PDA

Ver Versão Completa : Cambio Pajero Full 3.2 HPE

abreu
01/11/2012, 10:13
All, minha Pajero está apresentando o seguinte problema:
pela manha, com o carro ainda frio, na primeira partida, ao engatar "D" ou "R" ela demora em torno de 3 segundos para começar a andar. Explico:
Não é que a marcha não engate, ela engata. Mas é como se o cambio deslizasse um pouco. Se eu acelerar o giro sobe muito e o carro vai andando devagar. Isso dura no máximo 3 segundos.

Mas isso só acontece com o carro muito frio, e não é sempre.
Depois que engato a primeira vez, ele fica 100% normal.
Meu carro é reprogramado pelo Reiko, para em torno de 250cv e o cambio não apresenta nenhum problema.

Meu carro tem 68mil Km rodados, óleo trocado rigorosamente a cada 10mil Km junto com o filtro (as vezes troco com 7.000km). Todas as manutenções rigorosamente em dia.
O Óleo do cambio foi trocado pelo óleo original Mitsubishi aos 48.000km.

Eu não consigo me lembrar se antes ela fazia isso.

Então pergunto: É normal da Pajero Full 3.2 HPE demorar um pouco a engatar a marcha na primeira partida fria?
Acontece com mais alguém?

Abraços.

mitcar
01/11/2012, 11:23
pela manha, com o carro ainda frio, na primeira partida, ao engatar "D" ou "R" ela demora em torno de 3 segundos para começar a andar. Explico:
Não é que a marcha não engate, ela engata. Mas é como se o cambio deslizasse um pouco. Se eu acelerar o giro sobe muito e o carro vai andando devagar. Isso dura no máximo 3 segundos.

Meu carro é reprogramado pelo Reiko, para em torno de 250cv e o cambio não apresenta nenhum problema.

Meu carro tem 68mil Km rodados, óleo trocado rigorosamente a cada 10mil Km junto com o filtro (as vezes troco com 7.000km). Todas as manutenções rigorosamente em dia.

Então pergunto: É normal da Pajero Full 3.2 HPE demorar um pouco a engatar a marcha na primeira partida fria?

Abraços.

Bom dia.

Abreu, primeiro veja o nível do fluido da A/T, se ele estiver a baixo pode apresentar falha descrita.

Vitor B N Neto

abreu
01/11/2012, 12:03
Bom dia.

Abreu, primeiro veja o nível do fluido da A/T, se ele estiver a baixo pode apresentar falha descrita.

Vitor B N Neto

Vou mandar ela na Mit para verificar...
Quando fiz a troca, deixaram no nível bem certinho, acho difícil ter baixado, nunca a vi pingar óleo.

Não é um problema que incomoda muito, mas como é meu carro de viagens, quero te-la sempre 100% para não haver nenhuma surpresa.

Abraços.

mitcar
01/11/2012, 12:11
Vou mandar ela na Mit para verificar...
Quando fiz a troca, deixaram no nível bem certinho, acho difícil ter baixado, nunca a vi pingar óleo.

Não é um problema que incomoda muito, mas como é meu carro de viagens, quero te-la sempre 100% para não haver nenhuma surpresa.

Abraços.

Depois nos avisa pra saber o que era.

Abraços.

tulio
02/11/2012, 01:37

Abraços.

nunca reparei, vou reparar,

mas nao sei o ano do seu carro,

o meu é 2006 e não me lembro de ter acontecido

Neto1
02/11/2012, 11:08
O torque do seu motor chipado pela Reiko pode estar excedendo a especificação da transmissão V5AWF que é de 450Nm.
A transmissão V5AWF é fabricada pela AISIN AW (TB series). Veja no link abaixo as especificações de torque das transmissões AISIN AW:

Product Lineup | Drivetrain Products | Products | AISIN AW CO.,LTD. (http://www.aisin-aw.co.jp/en/products/drivetrain/lineup/index.html)

abreu
29/11/2012, 21:58
O torque do seu motor chipado pela Reiko pode estar excedendo a especificação da transmissão V5AWF que é de 450Nm.
A transmissão V5AWF é fabricada pela AISIN AW (TB series). Veja no link abaixo as especificações de torque das transmissões AISIN AW:

Product Lineup | Drivetrain Products | Products | AISIN AW CO.,LTD. (http://www.aisin-aw.co.jp/en/products/drivetrain/lineup/index.html)

Neto, nós sabemos disso, mas não creio que esse seja o problema.
Há sim o risco de quebra do cambio pelo maior torque que o chip proporciona, mas é muito raro ver um cambio automático quebrado por conta de excesso de torque...

Abraços.

abreu
29/11/2012, 22:04
Bem, fiz um check-up completo no cambio, centrais, óleos e etc e aparentemente não há nada de errado.

O problema não é muito incomodo e só acontece com o carro totalmente frio, após várias horas parado.
Talvez seja uma demora da bomba de óleo do cambio em lubrificar o sistema, ou coisa do tipo.

Após o primeiro engate frio, o cambio funciona 100% normal, sem nenhum problema.

Vou continuar a usar normalmente e monitorar o problema para ver se piora, se piorar, mando para Mit para abri-lo e ver como está dentro.

Ps. Esse cambio tem filtro de óleo? Seria aquelas peneiras internas que precisa abrir todo o cambio para limpar ou é algum filtro externo trocável?

