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rshimizubr
04/11/2012, 00:35
Saudacoes a todos,

Acabo de adquirir uma Bandeirante 1996 longa, de tres portas, 5 marchas (14B) e tudo mais. Vim manejando de Brasilia - DF ate Sao Paulo e a viatura aguentou bem. No inicio estranhei o manejo, tive que definitivamente reprogramar minha abordagem na direcao...

Notei algumas coisas que gostaria de uma voz mais experiente para me dar umas dicas:

- Jogo na direcao, ou seja para trazer o carro em linha reta apos uma leve virada a esquerda, tenho que virar quase 90 graus o volante para a direita para estabilizar. O que poderia ser? Como minimizo este "jogo", pois eh um perigo...
- Pe no freio, notei que esta jogando um pouco para esquerda, por isso vim "na manha" media de 80-90 km/h, sempre reduzindo a marcha para diminuir a velo. Mas freio eh freio...
- Notei que os pneus traseiro estao mais desgastados na parte exterior. Necessita uma cambagem?

No geral a viatura esta boa, o antigo dono muito cuidadoso, mas deixou-a parada por muito tempo. Por isso ha pontos de ferrugem que gostaria que um especialista desse uma verificada, bem como referencias para um mecanico de confianca. Quais profissionais/oficinas vcs recomendam em um raio de ate 200km da capital SP?

Espero ve-los nas trilhas e ajuda-los com minha experiencia.

Abcs
Roberto

volante504
04/11/2012, 09:14
Saudacoes a todos,

Acabo de adquirir uma Bandeirante 1996 longa, de tres portas, 5 marchas (14B) e tudo mais. Vim manejando de Brasilia - DF ate Sao Paulo e a viatura aguentou bem. No inicio estranhei o manejo, tive que definitivamente reprogramar minha abordagem na direcao...

Notei algumas coisas que gostaria de uma voz mais experiente para me dar umas dicas:

- Jogo na direcao, ou seja para trazer o carro em linha reta apos uma leve virada a esquerda, tenho que virar quase 90 graus o volante para a direita para estabilizar. O que poderia ser? Como minimizo este "jogo", pois eh um perigo...
- Pe no freio, notei que esta jogando um pouco para esquerda, por isso vim "na manha" media de 80-90 km/h, sempre reduzindo a marcha para diminuir a velo. Mas freio eh freio...
- Notei que os pneus traseiro estao mais desgastados na parte exterior. Necessita uma cambagem?

No geral a viatura esta boa, o antigo dono muito cuidadoso, mas deixou-a parada por muito tempo. Por isso ha pontos de ferrugem que gostaria que um especialista desse uma verificada, bem como referencias para um mecanico de confianca. Quais profissionais/oficinas vcs recomendam em um raio de ate 200km da capital SP?

Espero ve-los nas trilhas e ajuda-los com minha experiencia.

Abcs
Roberto
parabens pela toyota e uma excelente viatura.oficina dentro de sp especializada em toyota ta dificil te informar.mas vai umas dicas ai:jogo na direcão olhe atras da roda esquerda a barra de direcao e de ajuste(castanha)substitua pr pivo lubrificado(pino garxeiro),freio puxando eu colocaria freio a disco nas 4 rodas sai mais barato do que a dor de cabeça original,pneu traseiro gasto ver parafuso de centro no feixe de molas deve tar quebrado.HA lenbrei de um pessoal legal JOSEWAL 4x4tel:11 3765 0041 AV.politecnica 4665-rio pequeno-cep05350.000-sp.tem pagina na net.fala que eu te mandei ele te da um bom desconto.qualquer duvida me avise estou treinado em toyota

valeriano
05/11/2012, 00:17
- Jogo na direcao, ou seja para trazer o carro em linha reta apos uma leve virada a esquerda, tenho que virar quase 90 graus o volante para a direita para estabilizar. O que poderia ser? Como minimizo este "jogo", pois eh um perigo...


Isso pode ser folga na direção. Eu daria uma boa revisada nos pinos de direção.



