Conectar

Ver Versão Completa : Recurso das picapes modernas!?!?

marcaoz
04/11/2012, 21:37
Olá Pessoal! Estou buscando uma confirmação. Vi nesse feriado duas camionetes atoladas na margem do rio, uma triton dentro dágua (com barro quase até o meio da roda mas não tinha chegado nos eixos) e uma frontier fora dágua, num capim baixo com barro não muito fundo mas uma das rodas tinha cavocado e enterrado um pouco, mas também não chegou nos eixos.

Os pneus das duas não eram adequados pra barro (eram pneus pra asfalto) mas o que me intrigou é que quando estávamos tentando tirar as duas camionetes, quando alguma roda patinava a outra ficava imóvel.

Eu, na minha ignorância no assunto, achava que essas picapes, além do 4x4 e da reduzida, tivessem algum outro recurso que não permitisse que as rodas patinassem por falta de tração e a outra ficasse parada (devida a falta de potência provocada pelo diferencial). Afinal já li que o niva, um carro bem antigo, tem um bloqueio no diferencial que evita que isso aconteça.

Imaginava que em todos os demais off Road mais novos que o niva (troler, tracker, tr4, jpx, suzuki) e também nessas picapes mais modernas, esse recurso, além de existir, tivesse acionamento automático (ou inteligente como dizem alguns).

Será que os pilotos dessas camionetes que vi atoladas não sabiam explorar os recursos do veículo ou será que a coisa é assim mesmo!?!?
Aguardo uma luz. Grato. Abraços.

Eduardo Alemão
04/11/2012, 22:28
Não é realmente uma situação que acontece todo dia mas, até onde eu sei, bloqueio de diferencial de fábrica só Defender e Niva mesmo :screwy:

RHL
04/11/2012, 23:26
está falando do bloqueio deslizante tipo LSD ou algo assim? se for, não serve pra nada.

Andrejur
04/11/2012, 23:50
Muita gente confunde isso. O Defender e o Niva não possuem bloqueio de diferencial de fábrica. O que eles possuem é um bloqueio central através de uma alavanca no assoalho para igualar ou distribuir a tração entre os dois eixos em 50% para cada um, o que simplesmente os tornam 4x4 como os demais com a tração 4x4 engatada. Quando não acionada, a tração integral entre os dois eixos é distribuída desigualmente entre os dois eixos. Alguns 4x4, como o JPX e algumas Pick- Ups possuem um bloqueio parcial(deslisamento limitado) no eixo traseiro, o que não é suficiente para fazer girar a roda a roda que está atolada quando a do lado contrário do mesmo eixo está no ar rodando em falso. Isso talvez explique a situação relatada pelo companheiro que postou a mensagem.

Abs.

Não é realmente uma situação que acontece todo dia mas, até onde eu sei, bloqueio de diferencial de fábrica só Defender e Niva mesmo :screwy:

Renato Fraga
05/11/2012, 00:23
Mas diante da descrição das situações, um bloqueio LSD ajudaria muito, pois é exatamente nessas circunstâncias que eles funcionam.

Deixam de ser eficientes quando uma das rodas sai do chão. Na lama, grama, areia, ajuda bastante.

F250, S10, Cherokee e Grand Cherokee, F1000 e vários outros veículos, vieram equipados com esse tipo de diferencial.

Abraços

Imperador!
05/11/2012, 09:31
LSD em tese tem a mesma função do bloqueio de diferencial, mas quem conhece a prática sabe que é bem diferente.
LSD é maquiagem pras montadoras não instalarem bloqueio e dizerem que o veículo possui recursos para se sair bem em qualquer terreno, o que é uma meia verdade, porque além do LSD ser bem mais limitado, com o passar dos anos deixa de funcionar por conta do degaste dos discos dentro do diferencial.

Aí é ponto pra Amarok e Ranger nova as únicas que tem bloqueio de diferencial de fábrica. Fora elas, só consigo lembrar as L200 antigas (sem ser a Triton) que tinham elas.

Sem Loção
05/11/2012, 09:42

O marketing adora falar que tem o tal bloqueio de diferencial central....e que é a oitava maravilha do mundo... mesmo coisa com os LSD

Pajeros (incluindo TR4), Cherokees, Niva, Defender, todos tem diferencial central, que quando bloqueado simplesmente transformam um veículo de AWD (diferencial central aberto) em um véiculo 4x4 normal... ehehhee....

o que ajudaria nestes casos seria um bloqueio de diferencial do eixo, mas suspeito que com pneus barriga de cobra, nem isso resolvesse muito, hehehe...

