PDA

Ver Versão Completa : Anéis F-1000 HSD



Juneca
26/08/2005, 22:04
Poizé rapaziada...começou com uma fumacinha pela tampa de oleo do motor e foi aumentando...aí veio um pouco de oleo do respiro do motor na boca da turbina....... :( :( :( :( ....fiquei chateado pois o carro é muito conservado (75.000Km originais) e todas as trocas de oleo e demais cuidados são constantes. Meu mecânico disse q pode ter sido a quebra ou deslocamento de algum anel e por isso preciso abrir o motor, trocar os quatro anéis, bronzinas, mancais e retificar a turbina :shock: :shock: :shock: .......gastaria mais ou menos R$2.500.
Será q é isso mesmo???? O q vcs acham?? O q pode ser feito?É perigoso rodar com a picape assim?? Ela não baixa oleo, mas tá soltando um pouco mais de fumaça do q de costume.....
ME AJUDEM!!! :cry: :cry:

Elmer_Jeep
27/08/2005, 10:10
Bom dia.

Sempre é bom perguntar antes de gastar dinheiro atoa :concordo:

Juneca, não sei se vc já viu alguma mensagem minha aqui no fórum.

Eu trabalho numa Retífica de Motores e diariamente nos deparamos com casos parecidos com o seu.

Veja só, quebra de anéis é coisa rara num motor original(quero dizer: que nunca foi aberto).
Quanto ao deslocamento de algum anel isso é fato!
Um cuidado importante na hora da montagem é observar sempre a posição de abertura dos anéis, deixando-a sempre desencontrada e procurando não situá-la na região do pino.
Isso pra evitar que passe compressão entre a abertura dos anéis e siga em direção ao carter do motor, ocasionando outros graves problemas.

Certamente durante milhares de horas de funcionamento os anéis não ficam paradinhos do jeito que foram instalados. Porém isso pode ainda não ser o problema.

Bom, o que Eu recomendo à vc.
Inicialmente mande retirar o cabeçote do motor para que seja feita uma revisão dos seguintes componentes: Válvulas, Guias de Válvula, Sedes de Válvula, Retentores de Válvula e o alinhamento da face do cabeçote(essa parte não tem nada haver com a fumaça, porém quando se desmonta um cabeçote de alumínio o correto seria fazer o aplainamento da face).

Mande substituir as Guias de Válvula pois são componentes que desgastam naturalmente e através deles que desce um pouco de óleo pra camara de combustão.
Outro grande vilão é o jogo de Retentor de Válvula que com o passar do tempo pode ressecar e perder sua ação permitindo que desça óleo pra camara de combustão.

Mande revisar a turbina como informou seu mecânico pois alguns de seus componentes internos se desgastam e também contribuem pra mandar o óleo onde ele não foi chamado :lol:

Ok, após a remoção do cabeçote qualquer mecânico experiente pode verificar se há desgaste nas camisas do bloco. Se tiver algum anel quebrado ou deslocado sempre fica uma marca(um risco) de cima abaixo da camisa, isso é fácil de identificar.

Então é essa a dica que eu passo, normalmente recondicionamos cabeçotes de motores Maxion HSD com baixa kilometragem. Acredito que seu problema seja este.

1 abraço.

Edintruder
27/08/2005, 14:14
Dica número 1 antes de gastar, procura a opinião de outros mecânicos!
Dica número 2 é perguntar AQUI!!! :D

nfsleo
27/08/2005, 14:35
fiquei chateado pois o carro é muito conservado


Cara, se isso faz vc se sentir melhor, a mancada é da FORD por ter lançado F-1000 com um motor claramente subdimensionado para o carro... Aqui em casa a gente já teve uma dessas (teve um curto período de tempo em q so tinha F-1000 com esse motor)... como era utilizada pra trabalho realmente pesado, ela já tava se desintegrando com uma Km proxima dessa sua... quando saiu a F-1000 com o motor MWM ano 98 passamos a outra imediatamente pra frente... ai foi só alegria, o MWM rodou mais de 400.000 km sem ser aberto 8)

Juneca
29/08/2005, 15:33
Aí galera...valeu!! :concordo: Obrigado pelas dicas.....
Essa retífica de cabeçote custa quanto, RR?? Alguém daqui será q sabe ou já fez?? No caso se for só o cabeçote não terei q fazer a retifica completa, não é?? Pelo amor, senaum :parede: :parede: :putz: :putz:
Nessa de retificar a turbina, seria interessante um up-grade...não acham?? O q vcs sugerem em tamanho e pressão??? :palmas:

FALOw :concordo:

Edintruder
29/08/2005, 20:06
Ainda tens a opção de colocar os Kits da Ranger 2.8, virabrequim pistões e bielas. Segundo alguns tópicos, fica excelente!

