Ver Versão Completa : Comparação: câmbio 4 marchas Willys, câmbio Clark 260F e câmbio Clark 2205A ou 2215A
Samuel Junior
01/11/2012, 17:38
Pessoal esta semana li bastante sobre estes câmbios da Clark.
Pelo que eu entendi, a diferença em termos de relação de marchas entre o original 4m do Willys e o Clark 260F 4m não é muita, se dá principalmente na primeira e na ré, o que, em teoria, não valeria muito a pena trocar, pois ambos são câmbios com bastante torque. Até mesmo para trilha, o original 4 marchas parece que aguenta bem.
A família 2205A ou 2215A tem 5 marchas que, igualmente, tem bastante torque igual os anteriores mas tem uma marcha a mais, que instalado no Willys faria ele desenvolver um pouco mais de velocidade, talvez chegando aos 80 km/h sem "suar" tanto. rsrs
Aqui nesta imagem eu vi a relação de marchas do Clark:
378499
Já aqui a do Willys no seguinte post:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/11110-quais-sao-relacoes-do-cambio-4m-do-cj5.html#post157198
Já do Clark 260F encontrei neste link, tem 2, os equipados na C10 e outro tipo do Maverick:
caixas de cambio (Relacões das marchas) (http://www.opaleirosdoparana.com/t1902-caixas-de-cambio-relacoes-das-marchas)
Botando lado a lado, ficaria:
Willys Original 4m: 3,569:1, 2,378:2, 1,531:3 - 1,00:4 - RÉ 4,229
Clark 260F 4m (A,C-10): 4,22:1 - 2,36:1 - 1,47:1 - 1,00:1 - RÉ 3,99:1
Clark 2205A-2215A 5m: 3,923:1, 2,278:2, 1,431:3 - 1,00:4 - 0839:5 - RÉ 3,566
Bem, pq fiz toda esta postagem? Depois de pesquisar aqui no fórum estava pensando em trocar o câmbio do meu Willys original 4m por um Clarck 2205A ou 2215A. Ele tem mais torque na primeira marcha (ou seja, um pouco melhor para trilhas) e tem a 5ª marcha que desenvolve um pouco mais de velocidade se pegar estrada com ele.
Pesquisando no Mercadolivre encontrei um cara que vende um 260F mas perguntei a ele se ele não tinha o 2205A ou o 2215A e ele disse que não.
Informei a ele meu motor (GM 151) e que me parecia depois das pesquisas ser interessante os outros do que o 260F e ele me disse que a família 2205A ou 2215A é o "famoso câmbio mandioquinha, que quebra com facilidade". Estou certo que é papo de vendedor querendo me empurrar o 260F (por 2500 latas rsrs) mas quero confirmar com o pessoal daqui, o vendedor tem realmente razão? É melhor no aspecto durabilidade o 260F?
Pela comparação o 260F é melhor para trilhas, tem mais toque nas 3 primeiras marchas, mas a princípio não quero um câmbio com mais torque, mas sim mais um pouco de velocidade, por isto optaria pelos 2205A ou 2215A.
Obrigado
edubasile
01/11/2012, 18:51
Boa tarde, em relação a comparação entre o cambio original e o clark 4 marchas, mesmo as relações sendo parecidas, o claro é muito mais robusto que o original!! Já em questão ao 2205 ou 2215 a fama de quebrador se deve ao fatos de serem usados nas picapes GM ou FORD, muitas vezes carregadas com 1 ton. de carga, por isso quebravam!!! Tenho um cambio desse no meu CJ5 com motor Ford Falcom 6 cc e nunca me deu problema!!
Edu
fala samuel junior blz !!! entao ja tive o 4 marchas original e dava problema direto ... troquei pelo 260f e so alegria recomendo .... e se vc procurar vc acha com um precinho melhor o meu paguei 900 latas ... se vc quizer te paço uns tels de uns lugares que talves vc ache com um precinho melhor ....
valeu abraxx
chinelao4x4
05/11/2012, 19:45
eu não aguento mais o meu 4 marchas , e olha que é tudo novo, antes e depois de trocar , a 3 sempre trava e não sai , ai .... derrepente sai e fica bom, depois volta a travar e assim ta indo, vou abrir ele mais uma vz , e tentar analizar bem o que esta acontecendo , antes o 3 marchas do que o 4 original , mais acho que vou partir pro cheveio mesmo...
abrçs
Samuel Junior
08/11/2012, 20:05
Obrigado pessoal pelos esclarecimentos.
Edu obrigado pelas informações, foram bem úteis. Na verdade já tinha pra mim que era um câmbio bem forte o 2205A, que dificilmente dará problema no Willys.
jwillis obrigado pelos esclarecimentos a respeito do clark 260F. A princípio eu quero o 2205A mesmo, pois nele terei mais torque na primeira marcha, menos torque nas seguintes e uma quinta marcha para desenvolver mais velocidade. No meu ver, após analisar a relação de marchas, me parece um câmbio "meio termo" excelente para quem faz trilhas e ainda anda na cidade.
Chinelão eu li metade do tópico do câmbio do Chevette (80 e poucas páginas, aff rsrs), mas a princípio não pretendo colocar o do de Chevette.
Samuel,
Estou usando o câmbio 2205E das F1000, ele tem a 5º marcha mais longa do que o 2205A e se se encaixou perfeitamente com o motor GM 4.1, no que tange a ter uma overdrive para andar mais solto.
Acredito que mesmo com o GM 151 não faltaria motor com esta caixa e um diferencial 43:8
Abs,
Samuel Junior
09/11/2012, 12:00
Obrigado Chevi pela sugestão. Realmente não tinha visto que a marcha da F1000 era mais longa um pouco na quinta, interessante.
Bem já estou negociando com um vendedor que tem um 2205A disponível, mas ainda sim vou dar uma olhada no modelo "E" da F1000. De repente encontre uma proposta interessante eu peguei o modelo E.
Valeu
os cambios Clark "mandioquinha" quando instalados em jeep ficam bons de usar e duram. eles não guentão o rojão quando instalados "direto" como em pick up 4x2. mesma coisa dum cambio de chevette, experimenta colocar ele numa caminhonete 4x2 pra ver quntos dias ele vai durar... O cambio original Willys eu já cansei deles...ehehehe cansei de abir e fechar eles, só depois que passei pros Clark 260 que tive sossego...
matrakaum
09/11/2012, 14:43
os cambios Clark "mandioquinha" quando instalados em jeep ficam bons de usar e duram. eles não guentão o rojão quando instalados "direto" como em pick up 4x2. mesma coisa dum cambio de chevette, experimenta colocar ele numa caminhonete 4x2 pra ver quntos dias ele vai durar... O cambio original Willys eu já cansei deles...ehehehe cansei de abir e fechar eles, só depois que passei pros Clark 260 que tive sossego...
