PDA

Ver Versão Completa : S50 - S10 - Troller MWM 2.8



Frederico Mendes
29/10/2012, 11:22
Bom dia amigos do 4x4Brasil.
Fiz uma pesquisa nos tópicos e nao achei informações a respeito, por isso abri este novo tópico (peço desculpas se ja existir um tópico similar).

Tenho uma viatura com moto 2.8 da mwm (Troller 2004).
Qual o ganho real que terei utilizando o S50 na minha viatura? Alguém aqui está utilizando e percebendo alguma diferença? e o S10? também estão o utilizando no 2.8???

Abraços a todos, e uma ótima semana.
Att..
Frederico.

Sandrãobh
29/10/2012, 11:47
Bom dia amigos do 4x4Brasil.
Fiz uma pesquisa nos tópicos e nao achei informações a respeito, por isso abri este novo tópico (peço desculpas se ja existir um tópico similar).

Tenho uma viatura com moto 2.8 da mwm (Troller 2004).
Qual o ganho real que terei utilizando o S50 na minha viatura? Alguém aqui está utilizando e percebendo alguma diferença? e o S10? também estão o utilizando no 2.8???

Abraços a todos, e uma ótima semana.
Att..
Frederico.

Taí, tenho a mesma dúvida.... li em um tópico por aqui que a bomba injetora mecanica, nosso casso, é lubrificada pelo enxofre do diesel, se diminuir a quantidade do enxofre e prolongar o uso ..... pode dar pau, ou não?

Jorgao
30/10/2012, 01:31
Taí, tenho a mesma dúvida.... li em um tópico por aqui que a bomba injetora mecanica, nosso casso, é lubrificada pelo enxofre do diesel, se diminuir a quantidade do enxofre e prolongar o uso ..... pode dar pau, ou não?

Sinceramente, dá mesma forma que os antigomobilistas criam lendas sobre os motores mais novos, os futuromobilistas criam lendas para que os antigomobilistas se sintam mau com seus veículos antigos, rs! Eu acho que isso é lenda! Mas, reservo o direito de estar errado caso alguém realmente prove esse fato!

O diesel por si só é um óleo lubrificante, com mais enxofre ou com menos enxofre. Inclusive, os diesels S50, S10, etc, são "menos ácidos". Já vi um caso de proprietário de 2.8 que refez a bomba injetora mecânica inteira por causa de diesel envelhecido. Até porque no motor 2.8 mecânico, o diesel não retorna para o tanque como nos eletrônicos. Isso não deveria ter problema algum! Afinal o diesel é lubrificante! Porém, depois de 3 meses de armazenamento, o diesel vira ácido e corrói tudo e inclusive é proibido de ser comercializado após excedido seu prazo de validade. Se abastecer com diesel vencido, não tem 2.8 mecânico ou 3.0 eletrônico que resista.
E se o veículo ficar muito tempo parado, só for usado aos fins de semana, vai juntando diesel velho no tanque e uma hora começam os problemas nas bombas injetoras, tanto do 2.8 quanto do 3.0. Pelo fato do 3.0 trabalhar com injeção de 1600 bar, enquanto o 2.8 trabalha com 800 bar, os problemas no 3.0 aparecem mais rápido (suponho). Geralmente, o veículo começa a entrar em modo de segurança bem antes do problema complicar, solta fumaça, etc. No 2.8 o veículo falha, consome bem mais que o normal e fumaça também.

Então, sinceramente, a não ser que haja alguma manifestação científica sobre o assunto, eu acho que é besteira. O S50 é muito melhor que o S500 e que o S1800. Vencido o prazo de validade do S50, os danos são bem menores, justamente pela baixa quantidade de enxofre (suponho), além de poluir menos e ser mais eficiente na combustão. Digo isso, não só teoricamente, pois tenho usado o S50 (diesel podium) na minha Pajero 2.8 mecânica.

Frederico Mendes
01/11/2012, 09:59
Copiado de um tópico para as Nissans:
Se não enganado eu estiver, este motor é o mesmo do Troller até 2005.



Perda de potência X Diesel S50

Boa noite pessoal,
Gostaria de postar algumas informações de grande valia a todos os colegas.
Com a chegada do Diesel S50 em minha cidade, comecei a utiliza-lo em todas as abastecidas. Confesso que em um primeiro momento, cheguei a pensar que a viatura estava mais "solta" (melhor rendimento), mais econômica e emitindo, uma quantidade menor de fumaça.
De todas estas afirmações acima, acredito que a única verdadeira foi em relação a fumaça. Fiz testes em subidas onde passo sempre, e a velocidade foi a mesma, e na média geral o consumo foi o muito semelhante.
Agora vem a parte interessante...
Depois de 4 meses utilizando apenas o S50, percebi que a viatura estava mais amarrada, principalmente quando havia pressão positiva no coletor e com o "pé no fundo", ou seja, já não "empurrava" as costas contra o banco como antes. Para exemplificar, uma serra que antes eu subia a 90 km/h em 5a marcha do início ao fim, agora eu entrava a 90 e a velocidade ia caindo, me obrigando a reduzir para 4a marcha.
O mais interessante de tudo isso, é que a pressão não baixou e a fumaça estava menor que de costume.
A primeira coisa que pensei, é que o LDA não estaria abrindo totalmente como deveria.
Rodei 2.000 km assim, quando então em uma viagem parei em um bombista e pedi sua opinião, a qual foi de que poderia ser um diesel ruim e que o filtro deveria estar entupido, restringindo a passagem do diesel. Ainda falou que se a membrana do LDA estivesse furado, a potência estaria muito reduzida e nem seria possível viajar como eu estava fazendo.
Troquei o filtro e abasteci com diesel comum. Resultado? Nada mudou!
Então, quando retornei a minha região fui até uma "Bosch Truck Service" muito conceituada, a qual prepara inúmeros caminhões para competições (arrancadas), inclusive tem um dinamômetro para picapes e caminhões na oficina.
Conversando com o proprietário e relatando os sintomas, sua primeira pergunta foi: "-Por acaso você não usou diesel S50?"
Na hora respondi que sim, nos últimos 4 meses...
Aí veio a bomba. Segundo ele, o velho medo que a redução na quantidade de enxofre iria reduzir a lubrificação da BI está se confirmando, disse que está encontrando um desgaste interno anormal nas BI´s onde foi utilizado o S50.
Retruquei dizendo que as petrolíferas não iriam lançar um produto sem os devidos testes e etc.
Então ele falou que nos caminhões de arrancada eles tentaram utilizar o S50, e tiveram que abrir a bomba após todas as provas e elas estavam com muito desgaste... Voltaram a utilizar o diesel comum e tudo voltou ao normal!
Disse que o relato é sempre o mesmo, proprietários que utilizam o S50 por um período e que começam a perceber uma queda no desempenho, queda esta causada pelo desgaste interno das peças móveis da BI, que por sua vez vêm a reduzir a pressão de injeção do diesel.
Fomos até minha viatura e com o motor ligado ele acelerou bastante parado, e mesmo com o escape aberto em baixo da porta traseira, nenhuma "nuvenzinha" de fumaça apareceu...
Na hora ele disse que aquilo não era normal para este motor (mecânico) e que o correto seria retirar a bomba e conferir os parâmetros na bancada (aproveitar e trocar reparo$$$ e etc), mas caso preferisse poderíamos apenas aumentar o débito para compensar, visto que a bomba não apresentava nenhum outro sinal de desgaste.
Foi o que fizemos, 1/4 de volta (sentido horário) no parafuso do débito e a "Machona" voltou a ser Machona!
O ronco mudou na hora e o desempenho voltou a ser o mesmo de antes!
O mais interessante é que a fumaça continuou muito pequena, quase nada, mesmo acelerando (dando pé) em baixas rotações ou parada.
De qualquer maneira, fica o alerta/relato de caso.
Particularmente, EU não irei mais utilizar S50 em motores ciclo Diesel mecânicos (BI)!
Abraços.

Sandrãobh
01/11/2012, 14:50
Pagar mais caro pelo s-50 e ainda correr o risco, vou continuar com o s-500...... Minha BI e bicos estão ótimos, passaram até no exame da descontrolada Controlar......rsrsrsrsrs

Jorgao
01/11/2012, 22:31
Copiado de um tópico para as Nissans:
Se não enganado eu estiver, este motor é o mesmo do Troller até 2005.

