Ver Versão Completa : Transformando o motor l200 quadrada (mesmo da galloper) em l200 HPE.
valmirjunior
01/11/2012, 09:34
Bom pessoal, a algum tempo fiz o motor da minha Galloper diesel, eu já tinha tentado discutir com o pessoal do fórum (clubegalloper.ning) sobre reforçar o motor para ele aguentar mais (já que todo dono de veiculo com este motor reclama da baixa durabilidade), como não consegui muita coisa fui procurar as informações necessárias.
Neste ultimo ano fiquei pesquisando sobre este motor, diferente do que dizem ele é muito confiável e durável o problema é dono desleixado e mecânico burro (quase não existe no Brasil kkkk).
Este é um motor cheio de "frescuras", se voce seguir o manual tem motor para mais de 500.000km (coisa normal na Europa)
Só tem que lembra uma coisa, tem que esfriar este motor para ele durar, então as dicas discutidas no fórum sobre AQUECIMENTO valem (radiador melhor, ventoinha eletrica, etc).
Mas vamos falar sobre a mudança do motor.
Apesar de tudo ser l200, existem grandes diferenças entre alguns modelos, o maior problema é o virabrequim.
O virabrequim da l200 muda de curso dependendo do modelo, nas "quadradas" e HPE são uma medida diferente das "outdoor", e você achando que era tudo igual né?
O virabrequim das "quadradas" (e Galloper é o mesmo da HPE (ainda bem, facilita) com tombo de 111mm, nas "outdoor" o curso é menor, então ai esta o primeiro cuidado.
O segundo ponto é as bielas, nas "quadradas" a biela tem a cabeça paralela e o pino do pistão com 29mm, nas HPE a cabeça da biela é cônica e o pino do pistão tem 32mm
Terceiro ponto, pistões, eles tem o mesmo diâmetro masssssss alturas diferentes, o da HPE é mais curto e leve.
O cabeçote é diferente, nas HPE tem alguns buracos a mais para os sensores, no meu caso utilizei o das quadradas, uma diferença que me falaram mas não consegui conferir é que os dutos por onde passa a aguá são de maior calibre.
Polia, esta é a mesma, o que muda é o parafuso da polia (de 13mm para 18mm).
Depois de escrever tudo isso acho melhor fazer o resumo com alguns "bizus", assim o pessoal não cansa kkkk.
1.Virabrequim: procure o que tem tombo de 111mm, é o mesmo da HR, H1 e HPE.
2.Biela: use a cônica com pino de 32mm.
3.Pistão: use o da HR, ou HPE, a dica é comprar o que vem com canaleta de aço e jet cooler.
4.Anel de pistão: compre de uma boa marca, usei metaleve, nada de importado de nome"estranho" ou "caixa branca".
5.Cabeçote: pode utilizar o mesmo das "antigas".
6.Polia: use a mesma, não precisa comprar da HPE, a unica coisa é que se voce trocar o virabrequim vai ter que diminuir o tamanho da chaveta no esmeril, coisa simples.
7.Parafuso da Polia, se trocar o virabrequim pelo da HPE ou HR vai ter que trocar o parafuso, nas antigas ele é um M13, nas novas (para evitar quebra) é um M18 de fio 1,5mm, uma dica importante pois você não precisa pagar uma fortuna num parafuso "original", basta ir numa loja de parafusos, pedir nesta medida passada (verifique também a profundidade com fio e sem mais o tamanho total) usei um parafuso classe 8.8 (aguenta muito, cerca de 640 N/mm² ) e em vez de pagar R$55 mais frete e esperar 3 dias fui na loja paguei R$5 e peguei ele na hora.
Se houverem mais duvidas é só perguntar.
Aqui vou deixar a maior dica de todas, COMPREM PEÇAS DE BOA QUALIDADE.
Um pequeno relato, usei peças de varias marcas e comprei com varios fornecedores, neste tempo tive junta queimada, quebra do comando de válvula (que troquei zero) e vazamento do retentor do volante.
O que deu problema e vocês devem FUGIR DESTAS MARCAS, se ficar na duvida de comprar destas marcas de um tapa na cara para acordar antes de fazer esta besteira kkkk:
Junta de cabeçote MERCOPARTS: (usei chapa de metal) antes dos 4000km ela "comeu" no 4º pistão, indo aguá para dentro dele (no meio de uma viagem).
Retentor do volante MANDO: não rodei nem 1000km e já vazou.
Comando de válvula KOPLA: ele descascou feito uma mexerica, ia acabar com o balancim da válvula.
Peças chinesas e koreanas que vem em caixa brancas, sem marca alguma.
Pode parecer mais caro no começo, mas peças tem que ser MOBIS (pelo menos as principais), não precisa comprar na concessionaria, existem fornecedores independentes de peças que tem MOBIS, por exemplo eu troquei meu virabrequim e coloquei um original estava o dobro do preços dos "duvidosos" e metade do preço da concessionária.
Um adendo: a junta quando troquei peguei na Hyundai, a da HR (santa hyundai viu) a peça veio rápido a qualidade salta aos olhos (comparando com as paralelas) e não tive mais problema. Diferença de preço alta sim, a MERCOPARTS paguei 100 e na Hyundai 310.
Agora coloca na conta o guincho, o óleo e o filtro, a mão de obra, gastei mais 500.
Então para terminar falo para vocês USEM PEÇAS DE QUALIDADE, NÃO VAI SÓ NO PREÇO, BARATO SAI CARO COM O TEMPO, no final gastei mais, se tivesse colocado a junta original e de cara não tinha terminado minha viagem no guincho, pensem nisto.
Abraço a todos.
Prezado Valmir, parabéns por abrir esse tópico. Aposto que muitos donos de L200 quadradas já pensaram ao menos alguma vez em mudar o motor para HPE...
Duas perguntas:
(i) qual foi seu custo total, pro pessoal ter uma idéia?
(ii) posso copiar seu post (com indicação da fonte) no meu blog sobre a L200?
Abraço
lucciano amaral
07/11/2012, 13:12
Amigos estou com uma l200 gl 2004, comprei ela num leilao, sem motor, o resto ta completinha, do motor so tem o bloco e a numeração.
Qual motor os amigos aconselham a colocar para ficar bom?
pensei no mwm sprint, mas nao sei se compensa o valor.
grato desde ja pela ajuda
lucciano
philippeL200
07/11/2012, 18:15
jvc manda ai o teu blog ai!abraço
jvc manda ai o teu blog ai!abraço
Tenho dois sobre a L200, na verdade, um blog: L200 (http://mitl200.blogspot.com.br/) e um site: L200 Owners Club Brasil (https://sites.google.com/site/l200ownersclub/). Favor não levar muito a sério, pois são apenas passatempos meus!
philippeL200
09/11/2012, 00:01
Tenho dois sobre a L200, na verdade, um blog: L200 (http://mitl200.blogspot.com.br/) e um site: L200 Owners Club Brasil (https://sites.google.com/site/l200ownersclub/). Favor não levar muito a sério, pois são apenas passatempos meus!
ii cara fica tranks!
Mas é bom ler algo sobre as L né!hehe
valmirjunior
27/11/2012, 11:35
Pessoal, desculpa ter "sumido" do topico
O custo total do meu motor ficou em 9000 (a peça tava meia boca eu trocava, pois sou chato mesmo rsrsrs).
De maneira geral, o meu ficou caro pois troquei o virabrequim por um novo, o meu estava .50, ta "veinho" mais aguentava dar mais uma kkkk, eu coloquei um novo pois o parafuso da polia é o m18, na antiga é o m13.