Té mais.. ;)

marcaoz
05/11/2012, 12:57
O marketing adora falar que tem o tal bloqueio de diferencial central....e que é a oitava maravilha do mundo... mesmo coisa com os LSD

Pajeros (incluindo TR4), Cherokees, Niva, Defender, todos tem diferencial central, que quando bloqueado simplesmente transformam um veículo de AWD (diferencial central aberto) em um véiculo 4x4 normal... ehehhee....

o que ajudaria nestes casos seria um bloqueio de diferencial do eixo, mas suspeito que com pneus barriga de cobra, nem isso resolvesse muito, hehehe...

Té mais.. ;)

Grato pela ajuda Pessoal! Bastante informação positiva!
Mas Sem Loção qual é o resultado final disso: {Pajeros (incluindo TR4), Cherokees, Niva, Defender, todos tem diferencial central, que quando bloqueado simplesmente transformam um veículo de AWD (diferencial central aberto) em um véiculo 4x4 normal...}?? O veículo 4x4 normal não conseguiria mover uma roda se outra estivesse patinando ou no ar? Então o bloqueio do Niva, por exemplo, também não é eficiente?
Pra falar que tem um 4x4 capaz de sair duma situação dessa teria de ser com um ARB, por exemplo? E aí seria melhor no eixo traseiro?
Valeu mesmo. Abraços.

Renato Fraga
05/11/2012, 13:08
A dúvida aqui é a seguinte:

Alguns veículos 4x4 permanente, possuem um diferencial central para fazer a compensação entre os eixos dianteiros e traseiros, para que o veículo possa rodar em pisos de alta aderência sem maiores problemas.

Ocorre que nesse arranjo, em off road, o veículo perde muita tração, pois basta uma roda apenas patinar que o carro mesmo 4x4, não sai do lugar. Sendo assim, é indispensável o bloqueio do diferencial central. Cherokee Sport (não a Grand Cherokee), Pajero Full e TR4 (não a pajero sport), Niva, Defender, Discovery 1 e 2, entre outros modelos possuem esse recurso.

Portanto, como já dito em posts anteriores, esse bloqueio só transforma o veículo num 4x4 off road, onde não existirá diferença de força entre as rodas dianteiras e traseiras.

A discussão aqui é referente bloqueio de diferencial do eixo traseiro e/ou dianteiro para obrigar a rodas virarem juntas.

Abraços

TCHEIGOR
05/11/2012, 18:49
LSD em tese tem a mesma função do bloqueio de diferencial, mas quem conhece a prática sabe que é bem diferente.
LSD é maquiagem pras montadoras não instalarem bloqueio e dizerem que o veículo possui recursos para se sair bem em qualquer terreno, o que é uma meia verdade, porque além do LSD ser bem mais limitado, com o passar dos anos deixa de funcionar por conta do degaste dos discos dentro do diferencial.

Aí é ponto pra Amarok e Ranger nova as únicas que tem bloqueio de diferencial de fábrica. Fora elas, só consigo lembrar as L200 antigas (sem ser a Triton) que tinham elas.

Acho que o que vc quis dizer com o 'LSD ser bem mais limitado' é porque ele não bloqueia 100% não é? Isso é do conceito do bloqueio mesmo pois vem daí a origem do nome LSD. Mas deixar de funcionar com o passar dos anos não o desabona, isso desabona o proprietário que não fez manutenção. Se pensar assim podemos dizer que os freios da picape não prestam porque tbem deixam de funcionar com o passar dos anos se não manutencionados. Se instalar um bloqueio ARB e nunca fazer manutenção ele tbem vai dar problema com o passar dos anos.
Pra mim os anos se passaram (19 anos) e o LSD continua funcionando, até no asfalto se acelero em esquinas já berra o pneu traseiro.
Não dá pra comparar LSD com bloqueio 100%.

Imperador!
05/11/2012, 19:39
Sim, o LSD é mais limitado exatamente por não ser 100%. "Limited" Splip Diferential

O LSD da minha funciona perfeitamente, mas pergunto qual o usuário (mesmo o mais avançado - trilheiro de fim de semana) que já mandou desmontar o diferencial para consertar o LSD... a comparação do freio não é válida porque o freio é essencial ao bom funcionamento do carro, enquanto que o LSD é um "plus a mais".