Frederico, continuo achando pouco. Ainda mais em se tratando de veículos antigos. Eu mesmo estou usando o S50 em motor 2.8 (4m40).
Pra quem está na dúvida se vai prejudicar a BI, adicione aditivos ou óleo mineral no diesel. Prática muito bem vinda. Só é condenável o uso de aditivos em motores que passaram dos 500 mil km, em virtude do chamao "carvão bom", segundo a própria recomendação dos fabricantes de aditivos.

Estou convencido de que o S50 é sim melhor, inclusive para os antigos.

abreu
01/11/2012, 23:17
Adoro esses "mitos" aqui do fórum...

Não há nenhum problema em usar o S-10 ou S-50 em QUALQUER motor a diesel antigo.
Fazendo isso você terá muitas vantagens. São algumas delas:
- Diminuição da fumaça preta (fuligem)
- Mantém seu motor e filtros mais limpos, assim como a carcaça quente da turbina, coletor e sistema de escape
- Aumento da vida útil do filtro de combustível

Mas, como nem tudo são flores, também há uma leve (para não dizer imperceptível) perda de potência e aumento do consumo.
É algo completamente desprezível, mas existe.

De fato o enxofre é um "combustível", e, retirando-o do diesel perde-se um pouco de volatilidade.

As vantagens são bem maiores que as desvantagens.
Logo quem puder usar o S50, faça-o! Eu já uso a um bom tempo e recomendo.

(ps. aquele cheiro de podre que sai do escape de motores diesel moderno praticamente desaparece com o S50)

Abraços.

tulio
03/11/2012, 22:23
motor a diesel antigo é sem frescura, coloca oleo de pastel com um pouco de alcool q ele liga, !

GPBarbosa
04/11/2012, 00:23
Pessoal o poder lubrificante do diesel tem mais a ver com outras substancias químicas que fazem parte do diesel do que com o enxofre. Se você comparar os dados técnicos do S10, 50 ou 500 o "poder lubricamente é o mesmo". Isto se deve aos aditivos e ao próprio bio-diesel que pode ser adicionado em até 9%. A taxa de corrosão tmb é a mesma, a única coisa que me faz pensar como causa dos problemas é q estes motores estão rodando com S500 a muito tempo e por isso existe sujeira acumulada q com o S50 é removida, q somadas a pressão, vazão e temp. na câmara acabam desgastando algumas partes do motor.

Se vc conversar com o pessoal de posto vc vai descobrir q para iniciar o abastecimento dos tanques subterrâneos com S50 a Petrobras fez uma serie de exigências. Agora imagine se apenas para abastecer já existe uma serie de exigências, o q não deveria ser feito para abastecer os veículos visto que a severidade do serviço é bem maior do q simplesmente estocar!!!! Ah e pq isto não é comentado, pq se não quem vai iniciar a abastecer com o novo Diesel, para ter de trocar isso ou aquilo...

isto me faz lembrar as substituições de óleo motor de mineral para sintético, q tmb demandam cuidados especiais.

talvez antes de simplesmente iniciar o novo abastecimento algumas precauções se tornam necessárias, Como troca do lubrificante, troca dos filtros, verificação dos anéis dos pistões e etc melhor conversar com um bom mecânico, ou eng mec se conhecer algum. Afinal é apenas minha opinião e eu sou apenas um eng. químico iniciando no meio 4x4...

a acidez esta diretamente relacionada ao enxofre devido a formação de ácido sulfúrico, ou seja menos enxofre menos acido menos corrosão... E não o contrário... Aqui sim eu tenho certeza e não opinião!!!!

enfim este é um assunto em q podemos conversar horas.... Eu particularmente sou a favor, mesmo q no inicio isto nos custe um pouco mais, afinal este é o preço da tecnologia.... Depois ela se paga, tenha certeza!!!!

Frederico Mendes
04/11/2012, 01:52
Copiado do sub forum - Nissan


Bom, vou dar meu pitaco sobre o S-50,
Usei ele por 2 meses, tendo utilizado 6 tanques com 100% S-50 nesse período. O que notei foi:
- diminuição de fumaça,
- não notei inicialmente mudanças no motor ou no consumo. Porém a partir do 4º tanque achei o motor mais silencioso (mesmo efeito que sinto ao usar aditivo Bardahl), porém a bomba de baixa, que puxa combustivel do tanque para a bomba de alta pressao passou a ser muito mais barulhenta. O consumo melhorou cerca de 7%. Mas pode implicar simplesmente menos transito, pois minha rotina mudou radicalmente ultimamente.
- meu carro nunca deu trabalho pra pegar pela manha, mesmo estando inclinado, a 15º graus ou a 40 º, sempre pegou de primeira. De repente, em condições normais na minha garagem, passou a pegar com dificuldade na primeira partida, chegando a ratear no marcha lenta no tempo de aquecimento do motor. Estava convencido que a bomba de baixa estava indo pro beleleu (pois estava com barulhos esquisitos quando virava a chave.. e afinal já trabalhou 134.000km e todo mundo me diz que o sistema commom rail do mwm não presta). Há 1 semana coloquei 1 tanque de Comum com aditivo Bardahl pra testar, e o carro voltou ao seu 100%.

- não estou condenando o S-50, posso ter colocado um diesel de má qualidade, devida a má armazenagem, já que muitos foristas falaram que o S-50 necessita de tanques e filtros nos postos diferenciados, e nos postos que vendem S-50 na minha cidade, não vi nenhuma obra de adaptação de novos tanques ou nenhum filtro diferenciado colocado para por o S-50.

Amigos, este tópico foi copiado por mim dos Nissans, pois julguei ser interessante ser discutido aqui tambem, afinal, tambem temos motores 2.8 com Bomba Injetora...

Sidnei
04/11/2012, 15:53
Desculpem a minha ignorância: mas se o enxofre não interfere em nada no rendimento e teoricamente polui menos, porque então não mudaram antes essa quantidade de enxofre no diesel? Porque somente agora com essa linha de motores Euro VI?
Eu acredito que vai haver algum prejuízo para os motores antigos (principalmente os 2.8), mas que a Petrobrás jamais vai declarar publicamente.
Enquanto tiver diesel S500 vou continuar abastecendo com ele, pois minha bomba não tem nem 100.000km ainda e eu não pretendo abri-la prematuramente devido ao uso desse novo diesel.

abreu
04/11/2012, 21:03
Desculpem a minha ignorância: mas se o enxofre não interfere em nada no rendimento e teoricamente polui menos, porque então não mudaram antes essa quantidade de enxofre no diesel? Porque somente agora com essa linha de motores Euro VI?
Eu acredito que vai haver algum prejuízo para os motores antigos (principalmente os 2.8), mas que a Petrobrás jamais vai declarar publicamente.
Enquanto tiver diesel S500 vou continuar abastecendo com ele, pois minha bomba não tem nem 100.000km ainda e eu não pretendo abri-la prematuramente devido ao uso desse novo diesel.

Pelo simples fato do sistema de filtragem para se obter o diesel S-50 ser muito mais caro do que o para obter o diesel S-500.

A Petrobras teve adquirir todo o maquinário necessário para a produção desse diesel mais limpo.

Abraços.

Murillus
05/11/2012, 19:30
Vou acompanhando o topico por curiosidade... Não entendo de mecanica ao ponto de opinar fidedignamente sobre este assunto...
Mas ja notei (achismos) o seguinte no meu 2.8:

Abasteci com diesel ruim em um posto bandeira branca durante uma viagem = A viatura começou a engasgar nas retomadas... depois ficou com treme-trem na marcha lenta = Tive que trocar o filtro... Cheio de agua ou querozene ou sei la o que...

Abasteci com biodiesel da BR por algum tempo... Notei que piorou o desempenho, fumaçou mais, perdeu força nas retomada...

Abasteci com diesel aditivado da texaco... Notei diferençaa sim... Ficou mais esperto... Porem o consumo aumentou...

Abasteci com diesel S50... Nao notei diferenca... ficou entre o disel convencional e o biodiesel...

Mas isso é só uma especulação de um leigo no assunto...

Horacio Teles
05/11/2012, 22:16
Não sei, mas tenho a impressão que a mudança de composição do diesel é um atendimento à legislação ambiental, não somente brasileira, mas mundial.
Cá ou lá, o que também sei é quem produz o combustível é a BR. Assim, se existe difereça das bandeiras, suponho que seja pelas condições de armazenamento e colocação de aditivos (detergentes).
Quanto às diferenças do S-50, até onde sei, a mudança é do teor de enxofre, não da octanagem. A queima, em princípio, é mais limpa, só.
Do biodiesel, parece que a diferença é a adição de óleos de origem vegetal, como a mamona, etc.

