PDA

Ver Versão Completa : Levantar a carroceria ou não levantar?

evertfnd
30/10/2012, 21:13
Amigos,

Sou novato no fórum e também no mundo 4x4 então desculpem se a pergunta é muito sem noção. Seguinte: Tenho uma Toyota, 92 que atualmente esta utilizando pneus lisos, 16, 265, 175 ( acho q é isso) scorpion. Fiz uma trilha e desejo fazer novas. Um amigo em quem confio disse que seria legal eu levantar a carroceria e colocar + 2'', pois com as rodas que ele me indica um new frederico 33'' os pneus devem agarrar. Fui ao mecânico que é um cara fera no 4x4 e ele me disse que eu deveria pensar muito sobre isso, pois tal modificação proporcionaria várias quebrar futuras e sobrecarregaria muito o carro, além de fazer com que eu perca muita estabilidade. Eu sou novato neste mundo off-road e sei que os dois sacam bem das coisas. O mecânico me disse que eu deveria usar pneus 32 11...e que seria tranquilo pra fazer as trilhas. To meio perdido e sem saber o que faço? Algém ajuda? A tá...um terceiro mecânico disse que pra levantar o carro bastava ir no moleiro....eu tô sem saber o que fazer. Alguém pode ajudar?

dudu83
31/10/2012, 02:13
não vejo pq aumentar a caroceria em 2" causa quebras, mas a diferença dos pneus 33 pros 265/75 (31") é muito pouca o mais simples seria continuar na mesma medidad de pneus colocando eles borrachudos e investir num guincho, quanto mais original a incidencia de quebras vai ser menor..

Dimasi
31/10/2012, 06:38
Pneus 33" com os calços originais raspam na lataria. Calço de 2" resolvem mas precisam ser feitas adaptações na direção. Coisa simples e tb acho que não causa quebras.
Abs

hercilio.neto
31/10/2012, 21:42
Meus calços são de 1,5". Acomodam muito bem os pneus de 33".
Mas como alertou o Dimasi, essa medida de calços exige alterações na posição da coluna, além das hastes dos paralamas. Para quem tem o suporte de bateria no cofre do motor também precisa mexer ali.
Não quebra nada não.
No meu outro Band eu usava pneus com essa medida que você usa (1001 genius). Tinha calços de 0,5" e não precisou mexer em nada. E olha, não deixava nada a desejar.

junior888
31/10/2012, 21:45
Pode ir sem medo, nao vai quebrar nada, e estabilidade, nao vai mudar quase nada...
minha band é SPOA (molas por cima dos eixos), pneus 35, e faço todo tipo de trilha, e nunca quebrou nada...

evertfnd
01/11/2012, 00:18
Valeram as dicas rapaziada! Agora estou mais animado....queria muito colocar os pneus maiores..hehehhe...aproveitando...o cara disse que eu deveria dar um passe no off set da roda, é por aí mesmo? E sobre as pequenas mudanças quais seriam? Qualquer mecânico que for ver as rodas saberá que deve fazer as mudanças? É algo simples de verificar?

fabioabe
01/11/2012, 18:52
Sobre calços, eu iria de 1 polegada pq nao precisa mexer na direcao. Aih se precisasse rebateria as molas. Tem q ver o quanto esta rebatido.
Eu colocaria os pneus e veria se esta pegando, pra depois comecar a mexer. A sua band eh original com certeza? Tem esse detalhe tbm.
sobre o off set, tem que tbm ver se esta pegando na pinça do freio a disco ou no terminal da direção.

evertfnd
04/11/2012, 03:26
Galera,

Outra dúvida...esta VTR esta comigo faz pouco tempo e fiz uma trilha só. O carro esta com algumas modificações mas não muitas.O que vocês indicam em termos de modificações pra a Bandeirantes 92 ficar tinindo pra fazer trilhas, mas também ser usado no dia a dia?

marciorank@gmail.com
04/11/2012, 08:57
Meus calços são de 1,5". Acomodam muito bem os pneus de 33".
Mas como alertou o Dimasi, essa medida de calços exige alterações na posição da coluna, além das hastes dos paralamas. Para quem tem o suporte de bateria no cofre do motor também precisa mexer ali.
Não quebra nada não.
No meu outro Band eu usava pneus com essa medida que você usa (1001 genius). Tinha calços de 0,5" e não precisou mexer em nada. E olha, não deixava nada a desejar.
blz ai Hercilio
qual a alteração que voce fez nas hastes dos paralamas e
de que material são os calços de 1,5"

