PDA

Ver Versão Completa : D.U.W. Defender Utility Wagon



Edu MB
30/10/2012, 18:20
Amigos do fórum e visitantes ,

Estou abrindo o tópico para compartilhar a reforma e modificações que estou fazendo na minha viatura ..

Trata-se de uma Land Rover Defender 110 SW (Inglesa) ano 94/95 motor 300tdi , com 220mil Km

:safari-rig: A proposta é transformar o veículo em Utilitário e Viatura de Resgate ! :safari-rig:

Espero que gostem ... toda ajuda será bem vinda !!!

Abraços ,

José Eduardo

378123

Edu MB
30/10/2012, 18:40
Bom , pra não ficar louco nem pobre , resolvi fazer a reforma por partes :

I - Medidas emergenciais de manutenção (feito)
II - Medidas preventivas de manutenção (parcialmente feito)
III - Reforma interior (parcialmente feito)
IV - Montagem de acessórios e equipamentos
V - Acabamento final (se é que isso existe !)

Com o tempo vou colocando fotos com detalhes de manutenção :computador: ..

Abs

dudu83
30/10/2012, 21:10
se é pra resgate o interesante seria partir pra um guincho mecanico na frente e um eletrico atras... é claro que isso quando a mecanica estiver 100%

EduRS
30/10/2012, 21:29
Parabéns pela bela viatura amigo.
Ainda vou realizar o sonho de ter uma 110, com certeza é um carro único, o qual tenho muita admiração.
Boa sorte na empreitada.
Vou acompanhando o tópico.
abraços.

Meccano
31/10/2012, 13:53
Beleza de iniciativa Edu, belo carro pra isso, muita resistencia e espaço a vontade sem frescura!!

tambem me preparo pra adequar uma Defender, mas no meu caso, pra viagens com autonomia pra longo curso.

estaremos acompanhando, não deixe de postar fotos e se minha pequena experiencia na adequação do TR4 servir de algo, é só me avisar ok?

*como seu carro me parece bem legal de estado, aconselho voce ter a preocupação de fazer as modificaçãoes reversiveis, assim a Def continuará integra como merece.

mais uma vez parabens pelo carro e exito na tarefa!!!!
abração...

Edu MB
31/10/2012, 15:00
Obrigado Meccano ! Também acompanho seu tópico e acho muito inspirador , ótimas idéias e tudo com muito capricho !

Quanto as modificações , serão reversíveis sim . Acho que o grande "barato" da Defender é a possibilidade de brincar com suas configurações sem perder a identidade do veículo .

Obrigado pelos comentários e grande abraço,

Edu

uvantuil
31/10/2012, 15:02
passando para assinar o tópico.

Edu MB
31/10/2012, 15:15
Parabéns pela bela viatura amigo.
Ainda vou realizar o sonho de ter uma 110, com certeza é um carro único, o qual tenho muita admiração.
Boa sorte na empreitada.
Vou acompanhando o tópico.
abraços.

Obrigado EduRS ,

Meu sonho é ter uma XTerra .. Se quiser , me manda um email que a gente troca :lol::lol::lol:

Brincadeiras a parte , gosto muito da Defender .. mas também sou grande fã de XTerra com seu respeitável conjunto mecânico .

Abraços ..

Edu MB
31/10/2012, 15:26
se é pra resgate o interesante seria partir pra um guincho mecanico na frente e um eletrico atras... é claro que isso quando a mecanica estiver 100%

Oi Dudu,

Tenho um pouco de receio em instalar guincho mecânico .. Vou ficar com o Warn que veio na viatura mesmo .. só tirei pra fazer a manutenção .. agora a idéia do guincho traseiro é boa !!

Abraço ..

Edu MB
31/10/2012, 16:09
Algumas referências de L. R. Defender Utility Wagon .

O espaço traseiro vai ser otimizado para carga , com alguns pontos de ancoragem dentro do veículo .

Diferente da viatura da foto , a janelinha traseira lateral vai ser preservada .

Abs

Meccano
31/10/2012, 20:51
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER/land20exp.jpg

Edu ...só pra pirar de vez eheh!

Edu MB
01/11/2012, 09:53
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER/land20exp.jpg

Edu ...só pra pirar de vez eheh!

Bacana Meccano , bem interessante a gaiola dando suporte ao bagageiro , preservando a sustentação do teto . Acho bem legal também esse esquema da porta traseira ..