GPBarbosa
05/11/2012, 22:52
Desculpem a minha ignorância: mas se o enxofre não interfere em nada no rendimento e teoricamente polui menos, porque então não mudaram antes essa quantidade de enxofre no diesel? Porque somente agora com essa linha de motores Euro VI?
Eu acredito que vai haver algum prejuízo para os motores antigos (principalmente os 2.8), mas que a Petrobrás jamais vai declarar publicamente.
Enquanto tiver diesel S500 vou continuar abastecendo com ele, pois minha bomba não tem nem 100.000km ainda e eu não pretendo abri-la prematuramente devido ao uso desse novo diesel.

o pq cai de encontro com a resposta do abreU mas quero complementar que os custos de implementação vão muito além de apenas um sistema e filtração, e sim relacionadas a adequação de toda um nova tecnologia de produção (reatores) de uma serie de refinarias que foram construídas @ ~50 anos, pesquisando na internet vc chegará a valores da ordem de 16bilhões de reais como custo de adequação das refinarias. E além disso para poluir menos não basta apenas um diesel com menor teor de enxofre, o motor atendendo ao EURO V que na verdade é um motor com recursos tecnológicos de reaporveitamento dos gases de combustão e etc também é parte do elo.

falo isso, pois participei de um forum envolvendo fabricantes de motores, lubrificantes, montadoras, políticos e a petrobras para alinhar expectativas de que para diminuir as emissões relacionadas ao dielsel todas as partes fazem parte do elo desta corrente. Onde a petrobras apresentou o plano de entrega do Bieldisel S50 eS10 e os fabricantes o compromisso de implementação da tecnologia. O emento ocorreu em 2010 (http://www.saebrasil.org.br/imprensa/pressrelease/exibe.asp?codigo=508)

Não sou especialista no assunto não estou querendo ensinar ninguém apenas comentando o que eu já li e vivênciei (em meu emprego atual não tenho nenhum envolvimento com mercado automobilístico) como tive no passado!!!!

Espero ter ajudado...

Frederico Mendes
10/11/2012, 10:24
Penso que a mídia especializados em veiculos (principalmente a diesel) deveria fazer uma reportagem séria com este tema, utilização de combustivel diesel veiculos novos x veiculos 'antigos', diesel de baixo enxofre x alto enxofre.
Em tempo: mandei um email para a fabricante do motor (international mwm), mas nao deram moral (isso ja faz quase um mes).

Frederico Mendes
24/11/2012, 23:30
Motor diesel com Bomba Injetora (mwm 2.8), utilizando S50, com pouco enxofre, danificaria o motor por falta de lubrificação?
Poderia utilizar 1 litro de querosene no abastecimento para que isso nao ocorra?
TEnho amigos com Troller 2.8, que colocam um litro de querosene em cada duas abastecidas.
Faz sentido isso, ou é mais um mito?

roberto_nascimento
25/11/2012, 00:10
Motor diesel com Bomba Injetora (mwm 2.8), utilizando S50, com pouco enxofre, danificaria o motor por falta de lubrificação?
Poderia utilizar 1 litro de querosene no abastecimento para que isso nao ocorra?
TEnho amigos com Troller 2.8, que colocam um litro de querosene em cada duas abastecidas.
Faz sentido isso, ou é mais um mito?

A não ser que você more lá no sul em alguma cidade bemmmmmmm fria... depois de começar a fazer uso dessa prática no calor de vitória, eu duvido que você não volta em menos de 1 ano pra relatar problemas em bomba e/ou bicos!

tulio
25/11/2012, 02:14
a unica coisa que eu notei foi q acaba mais rapido, mas pode ter sido só impressao!

Frederico Mendes
26/11/2012, 11:12
a unica coisa que eu notei foi q acaba mais rapido, mas pode ter sido só impressao!

Não entendi o que voce escreveu...
Quiz dizer que aumenta o consumo utilizando o S50?

Armindo Neto
03/12/2012, 18:04
Pessoal que tem Troller 2.8 , qual foi a máxima que o Troller de vocês chegaram com diesel s 50 , o meu chegou a 125 km/h , o meu tem BI aberta , tou achando pouco , o antigo dono disse que chega a 140km/h mas só esticando todas as marchas , estou achando o meu Troller (2004) com pouco curso de acelerador , o de vocês , também tem pouco curso de acelerador???, Mas Lembrando que o meu Troller tem pneus 33x12,5x15 com pneus 33 a velocidade final de 120 , 125 km/h está boa ?

AA , e a caixa EATON 2305b é boa ???


Abraços e Boas Trilhas:safari-rig:

Sandrãobh
03/12/2012, 18:19
Pessoal que tem Troller 2.8 , qual foi a máxima que o Troller de vocês chegaram com diesel s 50 , o meu chegou a 125 km/h , o meu tem BI aberta , tou achando pouco , o antigo dono disse que chega a 140km/h mas só esticando todas as marchas , estou achando o meu Troller (2004) com pouco curso de acelerador , o de vocês , também tem pouco curso de acelerador???, Mas Lembrando que o meu Troller tem pneus 33x12,5x15 com pneus 33 a velocidade final de 120 , 125 km/h está boa ?

AA , e a caixa EATON 2305b é boa ???


Abraços e Boas Trilhas:safari-rig:

Nunca usei o s-50 e o meu já deu 150 km/h e ainda poderia dar mais um pouco...... fiquei com medo...rsrsrsrsrs

Frederico Mendes
03/12/2012, 23:04
Pessoal que tem Troller 2.8 , qual foi a máxima que o Troller de vocês chegaram com diesel s 50 , o meu chegou a 125 km/h , o meu tem BI aberta , tou achando pouco , o antigo dono disse que chega a 140km/h mas só esticando todas as marchas , estou achando o meu Troller (2004) com pouco curso de acelerador , o de vocês , também tem pouco curso de acelerador???, Mas Lembrando que o meu Troller tem pneus 33x12,5x15 com pneus 33 a velocidade final de 120 , 125 km/h está boa ?
AA , e a caixa EATON 2305b é boa ???
Abraços e Boas Trilhas:safari-rig:

Mindo, minha viatura tambem está com pneus 33x12,5 (AT BF), e ja coloquei 153 km por hora aferido no GPS, mas foi em uma boa reta.
Porem utilizando o oleo normal.

Leandro-SC
04/12/2012, 08:46
Mindo, minha viatura tambem está com pneus 33x12,5 (AT BF), e ja coloquei 153 km por hora aferido no GPS, mas foi em uma boa reta.
Porem utilizando o oleo normal.

heheheh

Entao eu acelero pouco o meu mesmo... uma fez botei 120 com os pneus originais, com os 33 nunca passei de 100km. porém nunca andei de carona com alguem que tem troller, acho que acelero pouco o meu. ando sempre entre 1500 a 2500 giros, so em trilhas e muito raro bater 3000, ando muito em baixa? qual seria o regime de giro ideal pra andar?

Referente ao S50 tbm tenho a impressao que gasta mais e anda menos, pode ser coisa da cabeça, mas botei 2 vezes e nao gostei, geralmente paro em parada de caminhao, onde o combustivel gira bastante, nao gosto de postinho de cidade.

Frederico Mendes
04/12/2012, 08:54
heheheh

Entao eu acelero pouco o meu mesmo... uma fez botei 120 com os pneus originais, com os 33 nunca passei de 100km. porém nunca andei de carona com alguem que tem troller, acho que acelero pouco o meu. ando sempre entre 1500 a 2500 giros, so em trilhas e muito raro bater 3000, ando muito em baixa? qual seria o regime de giro ideal pra andar?
Referente ao S50 tbm tenho a impressao que gasta mais e anda menos, pode ser coisa da cabeça, mas botei 2 vezes e nao gostei, geralmente paro em parada de caminhao, onde o combustivel gira bastante, nao gosto de postinho de cidade.

Cuidado com uma coisa... o Troller principalmente com este pneu 33, exige uma grande area para frenagem.
Fica extremamente perigoso, voce pisa no freio e ele NÃO PARA.
Eu tinha um Gol 1.6, e digo uma coisa a distancia de frenagem do Troller com esta configuração é praticamente o dobro dos carros genéricos.
Apenas uma vez, coloquei esta velocidade (153km/h) na viatura, e nunca mais, o maximo que coloco agora é 120 por hora.
Outra coisa, o velocimetro original mente para voce. Quando ele marcar 100 por hora, vai estar aproximadamente a 110, é um erro de aproximadamente 10%. Precisa tomar cuidado com os radares. Por isso sempre acompanho a velocidade por GPS.

Armindo Neto
04/12/2012, 17:12
Mas o Troller de vocês também tem pouco curso de acelerador?