maxrabelo
07/02/2013, 11:34
Bom dia senhores.
A pouco tempo reformei minha bandeirante e estou usando os calços originais, porém proximo ao eixo traseiro, a carroceia fica encostando no chassi. Futuramente pretendo usar pneus 33", sendo necessário levantar a carroceria.
Vi que este assunto foi amplamente discutido no forum, inclusive sobre os famosos topKits, mas tive uma ideia que ainda nao vi nenhum comentário a respeito.
Muitas pessoas usam calços de tecnil, PU, pneu, coxim de motor de opala,etc etc... e em muitos casos acabam nao utilizando o contra calço (vou procurar uma foto aqui do forum mostrando este contra caço, presente nos topkits). O calço original,, mesmo sendo pequeno ja vem con este contra caço:
393935
pensei entoa em usar este calço original junto com um calco redondo da carroceria original da band, fazendo um lift de 1", sendo necessário apenas comprar parafusos maiores:
393936
Vi que é necessário levantar um pouco a caixa de direção com arruelas. Poderia usar 4 este calço redondo? assim a caixa teria um lift igual ao da carroceria...
Um mecanico me falou em substituir a junta na direçao por uma cruzeta, é realmente necessário?
Também é necessário ajustar os paralamas dianteiros, o detalhe é que nos meus, um esta na regulagem minima, o outro na regulagem máxima.
Seguem fotos de como está a band hoje.
393937393938393939393940393941393942
Esta utilização combinada de calços é viável? Acredito que possa aliar baixo custo, facilidade de instalação e reposição de peças, usando calços origiais da band.

maxrabelo
07/02/2013, 11:47
Seguem fotos das arruelas na caixa de direção do guiga tostes, e o calço topkit com contra calço na band dele.
.393943393944
ele usou calço de 1,5" topkit, fazendo assim um lift de 1", semelhante ao que quero fazer na minha, mas usando calços originais.
Fiz o orçamento, cada peça de borracha 1" de altura, 2" de diametro, com furo de 1/2" custa 2,50
cada parafuso de aço 8,8, 10mmx7cm (o do caçoo quarado original é 4,5cm) custa 0,60 com arruela.

Na carroceria da band curta são:
10 calços completos
2 nos estribos
2 extra na porta traseira
4 pra caixa de direção (pode ser só arruela, nao sei.)
2 pra levantar o painel dianteiro.
Total: 20 calços
Custo total: 62 reais.

titanium
07/02/2013, 11:53
Ótima iniciativa, Maxrabelo.

Mas só para ponderar... o pessoal utiliza outros materiais visando o conforto, ou seja, materiais mais macios.
Era o caso dos Topkits, que proporcionavam altura e macies ao mesmo tempo.
:)

Mas em termos de baixo custo, a sua solução é muito interessante.

Em relação a altura dos paralamas, eu não saberia sugerir uma solução, que não fosse soldar uma chapa para fazer complemento (extensão) à existente.

Em relação a Caixa de Direção, você poderia utilizar uma cruzeta.
Tem umas que são pequenas, mais ou menos do tamanho que falta para chegar ao setor hidraulico.
Em ferro velho encontra-se com facilidade.

Mas as arruelas também devem resolver o problema.

Não ajudei muito, mas logo logo aparece os mais experientes!
rsrs

:D

Abraço

maxrabelo
07/02/2013, 12:19
o pessoal utiliza outros materiais visando o conforto, ou seja, materiais mais macios.
Era o caso dos Topkits, que proporcionavam altura e macies ao mesmo tempo.

Titanium, obrigado pela ajuda.
Não tenho muita experiancia com PU ou tecnil, mas acho que são mais duros que a borracha dos calços originais.
A intenção é esta, aliar maciez e levantar a carroceria, queria os topkits mas nao existem mais...
Sobre a cruzeta, minha intenção era nao usar, acho que é uma adaptação a menos, daí usar arruelas ou o proprio calço na caixa (preciso confirmar se usando o calço teria algum problema).

Os paralamas, como tem um no curso mínimo, acho que como só vou levantar 1" o curso da regulagem permite, mas se nao der, a chapa soldada é uma boa alternativa.
Acho interessante também usar uma arroela plastica ou manta de borracha (5mm de espessura) entre o paralama e o chassi, pois é o unico ponto que a carroceria (ou parte dela) entra em contato com a lata sem nada para absorver a vibração... vai ver é por isso que vemos tantos paralamas trincados (o meu tricou dias atras inclusive)

Abraço

titanium
07/02/2013, 12:29
Pois é...
Em relação a caixa, eu acho mais apropriado usar as arruelas, pois elas darão maior sustentação.
Não acho que a caixa deve ter "jogo". o que aconteceria com as buchas.

E achei ótima a ideia de ter uma borracha entre o paralama e a chapa que fica sobre ela (com o nome Bandeirante).
Gostei!

:)

OliveiraDf
07/02/2013, 12:37
Pessoal, acredito que 1a polegada não necessita mexer na direção, como comentado no tópico topkits, e se tiver basta colocar umas poucas arruelas. Eu vou de 1,5 polegada.

Maxrabelo, estranho as regulagens dos paralamas, eu quando for trocar os calços da carroceria pretendo usar borracha lonada, e quando for fazer vou desmontar toda a frente para pintar o painel frontal e dar um novo alinhamento.

Em relação aos parafusos mais longos, minha dúvida está em qual parafusos utilizar, posso ir em uma casa de parafusos e pedir parafusos mais longos na medida dos originais, e o material deles?

Grande abraço

maxrabelo
07/02/2013, 12:57
Oliveira, voce disse que 1 polegada nao precisa mexer.. mas é calço de 1 polegada ou lift de 1 polegada?
1,5 polegada de lift precisa modificar a direção? Tenho receio de somente 1" de lift (o carro vai ficar com 1,5" final) os 33" ficarem raspando.
Sobre os paralamas também pretendo colocar a borracha lonada junto ao chassi. A borracha que o titanium comentou, entre o paralamas e a peça escrito bandeirante, eu coloquei debrum ou galao do fusca, é super barata e serve certinho, ficando com um bom acabamento, coloquei entre todas as peças da dianteira da carroceria.
Os parafusos, eu levei os originais, o que precisa ser igual é o aço (tem escrito BEL 8,8 no parafuso), e mesmo tipo de rosca e diametro. Acho que estas informaçoes bastam.

