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Ver Versão Completa : Embreagem do 4cc x 6cc



Sydney66
29/10/2012, 23:08
Amigos, esta mais que provado que esse forum é o melhor se tratando de assuntos técnicos para esses veículos.
Meu caso é o seguinte, minha viatura é um ford jeep 4cc OHC ano 1978, ou seja, é um 4cc original (ou deveria) mas desde que o adquiri em 1989 que veio com o conjunto da embreagem do 6cc (plato de gafanhotos e disco de estria grossa) diferentemente do conjunto de embreagem do 4cc que usa o plato tipo chapeu chinês e disco de estria fina.
Na época não sabia disso mesmo quando troquei o conjunto (por desgaste) mas com o tempo foi que descobri.
Isto significa inclusive que o eixo primário também é de estria grossa (lógico).
Será que o antigo proprietário mudou isso achando que o conjunto do 6cc seria melhor ou nesse ano teria saído alguns jeeps nessa configuração?
Então estava pensando, qual o melhor sistema desses dois (mais durável e resistente), valeria a pena na próxima troca efetuar a substituição de todo o conjunto, inclusive do eixo primário e rolamento (que também é diferente) ou deixá-lo como está.
Gostaria da opinião dos que conhecem bem os dois sistemas e do Leopoldo que me parece um dos mais experientes aqui. (não desmerecendo os demais claro).
Grande abraço a todos.

jecaov8
31/10/2012, 09:57
Amigos, esta mais que provado que esse forum é o melhor se tratando de assuntos técnicos para esses veículos.
Meu caso é o seguinte, minha viatura é um ford jeep 4cc OHC ano 1978, ou seja, é um 4cc original (ou deveria) mas desde que o adquiri em 1989 que veio com o conjunto da embreagem do 6cc (plato de gafanhotos e disco de estria grossa) diferentemente do conjunto de embreagem do 4cc que usa o plato tipo chapeu chinês e disco de estria fina.
Na época não sabia disso mesmo quando troquei o conjunto (por desgaste) mas com o tempo foi que descobri.
Isto significa inclusive que o eixo primário também é de estria grossa (lógico).
Será que o antigo proprietário mudou isso achando que o conjunto do 6cc seria melhor ou nesse ano teria saído alguns jeeps nessa configuração?
Então estava pensando, qual o melhor sistema desses dois (mais durável e resistente), valeria a pena na próxima troca efetuar a substituição de todo o conjunto, inclusive do eixo primário e rolamento (que também é diferente) ou deixá-lo como está.
Gostaria da opinião dos que conhecem bem os dois sistemas e do Leopoldo que me parece um dos mais experientes aqui. (não desmerecendo os demais claro).
Grande abraço a todos.
parece que o dono anterior colocou o cambio mais antigo que saiu na rural 6cc ,se estiver funcionando bem deixe assim .

Robertux
05/11/2012, 17:40
Até 1980 a embreagem do Jeep usa estria grossa, mesmo sendo motor de 4cc. Somente nos modelos 1981 para frente, quando o motor sofreu algumas alterações, como o retentor traseiro no virabrequim, em vez de gaxetas e ignição eletrônica é que o eixo piloto e, consequentemente, o disco de freio passaram a ter estria fina, portanto acho que o seu é original.

Sydney66
05/11/2012, 22:32
Poxa, não sabia disso Robertux, achava que o cambio de estria fina era pra todo 4cc. Tem certeza disso? Pergunto porque todo catálogo fala que a embreagem do 4cc é estria fina???
Mas saberia informar da durabilidade? Valeria a pena substituir o conjunto?
Agradeço mais uma vez.

Gustavo de Olliveira
07/11/2012, 08:26
Olá Sydney66, se o sistema tá funcionando beleza e as peças de reposição são encontradas com o mesmo grau de dificuldade pq mexer ?
Teria que arrancar câmbio, substituir eixo piloto, (possivelmente)trocar o garfo da embreagem, mão de obra , grana e dor de cabeça e iria ficar do mesmo tamanho !!! Como meu pai diz as vezes : "estás a procurar pelo em ovo"
A propósito o Leopoldo ainda participa do Fórum ??