Armindo Neto
04/12/2012, 17:16
E Pneus Mud também influenciam na velocidade final?

Frederico Mendes
04/12/2012, 18:18
E Pneus Mud também influenciam na velocidade final?
Pelo que sei, com pneus 33, o carro perde força (torque), e ganha velocidade final, alguns poucos kms.
O pneu de minha viatura, nao é Mud, é AT.
Penso que o curso de meu acelerador seja normal, nunca observei problema com relação a isso.

homerohermida
04/12/2012, 18:34
E Pneus Mud também influenciam na velocidade final?
Eu notei que a final do meu diminuiu e o consumo aumentou. Não possuo os dados estatísticos, mas a autonomia diminuiu em média 5%.

Sandrãobh
04/12/2012, 20:24
E Pneus Mud também influenciam na velocidade final?

Acredito que influenciam na velocidade final, consumo e estabilidade..... Para o dia-a-dia e trilha sem muita lama AT é melhor.... mas o Mud é mais bonito na minha opinião....

Armindo Neto
05/12/2012, 08:51
pessoal o motor sprint mwm 2.8 do Troller é semelhante ou é idêntico ao da s10 ??? um mecanico me disse que só é semelhante ao da S10, mas mudar algumas partes , e também me disse que a caixa Eaton 2305b se não me engano e a da Ranger , e semelhante ou é identica a da Ranger ??? o Mecânico disse que só é semelhante muda algumas peças ??!

E ai o que ele disse é verdade ou é mentira ???

sou novo no mundo dos Trollers e não conheço muito ainda sobre ele .

Abraço e Boas Trilhas!:safari-rig:

Jorgao
05/12/2012, 09:06
pessoal o motor sprint mwm 2.8 do Troller é semelhante ou é idêntico ao da s10 ??? um mecanico me disse que só é semelhante ao da S10, mas mudar algumas partes , e também me disse que a caixa Eaton 2305b se não me engano e a da Ranger , e semelhante ou é identica a da Ranger ??? o Mecânico disse que só é semelhante muda algumas peças ??!

E ai o que ele disse é verdade ou é mentira ???

sou novo no mundo dos Trollers e não conheço muito ainda sobre ele .

Abraço e Boas Trilhas!:safari-rig:

É diferente. Tanto o câmbio em relação ao da Ranger como o motor.
Se olhar uma Ranger 3.0 e um Troller 3.0 por baixo dá pra ver nitidamente algumas diferenças. A junção do motor com o câmbio no troller é um trambolho enorme, e na ranger é pequenininho. Em relação ao Sprint da S10 x Troller, com certeza deve ter algumas diferenças também.

Frederico Mendes
05/12/2012, 09:34
É diferente. Tanto o câmbio em relação ao da Ranger como o motor.
Se olhar uma Ranger 3.0 e um Troller 3.0 por baixo dá pra ver nitidamente algumas diferenças. A junção do motor com o câmbio no troller é um trambolho enorme, e na ranger é pequenininho. Em relação ao Sprint da S10 x Troller, com certeza deve ter algumas diferenças também.

Até onde sei, é diferente, porem adaptavel.
Os filtros de oleo da FRAM, nao funcionavam com perfeição nos Troller 2.8, e não tinham problemas nas outras utilizações do mesmo motor.
Descobriram que a preparação no Troller tinha mais força e as marchas são ligeiramente mais curtas.
Esta descoberta foi do pessoal da engenharia da FRAM juntamente com um dono de Posto de Gasolina de Passos-MG (conheço o dono do posto e o referido Troller), que mostrou para eles que a viatura dele, com os filtro FRAM, funcionava com falha em alta rotação e com os originais MWM, isso nao acontecia.
Não sei o desfecho da história, mas até onde sei prometeram mudar o filtro.

Leandro-SC
05/12/2012, 10:46
Mas o Troller de vocês também tem pouco curso de acelerador?


O meu tem pouco curso de acelerador, e como o Frederico disse e outros tbm ja me falaram os 33 dao uns 10% de diferença no velocimetro.

Sandrãobh
05/12/2012, 11:42
O meu tem pouco curso de acelerador, e como o Frederico disse e outros tbm ja me falaram os 33 dao uns 10% de diferença no velocimetro.

Quando vcs dizem ''pouco curso de acelerador'' estão comparando com o quê? ligue o carro, no ponto morto e acelera até topar no assoalho e veja até aonde o conta giros vai(como na Controlar, que dó, que dó..)..... se não der nos 5.000 ou bem próximo disso é porque tá pouco mesmo...senão vcs é que estão com dó de esticar as marchas....rsrsrsrs e acelerar o bicho....

Lucas Nassif
05/12/2012, 14:39
Quando vcs dizem ''pouco curso de acelerador'' estão comparando com o quê? ligue o carro, no ponto morto e acelera até topar no assoalho e veja até aonde o conta giros vai(como na Controlar, que dó, que dó..)..... se não der nos 5.000 ou bem próximo disso é porque tá pouco mesmo...senão vcs é que estão com dó de esticar as marchas....rsrsrsrs e acelerar o bicho....

5000rpm??? Tá doido, pelo que sei a rotação máxima no 2.8 é 4.200. Pelo menos no meu é.

Jorgao
05/12/2012, 15:28
5000rpm??? Tá doido, pelo que sei a rotação máxima no 2.8 é 4.200. Pelo menos no meu é.

E no 3.0 é 4000 rpm.

Sandrãobh
05/12/2012, 15:39
5000rpm??? Tá doido, pelo que sei a rotação máxima no 2.8 é 4.200. Pelo menos no meu é.

kkkkkkkkkkkkkk, isso é porque em MG, sorte nossa, não tem os fiscais da controlar..... senão eles fazem o ponteiro bater lá embaixo... kkkkkkkkkk, Não precisa ser tão literal, é só uma vezinha, até no máximo,só prá testas o curso do acelerador....rsrs, tomara que não trave tudo....

Armindo Neto
05/12/2012, 18:37
Pessoal , obrigado pelas respostas!

Mas , tenho mais uma duvida:-P, qual pneu vocês recomendam para mim ?

Não irei fazer trilhas pesadas , somente passeios, trilhas leves e moderadas, e também utilizarei o Troller para viajar.

Eu quero pneu com um perfil não tão grande (no máximo 33") com no máximo 10.5 de largura , que não seja MUD!, pelo fato de fazer muito barulho , e ter um alto desgaste no asfalto ( utilizarei o jipe 90% do tempo no asfalto) fora de estrada somente no fim de semana ou feriados, e tenho pneus 33x12.5x15 yokohama geolandar M/T e o carro perde muito em estabilidade e fica meio bobão , a direção não responde tão bem , e fica bem pesada, só acho ele bonito , mas para mim não serve! E UM PNEU QUE FIQUE BONITO NO TROLLER! E uma duvida , pneus 33 deixa a direção meio pesada???

E ai qual vocês recomendam?

Abraço e boas trilhas:safari-rig:

Sandrãobh
05/12/2012, 18:44
Pessoal , obrigado pelas respostas!

Mas , tenho mais uma duvida:-P, qual pneu vocês recomendam para mim ?

Não irei fazer trilhas pesadas , somente passeios, trilhas leves e moderadas, e também utilizarei o Troller para viajar.

Eu quero pneu com um perfil não tão grande (no máximo 33") com no máximo 10.5 de largura , que não seja MUD!, pelo fato de fazer muito barulho , e ter um alto desgaste no asfalto ( utilizarei o jipe 90% do tempo no asfalto) fora de estrada somente no fim de semana ou feriados, e tenho pneus 33x12.5x15 yokohama geolandar M/T e o carro perde muito em estabilidade e fica meio bobão , a direção não responde tão bem , e fica bem pesada, só acho ele bonito , mas para mim não serve! E UM PNEU QUE FIQUE BONITO NO TROLLER! E uma duvida , pneus 33 deixa a direção meio pesada???

E ai qual vocês recomendam?

Abraço e boas trilhas:safari-rig:

Exatamente o que vc quer: BF goodrich 33x10,5r15, A/T.... pelo que já li é o seu número....

Armindo Neto
05/12/2012, 20:27
Exatamente o que vc quer: BF goodrich 33x10,5r15, A/T.... pelo que já li é o seu número....


Não existe no Brasil esta medida...

Jorgao
05/12/2012, 21:31
Não existe no Brasil esta medida...

AT eu realmente não sei. Mas Mud, existe sim.