Vale lembrar que a peça de borracha pode ser encontrada avulsa em casas de borrachas e existem diferentes diametros(em lojas de autopeças eu so encontrei o jogo completo do calço da band, que é mais caro e vem com parafusos que nao vou usar) .
Voce pode usar 2 peças de 1" + calço quadrado original, ficando com altura final de 2,5" (lift de 2"), ou procurar a peça de 1,5" e junto com o calço ficar com 2" de altura final (1,5" de lift).

Abraço

hercilio.neto
08/02/2013, 00:19
Oliveira, voce disse que 1 polegada nao precisa mexer.. mas é calço de 1 polegada ou lift de 1 polegada?
1,5 polegada de lift precisa modificar a direção? Tenho receio de somente 1" de lift (o carro vai ficar com 1,5" final) os 33" ficarem raspando.
Sobre os paralamas também pretendo colocar a borracha lonada junto ao chassi. A borracha que o titanium comentou, entre o paralamas e a peça escrito bandeirante, eu coloquei debrum ou galao do fusca, é super barata e serve certinho, ficando com um bom acabamento, coloquei entre todas as peças da dianteira da carroceria.
Os parafusos, eu levei os originais, o que precisa ser igual é o aço (tem escrito BEL 8,8 no parafuso), e mesmo tipo de rosca e diametro. Acho que estas informaçoes bastam.

Vale lembrar que a peça de borracha pode ser encontrada avulsa em casas de borrachas e existem diferentes diametros(em lojas de autopeças eu so encontrei o jogo completo do calço da band, que é mais caro e vem com parafusos que nao vou usar) .
Voce pode usar 2 peças de 1" + calço quadrado original, ficando com altura final de 2,5" (lift de 2"), ou procurar a peça de 1,5" e junto com o calço ficar com 2" de altura final (1,5" de lift).

Abraço
Maxrabelo,
Meu Bandeirante está com lift de 1,5 pol.
Essa alteração permitiu acomodar perfeitamente os pneus 33", mas tem que mexer...
A principal é na direção. Tem que calçar a caixa no suporte e alterar a fixação na parede corta fogo.
Também tem que adaptar a haste do paralama. No meu jipe a solução usada não me agrada, foram feitos novos furos e cada paralama está preso somente por 2 parafusos.
Para quem tem a bateria no cofre do motor também tem que mexer porque o suporte (que é fixado no chassi) fica pegando no paralama.

maxrabelo
08/02/2013, 01:51
Grande Hercilio, obrigaod por mais uma vez me auxiliar nas minhas intevençoes na band.
Sua bandeirante esta com calcos de 1,5" ou está 1,5" mais alta que a original?

Estive pensando e conversando hoje na reuniao do jipe clube, e me falaram que colocar um calço sobre o outro poderia ter problema de deslocamento lateral da carroceira...
Assim, pensei em cortar o calço original e usar só a parte do contra calço, que ja tem a porca soldada, e na parte do calço propriamente dito eu usaria a peça de borraça agora com 1,5", pois removi a parte do calço original que era de 1/2".
esta questão do deslocamento lateral procede?
Muitas pessoas usam tecnil ou PU, que ao materiais mais caros e ao meu ver mais rígidos. Qual a vantagem destes materiais se comparados com a borracha?
Acredito que a borracha por ser mais macia, melhoraria o conforto.
Outra pergunta: é necessário a cruzeta na direçao ou só calçar a caixa resolve?
Caso so calçar resolva, qual o limite para uso deste calço com arruelas?
A partir de quantas polegadas é necessário usar a cruzeta?
Ao calçar a caixa de diréçao, o angulo do braco pitman é modificado. qual a consequencia disso? o volante ficará um pouco girado? ou o carro perderá alinhamento entre as rodas dianteiras?

Abraço

Max

cristiano
08/02/2013, 08:24
esta questão do deslocamento lateral procede?

SIM

Outra pergunta: é necessário a cruzeta na direçao ou só calçar a caixa resolve?

Somente calçando a caixa resolve o problema de angulação, eu fiz uma flange na minha ao invés de encher de arruelas, a caixa fica com mais apoio. A flange consiste em fazer uma chapa na altura desejada com o mesmo desenho da base da caixa.

Caso so calçar resolva, qual o limite para uso deste calço com arruelas?

Já vi calçarem a caixa com pelo uso de calços de 2.5"

A partir de quantas polegadas é necessário usar a cruzeta?

Não é necessário o uso de cruzetas na caixa

Ao calçar a caixa de diréçao, o angulo do braco pitman é modificado. qual a consequencia disso? o volante ficará um pouco girado? ou o carro perderá alinhamento entre as rodas dianteiras?