Uma dúvida e o câmbio do Opala? Não serve?
Robertux
09/11/2012, 16:07
O câmbio do Chevette também faz parte da familia "mandioquinha", ele também é um 2205.
O câmbio "mandioquinha" ganhou essa fama porque ele equipava as pickups a gasolina ou álcool e dava perfeitamente conta do recado. Quando o pessoal começou a adaptar motor diesel nas pickups e manteve o câmbio, ele começou a quebrar, porque o torque do motor diesel é muito superior ao gasolina ou alcool, que aliado com a capacidade de carga de uma tonelada superava as especificações do câmbio, mas usando com motor diesel em carro leve ou pickup com motor de torque menor e vai muito bem.
No Jeep, ele fica muito acima das necessidades. Pode instalar sem medo.
georgevalle
09/11/2012, 17:51
O câmbio do opala 4 marchas dos ultimos (de 82 até 91 se não me engano) sairam tanto para o 6 quanto 4 canecos então tem robustez garantida o problema é o escalonamento de marchas a 1ª muito longa se bem que menos que a do jeep.
1ª 3,40:1
2ª 2,02:1
3º 1,39:1
4ª 1,00:1
ré 3,57:1
Analisando as relações de marchas continuo afirmando que a melhor caixa é a 260F.
Bom Dia a todos do fórum !
Com relação a câmbio de jeep e com minha experiência em 4x4 e trilhas, afirmo que qualquer câmbio é melhor que o original do jeep ! !
:lutabox:
Já fiz várias adaptações , inclusive , meu último Jeep ( um CJ5 ano 79 adquirido em leilão do IBGE , diferenciais originais 44/9 ) , coloquei o motor do opala 4 cilindros ano 92 álcool , o câmbio da C20 ( mod 2205A) + o kit da DEEPTEC e caixa de transferência original willys , com rodas originais aro 16 e pneus argentinos na medida 750 . Ele era perfeito em tudo . Eu usei ele por vários anos como carro do dia a dia , e nos finais de semana, como "FERRAMENTA DE TRABALHO DE CAMPO" , e afirmo a todos que nunca me deixou na mão . Cheguei a atingir os 140 Km/h em estrada sem nenhum esforço ! ! ! ! !(INFELIZMENTE PRECISEI VENDÊLO POR MOTIVOS FINANCEIROS) :screwy:
Atualmente estou mais tranquilo financeiramente e estou reconstruindo um novo " AMIGO DE BATALHA" .:cavalo:.
Vou colocar o motor de opala 92 , mas dessa vez, vou usar o câmbio do Chevette .
Fiz todos os cálculos necessários, e cheguei à conclusão de que é a melhor opção !
Você vai gastar na faixa dos R$ 2.500 a R$ 3.500 num câmbio 2205A ( A/C20) , mais outras peças, tais como :
- capa-seca da embreangem;
- volante do motor ;
- motor de partida da C20 ( ou trocar apenas o focinho , se o seu motor de partida for o modêlo grande );
- balança de acionamento do garfo da embreagem;
- embreagem da C20;
- carter e chapa defletora da embreagem da C20 ( se vc não quiser lama dentro da sua embreagem, é claro);
No câmbio do Chevette :
- Capa seca do opala 5 marchas moderno ;
- embreagem, garfo, rolamento, volante de motor, carter da embreagem, motor de partida - tudo do opala ;
- Não tenho certeza, mas o kit de adaptação do Chevette é mais barato que o da C20;
Quanto à relação de marchas, nos dois modelos ( C20 e Chevette (1.6), são a mesma coisa = 0,84 .
O 2205A ( C20) leva uma pequena vantagem em 1ª ( 3,92/1 contra os 3,76/1 do Chevette) .
OBS: Esse câmbio de Chevette que me refiro é o Chevette 1.6(2205D) , e não o do Chevete Jr (2205F), que tem a 1ª de 4,25/1 e a 5ª de 0,90, ambas as marchas mais reduzidas , além de que o torque do câmbio do Chevette Jr. é mais baixo, ou seja, ele é um pouco mais fraco que o do 1.6 .( mas, como disse no começo, qualquer um deles é bem melhor que o original ).
Abraço a todos e um ótimo 2013 ! ! !
:safari-rig:
Samuel Junior
11/01/2013, 18:24
Já comprei o câmbio 2205A. rsrs
Só falta dos itens adicionais como vc citou. rs
Boa Noite !
Se Vc já comprou o 2205A, melhor ainda !
Como diria um colega meu " Vc vai ter vários orgasmos " em cada trilha que você fizer ! ! ! Principalmente quando aparecer alguem precisando de uma guinchada ! ! !
Esse câmbio (2205A) é espetacular ! ! !
Abraço !
Roberto FL
13/02/2013, 21:57
Samuel, parabéns pela aquisição. Depois nos fale quanto $$$ voce gastou com a instalação do cambio. Hoje vi um Willys a venda e está com o conjunto 4cc opala + clark 260c (acho cambio da A10). o preço ta meio salgado então pensei um jeep mais barato sem este cambio... aliás, o mais recomentado para o cj5 pelo que ouço aqui em sampa... ABÇ
Samuel Junior
14/02/2013, 12:14
Pois é eu comprei em janeiro Roberto de um jipeiro de Curitiba, que inclusive é usuário aqui do fórum mas tem um tempo que ele não posta nada. Eu moro em Brasília e ele vai me mandar tudo semana que vem. Não enviou ainda pq além do câmbio + kit deep tec, eu solicitei a ele um kit completo de direção mecânica do Santana que ele terminou agora no carnaval para substituir pelo sistema original e uma espécie de "trava" no freio que funciona como freio de mão, dispensando a instalação de freio de mão no carro, podendo usar esta trava.
Quando todas as peças chegarem pela transportadora, vou até uma loja 4x4 que conheço aqui no DF no setor de oficinas próximo da Água Mineral para ver quanto eles me cobrarão para instalar tudo, daí eu coloco os valores aqui. Tem uma outra loja de 4x4 no setor de oficinas de Taguatinga mas que ainda não conheço, vou procurar lá e ver tb.
