Ver Versão Completa : Nova Lei 2014 x Troller
Amigos estive no salão e aguardei para conversar informalmente com engenheiro da Fabrica que estava por lá, e perguntei como que o T4 vai se adaptar a nova lei que exige abs e Airbag....
A resposta que achei plausível e até entrei na internet para conferir foi que o Troller é um utilitário Jipe e que sendo Jipe não se enquadra na nova lei, ele até disse assim colocar abs fica fácil , o Airbag é possível porém onde vamos por o Sensor ?, se colocarmos o botão de desligar e o Airbag não acionar a culpa é de quem da Fabrica ou do condutor...palavras dele...
se realmente há está brecha na lei , acho que o T4 está a salvo
qual a opniao de voçês???
homerohermida
27/10/2012, 17:06
Eu preferiria com ABS e Air Bag. Pelo que eu li na legislação, vi isenção para veículos fora de estrada, e não, utilitários tipo Jeep. Mas não estudei a fundo... E se o engenheiro falou, deve ter razão para tal!
R.Becker
27/10/2012, 17:24
não vamos esquecer que o wrangler tem... logo é possível. É só querer....
nilaraujo
27/10/2012, 17:37
Amigos estive no salão e aguardei para conversar informalmente com engenheiro da Fabrica que estava por lá, e perguntei como que o T4 vai se adaptar a nova lei que exige abs e Airbag....
A resposta que achei plausível e até entrei na internet para conferir foi que o Troller é um utilitário Jipe e que sendo Jipe não se enquadra na nova lei, ele até disse assim colocar abs fica fácil , o Airbag é possível porém onde vamos por o Sensor ?, se colocarmos o botão de desligar e o Airbag não acionar a culpa é de quem da Fabrica ou do condutor...palavras dele...
buggy se encaixa nesse grupo e não será obrigatório, mas no troller é fácil sim de colocar, principalmente pra ford.
fora de estrada não é jipe, é estilo aqueles caminhões de mineração.
ou a Troller coloca ou mata o T4, simples assim.
Joker Corvo
27/10/2012, 20:25
fora de estrada não é jipe, é estilo aqueles caminhões de mineração.
ou a Troller coloca ou mata o T4, simples assim.
É isso mesmo, Márcio. Ou resolve ou terá que matar o T4. Mas tem até 2014 para encontrar uma solução.
Art. 4º Estão dispensados do atendimento aos requisitos desta Resolução os
veículos fora-de-estrada, os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da Associação
Brasileira de Normas Técnicas e os de uso bélico.
Joker Corvo
27/10/2012, 20:30
Não se veem muitos desses dando um rolê por aí rs
377528
buggy se encaixa nesse grupo e não será obrigatório, mas no troller é fácil sim de colocar, principalmente pra ford.
Os buggys rodan tanto fora de stradas como na cidade. O troller nada mais é doque um buggão. A resposta foi dada.
Troller eterno.
É isso mesmo, Márcio. Ou resolve ou terá que matar o T4. Mas tem até 2014 para encontrar uma solução.
Art. 4º Estão dispensados do atendimento aos requisitos desta Resolução os
veículos fora-de-estrada, os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da Associação
Brasileira de Normas Técnicas e os de uso bélico.
Se o buggy está dispensado da lei, o troller tambem estará.
Na boa, eu adoraria um troller com abs e air bag, mesmo que tivesse um abs off road, ou um botao de desligar, pros mais radicais!!!
Agora air bag seria sempre bem vindo, e lembro aos amigos, que um air bag, só deve disparar em caso de colisao frontal, uma coisa BRUTA, nao é qq batidinha de frente que os air bags disparam nao!!!! segurança sempre é bem vinda, mesmo no troller...
Joker Corvo
28/10/2012, 15:31
Se o buggy está dispensado da lei, o troller tambem estará.
Posso estar falando besteira, mas buggy não é classificado como protótipo? Ele precisa cumprir com algumas exigências de segurança, mas acredito que esteja dispensado da instalação do airbag e do abs.
nilaraujo
28/10/2012, 17:47
Posso estar falando besteira, mas buggy não é classificado como protótipo? Ele precisa cumprir com algumas exigências de segurança, mas acredito que esteja dispensado da instalação do airbag e do abs.
Amigo, buggy é um automovel como qualquer outro. Precisa de homologação como todo veiculo. Agora, gaiola é que não existe oficialmente.
exemplo: se voce tem um gol, cosntará no documento o seguinte: VW/GOL no buggy cosntará a mesma COisa., ou seja,a marca e o modelo exemplo do modelo que fabrico consta no documento: ASA/CAUYPE ou RDK/TIGER
ABÇ
Então acho sensata a resposta do engenheiro, pois ele podia ter dito assim este será o novo T4 ( o protótipo do salão trx) mas não ele disse que o Troller não se enquadra na nova lei, e se o buggy tb não , então estou mais confiante que o t4 não vai sair de linha
Sandrãobh
29/10/2012, 12:45
Este crossover conceito é prá outro público....o T4, como diz a assessoria de imprensa Troller ''tá vendendo como nunca'', deveria então ser obrigado a vir com abs e air bag,(desligáveis) minha opinião, pois ele, T4, não tem concorrente e somente sob força de lei a Ford melhoraria a segurança do carro.
Sei que não é do tópico, mas será que as pkp Marruá terão abs e air bag?
antoniogeo
29/10/2012, 12:56
Deixa ver se eu entendi... entao, se nao precisar de ABS nem Airbag, o pessoal ta achando uma vantagem???......