TCHEIGOR
05/11/2012, 21:29
Sim, o LSD é mais limitado exatamente por não ser 100%. "Limited" Splip Diferential

O LSD da minha funciona perfeitamente, mas pergunto qual o usuário (mesmo o mais avançado - trilheiro de fim de semana) que já mandou desmontar o diferencial para consertar o LSD... a comparação do freio não é válida porque o freio é essencial ao bom funcionamento do carro, enquanto que o LSD é um "plus a mais".

Concordo que a comparação foi tosca, da mesma maneira que não é válido dar ponto negativo ao LSD porque estraga com o tempo.
Lembrando que o 'limited' (limitado) da sigla LSD se refere ao 'escorregamento limitado' entre os discos do diferencial e não para fazer menção a um 'desempenho limitado de um bloqueio 100%' como ficou parecendo. (Mas bem que poderia ser também hehehehe)

gmilani
05/11/2012, 22:18
Pra mim LSD, nao serve pra nada.. ao contrario, te dá uma falsa segurança, e na hora do aperto, vc fica na mão!!!!, ja fiquei encalhado numa estrada de terra, com a ranger 2010 4x4, e qdo ela tinha uns 10milkm, ou seja, o LSD era pra estar 100% funcionando... cai em um buraco (valeta!!!) com a roda dianteria (que perdeu traçao), e a roda trazeira oposta, ficou suspensa no ar... resultado traçao ZERO!!!! não tinha barro, nem grama, era terra seca e firme.. tive que pedir ajudar umas 4 pessoas subiram na caçamba.... a roda trazeira que estava erguida pegou contato com o chao e sai de boa.... mas passei vergonha, foi uma situaçao bizarra de X. Um diferencial blocante 100%, teria resovido facil!!! e o LSD nao ajudou em nada, so tive a falsa sensacao que : relaxa estou numa 4x4 kkkkkkkk

leodbc
05/11/2012, 22:40
Pra mim LSD, nao serve pra nada.. ao contrario, te dá uma falsa segurança, e na hora do aperto, vc fica na mão!!!!, ja fiquei encalhado numa estrada de terra, com a ranger 2010 4x4, e qdo ela tinha uns 10milkm, ou seja, o LSD era pra estar 100% funcionando... cai em um buraco (valeta!!!) com a roda dianteria (que perdeu traçao), e a roda trazeira oposta, ficou suspensa no ar... resultado traçao ZERO!!!! não tinha barro, nem grama, era terra seca e firme.. tive que pedir ajudar umas 4 pessoas subiram na caçamba.... a roda trazeira que estava erguida pegou contato com o chao e sai de boa.... mas passei vergonha, foi uma situaçao bizarra de X. Um diferencial blocante 100%, teria resovido facil!!! e o LSD nao ajudou em nada, so tive a falsa sensacao que : relaxa estou numa 4x4 kkkkkkkk

Realmente o LSD nao ajuda muito, uma vez, quando atolei a minha ex Hilux 2004 3.0 com LSD, percebi que o LSD só funcionava quando pisava no fundo do acelerador, quando eu pisava pouco no acelerador para que as rodas girassem devagar, só girava uma, porém quando pisava no fundo do acelerador e as rodas giravam rápido, o LSD funcionava.

Abraço.

marcaoz
06/11/2012, 11:11
Obrigado pela ajuda Pessoal! Mas deixem-me aproveitar o embalo. Existem várias opçoes de bloqueio, que servem em vários carros ou as opções são limitadas a algumas marcas de veículo? E as marcas disponíveis também são várias ou o bloqueio "bom e confiável" fica meio restrito ao ARB? Grato. Abraços.

Imperador!
06/11/2012, 11:35
Kaiser também é bom, só precisa saber se eles tem o equipamento pro teu carro.

gmilani
07/11/2012, 02:28
Obrigado pela ajuda Pessoal! Mas deixem-me aproveitar o embalo. Existem várias opçoes de bloqueio, que servem em vários carros ou as opções são limitadas a algumas marcas de veículo? E as marcas disponíveis também são várias ou o bloqueio "bom e confiável" fica meio restrito ao ARB? Grato. Abraços.

Que nada... tem varias marcas de bloqueios confiaveis.. ARB é bem conhecida no brasil, muita gente ja usa/usou, é confiavel, mas por ser acionada a ar comprimido.. pode dar problema (vazamento), porem, geralmente é de facil concerto, mesmo na trilha...