Caso aconteça, o que provavelmente não irá, você retira o pitman e coloca em outra posição.

cristiano
08/02/2013, 08:25
Eu uso calços de 1.9" do Opala e ficaram perfeitos e estáveis.

maxrabelo
08/02/2013, 15:59
Cristiano, muiito obrigado pelas explicaçoes!
Pelo que vi o unico problema que realmente pode acontecer é o deslocamento lateral de um calço sobre o outro.

Voce acha que usar a peça de borracha redonda de 2", e usar somente a parte do calço original que é soldada na porca resolve isto?

em termos de qualidade, durabilidade, conforto, etc..a borracha é melhor ou pior que PU e tecnil?

Cheguei a ver sobre calços do opala, mas vi o pessoal usando os coxins do motor, e como não tem o parafuso passante fiquei receoso quanto à segurança.
Para melhorar a segurança vi que algumas pessoas retiram os parafusos do coxim e colocam um parafuso passante, mas aí acho que vale mais a pena pensar nas peças de borracha, que já vem na medida necessária e teoricamente são do mesmo material.

Após o carnaval vou comprar as peças e trocar os calços.. a espectativa é grande.

Abraços e bom carnaval a todos.

hercilio.neto
08/02/2013, 19:17
O lift de carroceria do meu jipe não fui eu que fiz, já comprei assim.
Usa dois calços sobrepostos em cada ponto. Um de PU de 1" e outro de borracha de 1/2"
Não tenho problemas com deslocamento da carroceria.
Calços de borracha não deixam o jipe mais macio, mas tira aquela bateção na lata. O problema é que com o tempo a borracha cede. Aí voce vai reapertando os parafusos até que chega a hora de trocar o calço. Os de PU duram muito mais.
No meu jipe os calços de borracha já chegaram no limite.
Vou trocar somente os calços de borracha e manter a configuração.

MarcioNatal
08/02/2013, 21:50
Fala Hecílio.

Aqui temos uma empresa que faz calços para todo tipo de carro. Sendo a peça em borracha, eles fazem!! Um dos materiais usados é interessante: borracha de pneu de empilhadeira!! Eu não sabia que alguns desses pneus não usam câmara de ar, são de borracha maciça.

394200

As medidas das peças em borracha, o cliente pede e eles fazem.
Eu mandei fazer os calços da minha carroceria com essa borracha(4 cm) e anéis de borracha lonada de pneu de caminhão(1,5 cm) para ficarem entre as arruelas dos parafusos que prendem os suportes da carroceria ao chassis.
Alguns jipeiros já usam esses calços há anos, e dizem que duuuuram bastante e que após os primeiros apertos não cedem mais.
Inclusive, um disco que colocam no final das molas do feixe de molas, para elas deslizarem umas sobre a outras, estão sendo feitos usando essa borracha e também esta aprovando. Também vou colocar na viatura.

Um abraço

Márcio Humberto

dudu83
09/02/2013, 05:46
por que usar os calços originais? ate onde me lembro esse calços originais nem sao tao baratos sem falar que apodreçe e a porca acaba soltando...

eu peguei um perfil de aço fiz furos maiores que os parafusos broca de 11 ou 12 mm nao me lembro bem soldei uma porca depois colei uma borracha lonada fininha do outro lado, ou seja fiz igual o top kits :dance: depois comprei uma borracha lonada igual a usada nos calços originais so que mais grossa e comprei uma borracha masi macia pra fazer o contra calço, porca mais aruela não gastei nem R$20 pra fazer os calços.. so investi um pouco mais nos parafusos de inox rsrs

uso topkits na branca e nao acho nada demais os la de tras ja estao esmagados... quando for fazer algum pedido da neoprex vou mandar fazer os calços de neoprene porem fretado (sanduiche de chapas de aço e neoprene) e o contra calço de neoprene (o topkits é feito de neoprene) porem os calços dianteiros e os la de tras vou fazer um retangulo de uns 10 x 4 cm vai ficar igual um apoio de ponte rsrsrs

Dimasi
10/02/2013, 11:10
Faz vários kits e vende hehehehe. Vai ganhar um dinheiro. Eu mesmo vou querer um para uma futura reforma.

BANDEIRANTE FRANK STAIN
19/02/2013, 13:37
Esses calços originais não valem nada, uso na minha o do motor mwm ficou mais alto e bonito

Fe_jipeiro
19/02/2013, 15:36
Esses calços originais não valem nada, uso na minha o do motor mwm ficou mais alto e bonito
Qual aplicação que é este calço do MWM ? Quantas polegadas ?

Tem como postar fotos para ver o resultado ?

Abs.

AlexandreStudart
19/02/2013, 23:32
por que usar os calços originais? ate onde me lembro esse calços originais nem sao tao baratos sem falar que apodreçe e a porca acaba soltando...

eu peguei um perfil de aço fiz furos maiores que os parafusos broca de 11 ou 12 mm nao me lembro bem soldei uma porca depois colei uma borracha lonada fininha do outro lado, ou seja fiz igual o top kits :dance: depois comprei uma borracha lonada igual a usada nos calços originais so que mais grossa e comprei uma borracha masi macia pra fazer o contra calço, porca mais aruela não gastei nem R$20 pra fazer os calços.. so investi um pouco mais nos parafusos de inox rsrs

uso topkits na branca e nao acho nada demais os la de tras ja estao esmagados... quando for fazer algum pedido da neoprex vou mandar fazer os calços de neoprene porem fretado (sanduiche de chapas de aço e neoprene) e o contra calço de neoprene (o topkits é feito de neoprene) porem os calços dianteiros e os la de tras vou fazer um retangulo de uns 10 x 4 cm vai ficar igual um apoio de ponte rsrsrs