Frederico Mendes
29/10/2012, 13:06
Deixa ver se eu entendi... entao, se nao precisar de ABS nem Airbag, o pessoal ta achando uma vantagem???......
E-xa-ta-men-te!!!
Quanto menos seguro melhor!!! hehehe.....
Por estas e outras culturas, somos terceiro mundistas!!!
Mas nao se preocupe.. Somos Penta Campão Mundial, e logo terá Olimpiada no Rio de Janeiro.
uvantuil
29/10/2012, 13:21
Frederico Mendes, e Antoniogeo, eu vou na linha de pensamento de vocês, acredito que quando há incentivo e vontade da para melhorar o que existe, e segurança nunca será de menos... para mim deveriamos ter alarmes que realmente funcionem, abs (opções urbano, estrada, offroad) controle de estabilidade, airbag. Se o troller deixou de ser um adaptação para construção em série de um carro, o que desejo é a coerência de pagar um valor e termos realmente avanço tecnologico em cima do que compramos... se fosse para comprar carros com tecnologia da decada passada ou mais compraria um usado e trocaria o que ta ruim, pintava o carro, dava um super trato e rodava com ele... comprar um carro zero so pela garantia... para mim não evolução... meu primeiro carro tive inumeros probleminhas que foram do projeto do carro, da ma vontade da ccs, e por ae vai... porque os japoneses fizeram a pajero full então se não fosse uma evolução do carro? acho que o troller pode evoluir para melhorar segurança e sem perder a pegada trilha ou veiculo que guente rojão... minha opinião é essa... colaborando com o post... valendo lembrar que desde o inicio do troller T4.. eu era louco por esse veiculo.... mas também não sou cego que o valor dele atual poderia trazer mais itens.. ja que meu dinheiro não nasce igual capim....
Sandrãobh
29/10/2012, 14:45
E-xa-ta-men-te!!!
Quanto menos seguro melhor!!! hehehe.....
Por estas e outras culturas, somos terceiro mundistas!!!
Mas nao se preocupe.. Somos Penta Campão Mundial, e logo terá Olimpiada no Rio de Janeiro.
Somente quem já precisou dar uma buscada de emergencia no freio do bugão é quem sabe a falta que faz um abs..... vamos todos mandar e-mail pra Troller requisitando estes ítens de série? Como disse o Duda '' se todo dia pipocasse alguns e-mails lá, talvez ele dessem crédito ao fórum''......
Joker Corvo
29/10/2012, 15:01
Amigo, buggy é um automovel como qualquer outro. Precisa de homologação como todo veiculo. Agora, gaiola é que não existe oficialmente.
exemplo: se voce tem um gol, cosntará no documento o seguinte: VW/GOL no buggy cosntará a mesma COisa., ou seja,a marca e o modelo exemplo do modelo que fabrico consta no documento: ASA/CAUYPE ou RDK/TIGER
ABÇ
Obrigado pelo esclarecimento, nilaraujo. Pelo visto deve ter uma brecha que ausenta os buggys dessa lei. Mas só teremos a certeza quando 2014 chegar. Pois se deixa tudo para o final.
pessoal, é INCONCEBÍVEL defender um projeto de quase 100 mil reais sem ABS e AirBag.
Fanatismo tem limites!
uvantuil
29/10/2012, 15:32
pessoal, é INCONCEBÍVEL defender um projeto de quase 100 mil reais sem ABS e AirBag.
Fanatismo tem limites!
Complemento o que disse e digo que deveriamos exigir ABS AIRBAG CONTROLE DE ESTABILIDE... tem nego querendo entrar com um bichao desse com pneumaior do que o original a toda em curva... vire e mexe pego um troller e outros carros... comendo faixa...
Se a dodge ram 2500 tem uma porrada de coisa para ajudar a mesma pq o troller tem que ficar igual a fusca de mil e novecentos... sendo um carro NOVO???
Felipe Glod
29/10/2012, 15:36
Isso eu já tinha ouvido falar da brecha, outra e que como o t4 tinha um numero de fabricação pequeno (tipo artesanal) ficava fora dessa lei.
jaime_sandim
29/10/2012, 15:56
com certeza ABS é coisa super simples pra eles colocarem
já o airbag não é tao simples mas é possível só ter boa vontade...
agora controle de estabilidade seria perfeito,
pena que acho impossível eles fazerem :cry:
tanta coisa podia ser melhorado com boa vontade deles
só de ter uma alarme com controle e chave codificada e ter regulagem na coluna de direção já seria ótimo
uvantuil
29/10/2012, 16:00
com certeza ABS é coisa super simples pra eles colocarem
já o airbag não é tao simples mas é possível só ter boa vontade...
agora controle de estabilidade seria perfeito,
pena que acho impossível eles fazerem :cry:
tanta coisa podia ser melhorado com boa vontade deles
só de ter uma alarme com controle e chave codificada e ter regulagem na coluna de direção já seria ótimo
A industria brasileira não avança, quer sempre extorquir a nois que compramos os produtos... poucos sao aqueles fornecedores, lojistas, industriais que respeitam o cliente.... focam em pos venda, qualidade e avanço tecnologico.
O povo acha vantagem ter carros que sao produzidos a 20 anos igual sem qualquer avanço em economia de combustivel, segurança, apenas precisa ter uma aparecenia de novo...
só de não entrar água quando chove já estaríamos no lucro!!!!
(me abaixando das pedradas!!!!)
POAMNPAP
só de não entrar água quando chove já estaríamos no lucro!!!!
(me abaixando das pedradas!!!!)
