PDA

Ver Versão Completa : O fim do Jimny / Jimny Michael Jackson

CGAUER
31/10/2012, 18:20
Caros,

é com bastante tristeza que escrevo este post. Como alguns sabem, eu sempre fui fiel escudeiro do pequeno jipe da Suzuki. Mas agora não tanto.

A razão pela minha incondicional paixão pelo pequeno suzuki, se dava ao fato do Jimny ser o último dos jipes, jipe com eixos rígidos, reduzida, chassi tipo escada, leve e compacto, assim como o primeiro 4x4 de 1940. Todos os demais viraram grandes e luxuosos, proprietários de design não condizente com sua proposta.

Não eram só as características mecânicas que faziam do Jimny um simpático jipe, mas também seu design. O design da Suzuki, sempre minimalista, primava pela função, sem exageros, apenas discreto e de grande longevidade justamente por não fazer uso de modismos ou artefatos de gosto duvidoso e sem função.

Tomemos como exemplo os Land Rover Defender. Não interessa se é um 88 ou 2012, seu design é apenas funcional e é justamente por isso que todos gostam dele. Seu design comunica o seguinte: "Dane-se a moda, eu vim para travessar obstáculos".

O Jimny, além de um jipe com valiosas credenciais técnicas, era um veículo cujo design manifestava também sua proposta; ser simples, discreto e prático, aptidões expressadas em suas formas, honestidade e simpatia. O Jimny dizia: "sou pequeno, discreto, muito valente e carrego comigo a tradição de meus antecessores, note minha simplicidade"

Tudo isso acabou. Infelizmente pude conferir no Salão do Automóvel o novo Jimy, agora brasileiro.

A tão temida mudança estilística da versão nacional se concretizou, foram tantas as plásticas, que não se reconhece suas raízes;

no lugar do então discreto capô do motor, agora existe capô com um falso "scoop", dando a impressão de abrigar um intercooler ou coisa que o valha. Sim, ele é de mentira e totalmente fechado. Não passa de um enfeite!
a grelha de ventilação da cabine entre o capô e pára-brisas foi substituida por um barato pedaço de plástico preto de baixa qualidade e em forma de uma grande saboneteira. De tão frágil, sem querer desencaixei sua extremidade ao apoiar minha mão para fotografar.
o pára-choque foi redesenhado, agora apresenta um "avanço", prolongando assim a ainda dianteira do carro e sacrificando o ângulo de ataque.
apliques em fibra sobre os faróis, cobrindo seus contornos e prejudicando a projeção da luz do pisca.

O que deixa a entender, é que o time da "SVB Automotores do Brasil Ltda" tentou dar um ar de veículo esportivo, assim como foi feito com o Cross Fox, Idea Adventure, etc...

Tudo falso, sem qualquer critério técnico ou estilístico, uma catástrofe, assim como foi feito pelo mesmo grupo nos apliques em fibra de vidro do TR4, L200 e Pajero Sport, veículos onde o conjunto ótico original foi substituído por baratas lanternas nacionais definidas como "mais modernas".

Resultado; o então simpático e discreto Jimny, agraciado pela sua invencibilidade técnica e simplicidade, agora nada mais é do que uma fantasia de veículo turbinado estilo Subaru WRX ou Jimny kei, com suntuoso pára-choques estilo Toyota Prado e acabamento de qualidade bastante inferior àquele aprovado por nós até então.

Por sorte tenho meu Jimny 2010 e assim continuarei. Um veículo cuja proposta era sua honestidade técnica, é um absoluto vexame ter que tolerar um falso "scoop" no capô, assim como foi feito com a Gm S10 pé de boi em 2010.

O Jimny brasileiro agora nada mais é do que uma diarreia de estilos de gosto bastante duvidoso.

Entendo que o "core" ainda carregue a boa e velha qualidade técnica, mas não é só de inteligência que o homem vive, a beleza também é fundamental. Infelizmente quando a beleza é falsa, não existe espaço para elegância... Elegância é o casamento da inteligência com a forma; a forma seguindo a função, como na velha escola de design, o Bauhaus, onde para tudo existe uma função.

O Jimny brasileiro perdeu a elegância em favor do modismo vulgar, modismo que com o tempo tende a ficar caído e completamente fora de moda. Vide o Monza Benz, Miura, picapes Sulam, Ford Royale, Logus ou o próprio Michael Jackson.

A música ainda é boa, mas a cara....

378386378385378387

Game over.

Abraços

Clemente

VOVÔ DO TROLLER
31/10/2012, 20:51
Caros,

é com bastante tristeza que escrevo este post. Como alguns sabem, eu sempre fui fiel escudeiro do pequeno jipe da Suzuki. Mas agora não tanto.

A razão pela minha incondicional paixão pelo pequeno suzuki, se dava ao fato do Jimny ser o último dos jipes, jipe com eixos rígidos, reduzida, chassi tipo escada, leve e compacto, assim como o primeiro 4x4 de 1940. Todos os demais viraram grandes e luxuosos, proprietários de design não condizente com sua proposta.

Não eram só as características mecânicas que faziam do Jimny um simpático jipe, mas também seu design. O design da Suzuki, sempre minimalista, primava pela função, sem exageros, apenas discreto e de grande longevidade justamente por não fazer uso de modismos ou artefatos de gosto duvidoso e sem função.

Tomemos como exemplo os Land Rover Defender. Não interessa se é um 88 ou 2012, seu design é apenas funcional e é justamente por isso que todos gostam dele. Seu design comunica o seguinte: "Dane-se a moda, eu vim para travessar obstáculos".