Tem Eaton elocker (igual as fiat strada locker), um botao, e esta acionado, é elétrico, assim como na amarok (só nao sei se é eaton), tem os automaticos kaiser(nacional), tem os detroit locker.. e muitas outras marcas que nao me lembro... mas é só fuçar nos sites gringos que achará um monte... detalhe: para cada veículo há um modelo específico ok

Renato Fraga
07/11/2012, 12:48
Só faltou falar que alguns tipos de bloqueios, mudam bastante o comportamento do carro para as condições de uso diário, podendo inclusive trazer algumas limitações.

Por isso é importante selecionar corretamente o tipo de bloqueio para o serviço que será aplicado.

Abraços

Junior-L200Power
07/11/2012, 15:13
Eu não acreditava muito em LSD, porém o da minha S10 funciona perfeitamente...já testei algumas vzs e foi beleza!!
Não sei se é pq ela é meio nova ainda...
Porém um detalhe fundamental que eu nunca ouvi falar aqui no forum, e que li no manual é sobre o óleo que deve ser adicionado ao óleo do diferencial traseiro...
É um óleo com um certo fator de atrito para que os discos do LSD possar travar e fazer o "bloqueio"...
Muita gente troca o óleo e não coloca esse óleo adicional necessário para o funcionamento do LSD e fica metendo o pau depois...já que com o tempo esse óleo de atrito perde suas características como qlquer óleo, ele precisa ser trocado!!
Então fica aqui a dica, depois vou ver o nome do óleo certinho no manual e posto aqui pra ficar mais claro!!

Abraço galera!

Imperador!
07/11/2012, 15:52
Eu não acreditava muito em LSD, porém o da minha S10 funciona perfeitamente...já testei algumas vzs e foi beleza!!
Porém um detalhe fundamental que eu nunca ouvi falar aqui no forum, e que li no manual é sobre o óleo que deve ser adicionado ao óleo do diferencial traseiro...
É um óleo com um certo fator de atrito para que os discos do LSD possar travar e fazer o "bloqueio"...
Muita gente troca o óleo e não coloca esse óleo adicional necessário para o funcionamento do LSD e fica metendo o pau depois...já que com o tempo esse óleo de atrito perde suas características como qlquer óleo, ele precisa ser trocado!!
Então fica aqui a dica, depois vou ver o nome do óleo certinho no manual e posto aqui pra ficar mais claro!!

Abraço galera!

Esse óleo é um aditivo, mas pode ser desnecessário, pois já existem óleos aditivados para LSD no mercado.

gmilani
07/11/2012, 20:07

Abraço galera!
Na ford o aditivo recomendado se chama STURACO, mas ja há óleos aditivados, na embalagem vem escrito que é proprio para diferencias com deslizamento limitado "LS".
Continuo com minha opiniao... LSD é pra encher linguiça, na hora da aperto vc vai ficar a pé!!!

marcaoz
07/11/2012, 22:27
Valeu Pessoal! Mas queria uma dica do Renato Fraga. Vc disse: "Só faltou falar que alguns tipos de bloqueios, mudam bastante o comportamento do carro para as condições de uso diário, podendo inclusive trazer algumas limitações." Pode dar-me uma luz sobre o que seriam essas limitações, na prática? Pode dar-me um exemplo de alguma limitação em algum determinado veículo? Grato. Abraços.

Renato Fraga
08/11/2012, 00:50
Ok, vou tentar explicar:

Bloqueios de deslizamento limitado, vulgarmente chamados de 70%, permitem uma certa diferença de giro entre as rodas. Aqueles dotados de embreagem, tal como o Track Lock, são mais comuns, e piores em termos de desempenho.
Existe nessa classe, os bloqueios tipo Torsen, perfeitos para a sua aplicação no meu ponto de vista, pois dentro de uma razão de até 3:1, sempre transfere força para ambas as rodas. Mas sofre do mesmo problema que os LSD de embreagem. Se uma roda sai do chão, perdem sua efetividade. Mas ainda assim, são superiores. Um LSD por embreagem, quando uma roda está no ar, a força que atua na embreagem é pequena, e fica por conta apenas da pré carga da mola que comprime os discos. Nessa hora, se você insiste, vai derreter todo o conjunto de embreagens. No Torsen isso não ocorre, a transferência entre as rodas é feita por engrenagens. Se uma roda sai do chão, vai virar com mais liberdade, mas sem danificar nada. Um segredinho é que nessa hora, se você dá um toquinho no freio, você obriga o seu bloqueio transferir força para a roda que está no chão.
Por essa certa liberdade de transferência entre a roda direita e esquerda, é um tipo de bloqueio que não requer habilidade adicional ao motorista e não interfere muito no comportamento do veículo.