POAMNPAP
Quando peguei meu Troller (usado) logo na primeira lavada já entrou água dentro do carro! Pensei em ligar e esculachar com o cara que me vendeu, mas na primeira pesquisa vi que isso é normal no bugão, ai engoli o sapo e deixei pra lá...
O que posso dizer é que a Explorer 98 da um show no Troller em conforto e itens de série! (Inclusive com Airbag duplo, ABS e controle de estabilidade "autotrac")
100+
JEFFCATUNDA
29/10/2012, 18:03
Absurdo mesmo, tem que baixar o preço em 50% e vender em 90 prestações sem juros.. Isso com airbag, sensor de chuva, motor autolimpante, alarme ultrasônico, sensor de presença, compressor pneumático, beadlock, hilift, prancha de desatolagem, sonrkel anatomico, parachoques reforçados, guincho de 16 mil libras com cabo de kevlar, farois hella, protetores diversos, piloto automático, frigobar, cortinas internas, ar condicionado dualzone, central multimidia pionner, aros 17, pneus 35 mud...
Acho um absurdo que as porcarias que se vendem por aqui não venham de fábrica com esses itens.... chamam de acessórios...
ABSURDO!
VENDER TROLER DA FORMA QUE SE VENDE HOJE, COM FILA DE ESPERA POR UM PRODUTO PÉSSIMO...
Não entendo mesmo...
Pessoal, antes de eu tomar pedrada aqui, eu escrevo que NÃO É PROVOCAÇÃO, somente para ESCLARECIMENTO, de como funciona o airbag num outro jipe com chassis:
No outro veículo que conhecem, da marca JEEP, a partir de 2009 se não me engano, NÃO EXISTE mais um sensor de airbag. NADA preso no parachoque, nada dentro do chassis.
O que existem são 2 acelerômetros localizados no meio do carro, atrás do painel central, que funcionam em conjunto com um outro sensor do carro, tipo um giroscópio, que calcula angulos do eixo do carro
O acelerômetro, junto com esse outro sensor, aciona o sistema pirotécnico de retração dos cintos de segurança e a implosão do airbag.
É levado em conta também, o fator de deformação dos mateirais, tipo parachoques e chassis. Tanto o parachoque, quanto o chassis possuem uma deformaçao programada. Isso é levado em consideração na hora que calculam quando o airbag deve abrir.
Alguns parachoques com suportes de guincho, possuem estes estudos, outros não.
Um exemplo:
Quando vc bate a 80km/h, este sensor irá calcular uma força G de X
Agora se vc bate aos mesmos 80km/h com um PC que não foi trabalhado para tal, essa força G será um pouco maior.
Numa trilha, o seu airbar só ira ser acionado se REALMENTE vc estiver precisando, ou seja, NA MERDA.
Os jeeps mais antigos tinham sensores presos dos 2 lados no chassis.
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Assinando tópico para ler as opiniões, que por sinal estão ótimas até agora.
Angelo Jr
29/10/2012, 19:30
a chrysler/fiat podia comprar a troller, já q é pra copiar do wrangler né...
Ford tem capacidade, basta querer. Teria que ser um projeto maior, visando mercados externos. Para isso teria que investir uma $$$ e acho que não é o foco dela no momento.
uvantuil
29/10/2012, 20:49
Talves se a ford tivesse interesse em sul americanizar o T4, o mesmo evoluisse e ofertasse uma evolução no conteudo do carro, acredito que teria aceitação nos mercados argentino, chileno, peruano, boliviano, sem contar venezuela.
Concordo totalmente. Aliás, não só a Troller, mas não há nenhuma empresa que fabrique no Brasil um utilitário de verdade, moderno e de qualidade. Uma exceção é o TR4, e talvez o Jimny, o detalhe é que estes são veículos menores, com finalidade de uso diferente. Da própria Mit, o Dakar deveria vir de série com ESP... fora isso, é um utilitário grande quase perfeito.
Considero também o seguinte - este é "the real thing", ou seja, o que a Troller deveria vender pelo que cobra:
www.troller.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/10/01-Troller-TR-X.jpg
Qualquer semelhança é mera coincidência?
http://wallpapers.bassq.nl/Cars/_Unsorted/5997.JPG
Claro que a Jeep não faz tudo o que poderia, mas o Wrangler sempre foi muito bem equipado e seguro. Aliás, faz tempo que nos Eua, utilitários são obrigados a virem com esp e abs de série - lá, TODOS têm.
Vejam esse protótipo de Jeep:
http://www.allpar.com/images/concepts/trailhawk.jpg
acabou virando:
http://o.aolcdn.com/commerce/images/jeep_09libertysport_angularfront_Regular.jpg
Mesmo assim, o Liberty (nosso cherokee) entrega um bocado pelo preço que custa (custava..), desde o lançamento: controle de subida/descida, um monocoque reminiscente do venerável XJ mas ainda mais moderno e seguro, multiplos airbags, possibilidade de levantar suspensão e usar pneus maiores, possibilidade de usar guincho, teto-solar panorâmico elétrico, etc. Alguns vão achar itens como bobagem, mas o fato é que a viatura é competente e muito versátil. Pena que será substituído por um xover fantasiado de cross-qualquercoisa, não é Fiat? Cadê o Wrangler Diesel?
E porque não temos o Troller dos sonhos? Porque vocês (estou falando do consumidor brasileiro e de Troller em geral) não exige - a fábrica sequer se importa em colocar tecnologia de quase 100 anos atrás: ABS.