Abraços.

abreu
29/11/2012, 22:10
Seguem fotos da minha moça, devidamente calçada de rodas de 20" e pneus 285/50R20 (modificação que recomendo a todos os proprietários de Pajero Full com remapeamento):

http://img818.imageshack.us/img818/4354/img6813c.jpg

http://img818.imageshack.us/img818/3974/img6815t.jpg

Abraços.

Erasmo13
01/12/2012, 00:58
linda Abreu, amanhã estarei fechando a compra da minha FULL 2006 150 mil km rodados, espero que faça um bom negocio,tao pedindo 70mil na concessionária.

Erasmo13
01/12/2012, 01:02
Mitsubishi Pajero HPE Full 3.2 4x4 TB Int. Diesel 5p Aut a que estou pegando...

wdoc
01/12/2012, 01:20
Eu pensaria nas valvulas do cambio AT, podem estar entupidas ou com restricao de oleo, justificaria os 3 segundos, talvez o tempo do oleo do cambio AT esquentar.
Se bem me lembro este cambio tem filtro de oleo sim.

wdoc
01/12/2012, 01:21
Erasmo por 75 a 80 vc acha muita Full 07/08 ja common rail em SP. Ate 2006 era BI e com essa Km fique atento ao bocal do tanque que enferruja e pode danificar a BI. Veja se foi feita alguma manutencao antes na BI.

Henrique Uchoa
01/12/2012, 11:47
Concordo com o wdoc, o modelo 08 é muito mais negócio. Inclusive pelo acabamento interno bem mais moderno.

Chokola
19/07/2018, 18:18
Boa tarde,comprei uma Full 3.2 ano 2003 recentemente e ela vem apresentando um problema na transmissão a/t.Quando rodo por algum tempo,ou em estradas,acima dos 90 km/h a luz AT/temp acende no painel e eu percebo que as mudanças de marcha perdem um pouco a sincronia,indo e voltando da 2 para 3,caso eu continue rodando ou o cambio entra em modo de segurança D e N acesos,ou a luz de bloqueio do Dif começa a piscar e as mudanças enlouquecem(reduzidas bruscas ou marchas que não avançam)
Paro o carro e aguardo algum tempo,tudo volta ao normal(mudanças suaves e precisas).
Já troquei óleo e filtro do cambio com as especificações do manual,o problema melhorou mas ainda existe,após ler alguns relatos parecidos levei o carro em uma renomada oficina especializada em MIT,para minha surpresa lá me foi informado que o problema seria na BI,estranhei pois meu carro não falha,não fumaça,não oscila a marcha lenta nem em neutro e nem em drive e pega a qualquer momento com facilidade,mas o dono do local,o qual da nome a oficina disse que o motor está "castanhando",e que eles não mexem com essa bomba,me tomou R$ 600,00 e perdeu um cliente.
Amigos meu carro andando na cidade é um avião,entrei agora na marca e não conheço,gostaria da colaboração de vocês para solucionar o problema.

Att

RobsonSB
30/07/2018, 14:51
Boa tarde amigo Chokola.... espero que já tenha conseguido arrumar seu veículo. Sou simplesmente apaixonado pela minha, e cuido com todo carinho possível.
Na última viagem que fiz, percebi algum problema que acho estar relacionado ao câmbio dela também. Por isso estou escrevendo em seu post, pois vou começar a seguir ele.
Sugiro que siga também os comentários que os colegas estão fazendo referente ao meu problema. De repente, você pode usar alguma informação de lá.
Segue o link.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-278.html#post2482014
Grande abraço e boa sorte na resolução de seu problema. ;-)

antonioguimaraes
02/08/2018, 12:03
Boa tarde,comprei uma Full 3.2 ano 2003 recentemente e ela vem apresentando um problema na transmissão a/t.Quando rodo por algum tempo,ou em estradas,acima dos 90 km/h a luz AT/temp acende no painel e eu percebo que as mudanças de marcha perdem um pouco a sincronia,indo e voltando da 2 para 3,caso eu continue rodando ou o cambio entra em modo de segurança D e N acesos,ou a luz de bloqueio do Dif começa a piscar e as mudanças enlouquecem(reduzidas bruscas ou marchas que não avançam)
Paro o carro e aguardo algum tempo,tudo volta ao normal(mudanças suaves e precisas).
Já troquei óleo e filtro do cambio com as especificações do manual,o problema melhorou mas ainda existe,após ler alguns relatos parecidos levei o carro em uma renomada oficina especializada em MIT,para minha surpresa lá me foi informado que o problema seria na BI,estranhei pois meu carro não falha,não fumaça,não oscila a marcha lenta nem em neutro e nem em drive e pega a qualquer momento com facilidade,mas o dono do local,o qual da nome a oficina disse que o motor está "castanhando",e que eles não mexem com essa bomba,me tomou R$ 600,00 e perdeu um cliente.
Amigos meu carro andando na cidade é um avião,entrei agora na marca e não conheço,gostaria da colaboração de vocês para solucionar o problema.

Att

Amigo, não sei se pode ser o seu caso, mas minha full 2001, motor 2.8 , 4m40 vez ou outra apresentava dificuldade em trocar a segunda marcha para a terceira, e da terceira para quarta. Levei em vários lugares aqui no Rio e me indicaram que o problema era no Sensor TPS, que fica na Bi.
Consegui importar essa peça dos EUA, pois aqui era muito caro e o problema acabou. Abraços