Na transformação do motor o unico gasto necessario é a troca das bielas, pistão voce é obrigado a trocar, anel tambem, então compra a biela e coloca o pistão melhor e anel de qualidade.
Quanto ao blog, manda ver, informação só é util quando difundida.
E coloca o endereço para galera, vamos acompanhar, faz a divulgação.
Detalhe, ja amaciei o motor, rodei uns 7000 até agora, ta otimo.
Prezado Valmir, parabéns por abrir esse tópico. Aposto que muitos donos de L200 quadradas já pensaram ao menos alguma vez em mudar o motor para HPE...
Duas perguntas:
(i) qual foi seu custo total, pro pessoal ter uma idéia?
(ii) posso copiar seu post (com indicação da fonte) no meu blog sobre a L200?
Abraço
fguerreiro
15/01/2013, 17:20
Valmir
Tópico bem legal, parabéns!
Como está o motor?
Sempre achei a L200 quadrada muito legal, tenho vontade de ter uma, com um motor confiável a vontade aumenta ... rs
valmirjunior
09/04/2013, 18:51
Guerreiro.
Eu vendi meu carro e peguei um Bandeirante.
Conversei com o atual proprietario e ele me falou que esta otimo, a unica coisa que ele fez foi fechar um pouco o debito por causa da fumaça.
Eu deixei o diesel um pouco aberto, para andar um pouco mais kkk
Junior-L200Power
09/04/2013, 20:45
Amigo, esse procedimento que vc fez é pra deixar o motor da L200 quadrada de 87 cv igual ao da Quadrada HPE ou igual ao da Sport/Outdoor HPE??
No final das contas isso dá alguma diferença notória em desempenho?
Pra completar o pacote faltou vc colocar um intercooler...coloquei na minha GLS quadrada e deu uma puta diferença!!
O motor fica mais dócil e linear, mais silencioso e menos áspero...sem vibração!!
O que mais me agradou nem foi o aumento de potência, mas sim o SILÊNCIO NA CABINE...vc quase não escuta o motor onde antes ele berrava alto, além é claro do ganho em potência que na minha apareceu em médias e altas rotações..só não abri o débito da bomba ainda por questão de falta de tempo mesmo e esqueci na hora, mas deve melhorar mais ainda a potência abrindo um pouco a bomba pois a minha está bem fechada, não fumaceia quase nada!!
Na minha opinião vale cada centavo esse investimento antes de qlquer outra coisa!!
Semana que vem to colocando uma hélice de 11 pás e trocando o fluido do radiador!! O motor já está trabalhando um pokinho mais frio pelo que percebi no ponteiro!!
Abraço...
valmirjunior
11/04/2013, 12:38
Junior, a ideia nem foi aumentar a potencia (a principio).
Minha ideia primaria era aumentar a durabilidade do motor, e posteriormente, a potencia sem debilitar o motor a curto prazo.
Depois da retifica e mudança de peças o motor se comportou como de qualquer l200 mais nova, com a vantagem de poder colocar o intercooler e pressionar um pouco mais a turbina, sabendo que o motor vai aguentar.
A quadrada tem o motor de 87cv, com esta mudança voce pode elevar o motor até 120cv que ele vai aguentar tranquilo (ja que as HPE são de 140cv).
Esta receita que passei é para quem for retificar o motor poder deixa-lo mais "parrudo", ou como falam nas oficinas "turbinar por dentro"
Pra completar o pacote faltou vc colocar um intercooler...coloquei na minha GLS quadrada e deu uma puta diferença!!
O motor fica mais dócil e linear, mais silencioso e menos áspero...sem vibração!!
O que mais me agradou nem foi o aumento de potência, mas sim o SILÊNCIO NA CABINE...vc quase não escuta o motor onde antes ele berrava alto, além é claro do ganho em potência que na minha apareceu em médias e altas rotações..só não abri o débito da bomba ainda por questão de falta de tempo mesmo e esqueci na hora, mas deve melhorar mais ainda a potência abrindo um pouco a bomba pois a minha está bem fechada, não fumaceia quase nada!!
Na minha opinião vale cada centavo esse investimento antes de qlquer outra coisa!!
Junior,
qual intercooler vc. colocou?! Maxcooler ou um original das L200 HPE?
Abs.
Junior-L200Power
11/04/2013, 21:43
Junior,
qual intercooler vc. colocou?! Maxcooler ou um original das L200 HPE?
Abs.
Amigo, eu coloquei o original da L200 HPE Quadrada mesmo!!
Comprei do amigo Marcelo(Mitcelo) aqui do forum...tirando aquela capa de plástico preto que cobre ele vi que é da valeo e já vi muito igual a ele sendo vendidos por aí somente sem a capa...é o que a diferença, não deve ser dificil de achar!!
Não sei se ele é igual ao da Max Cooler e se é o mesmo tamanho...etc
Ele me mandou completinho o intercooler da HPE com mangueiras e abraçadeira tipo tucho(abraçadeira altamente recomendada pra mangueiras com alta pressão), tomada interna do capô(acabamento que fica embaixo do scoop do capô onde entra o ar pro intercooler), além do acoplamento que vai na boca do filtro de ar pegando ar da parte frontal da pkp!
Ficou perfeita a instalação parecendo que já veio no carro mesmo..eu gostei demais..pra mim valeu cada centavo investido!!
Se soubesse que era tão bom assim e tão grande a diferença com o intercooler eu teria colocado no mesmo dia que comprei a L200..Rsrs!!
Assim como já falei antes, a diferença não é somente a potência a mais(tem que abrir a bomba um pouco mais pra sentir mais diferença)..o melhor de tudo é o quanto o motor fica silencioso e sereno, sem vibração na lenta, sem vibração em alto giro, silencio na cabine mesmo usando alto giro...fica show mesmo! O Consumo ainda não medi, pois to na "fase experimental" de potência ainda..hehe
Agora a L200 não parece mais que vai explodir o motor quando se chega a 110 ou 120km/h...Rsrs!! Dá pra andar a 110km/h sossegado ouvindo uma musiquinha bem baixo no som!! :euforico:
E não to exagerando não viu...não é empolgação...
Quando fui dar a primeira volta nela após a instalação e sai "fritando" já esticando as marchas e logo de cara já senti aquele silencio...meu irmão tava comigo na hora, ele olhou pra mim e eu olhei pra ele bem na hora...foi até engraçado...como se quiséssemos falar a mesma percepção que tivemos ao mesmo tempo...foi nessa hora que vi que não era somente eu que tinha notado!!
Em relação a potência, eu fiquei bastante satisfeito..é bem notória a diferença e o fôlego a mais...eu senti mais diferença mesmo( deve ser pq foi a marcha que mais testei) foi na 5a marcha que a partir de 1500rpm já vem com um torque muito bom e leva o carro com muita potência até os 3500rpm sem o menor esforço...não fui mais porque acabou a pista mesmo..hehe..mas dá dó de esticar mais do que isso!
Com o carro carregado tbm sente mais força pra sair da inércia e tbm sente mais força nas retomadas que são feitas com maior vigor!!
Bom no geral é isso..se tiver mais alguma dúvida é só perguntar...até domingo vou postar umas fotos lá no tópico da minha viatura pra vcs darem uma olhada melhor!!
E desculpem pelo texto enorme e tbm por lotar o tópico do amigo Valmir JR...!!
Grande abraço a todos!!
valmirjunior
15/04/2013, 16:20
Que isso Junior, quanto mais informação melhor, o forum é para servir de biblioteca para os colegas tirarem as duvidas.
Apesar de tudo ser l200, existem grandes diferenças entre alguns modelos, o maior problema é o virabrequim.
O virabrequim da l200 muda de curso dependendo do modelo, nas "quadradas" e HPE são uma medida diferente das "outdoor", e você achando que era tudo igual né?