Vamos exigir, vamos ser consumidores melhores, e os fabricantes se verão obrigados a fabricarem veículos descentes. Em algumas outras categorias isso já está acontecendo - mas falta um bocado para chegar nos utilitários mais especializados ainda.
Qual a esperança? Se a TAC conseguir realmente fabricar o Stark elétrico, com aquele torque absurdo e instantâneo do motor D1g1tal Dr1ve, o mercado vira de cabeça p/ baixo - revolução total. Tomara que aconteça mesmo, mas desconfio que muito dinheiro corre por trás para que o Stark não se materialize, afinal... está bom assim, sem ABS, não é mesmo Ford?...
Saudações.
Talves se a ford tivesse interesse em sul americanizar o T4, o mesmo evoluisse e ofertasse uma evolução no conteudo do carro, acredito que teria aceitação nos mercados argentino, chileno, peruano, boliviano, sem contar venezuela.
Eu acho que iria arrebentar!! Uma opçao 4ptas iria bem tbm. Tem muita familia que necessita de um 4x4 bruto e o espaço é fundamental.
Não estou celebrando o não usar Airbag nem Abs, o problema êh que se fosse obrigado a Troler iria tirar o T4, e faria ou não m outro veiculo..só isso, estou achando bom o continuísmo do T4 só isso...
VOVÔ DO TROLLER
29/10/2012, 21:37
Não estou celebrando o não usar Airbag nem Abs, o problema êh que se fosse obrigado a Troler iria tirar o T4, e faria ou não m outro veiculo..só isso, estou achando bom o continuísmo do T4 só isso...
x2.........................
uvantuil
29/10/2012, 21:48
Sou participante básicamente de dois foruns o brasil4x4 e motonline que são duas paixões antigas motos e 4x4, uma das coisas que aprendi bem quando tinha minha titan e com o motonline... os foruns são formadores de opinião. E essa opinião quando feita de forma sensata, concreta e bem arquitetada gera bons resultados, no meu caso o maior exemplo foi deixar a vaidade e pensar em seguranca e passar usar uma jqueta propria para moto e mesmo sendo zoado pelos colegas de faculdade e trabalho por ter uma titan e ter invistido 10% do valor dela numa jaqueta. essa jaqueta quando eu sofri acidente me salvou de danos piores ao corpo... e um topico que vejo que tem de tudo um pouco é o post de troller gera sempre polemicas, e alguns casos pedradas, risadas, opinioes diversas... mas acredito que esse sobre lei, troller, evolução, abs ebd controles ativos de estabilidade e anti rolagem e por ae vai... penso que quanto mais as pessoas discutirem (saudavelmente), e conscientizarmos que podemos ter veiculos evoluidos mas bons de 4x4... e tal teremos pessoas dispostas a cobrar avanços a empresas governo e por ae vai...
afnal somos seres em constante evolução....
Alguns parachoques com suportes de guincho, possuem estes estudos, outros não.
Muito bem explicado. Apenas comentando que ARB e AEV (para o JK) são projetados para o uso original do airbag.
Teria que evoluir MUITO. Lá fora eles tem JK e Land Cruiser a preço de Jimny...
Como fazer um T4 concorrer? Muito, muito difícil - esse problema tem origem em décadas de exploração do consumidor local, sem considerar - exatamente - o potencial do mercado externo.
uvantuil
29/10/2012, 22:17
Andre sabe dos choques da poweroffroad se interferem no funcionamento de airbag pois acho alem de visualmente bem feitos.. parecem ser muito bons....
uvantuil
29/10/2012, 22:20
Teria que evoluir MUITO. Lá fora eles tem JK e Land Cruiser a preço de Jimny...
Como fazer um T4 concorrer? Muito, muito difícil - esse problema tem origem em décadas de exploração do consumidor local, sem considerar - exatamente - o potencial do mercado externo.
concordo contigo... e digo que isso ocorre tambem pela taxa que pagamos que vao alem do normal... pagamos imposto sobre a peça que é usada na producao do carro... e depois pagamos o imposto do carro produzido.... em resumo se paga imposto duas quatro vezes .....
Andre sabe dos choques da poweroffroad se interferem no funcionamento de airbag pois acho alem de visualmente bem feitos.. parecem ser muito bons....
Desculpe, não conheço o suficiente para te dizer - e realmente são muito bonitos e parecem robustos. Mas creio que não, quanto ao airbag, pois são poucas empresas com engenharia ($$$$$) para poder desenvolver produtos com tal qualidade - uma ARB da vida, por exemplo, é gigante. Tente entrar em contato com o fabricante, pedindo informações sobre o produto e processo de fabricação. E depois poste aqui (no fórum do JK) para todos sabermos.
Saudações.
concordo contigo... e digo que isso ocorre tambem pela taxa que pagamos que vao alem do normal... pagamos imposto sobre a peça que é usada na producao do carro... e depois pagamos o imposto do carro produzido.... em resumo se paga imposto duas quatro vezes .....
Por conta do que tu mencionou que o Brasil não é uma Coréia - um grande exportador e desenvolvedor de tecnologia - mas sim o paraíso mundial dos sub-compactos e do sobre preço. No fim, o consumidor brasileiro paga $5000 ou mais de ágio para comprar um Kia na cor branca.....
Sobre Airbag. Pra alguns, pode ser vantajoso um T4 com airbag. Pra mim não vejo necessidade.
Minha Pajero tem 13 anos. O airbag perdeu a validade (10 anos) e nunca precisei e espero nunca precisar.
Desde a década de 90, o airbag virou item quase que obrigatório em todos os SUVs.