O Jimny, além de um jipe com valiosas credenciais técnicas, era um veículo cujo design manifestava também sua proposta; ser simples, discreto e prático, aptidões expressadas em suas formas, honestidade e simpatia. O Jimny dizia: "sou pequeno, discreto, muito valente e carrego comigo a tradição de meus antecessores, note minha simplicidade"

Tudo isso acabou. Infelizmente pude conferir no Salão do Automóvel o novo Jimy, agora brasileiro.

A tão temida mudança estilística da versão nacional se concretizou, foram tantas as plásticas, que não se reconhece suas raízes;

no lugar do então discreto capô do motor, agora existe capô com um falso "scoop", dando a impressão de abrigar um intercooler ou coisa que o valha. Sim, ele é de mentira e totalmente fechado. Não passa de um enfeite!
a grelha de ventilação da cabine entre o capô e pára-brisas foi substituida por um barato pedaço de plástico preto de baixa qualidade e em forma de uma grande saboneteira. De tão frágil, sem querer desencaixei sua extremidade ao apoiar minha mão para fotografar.
o pára-choque foi redesenhado, agora apresenta um "avanço", prolongando assim a ainda dianteira do carro e sacrificando o ângulo de ataque.
apliques em fibra sobre os faróis, cobrindo seus contornos e prejudicando a projeção da luz do pisca.

O que deixa a entender, é que o time da "SVB Automotores do Brasil Ltda" tentou dar um ar de veículo esportivo, assim como foi feito com o Cross Fox, Idea Adventure, etc...

Tudo falso, sem qualquer critério técnico ou estilístico, uma catástrofe, assim como foi feito pelo mesmo grupo nos apliques em fibra de vidro do TR4, L200 e Pajero Sport, veículos onde o conjunto ótico original foi substituído por baratas lanternas nacionais definidas como "mais modernas".

Resultado; o então simpático e discreto Jimny, agraciado pela sua invencibilidade técnica e simplicidade, agora nada mais é do que uma fantasia de veículo turbinado estilo Subaru WRX ou Jimny kei, com suntuoso pára-choques estilo Toyota Prado e acabamento de qualidade bastante inferior àquele aprovado por nós até então.

Por sorte tenho meu Jimny 2010 e assim continuarei. Um veículo cuja proposta era sua honestidade técnica, é um absoluto vexame ter que tolerar um falso "scoop" no capô, assim como foi feito com a Gm S10 pé de boi em 2010.

O Jimny brasileiro agora nada mais é do que uma diarreia de estilos de gosto bastante duvidoso.

Entendo que o "core" ainda carregue a boa e velha qualidade técnica, mas não é só de inteligência que o homem vive, a beleza também é fundamental. Infelizmente quando a beleza é falsa, não existe espaço para elegância... Elegância é o casamento da inteligência com a forma; a forma seguindo a função, como na velha escola de design, o Bauhaus, onde para tudo existe uma função.

O Jimny brasileiro perdeu a elegância em favor do modismo vulgar, modismo que com o tempo tende a ficar caído e completamente fora de moda. Vide o Monza Benz, Miura, picapes Sulam, Ford Royale, Logus ou o próprio Michael Jackson.

A música ainda é boa, mas a cara....

378386378385378387

Game over.

Abraços

Clemente

Valeu Clemente. Simplesmente lamentável. E viva a Souza Ramos. Abs.Válter.

maxdelta
31/10/2012, 21:26
Vc num achou bonitinho o 4sport? aquele parachoque q aumenta o angulo de ataque? o parachoque parece ser tb uma base pra guincho!(acho) aquele vermelho com chão emborrachado? Gostou de vê o banco traseiro para familias q possuem crianças de até 8 anos? Gostou do teto solar? O scoop com certeza deu um ar esportista q acabou ficando exagerado no jimny!

RHL
31/10/2012, 22:56
Ainda bem que comprei o 2012 japonês.
uma pena essas alterações.

thix4
31/10/2012, 23:08
Acho que o colega que criou este tópico exagerou um pouco. Apesar de também não ter gostado da grade de plástico no lugar da curva do capô e ficar decepcionado em saber que a tomada de ar é fechada, o Jimny ainda tem um bom conjunto mecânico e está bem longe de ser uma mierda adventure.

Pelo que eu saiba, não foi a Souza Ramos Brasil que redesenhou, pois esse Jimny foi lançado primeiro na Europa. A nacionalização sim me dá medo. Só pela foto deu pra ver que é um plástico vagabundo, pior que os que usam pra vender azeitona a granel no mercado. Simplesmente medonho.

As proteções do farol é só arrancar e elas só aparecem no 4Sport (essa sim Souza Ramos + DDS). Apesar de simpatizar com os parachoques deste modelo por lembrarem os Jimnys japoneses, também achei que o uso excessivo de plásticos deixou essa versão meio papagaiada.

Enfim, enfim, enfim, estou feliz com meu 2009! E o + importante é que cada um esteja feliz com o seu!

abssss

neitor
31/10/2012, 23:54
Clemente, lendo o início do tópico cheguei a pensar que você estivesse com um baita problema no seu jimny, e que tinha perdido a fé nele, isso sim seria uma lástima! Ainda é um bom jipe mas concordo que o parachoque poderia ser menos projetado para fora das linhas do veículo, além disso, prefiro os jimnys realmente japoneses, com quase nada de plástico (jb23 no google)

Caros,

A razão pela minha incondicional paixão pelo pequeno suzuki, se dava ao fato do Jimny ser o último dos jipes, jipe com eixos rígidos, reduzida, chassi tipo escada, leve e compacto, assim como o primeiro 4x4 de 1940.