Dudu, por gentileza você consegue algumas fotos? Não consegui visualizar sua explicação.
O dono anterior colocou calços do motor do Opala junto com um anel de +- 1,5cm de tecnil. Não sei dizer se é duro ou não, as que já andei acho a mesma coisa.
Obrogado, Alexandre

OliveiraDf
20/02/2013, 14:14
:zzz: alguém tem novidades?.

dudu83
22/03/2013, 15:11
402030402031402032402033

fui dar um aolhada nos top kit e ja estao bem prensados substitui alguns por esse material ai da foto..

fabiano r
22/03/2013, 17:54
402055402056

eu uso os do opala fica bem macio! se quiser consigo mais fotos no momento só tenho essas duas

hercilio.neto
22/03/2013, 19:01
eu uso os do opala fica bem macio! se quiser consigo mais fotos no momento só tenho essas duas

São calços do motor do opala?

fabiano r
22/03/2013, 19:53
São calços do motor do opala?

sim Hercilio são coxins do motor do opala
se quizer mais alguma foto vou ali tirar.

dudu83
22/03/2013, 21:20
402114402116

mais algumas, é muito importante utilizar parafusos de inox pq os de aço pra retirar dão muito trabalho, com essa "lona" e os parafusos de inox não gastei nem R$30,00...

hercilio.neto
22/03/2013, 22:31
sim Hercilio são coxins do motor do opala
se quizer mais alguma foto vou ali tirar.

O coxim do opala vem com rosca dos dois lados, voce trocou o parafuso ou colocou as porcas diretamente nas roscas?

cristiano
23/03/2013, 08:06
O coxim do opala tem prisioneiros, não tem como usar parafusos de aço.

Eu uso calços do Opala, eles tem 1.9" e você precisa calçar a caixa de direção e aumentar a coluna uns 4cm, se não aumentar a junta elástica vai arrebentar.

Tem que calçar muito a caixa, então não faça com arruelas, faça uma flange e o parafuso da caixa virado para o motor tem que ser trocado por prisioneiro, porque não tem espaço para usar um parafuso normal.

cristiano
23/03/2013, 08:10
Desculpe, eu tive que mexer na coluna porque minha DH foi adaptada e o mecânico na época aproveitou minha própria coluna ao instalar cortando a mesma, então essa medida de 4cm pode variar.

fabiano r
23/03/2013, 10:58
Hercilio, conforme nosso amigo Cristiano falou os coxins de opala vem com prisioneiros então é só colocar arroela e porca

fabiano r
23/03/2013, 11:03
Desculpe, eu tive que mexer na coluna porque minha DH foi adaptada e o mecânico na época aproveitou minha própria coluna ao instalar cortando a mesma, então essa medida de 4cm pode variar.

Cristiano por favor posta umas fotos da sua DH pois eu estou com problema na minha q já foi arrancada em um solavanco conforme postei no tópico direção para band. Tentei colocar a junta elastica mas ela estava sempre esticada ao máximo dai coloquei uma barra elastica mas essa sempre cria folgas. desde já obrigado!

hercilio.neto
23/03/2013, 18:10
Hercilio, conforme nosso amigo Cristiano falou os coxins de opala vem com prisioneiros então é só colocar arroela e porca

Certo, mas se tem 1,9 pol., fica grande pra mim. O meu jipe está com 1,5" e não quero mexer mais, nem no paralama, nem na direção. A junta elástica já está no limite.
Só por curiosidade: aquele calço que fica atras da porta, o prisioneiro não fica saliente dentro do carro?

cristiano
23/03/2013, 20:04
Se fizer toda a receita não tem problema. A junta deve estar no limite porque a coluna ficou curta ou a caixa pouco calçada. O prisioneiro desse calço atravessa o assoalho e a porca fica no assoalho por cima, nada grave.

Fabiano, não conseguirei postar fotos esses dias, mas façamos ao contrário, posta algumas fotos da sua instalação que te digo está o problema.

Eu uso pneus 35, não tem almoço grátis.

fabiano r
25/03/2013, 07:41
Certo, mas se tem 1,9 pol., fica grande pra mim. O meu jipe está com 1,5" e não quero mexer mais, nem no paralama, nem na direção. A junta elástica já está no limite.
Só por curiosidade: aquele calço que fica atras da porta, o prisioneiro não fica saliente dentro do carro?

Não Hercilio nenhum dos calços fica salientes. vou tirar outras fotos p lhe mostrar como fica.

Cesar1971
28/03/2013, 00:03
Parece que esses coxins do opala resolve

Cesar1971
28/03/2013, 13:46
Vejam esses:
Coxim De Borracha - Impacto E Vibração - Vibra-stop Original - R$ 27,43 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-471197050-coxim-de-borracha-impacto-e-vibraco-vibra-stop-original-_JM#questionText)

Dimasi
28/03/2013, 18:47
Esses calços são para motores estacionários. Veja que a capacidade de carga é baixa e a de tração muito pequena. acho que não rola.
Na minha primeira Band instalei os topkits de 1", depois de 3 anos eles cederam um pouco mas estão integros e absorvem bem os impactos. A nova está com os originais. Eles ainda estão inteiros, mas quando precisar trocar, vai ser um problema. ainda não ví uma solução realmente prática.