A bandeirante foi fabricada por meia década, até 2001 e não ganhou airbag. Sendo um Toyota, se fosse pra ter airbag, ela teria já na década de 90.
Troller é a mesma coisa. Se não colocarem em 2014, não colocarão.
A proposta do Troller sempre foi de segundo ou terceiro carro, mas desde 2009, ele tem pretensões de ser primeiro carro, e carro de família, rs. Por isso, acho que existe chance sim de colocarem, mas quero ver darem um jeito desse troço não acionar na trilha.
A única vez que vi um airbag ser usado em trilha foi por acionamento indevido. Indivíduo sem pneu acelerando antes do atoleiro e dando a famosa "plantada". E o sujeito machucou o nariz.
Quer melhorar o Troller? Controle de qualidade, vidros e ar-condicionados mais resistentes ao uso extremo.
neilsonhenriques
29/10/2012, 23:11
A bandeirante foi fabricada por meia década, até 2001 e não ganhou airbag. Sendo um Toyota, se fosse pra ter airbag, ela teria já na década de 90.
Jorgao,
Desculpe, mas a Toyota é a montadora que menos se preocupa em colocar itens de segurança nos carros dela. São extremamente inseguros. Haja vista a SW4 com 7 lugares e só dois air-bags, era fabricada até ontem com freio a tambor na traseira (não sei se continua) e sem controle de estabilidade (de rolagem tenho certeza que não tem). É provável que eu comprasse um bicho coreano qualquer (Vera Cruz, Mohave, etc) antes de ter a coragem de colocar minha família dentro de um Toyota.
Uma grande parte das pessoas lá no fórum de Land Rover torceu o nariz quando a Defender ganhou controle de tração, ABS e Airbags.
Acho que a Ford não vai fazer nenhum movimento de mudança no T4. Esses itens não devem ser solicitações comuns de jipeiros.
Continuo com a opinião de que se vende bem, não vão mudar um parafuso.
Abraço, :concordo:
Neilson
Angelo Jr
29/10/2012, 23:34
neilson, mas defender, nas próprias palavras do clemente, é um lego de gente grande. a maioria do pessoal do fórum comprou uma para reformar e deixar da sua cara, tanto q há diversos tópicos com DIY. Aribag, ABS e controle de tração são só pra complicar a vida deles, tantos q a maioria opta por pegar o 300tdi ou o 200tdi (mecânicos) ao invés de um TD5 (eletrônico).
JEFFCATUNDA
30/10/2012, 00:32
não estou celebrando o não usar airbag nem abs, o problema êh que se fosse obrigado a troler iria tirar o t4, e faria ou não m outro veiculo..só isso, estou achando bom o continuísmo do t4 só isso...
x3... A ingnorancia é que astravanca o pogresso....
antoniogeo
30/10/2012, 00:39
Opiniao por opiniao, ainda acho caro pro que oferece...
Mas eh como o Neilson disse... vende bem do jeito que eh, mudar pra que?
Jorgao,
Desculpe, mas a Toyota é a montadora que menos se preocupa em colocar itens de segurança nos carros dela. São extremamente inseguros. Haja vista a SW4 com 7 lugares e só dois air-bags, era fabricada até ontem com freio a tambor na traseira (não sei se continua) e sem controle de estabilidade (de rolagem tenho certeza que não tem). É provável que eu comprasse um bicho coreano qualquer (Vera Cruz, Mohave, etc) antes de ter a coragem de colocar minha família dentro de um Toyota.
Uma grande parte das pessoas lá no fórum de Land Rover torceu o nariz quando a Defender ganhou controle de tração, ABS e Airbags.
Acho que a Ford não vai fazer nenhum movimento de mudança no T4. Esses itens não devem ser solicitações comuns de jipeiros.
Continuo com a opinião de que se vende bem, não vão mudar um parafuso.
Abraço, :concordo:
Neilson
Verdade Neilson. Já tinha ouvido isso de outras pessoas, sobre a Toyota, mas aqui no fórum é vista como a 7a maravilha do mundo, rs.
Eu estou mais preocupado em comprar um troller que já saia com pneus mud 33" (ou 35" numa versão especial, com amortecedores e molas maiores e mais reduzido), com guincho, bloqueios e um bom controle de qualidade de fábrica. Nem digo garantia que funcione, pois para brazil é pedir demais.
Mas, do jeito que as coisas vão, o troller vai mesmo acabar ganhando roda-livre automática, abs, airbag, esp, rodas R17 ou R16 bonitinhas e ficar bem macio, pro pessoal colocar pneu grandinho e ficar desfilando na cidade "com segurança" ou então repete-se o destino da Bandeirante, mata-se o jipe devido aos "avanços tecnológicos".
Mas, do jeito que as coisas vão, o troller vai mesmo acabar ganhando roda-livre automática, abs, airbag, esp, rodas R17 ou R16 bonitinhas e ficar bem macio, pro pessoal colocar pneu grandinho e ficar desfilando na cidade "com segurança" ou então repete-se o destino da Bandeirante, mata-se o jipe devido aos "avanços tecnológicos".
Se for para continuar no mercado, tomara que ganhe. O publico se expandirá.
Os que vão desfilar irão agradecer. Os que irão fazer trilhas, montarão do seu jeito. O problema é que sempre vai ter aquele insatisfeito com a tecnologia, mas é uma minoria insignificante.
Lembra a quantidade de comentários negativos quando surgiram os 1os motores eletrônicos? É igualzinho! Muitos temem a evolução por total desconhecimento. Normal...