Minha ideia é um pouco diferente .. quero deixar mais com cara de viatura militar , perfil mais off road .. cara de JIPÃO mesmo ..

Obrigado pelas fotos .. todas as referências serão bem vindas ,

Abs

Edu MB
01/11/2012, 10:50
Bom , depois de passar alguns meses negociando , chegou o dia de buscar a viatura .

Nunca tinha visto pessoalmente , só por fotos . Durante toda negociação o antigo dono foi bem gente boa e falou de todos os problemas da viatura , claro que apareceram algumas "surpresinhas" .. mas faz parte do jogo !

Depois de 3 horas de viagem .. alguns bons minutos esperando e eis que surge a bela e imponente viatura . Coração batendo mais forte , suor frio .. olhei pro meu Pai e ele percebeu que não tinha mais volta .. amor a primeira vista !

Passamos a tarde toda resolvendo a parte burocrática e chegou a hora de pegar estrada de volta .. Direção com folga , segunda marcha escapando , muito barulho de coisa solta mas não importava . Era meu nome que estava escrito no documento !

4:00hs de viagem , já cansado e anoitecendo começa a descida da serra Mogi / Bertioga . Serra de mão dupla , estrada sem iluminação , chovendo muito , com nevoeiro e sem farol , apenas com o milha ... O que era pra ser feito em 20 minutos demorou uma hora e meia . Mas deu tudo certo !!!

Chegando em casa deu até pra levar a molecada passear no bagageiro !!

Edu MB
01/11/2012, 15:15
Dia seguinte , hora de conhecer realmente a viatura ..

Depois de resolver parcialmente o barulho de "coisa solta", tirando bagageiro , escadinha , bancos traseiros laterais , plásticos de acabamento , auto-falantes , ferramentas soltas , apertar centenas de parafusos e colocar EVA em tudo que poderia estar fazendo barulho , principalmente as janelas traseiras (de correr) fui dar uma volta e 70% do barulho havia sumido !!

Faltava descobrir os outros 30% ..

Pneus dianteiros com desgaste irregular indicavam problema nos rolamentos do munhão , resolvi levantar roda por roda e as 4 apresentavam folga . Desmontar e revisar todos os rolamentos dos cubos foi o primeiro job ..

Edu MB
01/11/2012, 18:27
Como os rolamentos e retentores traseiros estavam com cara de novo , foram retirados e lavados com diesel , secado com jato de ar e lubrificado com Molykote BR-2 Plus . Serviço super simples que pode ser feito em qualquer garagem .

Na dianteira a situação tava um pouco pior .. roda do motorista com rolamento do munhão estourado . Neste caso é sempre bom trocar o superior e o inferior ..

jeisonk
01/11/2012, 18:29
Passando aqui pra acompanhar a saga.

Sorte aí

Abraços

Edu MB
01/11/2012, 18:49
Depois de tudo limpo e com uma fina camada de Molykote nos pinos e rolamentos foi só montar .. aproveitei e troquei os parafusos que prendem o retentor do munhão por parafusos sextavados em aço inox .

Completei o munhão com óleo 90 mais uma bisnaga amarela de Molykote .

Edu MB
01/11/2012, 18:57
Passando aqui pra acompanhar a saga.

Sorte aí

Abraços

Valeu Jeison :concordo:

Abraço

Meccano
02/11/2012, 14:59
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER/01.jpg

Blz Edu! ...o cara já começou nervoso eheh! é mais ou menos por onde pretendo começar minha revisão tambem.

...as peças voce tem trazido da Paddock etc?? vc sabe, os preços compensam mesmo com frete e risco de impostos.

...parabens pelo trabalho Edu, mais uma Def sendo refeita com carinho e não se esqueça: agora é a hora de manter esses mitos em bom estado e... valorizando muito depois do final da produção.

Abração

*detalhe da porta beeeeem utilizada

Edu MB
02/11/2012, 16:57
Verdade Meccano ! Defender é o tipo de viatura pra deixar de herança ..

Algum tempo atras até pensei em vender pra comprar uma mais nova ! Mas colocando tudo na balança achei melhor ficar com essa e fazer uma bela reforma , mesmo que leve algum tempo.

Quanto as peças , como é só coisa pequena por enquanto tenho comprado aqui mesmo (em Sampa) .. mas certamente a importação é o melhor caminho .