Olá Valmir.
Amigo só não entendo quando vc separa Outdoor de HPE.
senão vejamos.
HPE:
um módulo de gerenciamento eletrônico que potencializa o motor e está em todas as gerações da L200, tanto nas Quadradas , nas Sports, nas Outdoor e até nas Triton.
Outdoor:
um modelo de L200 (redondo como as Sports) que surgiu a partir de 2007 e parou de ser fabricado em 2013.
O sistema HPE aparece então nas versões GL, GLS e HPE da Outdoor ( assim como foi também nas quadradas e nas Sports).
No entanto,pelo que entendi no seu post (completo), alguns componentes do motor variam durantes os anos, e aí fica minha dúvida:
Todas as Outdoor tem exatamente a mesma "parte de força" do motor, com variações apenas de periféricos que aumentam a capacidade de 100, 121 e 141 CV ???
Detalhe: esse modelo Outdoor surgiu na prática em 2006 mas nos documentos ainda constava como "Sport".
PauloLimited
23/04/2013, 12:16
Olá Valmir.
Amigo só não entendo quando vc separa Outdoor de HPE.
senão vejamos.
HPE:
um módulo de gerenciamento eletrônico que potencializa o motor e está em todas as gerações da L200, tanto nas Quadradas , nas Sports, nas Outdoor e até nas Triton.
Outdoor:
um modelo de L200 (redondo como as Sports) que surgiu a partir de 2007 e parou de ser fabricado em 2013.
O sistema HPE aparece então nas versões GL, GLS e HPE da Outdoor ( assim como foi também nas quadradas e nas Sports).
No entanto,pelo que entendi no seu post (completo), alguns componentes do motor variam durantes os anos, e aí fica minha dúvida:
Todas as Outdoor tem exatamente a mesma "parte de força" do motor, com variações apenas de periféricos que aumentam a capacidade de 100, 121 e 141 CV ???
Detalhe: esse modelo Outdoor surgiu na prática em 2006 mas nos documentos ainda constava como "Sport".
O motor da Sport e da Outdoor é o mesmo, muda poucas coisas, como intercooler que é um pouco mair na Outdoor,mas não tem o cooler que fica por baixo. As Outdoor do lado esquerdo do motor tem uma central que serve pra controlar os níveis de poluentes do motor para se enquadrar na lei de 2006, a Sport não tem isso. Muda as pás da hélice do radiador.
Mas tanto a Sport como a Outdoor ou é 121cv(GLS) ou 141(HPE), o que faz mudar os cv é o módulo HPE que fica perto do pé do passageiro.
valmirjunior
23/04/2013, 14:40
Pessoal, em partes:
Quando falei em usar as peças da HPE (pistao, virabrequim, bielas) entenda "usar peças dos motores que alcançam 141cv", independente da versão (gls por exemplo), lembrem que a ideia é para aumentar a resistência do motor.
Então não misturem o motor ter o "modulo HPE" com as peças utilizadas nos "motores HPE".
Lembrando que a ideia inicial é longevidade e não potencia.
Todos os motores l200 são iguais por dentro? Olha que não estou falando dos periféricos.
"Não"
Aqui voce tem que tomar cuidado, uma das diferenças principais esta no tamanho do "tombo" do virabrequim, da Outdoor é diferente das outras (é mais curto).
Outras diferenças, comprimento de biela, diâmetro do pino central do pistão, canaleta de aço no pistão, comprimento do pistão.
São pequenos detalhes dentro do motor.
Agora já pensou se você quer retificar o motor, compra todas as peças e percebe que seu virabrequim é mais "curto" ou a biela é mais "longa"? Ai estão os pequenos detalhes que falei.
lucciano amaral
23/04/2013, 15:03
Aos amigos mais entendidos do que eu, lanço uma pergunta. eu comprei um motor da l200 sport 2004, para instalar numa gl 2004, e por causa da eletronica decidi mecanizar o motor, trocando a bomba injetora, turbina e coletores, deixando o intercoler, assim o motor deixa de ter os 141 cv, e fiquei na duvida se ele vai passar a ter em media 121 vc? procede? ou vai ficar perto dos 100 vc? garto pela ajuda
PauloLimited
23/04/2013, 17:22
Aos amigos mais entendidos do que eu, lanço uma pergunta. eu comprei um motor da l200 sport 2004, para instalar numa gl 2004, e por causa da eletronica decidi mecanizar o motor, trocando a bomba injetora, turbina e coletores, deixando o intercoler, assim o motor deixa de ter os 141 cv, e fiquei na duvida se ele vai passar a ter em media 121 vc? procede? ou vai ficar perto dos 100 vc? garto pela ajuda
Ai vai depender do ajuste. Vai trocar a BI e a turbina pela da L200 quadrada ? Se for vai dar por volta de 100cv.
O motor da Sport e da Outdoor é o mesmo, muda poucas coisas, como intercooler que é um pouco mair na Outdoor,mas não tem o cooler que fica por baixo. As Outdoor do lado esquerdo do motor tem uma central que serve pra controlar os níveis de poluentes do motor para se enquadrar na lei de 2006, a Sport não tem isso. Muda as pás da hélice do radiador.
Mas tanto a Sport como a Outdoor ou é 121cv(GLS) ou 141(HPE), o que faz mudar os cv é o módulo HPE que fica perto do pé do passageiro.
Olá Paulo.
Mas o que o Valmir tá mostrando é que não mudam somente os periféricos.
Que tem diferença no virabrequim, bielas, ele cita em outro post, inclusive diferenças de cabeçote.
Pra mim isso é novidade. Eu sabia que as bronzinas das Sport eram diferentes, pois teve uma alteração nas Outdoor depois daquele recall nas Sport, mas o restante tou aprendendo agora.
OBG.
Ps: as Sport e Outdoor tem a versão GL que se não me engano tem 100 cv, é isso?
lucciano amaral
23/04/2013, 22:38
Ai vai depender do ajuste. Vai trocar a BI e a turbina pela da L200 quadrada ? Se for vai dar por volta de 100cv.
Isso mesmo, pois nao tenho como usar a bi e turbina variavel por causa da eletronica, vai faltar modulos etc, valeuwww
PauloLimited
23/04/2013, 23:01
Olá Paulo.
Mas o que o Valmir tá mostrando é que não mudam somente os periféricos.
Que tem diferença no virabrequim, bielas, ele cita em outro post, inclusive diferenças de cabeçote.
Pra mim isso é novidade. Eu sabia que as bronzinas das Sport eram diferentes, pois teve uma alteração nas Outdoor depois daquele recall nas Sport, mas o restante tou aprendendo agora.
OBG.
Ps: as Sport e Outdoor tem a versão GL que se não me engano tem 100 cv, é isso?
A Outdoor GL tem 121cv tb, igual a GLS.
Virabrequim e bielas não muda da Outdoor pra Sport, mas o da quadrada realmente é diferente.
PauloLimited
23/04/2013, 23:06
Isso mesmo, pois nao tenho como usar a bi e turbina variavel por causa da eletronica, vai faltar modulos etc, valeuwww
Pq vc não a BI e a TGV da Ranger 2.8 ? Deve ficar o bixo esse motor, além de não ter nada de eletrônica.
Essa turbina dificilmente da problema, diferente da TGV da L200 e na Ranger o torque máximo da em 1400rpm ao invés de 2000 igual a Sport/Outdoor.
lucciano amaral
24/04/2013, 08:28
PAulo pode ser uma boa ideia, vou verificar com meu mecanico, valeuw a dica
valmirjunior
24/04/2013, 08:36
Só para ilustrar um pouco as diferenças de medida que falei.