A marca precisa lucrar, precisa de volume de vendas. Se a Troller tivesse volume, e consciencia, poderia até diminuir seu valor (bem como qq outra marca aqui no Bra$sil)
Jorgao, na minha opinião, o uso de rodas 17" é recomendado para pneus grandes. Uso aro 17 (tamanho original do meu carro) com pneus 37, que no final das contas, tem a mesma banda lateral de um 35 no aro 15. Isso te dá muito mais controle no carro sem perder absoulutamente nada nas trilhas. Além de que não existe pneu radial na medida 37 que não seja aro 17. Mais uma vez, esta é a minha opinião e de vários outros trilheiros. Nada de verdade absoluta. Dá uma pesquisada para ver.
Com relação ao ESC, o controle de estabilidade é desativado automaticamente assim que colocamos a 4x4 reduzida e não tem como andar assim com ele ativado. Também pode ser desativado por meio de um botão no painel. Quem não gosta, desliga.
Isso pode vir a sair no Troller um dia, só estou exemplificando para mostrar que não é bicho de 7 cabeças.
Acredito que para os Trolleiros que gostam de pegar uma estrada, certamente transmite mais segurança. Não sei qual a estatistica do publico que compra o Troller, mas os que fazem trilhas pesadas são minoria. Essa minoria certamente se adapta facilmente a qualquer inovação e a graça de fazer uma trilha com os amigos não será atrapalhada.
... A ingnorancia é que astravanca o pogresso....
Colocação mais que PERFEITA!
Jorgao,
Desculpe, mas a Toyota é a montadora que menos se preocupa em colocar itens de segurança nos carros dela. São extremamente inseguros. Haja vista a SW4 com 7 lugares e só dois air-bags, era fabricada até ontem com freio a tambor na traseira (não sei se continua) e sem controle de estabilidade (de rolagem tenho certeza que não tem).
Olá Neilson,
Isso é aqui no Brasil - vai para o Paraguai, Bolívia, Argentina, e lá tem Land Cruiser nas diversas versões tão bem equipados quanto qualquer Disco4. E para aqueles que se acham "corajosos" em não ter ABS, na Austrália todo LC70 tem ABS e múltiplos airbags de série. Outra coisa que eu acho engraçado são os jipeiros de aparência - aqueles que querem sair da loja com pneus 35 mas não fazem trilha, ou mal sabem usar os recursos do carro - qual a diferença desse pessoal pros que colocam rodas "DUB"? Para mim é tudo a mesma coisa...
377997
Porque aqui tem que ser diferente? O motivo tu bem explicou...
Abraço.
antoniogeo
30/10/2012, 09:48
Outra opiniao, nao levem a mal... mas se eh pra continuar assim, com essas coisas de macho, sem fru-fru, sem "acessorios" como abs e airbag, apenas pneuzao, guincho e bloqueio...
Willys!!!!!.... custo-beneficio muito melhor, sem preocupar com controle de qualidade de fabrica, enorme variedade de pecas adaptaveis, com "acessorios" que realmente importam se limitando a guincho, pneuzao e bloqueio.... e ainda sem mais algumas "frescuras" como capota e ar-condicionado... pode ate ir no shopping, mas todo mundo vai dizer: "esse eh jipeiro"...
Aqui em BH tem muitos, muitos trollers rodando pelo asfalto e fazendo trilha (muitos destes nao se misturam)... praticamente nao existe uma trilha pro cara fazer sem ter que se deslocar por BR, ou passar pelo Anel Rodoviario, enfim... acho que coisas como abs e airbag nao fariam mal nenhum, visando apenas um aumento da seguranca pessoal de quem dirige... alem disso, alguns outros 4x4 que rodam e fazem trilha junto com os troller por aqui possuem os tais "acessorios", e nunca ouvi falar de airbag sendo acionado em trilhas por aqui (90% trilhas com erosoes) ou que o ABS tenha matado alguem na trilha... mesmo porque quem tem arranja um jeito de desligar quando precisa/acha conveniente... pra mim eh uma discussao que nao faz sentido, pois nao vejo ninguem jogar a capota fora ou meter a marreta no ar-condicionado (segundo a linha de raciocinio de alguns verdadeiros jipeiros, acessorios tambem dispensaveis), porque dispensar "acessorios" como ABS e Airbag realmente nao entendo...
Jorgao, na minha opinião, o uso de rodas 17" é recomendado para pneus grandes. Uso aro 17 (tamanho original do meu carro) com pneus 37, que no final das contas, tem a mesma banda lateral de um 35 no aro 15. Isso te dá muito mais controle no carro sem perder absoulutamente nada nas trilhas. Além de que não existe pneu radial na medida 37 que não seja aro 17. Mais uma vez, esta é a minha opinião e de vários outros trilheiros. Nada de verdade absoluta. Dá uma pesquisada para ver.
Com rodas apartir de 17" no JK, e pneus grandes como 37" e maiores, uma boa é melhorar os freios, usando discos maiores e sistemas mais potentes - qualquer boa loja gringa tem para vender. Provavelmente terá que trocar também os cubos. Alguns conjuntos de eixo e diferencial já trazem os cubos preparados para freios mais potentes.
Com relação ao ESC, o controle de estabilidade é desativado automaticamente assim que colocamos a 4x4 reduzida e não tem como andar assim com ele ativado. Também pode ser desativado por meio de um botão no painel. Quem não gosta, desliga.
Isso pode vir a sair no Troller um dia, só estou exemplificando para mostrar que não é bicho de 7 cabeças.
