Ver Versão Completa : Pneu Hankook no Samurai
Fala pessoal, peguei um Samurai 97 a pouco tempo e vou precisar trocar os pneus, pois o que estão nele não tão muito bons. Ele está com suspensão original sem calços e usando um Pirelli Scorpion 30''/9.5/R15 MUD.
Achei esse pneu um pouco grande pra ele se for usar em trilhas, pois deve pegar no parachoque e caixa de roda. Pesquisei alguns pneus como o BF 215/75/15 que tem o MUD e AT, mas é difícil de achar no mercado, mas todos falam bem.
Agora pensei tb no Hankook, o que acham desse pneu? Ele tem medidas 215/75/15 pro AT e 235/75/15 pro MUD, esse ainda vou dar uma olhada em preços e disponibilidade em revendas. Um outra dúvida é se o 235 ficaria também muito grande na caixa do Samurai, pois acho que ainda irá raspar em trilhas.
Se puderem me ajudar, a princípio seria pra fazer passeios e trilhas leves então acho que não seria necessário body lift pra começar a brincar.
Obs.: Esses Hankook de passeio tem boas recomendações no geral.
Valeu, abs.
Tadeu
tenho um amigo que colocou o hankook no jimny dele e achou excelente! So que 235 so com BL ou calcos de mola....se nao vai raspar sim!
no meu uso os BF 215/75R15 AT. Recomendo!
Eduardo Alemão
04/11/2012, 20:41
BF AT 100% recomendado. Uso 215/75R15 no meu Samurai 98 há uns 10.000km: o pneu ainda parece novo. Realmente não é fácil achar, mas vale o esforço.
Aqui em Cuiabá todas as revendas Michelin tem eles a pronta entrega. 500 reais cada.
Eu moro no ABC, aqui nenhuma revenda da BF tinha nem se prontificaram muito a trazer :(.
Bom vou tentar mais umas pesquisadas por outras revendas em São Paulo. Espero conseguir essa semana ainda, no fim de semana quero ver se pego uma terrinha com ele indo pra chácara pra brincar....heheheh
Valeu.
Bom pessoal aqui em Sampa quase impossível achar esses BF nessa medida. O mud só por encomenda, o AT em uma loja achei 4 o estepe tem que encomendar tb.
Quanto aos hankook achei só os AT pra encomenda, os mud nessa medida não tem. Agora minha dúvida, comprar os AT por serem mais confortáveis no asfalto, ou os Mud que acho até mais bonitos no jipe.
O mud irá gastar muito mais que o at no asfalto, ou será +/- igual?
Abs.
mud gasta mais no asfalto e é perigoso na chuva.
Eduardo AC
14/11/2012, 21:40
tBueno, boa noite. Já achou os pneus para o seu carro? Abç.
tBueno, boa noite. Já achou os pneus para o seu carro? Abç.
Opa, tudo bem Eduardo. Acabei optando pelos BFgoodrich com as medidas originais, porém com desenho mud.
Eduardo AC
15/11/2012, 07:14
Bom dia! Vc pegou o 215/75/15 Mud km2? É este pneu que quero por no meu Samurai. Sou fã do BF AT, já usei uns 6 ou 7 jogos em carros diferentes. Calcei meu Samuca com um jogo de AT, mas estou querendo mudar para o Mud, pois meu uso é em fazenda, o Mud vai melhor. Se conseguir vender os AT (estão com menos de 200km rodados, estepe zero) vou fazer a troca.
Como vc sentiu o comportamento do Mud no asfalto? Barulho, trepidação, frenagem?
Abç
Bom dia! Vc pegou o 215/75/15 Mud km2? É este pneu que quero por no meu Samurai. Sou fã do BF AT, já usei uns 6 ou 7 jogos em carros diferentes. Calcei meu Samuca com um jogo de AT, mas estou querendo mudar para o Mud, pois meu uso é em fazenda, o Mud vai melhor. Se conseguir vender os AT (estão com menos de 200km rodados, estepe zero) vou fazer a troca.
Como vc sentiu o comportamento do Mud no asfalto? Barulho, trepidação, frenagem?
Abç
Eu encomendei pq ninguém tinha a pronta entrega deve chegar na semana que vem por conta dos feriados. Asim que eu tuver com eles eu posto aqui como estão se saindo. Provavelmente vou estrear ele no suzuki adventure essa etapa vai ser em Araçariguama - SP.
Bom hoje meu samuka ta com os mud pirelli, andei mais nada cidade, vc sente uma diferença de um at ou street, mas nada que um pouco de cuidado e paciência não resolva. E o mud pra durar mais tem que fazer o rodizio em X a cada 5000 +/-, assim eles duram mais e sofrem desgaste pir igual, principalmente se rodar tb no asfalto.
Em breve mando notícias do BF, ah so esqueci é o km2 sim.