Glaicon
01/11/2012, 06:56
Scoop falso é o ó do borógodó!
Já tinha visto em chevette, uno, corsa e outros carros com enjambrações tunadas.
Porém, em carro 0 KM? Fala sério!
É a Ecosportização dos carros, afastando-se dos propósitos e indo em direção das necessidades comerciais mais urgentes.
Segue a vida.:concordo:

Sfranco
01/11/2012, 08:18
Concordo com o Glaicon.

Entendo as colocações do Clemente, não basta o core somente, o propósito de todo o projeto e funcionalidade são essenciais.

O jipinho herdou as melhores credenciais do mais guerreiro de todos (Samurai) e tenho plena convicção que cada detalhe do projeto foi muito bem pensado pela engenharia/design japoneses, mesmo que seja o para-choque, as entradas de ar, as formas arredondadas, o conjunto óptico, etc..

Diria que não é o fim do Jimny, mas talvez o começo do fim (pelo menos aqui no Brasil).

Em breve a SR lança uma versão 4x2....rsrsrsrs

mairo
01/11/2012, 08:31
calma, calma pessoal, se rebaixar e colocar rodas aro 20" vai ficar bem legal!!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrs

na vida só não tem jeito para a morte, parachoques de plastico pra mim só em carro de passeio, na hora iria arrancar fora e colocar parachoques de ferro, no bom e velho estilo off road, com direito a base para guincho e tal! aquele aplique no farol da pra tirar antes de sair de dentro da concessionária, para o scoop tbm tem jeito! haiuhaiuhaiuahia

thix4
01/11/2012, 09:49
A engenharia japonesa pode ser linda, maravilhosa, etc do jeito que você acha que é, mas pelo jeito foram eles que colocaram esse scoop falso aí.

A japonesada de hoje em dia não é mais a mesma. Pintam o cabelo de azul, comem hamburguer e são consumistas de eletrônicos como ninguém.

Como é a mesma grade e capô utilizados no Intercooler japonês, talvez trate-se de cortes no orçamento. Economia porca, mas... Deve ser duro concorrer com os chineses ou sei lá. Uma lástima.

Resta saber se os acessórios disponíveis para os 2009-2012, como parachoques de ferro, irão servir neste 2013.

Quando coloquei o parachoque do 2003 no meu 2009, percebi que as terminações do chassi são diferentes. Não foi um simples tira e põe. A parte de baixo eu tive que bolar um jeito pra fixar.

Tamos no aguardo e morrendo de medo desses novos plásticos by SR.

abssss

Concordo com o Glaicon.

Entendo as colocações do Clemente, não basta o core somente, o propósito de todo o projeto e funcionalidade são essenciais.

O jipinho herdou as melhores credenciais do mais guerreiro de todos (Samurai) e tenho plena convicção que cada detalhe do projeto foi muito bem pensado pela engenharia/design japoneses, mesmo que seja o para-choque, as entradas de ar, as formas arredondadas, o conjunto óptico, etc..

Diria que não é o fim do Jimny, mas talvez o começo do fim (pelo menos aqui no Brasil).

Em breve a SR lança uma versão 4x2....rsrsrsrs

R.Becker
01/11/2012, 09:57
Eu sinceramente achei que o brasileiro ja seria um Jimny novo..... se é pra fazer igual, pq não fazem 100% igual?
Agora que foi citado do scoop... fica estranho um jipe de snorkel e scoop..haahaha

Realmente não trouxe nada de bom essa fábrica no Brasil até agora....

Eu gostaria de ver um Jimny 1.6, com tamanho do vitara antigo e suspensão/chassi do Jimny... quem sabe numa próxima....

Taleban
01/11/2012, 09:59
Alguém sabe qual vai ser o preço da versão brasileira?

nanito
01/11/2012, 10:19
Essa estética de gosto duvidoso é o reflexo do consumidor brasileiro: povo com sangue de barata que compra desesperadamente qualquer bosta que coloca na frente.

Um veículo como o Jimny não necessitaria desse apelo estético, pois já é conhecida a sua performance e robustez. O problema é o povão que não sabe o que é 4x4, não sabe o que é reduzida, não sabe nem que calibragem colocar no pneu. Esse é o povo que tá no alvo das montadoras no momento. Jipeiro não gasta 50 paus num Jimny. Se o cara tem grana, compra Troller ou algo do tipo. E o pessoal que não tem dinheiro, se contenta com os antiguinhos usados.

O foco pelo jeito é brigar com os SUV maquiados.

R.Becker
01/11/2012, 10:19
Alguém sabe qual vai ser o preço da versão brasileira?

O mesmo... falaram que não vai baixar 1 pila... kkk

thix4
01/11/2012, 10:43
Discordo totalmente.

Sobre o gosto estético não vou comentar, apesar de achar que não é bem assim. Os engenheiros daqui, às vezes, acertam a mão. Em outras, xunning total.

Agora o Jimny é sim um ótimo jipe e aceita preparações para off mais pesado. E está errado esse conceito de que todo mundo que compra um 4x4 tem que saber tudo de jipe, encarar trilha pesada, fazer churrasco e tomar cachaça.

Mesmo que eu tivesse $ sobrando, não compraria um mamute tipo Troller. Nem todo mundo pensa como você.

E o que tem de errado em ter um jipe novo? Comprar um antigo dá trabalho. Difícil achar um em bom estado, de procedência confiável. Eu, pelo menos, quero ficar o mais longe possível de oficina. Se o cara quer ter um caso com o mecânico, aí é outra história. Além do mais, estes antigos estão super inflacionados e o custo-benefício é baixo. Seguro? Nem pensar. Acabou ficando coisa de apaixonado.

