK e cortei uma estria fora (longitudinalmente) com um estilete.
Giu, comprei a correia 5PK1650. Será que esta serve. Estava esquito que atende tanto na Tracker 2.0 Gas, quanto na GV.
Esteves Junior
24/02/2014, 12:41
Olá pessoal,
Grato
379044
Chuva vc sabe qual é a especificação da correia do alternador? 3PK..... alguma coisa. mas não estou encontrando.
Oi Esteves..
O camarada respondeu no começo do tópico.. olha só..
Realmente Chuva,
Rafa_Marques
05/05/2014, 12:43
Oi Esteves..
O camarada respondeu no começo do tópico.. olha só..
Realmente Chuva,
Fala chuva!! BLZ!? Fiz a troca da correia Poly V do meu Tracker 07 com as fotos postadas aqui e foi muito tranquilo... uma observação de acordo com a tabela da loja que me vendeu a correia era 5pk1650, fiquei meio desconfiado, mas levei. Ficou perfeito. Fica a dica galera!!!
Nixon.br
11/06/2014, 14:29
Pessoal, gostaria muito se alguém pudesse me informar qual a referência da Correia do alternador da Tracker 2001 (mazda). Tá tenso para encontrar. A que está no carro não está legal, ou seja, não está encaixando direito, acho que não é a ideal. Desde já agradeço.
PaulinhoSoares
14/06/2014, 11:57
Esteves Júnior, a correia do alternador é a 5pk1650 e a do ventilador é a 3pk495. Tracker não possui correia dentado e sim uma corrente que não precisa ser trocada à não ser que esteja com problemas.
Nixon.br
14/06/2014, 18:21
Boa noite! depois de vasculhar a Internet inteira, conversar com um proprietário de uma Tracker motor diesel conseguir sanar todas as dúvidas. Vale lembrar que existe uma diferença nas especificações para motores a diesel e a gasolina.
Veja este catálogo (página 46): http://www.gatesbrasil.com.br/signia/upload/catalogos/catalogo-leves-maio-2013.pdf
Importante: Na minha humilde opinião, acho que tem um erro na especificação da correia do ar condicionado (motor Mazda), diz que é GIR-ALT-ACD, acho que á apenas GIR-ACD, uma vez que a correia do alternador é só para o girabrequim e alternador. Pode ser um "copiar e colar" do digitador do catálogo. Já enviei um e-mail pra eles reportando, qualquer retorno aviso a vocês.
Espero ter contribuído, principalmente, com pessoal que está começando assim como eu.
Um abraço.
Nixon.br
14/06/2014, 18:25
Ia esquecendo... Tracker Diesel possui correia dentada e não custa acima da média de outros carro. Veja: Suzucar.com (http://suzucar.com.br/loja/catalogsearch/advanced/result/?name=correia&modelo=63)
Nixon.br
15/06/2014, 10:42
Boa noite! depois de vasculhar a Internet inteira, conversar com um proprietário de uma Tracker motor diesel conseguir sanar todas as dúvidas. Vale lembrar que existe uma diferença nas especificações para motores a diesel e a gasolina.
Veja este catálogo (página 46): http://www.gatesbrasil.com.br/signia/upload/catalogos/catalogo-leves-maio-2013.pdf
Importante: Na minha humilde opinião, acho que tem um erro na especificação da correia do ar condicionado (motor Mazda), diz que é GIR-ALT-ACD, acho que á apenas GIR-ACD, uma vez que a correia do alternador é só para o girabrequim e alternador. Pode ser um "copiar e colar" do digitador do catálogo. Já enviei um e-mail pra eles reportando, qualquer retorno aviso a vocês.
Espero ter contribuído, principalmente, com pessoal que está começando assim como eu.
Um abraço.
E R R A T A
A correia do Alternador passa, também, pelo "ventoinha" . Veja a foto.
Tracker 2001 (motor Mazda) Diesel
467007
jsfarias
11/11/2015, 21:25
Estou com problemas na correia do alternador do meu tracker que é 2008/2009 gasolina.
Qual é o modelo, me disseram que era 5PK1545, onde posso achá-la?
E R R A T A
A correia do Alternador passa, também, pelo "ventoinha" . Veja a foto.
Tracker 2001 (motor Mazda) Diesel
467007
Procura na www.suzucar.com.br,
Abs,
LFC