Samuel Junior
14/02/2013, 12:17
Ah sim ele tb produz a chamada barra estabilizadora removível, tbm comprei e é uma boa para quem faz trilha, esta tb me será enviada tb. Então espero que a mão de obra não fique muito cara. rs
Samuel Junior
14/02/2013, 12:20
Muito se fala dos câmbios de chevette serem bem mais em conta financeiramente falando, eu realmente concordo. Mas como estou em condições no momento preferi gastar mais para ter logo este câmbio que é bem mais robusto e resistente, evitando ao máximo qualquer contratempo.
André Valentini
04/10/2014, 23:50
Boa noite, estou em duvida e gostaria da ajuda de todos.
Meu cj5 tem a configuração original, ele está com problemas na caixa, arranha a primeira marcha, ela é sincronizada, o meu mecânico me falou que é necessário trocar as engrenagens, a duvida é: ele me ofereceu outra caixa diz ele que também é de jeep só que 4 marchas, vale a pena trocar? agradeço dez de já pela colaboração.
SD GUERREIRO
05/10/2014, 07:30
Se for a quatro marchas original do Willys não vale a pena , fique com a três marchas enroscando , geralmente o câmbio três marchas tem a primeira seca e a segunda e terceira sincronizada por isso raspa a primeira em reduzidas , mas se vai trocar vai de chevette 4 marchas , comprei a minha por 200 reais e não me arrependo o caro foi os falanges que custaram mais 1300 mas tudo bem vale bem a pena , lembrando que estou adaptando no motor do astra , quem sabe no Willys é mais fácil . Abraço
Omilio Santos Souza
14/10/2014, 19:11
Meu cj5 tem a configuração original, ele está com problemas na caixa, arranha a primeira marcha, ela é sincronizada, o meu mecânico me falou que é necessário trocar as engrenagens, a duvida é: ele me ofereceu outra caixa diz ele que também é de jeep só que 4 marchas, vale a pena trocar? agradeço dez de já pela colaboração.
Amigo André, tenho um BF 161 com câmbio Clark 5m da Chevy 1.6 (a pick-up chevette).
Meu câmbio original 3m estava bom, porém não tinha velocidade final.
Em março deste ano gastei R$ 1.300,00 nas flanges (motor x câmbio e câmbio x reduzida), mais R$300,00 na caixa do chevy 5m, mais R$ 500,00 de mão de obra e resolvi o problema.
A 1ª ficou com boa força e ganhei mais 20km/h de velocidade na 5ªm com a mesma rotação do 6cc original (que não é muita).
Uso ele no dia a dia, para trabalhar, levar filho na escola e trilha no final de semana.
Hj ele tá na mecânica para trocar alguns rolamentos barulhentos, que eu deveria ter trocado quando instalei.
Recomendo o câmbio do chevette 5m para o jeep, seja com motor original ou AP.
Willian Del Piero Rocha
14/10/2014, 20:58
André ,a maioria das cx de 4 marchas que alguns mecânicos tem por aí ,são da rural ,e ela tem pouquíssima diferença nas relações para a de 3 marchas do jeep .Só para comparar ,a 3ª do 3 marchas é igual a 4ª do 4 marchas ,ou seja é 1,00 :1 ,e a 1ª do 3 marchas é 2,798 :1 , , enquanto a 1ª do 4 marchas é 2,991 :1 ,, ,,,ou seja, pouquíssima diferença. Mas se for a 4 marchas do OHC (jeep 4 cilindros à partir de meados de 75) ,vale pela 1ª mais reduzida ,não lembro agora mas é algo como 3,45 :1 , ,,a 4ª é igual também. Eu trocaria logo por uma de chevette 5 marchas ,1ª mais curta e 5ª longa .
jjailson
16/10/2014, 16:15
Boa trade!
pessoal sou novo no meio dos loucos:confused: por :safari-rig: e também no fórum, porem gosto de fazer pesquisas :computador:, como todos que um dia já teve duvidas qual o melhor câmbio ou melhor configuração resolvi fazer um levantamento de uma quantidade de câmbio por veículo e já com suas relações de diferencial (coroa e pião) que este item juntamente com os pneus conta e bastante para o jeep ter velocidade ou torque tentei baixar o anexo da planilha mas não consegui, se alguém tiver interesse posta o email ou manda para meu email ftjjailson@gmail.com, terei o prazer de responder abraço a todos:curtir:
juleymar
16/10/2014, 23:38
Amigo André, tenho um BF 161 com câmbio Clark 5m da Chevy 1.6 (a pick-up chevette).
Meu câmbio original 3m estava bom, porém não tinha velocidade final.
Em março deste ano gastei R$ 1.300,00 nas flanges (motor x câmbio e câmbio x reduzida), mais R$300,00 na caixa do chevy 5m, mais R$ 500,00 de mão de obra e resolvi o problema.
A 1ª ficou com boa força e ganhei mais 20km/h de velocidade na 5ªm com a mesma rotação do 6cc original (que não é muita).
Uso ele no dia a dia, para trabalhar, levar filho na escola e trilha no final de semana.
Hj ele tá na mecânica para trocar alguns rolamentos barulhentos, que eu deveria ter trocado quando instalei.
Recomendo o câmbio do chevette 5m para o jeep, seja com motor original ou AP.
Ola amigo Omilio , vc disse ter ganhado 20m/h a mais se vc por um diferencial mais longo vai ganhar mais ainda , pois a primeira da caixa de chevette e muinto reduzida , mais se for fazer uma trilhas e melhor deixar assim mesmo ,
abraço.
Ola galera boa tarde!!!
Estou negociando um cambio aqui na minha cidade e estou em duvida de qual cambio é na realidade. O dono me disse que é o cambio clark mas nao sabe dizer ao certo qual é. O cambio está instalado em motor de jeep com reduzida tambem de jeep. Me parece ser um 260f mas nao tenho certeza, pois a tampa lateral dele tem alguns relevos diferentes de outros cambios 260f que vi na internet.
Segue fotos do cambio abaixo:
480954 480955
ABRAÇO GALERA, ATE MAIS...
Ola galera boa tarde!!!
Estou negociando um cambio aqui na minha cidade e estou em duvida de qual cambio é na realidade. O dono me disse que é o cambio clark mas nao sabe dizer ao certo qual é. O cambio está instalado em motor de jeep com reduzida tambem de jeep. Me parece ser um 260f mas nao tenho certeza, pois a tampa lateral dele tem alguns relevos diferentes de outros cambios 260f que vi na internet.
480954 480955
Será qua alguem saberia me confirmar qual seria este cambio?
desde ja muito obrigado!!!
ate mais...