Já falando dos bloqueios 100%, tal como detroit locker, full lock, kaiser entre outros, estes na verdade atuam como um desbloqueio, parecido com uma roda livre automática, permitindo que a roda externa da curva gire livremente mais rápido do que a interna da curva. Nessas, a tração fica apenas na roda interna, que escorrega com mais facilidade. Por conta disso, é comum observar trancos durante curvas. Com o tempo o motorista pega a manha, e cria o costume de não acelerar em demasia nas curvas. Se o fizer, a roda interna patina, iguala com a externa, e o pneu escorrega. Num piso de baixa aderência, isso não é problema,desde que você fique atento em manter a trajetória do veículo, que terá uma forte tendência em sair de traseira. Agora imagine uma pick up com 1 ton na caçamba, numa subida íngreme, cheia de curvas fechadas com asfalto. Seus semi eixos vão sofrer um bocado e durante as curvas, a tração do carro ficará praticamente em apenas uma roda, a interna da curva, enquanto essa não patinar.

É meio confuso, mas na prática é fácil de visualizar isso tudo que tentei explicar.

Portanto, os bloqueios 100%, não são adequados para o uso diário, apesar de muitas pessoas o utilizar assim.

Abraços

marcaoz
08/11/2012, 08:44
Olá Pessoal! Bom dia! Vc explicou muito bem Renato. Essa parte eu entendi mas levantou uma dúvida por conta de outra informação que tenho mas não possuo conhecimento pleno para saber a diferença. Então novamente vou te aporrinhar as idéias.

Já li que nos bloqueios de diferenciais centrais (como no niva) o uso deve ser em situações muito específicas (locais com pouco atrito como barro ou areia) pois se for usado no asfalto, por exemplo, estraga as engrenagens. Vc descreveu uma situação como essa da camioneta apenas para ilustrar a explicação ou o bloqueio em eixo individual (pelo fato de deixar a roda de fora livre) pode ser usado em asfalto, por exemplo? Portanto imagino que sejam dois conceitos diferentes (o bloqueio central com o eixo individual)!?

Outra coisa, todos esses efeitos que vc mencionou do bloqueio 100% são considerando o bloqueio ativado, certo? Mas e o uso do veículo com o bloqueio desativado, implica em alguma diferença de comportamento com um veículo comum, pelo simples fato do sistema estar instalado ou não? Desculpe-me por tantas dúvidas mas essas informações são importantíssimas. Grato mais uma vez. Abraços.

gmilani
08/11/2012, 11:52
Olá Pessoal! Bom dia! Vc explicou muito bem Renato. Essa parte eu entendi mas levantou uma dúvida por conta de outra informação que tenho mas não possuo conhecimento pleno para saber a diferença. Então novamente vou te aporrinhar as idéias.

Já li que nos bloqueios de diferenciais centrais (como no niva) o uso deve ser em situações muito específicas (locais com pouco atrito como barro ou areia) pois se for usado no asfalto, por exemplo, estraga as engrenagens. Vc descreveu uma situação como essa da camioneta apenas para ilustrar a explicação ou o bloqueio em eixo individual (pelo fato de deixar a roda de fora livre) pode ser usado em asfalto, por exemplo? Portanto imagino que sejam dois conceitos diferentes (o bloqueio central com o eixo individual)!?