Acho legal mesmo é cuidar bem do carro, com manutenção exemplar, e fazê-lo durar 30 anos. E quero deixar bem claro que eu não me enquadro nesta definição "jipeiro".

absss

Essa estética de gosto duvidoso é o reflexo do consumidor brasileiro: povo com sangue de barata que compra desesperadamente qualquer bosta que coloca na frente.

Um veículo como o Jimny não necessitaria desse apelo estético, pois já é conhecida a sua performance e robustez. O problema é o povão que não sabe o que é 4x4, não sabe o que é reduzida, não sabe nem que calibragem colocar no pneu. Esse é o povo que tá no alvo das montadoras no momento. Jipeiro não gasta 50 paus num Jimny. Se o cara tem grana, compra Troller ou algo do tipo. E o pessoal que não tem dinheiro, se contenta com os antiguinhos usados.

RHL
01/11/2012, 11:14
eu troquei um troller usado por um Jimny zero km e foi a melhor coisa que eu fiz.

bhallacktracionado
01/11/2012, 11:21
concordo que acabaram com o jimny,mas isso já começou sendo feito há tempo,pois quando mudaram de samurai para jimny o carro perdeu muito da graça anterior.O samurai era valente tão bom de trilha quanto un 90tinha e tão desconfortavel quanto mas era um show ainda mais com capotinha de lona,mas os japoneses são assim olha a mit,como era lindo o painel das pajeros com bussola,inclinometro ,altimetro eram jipes que ainda tinham ar de jipes.Eu acho que cada vez vai piorar já que as montadoras cada vez mais buscam maquiar os carros com produtos de baixa qualidade e com custo mais baixo e lucros maiores.

nanito
01/11/2012, 12:02
Discordo totalmente.

Sobre o gosto estético não vou comentar, apesar de achar que não é bem assim. Os engenheiros daqui, às vezes, acertam a mão. Em outras, xunning total.

Agora o Jimny é sim um ótimo jipe e aceita preparações para off mais pesado. E está errado esse conceito de que todo mundo que compra um 4x4 tem que saber tudo de jipe, encarar trilha pesada, fazer churrasco e tomar cachaça.

Mesmo que eu tivesse $ sobrando, não compraria um mamute tipo Troller. Nem todo mundo pensa como você.

E o que tem de errado em ter um jipe novo? Comprar um antigo dá trabalho. Difícil achar um em bom estado, de procedência confiável. Eu, pelo menos, quero ficar o mais longe possível de oficina. Se o cara quer ter um caso com o mecânico, aí é outra história. Além do mais, estes antigos estão super inflacionados e o custo-benefício é baixo. Seguro? Nem pensar. Acabou ficando coisa de apaixonado.

Acho legal mesmo é cuidar bem do carro, com manutenção exemplar, e fazê-lo durar 30 anos. E quero deixar bem claro que eu não me enquadro nesta definição "jipeiro".

absss

Em momento algum quis generalizar o que eu disse. O que eu relatei é a realidade que eu enxergo. Nas trilhas aqui do Sul ou melhor, em estradões ou terrenos onde se usa tração 4x4, não se vêem muitos Jimnys, e sim se vêem muitos Vitaras, Samurais, Troller, Willys, Cherokee. O que eu descrevi na minha opinião é o como o mercado brasileiro está guiando a nova oferta de veículos 4x4. Veja por exemplo as TR4 e Grand Vitaras que agora tem tração 4x2!! Entende o que quero dizer? As fabricantes estão focando nas pessoas que querem um carro com IMAGEM imponente, aventureira, jovial, fazendo com que os veículos 4x4 percam a sua essência que é o funcionamento da tração nas 4 rodas.

E no conceito que falei de jipeiro, em momento algum relatei que precisa beber cachaça e comer churrasco. Isso é esterótipo que saiu da tua cabeça, meu amigo.

Se tu achas o Troller um mamute, isso é questão de gosto pessoal. Eu pessoalmente prefiro um Wrangler, mas como não tenho dinheiro ainda pra comprar um desses, sou super feliz com o meu Vitara 4 portas. Me atende a tudo que preciso.

O que tem de errado comprar jipe novo? Não vejo nada de errado. Cada um que seja feliz com seus brinquedos.

Abraço!

CGAUER
01/11/2012, 12:16
Exatamente!

Realmente, a perda foi grande do Samurai para o Jimny.... Sempre quis ter um Samurai zero, mas naqueles idos eu sequer habilitação tinha, quanto mais os trocados. Procurei um usado, porém nunca encontrei um como eu queria; 100% perfeito e original... Nem falar do engate eletrônico da tração no Jimny! Por sorte parece não ser um problema, mas ainda assim aqueles 3 segundos que custa para ele funcionar me incomoda. Adorava o fato de poder puxar uma alavanca e pronto, engatado.

Em resumo, quem puder, corra para as concessionárias e compre os últimos japoneses. Estou pensando em pegar mais um só para deixar de back-up (sonho meu!). Carro como estes japinhas não vão existir mais.

Quanto ao Troller:

Não é uma opção. Apesar de também não chegar terminado como um Defender, seu projeto não é harmonioso, a transmissão, cárter e componentes da suspensão são muito expostos. Ou coloca-se um pneu gigantesco, ou ele agarra nos atoleiros. Cansamos de rebocar Troller de amigos no caminho do nosso sítio. Um Jimny ou LR originais passam sem sequer engatar o 4x4, já o Troller original agarra, geralmente nos braços de suspensão dianteiros ou algo nesta região.

Depois vem a questão do peso, 2.1ton para um carro de fibra e com o espaço interno de um Jimny? Caramba!

E finalmente tem a questão do acesso aos componentes do motor. Com o novo motor 3.2, aliás belo motor, é impossível acessar todos os periféricos. Se precisar remover a bomba de alta pressão, vai ser um GRANDE problema. Tudo é improvisado! O acesso para reparos não foi levando em conta.