Viniciusaol
22/10/2014, 10:33
Rapaz nao sou muito conhecedor nao, mas comprei um 260T e tbm achei que nao era mas quando abri, constatei que se tratava mesmo de 260T. Me disseram que conforme o ano, as carcaças tinham diferenças de fundição por fora mesmo. talvez esse seja mesmo 260F mas conforme o ano, diferente de outros... ja olhou o cambio aberto pra comparar com outro?
juleymar
23/10/2014, 01:07
Ola galera boa tarde!!!
480954 480955
Se não me engano e aqueles da C10 4m , esses dias um amigo me ofereceu um desses ,depois ele acabou adaptando na F75 dele ,
abraço.
Ricardo MG
23/10/2014, 09:20
Ola galera boa tarde!!!
480954 480955
Turbino,
Blz? O Cambio 4M OHC está dando problemas? Eu estou quase fazendo "downgrade" no meu conjunto, nesses dois anos que coloquei o 260f tive que fazer manutenção 4X... e no original só tive que trocar os sincronizadores e os reténs, como tenho ainda um 4m e um 3M originais montados na reduzida( sobressalentes) ,da próxima vez vou colocar um deles de volta.
Segue a foto do meu Clark 260F
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2013-06-03110112_zpsbde9f4a1.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2013-06-03110112_zpsbde9f4a1.jpg.html)
abs
Vlw pessoal pelos esclarecimentos, acho que se trata mesmo de um 260f, só que deve ser os primeiros fabricados.
muito obrigado, ate mais...
Turbino,
Blz? O Cambio 4M OHC está dando problemas? Eu estou quase fazendo "downgrade" no meu conjunto, nesses dois anos que coloquei o 260f tive que fazer manutenção 4X... e no original só tive que trocar os sincronizadores e os reténs, como tenho ainda um 4m e um 3M originais montados na reduzida( sobressalentes) ,da próxima vez vou colocar um deles de volta.
Segue a foto do meu Clark 260F
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2013-06-03110112_zpsbde9f4a1.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2013-06-03110112_zpsbde9f4a1.jpg.html)
abs
Ola Ricardo blz!!!
O cambio 4 marchas OHC esta muito bom, por enquanto nao tenho do que reclamar dele. Estou querendo comprar o 260f porque depois de mudar de ideia muitas vezes sobre qual conjunto (motor/cambio) colocar no jeep, acabei optando por colocar motor gm151 + clark 260f, mas vou manter o meu bf161+4marchas guardado de reserva caso me arrependa. Mas me diga aí, qual os problemas ocorreram com o seu 260f?
abraços ,ate mais...
Omilio Santos Souza
03/11/2014, 19:50
Aí galera!
No meu último pots eu havia informado que eu estava revisando meu câmbio chevette 5m.
Houve que eu deixei entrar água pelo trambulador, durante alguma trilha ou durante algum banho no lavador...
Minha caixa ficou com uma cara bem feia, porém comprei uma outra Clark do chevette de um amigo, paguei R$400 e troquei alguns rolamentos, ficou zera.
Eu tinha um pouco de problemas com o trambulador que é de plástico (quando original), o super mecânico adaptou a alavanca e trambulador da D-20. Ele mandou um desenho pro paneleiro e o cara fez um encaixe de alumínio para assentar o trambulador da D-20 no câmbio do Chevette.
Ficou top!!!
Recomendo!
Ian Jeep
03/11/2014, 21:50
Aí galera!
No meu último pots eu havia informado que eu estava revisando meu câmbio chevette 5m.
Houve que eu deixei entrar água pelo trambulador, durante alguma trilha ou durante algum banho no lavador...
Minha caixa ficou com uma cara bem feia, porém comprei uma outra Clark do chevette de um amigo, paguei R$400 e troquei alguns rolamentos, ficou zera.
Eu tinha um pouco de problemas com o trambulador que é de plástico (quando original), o super mecânico adaptou a alavanca e trambulador da D-20. Ele mandou um desenho pro paneleiro e o cara fez um encaixe de alumínio para assentar o trambulador da D-20 no câmbio do Chevette.
Ficou top!!!
Recomendo!
Tinha q ter tirado foto da montagem final !!!!
Foi feito em Alta floresta ou em Porto Velho?
Abraços
Sydney66
25/11/2014, 22:11
Alguém sabe se existe alguma diferença entre o cambio da f100 OHC de 4m e o cambio de 4m original do jeep? É que tenho que substituir o sincronizador de 3/4 marchas e encontrei um da caixa da f100 em bom estado (esses novos da willparts não valem nada) e como a f100 OHC usava o mesmo motor, usavam também o mesmo cambio?
Agradeço pela ajuda dos amigos mais experientes e aproveito para perguntar também, o cambio do maverick de 4cc era o mesmo também? Encontrei um aqui em Recife em bom estado e quero aproveitar as peças já que a saída é diferente devido não ter a caixa de transferencia.
antonio umino
25/11/2014, 22:24
os cambios do OHC. 4 marchas é tudo igual aos do 6 ciindros, muda a quantidade de dentes...
Mas cuidado o de 6 cil. não intercambia as engrenagens com a do OHC.
Tentei colocar a caixa do maverick, na reduzida willys.... (não dá acoplamento)...
O parafuso de baixo não dá certo no furo da caixa de reduzida......
e mais outra a caixa do maverick não tem os furos para prender o coxim trazeiro (coxim do cambio) na travessa do cambio.
O da F 100 também não deve ter os furos do suporte do coxim...
grande abraço.
Sydney66
26/11/2014, 20:06
Grande Umino, obrigado pelas dicas. Então significa que posso utilizar todos os componentes internos da caixa, menos claro o eixo secundário que é mais longo por não ter a caixa de transferencia. As relações de marcha são as mesmas?
Grande abraço
antonio umino
26/11/2014, 22:18
Sydney.
Então. a caixa de cambio do maverick.. se o seu motor for o OHC. vc aproveita tudo..... menos o eixo entalhado.
Mas se o seu motor for o BF. vc vai ter que trocar o eixo piloto, que no caso é o do cambio ohc para o de motor bf.
Quanto à caixa de cambio. no meu caso tentei até colocar com a caixa do ohc. na reduzida willys, não deu acoplamento.
Pois os furos desta parte da caixa tem os furos maiores. 1/2 e a caixa de reduzida tem os furos de 3/8 até andei refurando a caixa de reduzida. mas ao acoplar como o parafuso de baixo não pega rosca..... fiz até um prisioneiro, mas os furos não casam.