Abs
rjmatheus
16/11/2012, 22:41
E o Yokohama Geolandar AT. Alguém sabe dizer se é bom? Pensei em colocar no Jimny o 205/70-R15 (original do carro).
Abç
Fala Eduardo, blzinha?
Coloquei os pneus MUD hoje no meu Samuka, cara ficaram bem bonitos!!! Apesar de achar que os 30'' ficavam mais agressivos, mas como não tava com intenção de mexer na t-case dele, o meu é 97 por corrente o kit de redução dá alguns problemas e pode romper a corrente. Então pra ficar com eles ia ter que trocar a t-case por uma de engrenagem com redução, além de levantar a suspensão pra não raspar no carro. Então optei pela medida original e vamos ver como se sai.
Bom voltando aos BF o Samuka mudou bastante na dirigibilidade agora está bem mais ágil e com relação mais curta por conta do pneu ser menor e não forçar o conjunto.
As primeiras impressões que tive foram:
1- Ronca pouco mais que um AT, porém nada que me incomodou muito. Lembrando que o modelo é o Km2
2- Dirigi só na pista seca e a pastilha dele tb tá nova pequei da revisão hj tb, então dirigi com um pouco mais de cuidado. Com o tempo vamos ver como vai ficar esse conjunto.
3- Trepidação não senti nenhuma.
4- Desgaste esse vai ser com o tempo....hehehe. Bom o negócio é fazer o rodízio em "X" a cada 5000 km e manter ele calibrado corretamente. Eu coloquei 22psi, o original 205/70/15 no manual recomenta 20. E dá pra fazer um cálculo aproximado tb com as informações no pneu. Lá tem senão me engano max load: 800 kg e max pressure: 50 psi e o peso do carro é aproximado 1350 kg
Fazendo uma regra de 3 básica dá pra se ter uma noção da pressão a utilizar.
P / 50 = 1350 / 800, logo P=84,37 e como vc vai distribuir isso pelos 4 pneus faz P=84,37/4 que dá P=21,09 psi. Claro que isso é uma forma aproximada o fabricante no projeto faz outras mais complexas....rssss, mas assim dá pra se ter um valor bom.
Acho que por hoje é isso que posso te falar, devo ir no Suzuki Adventure esse final de semana na categoria Fun, ai vou ter uma idéia melhor dele na estrada de asfalto e na de terra. Vou fazendo uns updates aqui pra contar mais o comportamento da criança agora.
Olha como ficou.
Abs.
Tadeu
382806
E o Yokohama Geolandar AT. Alguém sabe dizer se é bom? Pensei em colocar no Jimny o 205/70-R15 (original do carro).
rjmatheus, Yokohama é uma marca muito boa nos de alta performance, não sei quanto aos mistos mas acredito que tb não deixem a desejar.
Vai de 215/75/15 que vc ganha um pouco de largura e altura e não altera quase nada do carro, inclusive a versão top do Jimny vem com essa medida.
Abs.
gustavo 4x4
01/12/2012, 16:26
cara, só por um calço na mola que entra um bf 31'' e nao raspa
eu usei por muito tempo assim
cara, só por um calço na mola que entra um bf 31'' e nao raspa
eu usei por muito tempo assim
31 vai deixar o carro meio fraco sem o kit de redução... e seria necessaria a troca das rodas (off set negativo) ou colocar espaçadores...
ps gustavos seu samurai nao é o 95? com feixe!?
Fala pessoal, blz?
Bom esse fim de semana fiz mais um teste com meu Samuka. Fui fazer uma trilha lá no riacho grande, passei na represa na xiboca e no rio do ouro. O carrinho foi bem, tinha uma lama boa numa subida a reduzida deu contra tranquilo (claro que não pode ter muita dó, rsss). Depois desci pra praia pra fazer um churras com a galera que tava comigo.
O pneu até agora tá me atendendo bem to gostando bastante.
Na serra fui de boa a 90Km/h, cheguei até uns 100Km/h mas por via das dúvidas e com pista molhada por conta do chuvisco não é bom arriscar.
Abs.
Já tive Geolandar AT e achei muito ruim. Mesmo fazendo o rodízio no momento certo, as garras escamaram fazendo o o meu Vitara trepidar muito a 40km/h, fora o fato de utilizar bastante chumbo pra pegar balanceamento, quase como um pneu recapado. Não recomendo.
Nessa medida 205 ou 215, vai de BF Mud Terrain sem medo, caso o teu uso não seja muito radical.
Abraço!
Fala pesssoal blz? Só pra relatar fiz uma viagem com minha vtr de 200 km até o interior e rodei mais uns 150 km em estradas de terra, indo na estrada até uns 100km/h fui de boa sem problemas de vez enquando uma esticada a mais pra uma ultrapassagem. a velocidade média em torno de 80 ee 90, sem pressa sempre(rsss).Até o momento o pneu me agradou bastante (BF Mud).