Carlo Pecca
18/06/2013, 22:38
Para não esquecer-mos:
DUDU - com as lonas como calço em termos de vibração, diminui?

Fabiano r - vc pode colocar as fotos de como resolveu o deslocamento da cx de direção e junta elástica?

fabiano r
19/06/2013, 08:28
Bom dia Carlo!

Segue as fotos,
417441417442417443417444417445417446

Eu usei um cardã da coluna de direção do caminhão mercedes que ganhei em uma oficina(não sei ao certo de qual caminhão) mas depois de td pronto encontrei essa do link a baixo que sai mais barato e não precisa quebrar a cabeça. (nas fotos apareçe o escapamento quase raspando na coluna mas isso já foi resolvido, estava com escapamento provisório mas agora fiz o definitivo que ficou com uma boa distância da coluna
www.gama4x4.com.br/cardan-para-adaptar-direc-o-hidraulica-em-4x4.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.gama4x4.com.br/cardan-para-adaptar-direc-o-hidraulica-em-4x4.html)

Carlo Pecca
19/06/2013, 11:32
Valeu Fabiano, vou ver se ainda tem o Cardan na Gama4x4.
Grd.Abraço.

fabiano r
19/06/2013, 13:39
Valeu Fabiano, vou ver se ainda tem o Cardan na Gama4x4.
Grd.Abraço.

Carlo olha se esse cardã da gama é estriado, pois não tive bons resultados com outros cardãs que não tinha estria pois criava folga prematuramente.

Abraço!

Carlo Pecca
19/06/2013, 18:45
Oi Fabiano
Infelizmente já não aparece mais no site o cardam. A luta continua...

hercilio.neto
19/06/2013, 19:07
Carlo,
Tem no site da Gama4x4
Cardan para adaptar direção hidraulica em 4x4 (http://www.gama4x4.com.br/cardan-para-adaptar-direc-o-hidraulica-em-4x4.html)

Carlo Pecca
19/06/2013, 21:57
Blz pessoal já vi na Gama, custa só 70pilas. Agora é juntar a grana.
Abraço a todos.

hercilio.neto
19/09/2013, 22:12
O lift de carroceria do meu jipe não fui eu que fiz, já comprei assim.
Usa dois calços sobrepostos em cada ponto. Um de PU de 1" e outro de borracha de 1/2"
Não tenho problemas com deslocamento da carroceria.
Calços de borracha não deixam o jipe mais macio, mas tira aquela bateção na lata. O problema é que com o tempo a borracha cede. Aí voce vai reapertando os parafusos até que chega a hora de trocar o calço. Os de PU duram muito mais.
No meu jipe os calços de borracha já chegaram no limite.
Vou trocar somente os calços de borracha e manter a configuração.

O jipe está no meca trocando os calços.
Na verdade serão trocados os calços de borracha, continuarei usando os calços da Band Picape (os redondos). Os de PU estão em bom estado e vou mantê-los.
Atualmente está com um contra-calço também de borracha... o meca achou que é desnecessário. Vamos ver.

hercilio.neto
24/09/2013, 01:44
Como eu disse em outro tópico, a travessa de trás está trincada na ponta. Bem onde vai o calço do lado do motorista.
Então antes será soldado o chassi.
Vejam como estava:

432264 432265

fabiano r
24/09/2013, 07:47
Como eu disse em outro tópico, a travessa de trás está trincada na ponta. Bem onde vai o calço do lado do motorista.
Então antes será soldado o chassi.
Vejam como estava:

432264 432265

Hercilio coloca 2 calços um do lado do outro, deixa ver se tenho a foto do meu aqui.

fabiano r
24/09/2013, 07:50
432267

Na parte de cima coloquei uma chapa para dar sustentação ligando um coxim ao outro.

Carlo Pecca
24/09/2013, 08:06
Bom dia Fabiano
Ficou bem legal essa fixação. Para ter uma melhor idéia de como ficou a sua carroceria com os calços, vc pode tirar mais fotos do tipo frente, traseira, lado ESQ e DIR, beleza?

fabiano r
24/09/2013, 08:11
Bom dia Fabiano
Ficou bem legal essa fixação. Para ter uma melhor idéia de como ficou a sua carroceria com os calços, vc pode tirar mais fotos do tipo frente, traseira, lado ESQ e DIR, beleza?

Bom dia Carlo!!!!! Tudo bem com você amigo??

Cara meu jeep está na oficina desde quinta feira, olha lá no tópico do cambio q vc vai ver.... acho q hoje de noite terminamos dai eu tiro as fotos.. Estou adaptando também o freio de mão vou usar a panela do freio do fiat uno deu certinho só tive q fazer um pequeno serviço de torno, de meio dia eu atualizo do tópico.

marciorank@gmail.com
29/09/2013, 18:41
certa vez encontrei um topico em que o fulano usou outro calço, parece que era um coxim da gabine do scania
ou algo parecido, não me lembro mais, porem sei que este coxim tinha 30mm.
alguem ja usou algo parecido ou sabe de que carro é este coxim?

dudu83
29/09/2013, 20:52
so uma resalva pro pessoal que esta usando coxins... em caso de colisao a probabilidade da caroceria desprender do chassis é grande!