Tem mais um porém. se vc for montar o cambio do OHC na caixa de 6 cil.
Vc vai ter que desbastar o encaixe do pino da ré, pois o trem de engrenagens não desce até o fundo para fazer a montagem.
Pois esta engrenagem tem mais dentes (maior). e não cabe nesta parte..
Conjunto de engrenagens.
OHC Bf.
35 33 quarta marcha
30 29 terceira marcha
23 23 segunda marcha
15 15 marcha a ré
19 19. Primeira marcha............
As engrenagens do eixo entalhado. a primeira marcha e a segunda marcha são iguais nos dois cambios inclusive a marcha a ré.
Ok.
abraços.
eliasFerreira
27/11/2014, 09:42
Não entendi.
Existem quantos câmbios 4 marchas?
Um que é apropriado pro BF-161, e outro que precisa de adaptação, é isso?
antonio umino
27/11/2014, 12:58
Elias.
Tem dois tipos de cambio de 4 marchas nas viaturas Willys.
Até o ano de 1964 em que tinha o motor de 6 ciindros o cambio era de 3 marchas com a primeira marcha seca.
Após o ano de 1965 vieram os cambios de 3 com a primeira sincronizada e a de 4 marchas.
Quando colocaram o motor OHC de 4 ciindros. mudaram a relação e fizeram um cambio com relação diferente o ano 1975.
Este cambio também usado nos maverick de 4 cilindros... motor ohc.
O que muda é a relação da primeira marcha. em que é mais reduzido para facilitar a saida. bem como a segunda marcha.
Sendo que a terceira e quarta marcha ficam iguais no de 4 e 6 cilindros.
abçs
eliasFerreira
28/11/2014, 08:52
Elias.
Tem dois tipos de cambio de 4 marchas nas viaturas Willys.
Até o ano de 1964 em que tinha o motor de 6 ciindros o cambio era de 3 marchas com a primeira marcha seca.
Após o ano de 1965 vieram os cambios de 3 com a primeira sincronizada e a de 4 marchas.
Quando colocaram o motor OHC de 4 ciindros. mudaram a relação e fizeram um cambio com relação diferente o ano 1975.
Este cambio também usado nos maverick de 4 cilindros... motor ohc.
O que muda é a relação da primeira marcha. em que é mais reduzido para facilitar a saida. bem como a segunda marcha.
Sendo que a terceira e quarta marcha ficam iguais no de 4 e 6 cilindros.
abçs
Entendi, Antônio.
Só não ficou claro pra mim qual tem a primeira mais reduzida.
Muito obrigado.
Willian Del Piero Rocha
28/11/2014, 11:04
A primeira mais reduzida é do câmbio 4 M do OHC . O 4M para o BF não saiu no Jeep ,só na Rural e F75 . Recentemente um primo meu queria me dar um câmbio 4 M de uma F75 (BF 161)para eu colocar no Jeep ,não quis porque a 1ª é bem próxima da 1ª do 3M ,não iria mudar quase nada .
eliasFerreira
28/11/2014, 14:34
A primeira mais reduzida é do câmbio 4 M do OHC . O 4M para o BF não saiu no Jeep ,só na Rural e F75 . Recentemente um primo meu queria me dar um câmbio 4 M de uma F75 (BF 161)para eu colocar no Jeep ,não quis porque a 1ª é bem próxima da 1ª do 3M ,não iria mudar quase nada .
Obrigado, Willian!
Sydney66
28/11/2014, 21:30
Umino;
Meu motor é o OHC e a caixa original de 4m, mas como são mais de 36 anos de bons serviços sendo 25 só comigo, se faz necessário manutenção e substituição, até porque depois de tantos maus profissionais resolvi eu mesmo aprender e fazer. Mas como no próprio forum temos o conhecimento de que, as peças desse cambio encontradas novas hoje não são de boa qualidade, e as originais não mais existem, se alguém tiver eu compro (rsrsrsrsrs).
Ou se o amigo souber de alguma marca que seja boa, agradeço pela informação (dizem que willparts não presta) e, por esses motivos que uma peça usada, mas em boas condições e original dura mais que uma nova dessas. (já me foi dito até por um vendedor de auto-peças em Caruarú).
E agradeço a todos também pelas aulas de cambio que tivemos aqui.
Ola galera boa tarde!!!
No inicio deste ano vou por em pratica meus planos da troca de mecanica do meu jeep. Vou tirar o bf161+cambio 4M para colocar o gm151(alcool)+clark260f.
Ja tenho o motor, o cambio e a flange para reduzida; falta o itens necessários para a adaptaçao do cambio ao motor.
Pelo que andei pesquisando, vou precisar da capa seca, embreagem completa, volante e arranque (tudo da c20); gostaria de confirmar esta informaçoes com a galera do forum
desde ja muito obrigado....
Mário RED JEEP
27/01/2015, 15:04
Alguém tem o Câmbio Mazda 5 marchas da F-1000 gasolina no jeep com motor OHC 2.3 4cc?
O meu tem o câmbio 4 m original, mas fica preso na 4ª marcha, pedindo uma 5ª, anda bem até 70-80km/h.
Sabe se é só a capa seca que troca? É fácil adaptar? E a caixa de redução?
Abç
Màrio
squinzani
29/01/2015, 01:05
Alguém tem o Câmbio Mazda 5 marchas da F-1000 gasolina no jeep com motor OHC 2.3 4cc?
O meu tem o câmbio 4 m original, mas fica preso na 4ª marcha, pedindo uma 5ª, anda bem até 70-80km/h.
Sabe se é só a capa seca que troca? É fácil adaptar? E a caixa de redução?
Abç
Màrio
essa informação me interessa...
tb alem disso... alguem ai tem bf161 com cambio chevette 4 ou 5 marchas? muda muito da caixa 3m do willys original (minha config atual bf161 + cambio 3m)?
Mário RED JEEP
30/01/2015, 11:11
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/65908d1163696166-caixa-de-chevette-no-jeep-clark2205_tabela.jpg
Omilio Santos Souza
12/02/2015, 17:07
Nobre Ian, sinto não ter registrado a montagem do trambulador, porém na próxima manutenção eu fotografo e envio aqui no Fórum.
Reitero o que disse antes, o câmbio Chevette 5m ficou muito bom com o trambulador e alavanca da D-20, mais macio que de carro baixo e com grande precisão nas trocas.
Feito aqui em Alta Floresta pelo Valdinei da Autocar.
Abraço
Omilio Santos Souza
13/03/2015, 18:04
Alô Ian!!