Abs,

Edu MB
02/11/2012, 17:45
Finalizando a revisão dos rolamentos , ficou por último a roda dianteira motorista . A tulipa tava soldada no eixo da homocinética , foi preciso cortar a parte soldada pra remover o conjunto . Foram trocados : Homocinética , tulipa , rolamentos do munhão , rolamentos do cubo de roda e o rolamento agulha da manga de eixo .

O rolamento agulha vale uma atenção especial ..

Meccano
02/11/2012, 18:26
PUTZ tulipa soldada!! que pena! ...incrivel como mecânico porcalhão gosta de deixar rastros. vc está comprando na Bearmach?

...vai postando ai bro!

*sábia decisão de não trocar o carro, com as Defs não faz sentido ficar no troca-troca e sim deixar o carro redondo não importando mais o ano nem a ´´modinha´´vigente.

Edu MB
03/11/2012, 08:43
PUTZ tulipa soldada!! que pena! ...incrivel como mecânico porcalhão gosta de deixar rastros. vc está comprando na Bearmach?

...vai postando ai bro!

*sábia decisão de não trocar o carro, com as Defs não faz sentido ficar no troca-troca e sim deixar o carro redondo não importando mais o ano nem a ´´modinha´´vigente.

Esse procedimento de soltar a tulipa traseira no semi-eixo é comum , no fórum Land Rover deve ter uns 3 ou 4 tópicos falando disso .. mas na dianteira nunca tinha visto !

Tenho poucas fotos dessa primeira fase ..

Abraços ..

Edu MB
03/11/2012, 09:38
Nessa primeira fase de manutenção de urgência ainda foram trocadas pastilhas de freio , filtros e óleos , correia do alternador e mais alguma coisa de elétrica ..

Foto da viatura sendo preparada pra reforma interna ..

Edu MB
03/11/2012, 10:25
Lembrando que essa foi uma manutenção paliativa . A revisão geral ainda está por vir !!


Agora a fase de reforma da cabine :


No início da desmontagem o visual não foi nada agradável .. muita sujeira de terra e muito fio solto e em curto .

No painel foi só passar um pano com água e detergente pra descobrir que era só sujeira mesmo .. Já nas portas tinham alguns pontos de ferrugem (vários pontos !)

Meccano
04/11/2012, 13:15
Caramba Edu! ...e agora com esse talharine eheh????

em mecanica resolvo qualquer parada, mas parte elétrica me deixa preocupado...

...parabens pelo empenho! o resultado será a altura do DIY.

* vc está acompanhado do manual de serviço com todo o esquema elétrico da Def?

Edu MB
04/11/2012, 15:17
Caramba Edu! ...e agora com esse talharine eheh????

em mecanica resolvo qualquer parada, mas parte elétrica me deixa preocupado...

...parabens pelo empenho! o resultado será a altura do DIY.

* vc está acompanhado do manual de serviço com todo o esquema elétrico da Def?

:lol: verdade .. um verdadeiro talharine !!

Elétrica parece difícil .. mas quando começa entender o esquema vai ficando menos complicado !!

O primeiro passo foi tirar toda fiação de alarme , vidro elétrico , trava elétrica e som . Só ai já diminuiu 40% do macarrão ! O alarme dava até medo da quantidade de fio espalhado pelo sistema (vou tirar uma foto)

Tenho o manual elétrico , mas uso bem pouco ! Serviços simples resolvo aqui .. Funções vitais levo no auto elétrico !!

Abs

Edu MB
04/11/2012, 15:32
Muito trabalho pra remover a cola do antigo revestimento !

Lataria em bom estado , só o assoalho do passageiro comprometido por ferrugem , embaixo do revestimento tava tudo estragado !

Praticamente todos os parafusos que prendem as chapas do assoalho enferrujados , serve de alerta pra rapaziada que faz o serviço sem se preocupar com esses detalhes !

378855378856378857378858378859378860378861378862

Edu MB
05/11/2012, 10:17
Preparação p/ pintura , tudo lixado e limpo , parte com ferrugem devidamente tratada ..

Meccano
05/11/2012, 12:26
´´Praticamente todos os parafusos que prendem as chapas do assoalho enferrujados , serve de alerta pra rapaziada que faz o serviço sem se preocupar com esses detalhes !´´

378856[/QUOTE]

Edu,
sempre que vejo esses revestimentos sendo feitos, me da uma certa aflição cara. explico: trabalho com conservação e uma regra fundamental é NUNCA tentar o isolamento total, ou seja se vc lacra o piso e acontece a entrada de agua... que vai ENTRAR, só não se sabe quando, mas VAI entrar!!

está tudo perfeito pra gerar CONDENSAÇÂO com mudanças de temperatura, ou seja AGUA em ambiente LACRADO.
bom ai já se pode prever o alastramento da ferrugem sem chance de monitorar e muito menos de tratar.