E finalmente o Troller tem a questão de ter um motor Diesel eletrônico e ainda Euro 5. Eles são muito, mas muito, mais sensíveis e complicados que os motores a movidos a gasolina. Não combinam com a proposta de um jipe ele qual for. Não é culpa do Troller, mas sim da pressão por veículos mais limpos.

O Defender acabou em 2005, último modelo com motor mecânico.
O Troller acabou no motor MWM Sprint
O Toyota acabou em 2001.
O Jimny para mim acaba em 2012
O Wrangler, só se importassem o Rubicon crawler, mas o consumo é sureal.

O que sobra?

O Toyota Landcruiser HZJ 76, que não importam aqui! PQP!
http://www.buschtaxi.de/697.0.html

Abs

Clemente

concordo que acabaram com o jimny,mas isso já começou sendo feito há tempo,pois quando mudaram de samurai para jimny o carro perdeu muito da graça anterior.O samurai era valente tão bom de trilha quanto un 90tinha e tão desconfortavel quanto mas era um show ainda mais com capotinha de lona,mas os japoneses são assim olha a mit,como era lindo o painel das pajeros com bussola,inclinometro ,altimetro eram jipes que ainda tinham ar de jipes.Eu acho que cada vez vai piorar já que as montadoras cada vez mais buscam maquiar os carros com produtos de baixa qualidade e com custo mais baixo e lucros maiores.

nanito
01/11/2012, 12:23
Exatamente!

Realmente, a perda foi grande do Samurai para o Jimny.... Sempre quis ter um Samurai zero, mas naqueles idos eu sequer habilitação tinha, quanto mais os trocados. Procurei um usado, porém nunca encontrei um como eu queria; 100% perfeito e original... Nem falar do engate eletrônico da tração no Jimny! Por sorte parece não ser um problema, mas ainda assim aqueles 3 segundos que custa para ele funcionar me incomoda. Adorava o fato de poder puxar uma alavanca e pronto, engatado.

Em resumo, quem puder, corra para as concessionárias e compre os últimos japoneses. Estou pensando em pegar mais um só para deixar de back-up (sonho meu!). Carro como estes japinhas não vão existir mais.

Quanto ao Troller:

Não é uma opção. Apesar de também não chegar terminado como um Defender, seu projeto não é harmonioso, a transmissão, cárter e componentes da suspensão são muito expostos. Ou coloca-se um pneu gigantesco, ou ele agarra nos atoleiros. Cansamos de rebocar Troller de amigos no caminho do nosso sítio. Um Jimny ou LR originais passam sem sequer engatar o 4x4, já o Troller original agarra, geralmente nos braços de suspensão dianteiros ou algo nesta região.

Depois vem a questão do peso, 2.1ton para um carro de fibra e com o espaço interno de um Jimny? Caramba!

E finalmente tem a questão do acesso aos componentes do motor. Com o novo motor 3.2, aliás belo motor, é impossível acessar todos os periféricos. Se precisar remover a bomba de alta pressão, vai ser um GRANDE problema. Tudo é improvisado! O acesso para reparos não foi levando em conta.

E finalmente o Troller tem a questão de ter um motor Diesel eletrônico e ainda Euro 5. Eles são muito, mas muito, mais sensíveis e complicados que os motores a movidos a gasolina. Não combinam com a proposta de um jipe ele qual for. Não é culpa do Troller, mas sim da pressão por veículos mais limpos.

O Defender acabou em 2005, último modelo com motor mecânico.
O Troller acabou no motor MWM Sprint
O Toyota acabou em 2001.
O Jimny para mim acaba em 2012
O Wrangler, só se importassem o Rubicon crawler, mas o consumo é sureal.

O que sobra?

O Toyota Landcruiser HZJ 76, que não importam aqui! PQP!
http://www.buschtaxi.de/697.0.html

Abs

Clemente

Uma saída poderia ser, em vez de gastar 50k num 4x4 pra fazer aventuras esporádicas em finais de semanas, pega a metade desse dinheiro, vai pra Australia e faz uma travessia do outback com uma Land Cruiser alugada.

É lógico que eu to viajando na maionese (antes que venham criticar a minha opinião)

thix4
01/11/2012, 14:36
O que chamou a atenção na verdade foi essa parte que você escreveu: "Jipeiro não gasta 50 paus num Jimny. Se o cara tem grana, compra Troller ou algo do tipo. E o pessoal que não tem dinheiro, se contenta com os antiguinhos usados".

Pois é, posso ter exagerado na resposta mesmo. Me desculpe aí qualquer coisa. Sabe como é, as vezes respondemos mais com emoção que com razão nesses foruns online.

Enfim, como ficaram as versões do Jimny no Brasil levando em conta o desenho do parachoque, painel e grade dianteira:

MkI:

1998-2000: Motor G13BB SOHC 1.3 8v

2001-2003: Motor M13A DOHC 1.3 16v

MkII:

2009-2012: Motor M13A DOHC 1.3 16v VVT

MkIII (Michael Jackson):

2013-?: Motor M13A DOHC 1.3 16v VVT

Me corrijam se eu estiver errado.