Outra coisa, todos esses efeitos que vc mencionou do bloqueio 100% são considerando o bloqueio ativado, certo? Mas e o uso do veículo com o bloqueio desativado, implica em alguma diferença de comportamento com um veículo comum, pelo simples fato do sistema estar instalado ou não? Desculpe-me por tantas dúvidas mas essas informações são importantíssimas. Grato mais uma vez. Abraços.
Marcao, o renato estava falando sobre os bloqueios automaticos (KAISER, por ex). Os bloqueios selecionaveis (ARB, E-Locker), só sao ativados qdo o usuario deseja (por um botao), ou seja, qdo estao desligados nao interferem em absolutamente em nada, igual a um diferencial normal, passando a bloquear qdo o usuario assim desejar.
O caso de bloqueio de diferencial central (ex niva, TR4, land) eles qdo ativados permitem que ambos os eixos (diant e traz) recebam 50% do torque cada um. A ranger por ex nao pode rodar em 4x4 em pisos de alta aderencia, exatamente nao ter o diferencial central, os veiculos AWD (traçao permanente 4x4 full time) tem um diferencial central, mas se uma das rodas (só precisa de 1) perde contato com o solo, as outras 3 perdem traçao, aí se tem um bloqueio de dif. central, o outro eixo que tem as duas rodas no chao pode tracionar normalmente.
Entao o ideal seria um veiculo com possibilidade de andar com traçao 4x4 em qq piso (mesmo no asfalto), que tivesse bloqueio de diferencial central, e que tivesse um bloqueio selecionavel nos dois eixo (arb ou elocker).
Abraço

marcaoz
08/11/2012, 12:28
Blz! Agora entendi que ele se referia a um bloqueio automático.
Mas nessa configuração que vc mencionou {um veiculo com possibilidade de andar com traçao 4x4 em qq piso (mesmo no asfalto), que tivesse bloqueio de diferencial central, e que tivesse um bloqueio selecionavel nos dois eixo (arb ou elocker)} o veículo não teria dois dispositivos (bloqueio central e selecionável nos dois eixos) fazendo a mesma função?

Ou ainda poderia surgir situação em que o veículo não andaria se faltasse um ou outro desses dois bloqueios? Grato. Abraços.

Renato Fraga
08/11/2012, 12:31
Exato, valeu Gmilani por adiantar o expediente.

Eu fiz comentários apenas a 2 tipos de Bloqueios de diferencial. O LSD e o 100% automático. Não fiz referência aos selecionáveis pois achei óbvio sua praticidade, acionando o mesmo somente quando necessário.

Um 100% automático pode ser perfeito por conta de não precisar acioná-lo. Sem que você sinta a necessidade, ele já está funcionando, mas coloca certas restrições ao veículo conforme eu tentei descrever.

Num diferencial central é possível também existir um bloqueio seletivo e/ou de deslizamento limitado. Em tese, até mesmo um automático 100% funcionaria. Muitos carros AWD possuem um acoplamento viscoso que controla a diferença entre o cardã dianteiro e o cardã traseiro. No caso do NIVA e do DEFENDER, existe um bloqueio selecionável no diferencial central.

Abraços

Renato Fraga
08/11/2012, 12:34
Blz! Agora entendi que ele se referia a um bloqueio automático.
Mas nessa configuração que vc mencionou {um veiculo com possibilidade de andar com traçao 4x4 em qq piso (mesmo no asfalto), que tivesse bloqueio de diferencial central, e que tivesse um bloqueio selecionavel nos dois eixo (arb ou elocker)} o veículo não teria dois dispositivos (bloqueio central e selecionável nos dois eixos) fazendo a mesma função?

Ou ainda poderia surgir situação em que o veículo não andaria se faltasse um ou outro desses dois bloqueios? Grato. Abraços.

Com todos esses bloqueios, central, diferencial dianteiro e diferencial traseiro, você consegue andar com o carro, mesmo que 3 semi eixos quebrem. POrtanto, consegue tracionar apenas uma das rodas, o que não é possível num veículo convencional.

marcaoz
08/11/2012, 12:47
Maravilha! Brigadão e abraços.

marcaoz
08/11/2012, 13:05
Maravilha! Mas só com o bloqueio central isso não seria possível? Brigadão e abraços.

gmilani
08/11/2012, 17:46
Maravilha! Mas só com o bloqueio central isso não seria possível? Brigadão e abraços.

Nao, imagine 3 pontas de eixo quebradas.... o carro nao andaria. o bloqueio central só serve pra distribuir o torque entre os eixos dianteiro e trazeiro, ao mesmo tempo. eu sofri um x, com a ranger, ou seja (ela ja tem bloqueio de diferencial central, ou melhor, ela ja é blocada, sem opcao de ter diferença de rotaçao entre as rodas da frente e de traz) fiquei com uma roda da frente em contato com o solo, e uma roda de traz..... FIQUEI!!!! se tivesse um bloqueio em qq UM dos eixos, teira saido MASSSS, se o diferencial central fosse ABERTO, teria ficado do mesmo jeito.
Nao sei se consegui me expressar corretamente, a RANGER nao tem um "diferencial central", e sim uma caixa de tranferencia que literalmente acopla os cardans de ambos os eixos... mais ou menos isso!!!!!