- Pe no freio, notei que esta jogando um pouco para esquerda, por isso vim "na manha" media de 80-90 km/h, sempre reduzindo a marcha para diminuir a velo. Mas freio eh freio...


Dá uma revisada nos freios traseiros. Os dianteiros provavelmente já são a disco, então é mais provável que os traseiros possam estar precisando de uma regulagem.



- Notei que os pneus traseiro estao mais desgastados na parte exterior. Necessita uma cambagem?


Pode ser que a direção esteja precisando de alinhamento e o antigo dono simplesmente jogou os pneus da frente na parte de trás.

fabiano soriano
06/11/2012, 20:48
Roberto, beleza!

Mecânico na capital, é o João da Sollo 4WD, nem precisa procurar outro. (11) 3835-3781

Abrass

Fabiano

Dimasi
06/11/2012, 20:54
Roberto, beleza!

Mecânico na capital, é o João da Sollo 4WD, nem precisa procurar outro. (11) 3835-3781

Abrass
Fabiano

Assino embaixo

cristiano
07/11/2012, 08:34
Dá uma olhada nas buchas dos jumelos, eles deixam a Toyota passarinhar assim quando eles trabalham lateralmente.

Depois configura o aperto da porta do braço auxiliar.

Peça para o mecânico verificar a folga dos rolamentos dianteiros.

Só depois passe para os terminais de direção, tudo isso acima pode mascarar problemas nos terminais.

rshimizubr
11/11/2012, 22:46
Obrigado pela atencao, vou levar todas as dicas em consideracao.

Um grande abraco

Roberto

felix
13/11/2012, 20:44
eduardo,
qual regiao de sao paulo vc esta.?
a dica de mecanica que o pessoal te passou é exelente,mas dependo da sua localização fica meio fora de mao.
se vc nao tem ainda conhecimento tecnico para ir mexendo melhor antes de qualquer atitude levar num bom mecanico
o freio nao deveria dar problema,deve ser disco na frente e tambor na traseira,
a folga na direção pode ser varias coisas como o pessoal ja citou,desde folga na caixa/rolamento/pivo ou apenas ajuste
melhor coisa a fazer,informe sua regiao que o pessoal ajuda numa sugestao de mecanico.ok
parabens pela viatura,que ela lhe traga muitas alegrias.

PP5GAS
16/11/2012, 14:44
Estou no mesmo barco do Roberto. Ou melhor na mesma Band, ou quase. Acabei de adquirir uma curta 90 B14 e pensei em voltar para auto-escola. Eta Toy passarinheira. Como não tenho experiência em Band fui logo trocando os terminais de direção. Deu na mesma. Ela continua balançando.
Agora seguindo a dica do Cristiano foi revisar o resto.

Amadeus_band
16/11/2012, 19:53
Se terminais, rolamentos de munhão etc, estiverem OK, o que pode deixar a Band "passarinhando" pode ser o angulo cáster, é muito comum arquearem mais os feixes de mola e colocar jumelos maiores na Band, o que rotaciona o eixo, a solução é colocar um cunha entre o feixe e o eixo.
O que também muda o comportamento da direção drasticamente é o alinhamento, que deve ficar de 3 a 5mm convergente, isso também influi bastante no desgaste dos pneus!
Abraços.

volante504
18/11/2012, 00:41
Se terminais, rolamentos de munhão etc, estiverem OK, o que pode deixar a Band "passarinhando" pode ser o angulo cáster, é muito comum arquearem mais os feixes de mola e colocar jumelos maiores na Band, o que rotaciona o eixo, a solução é colocar um cunha entre o feixe e o eixo.
O que também muda o comportamento da direção drasticamente é o alinhamento, que deve ficar de 3 a 5mm convergente, isso também influi bastante no desgaste dos pneus!
Abraços.
sua dica e otima a gente quase esquece disso.sao tantos por menores para revisar que acaba passando despercebido vou ficar alerta a esse detalho tambem obrigado pelo lembrete

PP5GAS
28/11/2012, 22:03
Resolvido o problema de direção. O acoplamento do braço na parte traseira era com bucha que apresentava desgaste. Modificamos para um terminal e ficou firme agora.