Eu também gosto de R17 em pneus acima de 37". Mas, depende da roda R17. Será que daria pra aproveitar a original? De qualquer forma isso seria o menor dos problemas. É complicado discutir a adoção de tecnologia em veículos fora-de-estrada. Até porque a maioria que apoia a adoção não usa o veículo em situações fora-de-estrada com frequência, ou não o submete a situações realmente extremas em uso fora-de-estrada.
Minha participação aqui no fórum mostra que não sou nem um pouco contra a tecnologia. Mas, toda tecnologia tem uma função, uma aplicação, um por quê, tem vantagens e claro, desvantagens. Os 4x4, em particular, as picapes de antigamente não tinham pretensões de serem confortáveis, seguros, ter desempenho urbano. Deviam ser simples, duráveis e confiáveis. Hoje, não é mais assim. Picapes precisam de espaço interno, conforto, ergonomia, desempenho e ninguém liga se para arrumar uma luzinha de "siglas" daqui a 5 anos (de uso urbano) vai gastar o preço do cabeçote do motor.
Nem imagino isso no uso que faço do meu troller. Já vi minha cabine coberta de lama até a altura do botão do ar-condicionado, esperando trator na trilha pra me tirar. Saí de lá sem vidro elétrico e sem ar-condicionado. E penso seriamente em colocar vidros manuais. As travas elétricas não possuem muita importância caso deem pane. Já os vidros, voltei com o veículo do jeito que foi tirado da trilha, com os vidros travados abertos e debaixo de chuva na Dutra, percorrendo mais de 250 km para voltar pra casa. Pra quem estava com a muda de roupa toda cagada, e com a roupa do corpo totalmente enlameada, a água da chuva foi refresco. ABS, Airbag, ESP, etc, pro meu uso, é dinheiro no ralo. Já me basta a despesa de manutenção que vou ter por submergir guinchos, motor, câmbio (manual), t-case, eixos, etc, e que na medida do possível, é tudo bem barato pra mim. Tenho uma frota de táxis, há mais de década cuido dela, renovando os veículos mais antigos. Se certas tecnologias não aguentam nem 4 ou 5 anos de uso estritamente urbano, imagine uso de trilha. Falo por experiência própria, pois não vou trocar de jipe em 1 ou 2 anos.
Outra opiniao, nao levem a mal... mas se eh pra continuar assim, com essas coisas de macho, sem fru-fru, sem "acessorios" como abs e airbag, apenas pneuzao, guincho e bloqueio...
Willys!!!!!.... custo-beneficio muito melhor, sem preocupar com controle de qualidade de fabrica, enorme variedade de pecas adaptaveis, com "acessorios" que realmente importam se limitando a guincho, pneuzao e bloqueio.... e ainda sem mais algumas "frescuras" como capota e ar-condicionado... pode ate ir no shopping, mas todo mundo vai dizer: "esse eh jipeiro"...
Se eu tivesse tempo pra montar um jipe, sem dúvida. Não seria um Willys como base, pois não ia caber tudo que preciso e gosto. Provavelmente Engesa.
Angelo Jr
30/10/2012, 22:04
dinheiro + tempo??? engesa com motor de Dodge RAM 2500
Com rodas apartir de 17" no JK, e pneus grandes como 37" e maiores, uma boa é melhorar os freios, usando discos maiores e sistemas mais potentes - qualquer boa loja gringa tem para vender. Provavelmente terá que trocar também os cubos. Alguns conjuntos de eixo e diferencial já trazem os cubos preparados para freios mais potentes.
A unica alteração que fiz nos freios foi a colocação de linhas maiores do tipo Aeroquip. Quanto a discos maiores....só se eu passar para o aro 20 pq os discos são ENORMES e já estão no limite do aro 17. Não tem como colocar aro 16 por exemplo. Os freios são muito bons para o carro. Não sinto insegurança.
Jorgao, pelo seu descrito, nem Troller, nem Wrangler, nem nada novo aguenta. Um CJ bem feito, com motor a diesel seria uma boa! Um amigo aqui do RJ tem um e é realmente um trator, com eixos Ensimec e pneus 37. Ia gostar!
dinheiro + tempo??? engesa com motor de Dodge RAM 2500
Com um desses não precisa nem ter trilha!!! Abre o caminho sozinho hehehe
Daqui a pouco o pessoal tá comprando umas retro de esteira!
Angelo Jr
30/10/2012, 22:18
duda, mas vai dizer, não é um sonho (pesadelo) de consumo (de diesel)??
Ou colocando as esteiras nos jipes, rs! Já vi foto de um wrangler com algo parecido!
Tenho amigos que fazem esse tipo de uso com trollers 2.8 e 3.0 há muitos anos, e deixando algumas "frescuras" de lado, não tenho o que temer. Por enquanto sou um dos únicos "retardados" que ainda usa pneu mud, por exemplo. E realmente só dou trabalho comparado aos recapados da geninho. Se duvidar o pessoal começa a inventar moda mesmo!
Murillus
11/11/2012, 11:45
O que existem são 2 acelerômetros localizados no meio do carro, atrás do painel central, que funcionam em conjunto com um outro sensor do carro, tipo um giroscópio, que calcula angulos do eixo do carro. O acelerômetro, junto com esse outro sensor, aciona o sistema pirotécnico de retração dos cintos de segurança e a implosão do airbag. É levado em conta também, o fator de deformação dos mateirais, tipo parachoques e chassis. Tanto o parachoque, quanto o chassis possuem uma deformaçao programada. Isso é levado em consideração na hora que calculam quando o airbag deve abrir.
minha tracker tem isso... faço trilhas e nunca tive problemas... acho que o troller merece tem mais segurança...