...deixa na chapa com um tapetinho de borracha que é muito melhor e ainda pode meter esguicho de vez em quando.
belo trabalho Edu!

*voce fez o desmonte da porta trazeira separando o montante do aluminio?

Edu MB
05/11/2012, 17:32
Concordo ! Se é difícil a água entrar também vai ser difícil sair .

Aqui vai ficar direto na chapa com os parafusos (em inox) aparentes . O tratamento termo acústico fica externo .. Na parte de dentro vou fabricar os tapetes com isolante térmico .

A porta traseira ta sendo um problema a parte , tirei pra trocar o vidro .. mas to pensando em mudar todo o esquema da porta !!

Abs,

Edu

Edu MB
07/11/2012, 07:44
Primeira fase da pintura concluída ..

Edu MB
07/11/2012, 12:49
Foi aplicado silicone em todas as peças metálicas na parte onde ocorre contato metal ferroso x alumínio .

Usei silicone de vedação , aplicando uma camada grossa e deixando secar por alguns minutos .. Depois é só apertar os parafusos e limpar a sobra . Assim forma uma película de +ou- 1mm evitando corrosão por eletrólise .

uvantuil
07/11/2012, 12:52
Você ta sendo detalhista ao extremo mesmo. Isso aí. Processo bem feito garante a certeza da vtr retribuir com muitas alegrias e aventuras.

uvantuil
07/11/2012, 12:54
A placa traseira da sua vtr. já procurou saber outro formato de forma que não fica a ponta esquerda para fora da carroceria? Não muito divulgados mas há outras medidas de placas oficiais... para justamente haver o perfeito encaixe nos respectivo lugares.

Edu MB
07/11/2012, 17:43
Você ta sendo detalhista ao extremo mesmo. Isso aí. Processo bem feito garante a certeza da vtr retribuir com muitas alegrias e aventuras.

Não é pra tanto amigo .. queria eu ter tempo e fazer uma reforma completa , desmontando tudo ! Mas isso leva muito tempo e dinheiro e por enquanto as prioridades são outras !

Quanto a placa , foi falha minha.. na pressa de tirar o documento acabou ficando a placa convencional mesmo .

Obrigado pelos comentários :concordo: ,

Abs

Edu MB
08/11/2012, 14:36
Começando a montagem ..

Ricaste
09/11/2012, 03:36
Edu Marrara
Me empresta esse teu manual elétrico pra eu tirar um xerox?
Agora falando sério, é um manual de oficina pra elétrica, específico?
Você tem ele digitalizado?
Eu estou sem indicação de nível do tanque do diesel e da temperatura do motor e quando abri a caixa de fusível ali na frente das marchas acabei me perdendo por conta de tanto circuito paralelo que tem ali ligado e um monte de by-pass de fusível derretido.
Obrigado aí de antemão

Ricardo

110 HCPU

Edu MB
09/11/2012, 10:47
Ricardo , o manual que tenho é esse aqui :

http://www.legionlandrover.com/manuales/electrical%20schemes%20-%20defender%20300%20tdi.pdf

Foto em anexo do que foi tirado da viatura , fiação de alarme , travas , som , comutador de partida desativado ..etc

Elétrica tem que fazer tudo com calma e paciência .. foi tirado um sistema por vez , sempre testando a viatura depois de cada item retirado .

Abs

Edu MB
09/11/2012, 16:04
Limpeza e manutenção dos plásticos :

Meccano
10/11/2012, 01:47
http://www.legionlandrover.com/manuales/electrical%20schemes%20-%20defender%20300%20tdi.pdf

O QUE?? ...O QUE È ISSO????