Lançamento – Pneu MUD Bfgoodrich 33 x 10,5 | Nordeste 4x4 (http://www.nordeste4x4.com.br/lancamento-pneu-mud-bfgoodrich-33-x-105/)

Sinceramente, principalmente se não vai enfrentar muita lama, coloque um BF AT 31". Vai durar a vida toda, não vai desgastar nada de nada o veículo e vai te dar ótimo desempenho em asfalto e trilhas leves de fim de semana.

Agora, o 33" mud na minha opinião é pneu pequeno pro troller.

Sandrãobh
06/12/2012, 00:40
Não existe no Brasil esta medida...

É mesmo, vi nos USA, não tem A/T aqui.... mas se esse é o seu número, tem um tamanho parecido Pneu 285/75r16 Bf Goodrich All Terrain A/t 122r F-250 - R$ 1.050,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452800918-pneu-28575r16-bf-goodrich-all-terrain-at-122r-f-250-_JM) em roda 16.... use o conversor e escolha ..... Tabela de Converso de Tamanhos de Rodas e Pneus (http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/)

Armindo Neto
06/12/2012, 09:08
31 corresponde a que medida? acho que vou colocar BF AT 31x10.5x15 acho que irá me atender bem, bf at 31 é bom de trilha leve a moderada? 31 e uma boa medida para o troller?

Armindo Neto
06/12/2012, 09:09
eu também queria te perguntar ja que voce tem bilstein no carro , onde posso encontrar bilstein? o meu tem rancho mas dizem que não e bom .

Sandrãobh
06/12/2012, 10:08
31 corresponde a que medida? acho que vou colocar BF AT 31x10.5x15 acho que irá me atender bem, bf at 31 é bom de trilha leve a moderada? 31 e uma boa medida para o troller?

Comprei o meu jipe com os 32 x 11,5 x 15, é um pneu bonito,quando vc para próximo a um T4 com pneu original (255x75) a diferença é grande....e desses 32'' para um 33'' não é tanto.... acho que para os 31 x 10,5 o carro fica mais magrinho, mas ainda vai ficar legal e como disse o Jorgao, vai ser muito bom em SEU perfil de uso. Nas trilhas mais pesadas o 32'' é pequeno.... muitas vezes dá muito mais trabalho que os 35'' ou maiores, mas também passa, com jeitinho vai... instale um guincho que vc fica até mais confiante de fazer os passeios do fds sem precisar de turma, apesar de ser melhor com ela.....

Sandrãobh
06/12/2012, 10:21
eu também queria te perguntar ja que voce tem bilstein no carro , onde posso encontrar bilstein? o meu tem rancho mas dizem que não e bom .

Comprei os bilstein direto nos USA, tava um preço abusivo por aqui.... mas os ranchos são bons, eles tem um problema de quebra de olhal em alguns.... mas rodam muitos km sem problema, se fosse meu caso: se os ranchos já estão instalados, ficaria de olho nos olhais para ver se não tem trinca e se um dia quebrar, trocaria..... dizem que pode ser a bucha que é rígida e acaba forçando a parede do olhal, mas eu nunca tive rancho.....

Armindo Neto
06/12/2012, 13:12
eu não conheço muito bem esses amortecedores , o que é o olhal do amortecedor?

Elison
06/12/2012, 13:58
eu não conheço muito bem esses amortecedores , o que é o olhal do amortecedor?
Amortecedores...
Pneus...
Velocidade de 150km/h...

E o S50???

Sandrãobh
06/12/2012, 19:03
eu não conheço muito bem esses amortecedores , o que é o olhal do amortecedor?

O Elison tem razão estamos poluindo o tópico..... olhal é a extremidade do amortecedor por onde passa o parafuso de fixação do mesmo, no Troller é olhal/olhal ...... dá uma olhada neste topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/63653-amortecedor-rancho-no-troller-compensa.html ou nesse http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/88999-troller-rancho-alguem-sabe-receita.html caso queira saber mais sobre o assunto é só postar lá.....
Sobre os bilstein tem esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/104981-bilstein-5125-no-troller-impressoes.html
abç

Sandro

GPBarbosa
23/12/2012, 10:12
Reabrindo a conversa...
nos novos trollers tem um adesivo no para brisas falando para utilizar s50 até o fim deste ano e @ partir de 2013 s10.
parei ontem para abastecer no posto Petrobras e conversando com o frentista ele disse q o diesel 500 será eliminado... Ficaremos apenas com o s50 e s10!!!!
Agora achei bem caro viu, o litro do s50... 2,29 aqui em Curitiba...:curtir_nao:
o s10 entao eles vão vender a quanto 2,49??????

jipeiroMT
23/12/2012, 22:13
Reabrindo a conversa...
nos novos trollers tem um adesivo no para brisas falando para utilizar s50 até o fim deste ano e @ partir de 2013 s10.
parei ontem para abastecer no posto Petrobras e conversando com o frentista ele disse q o diesel 500 será eliminado... Ficaremos apenas com o s50 e s10!!!!
Agora achei bem caro viu, o litro do s50... 2,29 aqui em Curitiba...:curtir_nao:
o s10 entao eles vão vender a quanto 2,49??????

A informação que tive é que o S500 toma o lugar do S1800, ou seja, diesel agrícola. Agora, com o lançamento do S10, será que o S50 toma o lugar do S500? Não sei.

danyman
05/03/2013, 12:00
Estimados, tenho uma pajero 2005 motor 4m40, e tenho que confesar que estou passando pelas mesmas experienças.
Existem mitos, mas tmb. realidades. Minha pajero tem 90mil Km esta muito nova, mas apos de experimentar o S50 por 4 meses, o carro començou a dar problemas. O primeiro que aconteceu: Furou a valvula otimizadora, començõu a vazar. coincidencia, mas tive que trocar. Logo, o carro començõu a ficar fraco apos esquentar. Depois, a fazer fumça preta quando quente.....no final trinquei o coletor de escapamento.....Ai començõu a outra historia...e o filtro que se entupe por tanque sujo ???
Logo, não e o turbo, ( retiramos, revisamos e não era), e o da valvula EGR ( retiramos, bloqueamos, revisamos não era), e o modulo HPE ( trocamos, testamos outro novo, mas não era), são os bicos injetores, ( trocamos mas não era ). Retiramos novamente o tanque mangueiras.....(e não era), e assim.....os R$ investidos se sumam......!!! A agora me dizem que e necessario mexer na bomba. MAS CANSADO !!! Optei por esperar, e apos leer nos foruns....voltei a usar oleo diesel "comun". Apos ja uma semana Batata!!!, o carro MELHORO MUITO. Voltei para o bombista e comentei.....e agora que vc diz.....Hummmmm, sim, me diz que ja teve cassos iguais, e mesmo o carro tenha melhorado acha que terei que tirar a bomba e revisar. Uma coisa que falou e que se desprenden alguns residuos das tubulações ( na mudanza de combustivel ) e essas param e ficam nos filtrinhos internos da bomba (retorno de combustive), e que tmb esses residuos podem danificar o corpo da bomba???.
Em resumo: no esperemos " uma confirmação" da petrobras por rações obvias (entrariam em um serio problema), mas que parece fato eles resolverom os problemas de fato dos "commom rail" sem consideraram os problemas possiveis com os carros mais antigos ( borrachas, guarnições, filtros, etc). E fato de que e melhor combustivel, so que possivelmente tenhamos que trocar o tipo de filtro de combustivel, ou algumas guarnições, mangueras, et.....
Se os comom rail se veiam afetados pelo enchufre, os atuais aditivos que podem afetar as borrachas, e selhos do carros mais belhos???. Saberemos em breve.. Disculpem meu portunhol, sou estrangero.
Daniel

Horacio Teles
05/03/2013, 22:54
Pois é, além dos problemas, das dúvidas, fato é que a PETROBRAS anunciou o reajuste de 5% nas refinarias a partir de amanhã, dia 6 do corrente. La vem inflação, efeito cascata, enchente, sei lá. Sai o enxofre, entra o cifrão. Nem assim a tal PETROBRAS sai do prejuízo. É, parece que os velhos problemas estão de volta aos poucos.

Frederico Mendes
27/04/2013, 12:03
A turma do Troller 2.8, que está utilizando o Diesel S-10, tem algo a comentar?
Eu tenho usado mas não com frequencia, misturando com o Diesel comum, e não observei nada diferente ainda.

Leandro-SC
27/04/2013, 19:11
A turma do Troller 2.8, que está utilizando o Diesel S-10, tem algo a comentar?
Eu tenho usado mas não com frequencia, misturando com o Diesel comum, e não observei nada diferente ainda.