Pino do pistão: 29mm e 32 mm
Bronzina do pistao: paralelo e conico
Virabrequim: tombo 111, tombo 106
Só para ilustrar um pouco as diferenças de medida que falei.
Pino do pistão: 29mm e 32 mm
Bronzina do pistao: paralelo e conico
Virabrequim: tombo 111, tombo 106
Valmir
Entre quais delas, só pra ficar mais claro?
da GLS pra HPE?
.................................................. .
E Paulo Limited me diz uma coisa: teve umas L200 com 100 cv, na época das quadradas não teve?
PauloLimited
24/04/2013, 16:52
Valmir
Entre quais delas, só pra ficar mais claro?
da GLS pra HPE?
.................................................. .
E Paulo Limited me diz uma coisa: teve umas L200 com 100 cv, na época das quadradas não teve?
Não, uma Sport 2005 GLS. Tem ela até hj, só que está parada na garagem.
valmirjunior
24/04/2013, 19:03
nos motores de 141cv o pino é 32mm, conico e tombo de 111.
Não importa se o modelo é gl, gls, hpe, triton, etc.
O motor teve algumas mudanças para alcançar os 141cv, algumas são estas que indiquei.
Junior-L200Power
24/04/2013, 19:52
Valmir
TODAS as L200 Quadradas de 2004/2004 em diante são 100cv, seja GL ou GLS(foram as únicas versões que permaneceram no mercado até o modelo 2006/2007, último ano que foram fabricadas. A partir de 2007 já entrou no mercado a Outdoor GL pra substituir a L200 GL quadrada).
Abraço!
TODAS as L200 Quadradas de 2004/2004 em diante são 100cv, seja GL ou GLS(foram as únicas versões que permaneceram no mercado até o modelo 2006/2007, último ano que foram fabricadas. A partir de 2007 já entrou no mercado a Outdoor GL pra substituir a L200 GL quadrada).
Abraço!
Boa explicação.
E pelo que entendi, essa GL Outdoor já era 121 cv?
Junior-L200Power
24/04/2013, 22:18
Boa explicação.
E pelo que entendi, essa GL Outdoor já era 121 cv?
Exatamente...a partir de 2007/2007 o motor 4D56 mecânico sai de linha e permanece apenas o 4D56t, que é o semi eletrônico já presente desde as L200 Sport 2003/2004 fabricadas inicialmente, porém com algumas pequenas modificações pra uma menor emissão de poluentes!!
Abraço amigo!!
Junior-L200Power
24/04/2013, 22:37
Agora mudando um pouco de assunto, da água pro vinho hehe, o que muda drasticamente do motor da L200 Sport HPE normal para o motor da L200 RS de 173cv?!
Inicialmente sei que tem a mesma compressão, mas o bloco é mais reforçado...pistões e bielas são os mesmos..a turbina é uma Borg Warner com 1.6kg de pressão, e o intercooler é um monstro de grande e fica na parte frontal...o radiador tem capacidade para 3,5L de água a mais...hehe!!
Seriam somente essas alterações??
Essa diferença de potência de 32cv será que fica por conta da pressão elevada da turbina + aumento considerável do intercooler apenas??
Será que é por essa pressão extra na turbina que o motor dura tão pouco?? Poxa a tocada deve ser legal...mas com uma durabilidade tão curta não dá pra andar tranquilo numa dessa!!
Valew pessoal, abraço!
PauloLimited
24/04/2013, 23:30
Agora mudando um pouco de assunto, da água pro vinho hehe, o que muda drasticamente do motor da L200 Sport HPE normal para o motor da L200 RS de 173cv?!
Inicialmente sei que tem a mesma compressão, mas o bloco é mais reforçado...pistões e bielas são os mesmos..a turbina é uma Borg Warner com 1.6kg de pressão, e o intercooler é um monstro de grande e fica na parte frontal...o radiador tem capacidade para 3,5L de água a mais...hehe!!
Essa diferença de potência de 32cv será que fica por conta da pressão elevada da turbina + aumento considerável do intercooler apenas??
Será que é por essa pressão extra na turbina que o motor dura tão pouco?? Poxa a tocada deve ser legal...mas com uma durabilidade tão curta não dá pra andar tranquilo numa dessa!!
Valew pessoal, abraço!
Certeza, que ela manda muito mais diesel tb.
valmirjunior
09/05/2013, 16:53
Lembrando que os motores preparados para competição levam em conta a potencia, não a durabilidade.
Eles precisam terminar uma corrida (ou etapa), se precisar depois eles trocam o motor para próxima corrida.
Não é bem o nosso caso que queremos um motor para usar na próxima década kkk.
Leandro-MacaúbaPaisagismo
01/06/2013, 14:06
Ola amigos, sou proprietario de um KIA SPORTAGE ano 2001 com motor adaptado da L200 141cv, mas sem o intercooler que nao deu espaço, mas que no futuro devo cortar o capô e instala-lo. Retirei a bomba original e coloquei uma mecanica da pajeiro 2.8, pra tentar compensar a perda da bomba original, ficou show. Usei embreagem do KIA BONGO 2.5 (que se nao me engano é o mesmo motor com algumas alterações), fiz adaptação na flange e tive que chegar uns 5cm a caixa de cambio pra tras. Fiz outras adaptações também, mas deixe pra lá...se nao vou ter que escrever muito...rsrsrr
O motor original era um Mazda 2.0TDI de 86cv e posso dizer que hoje estou muito satisfeito com o resultado.
Alguem poderia me dizer quanto de potencia eu perdi (aproximadamente é claro) dos 141 originais, nao usando o intercooler e sem a bomba original, pois usei a bomba mecanica da pajeiro 2.8?
Ah, se alguem quiser ver mais algumas coisas da adaptação que fiz é só ir na parte das SPORTAGE e ver lá...
Abraços e LAMA
lucciano amaral
03/06/2013, 08:42
Amigo lenadro no meu caso fiz o mesmo procedimento seu, tirei a bomba semi eletronica e coloquei a roiginal mecanica, e troquei a turbina por uma da l200 quadrada tambem, tirei a turbina variavel, considerando que na l200 sport esse motor tinha 141, nao sei quantos cv eu perdi.
na minha manti o intercoler
valeuwwww
Mantiqueira
03/06/2013, 09:59
Amigo lenadro no meu caso fiz o mesmo procedimento seu, tirei a bomba semi eletronica e coloquei a roiginal mecanica, e troquei a turbina por uma da l200 quadrada tambem, tirei a turbina variavel, considerando que na l200 sport esse motor tinha 141, nao sei quantos cv eu perdi.
valeuwwww
Vcs perderam bastante potência e apurrinhação :lol:. Brincadeiras a parte, calculo uns 115 pocotós com base na minha HPE quadradinha.
PauloLimited
03/06/2013, 11:03
valeuwwww
Lucciano, vc está usando o módulo HPE ? Tem como usar ele com BI mecânica ?
lucciano amaral
03/06/2013, 14:42
paulo, estou usando so o motor da sport, tirei a bomba semi eletronica coloquei a mecanica e tirei a turbina variavel coloquei a comum, manitive o intercooler. nao uso nenhum modulo
lucciano amaral
03/06/2013, 14:43
Vcs perderam bastante potência e apurrinhação :lol:. Brincadeiras a parte, calculo uns 115 pocotós com base na minha HPE quadradinha.
