Ver Versão Completa : Toyoteiro Iniciante
rshimizubr
04/11/2012, 00:35
Saudacoes a todos,
Acabo de adquirir uma Bandeirante 1996 longa, de tres portas, 5 marchas (14B) e tudo mais. Vim manejando de Brasilia - DF ate Sao Paulo e a viatura aguentou bem. No inicio estranhei o manejo, tive que definitivamente reprogramar minha abordagem na direcao...
Notei algumas coisas que gostaria de uma voz mais experiente para me dar umas dicas:
- Jogo na direcao, ou seja para trazer o carro em linha reta apos uma leve virada a esquerda, tenho que virar quase 90 graus o volante para a direita para estabilizar. O que poderia ser? Como minimizo este "jogo", pois eh um perigo...
- Pe no freio, notei que esta jogando um pouco para esquerda, por isso vim "na manha" media de 80-90 km/h, sempre reduzindo a marcha para diminuir a velo. Mas freio eh freio...
- Notei que os pneus traseiro estao mais desgastados na parte exterior. Necessita uma cambagem?
No geral a viatura esta boa, o antigo dono muito cuidadoso, mas deixou-a parada por muito tempo. Por isso ha pontos de ferrugem que gostaria que um especialista desse uma verificada, bem como referencias para um mecanico de confianca. Quais profissionais/oficinas vcs recomendam em um raio de ate 200km da capital SP?
Espero ve-los nas trilhas e ajuda-los com minha experiencia.
Abcs
Roberto
volante504
04/11/2012, 09:14
Saudacoes a todos,
Acabo de adquirir uma Bandeirante 1996 longa, de tres portas, 5 marchas (14B) e tudo mais. Vim manejando de Brasilia - DF ate Sao Paulo e a viatura aguentou bem. No inicio estranhei o manejo, tive que definitivamente reprogramar minha abordagem na direcao...
Notei algumas coisas que gostaria de uma voz mais experiente para me dar umas dicas:
- Jogo na direcao, ou seja para trazer o carro em linha reta apos uma leve virada a esquerda, tenho que virar quase 90 graus o volante para a direita para estabilizar. O que poderia ser? Como minimizo este "jogo", pois eh um perigo...
- Pe no freio, notei que esta jogando um pouco para esquerda, por isso vim "na manha" media de 80-90 km/h, sempre reduzindo a marcha para diminuir a velo. Mas freio eh freio...
- Notei que os pneus traseiro estao mais desgastados na parte exterior. Necessita uma cambagem?
No geral a viatura esta boa, o antigo dono muito cuidadoso, mas deixou-a parada por muito tempo. Por isso ha pontos de ferrugem que gostaria que um especialista desse uma verificada, bem como referencias para um mecanico de confianca. Quais profissionais/oficinas vcs recomendam em um raio de ate 200km da capital SP?
Espero ve-los nas trilhas e ajuda-los com minha experiencia.
Abcs
Roberto
parabens pela toyota e uma excelente viatura.oficina dentro de sp especializada em toyota ta dificil te informar.mas vai umas dicas ai:jogo na direcão olhe atras da roda esquerda a barra de direcao e de ajuste(castanha)substitua pr pivo lubrificado(pino garxeiro),freio puxando eu colocaria freio a disco nas 4 rodas sai mais barato do que a dor de cabeça original,pneu traseiro gasto ver parafuso de centro no feixe de molas deve tar quebrado.HA lenbrei de um pessoal legal JOSEWAL 4x4tel:11 3765 0041 AV.politecnica 4665-rio pequeno-cep05350.000-sp.tem pagina na net.fala que eu te mandei ele te da um bom desconto.qualquer duvida me avise estou treinado em toyota
valeriano
05/11/2012, 00:17
- Jogo na direcao, ou seja para trazer o carro em linha reta apos uma leve virada a esquerda, tenho que virar quase 90 graus o volante para a direita para estabilizar. O que poderia ser? Como minimizo este "jogo", pois eh um perigo...
Isso pode ser folga na direção. Eu daria uma boa revisada nos pinos de direção.