os veiculos equipados com diferencial central (aberto), com a possibilidade de blocar este, podem andar com o 4x4 engatado em qq situaçao, mesmo no asfato de alta aderencia, pois, os diferencias dos eixos, corrigem a diferença de percusro das rodas no eixo, e o central faz o mesmo, porem entre os eixos dianteiros e trazeiros, assim, se qq roda ficar no ar.. BABAU no traciona, mas se blocar o central, e tiver 2 rodas em contato do mesmo eixo TRACIONA!!, e ainda por cima se blocar o central, e blocar os dois eixos, com apenas uma roda no chao, vc tem traçao!!! UM MONSTRO!!!!

marcaoz
08/11/2012, 22:12
E é comum o uso dessa configuração (pras trilhas mais severas) ou torna-se inviável e cara?
E um veículo 4x4 que tenha bloqueio nos eixos dianteiro e traseiro mas não no central (ou nem tenha diferencial central/como sua ranger) não seria muito bem equipado para passar pela maioria das "dificultis"? A situação que vc passou com a ranger não seria superada? Abraços.

gmilani
08/11/2012, 22:59
E é comum o uso dessa configuração (pras trilhas mais severas) ou torna-se inviável e cara?
E um veículo 4x4 que tenha bloqueio nos eixos dianteiro e traseiro mas não no central (ou nem tenha diferencial central/como sua ranger) não seria muito bem equipado para passar pela maioria das "dificultis"? A situação que vc passou com a ranger não seria superada? Abraços.
Sim, é comum esta configuraçao pra trilhas BEM pesadas, (troller por ex com os dois eixos com bloqueios selecionaveis). No meu caso, se eu tivesse somente 1 bloqueio, ja sairia da situaçao de X, foi uma coisa boba... é o tipo de besteira, por ex de quem tem camionete 4x2, e fica preso por causa de uma grama molhada, ou uma rua de paralelepipedos +chuva+ necessidade de dar marcha ré... fica mesmo, o buraco que caí nem era grande coisa, mas a situaçao foi comica, a situaçao em X é muito engraçada, e mesmo vc estando com um veiculo 4x4, vc fica puto!!!!

mario gissoni
10/11/2012, 17:21
https://www.youtube.com/watch?v=2OzK-oRPCbs
Esse video mostra um pouco sobre os tipos de diferenciais disponiveis
E bastante interessante

jeb
10/11/2012, 20:27
Colegas

Então, quais picapes e SUVs (vamos pôr acima de 2005) que temos disponíveis (sem série, e não como opcional) com bloqueio de diferencial (no eixo em 100%) dianteiro e/ou traseiro?

A Amarok eu li que tem blocante eletrônico, mas será LSD?
J.

mario gissoni
10/11/2012, 23:37
Colegas

Então, quais picapes e SUVs (vamos pôr acima de 2005) que temos disponíveis (sem série, e não como opcional) com bloqueio de diferencial (no eixo em 100%) dianteiro e/ou traseiro?

A Amarok eu li que tem blocante eletrônico, mas será LSD?
J.

Amarok nas versoes com cambio manual
mit l200 outdoor (nao sei se a versao sport tinha. Sei que a versao savana nao tinha o bloqueio manual)

jeb
11/11/2012, 11:57
mit l200 outdoor (nao sei se a versao sport tinha. Sei que a versao savana nao tinha o bloqueio manual)

Mario, aumentando a lista

*Picape Pálio (Locker, mas não é 4x4)
*S10 nova na traseira (Não sei se todas as versões. Segundo o site da GM, possui. Mas não sei se é LSD, alguém sabe?) S10 2013 Cabine Simples | Modelos e Versões | Pickups | Chevrolet (http://www.chevrolet.com.br/veiculos/todos-os-modelos/pickups/cabinesimples/apresentacao.html)
*Ranger XLT nova na tarseira (em todos sites vi que ela terá ELD - bloqueio eletrônico).

São informações mineradas na internet.
J.

Junior-L200Power
12/11/2012, 14:11
Todas as L200 Sport e Outdoor GLS ou HPE tem bloqueio de diferencial...as Savana não são todas que tem...principalmente em 2008 onde era opcional esse bloqueio!! L200 Outdoor GL nenhuma tem Bloqueio, apenas Air Bag como opcional!!