A potencia ainda é boa, acho que da mais de 115 cv, mas nao sei exatamente
03/06/2013, 15:42
Um amigo meu engenheiro mecanico me disse esse final de semana que eu nao devo ter algo entre 125cv à 130cv, isto é cerca de 10% á 12% de perda de potencia. Ele disse que o que nao deixou eu perder mais potencia (tirei a bomba eletronica e por enquanto estou sem o intercooler) foi eu estar usando a bomba da pajeiro 2.8 mecanica e nao a bomba da L200 mecanica 2.5. Quando eu adaptar o intercooler, e eu irei fazer isso, ai devo chegar proximos dos 141cv.
LAMA
valmirjunior
04/06/2013, 10:21
A Sportage deve ter ficado fantástica com esta adaptação.
Parabéns.
PauloLimited
04/06/2013, 11:06
paulo, estou usando so o motor da sport, tirei a bomba semi eletronica coloquei a mecanica e tirei a turbina variavel coloquei a comum, manitive o intercooler. nao uso nenhum modulo
Lucciano e a pressão do turbo, quanto que está marcando ?
PauloLimited
04/06/2013, 11:07
Um amigo meu engenheiro mecanico me disse esse final de semana que eu nao devo ter algo entre 125cv à 130cv, isto é cerca de 10% á 12% de perda de potencia. Ele disse que o que nao deixou eu perder mais potencia (tirei a bomba eletronica e por enquanto estou sem o intercooler) foi eu estar usando a bomba da pajeiro 2.8 mecanica e nao a bomba da L200 mecanica 2.5. Quando eu adaptar o intercooler, e eu irei fazer isso, ai devo chegar proximos dos 141cv.
LAMA
Leandro, vc está usando a turbina da Pajero ou da L200 quadrada ?
04/06/2013, 16:23
Leandro, vc está usando a turbina da Pajero ou da L200 quadrada ?
To usando a bomba mecanica da pajero 2.8, mas a turbina é original da HPE 141cv não troquei.
PauloLimited
04/06/2013, 22:15
To usando a bomba mecanica da pajero 2.8, mas a turbina é original da HPE 141cv não troquei.
A BI da Pajero é semieletronica tb, tinha esquecido disso.
Ola amigos, sou proprietario de um KIA SPORTAGE ano 2001 com motor adaptado da L200 141cv, mas sem o intercooler que nao deu espaço, mas que no futuro devo cortar o capô e instala-lo. Retirei a bomba original e coloquei uma mecanica da pajeiro 2.8, pra tentar compensar a perda da bomba original, ficou show. Usei embreagem do KIA BONGO 2.5 (que se nao me engano é o mesmo motor com algumas alterações), fiz adaptação na flange e tive que chegar uns 5cm a caixa de cambio pra tras. Fiz outras adaptações também, mas deixe pra lá...se nao vou ter que escrever muito...rsrsrr
O motor original era um Mazda 2.0TDI de 86cv e posso dizer que hoje estou muito satisfeito com o resultado.
Alguem poderia me dizer quanto de potencia eu perdi (aproximadamente é claro) dos 141 originais, nao usando o intercooler e sem a bomba original, pois usei a bomba mecanica da pajeiro 2.8?
Ah, se alguem quiser ver mais algumas coisas da adaptação que fiz é só ir na parte das SPORTAGE e ver lá...
Abraços e LAMA
Tenho uma amigo aqui em Fortaleza que também colocou o motor da l200 na SPORTAGE e me disse que tá adorando o carro. Só não perguntei quais os periféricos (bomba, intercooler, turbina, Ventoinha etc). Depois que souber detalhes posto aqui para servir de parâmetros.
Ze Ricardo Lima
25/09/2013, 17:29
Olá Valmir; gostei muito de seu post, tenho uma L200 quadradinha 2006 e fiz a retifica do motor 4D56 em uma oficina em SP e o mesmo apresentou um desgaste prematuro nas camisas, rodou 45.000Km e tive que abrir de novo. Estou precisando de um jogo de camisas, um jogo de anéis e as juntas do motor, você poderia me indicar uma marca e onde comprar. Estou aqui em Perdões, Minas e tenho dificuldades em comprar estas peças por aqui. Obrigado..... Zé Ricardo.
Joneswalker
25/09/2013, 19:56
Eu já montei um bloco GLS com as bielas e pistons da HPE o motor ficou ótimo, quanto ao tombo do vira, eu já ouvi falar que tem diferença, pores nunca vi vendendo 2 diferentes em lugar nenhum, outra coisa que manda é que depois de montar voce mede a altura do pistão e compra a junta (sempre de metal) eu usei da Ajusa.
Hoje uso o motor da outdoor/sport original lacrado de fabrica na minha pajerinho 1992 porem uso bomba mecânica, e turbina com wastgate sem TGV e estou sem tempo para colocar o intercooler, que já esta comprado a bastante tempo.
O que se ganha muito é em durabilidade, além do motor rodar num regime mais tranquilo de trabalho, pois gera menos potencia, o pistão HPE o jetcooler joga oleo diretamente num canal de oleo interno que alem de refrigerar o pistão lubrifica melhor, uso sempre molicote A2 no oleo.
Conjunto muito bom ! ! !
Ps. estou atras de informações sobre o bloqueio traseiro da outdoor, abri um tópico aqui na area mit. mais tem pouca ajuda, alguém se habilita, abração ! ! !
Junior-L200Power
19/01/2014, 04:15
Lucciano, vc está usando o módulo HPE ? Tem como usar ele com BI mecânica ?
Desculpem ressuscitar o tópico, mas gosto bastante dele e vim aki pq na época tava ausente e lendo dnovo gostaria de responder algumas perguntas do pessoal que ficou em aberto!!
Paulo tem como usar o HPE da Pajero 2.8 (2004 a 2006) nesse caso...
Mas não é com modulo que funciona este, pois ela não tem central eletrônica...
O HPE da Pajero funciona por estágio no pedal do acelerador, quando vc afunda o pé até o fundo a bomba libera a valvula otimizadora que libera mais Diesel pro motor, aumentando assim tbm a pressão da turbina enquanto injeta essa maior quantidade de diesel!!
Ahh e a bomba da Pajero 2.8 é mecânica...só é semi eletronica igual das Sport/Outdoor a partir de 2007...
Junior-L200Power
19/01/2014, 04:21
Leandro, se ainda lê este tópico, gostaria de saber como esta usando a turbina variável nesse motor sem o módulo de injeção eletrônica...
Como a turbina está funcionando sem eletrônica e se esta funcionando legal...
E por último gostaria de dizer que pude ver de perto oq o amigo Walmir relatou neste tópico o tempo todo...sobre as diferenças dos motores HPE pros GLS...
Realmente existem essas diferenças tanto nos pistões, pino de biela e no cabeçote...
Só no vira que não pude ver essa diferença pq não entendo nada de "tombo"...só tombo de moto e bicicleta que eu entendo!!
Rsrs
Abraço pessoal!!
SAPO-BOMBA
19/01/2014, 14:56
Algumas coisas a frisar:
- Pajero 2.8 saiu com bomba mecânica e semi-eletrônica.
- Turbina TGV não tem valia nenhuma nesses motores se vc retirar o gerenciamento eletrônico ( bomba semi-eletrônica, módulos, chicote, sensores, etc.. ), se duvidar funciona pior que uma turbina convencional.
- Sobre os cabeçotes, a única coisa que sei que é verídica é a diferença entre os cabeçotes Mitsubishi ( seja HPE ou não ) com os cabeçotes Hyundai-Kia, por conta de alterações específicas da marca pra uso nos seus utilitários.
- Juntas só prestam se forem as originais ou Ajusa, o resto nem adianta inventar ou contar história "ah, mas deu certo com fulano".
- Todos sabemos que este motor não é a "última bolacha do pacote", mas longe de ser problemático como dizem. O que pega nele é que precisa de gente que SAIBA mexer com eles, que se use PEÇAS DE QUALIDADE e se dê MANUTENÇÃO CORRETA.