Abri meu câmbio para trocar um rolamento que tá fazendo barulho...
Vou tirar umas fotos da alavanca da D20 com a adaptação feita pelo mecânico e postar aqui no grupo.
Att.
CACHORRO-LOUCO
18/03/2015, 19:38
Ola Ricardo blz!!!
O cambio 4 marchas OHC esta muito bom, por enquanto nao tenho do que reclamar dele. Estou querendo comprar o 260f porque depois de mudar de ideia muitas vezes sobre qual conjunto (motor/cambio) colocar no jeep, acabei optando por colocar motor gm151 + clark 260f, mas vou manter o meu bf161+4marchas guardado de reserva caso me arrependa. Mas me diga aí, qual os problemas ocorreram com o seu 260f?
abraços ,ate mais...
Preciso de ajuda, comprei um clark 260f da f1000, tava adaptado pro opala 4 cc, o que eu mudo além do piloto, e a moringa não serve, pois a minha caixa o rolamento do piloto é o grande, tava pensando em soldar a ponta do piloto 6cc willis no piloto f1000 e abrir a capa seca, será que serve?
kaiser64
19/03/2015, 13:14
Eu particularmente não gosto muito de soldas nesse tipo de componente, mas vi uma 260f com o piloto soldada pra disco do AP, e estava aguentando bem... mas mesmo assim continuo não gostando desse tipo de solda
Marcoscj5
04/04/2015, 13:17
tenho um Jeep ano 77, com motor ohc 2.3, e queria fazer um upgrade na sua caixa de câmbio, tem uma caixa de câmbio clark 240f s da linha da Gm d10 que é bem parrudo tem a primeira bem reduzida porque queria andar com pneus bem grandes tipo 35 polegadas 33 polegadas. pergunta ao senhores existe alguma capa seca que dá pra adaptar sem precisar mexer muito tipo plug in play. o ohc 2.3 mais clark 240fs. meu problema é só a capa seca não sei se existe alguma capa seca que dê pra colocar esse motor com esse câmbio sem precizar adaptações alguém sabe me dizer se existe?
Mário RED JEEP
05/04/2015, 21:06
Opá! TB quero saber!
Mário RED JEEP
05/04/2015, 21:10
Sem esquecer da flange pra redução! Existe alguma pronta? Esse câmbio vai bem no motor Falcon 3.6? A capa seca dele ou do motor falcon tem como adaptar? Alguém já fez?
Mário RED JEEP
05/04/2015, 21:11
Acho que o motor OHC não tem força pra esse câmbio!
Marcio Rossetto
06/04/2015, 07:43
Beleza Mario
Tenho bastante experiencia com esse cambio 240 f, pois já uso há muito tempo com motor ap 2.0 e ap 1.8 .
Pode por que fica Show , a primeira super reduzida é fantástica para suprir a falta de torque dos motores 4 cilindros .
Com relação a adaptação da capa seca , vc pode usar a original do ohc e fixar na parede do clarck 240 sem problemas. Com relação ao eixo piloto e embreagem , vc corta e solda a ponta do willis , em um bom torneiro.
Acho que o motor OHC não tem força pra esse câmbio!
Marcoscj5
06/04/2015, 10:29
a capa seca do v8 302 canadense serve no ohc? alguém já testou?
Mário RED JEEP
06/04/2015, 12:29
Beleza Mario
Tenho bastante experiencia com esse cambio 240 f, pois já uso há muito tempo com motor ap 2.0 e ap 1.8 .
Pode por que fica Show , a primeira super reduzida é fantástica para suprir a falta de torque dos motores 4 cilindros .
Com relação a adaptação da capa seca , vc pode usar a original do ohc e fixar na parede do clarck 240 sem problemas. Com relação ao eixo piloto e embreagem , vc corta e solda a ponta do willis , em um bom torneiro.
Poxa amigo obrigado!
Bom encontrar alguém pra dar uma orientação!
Vc conhece alguém que que use o 240F com Motor OHC?
Ficou bom? Anda bem na 4ª marcha?
lausni souza
08/04/2015, 21:08
ola boa noite pessoal, acabei de retornar neste mundo maravilhoso do 4x4.
acabei de comprar uma f75 ano 75, so q ela 4x2, queria saber se alguem pode me ajudar: quero mudar ela para 4x4, mais o motor q ta nela é da f1000 falcon 4.9 I. injetado com cambio da f1000 5 marchas caixa grande, sera q da para estalar a montanha nesta caixa, e o motor pela força dele vai dar algum problema, ele tem 183 cavalos
alquem pode me ajudar, preciso saber se vai da pra instalar eixo dianteiro e montanha, antes de começar a gastar? obg
Marcio Rossetto
08/04/2015, 23:21
Caro Colega , já tive um willis com esse cambio no ap 1.8 e funciona legal .
Inclusive aqui em Betim MG , sou o maior conselheiro para os meus colegas usarem esse cambio no ap 1.8 ou 2.0 .
Eu tenho hoje um JPX com eixos de f75 , motor ap2.0 , cambio 240f e tcase willis , pneus por enquanto 33.
O jipe fica um show com esse cambio , só troco essa configuração de cambio por um 240v 5 marchas , mas é caro pacas .
Com certeza o cambio ficará bom no OHC , pois é bem parecido com o Ap 2.0 injetado em termos de torque . O meu JPX com relação 8:43 , anda em quarta facilmente a 100 km por hora , na subida forte cai para terceira marcha e sobe a 70 km por hora . Eu acho uma tocada boa para um jipe. Eu gosto de motores grandes , mas a configuração com o AP 2.0 i e clarck 240 tem grandes vantagens :
A frente do jipe fica super leve e o jipe fica ótimo para subir em pedras
A primeira com redução 6,5, supre a falta de torque em baixa do Ap 2.0 , o jipe fica um trator quando aciono a primeira marcha com a redução , quando subo um morro no totozinho , muitos perguntam se eu tenho um 8 cilindros .
Para colocar o ap no clark 240 f , você usa a caixa seca da recuperg indicada para os clarks x ap .
Não existe flange para a tcase , mas é fácil fazer a flange traseira .
Poxa amigo obrigado!
Bom encontrar alguém pra dar uma orientação!
Vc conhece alguém que que use o 240F com Motor OHC?
Ficou bom? Anda bem na 4ª marcha?
Roberto FL
14/04/2015, 11:09
Caros, tenho um jipinho com cambio 260F que guenta rojão, mas sinto falta da quinta (motor GM 151) e trocar relação da coroa e pinhao pode deixar muito fraquinho na saída...