SOHC = correia dentada

DOHC = corrente

E tem também a questão da t-case que é diferente. Nos MkI o engate da 4x4 é manual e a relação da quinta marcha é 0.83 (overdrive). Nos demais, o engate é elétrico e a 5a é 1:1. Outras mudanças acredito que foram mínimas.

abssss

Em momento algum quis generalizar o que eu disse. O que eu relatei é a realidade que eu enxergo. Nas trilhas aqui do Sul ou melhor, em estradões ou terrenos onde se usa tração 4x4, não se vêem muitos Jimnys, e sim se vêem muitos Vitaras, Samurais, Troller, Willys, Cherokee. O que eu descrevi na minha opinião é o como o mercado brasileiro está guiando a nova oferta de veículos 4x4. Veja por exemplo as TR4 e Grand Vitaras que agora tem tração 4x2!! Entende o que quero dizer? As fabricantes estão focando nas pessoas que querem um carro com IMAGEM imponente, aventureira, jovial, fazendo com que os veículos 4x4 percam a sua essência que é o funcionamento da tração nas 4 rodas.

Abraço!

CGAUER
01/11/2012, 15:47
Pois é...

Bem colocado. E aí vem a questão!

Jimny brigando no mercado de SUV? Não vai dar certo, começando pela presença de um eixo rígido na dianteira... No primeiro buraco a 60km/h o público de SUV vai querer vender porque sentiu a porrada no braço.

Em resumo, o Jimny tem que ser vendido como utilitário, com rodas de aço, interior em borracha e opções sóbrias...

O Jimny nasceu para quem realmente precisa de um 4x4, não foi feito mirando o uso recreativo, mas sim como ferramenta para transporta tropa, atender o agricultor no alto do morro bem como o morador de sítio em Monte Verde, Cunha, e cia...

Sim, ele é um bom jipe para trilhas, mas este mercado não representa um grande número em vendas.

E sim, o importato e o Michael Jackson vão custar o mesmo...

Ao invés de gastar dinheiro enchendo o carro com estas porcarias visuais, poderiam investir este dinheiro em coisa melhor, como bloqueio de diferencial e ou guincho embutido.

É bom eu comprar minha Kombi antes de façam um bico de fibra para amortecer o impacto e esconder o Air Bag.

Abs

Clemente

Sfranco
01/11/2012, 15:55
Eu não acho nada, a história é quem diz, especialmente os Suzukis e Toyotas que rodam até hoje por aí.

Com exceção do germano-austríaco Classe G (inacessível a meros mortais) quais são os 4x4 mais confiáveis e mais bem pensados disponíveis??

Não vejo como o scoop poderia ser um corte no orçamento. Tá mais é pra papagaiada mesmo, chamar a atenção de outros consumidores pelo apelo estético.

Se a essência do veículo continuar a mesma (eixos, chassi, etc) já é uma compensação.

A engenharia japonesa pode ser linda, maravilhosa, etc do jeito que você acha que é, mas pelo jeito foram eles que colocaram esse scoop falso aí.

A japonesada de hoje em dia não é mais a mesma. Pintam o cabelo de azul, comem hamburguer e são consumistas de eletrônicos como ninguém.

Como é a mesma grade e capô utilizados no Intercooler japonês, talvez trate-se de cortes no orçamento. Economia porca, mas... Deve ser duro concorrer com os chineses ou sei lá. Uma lástima.

Resta saber se os acessórios disponíveis para os 2009-2012, como parachoques de ferro, irão servir neste 2013.

Quando coloquei o parachoque do 2003 no meu 2009, percebi que as terminações do chassi são diferentes. Não foi um simples tira e põe. A parte de baixo eu tive que bolar um jeito pra fixar.

Tamos no aguardo e morrendo de medo desses novos plásticos by SR.

abssss

thix4
01/11/2012, 16:10
Novamente não fui feliz com as palavras. A engenharia japonesa realmente nada tem a ver com esse scoop aí.

Até mais

Eu não acho nada, a história é quem diz, especialmente os Suzukis e Toyotas que rodam até hoje por aí.

Com exceção do germano-austríaco Classe G (inacessível a meros mortais) quais são os 4x4 mais confiáveis e mais bem pensados disponíveis??

Não vejo como o scoop poderia ser um corte no orçamento. Tá mais é pra papagaiada mesmo, chamar a atenção de outros consumidores pelo apelo estético.

Se a essência do veículo continuar a mesma (eixos, chassi, etc) já é uma compensação.

RHL
01/11/2012, 16:10
o fato é que o Troller você compra zero km e termina de montar em casa. Geralmente leva uns 2 anos pra ficar tudo ok.

projeto sem engenharia, dá nisso.

Sfranco
01/11/2012, 16:18
E falando em engenharia japonesa, acho que o "veículo" mais confiável que já conduzi era o tratorzinho tobata que tinhamos la no sitio.

Desde criança/adolescente operava o tratorzinho nos banhados, por vezes tombava de lado, pane seca, um cavalo nervoso o coiceava, etc.

Era só destombar, ou sangrar, girar novamente a manivela e injetar o diesel (velho e guardado em galões de óleo de motor) e pronto.

Nunca parou, nem voltava para casa sem ele.

Aquele era veículo confiável...

Sfranco
01/11/2012, 16:23
Tranquilo thix;

façamos então como os donos das bandeirante, defender, samurais: cuidaremos muito bem dos jipinhos

Novamente não fui feliz com as palavras. A engenharia japonesa realmente nada tem a ver com esse scoop aí.

Até mais

thix4
01/11/2012, 16:24
Concordo que trilha pesada não é a grande fatia do Jimny 0km. E essa visão sua de utilitário é a que todos nós temos. Mas um pouco romântica... O mundo não pensa como nós. eles querem scoop no capô e a Suzuki quer vender.

Também acho difícil um sitiante de verdade (que são pouquíssimos hoje em dia), botar um Jimny no pau a esse preço. O desconto pra produtor rural teria que ser bem maior. Eu perguntei sobre isso e não abaixava nem 2 mil do preço.

Pois é...

Bem colocado. E aí vem a questão!