- O maior calcanhar-de-aquiles é a temperatura. Coloque um bom radiador de duas colmeias que resolve, sem essa frescurada de "selar sistema" e o escambau. Tanto o radiador da HR resolve quanto o radiador da Kia Bongo K2500, que eu consegui com sucesso adaptar no meu carro.
- Não subestimem o uso ( e a falta ) do defletor de ar do radiador, pois faz MUUUUUUUUITA diferença, muita mesmo...
Junior-L200Power
19/01/2014, 16:09
Sapo, qual Pajero 2.8 que vc fala ser semi eletrônica??
Pq pelo que eu sei as Pajeros são todas com bomba rotativa normal, inclusive a Pajero 2.8 HPE de 2003 a 2006!!
Elas são semi eletrônicas (2003/4 até 2006)?? Tenho 95% de certeza que são TODAS mecânicas!!
E o HPE delas não é por central eletrônica, é um módulo mas ele controla um relê...é mecanico e controlado pelo pedal do acelerador!!
Já li e reli tudo na internet, inclusive olhei fotos das bombas delas, e não consegui achar nada de semi eletrônico na bomba Das HPE 2.8!!
Elas são mecânicas, pode acreditar!!
Nos cabeçotes HPE, as galerias de ciurcular água são maiores pra melhor refrigeração que os cabeçotes GLS!!
Isso eu vi pessoalmente sapo...tem essa diferença sim!!
Outra coisa...a TGV funciona mesmo sem o modulo, certo?
Acredito (achômetro) que o módulo é mesmo só pra estabilizar a pressão da turbina...mas com certeza ela funciona melhor com o modulo!!
Juntas concordo que tem que ser originais de preferência...ajusa não ouvi falar, vou pegar essa dica!!
E por último vc me deixou preocupado, pq há 3 dias o defletor do radiador da minha S10 quebrou e eu acabei de tirar os pedaços de baixo e deixei sem...
Porém o ponteiro não passa de 1/4 de jeito nenhum...será que preciso me preocupar??
Radiador dela é de 10L...nunca esquenta, chega em 1/4 no máximo pode esticar e esgoelar o que for!!
Abraço!!
SAPO-BOMBA
19/01/2014, 23:05
Essas bombas e a TGV trabalham em conjunto com o módulo. Tudo integrado à um módulo, sensores, solenoides e atuadores.
A turbina só trabalha SE estiver conectada aos solenoides, sensores e ao módulo, que faz a abertura/fechamento das palhetas do conjunto rotativo da turbina.
Uma turbina TGV dessas L200 Sport num motor de uma L200 comum sem qualquer eletrônica não serve absolutamente de nada, é capaz de ser menos eficiente que uma turbina TD04 ou TF035 comum.
As Pajero 2.8 de 125cv são bomba rotativa, como nas L200 GLS quadradas
As versões HPE são 145cv e possuem bomba gerenciada eletronicamente, como nas L200 Sport e Outdoor.
Sobre o defletor, eu não sei a respeito de outros carros, mas nas L200, Pajero e nas Galloper, pode ter certeza que fazem TODA a diferença. Acredite se quiser, até o rendimento do AC melhora...
SAPO-BOMBA
19/01/2014, 23:10
Os cabeçotes das L200 NÃO TEM DIFERENÇAS, só se for comparando com os antigos das L200 de 1900 e bolinhas. Eu já usei um cabeçote de L200 Sport HPE e quando tirei o original ( que tinha cavitado por falta de aditivo, mérito do antigo dono ), comparei e não tem diferença alguma.
As únicas diferenças são o uso de junta metálica nas HPE ao invés das juntas comuns nas GLS quadradinhas.
Junior-L200Power
19/01/2014, 23:37
Sapo, insisto contigo que as bomba das Pajeros Sport 2.8 de 2003 a 2006 são rotativas mecânicas!!!
Pode pesquisar, inclusive no Club da Pajero...as bomba são todas mecânicas rotativas com LDA..ok?!!
Não existe bomba de Pajero 2.8 semi eletrônica!!
Somente nas Sport 2.5 que é bomba semi eletrônica!!
O HPE das Pajero é feito por um módulo, mas este só controla um relê da bomba otimizadora auxiliar, que injetará mais combustível aumentando assim a potência!! Não tem diferença das bombas entre GLS e HPE no modelo 2.8!!
Quanto ao cabeçote, então não sei sobre esse que vi...pois me pareceu que a galeria era um pouco maior que da GLS!!
Nessa oficina que mexo nos meus carros todo mês tem L200 Sport e Outdoor fazendo motor, vou reparar novamente se existe ou não essa diferença!!
Abraço!!
SAPO-BOMBA
20/01/2014, 00:44
Não é, Junior... Vou tirar uma foto pra vc ver... ;)
Junior-L200Power
20/01/2014, 00:47
Ressucitei o tópico, não pra esta discussão amigos...
Mas pq apareceu a oportunidade de adquirir uma L200 HPE quadrada muito nova...e eu tava pensando em colocar todo o miolo da L200 Outdoor HPE quando ela fundisse!!
Na verdade eu tava na dúvida entre colocar o motor 2.8 da Pajero ou o miolo da Outdoor HPE, por isso voltei aki pra ler novamente e discutir com vocÊs entendedores do assunto!!
SAPO-BOMBA
20/01/2014, 01:11
Depende do que vc quer fazer de fato, e quanto $$$ vc está disposto a investir.
Eu sei que uma L200 dessas com um 2.8 HPE ou mesmo o 3.2 das Triton ficaria algo assombroso...
Junior-L200Power
20/01/2014, 01:20
Então Sapo, eu queria o 2.8 pq ele se parece demais com o 2.5...bloco, coletores e até mesmo o espaço que ele usa e o local dos componentes!!
Acredito que seja mais fácil o 2.8 que o 3.2 da triton (sonho de consumo..hehe)!!
Daí fico em dúvida, acredito que o custo será bem próximo em ambos casos, mas o 2.8 é mais parrudo que o 2.5, certo??
Em contrapartida manutenção do 2.8 bem mais caro acredito eu devido ser importado!!
Fico nessa gangorra sem saber qual o melhor...
Estaria disposto a gastar algo entre 5000,00 a 7500,00...por 5.000,00 consigo o miolo do 2.5 HPE completo pra colocar no meu, menos TGV é claro pq não tem como colocar funcionando sem a eletronica como já discutimos!!
Se achasse um 3.2 mecânico das Full até 2003 seria uma boa hein!!
Porém acho quase impossível tal achado...
O que vc acha Sapo?? Qual o melhor custo x benfício??
Valew pelas dicas
Abraço!
valmirjunior
14/03/2014, 08:46
O custo deve ser observado mesmo, quando fiz isto no meu motor ficou cerca de 50% mais caro do que uma retifica "normal".
Tudo bem que eu exagerei um pouquinho kkk, mas ficou bom demais o danado do motor.
Paulo King
14/03/2014, 23:20
Ao ler suas observações em relação ao parafuso da polia 8.8 que irá suportar um torque entre 167 a 186 Nm, ocorreu-me a idéia de substituir os parafusos do cabeçote por parafusos de aço 12.9 já que no cabeçote o torque é de 118Nm, essa mudançe é possível? Pergunto isso porque estou trocando a junta do cabeçote pois comprei o carro usado e passou a vazar compressão pela junta.
Fico com receio do parafuso allen (sextavado interno) 12.9 não suporte o torque.