Eu tbm tenho usado misturado S-10 e comum pois nao tenho uma regularidade no abastecimento, sempre que posso abasteço em parada de caminhao diesel normal, pela rotatividade e pelo $$$. S-10 so em posto mais na cidade, nao notei diferença alem do $$$.

Apesar de ter lido em algum lugar que o S-50 nao perde rendimento. Pra mim tem diferença, parece que até o ronco muda. Sei la, eu evito, gosto mesmo do comum.

RcPM
28/04/2013, 10:19
Eu tbm tenho usado misturado S-10 e comum pois nao tenho uma regularidade no abastecimento, sempre que posso abasteço em parada de caminhao diesel normal, pela rotatividade e pelo $$$. S-10 so em posto mais na cidade, nao notei diferença alem do $$$.

Apesar de ter lido em algum lugar que o S-50 nao perde rendimento. Pra mim tem diferença, parece que até o ronco muda. Sei la, eu evito, gosto mesmo do comum.


A turma do Troller 2.8, que está utilizando o Diesel S-10, tem algo a comentar?
Eu tenho usado mas não com frequencia, misturando com o Diesel comum, e não observei nada diferente ainda.

Leandro e Frederico,

Infelizmente isso não é exclusividade dos 2.8. Notei uma diferença considerável ao usar o S10 e S50 no meu 3.0 também.
Pena que para cada situação foi aberto um tópico diferente no forum e as informações ficaram meio pulverizadas.
Lendo os tópicos sobre o assunto, cheguei a conclusão que o diesel S10 ou S50 derruba consideravelmente o rendimento e traz problemas aos motores, tanto faz motor mecanico ou manual.
Meus comentários estão aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/116397-consumo-com-oleo-s-10-a.html

Abraços,

Reinaldo

PS: Vejam a reportagem que acabei de postar: #16 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/116397-consumo-com-oleo-s-10-a-2.html#post1916586)

Frederico Mendes
28/04/2013, 18:52
PS: Vejam a reportagem que acabei de postar: #16 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/116397-consumo-com-oleo-s-10-a-2.html#post1916586)

Reinaldo, acabei de ler o post, ele de certa forma, reafirma umas coisas que ha muito estamos a comentar, mas sempre fica a dúvida... Qual diesel utilizar?
Não sei se penso corretamente, mas foram abertos tópicos separados, porque os motores sao completamente diferentes, logo, o efeito a curto/médio e longo prazo nos dois motores se dará de forma diferente.
O pessoal da Trilha Vitória (ccs, daqui de Vitória), falaram que pode-se utilizar sem problemas no motor 2.8, mas... não escreveram.
Porque a Troller, não posta no seu site, um comunicado informando isso? Apenas falam, no boca a boca, no diz que diz. Este é o meu grande medo.
O que tenho feito, é "assistir", acompanhar a utilização por parte de todos, para depois dar o meu parecer.
Eu geralmente abasteço em um posto Ipiranga, que fica meio longe de minha casa (12km) , porem tenho certeza da procedencia do posto, e sei que sempre abasteço com diesel novo, pois busquei saber, nele se abastece de 80, a 100 mil litro de diesel diarios. Uma coisa que aprendi é abastecer onde os caminhões e carretas abastecem, pois é garantia de qualidade no combustivel.

RcPM
28/04/2013, 20:02
Reinaldo, acabei de ler o post, ele de certa forma, reafirma umas coisas que ha muito estamos a comentar, mas sempre fica a dúvida... Qual diesel utilizar?
Não sei se penso corretamente, mas foram abertos tópicos separados, porque os motores sao completamente diferentes, logo, o efeito a curto/médio e longo prazo nos dois motores se dará de forma diferente.
O pessoal da Trilha Vitória (ccs, daqui de Vitória), falaram que pode-se utilizar sem problemas no motor 2.8, mas... não escreveram.
Porque a Troller, não posta no seu site, um comunicado informando isso? Apenas falam, no boca a boca, no diz que diz. Este é o meu grande medo.
O que tenho feito, é "assistir", acompanhar a utilização por parte de todos, para depois dar o meu parecer.
Eu geralmente abasteço em um posto Ipiranga, que fica meio longe de minha casa (12km) , porem tenho certeza da procedencia do posto, e sei que sempre abasteço com diesel novo, pois busquei saber, nele se abastece de 80, a 100 mil litro de diesel diarios. Uma coisa que aprendi é abastecer onde os caminhões e carretas abastecem, pois é garantia de qualidade no combustivel.

Frederico,
Tem 1 tópico do 2.8 outro do 3.0 - 2007 e um geral. Enfim, leio todos para acompanhar os comentários dos colegas.
Você reparou n a reportagem os cuidados necessários nos postos para este combustivel? Será que isto está sendo obedecido??
Eu voltei para o S-500 e não pretendo utilizar este novo enquanto houver o antigo a venda.

Murillus
03/05/2013, 17:53
Uma coisa que aprendi é abastecer onde os caminhões e carretas abastecem, pois é garantia de qualidade no combustivel.

Muito boa dica... Realmente o pessoal que usa o bruto no dia-a-dia, não quer ter dor de cabeça e só abastece em locais confiáveis...

Murillus
03/05/2013, 18:16
Como disse em outro topico... Vou seguindo corujando... Tenho muitas duvidas sobre estes combustíveis: S1800 vs S500 vs S50 vs S10...



Qual a função do enxofre no diesel? O enxofre serve para lubrificar...


Para minimizar os problemas causados pela emissão de poluentes por parte dos veículos movidos a diesel, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determinou que as refinarias serão obrigadas a reduzir drasticamente o teor de enxofre nesse combustível... Pois é... Mas ao retirar o enxofre vão diminuir a lubrificação do Diesel...



Conforme tinha lido, para reduzir o teor de enxofre para 0,05% e, sobretudo, 0,005%, o diesel precisa passar por um processo rigoroso de hidrogenização (hidrotratamento), que quebra as cadeias atômicas e libera o enxofre...

É aí que começam a ocorrer os problemas de lubrificação, já que o enxofre serve de ponte de ligação entre cadeias atômicas responsáveis pela lubricidade do diesel...


No Brasil, a proposta da Petrobrás é adicionar ao diesel aditivos específicos para garantir antecipadamente as propriedades lubrificantes do combustível... Por isso pagamos mais caro pelo novo Diesel...



Retirando o enxofre, tem-se uma redução da lubricidade, o que afeta os sistemas de injeção, sobretudo aqueles lubrificados pelo próprio diesel, como, por exemplo, as bombas rotativas e o Common Rail...


o nosso pobre 2.8 vai sofrer e muito com essa "ECOmoda"...

"E agora Jose ???"

Frederico Mendes
06/05/2013, 15:15
...
No Brasil, a proposta da Petrobrás é adicionar ao diesel aditivos específicos para garantir antecipadamente as propriedades lubrificantes do combustível... Por isso pagamos mais caro pelo novo Diesel...


Murillus, pelo que entendi, o diesel S50/S10 é um diesel ja aditivado, e com grande poder de lubrificação, sendo por isso liberado para uso nos motores que utilizam o enxofre para lubrificar (motores com bomba injetora?), é isso?