- Pe no freio, notei que esta jogando um pouco para esquerda, por isso vim "na manha" media de 80-90 km/h, sempre reduzindo a marcha para diminuir a velo. Mas freio eh freio...
Dá uma revisada nos freios traseiros. Os dianteiros provavelmente já são a disco, então é mais provável que os traseiros possam estar precisando de uma regulagem.
- Notei que os pneus traseiro estao mais desgastados na parte exterior. Necessita uma cambagem?
Pode ser que a direção esteja precisando de alinhamento e o antigo dono simplesmente jogou os pneus da frente na parte de trás.
fabiano soriano
06/11/2012, 20:48
Roberto, beleza!
Mecânico na capital, é o João da Sollo 4WD, nem precisa procurar outro. (11) 3835-3781
Abrass
Fabiano
Roberto, beleza!
Mecânico na capital, é o João da Sollo 4WD, nem precisa procurar outro. (11) 3835-3781
Abrass
Fabiano
Assino embaixo
cristiano
07/11/2012, 08:34
Dá uma olhada nas buchas dos jumelos, eles deixam a Toyota passarinhar assim quando eles trabalham lateralmente.
Depois configura o aperto da porta do braço auxiliar.
Peça para o mecânico verificar a folga dos rolamentos dianteiros.
Só depois passe para os terminais de direção, tudo isso acima pode mascarar problemas nos terminais.
rshimizubr
11/11/2012, 22:46
Obrigado pela atencao, vou levar todas as dicas em consideracao.
Um grande abraco
Roberto
eduardo,
qual regiao de sao paulo vc esta.?
a dica de mecanica que o pessoal te passou é exelente,mas dependo da sua localização fica meio fora de mao.
se vc nao tem ainda conhecimento tecnico para ir mexendo melhor antes de qualquer atitude levar num bom mecanico
o freio nao deveria dar problema,deve ser disco na frente e tambor na traseira,
a folga na direção pode ser varias coisas como o pessoal ja citou,desde folga na caixa/rolamento/pivo ou apenas ajuste
melhor coisa a fazer,informe sua regiao que o pessoal ajuda numa sugestao de mecanico.ok
parabens pela viatura,que ela lhe traga muitas alegrias.
Estou no mesmo barco do Roberto. Ou melhor na mesma Band, ou quase. Acabei de adquirir uma curta 90 B14 e pensei em voltar para auto-escola. Eta Toy passarinheira. Como não tenho experiência em Band fui logo trocando os terminais de direção. Deu na mesma. Ela continua balançando.
Agora seguindo a dica do Cristiano foi revisar o resto.
Amadeus_band
16/11/2012, 19:53
Se terminais, rolamentos de munhão etc, estiverem OK, o que pode deixar a Band "passarinhando" pode ser o angulo cáster, é muito comum arquearem mais os feixes de mola e colocar jumelos maiores na Band, o que rotaciona o eixo, a solução é colocar um cunha entre o feixe e o eixo.
O que também muda o comportamento da direção drasticamente é o alinhamento, que deve ficar de 3 a 5mm convergente, isso também influi bastante no desgaste dos pneus!
Abraços.
volante504
18/11/2012, 00:41
Se terminais, rolamentos de munhão etc, estiverem OK, o que pode deixar a Band "passarinhando" pode ser o angulo cáster, é muito comum arquearem mais os feixes de mola e colocar jumelos maiores na Band, o que rotaciona o eixo, a solução é colocar um cunha entre o feixe e o eixo.
O que também muda o comportamento da direção drasticamente é o alinhamento, que deve ficar de 3 a 5mm convergente, isso também influi bastante no desgaste dos pneus!
Abraços.
sua dica e otima a gente quase esquece disso.sao tantos por menores para revisar que acaba passando despercebido vou ficar alerta a esse detalho tambem obrigado pelo lembrete
Resolvido o problema de direção. O acoplamento do braço na parte traseira era com bucha que apresentava desgaste. Modificamos para um terminal e ficou firme agora.
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