Como dito antes, todas as Amarok cambio manual tem bloqueio de diferencial, Ranger Nova e S10 Nova tbm tem bloqueio 100%!!
Enquanto isso L200 Triton, Hilux e Frontier estão atoladas num nível inferior com seus LSD...

jeb
12/11/2012, 18:37
Não sei a informação do site Ford Ranger XLS Cabine Simples 2.5L Flex: fotos, preços e especificações | CAR.BLOG.BR - Carros (http://www.car.blog.br/2012/08/ford-ranger-xls-cabine-simples-25l-flex.html)
procede mas:

"No que respeita ao diferencial, a Ranger conta com LRD - Diferencial Traseiro Blocante - que é um recurso usado para condições extremas de terreno, mas esta opção de diferencial não está disponível para modelos 4x2, apenas 4x4."

"Já no caso desta versão XLS 4x2, o diferencial traseiro é do tipo LSD - Deslizante , que atua no bloqueio parcial do diferencial traseiro. As versões mais sofisticadas da 4x2 (XLT (http://www.car.blog.br/2012/08/ford-ranger-xlt-cabine-dupla-25-flex.html) e Limited (http://www.car.blog.br/2012/08/ranger-limited-muitas-fotos-consumo.html)), há ainda o controle de tração ESP - algo exclusivo em se tratando de pick-ups flex."

Será?
J.

jeb
12/11/2012, 18:42
Mais uma

Tudo indica que a S10 4x2 e 4x4 são LSD. Extrai hoje do site da GM.

380484http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=380483&stc=1&thumb=1&d=1352752945 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=380483&d=1352752945)

marcaoz
14/11/2012, 08:59
Olá Pessoal. Bom dia! Perdoem-me por sair um pouco do assunto mas minha dúvida é pra aproveitar a grande experiência dos usuários que acederam ao tópico.
Seguinte: fica fácil pegar um veículo 4x2 e transformar em 4x4 se já existir do mesmo modelo que saia original de fábrica?

Explicando melhor, pelo fato de serem fabricadas S10 ou Ranger nas versões 4x2 e 4x4, seria fácil pegar uma delas 4x2 e passar pra 4x4? Ou as diferenças (as que não são aparentes, que ficam por baixo, no chassi, eixos, etc) entre uma versão e outra são tantas que não compensaria? Seria viável ou não? Abraços.

Junior-L200Power
14/11/2012, 10:43
Olá Pessoal. Bom dia! Perdoem-me por sair um pouco do assunto mas minha dúvida é pra aproveitar a grande experiência dos usuários que acederam ao tópico.
Seguinte: fica fácil pegar um veículo 4x2 e transformar em 4x4 se já existir do mesmo modelo que saia original de fábrica?

Explicando melhor, pelo fato de serem fabricadas S10 ou Ranger nas versões 4x2 e 4x4, seria fácil pegar uma delas 4x2 e passar pra 4x4? Ou as diferenças (as que não são aparentes, que ficam por baixo, no chassi, eixos, etc) entre uma versão e outra são tantas que não compensaria? Seria viável ou não? Abraços.

Amigo, fica caríssimo fazer isso hoje em dia!!
Somente uma caixa de tração sai em média 4000,00...fora diferencial dianteiro e rodas livres dianteiras bloqueáveis, motor de acionamento, sensores!!

Ainda tem a pior parte, que se for mal feita a montagem vai dar muita dor de cabeça!!
Sem esquecer a parte de documentação, que será necessário legalizar a alteração de característica original do veículo!!
Com pouca grana a mais vc já compra um 4x4 original!!

AACL
30/04/2013, 22:53
LSD é "excelente" pra subir rampinha...no off road não serve pra nada.

Bloqueio do diferencial (pelo menis traseiro) deberia ser obrigatórioem qq 4x4.

Mas para os consumidores brasileiros é importante ter bloqueio de diferencial em carro de passeio com tração dianteira (o Locker da Fiat) e não nos 4x4. Vai entender...

A Triton não tem, mas a L200 tinha. Até os Gurgel tinham um sistema que imitava o bloqueio com o freio de mão!

Não dá pra entender pq os 4x4 de hj não têm.

A nova Ranger tem e estou de olho nela por causa disso, dentre outros atributos, apesar de não ter o diferencial central...

Será que é dificil assim fazer um 4x4 completo?