danyman
06/05/2013, 23:31
Estimados, apos percorrer varias concessionárias oficiais, mecânicos e bombistas, e gastar muito dinheiro no meu carro, concluí que tanto as concessionárias oficiais, como mecânicos, bombistas, assim como os donos dos postos de combustíveis “pouco sabem do assunto da mudança do combustível. Infelizmente nos os usuários temos que arcar com os testes da Petrobras.
Eu Tenho uma pajero Sport 2005 motor 2,8 (4M40). Carro ótimo que desde inícios de este ano começou a me dar muito dor de cabeça. O primeiro que aconteceu foi que o carro apresentava um desempenho irregular, as vezes ótimo, as vezes super fraco, e fazendo fumaça.
O consumo médio do carro e de 9,5 a 10 km/l, na estrada, mas agora, e na mesma estrada percurso só faz a vezes 6,5 a 7 km/l. O carro tem poucos Km e sempre foi meu, e cuido muito. Mesmo assim, o primeiro problema serio que tive esta ano, voltando de Guarujá, foi que o carro começou a fazer muita fumaça preta nas saídas, e principalmente na montanha, e muito fraco, sem força.
Assim que cheguei a SP fiz controlar o carro, e me indicaram que poderia ser bomba injetora descalibrada, mas que podia continuar ate mia cidade sem problemas.....(moro no interior).
Na metade do caminho o carro começou a falhar ainda mais, e começou a fazer barulho de perda de gases pelo coletor de escapamento. Após checar, e no outro dia, já frio constatamos que o coletor de escapamento estava trincado!!!. Trocamos ele, e tmb levaram a turbina para controle. Após montar o conjunto, trocaram os filtros, e tudo voltou ao normal, aparentemente!!!.....Apos alguns dias, novamente o problema com a fumaça, e o carro fraco. Levei imediatamente para controle. .....agora ”São os picos injetores” que podem estar sujos....”trocamos eles, mas nada mudou.....pode ser o tanque sujo, retiraram ele, colocamos combustível novo, mas continuou igual.....Trocaram o módulo eletrônico HPE, e modulo EGR, assim como controle das válvulas e reles......Apos isso, o carro já não voltou a funcionar normal, e foi ai que tentaram “tirar a bomba injetora. Ai fiquei desapontado, pois já tinha gastado muito dinheiro, então decidi parar por aí...e procurar por minha conta outros caminhos......Para minha surpresa sem fazer NADA, o carro começou a funcionar bem . procurando o que poderia ter sido...me lembrei, e comecei a perceber que cada vez que “abastecia” em um posto próximo de casa, onde só tinham “óleo diesel comum” (acho s500), o carro voltava a ficar ótimo. Mesmo não muito convencido, neste final de semana voltei a Guarujá e como não tive escolha tive que voltar a abastecer o carro no mesmo posto de sempre ( SHELL do Carrefour ) onde não existe diesel comum. Esta vez constatei que abasteci algo que meu carro NÃO ACEITA>..... NOVAMENTE cheguei a SP com o carro péssimo!!! Tive que parar duas vezes para esfriar, e deixar tomar fôlego. Em S.Paulo trocamos o filtro, mas mesmo assim o carro não melhorou. Continuei devagar ate consumir o combustível e procurei um posto com óleo diesel “comum”. Abasteci e após alguns km, o carro começou aos poços a voltar ao normal.....Mesmo NÃO 100% convicto, fiz o teste novamente e já não tenho dúvidas. O carro não aceita o “S10” o carro” fica um desastre !!!. Coletei varias amostras dos combustíveis abastecidos, todos tem uma cor diferente !!.....e o “S10” de Guarujá parece mais um "kerosene" que um óleo diesel.
Estimado minha pergunta hoje e “quem vai a arcar “ com os custos, e problemas que nos os usuários estamos tendo. Quem esta controlando que nos postos de combustíveis estejam usando os filtros adequados, ou o combustível não esteja “velho” contaminado. Não e possível tem que aceitar este cambio, e que nos os usuários sejamos as cobaias neste caso. Vocês falham de tomar cuidados na hora de abastecer, procurando postos com um bom filtragem. Pergunto NOS os usuários temos que MONITORAR isso !!!
Algo ESTA MUITO ERRADO NESTA HISTORIA
Copiado de um tópico para as Nissans:
Se não enganado eu estiver, este motor é o mesmo do Troller até 2005.

Frederico Mendes
07/05/2013, 05:43
Danyman, bom dia!
Agradecemos o depoimento.
Vi que é de Franca, morei aí perto, conheci um pessoal do jipe clube daí (Alexandre Dandaro, Denir e outros).
Atualmente o que tenho feito é abastecer um posto com Diesel Normal e Novo, em um posto de alta rotatividade de combustivel - Abastecimento de caminhoes e carretas estradeiras.
E estou a aguardar o que vai desenrolar nesta história do S50/15/10.
:pipoca:
Att..
Frederico

shugo
08/05/2013, 17:56
Olá amigos!
Sou novo aqui, então sem polemica, estou deixando minha opinião!
Eu tenho um troller 2004, com 1,5KG no turbo bomba aberta!
Tenho usado S10 Ipiranga há 3 meses não notei diferença, tenho leve impressão que ficou mais forte o que não deve ser real!
-primeiro; Vi alguns comentários quanto a redução do enxofre, na questão lubrificação é mito enxofre nunca foi lubrificante e sim detergente, ele se liga com água, óleo, parafina, graxa, glicerina facilmente, assim ele não serve pra nada como lubrificante!
-segundo, enxofre é um importante componente em compostos inflamáveis, pq ele é o principal comburente juntamente com o oxigênio, nossos veículos trabalham com temperatura de explosão de 240cº até 400cº, isso queima até graxa de sabão litio ou silicone! não precisa de enxofre (só abro este parenteses pra dizer que tudo vai depender da compressão do motor, motores com baixa compressão terão dificuldade pra pegar de manhã principalmente no inverno usando S10! porem existem outros meios de deixar o diesel mais inflamável, essa também não serve de problema) como disse meu troller uso S10, hoje pela manhã estava 8cº virei a chave o motor quase que salta pra fora, pega instantaneamente!
-terceiro;o enxofre não é colocado no óleo diesel pelo contrário, ele faz parte de todo derivado composto de petróleo, e digo mais quanto menos melhor, enxofre é instável em sua maioria compostos oxida rapidamente( diesel parado mais de três meses no tanque transforma-se em acido!) (diesel tem prazo de validade). o que é feito desde que se inventou diesel é tentar retirar o máximo possível do enxofre não estável, o que sobra fazer o que deixa queimar, hoje existe tecnologia pra retirar até 100% do enxofre do diesel, mas custa caro, assim fizeram padrões mínimos aceitáveis de resíduos chamados S50 e S10, tudo isso pra ajudar a diminuir os efeitos da poluição pela queima do diesel!

Assim não acredito que os diesel S10 e S50 mudem nada no nossos carros, talvez fiquem mais duráveis, pela diminuição da corrosão do enxofre não estável!
Aviso:
Não sou químico mas adoro química!
Nâo sou empregado de refinaria, distribuidora ou posto algum!
Sou um amigo com um ponto de vista, fundamentado em estudo próprio do assunto!
gostaria de receber questionamentos ponto de vistas contrários, afinal o fórum é pra isto, só assim pesquisaremos e descobriremos a verdade!
:pipoca:
Att..
Samuel Hugo!

Murillus
10/05/2013, 19:00
talvez fiquem mais duráveis, pela diminuição da corrosão do enxofre não estável!


Concordo... Mas não pela diminuição do enxofre no diesel...

Murillus
10/05/2013, 19:16
A culpa da formação de ácido sulfúrico (H2SO4), é dada pelo acumulo de água que se mistura aos gases de enxofre e levar à formação do ácido...

Sabemos sim que ele é altamente corrosivo para as peças do motor (partes metálicas dos equipamentos), além de ser poluente...

Mas entre o céu e a terra... HAJA ZÉ e ZÉ MANÉ...

Primeiramente... Tem que existir a presença de água no tanque (posto) de diesel... A água no diesel pode ser proveniente de várias fontes como: condensação da umidade no tanque, adulteração, manuseio inadequado ou contaminação acidental... Mas não basta só ter água, precisa ter as condições ideais de temperatura tambem... Ou seja, você tem que abastecer com diesel contaminado... Então, só abasteça em postos de confiança...

Posteriormene... diesel contaminado tem que passar pelo filtro e chegar ao sistema de injeção para so assim começar a danificar... Então, de manutenção preventiva nos filtros...

Resumindo, dificilmente você ira conseguir que exista tanto enxofre livre, tanta agua no tanque, as condições ideais e má manutenção a ponto de acabar produzindo tanto acido que venha a prejudicar seu motor...

Murillus
11/05/2013, 11:31
Primeiramente... Tem que existir a presença de água no tanque (posto) de diesel... A água no diesel pode ser proveniente de várias fontes como: condensação da umidade no tanque, adulteração, manuseio inadequado ou contaminação acidental... Mas não basta só ter água, precisa ter as condições ideais de temperatura tambem... Ou seja, você tem que abastecer com diesel contaminado... Então, só abasteça em postos de confiança...


Esqueci de mencionar que existe a chance (embora pequena) de, ficando a viatura parada por muito tempo, no calor da cidade, com agua no tanque (diesel contaminado), que ocorra reação e produza tb ácido sulfúrico (H2SO4)...

No geral, não acho que devamos nos preocupar tanto com isso... mas sim torcer que o aditivo que vem no S10 seja tão bom lubrificante que melhore o desempenho dos nossos motores...

Fabio_Roberto
17/05/2013, 09:38
Apenas para informação.

Ontem o frentista do posto Shell me convenceu a experimentar o diesel S10, enchi o tanque e ainda coloquei um aditivo Max Diesel da Bardhal, e não notei nenhuma diferença na perda de potencia do motor.

Percebi que diminuiu a fumaça, apenas isso, ainda não deu para saber sobre o consumo, rodei cerca de 100 km.

Mas o frentista que me informou ter feito um curso na Shell e existe uma preparação muito criteriosa no tanque do posto para receber o Diesel S10, pq o diesel contamina muito facilmente.