Outra dúvida é que o parafuso original tem o ressalto no topo e o restante no diâmetro da rosca enquanto o 12.9 o corpo todo é da espessura do ressalto do original, as roscas tem mesmo passo e fio, mas o 12. 9 tem 50% mais fios de roscas
O que os senhores aconselham?
Bom pessoal, a algum tempo fiz o motor da minha Galloper diesel, eu já tinha tentado discutir com o pessoal do fórum (clubegalloper.ning) sobre reforçar o motor para ele aguentar mais (já que todo dono de veiculo com este motor reclama da baixa durabilidade), como não consegui muita coisa fui procurar as informações necessárias.
Neste ultimo ano fiquei pesquisando sobre este motor, diferente do que dizem ele é muito confiável e durável o problema é dono desleixado e mecânico burro (quase não existe no Brasil kkkk).
Este é um motor cheio de "frescuras", se voce seguir o manual tem motor para mais de 500.000km (coisa normal na Europa)
Só tem que lembra uma coisa, tem que esfriar este motor para ele durar, então as dicas discutidas no fórum sobre AQUECIMENTO valem (radiador melhor, ventoinha eletrica, etc).
Mas vamos falar sobre a mudança do motor.
O virabrequim das "quadradas" (e Galloper é o mesmo da HPE (ainda bem, facilita) com tombo de 111mm, nas "outdoor" o curso é menor, então ai esta o primeiro cuidado.
O segundo ponto é as bielas, nas "quadradas" a biela tem a cabeça paralela e o pino do pistão com 29mm, nas HPE a cabeça da biela é cônica e o pino do pistão tem 32mm
Terceiro ponto, pistões, eles tem o mesmo diâmetro masssssss alturas diferentes, o da HPE é mais curto e leve.
O cabeçote é diferente, nas HPE tem alguns buracos a mais para os sensores, no meu caso utilizei o das quadradas, uma diferença que me falaram mas não consegui conferir é que os dutos por onde passa a aguá são de maior calibre.
Polia, esta é a mesma, o que muda é o parafuso da polia (de 13mm para 18mm).
Depois de escrever tudo isso acho melhor fazer o resumo com alguns "bizus", assim o pessoal não cansa kkkk.
1.Virabrequim: procure o que tem tombo de 111mm, é o mesmo da HR, H1 e HPE.
2.Biela: use a cônica com pino de 32mm.
3.Pistão: use o da HR, ou HPE, a dica é comprar o que vem com canaleta de aço e jet cooler.
4.Anel de pistão: compre de uma boa marca, usei metaleve, nada de importado de nome"estranho" ou "caixa branca".
5.Cabeçote: pode utilizar o mesmo das "antigas".
6.Polia: use a mesma, não precisa comprar da HPE, a unica coisa é que se voce trocar o virabrequim vai ter que diminuir o tamanho da chaveta no esmeril, coisa simples.
7.Parafuso da Polia, se trocar o virabrequim pelo da HPE ou HR vai ter que trocar o parafuso, nas antigas ele é um M13, nas novas (para evitar quebra) é um M18 de fio 1,5mm, uma dica importante pois você não precisa pagar uma fortuna num parafuso "original", basta ir numa loja de parafusos, pedir nesta medida passada (verifique também a profundidade com fio e sem mais o tamanho total) usei um parafuso classe 8.8 (aguenta muito, cerca de 640 N/mm² ) e em vez de pagar R$55 mais frete e esperar 3 dias fui na loja paguei R$5 e peguei ele na hora.
Se houverem mais duvidas é só perguntar.
Aqui vou deixar a maior dica de todas, COMPREM PEÇAS DE BOA QUALIDADE.
Um pequeno relato, usei peças de varias marcas e comprei com varios fornecedores, neste tempo tive junta queimada, quebra do comando de válvula (que troquei zero) e vazamento do retentor do volante.
O que deu problema e vocês devem FUGIR DESTAS MARCAS, se ficar na duvida de comprar destas marcas de um tapa na cara para acordar antes de fazer esta besteira kkkk:
Junta de cabeçote MERCOPARTS: (usei chapa de metal) antes dos 4000km ela "comeu" no 4º pistão, indo aguá para dentro dele (no meio de uma viagem).
Retentor do volante MANDO: não rodei nem 1000km e já vazou.
Comando de válvula KOPLA: ele descascou feito uma mexerica, ia acabar com o balancim da válvula.
Peças chinesas e koreanas que vem em caixa brancas, sem marca alguma.
Pode parecer mais caro no começo, mas peças tem que ser MOBIS (pelo menos as principais), não precisa comprar na concessionaria, existem fornecedores independentes de peças que tem MOBIS, por exemplo eu troquei meu virabrequim e coloquei um original estava o dobro do preços dos "duvidosos" e metade do preço da concessionária.
Um adendo: a junta quando troquei peguei na Hyundai, a da HR (santa hyundai viu) a peça veio rápido a qualidade salta aos olhos (comparando com as paralelas) e não tive mais problema. Diferença de preço alta sim, a MERCOPARTS paguei 100 e na Hyundai 310.
Agora coloca na conta o guincho, o óleo e o filtro, a mão de obra, gastei mais 500.
Então para terminar falo para vocês USEM PEÇAS DE QUALIDADE, NÃO VAI SÓ NO PREÇO, BARATO SAI CARO COM O TEMPO, no final gastei mais, se tivesse colocado a junta original e de cara não tinha terminado minha viagem no guincho, pensem nisto.
Abraço a todos.
valmirjunior
16/04/2014, 06:49
Paulo, pode usar o 12.9 tranquilamente, no meu caso usei um parafuso "comum", se o parafuso cabe no lugar e mantem a polia sem folga radial pode trocar.
Não importa o formato (sextavado, Allen, francês), ele tem que prender firme a polia e aguentar os esforços de torção.
E ai tchê galera, comprei um L 200 R 2001, ALGUÉM DO GRUPO TEM INFORMAÇÕES MAIS ESPECIFICAS DE L 220 DESSE MODELO
valmirjunior
17/04/2015, 07:31
Nunca ouvi a respeito, depois que vendi minha caminhonete parei de "fuçar" informações para motores 2.5 MIT.
fmatos944
21/10/2015, 20:38
pessoal estou com um probleminha pra reselver. O bloco da minha quadradinha trincou. Arrumei um bloco da outdoor HPE 2012. Será que da para montar?
Proposta:
Bloco outdoor HPE
pistoes e bielas da outdoor hpe
eixo da quadradinha
cabeçote da quadradinha
bomba mecanica original da quadradinha.
Será que isso funciona??
valmirjunior
26/10/2015, 10:51
O eixo é o balanceador?
Aparentemente vai funcionar pois voce vai usar o mesmo bloco - vira - pistão - biela.
Que eu saiba o cabeçote serve, a diferença é que nos mais novos temos alguns sensores.
bomba mecanica ok, precisa verificar se os suportes são os mesmos.
gabrielvdp
03/01/2017, 20:06
Ola pessoal, primeiraente parabens pelo forum, muito bem explicado.
Não entendo muito de mecânica e gostaria de algumas dicas.
Tenho uma Galloper 1999 2.5 diesel, ela é muito fraca pra viajar, ate acredito que esta com problemas no motor.
Eu ja vi algumas modificações colocando motor 3.0 da hilux...deve ficar show.
Vocês acham que através dessas modificações postadas aqui, fazendo o motor ficar mais parecido com o HPE melhorará meu desempenho?
Quero gastar algo em torno de 8mil, inicialmente ja com mão de obra. O que vocês me aconselham a fazer primeiro?
Obrigado
valmirjunior
03/01/2017, 20:35
Gabriel.
Tive galloper, um ótimo carro mas pesado para o motor 2.5
Estas mudanças que realizei são para ter um motor mais resistente, e sendo mais resistente você pode fazer algumas mudanças.