Elmer_Jeep
30/08/2005, 01:26
Aí galera...valeu!! :concordo: Obrigado pelas dicas.....
Essa retífica de cabeçote custa quanto, RR?? Alguém daqui será q sabe ou já fez?? No caso se for só o cabeçote não terei q fazer a retifica completa, não é??
FALOw :concordo:

Boa noite, não respondi antes porque não chegou notificação. :evil:
Pode chegar à uns 1000 reais, retífica, peças de reposição e mão de obra do mecânico.

Se o problema for mesmo no cabeçote não há necessidade de mexer na parte de força. :wink:

[]'s

Juneca
30/08/2005, 21:55
Valew, RR!! Espero q seja só isso, pq meu prejuízo aumentou consideravelmente: dei uma pancada numa blazer hj que coitada foi arremessada longe :shock: ...pior, ainda "caiu" em cima de dois carros que estavam parados na rua............agora é esperar a boa vontade da motorista em acionar o seguro dela, pois a culpa não foi minha. Mas vai ver essas "motoristas", nunca assumem a culpa de nada!! Graças a Deus q ng se machucou.... Quando deu a porrada a primeira coisa que eu fiz :shock: foi correr desesperado em direção a blazer pra ver se estavam bem, cortei a mão tentando abrir a porta q naquela hora já nem existia mais, e quando perguntei se estava bem a mulher me vira e diz: "vc não me viu? olha oq vc fez!!" Detalhe: estava trafegando numa avenida quando a esperta saiu de um estacionamento sem olhar se vinha alguem :palmas: ... não é possivel :parede: :parede

nfsleo
31/08/2005, 18:47
AFFFF... acidente é foda cara, se a polícia de transito nâo fez o B.O. no local, providencie o mesmo o mais rápido possível pra se precaver... Essa mulherada barbeira faz besteira e ainda acha que tem razâo :evil:

Edintruder
31/08/2005, 18:55
Se tu tens seguro já aciona também pois a dor de cabeça é menor. Se esperares pelo seguro dela vais esperar até uns dois meses até a liberação do teu serviço. Faz a ocorrência, comunica a tua seguradora e deixa a seguradora correr atrás do prejuízo. Para isso basta deixar claro na ocorrência que a culpa não foi tua.

Juneca
01/09/2005, 12:31
Poizé, isto seria o ideal....porém não é qq um q tem 15 mil reais pra fazer um seguro da minha picape :( :( :( :( .ou seja, eu não tenho seguro.. :cry:
Tenho q esperar a boa vontade dos outros............ :parede:
Nunca bati o carro e espero nunca mais me envolver nesse tipo de situação.....é lamentável!! :roll:

Valeu pela dica!! :concordo:
Abraço

Edintruder
01/09/2005, 19:22
O meu primo teve o Focus batido com apenas 884km rodados! Uma guria sem carteira arrastou ele com uma explorer num cruzamento. O cara nem apareceu na concessionária, ele acionou o seguro dele e vai entrar na justiça pelo ressarcimento do valor da franquia.
O seguro pode e DEVE ser acionado no momento do acidente, o BO entrega depois. Se ele não acionou no momento, vai em cima dele para ser feito isso. O que podes fazer é tentar rachar a franquia dele pela metade, pois evita que ele escorregue dizendo que a culpa é tua e tu fiques a ver navios. A franquia da Blazer deve custar algo de R$ 900,00 no máximo, então tenta fazer um acerto desses. Isso serve para tentar agilizar, mas como tu estás com a razão, podes esperar bastante para o cara decidir acionar o seguro dele pois ele vai ter que arcar com o prejuízo da franquia e a perda do desconto na renovação.

Juneca
18/09/2005, 14:06
BLZ galera!! Até q enfim a mulher "assumiu" a culpa!! Tive q fazer uma perícia na seguradora dela pra avaliar a "compatibilidade de danos" ou seja "provar que eu não estou mentindo".......aí finalmente acabou essa novela (ou começou? :pensativo: ), pq já me disseram q minha menina vai ficar no mínimo 25 dias lá (peças, liberação de peças, montagem, enrolação...etc)...mas pelo menos tudo deu certo no final!!! Pior foi ter q ouvir do perito: "Puxa, que pena hein?? Essa picape nunca foi batida..." :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
É f...
Abraços!!! Valeu :concordo: