Ver Versão Completa : Custo para reparo motor opala 6cc
Eduardo Meira
28/10/2012, 18:51
Seguinte galera, tô instalando um motor opala 6cc no meu jeep, essa semana conseguimos ligar, com isso tivemos boas e más notícias. A boa é que a adaptação ficou legal e funcionou sem surpressa nenhuma, o conjunto que conta com a caixa de c10, volante de embreagem maior (c10), platô de cachorrete e disco de embreagem de 11 polegadas, ficou bacana. A má é que o motor não aderiu a moda de não fumar, hehehe... Foi trocado o óleo, filtro de combustivel e de óleo. O carburador foi trocado o reparo e limpo, é um 446. Também foram trocados velas, cabos, tampa do distribuidor (eletrônico) e rotor. Enfim, depois de tudo isso feito ligamos, na lenta é um show, meio acelerador também tranquilo, mas quando acelera tudo não tem jeito fumaceia tudo, hehehe... Será que terei que retificá-lo? Lembro ainda que esse motor ficou muito tempo parado, estão dizendo que quando começar a andar pode ser que normalize, será? Então pergunto, quanto gastarei aproximadamente para fazê-lo? Valeu abraço
calhiandro
28/10/2012, 20:33
Tem que vê senão esta queimando óleo, sai cheiro de óleo queimado? se sim o motor terá que ser aberto, senão pode ser regulagem do carburador.
anderson_wzorek
28/10/2012, 21:23
Quanto tempo ficou parado?
Os vedadores de válvulas desses motores costumam ressecar e dar problemas, de uma olhada nisso.
No meu motor coloquei vedadores de caminhão, recomendado por mecanico de opala de arrancada,
Fica a dica:
RETENTOR VALV. PERKINS 6357
RETENTOR VALV. PERKINS 6357 - OPALA 4/6 CIL - OMEGA/SUPREMA/C20/SILVERADO 4.1 6 CIL. MPFI - Auto Peas em Geral (http://www.autopecasemgeral.com.br/p-1-368-2904/RETENTOR-VALV.-PERKINS-6357---OPALA-4-6-CIL---OMEGA-SUPREMA-C20-SILVERADO-4.1-6-CIL.-MPFI)-
Att
Anderson
Eduardo Meira
29/10/2012, 10:13
pior que sai cheiro de óleo sim, hehehehe... acho que não é o carburador...
Eduardo Meira
29/10/2012, 10:17
opa, tudo certinho Anderson?Pois é, me disseram desses vedadores, será que vai ser isso? Mas tá parecendo ser coisa pior, como respondi acima ele faz fumaça e com cheiro de óleo queimado... Mas vamos ver, vou só arrumar um probleminha elétrico de as vezes não ligar e vou dar umas voltas, qquer coisa abro o bicho...
georgevalle
29/10/2012, 12:46
Quando são os retentores das válvulas o motor queima óleo ao iniciar o funcionamento depois para.
calhiandro
29/10/2012, 13:40
Pode ser retentores e anéis de segmento gastos.
se vc for esperto nao fica caro!
a melhor forma é vc ir por partes,
1 retire o cabeçote e verifique o estado das valvulas e tambem dos retentores (toque) de valvulas, valvulas folgadas é sinal de que pode estar passando oleo por ela. no cabecote, verifique tambem as sedes de valvulas, nao devem estar muito baixas, verifique o empenamento do cabeçote geralmente o pessoal usa um vidro mais grosso, eu uso uma escala de inox, se tudo ok cabeçote nao empenado e se as valvulas esteiverem ok, vc esmerilha as valvulas e monte o cabecote e reserve (nao misture as valvulas dos cilindros o bom é vc ir marcando de 1 ao 6 cilindro comecando com o 1 no cilindro da frente do motor).
2 verificar os cilindros: nao devem estar muito gastos, facil de verificar nao pode ter um degral ou pouca coisa, deve estar liso e sem arranhoes. caso esteja tudo ok,passe para o 3 passo.