Jimny brigando no mercado de SUV? Não vai dar certo, começando pela presença de um eixo rígido na dianteira... No primeiro buraco a 60km/h o público de SUV vai querer vender porque sentiu a porrada no braço.

Em resumo, o Jimny tem que ser vendido como utilitário, com rodas de aço, interior em borracha e opções sóbrias...

O Jimny nasceu para quem realmente precisa de um 4x4, não foi feito mirando o uso recreativo, mas sim como ferramenta para transporta tropa, atender o agricultor no alto do morro bem como o morador de sítio em Monte Verde, Cunha, e cia...

Sim, ele é um bom jipe para trilhas, mas este mercado não representa um grande número em vendas.

E sim, o importato e o Michael Jackson vão custar o mesmo...

Ao invés de gastar dinheiro enchendo o carro com estas porcarias visuais, poderiam investir este dinheiro em coisa melhor, como bloqueio de diferencial e ou guincho embutido.

É bom eu comprar minha Kombi antes de façam um bico de fibra para amortecer o impacto e esconder o Air Bag.

Abs

Clemente

thix4
01/11/2012, 16:27
opa, pretendo sim tratar bem do meu e conhecer muitos lugares com ele!

vlw

Tranquilo thix;

façamos então como os donos das bandeirante, defender, samurais: cuidaremos muito bem dos jipinhos

maxdelta
01/11/2012, 18:18

Eu tenho 1,98 de altura e 150 malditos kg, te falo q o jimny ainda é mais espaçoso q o troller e o wrangler!

Eu estava seriamente pensando em comprar um zerokm aquele vermelho com assoalho emborrachado, mas... me lembrei de um detalhe, preciso pagar ipva e seguro, com o samurai eu não preciso me preocupar com seguro, e ele nem tem ipva. vou ficar com meus 234 reais anuais, talvez eu pegue um samurai canvas quando aparecer! O valor de um carro zero com seguro já vou gastar agora, eu reformei completamente meu samurai, devo ter gastado uns 3000mil, o ipva do jimny, é 2400 cotei o seguro aqui com a empresa q faz dos meus veículos de trabalho, ficou em 4pilas! É 6400 de punição anual por ter um veículo novo! Em 4 em 4 anos compro um samurai com isso! O troller nem se diz quanto q é! Wrangler não gosto de imaginar! Se o governo mudar a tributação dos veículos eu compro um zero imediatamente, mas assim, prefiro meus velhos.

Marcelo-HPE
01/11/2012, 19:05
Pessoal, com todo respeito , mas vc estão sendo injustos com o troller , o troller é um jipe para off road pesado , que vc ainda pode amdar bem no asfalto ,
No asfalto o troller da de 1000000 a zero num defender 90 , pois da para rodar a 120km/h sem esgoelar o motor como no defender ou jimmy , e nas subidas de serra ( asfalto)??? o troller sobe a 110km/h como uma hilux 3.0 de 163cv , e não a 60km/h como um palio 1.0 , defender ou jimmy .
No off -road todos são bons tanto jimmy como troller como denfeder !!!
Quando fui para o Jalapão, tinha um colega numa defender 110 , o bicho não passava de 100km/h no asfalto , o motorista dirigia de protetor auricular daqueles laranjinhas tipo espuma ,de tanto barulho dentro do bicho !! levamos um dia a mais no asfalto po causa disso . eu sempre em 4° marcha é claro .
quando chegou no jalapão o bicho so faltou desmontar !!! alternador , radiador , pino do diferêncial central que não deixava engatar a tração . o bicho sentou na lama preta na trilha da cachoeira de prata , que eu eu arrbentei uma cinta de 2500kg tentando tirar o bicho . só saiu depois que puxamos juntos eu e um T4 3.0 .
Quanto ao Jimmy , esse é valente acredito que tanto como o troller .
é bom de trilha é ótimo para cidade , mas o desempenho no aslfato deixa a desejar ,se esse bichinho tivesse um motor 1.6 de 110cv , iria ficar top !!!
Abração a todos

Taleban
01/11/2012, 22:57
Na minha opnião não dá para ter tudo em um carro só, ou você tem um carro de Viagem ou você tem um carro de Trilha, qualquer veiculo bem preparado para trilha não vai se sair bem na estrada e os originais para Viagem dependedo da trilha se sair do outro lado vai ser moido.

hercilio.neto
01/11/2012, 23:33
Concordo com tudo o que o Clemente disse.
Quem me conhece sabe que gosto das coisas simples e a simplicidade do Jimny (e antes, a do Samurai) sempre me atraiu.
É decepcionante essa escorregada da Suzuki. O Jimny era o último jipe montado como um jipe.
Até poderiam fabricar esse "Jimny Adventure" aí, cheio de apliques, contanto que fabricassem também um Jimny simplesinho, puro sangue, com preço mais atrativo, que honrasse a trajetória do bravo jipinho.
E sabe o que é pior? O povo vai adorar. Vão achar o máximo esse scoop e todos os apliques e curtir as trilhas chics promovidos pelas concessionárias.

Eduardo Alemão
02/11/2012, 08:31
Nunca andei num Jimny mas lembro claramente de, anos atrás, deitar sob um deles na concessionária e ficar surpreso com a semelhança do chassis da viatura com o(s) meu(s) Samurai(s) :) Em time que tá ganhando não se mexe!

Concordo com o Gauer mas to tentando ver o lado positivo dessa paspalhada da SuzukiBR: os caras pegaram um carro excelente e estão fazendo uma maquiagem duvidosa, ao contrário das demais montadoras que partem de plataformas ordinárias e vendem um produto pseudo-aventureiro a custa de muito plástico, adesivo, e nome bonitinho. Ou seja, enquanto não meterem a mão na "estrutura" do Jimny (eixo rígido, reduzida, chassis) ainda dá pra ser feliz.