Abraço Edu

Ricaste
10/11/2012, 06:42
Esse esquema eu já tinha conseguido, achei que você tivesse algo como aqueles manuais de oficina com referência de part number pra poder procurar a peça (chicotes, alojamento dos fusíveis etc) pra comprar.
Ainda assim obrigado
Um abraço
Ricardo

Edu MB
10/11/2012, 09:29
Esse esquema eu já tinha conseguido, achei que você tivesse algo como aqueles manuais de oficina com referência de part number pra poder procurar a peça (chicotes, alojamento dos fusíveis etc) pra comprar.
Ainda assim obrigado
Um abraço
Ricardo

Tem esse aqui também .. p/ motores 300tdi e td5 :


http://www.legionlandrover.com/manuales/librairie%20electrique%20-%20defender%20300%20tdi%20td5%20(01).pdf


:news-coffee: Abs

Edu MB
10/11/2012, 09:51
http://www.legionlandrover.com/manuales/electrical%20schemes%20-%20defender%20300%20tdi.pdf

O QUE?? ...O QUE È ISSO????

Abraço Edu

Coisa de maluco :confused: !!! rsrs

Abraço

Meccano
11/11/2012, 21:29
Começando a montagem ..

Capricho heim Edu?? isso é muito bom e tambem gosto, além de ser uma terapia [...e economizar com o analista é outra boa terapia eheh ]

...alem de ser o melhor jeito de se conhecer o jipão.


...no piso voce usou PU [catalizavel]?? ...e nas peças pretas fez em elétrostática?

isso está ficando muito bom! ...e esses parafusos de inox? ...Humm isso está me cheirando a casamento eheh!

Edu MB
14/11/2012, 11:00
Concordo !

Hobby , seja ele qual for é a melhor terapia que existe ! Queria ter um pouquinho mais de tempo pra essa atividade :lol:

Voltando ao job .. Fiz alguns testes e acabei usando os seguintes produtos :

Na parte metálica : Laca Nitrocelulose + Thinner Nitro

No alumínio (já preparado) : Esmalte sintético acetinado + Thinner sintético

No plástico : Colorgin Plásticos preto fosco

Esse Spray plástico é muito legal , fica um acabamento de peça nova e com fácil manutenção .

abs,

380733380734380735

Edu MB
25/11/2012, 17:36
Mais alguns plásticos :

Djalma Inoue
20/12/2012, 23:16
Edu show de bola, meus parabéns e um Feliz Natal para todos os companheiros do 4x4

Edu MB
23/12/2012, 09:51
Edu show de bola, meus parabéns e um Feliz Natal para todos os companheiros do 4x4

Obrigadão Djalma ,

Também desejo um Feliz Natal para você e familiares e a todos os colegas do fórum ,

Grande abraço ,

Edu

GMC
28/12/2012, 12:22
passando para assinar e parabénizar , pelo capricho e zelo... quem me derá ter essa disposição e conhecimento... abs e feliz 2013..

Edu MB
31/12/2012, 10:35
passando para assinar e parabénizar , pelo capricho e zelo... quem me derá ter essa disposição e conhecimento... abs e feliz 2013..

Obrigado Gustavo .. um feliz ano novo pra você também !

Grande abraço ,

Edu

Edu MB
03/01/2013, 12:17
Bom pessoal , dando continuidade ao serviço , segue alguns dos materiais usados no isolamento térmico e acústico .

1. Isolante térmico impermeável 4mm
2. EVA 06mm
2. Manta asfáltica aluminizada auto adesiva

Edu MB
03/01/2013, 15:43
Troca dos parafusos (internos) por parafusos em aço inox ..

Falta encontrar os que prendem o cinto de segurança :

387859387860387861387862387863387864

Edu MB
04/01/2013, 09:59
Montagem do painel frontal ..


388020388021388022388023388024388025388026

Oldmans
04/01/2013, 10:49
Acompanhando o belo trabalho..
Sobre os parafusos já tentou na franspar?
2013 com muita saúde e paz
Abraço
Alexandre

Edu MB
11/01/2013, 09:18
Acompanhando o belo trabalho..
Sobre os parafusos já tentou na franspar?
2013 com muita saúde e paz
Abraço
Alexandre

Obrigado Alexandre .. vou tentar na franspar

Um ótimo 2013 pra você e familiares também

Abraço,

Edu

AndréAngra
12/01/2013, 11:16
Edu, passando aqui para lhe parabenizar pela reforma...
Tá ficando show.....
Nada está sendo esquecido.....eu queria ter tempo e $$ para comprar um carro mais antigo e fazer isso.....

Parabéns...

Edu MB
14/01/2013, 17:58
Edu, passando aqui para lhe parabenizar pela reforma...
Tá ficando show.....
Nada está sendo esquecido.....eu queria ter tempo e $$ para comprar um carro mais antigo e fazer isso.....

Parabéns...