Alguém sabe se dá para trocar com um clark 5 marchas sem fazer muita adaptação?
ABÇ!
eversonmoreira
16/09/2015, 14:04
Boa tarde, Galera.
É verdade que o cambio do chevette 4 marchas é mais forte que o cambio do chevette 5 marchas?
Quero trocar o cambio da F75 que está com motor 4cc do opala a alcool, vi em diversos lugares falando do cambio do chevette 5 marchas, mas do 4 marchas eu não achei, e na minha região alguns dizem que o cambio de 4 marchas do chevette é mais robusto que o de 5 marchas do chevette. Alguém sabe se isso procede?
Boa tarde, Galera.
É verdade que o cambio do chevette 4 marchas é mais forte que o cambio do chevette 5 marchas?
Quero trocar o cambio da F75 que está com motor 4cc do opala a alcool, vi em diversos lugares falando do cambio do chevette 5 marchas, mas do 4 marchas eu não achei, e na minha região alguns dizem que o cambio de 4 marchas do chevette é mais robusto que o de 5 marchas do chevette. Alguém sabe se isso procede?
Ola amigo boa tarde!!!
Estou adaptando motor ap 2.0 + cambio de chevette 5 marchas no meu jeep, pelo que andei pesquisando nao tem muita dferença entre o 4 e o 5 marchas.
Ricardo MG
16/09/2015, 20:23
Ola amigo boa tarde!!!
Estou adaptando motor ap 2.0 + cambio de chevette 5 marchas no meu jeep, pelo que andei pesquisando nao tem muita dferença entre o 4 e o 5 marchas.
Turbino,
No cinco marchas a quinta é overdrive e no 4 é 1x1(posso estar enganado), vc ganharia em deslocamento(velocidadexrotação do motor),escalonamento das marchas e consequentemente em economia de comb, e salve engano, a flange do 4 é diferente do 5, em uma troca a oferta do cambio de 5 é muito maior.
abs
Marcelo Godoy
07/10/2015, 17:05
Prezados,
Alguém já instalou motor opala 4 cilindros com câmbio Eaton (5m da S10 2.4)?
Me surgiu este câmbio numa ótima condição, no mesmo valor que o câmbio Chevette 5m, porém acredito que seja muito mais robusto.
Caso positivo, o que é necessário fazer ou providenciar? Qual foi o resultado?
Obrigado.
Abs!
Denis Takashi
07/10/2015, 20:23
Prezados,
Alguém já instalou motor opala 4 cilindros com câmbio Eaton (5m da S10 2.4)?
Me surgiu este câmbio numa ótima condição, no mesmo valor que o câmbio Chevette 5m, porém acredito que seja muito mais robusto.
Caso positivo, o que é necessário fazer ou providenciar? Qual foi o resultado?
Obrigado.
Abs!
Marcelo,
Adaptar no motor de opala acredito que não seja o maior problema, se não me engano, alguns modelos da S10 tem peças intercambiáveis com o 2205. Na pior das hipóteses é só fazer uma flange com a frente do cambio de forma a acoplar na capa seca do opala.
O problema é a traseira dele, que não existe flange pronta para tal, e como ele tem a traseira bem longa, não dá para fazer uma flange tipo chevette.
Possível é, só resta saber se é viavel, entende ??
()´s
Marcelo Godoy
08/10/2015, 21:50
Marcelo,
Adaptar no motor de opala acredito que não seja o maior problema, se não me engano, alguns modelos da S10 tem peças intercambiáveis com o 2205. Na pior das hipóteses é só fazer uma flange com a frente do cambio de forma a acoplar na capa seca do opala.
O problema é a traseira dele, que não existe flange pronta para tal, e como ele tem a traseira bem longa, não dá para fazer uma flange tipo chevette.
Possível é, só resta saber se é viavel, entende ??
()´s
Denis,
Pelo que pude verificar, seria necessário desbastar um pouco a rabeta do câmbio e providenciar uma flange para junção a caixa de transferência mas para por aí o meu conhecimento.
Alguns mecânicos que conversei comentaram do quanto seria bom este câmbio para com o motor Opala e também creio que seria uma boa opção.
A minha intenção é saber se há alguém que já tenha feito algo semelhante para comentar e indicar um eventual caminho das pedras.
Obrigado,
Abs,
Marcelo
Sydney.
Então. a caixa de cambio do maverick.. se o seu motor for o OHC. vc aproveita tudo..... menos o eixo entalhado.
Mas se o seu motor for o BF. vc vai ter que trocar o eixo piloto, que no caso é o do cambio ohc para o de motor bf.
Quanto à caixa de cambio. no meu caso tentei até colocar com a caixa do ohc. na reduzida willys, não deu acoplamento.
Pois os furos desta parte da caixa tem os furos maiores. 1/2 e a caixa de reduzida tem os furos de 3/8 até andei refurando a caixa de reduzida. mas ao acoplar como o parafuso de baixo não pega rosca..... fiz até um prisioneiro, mas os furos não casam.
Tem mais um porém. se vc for montar o cambio do OHC na caixa de 6 cil.
Vc vai ter que desbastar o encaixe do pino da ré, pois o trem de engrenagens não desce até o fundo para fazer a montagem.
Pois esta engrenagem tem mais dentes (maior). e não cabe nesta parte..
Conjunto de engrenagens.
OHC Bf.
35 33 quarta marcha
30 29 terceira marcha
23 23 segunda marcha
15 15 marcha a ré
19 19. Primeira marcha............
As engrenagens do eixo entalhado. a primeira marcha e a segunda marcha são iguais nos dois cambios inclusive a marcha a ré.
Ok.
abraços.
Amigos,
Desculpe pegar carona neste tópico mas estou com um pequeno grande problema e não sei como proceder....
Ontem o câmbio da minha F75 deu problema, se foi o eixo piloto e o carretel ( quebrou os dentes da 4 marcha) .... o estranho é que fui comprar o carretel novo e para minha surpresa o carretel que estava montado era de 35/30... dentes, ou seja, o carretel do OHC, mas a minha usa o motor BF161... O eixo piloto que estava montado é o certo, o do 6cc com 16 dentes, mas o carretel do OHC... Meu mecânico deu o palpite de que o antigo dono comprou uma caixa do OHC e trocou o eixo piloto para poder usar no BF.... Isso é possível? E se tivesse montado o carretel errado, teria como ter dado certo a montagem? Eu usei ela cerca de 7 meses até dar este problema.... Compensa eu arrumar ela ou trocar por outra? Como identificar se ela é original do 6cc ou OHC?