ESTEBAN
02/11/2012, 15:11
Esses enfeites são do jimny 2013 que roda na europa , o modelo 2013 é esse

Joker Corvo
02/11/2012, 15:59
Eu não entendi muito bem. As mundanças foram só no exterior? Pois vendo a página da Suzuki do Japão o carro é o mesmo (aparentemente). Acredito que tudo isso foi obra da própria Suzuki e não da Souza Ramos.

??? ????&??????? ?????????? (http://www.suzuki.co.jp/car/jimny_x_adventure/lineup_price/index.html)

Marcus C.
03/11/2012, 12:06
Não quero defender ninguém mas acho que a SR não é culpada por essas mudanças de estética.

Também não gostei desse scoop no capô mas parece que é a tendência do Jimny 2013. No japão ele já está assim, como o Joker Corvo colocou no post acima, na Europa virá assim também e no Chile já é vendido como "New Jimny" (será que o jimny brasuka será também exportado pra america so sul?).

A SR é culpada sim pela troca de alguns materiais de qualidade por materiais sem qualidade, mas ainda confio na proposta do Jimny.

http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/c67.0.403.403/p403x403/68772_4654755806841_766568888_n.jpg

SUZUKI AUTOS | NEW JIMNY (http://www.suzuki.cl/autos/modelos/ficha-JIMNY.php)

Suzuki Jimny Facelift 2013: Geländezwerg geht in nächste Runde (Bildergalerie, Bild 1) - 4WHEELFUN (http://www.4wheelfun.de/bilder/suzuki-jimny-facelift-2013-der-gelaendezwerg-geht-in-die-naechste-runde-5096799.html#fotoshow_item=8)

Abs,
Marcus

inacio
03/11/2012, 14:00
:stop:. E o pessoal que não tem dinheiro, se contenta com os antiguinhos usados

os antigos tbm custa vai montar um

nanito
05/11/2012, 12:47
:stop:. E o pessoal que não tem dinheiro, se contenta com os antiguinhos usados

os antigos tbm custa vai montar um

Olha, comprando um Vitara ou um Samurai por uns 20k, com a diferença de 25k prum Jimny zero, dá pra montar uma viatura zerada e muito superior a um Jimny zero originalzinho. Mas isso pra quem é muito apaixonado né...

maxdelta
05/11/2012, 17:47
Olha, comprando um Vitara ou um Samurai por uns 20k, com a diferença de 25k prum Jimny zero, dá pra montar uma viatura zerada e muito superior a um Jimny zero originalzinho. Mas isso pra quem é muito apaixonado né...
e NÃO PAGA IPVA! Pelo menos não no rio, qualquer viatura com idade superior a 15 anos! O jimny é $2074 a versão pelada(ipva+taxas) e $2754 a versão completa com as taxas!

tBueno
05/11/2012, 17:54
É pessoal eu sou um feliz novo proprietário de um velho Samurai....hehehe

De um lado tb gosto de simplicidade e funcionalidade, adoro jipes com ares rústicos e que mostram a que vieram. O Jimny é um jipinho muito simpático, até pensaria em comprar um novo, mas ele não tem a capota conversível como o Samurai. (Olha eu garimpei até achar um Canvas em bom estado).

Mas pelo lado da Suzuki eles tem que se preocupar em vender, e pra isso eles tem que agradar a maioria, e esta não é a que vai pegar o jipinho e colocar no barro, a maioria vai usar como um carro do dia-a-dia, assim como as TR4 da vida. Então essas pequenas alterações na cara dele é para isso. O importante é ele não perder sua funcionalidade, pois é um verdadeiro off-road valente assim como seus ancestrais.

Abs.

Luiz Felipe Guerra Jr
06/11/2012, 23:53

Você leu meus pensamentos, no inicio do ano avaliei comprar um jimny 2009 mas na época estava por 49mil então comprei um 2002 por 26mil com 50mil km rodados e direto do 1º dono sem intercambio de revenda. Eestou gastando o resto em preparação para-choques e protetor de tcase rc 4x4, xcrawler 2,65 herdada do samurai, warn m8000 tambem herdado do samurai mas agora com cabo sintético, snorkel ogz, bloqueio arb com compressor para encher pneu, bf at 31, mangels combat. A caminho tem um kit de suspensão de 10cm da 4x4fourart e um amortecedor de direção procomp, falta definir um jogo de pneus para trilhas e devo ficar com algum no bolso ainda. E acredito que em alguns anos basta despir este e vestir outro.
Carro zero não é, necessariamente, a melhor opção tive um samurai por 4 anos comprei com sabe-se lá qual kilometragem e vendi sem muitas dores de cabeça. Tenho certeza que com esse jimny vai ser ainda melhor.

E quanto a parafernalha que estão colocando no jimny podemos ter certeza que tem mané comparando jimny com ecosport e adventures da vida.
Se fizerem facelift para vender mais jimny melhor ficando a mecânica como é acho que só temos a ganhar, mais jimny´s usados daqui alguns anos e mais peças de reposição.

Luiz Felipe Guerra Jr
07/11/2012, 00:07
Lembrei de uma conversa de meu tio comigo ano passado. Ele me contando: Bah atolei na praia com a caminhonete (strada adventure e-locker) e liguei a TRAÇÂOZINHA e não adiantou, acho que teu jipe ( na época o samurai com bf mud 31) tambem não passava.

Na boa tentei explicar porque era meu tio senão desconversava na hora. Mas me dei conta que talvez um jimny a fantasia pudesse chamar a atenção dele.