Obrigado André ,

Abs

Edu MB
14/01/2013, 18:16
Painel frontal original finalizado .. Faltam os complementos como botões extras , GPS e rádios PX e VHF

Algumas fotos :

389639389638389640389641389642389643389644

Edu MB
16/01/2013, 15:34
Mais algumas ..

Edu MB
16/01/2013, 16:30
Nessa fase foi trocado :

- Todos os fusíveis
- Todas as lâmpadas do painel
- Relê do pisca
- Relê da partida
- Chave do pisca alerta
- Comando de seta/farol alto/buzina
- Comando de partida completo (c/ a trava)
- Solenóide do motor de partida
- Alternador (instalado BOSH 75A / Fiesta)
- Correia do alternador

Falta ainda trocar o plástico do painel de instrumentos e fazer o acabamento do volante , além de pequenos detalhes na parte elétrica . Mas nada que comprometa a segurança da viatura ..

Edu MB
16/01/2013, 18:28
Ops .. alternador "Bosch 75A"

Edu MB
17/01/2013, 10:34
Os pneus também entraram na lista de prioridades .. A viatura veio com um jogo 265/70/r16 (largos e baixos) .. Relação muito curta , péssimo pra dirigir !

A ideia era colocar a medida original 235/85/r16 , mas surgiu uma oportunidade e fechei um jogo de Mud 33 com um colega aqui do fórum , que por sinal é proprietário de uma das mais belas Defenders que conheço !!

Pneus General Grabber MT 33/12,5/R15 + Rodas Mangels de aço (foto do anúncio)


390126390125390127390128

Abraços :concordo:

Dimas Offx4
18/01/2013, 22:28
Os pneus também entraram na lista de prioridades .. A viatura veio com um jogo 265/70/r16 (largos e baixos) .. Relação muito curta , péssimo pra dirigir !

A ideia era colocar a medida original 235/85/r16 , mas surgiu uma oportunidade e fechei um jogo de Mud 33 com um colega aqui do fórum , que por sinal é proprietário de uma das mais belas Defenders que conheço !!

Pneus General Grabber MT 33/12,5/R15 + Rodas Mangels de aço (foto do anúncio)


390126390125390127390128

Abraços :concordo:

Edu:
Passando para assinar e parabenizar.
Gosto de gente corajosa e disciplinada.
Parabéns.....acompanhando......

Edu MB
22/01/2013, 16:02
Bacana Dimas !

Obrigado por acompanhar o tópico :concordo:

Abraços

Edu MB
22/01/2013, 16:52
Pneus instalados e aprovados ! A viatura ficou muito mais confortável , principalmente em piso irregular ,

Por enquanto suspensão original ..

391241391242391243391244391245

Meccano
25/01/2013, 11:20
Fala Edu, beleza de trabalho, feito com criterio e capricho!!! pena não ser seu vizinho pra acompanhar tudo eheh

com esses pneus, o Jipão ficou com um visual tratorzão incrível!!! ...não pega nada durante o esterzo nas manobras?

...salvo engano , vc comentou sobre reparos na porta trazeira, olha só a foto que achei de um Def sendo restaurado em UK.

...imagino que seria bem legal fazer a zincagem completa da porta depois do reparo feito. ficaria DEZ!

abraço e parabens pelo empenho com a´´macchina´´!

http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER/dsc00015xm_zps3187ab93.jpg

Edu MB
28/01/2013, 10:06
Fala Meccano , beleza :concordo:

Por enquanto não ta encostando em nada .. mas ainda não testei com a suspensão no limite

Esse esquema de zincagem da porta é bem legal ..

Abração ,

Edu

ocimarpelegrino
01/03/2013, 21:11
E ai Edu blz?
Como anda a viatura?
Abraço
Ocimar

Edu MB
04/03/2013, 14:05
Oi amigo , blz ..

A viatura ta firme e forte !! Tem sido indispensável nessa época de fortes chuvas ,

É impressionante a segurança que a Defender passa nessa situação !

Quanto a reforma só pequenas manutenções elétricas .. em breve algumas novidades !!

Abraços

Luciano Valois
04/03/2013, 21:46
Poxa Edu, apenas vi seu tópico agora.
Coisa fina em sua preparação. A DEF está show. Já li tudo, nota dez.
Vai para o encontro em Curitiba???
Valeu.

Edu MB
12/03/2013, 17:01
Fala Luciano , blz

Aos poucos ta começando a ficar legal , mais falta fazer muita coisa ainda ..