Obrigado...
Abraços
antonio umino
27/07/2017, 23:18
Amigos,
Desculpe pegar carona neste tópico mas estou com um pequeno grande problema e não sei como proceder....
Ontem o câmbio da minha F75 deu problema, se foi o eixo piloto e o carretel ( quebrou os dentes da 4 marcha) .... o estranho é que fui comprar o carretel novo e para minha surpresa o carretel que estava montado era de 35/30... dentes, ou seja, o carretel do OHC, mas a minha usa o motor BF161... O eixo piloto que estava montado é o certo, o do 6cc com 16 dentes, mas o carretel do OHC... Meu mecânico deu o palpite de que o antigo dono comprou uma caixa do OHC e trocou o eixo piloto para poder usar no BF.... Isso é possível? E se tivesse montado o carretel errado, teria como ter dado certo a montagem? Eu usei ela cerca de 7 meses até dar este problema.... Compensa eu arrumar ela ou trocar por outra? Como identificar se ela é original do 6cc ou OHC?
Obrigado...
Abraços
se o piloto é de 16 dentes e no carretel 35 dentes. está correto.. é uma caixa de cambio do 4 cilindros... pode ser da f 100. e do maverick. como o do jeep .....com o motor OHC...... se quebro o dente do carretel da 4 marchas. (maior)... tem que comprar o carretel do OHC..... Ok... o do 6 cilindros motor BF tem o carretel de 33 dentes e o eixo piloto de 18 dentes. Ok.
se o piloto é de 16 dentes e no carretel 35 dentes. está correto.. é uma caixa de cambio do 4 cilindros... pode ser da f 100. e do maverick. como o do jeep .....com o motor OHC...... se quebro o dente do carretel da 4 marchas. (maior)... tem que comprar o carretel do OHC..... Ok... o do 6 cilindros motor BF tem o carretel de 33 dentes e o eixo piloto de 18 dentes. Ok.
Umino, por gentileza qual sua opinião?
Está correto usar a caixa OHC num BF? E se eu colocar um eixo piloto 18 dentes e carretel 33 daria certo? Essa quebra pode ter ocorrido pelo fato de ter usado uma caixa teoricamente mais fraca num motor maior? O que faria no meu lugar, arrumaria esta caixa ou comprava uma outra (original ou adaptada)?
Obrigado!
Abraços
rodrigomt
28/07/2017, 10:51
:???:agora to preocupado/assustado ... gente meu jipinho eh um 79 com motor e cambio original... vi o pessoal falando que o cambio quebra :-( meu jeep nao eh pra trilhas... no maximo uma estradinha com barro leve.. uso pneu 33 eh tao ruim assim?
antonio umino
28/07/2017, 12:37
Umino, por gentileza qual sua opinião?
Está correto usar a caixa OHC num BF? E se eu colocar um eixo piloto 18 dentes e carretel 33 daria certo? Essa quebra pode ter ocorrido pelo fato de ter usado uma caixa teoricamente mais fraca num motor maior? O que faria no meu lugar, arrumaria esta caixa ou comprava uma outra (original ou adaptada)?
Obrigado!
Abraços
Seguinte...
Acontece que o cambio do OHC tem a primeira marcha mais reduzida. do que a do Bf....cambio que
por exemplo tenho motor Bf de cambio do OHC... fica melhor que o original do Bf em diferencial 11x47.....o original é 9x44...Isto ao sair.
na original 9x44 o cambio original é muito bom..mas com diferencial 11x47 a caixa do ohc fica melhor (arranca mais).. e com cambio normal, força um pouco a embreagem (patina e queima o disco)....
Atente que o piloto de 18 dentes com a de 33 é do BF... como também muda as outras engrenagens.
o de 16 dentes do OHC. casa com o de 35 dentes.. mudando as outras marchas.
Ok.. Hoje tem muita caixa de cambio à venda.... a melhor opção hoje é achar uma caixa original .revisar e colocar..... tem também peças novas em lojas de 4x4.. Josewal. Zezo, Jipebras, Agromotor e outras....é substituir as peças danificadas e curtir.....
Grande abraço...
pasica20
03/06/2018, 12:18
558815558814O cambio da S10, o EATON 1305, é massa. A Relações: 1º 4.681, 2º 2,442, 3º 1,497, 4º 1,000, 5º 0,805. Com alguns conhecimentos técnicos e habilidades é possível adaptar, já que não tem disponível para esse cambio a venda da flange para a 558812reduzida Willys
antonio umino
04/06/2018, 09:29
Está aí uma boa ideia, motor da S 10. cambio dela e adaptador para a reduzida Willys.. Um boa opção para quem quer mudar para um projeto mais moderno........
Valeu...
Aristides Jr
04/06/2018, 12:04
RodrigoMT, Não se preocupe! Seu pneu é grande e até que força tudo! O motor e principalmente o cambio de quatro marchas original do 79 podem não ser o conjunto mais reforçado que já saiu num Jeep Willys, mas estão longe de serem fracos! Com o uso que voce faz pode usar sem medo!
pasica20
06/06/2018, 11:21
A minha F75 esta equipada com o cambio e motor 2.4 flex da S10. O mais difícil foi adaptar a caixa da reduzida Willys, pois o eixo de saida é fino e tive que adaptar uma engrenagem flutuante na CT. Todo o trabalho foi realizado na Metalcard de Sao Jose dos Campos. Fotos aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jpx/84228-adaptacao-cambio-da-s-10-2-2-2-4-a-4.html
558906
Aristides Jr
06/06/2018, 15:12
Olá pasica20, Lí todo o post! Me chamou a atenção o cuidado e atenção que deu ao o pino chorão. Parabéns pelo trabalho!
558815558814O cambio da S10, o EATON 1305, é massa. A Relações: 1º 4.681, 2º 2,442, 3º 1,497, 4º 1,000, 5º 0,805. Com alguns conhecimentos técnicos e habilidades é possível adaptar, já que não tem disponível para esse cambio a venda da flange para a 558812reduzida Willys
Boa tarde amigo, pode passar seu ctt. whatsapp por favor, queria tirar uma duvida.abraço
DanielBarreto51
13/06/2019, 11:05
Pessoal, o cambio Clark260F, aguentaria o motor Maxion 2.5 Diesel?
Ou seria melhor o original dele ( da ranger ou s10?) ??
Se pegar o original do motor, dá pra colocar uma reduzida? QUal ?