3 com o motor de cabeça p/ baixo (ja sem oleo) vc solta os parafusos do carter, solte o primeiro manca do girabrequim e inspecione o casquilho, nao deve estar amarelado e sem arranhados. solte um por um, aproveite tbem p/ verificar a medida dos mesmos, caso estejam todos bons e o viragrequim liso, sem riscos, nao misture capas dos mancais(normalmente ja vem marcados de fabrica(MUITO IMPORTANTE)eu aconselho trocar todos os casquilhos por novos ja que sao relativamente baratos.
4 solte os parafusos da 1 biela, e inspecione, um a um, tambem os casquilhos de biela se estao todos da mesma forma dos mancais. importante, nao misturar as capas de biela. Caso estiverem riscados com certeza vc vai ter que retificar, caso esdiverem lisos e na medida, somente um polimento.
5 dae vc pode tirar os pistoes caso os pistoes nao tenham folga axial, e as camizas dos cilindros estejam boas, vc pode reaproveitar os cilindros.
Pegue o bloco e o girabrequim e leve numa retifica p/ verificar os desgastes dos cilindros(brunimento ou retifica) e virabrequim/ girabrequim (polimento ou retifica), pague as medidas dos mesmos. com as medidas do mancal, biela, e encostos de biela, vc pode ir comprando as pecas no mercado pelo melhor preço mas de boa qualidade.
sendo assim vc vai precisar:
- casquilo de biela, na medida
- casquilho de mancal, na medida
- arruela de encosto
- jg juntas,
- retentor de valvula (geralmente vem nos kits)
- bomba de oleo
- jg aneis na medida
- filtro de oleo
- pistao(caso tenha que fazer a retifica dos cilindros)
- oleo de motor.
Deixe tudo lavadinho com gasolina ou oleo diesel e combine um preço c/ um bom mecanico somente p/ montar, lembre a ele que vc entragara tudo limpinho e prontinho, é somente p/ montar. eu paguei R$300,00 so pra montar (um ano atraz) elva um dia p/ colocar tudo no lugar.
Te garanto que saira por menos que a metade do preço, caso vc leve o motor fechado a retifica. Ja fiz isso varias vezes tanto com motores ap, opala 4/6 e diesel...
Pedrão B.
30/10/2012, 23:08
Se você tombou esse motor com óleo, pode ter encharcado o cabeçote, e se as guias de válvula não estiverem 100% fuma mesmo.
[]'s
Seguinte galera, tô instalando um motor opala 6cc no meu jeep, essa semana conseguimos ligar, com isso tivemos boas e más notícias. A boa é que a adaptação ficou legal e funcionou sem surpressa nenhuma, o conjunto que conta com a caixa de c10, volante de embreagem maior (c10), platô de cachorrete e disco de embreagem de 11 polegadas, ficou bacana. A má é que o motor não aderiu a moda de não fumar, hehehe... Foi trocado o óleo, filtro de combustivel e de óleo. O carburador foi trocado o reparo e limpo, é um 446. Também foram trocados velas, cabos, tampa do distribuidor (eletrônico) e rotor. Enfim, depois de tudo isso feito ligamos, na lenta é um show, meio acelerador também tranquilo, mas quando acelera tudo não tem jeito fumaceia tudo, hehehe... Será que terei que retificá-lo? Lembro ainda que esse motor ficou muito tempo parado, estão dizendo que quando começar a andar pode ser que normalize, será? Então pergunto, quanto gastarei aproximadamente para fazê-lo? Valeu abraço
Bom dia prezado ! tenho uma Bonanza 93 a gasolina, 4.1 igual ao seu motor com carburador 3E, uma vez ela ficou parada por cerca de 2 anos e quando religuei apresentou o mesmo sintoma que seu motor, além de quando quente acender a luz de óleo, mesmo depois da troca de óleo e filtro, um ótimo mecânico de Jeep da minha região - o Ivan - falou que poderia ser borra ( R$600,00 ) ou cebolinha ( R$10,00 ) troquei a cebolinha e resolveu, a diferença bebi em cerveja :brinde:, mas voltando ao seu caso, quando comecei a rodar com a caminhonete notei uma fumacinha que não tinha antes, a medida que fui rodando as coisas se resolveram, tente rodar uns meses antes de mexer no motor . . . boa sorte e um abraço !