Quanto ao encontro to querendo ir , o problema é que a patroa trabalha nos finais de semana .

Valeu pelo comentário ,

Abraços

Edu MB
13/04/2013, 10:14
Reativando .. Mais algumas referências

40563840563940564040564140564240564340564440564540 5646

Edu MB
17/05/2013, 16:10
Viatura da Global-View-Expedition , Canal de Bertioga-SP

copyright by global view 2008 - 2013 - Home (http://www.global-view-expedition.com/) :safari-rig:

Amostardeiro
17/05/2013, 19:23
Viatura da Global-View-Expedition , Canal de Bertioga-SP

copyright by global view 2008 - 2013 - Home (http://www.global-view-expedition.com/) :safari-rig:

Edu muito legal o MH, é meu sonho de consumo; umas fotos de um que encontrei em São José do Norte, RS, era de uma família belga, casal e duas filhas pequenas.

411781411782411783

Abs

Edu MB
23/05/2013, 07:52
Show de viatura Antonio , esses caminhões da MAN são impressionantes !

Abraços

Amostardeiro
23/05/2013, 08:53
Show de viatura Antonio , esses caminhões da MAN são impressionantes !

Abraços

Esqueci de comentar se pode ver detalhes deste MH no site da Unicat, reconheci pela placa da vtr, UNICAT® - INDIVIDUAL (http://www.unicat.net/al/pt/pics/MD60-MANLE18.280Doka-2.html)

Abs

Edu MB
23/05/2013, 10:46
Sensacional Antonio !

Confesso que ando meio inclinado pra esse estilo de vida , alguns dias atrás recebi a visita aqui na oficina do colega Leonardo Spencer que junto com sua esposa partiu pra volta ao mundo a bordo de uma Defender toda preparada . Depois de conhecer a viatura deles decidi fazer algumas mudanças aqui no meu projeto com algumas adaptações para pequenas e médias expedições e camping

Por enquanto a manutenção continua .. dessa vez pra valer no eixo e freio traseiro .

413223413224

Abraços :concordo:

Edu MB
07/06/2013, 10:08
Começando a montagem , serão trocados os seguintes itens :
- Rolamentos do cubo da roda
- Porcas do cubo da roda
- Arruela trava do cubo da roda
- Retentor do cubo da roda
- Manga de eixo
- Retentor da manga de eixo
- Disco de freio
- Pastilhas de freio
- kit de fixação das pastilhas
- Fluído de freio
- tubulação e conectores do sistema de freio traseiro

Rubens Linhalis
07/06/2013, 10:22
Começando a montagem , serão trocados os seguintes itens :
- Rolamentos do cubo da roda
- Porcas do cubo da roda
- Arruela trava do cubo da roda
- Retentor do cubo da roda
- Manga de eixo
- Retentor da manga de eixo
- Disco de freio
- Pastilhas de freio
- kit de fixação das pastilhas
- Fluído de freio
- tubulação e conectores do sistema de freio traseiro

Vai ficar tudo "zero-bala" ! Parabens pela dedicação !

Edu MB
07/06/2013, 10:44
Vai ficar tudo "zero-bala" ! Parabens pela dedicação !

Obrigado Rubens ! Tenho acompanhado seu tópico também .. Ta muito bacana , parabéns :concordo:

abraço

Edu MB
07/06/2013, 11:19
Montando a manga (ou ponta) de eixo !

Edu MB
07/06/2013, 14:38
Montando o disco no cubo da roda ;

Edu MB
10/06/2013, 10:45
Montando cubo da roda e pinça de freio :

Meccano
10/06/2013, 11:19
Bom dia Edu,
beleza de trabalho!! direto e reto no que realmente interessa no carro e sem nenhum tostão gasto em tranqueiras!!
...belo restauro que um belo carro merece!

abração

Meccano
10/06/2013, 11:40
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER/110-019_zps2037ea43.jpg (http://s657.photobucket.com/user/ambotelho/media/DEFENDER/110-019_zps2037ea43.jpg.html)

Blz Edu,pensando na viagem ao Chile,pretendo fechar as janelas trazeiras com uma placa, mas de forma reversivel. tens alguma sugestão de como faze-lo?
obrigado

Edu MB
11/06/2013, 12:05
Fala Meccano , tudo bom ..

Da uma olhada nessa viatura da Expedição Yungas Road Bolivia 2012 (http://www.facebook.com/yungasroad?fref=ts) , uma opção bem interessante .