Com o motor em ordem instale um intercooler e aumente o débito de diesel, verifique o radiador (kit gelo, pode pesquisar).
Para nunca fritar seu motor (como eu já fiz kkk) instale um pirômetro na saída quente da turbina.
lelmagalhaes
26/06/2017, 21:36
Amigo, esse procedimento que vc fez é pra deixar o motor da L200 quadrada de 87 cv igual ao da Quadrada HPE ou igual ao da Sport/Outdoor HPE??
No final das contas isso dá alguma diferença notória em desempenho?
Semana que vem to colocando uma hélice de 11 pás e trocando o fluido do radiador!! O motor já está trabalhando um pokinho mais frio pelo que percebi no ponteiro!!
Abraço...
Boa noite! Tenho uma Galloper 98. Gostaria de saber sobre a instalação da hélice. Você utilizou a mesma polia viscosa da hélice de oito paletas? Grato
Olá Valmirjunior, e demais,
Gostei da aventura.
Tenho umas dúvidas quanto a minha que agradeceria muito na opinião de voces.
Antes me apresento como usuário não avançado e desejo somente preservar o uso do carro para trânsito doméstico em cidade . Sem adaptações de performance, e só mesmo a continuação da propriedade do carro em família.
Sou tipo mão na massa mas só para os periféricos de motor.
Com a experiência avançada de voces acredito que adquirirei subsidios para decisão a tomar.
Afinal já vi que tem objetivos parecidos e que gostam de preservar coisas antigas que são boas.
Tambem descrito no topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/137413-respiro-oleo-pajero-gls-b-2-8-soprando-2.html
Descrevo o resumo abaixo sobre minha L200 99 legitima quadradinha 4D56 100% mecânica, só minha desde zero:
Não esta sem força, não baixa óleo, não tem vazamento no carter nem tampa de valvulas e cabeçote, esta com 204mil, mas ta com a meleira da turbina, e o sopra forte no respiro com pouca fumaça e junta pouco óleo com o tempo, derrepente é normal nao sei. Coloquei mangueira para baixo lavei a turbina para ver se se só óleo do respiro ou da turbina, mas vou extenter mais abaixo por causa da fumaça que só embaça quando o carro para em marcha lenta.
Será que ainda dura mais tempo sem abrir o motor?
Por isso pensei e consultei até em retirar o turbo, mas a maioria diz aque vai beber mais e ficar muito, muuuito fraca. Alguem já fez esta façanha?!
Para mim ficaria satisfatório pelo menos fazendo 10km /l e andando a 90km/ h.
Gosto dela pela simplicidade por ser toda mecânica e nunca me deu trabalho a não ser troca de um alternador, e coisas de desgaste como embreagem e correias. É uma máquina muito boa mas que esperava que o motor fosse mais longe.
A partir do quadro que descrevi como poderia proceder no prolongamento deste motor?
abr. e parabens pelo tópico.
valmirjunior
04/07/2017, 06:35
Tudo Bom Crusc.
Talvez a turbina já esteja precisando de reparo, que defino como simples. Você pode fazer em casa (existem lojas que vendem o kit de reparo para turbina, é só marcar a posição do rotor em relação ao eixo para não perder o balanceamento) ou comprar o miolo e trocar todo o interior.
Já para o motor o melhor é não forçar, tirar a turbina acho radical demais, acredito que se não pisar fundo seu motor dura muito.
Uma sugestão é usar um pouco de óleo 2T no diesel, sempre fiz isso nos meus veículos à diesel (pouco mesmo, coisa de 1/4 do sugerido pelo fabricante do lubrificante), melhora a lubrificação da bomba e do motor te dando um pouco mais de sobrevida.
E quando chegar o derradeiro momento da retífica utilize peças de boa qualidade, lembre que peças da HR 2.5 (Hyundai) servem no motor e costumam ter um preço competitivo.
Abraço
Olá Valmirjunior, e demais,
Gostei da aventura.
Tenho umas dúvidas quanto a minha que agradeceria muito na opinião de voces.
Antes me apresento como usuário não avançado e desejo somente preservar o uso do carro para trânsito doméstico em cidade . Sem adaptações de performance, e só mesmo a continuação da propriedade do carro em família.
Sou tipo mão na massa mas só para os periféricos de motor.
Com a experiência avançada de voces acredito que adquirirei subsidios para decisão a tomar.
Afinal já vi que tem objetivos parecidos e que gostam de preservar coisas antigas que são boas.
Tambem descrito no topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/137413-respiro-oleo-pajero-gls-b-2-8-soprando-2.html
Descrevo o resumo abaixo sobre minha L200 99 legitima quadradinha 4D56 100% mecânica, só minha desde zero:
Não esta sem força, não baixa óleo, não tem vazamento no carter nem tampa de valvulas e cabeçote, esta com 204mil, mas ta com a meleira da turbina, e o sopra forte no respiro com pouca fumaça e junta pouco óleo com o tempo, derrepente é normal nao sei. Coloquei mangueira para baixo lavei a turbina para ver se se só óleo do respiro ou da turbina, mas vou extenter mais abaixo por causa da fumaça que só embaça quando o carro para em marcha lenta.
Será que ainda dura mais tempo sem abrir o motor?
Por isso pensei e consultei até em retirar o turbo, mas a maioria diz aque vai beber mais e ficar muito, muuuito fraca. Alguem já fez esta façanha?!
Para mim ficaria satisfatório pelo menos fazendo 10km /l e andando a 90km/ h.
Gosto dela pela simplicidade por ser toda mecânica e nunca me deu trabalho a não ser troca de um alternador, e coisas de desgaste como embreagem e correias. É uma máquina muito boa mas que esperava que o motor fosse mais longe.
A partir do quadro que descrevi como poderia proceder no prolongamento deste motor?
abr. e parabens pelo tópico.
MUito grato pela resposta Valmirjunior,
Vou seguir algumas coisas que sugeriu como colocar oleo 2T de vez enquando, não forçar , aliaz já faço a anos, ela nem viaja mais, ainda não vou abrir a turbina ela nao esta me encomodando mais, descobri que o respiro do motor que volta a
entrada de ar é que estava melejando a turbina pelo lado frio, pelo menos a maior parte. Resolvi decendo o respiro para debaixo do carro. Vejo que bem aos poucos , questao de dias pinga oleo preto nele. Penso que pode ser mesmo que exista problema na parte debaixo do motor, tipo anel sei lá, mas vou esperar andando aos poucos com ela pra me quebrar os galhos, ate ela pifar de vez. Mesmo assim vou consultar um mecanico que fez motor do meu colega de L200, e ver se tem como trocar anel por baixo sem abri cabeçote. Dizem que dá. Mas isso se for conveniente para ganhar uma sobrevida.
abr,
matheuspomeranzi
16/09/2017, 17:49
Boa tarde vamirjunior tô fazendo meu motor e vou passa para hpe vc poderia me falar se o virabrequim que tenho que usar pode ser o da quadradinha
paulo roberto ferreira
23/02/2019, 07:55
Valew pessoal, abraço!
Bom dia, amigo voce pode me dizer qual a diferença do pistão de 29mm para o pistão com pino 32mm l200 gls 100cv quadrada, qual o objtivo, mais potencia ou menos, estou fazendo meu motor 4d56 de 100cv e queria melhorar o rendimento dele, desculpe, ainda sou novo no 4x4, obrigado.
valmirjunior
27/06/2019, 12:12
Paulo, estava afastado do Fórum e vi sua mensagem somente hoje.
Resistência.
A ideia é aumentar a resistência do motor, se quiser aumentar a potência não haverá problema.