Carlo Pecca
29/09/2013, 21:40
PÔ DUDU, agora fiquei com medo!!!!!!!!!!
O jeito é colocar uns ganchos nas pontas da carroceria?????

hercilio.neto
29/09/2013, 23:11
Acho que o que o Dudu quis dizer é que os parafusos dos coxins não são traspassados, então a carroceria fica presa ao chassi pela borracha. Daí no caso de um acidente a borracha poderia romper-se separando a carroceria do chassi.
Coxins são feitos para trabalhar somente a compressão.
Eu acho pouco provável isso acontecer a todos os calços, mas é uma hipótese.
Eu prefiro calços furados.

MarcioNatal
30/09/2013, 10:43
so uma resalva pro pessoal que esta usando coxins... em caso de colisao a probabilidade da caroceria desprender do chassis é grande!

Esse também é o meu receio dudu83. Uma peça feita de borracha com dois parafusos/suportes nas extremidades, projetada para trabalhar só em compressão, nada de tração/torção....sei não....tenho receio.

A única coisa que prende/une os parafusos/suportes é borracha...rompeu já era, tá tudo solto!!

433030

Márcio Humberto

hercilio.neto
30/09/2013, 11:10
Acho que o que o Dudu quis dizer é que os parafusos dos coxins não são traspassados, então a carroceria fica presa ao chassi pela borracha. Daí no caso de um acidente a borracha poderia romper-se separando a carroceria do chassi.
Coxins são feitos para trabalhar somente a compressão.
Eu acho pouco provável isso acontecer a todos os calços, mas é uma hipótese.
Eu prefiro calços furados.

Os coxins são projetados para não transferir vibração, então não tem ferro encostado com ferro.
Como eu disse aqui, eu uso calços de PU e calços de borracha sobrepostos. Substitui os calços de borracha que estavam muito achatados (os de PU foram mantidos porque não deformaram), e nem usamos os contracalços. Ficou um Bandeirante normal, duro mas sem bateção.

dudu83
30/09/2013, 12:46
PÔ DUDU, agora fiquei com medo!!!!!!!!!!
O jeito é colocar uns ganchos nas pontas da carroceria?????

a unica soluçao é usar coxins com parafuso passante...

MarcioNatal
30/09/2013, 12:56
a unica soluçao é usar coxins com parafuso passante...

Que nesse caso, passaria a funcionar como um calço normal, sem ter a vantagem do "molejo" existente no uso do coxim, mas com a segurança do calço tradicional!!

Márcio Humberto

dudu83
30/09/2013, 20:19
Que nesse caso, passaria a funcionar como um calço normal, sem ter a vantagem do "molejo" existente no uso do coxim, mas com a segurança do calço tradicional!!

Márcio Humberto

é so utilizar um contra calço..

marciorank@gmail.com
30/09/2013, 22:16
blz ai pessoal,
no caso de os coxins se romperem em caso de algum acidente eu tambem ja pensei,
porem ainda não descobri algum calço que possa dar o conforto que pode oferecer
um coxim.

cristiano
01/10/2013, 08:21
Pessoal, se vocês colidirem com uma força suficiente para os mais 10 calços desprenderem, então antes deviam se preocupar em instalar uma gaiola e fazer a cinto de segurança nela, porque é mais fácil se machucar antes que o movimento da carroceria apresente algum risco.

Vocês já viram um CJ5 capotar? Sempre aparece uma notícia de gente morrendo e machucando.

Já viram um Toyota Bandeirante capotar? O teto abaixa e os calços ficam no lugar.

marciorank@gmail.com
01/10/2013, 12:28
Pessoal, se vocês colidirem com uma força suficiente para os mais 10 calços desprenderem, então antes deviam se preocupar em instalar uma gaiola e fazer a cinto de segurança nela, porque é mais fácil se machucar antes que o movimento da carroceria apresente algum risco.

Vocês já viram um CJ5 capotar? Sempre aparece uma notícia de gente morrendo e machucando.

Já viram um Toyota Bandeirante capotar? O teto abaixa e os calços ficam no lugar.
é, quanto a isto voce tem razão, se fosse de em alguma batida os mais de dez calços arrebentarem,
ja teriamos visto opalas baterem e os motores sairem voando, eu nunca escutei alguem falando isto,
porem, é um risco.
em jeep willys eu ja coloquei os coxim de motor do opala em um monte deles, e nunca voltou ninguem
para reclamar ou trocar algum que arrebentou.
abraço.

dudu83
01/10/2013, 13:18
é, quanto a isto voce tem razão, se fosse de em alguma batida os mais de dez calços arrebentarem,
ja teriamos visto opalas baterem e os motores sairem voando, eu nunca escutei alguem falando isto,
porem, é um risco.
em jeep willys eu ja coloquei os coxim de motor do opala em um monte deles, e nunca voltou ninguem
para reclamar ou trocar algum que arrebentou.
abraço.