Abração :concordo:

Zani
11/06/2013, 12:59
Maravilha de tópico e restauração , Edu.
Estou acompanhando.
Abraço.

Edu MB
12/06/2013, 09:28
Maravilha de tópico e restauração , Edu.
Estou acompanhando.
Abraço.

Obrigado Zani ! Abraço

Edu MB
12/06/2013, 09:48
Um cuidado especial é colocar com calma e lubrificar o semi eixo pra não estragar nenhum dos 02 retentores internos , aqui "untei" com óleo 90 .

Pra rapaziada que não conhece , o semi eixo da Defender 110 é separado da tulipa , na foto a peça tá soldada , procedimento comum pra diminuir os trancos da transmissão . O esquema de montagem é o mesmo .

Nos rolamentos , graxa com Bissulfeto de Molibdênio , usei a Molykote BR-2 Plus

Meccano
12/06/2013, 11:00
Edu, Perfect job!!!

troquei meu conjunto tambem, mas sem solda. restou uma folguinha´´residual´´. acho que pela quantidade de conecçoes mecanicas e tambem pelo fato de existir uma minima folga na montagem das peças [eixo+tulipa].

depois da soldagem, voce retificou a peça no torno?
abraçao

Edu MB
12/06/2013, 18:57
Edu, Perfect job!!!

troquei meu conjunto tambem, mas sem solda. restou uma folguinha´´residual´´. acho que pela quantidade de conecçoes mecanicas e tambem pelo fato de existir uma minima folga na montagem das peças [eixo+tulipa].

depois da soldagem, voce retificou a peça no torno?
abraçao

Isso ai Meccano , depois da solda tem que fazer serviço de torno , dando um passe na tulipa (o mínimo possível) pra corrigir o esquadro

abs

Edu MB
30/06/2013, 10:38
Geral nas máquinas dos vidros .. só a do motorista precisou ser trocada :

Edu MB
07/04/2014, 13:20
:torcendo: Reativando Tópico !! Novidades em breve ! :torcendo:

Meccano
07/04/2014, 20:17
Demorou Edu!!
...faca o favor de mandar BEM!!!!

Rennó
08/04/2014, 10:04
Passando para assinar.
Parabéns pela viatura.

Edu MB
08/04/2014, 16:05
Demorou Edu!!
...faca o favor de mandar BEM!!!!

Ok Meccano , to tentando .. E acho que é por isso que ta demorando tanto :lol:

Brincadeiras a parte , valeu pela força . To sempre acompanhando seus tópicos , que além de inspiradores são um show a parte !

Grande abraço

Edu MB
08/04/2014, 16:08
Passando para assinar.
Parabéns pela viatura.

Seja bem vindo amigão !

Obrigado e abraço

aflauzino
04/09/2014, 14:53
[QUOTE=Edu MB;1851305]Os pneus também entraram na lista de prioridades .. A viatura veio com um jogo 265/70/r16 (largos e baixos) .. Relação muito curta , péssimo pra dirigir !

A ideia era colocar a medida original 235/85/r16 , mas surgiu uma oportunidade e fechei um jogo de Mud 33 com um colega aqui do fórum , que por sinal é proprietário de uma das mais belas Defenders que conheço !!

Pneus General Grabber MT 33/12,5/R15 + Rodas Mangels de aço (foto do anúncio)



poxa amigo, iria comprar uns 265/70 general grabber mas me desanimei com o comentario. Vou partir pros pirellis atr 235/85 então

andre
04/09/2014, 19:47
Não aconselho Pirelli, tem a lateral fraca, já vi furarem muito na lateral aqui nas trilhas de BH.

Edu MB
12/12/2014, 17:32
Agora é pra valer ! Desistimos de vender a viatura e o projeto voltou a ativa !

abs

Edu

Rubens Linhalis
12/12/2014, 17:51
:palmas: :safari-rig:

Já atualiza como tudo esta ! rs

Edu MB
13/12/2014, 14:05
Pouca coisa foi feita nesse período , troquei bancos dianteiros e coloquei tapetes de borracha .

Os bancos são bons , mas acho que não combinou com a proposta do projeto . Retirei e voltei com os originais !

Edu MB
13/12/2014, 17:36
Referências ..

Meccano
15/12/2014, 16:44
Agora é pra valer ! Desistimos de vender a viatura e o projeto voltou a ativa !

abs

Edu


Sábia decisão Edu!!!!!
Nos mantenha atualizados!!!!!!!