Vale comentar que apesar do meu motor ser 2.8 ele tem singelos 47.000 km.

Se não apresentar nenhum "problema" penso em intercalar com uma tanque de cada tipo de diesel e depois de algum tempo usar apenas S10.

Valeu

Frederico Mendes
17/05/2013, 10:22
Fabio, penso que o mais importante é a procedência.
Consiga um posto de confiança com Diesel novo. Esse é o segredo.
Pelo menos essa foi a conclusão que tirei disso tudo até agora.

Fabio_Roberto
17/05/2013, 11:01
Fabio, penso que o mais importante é a procedência.
Consiga um posto de confiança com Diesel novo. Esse é o segredo.
Pelo menos essa foi a conclusão que tirei disso tudo até agora.

Frederico

Bom dia.

Estou chegando na mesma conclusão....

Posto confiável Vai de S10
Posto desconhecido vai de S500.

O S10 contaminado é muito pior que o S500.

Acho que é isso... o frentista me falou com muita propriedade de quem fez um curso na shell que eu poderia abastecer tranquilamente com o S10, tanto que foi isso que eu fiz e ate agora tudo bem..

Este foi o posto.. -23.614633,-46.65886 - Google Maps (http://goo.gl/maps/CIEaU)

Murillus
17/05/2013, 18:27
diesel S10, enchi o tanque e ainda coloquei um aditivo Max Diesel da Bardhal, e não notei nenhuma diferença na perda de potencia do motor.


O S10 já vem com ADITIVO...

danyman
27/05/2013, 16:51
Olá amigos!
Sou novo aqui, então sem polemica, estou deixando minha opinião!
Eu tenho um troller 2004, com 1,5KG no turbo bomba aberta!
Tenho usado S10 Ipiranga há 3 meses não notei diferença, tenho leve impressão que ficou mais forte o que não deve ser real!
-primeiro; Vi alguns comentários quanto a redução do enxofre, na questão lubrificação é mito enxofre nunca foi lubrificante e sim detergente, ele se liga com água, óleo, parafina, graxa, glicerina facilmente, assim ele não serve pra nada como lubrificante!
-segundo, enxofre é um importante componente em compostos inflamáveis, pq ele é o principal comburente juntamente com o oxigênio, nossos veículos trabalham com temperatura de explosão de 240cº até 400cº, isso queima até graxa de sabão litio ou silicone! não precisa de enxofre (só abro este parenteses pra dizer que tudo vai depender da compressão do motor, motores com baixa compressão terão dificuldade pra pegar de manhã principalmente no inverno usando S10! porem existem outros meios de deixar o diesel mais inflamável, essa também não serve de problema) como disse meu troller uso S10, hoje pela manhã estava 8cº virei a chave o motor quase que salta pra fora, pega instantaneamente!
-terceiro;o enxofre não é colocado no óleo diesel pelo contrário, ele faz parte de todo derivado composto de petróleo, e digo mais quanto menos melhor, enxofre é instável em sua maioria compostos oxida rapidamente( diesel parado mais de três meses no tanque transforma-se em acido!) (diesel tem prazo de validade). o que é feito desde que se inventou diesel é tentar retirar o máximo possível do enxofre não estável, o que sobra fazer o que deixa queimar, hoje existe tecnologia pra retirar até 100% do enxofre do diesel, mas custa caro, assim fizeram padrões mínimos aceitáveis de resíduos chamados S50 e S10, tudo isso pra ajudar a diminuir os efeitos da poluição pela queima do diesel!

Assim não acredito que os diesel S10 e S50 mudem nada no nossos carros, talvez fiquem mais duráveis, pela diminuição da corrosão do enxofre não estável!
Aviso:
Não sou químico mas adoro química!
Nâo sou empregado de refinaria, distribuidora ou posto algum!
Sou um amigo com um ponto de vista, fundamentado em estudo próprio do assunto!
gostaria de receber questionamentos ponto de vistas contrários, afinal o fórum é pra isto, só assim pesquisaremos e descobriremos a verdade!
:pipoca:
Att..
Samuel Hugo!


Estimados, não vou entrar na discussão química, mas sim posso falar com propriedades sobre as características das bombas Bosch VE da Pajero SPORT, após ter estudado o assunto bastante. Resulta que essas bombas, e como outras mecânicas, se auto-alimentam, sugam o combustível do tanque. Internamente pousem uma bomba de paletas (bba rotativa). O seja variações na densidade do óleo diesel afetam a preção pois pode faltar caudal de combustível. Outro assunto importante e se falta caudal de óleo diesel, e como o avanço da bomba, ajuste do timming, e feito hidraulicamente, quando isso acontece o avance não acontece e por isso da essa fumaça preta.
Em resumo, um detalhe importante, e que pode afetar essas bombas e a densidade do combustível, assim como a limpeza do filtro. Outro assunto importante e a lubrificação do óleo diesel. Existe uma bucha na ponta da bomba que e lubrificado pelo próprio óleo diesel. Se o poder lubrificante baixa, a bucha se termina gastando, assim como o retentor, e a bomba rotativa se desgasta internamente.......logo....a bomba não tem a preção necessária para trabalho normal. Então se o novo S10 e menos denso que o Óleo diesel comum, e alem de isso ( como os postos não são tomadas as medidas necessárias para limpeza dos tanques), os filtros se entopem mais facilmente, da como resultado os problemas que eu vivencie.
EM RESUMO por enquanto estou usando sem problemas óleo comum. DANYMAN 27/05/2013

danyman
27/05/2013, 16:51
Estimados, não vou entrar na discussão química, mas sim posso falar com propriedades sobre as características das bombas Bosch VE da Pajero SPORT, após ter estudado o assunto bastante. Resulta que essas bombas, e como outras mecânicas, se auto-alimentam, sugam o combustível do tanque. Internamente pousem uma bomba de paletas (bba rotativa). O seja variações na densidade do óleo diesel afetam a preção pois pode faltar caudal de combustível. Outro assunto importante e se falta caudal de óleo diesel, e como o avanço da bomba, ajuste do timming, e feito hidraulicamente, quando isso acontece o avance não acontece e por isso da essa fumaça preta.
Em resumo, um detalhe importante, e que pode afetar essas bombas e a densidade do combustível, assim como a limpeza do filtro. Outro assunto importante e a lubrificação do óleo diesel. Existe uma bucha na ponta da bomba que e lubrificado pelo próprio óleo diesel. Se o poder lubrificante baixa, a bucha se termina gastando, assim como o retentor, e a bomba rotativa se desgasta internamente.......logo....a bomba não tem a preção necessária para trabalho normal. Então se o novo S10 e menos denso que o Óleo diesel comum, e alem de isso ( como os postos não são tomadas as medidas necessárias para limpeza dos tanques), os filtros se entopem mais facilmente, da como resultado os problemas que eu vivencie.
EM RESUMO por enquanto estou usando sem problemas óleo comum.

Fabio_Roberto
27/05/2013, 22:05
Para informação

Consumo com diesel S500 8,05 km/L - Primeiro TQ

Consumo com deisel S500 9,00 km/L - Segundo TQ

Consumo com diesel S10 8,24 km/L - Terçeiro TQ

Carro Normal, sem diferença no consumo ou potencia.

Uso 80% cidade 20% Estrada

lark2
02/06/2013, 20:45
Vi um artigo da própria Petrobras dizendo que a diferença do diesel S10 e do S500/S1800 não seria apenas a quantidade de enxofre, eles colocam aditivos químicos pra melhorar a lubricidade do diesel S10 fazendo as vezes do enxofre nas bombas antigas e sem poluir, outro ponto no artigo é o poder de limpeza do S10 (comparável ao do querosene segundo eles), então quando colocar a primeira vez, especial atenção deve ser dada ao filtro de combustível, troca antes do tempo, também fala do nível de cetano próximo de 50, quando o diesel S500/S1800 tem nível de 46, isso indica melhor eficiência energética, fora isso no meu caso quando coloquei no MWM 4.07 eletrônico senti diferença apenas no castanhar da camionete que é menor e na potência, anda beeeeem mais com S10, mas por outro lado consome mais...não sei se é porque a gente empolga e acaba acelerando mais, mas no meu caso foi assim.



Para informação

Consumo com diesel S500 8,05 km/L - Primeiro TQ

Consumo com deisel S500 9,00 km/L - Segundo TQ

Consumo com diesel S10 8,24 km/L - Terçeiro TQ

Carro Normal, sem diferença no consumo ou potencia.

Uso 80% cidade 20% Estrada