433239nao deve ser muito legal, imagine num jipe de aço que a alavanca causada pela caroceria e bem maior...

fabiano r
01/10/2013, 17:23
Sei q estou devendo as fotos q o Carlo pediu do meu jeep com coxins de opala mas logo vou providenciar.

Agora vamos pensar em um teste simples para ver a resistência de um coxim:

Alguma sugestão?? Amarrar no jeep reduzir e puxar não dá pq se arrebenta para o lado do jeep vai levar uma paulada rsrs será q não tem jeito de testar a resistência para saber quantos Kg cada coxim suporta?

hercilio.neto
02/10/2013, 02:32
Eu acho improvável, mas prefiro não arriscar.
Os coxins na hora que estão comprimidos não são fáceis de inspecionar. Temos que admitir que pode ocorrer fadiga do material, afinal a lataria do Bandeirante é pesada e o anda e para causa um esforço de cisalhamento. Daí quando a tração da borracha for realmente solicitada pode não resistir.
Hipóteses apenas, mas porque arriscar?

Dendrobates
02/10/2013, 08:41
Essa é uma questão complicada...

conforto x segurança. Se bem que se uma band bater essa será a menor das preocupações...

também ocorre do pessoal colocar coxim maior como lift de carroceria pra erguer o jipe pra caber pneu grande, e depois altera suspensão pra caber pneuzão. ai somado pode acontecer o body roll... que é aquele jogo que a carroceria faz ao fazer uma curva. Isso pode causar um capotamento com inclinação lateral bem menor do que a original ou uma curva mais rápida.

MarcioNatal
02/10/2013, 09:09
Essa é uma questão complicada...

conforto x segurança. Se bem que se uma band bater essa será a menor das preocupações...

também ocorre do pessoal colocar coxim maior como lift de carroceria pra erguer o jipe pra caber pneu grande, e depois altera suspensão pra caber pneuzão. ai somado pode acontecer o body roll... que é aquele jogo que a carroceria faz ao fazer uma curva. Isso pode causar um capotamento com inclinação lateral bem menor do que a original ou uma curva mais rápida.

Realmente complicada, mas escolher entre conforto e segurança, opto pela segurança, sem dúvida alguma! Se quero um conforto a mais, o remédio é sair num carro de plástico.

Será que essa mudança(usar coxim no lugar do calço/contra calço normal) deixa a viatura "tão" mais macia a ponto de justificar esse upgrade?

Ainda uso o sistema tradicional, sanduíche de borracha(calço/contra calço) de pneu de empilhadeira, e nunca tive problema. Sobre a durabilidade, nem se fala!!

433364

Um abraço.

Márcio Humberto

fabiano r
05/10/2013, 09:01
Bom dia Fabiano

Bom dia Carlo! Vai mais algumas fotos, se precisar de algum angulo especifico é só pedir. Abraço!

fabiano r
05/10/2013, 09:10
433795 433797 433798 433799 433800 433801 433802 433803

Carlo Pecca
05/10/2013, 14:03
Fabiano
Muito obrigado pelas fotos, realmente fica muito radical esses coxins.Vou ver o que posso fazer no meu caso, mas ... no momento a minha preocupação é montar o motor e ver se tudo irá dar certo!!!.

Cesar1971
06/10/2013, 22:42
Fabiano, muito legal as fotos!
Passa a receita pra nós. Como você fez com a caixa de direção ? Dizem que é melhor fazer uma chapa do que usar arroelas...
Abraço!

fabiano r
07/10/2013, 07:43
Fabiano
Muito obrigado pelas fotos, realmente fica muito radical esses coxins.Vou ver o que posso fazer no meu caso, mas ... no momento a minha preocupação é montar o motor e ver se tudo irá dar certo!!!.

Bom dia Carlo! Logo vai estar com a band rodando e o motorzão zerado rsrs devagarinho a gente vai arrumando se não se quebrar antes kkkkkkkkkkkkk. Abração amigo!

fabiano r
07/10/2013, 07:45
Fabiano, muito legal as fotos!
Passa a receita pra nós. Como você fez com a caixa de direção ? Dizem que é melhor fazer uma chapa do que usar arroelas...
Abraço!

Cesar olha no tópico da DH que postei todas as fotos da minha, se precisar de mais alguma coisa é só pedir.

hercilio.neto
10/11/2013, 20:43
Pessoal,
Lendo esse tópico dos Jeep Willys, http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/130484-kit-de-calcos-modular-em-borracha-termoplastica-p-cj5.html#post2038564
vi esses calços que são vendidos na Garra 4x4. O material é Santroprene. Alguém conhece esse material? Há alguma similaridade com os topkit?
Calço de carroceria Modular 2'' Jeep cj5 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Calco+de+carroceria+Modular+2+Jeep+cj5&dept_id=1201&pf_id=cl124)

Carlo Pecca
11/11/2013, 21:39
Hercilio
Só lembrando: as cabine das nossas Band, pesam PKCt e a do CJ5 é bem mais leve. Tentei ver no anuncio do ML, mas não dão nenhuma informação de peso máximo a ser aplicado no calço!
Alguém do forum tem como saber qual era o peso máximo que os calços tipo topkit aquentavam?

João Sidnei de Lima
28/11/2019, 22:53
Boa noite Toyoteiros,
Vou encostar minha picape cabine simples prá reforma e pretendo levantar um pouco, peço ajuda.