Por que sou contra Airbag e ABS em um jipe como o Troller, além do custo-benefício no uso proposto, eis outras razões:
Quando a futilidade anda de mãos dadas com as leis (http://www.motorpasion.com.br/seguranca/quando-a-futilidade-anda-de-maos-dadas-com-as-leis)
"Sabem quantas vidas foram salvas nos Estados Unidos, em 20 anos, com o airbag? Apenas 14.000. Lá morrem 35 mil por ano em acidentes rodoviários (como aqui, apesar da frota 10 vezes maior), inclusive atropelamentos. Ou seja, o airbag teria contribuído com 14.000 / 700.000 = 0,02 ou 2%. É muito barulho por pouco. As pessoas acham o airbag uma grande maravilha e o que ajudou a formar esse conceito foi a atriz Claudia Schiffer num comercial de tevê do Citroën Xsara. Numa montagem muito bem-feita, a bela alemã tinha o rosto acariciado pela bolsa inflada. Podendo escolher, faço questão de não ter airbag. Há inúmeros casos de se inflar fora de hora, como ocorreu anos atrás com o casal de jornalistas Eliakim Araújo e Leila Cordeiro numa minivan Ford, ao passar abruptamente numa lombada em Alphaville. O caso repercutiu na época.
Mesma coisa o ABS, desnecessário numa região onde não cai neve e nem se forma gelo na pista. O problema é que não se pode retirar o fusível para desativá-lo, pois quando o carro tem ABS não vem com válvula limitadora de pressão do freio traseiro. Sem contar que sobre piso irregular o sistema atua indevidamente e a distância de parada aumenta. Esse alerta consta de todos os manuais de proprietário de carros com ABS. Para corroborar, a Porsche anunciou que um novo modelo de 911 (GT3 RSR, se não me engano) não tem ABS. Não quero o sistema em carro meu."
ABS e Airbag numa Kombi vai ser hilário. Num Troller? Mais ainda.
Mesma coisa o ABS, desnecessário numa região onde não cai neve e nem se forma gelo na pista. O problema é que não se pode retirar o fusível para desativá-lo, pois quando o carro tem ABS não vem com válvula limitadora de pressão do freio traseiro. Sem contar que sobre piso irregular o sistema atua indevidamente e a distância de parada aumenta. Esse alerta consta de todos os manuais de proprietário de carros com ABS. Para corroborar, a Porsche anunciou que um novo modelo de 911 (GT3 RSR, se não me engano) não tem ABS. Não quero o sistema em carro meu."
Cara não sei não viu... procure por teste de freios nu Youtube com e sem ABS pra vc ver a diferença!!! Sem ABS as rodas travam e não adianta virar o volante que o carro segue em linha reta com as rodas travadas. Já com o ABS a roda não trava, então mesmo pisando no freio com toda a força ainda é possível fazer curvas ou desviar de obstáculos mesmo com o pé fundo no freio.
Sobre Airbag não vou comentar pq não sei dados estatísticos.... acho que o uso do cinto já ajuda muito, mas não conheço ninguém que tenho morrido por causa de airbag, muito pelo contrario. Garanto que se um dos 14 mil salvos por ele fosse alguém da usa família vc já daria graças a Deus.
100+
Cara não sei não viu... procure por teste de freios nu Youtube com e sem ABS pra vc ver a diferença!!! Sem ABS as rodas travam e não adianta virar o volante que o carro segue em linha reta com as rodas travadas. Já com o ABS a roda não trava, então mesmo pisando no freio com toda a força ainda é possível fazer curvas ou desviar de obstáculos mesmo com o pé fundo no freio.
Sobre Airbag não vou comentar pq não sei dados estatísticos.... acho que o uso do cinto já ajuda muito, mas não conheço ninguém que tenho morrido por causa de airbag, muito pelo contrario. Garanto que se um dos 14 mil salvos por ele fosse alguém da usa família vc já daria graças a Deus.
100+
Hugo, estatisticamente o ABS é ineficaz (tem estatística mostrando que carros com ABS se envolvem em mais acidentes, e pesquisas estudando o por quê) e o Airbag faz pouca diferença.
Eu sou a favor de airbag e ABS em veículos de passeio. Assim como ESP! Não adianta ter airbag quando se vai de encontro a um caminhão, mas um ESP pode te permitir desviar sem ir abismo abaixo ou perder o controle.
Mas, no Troller? No Marruá? Na Bandeirante? No Defender? Sou contra.
Assim como sou contra uma lei que obrigue um Uno, uma Kombi, um Gol ter Airbag.
O ABS obrigatório, também acho que no Brasil é exagero, que é mais útil na neve e em lugares que vivem debaixo de chuva, como dito antes. Mas, é inegável a eficácia do ABS em aquaplanagens, por exemplo.
Angelo Jr
12/11/2012, 19:33
tem estatística mostrando que carros com ABS se envolvem em mais acidentes, e pesquisas estudando o por quê
amigo, na aviação chamam isso de "piloto de Cirrus (um avião q vem com para-quedas PARA o avião)", não sei como seria de um jeito normal, mas é o caso de, por ser tão seguro, as pessoas não pilotam ele com tanto cuidado como deveriam, e por isso, mesmo sendo o mais seguro, é oq possui a estatística de mais acidentes
CarlãoBH
12/11/2012, 21:43
Eu não entendo pq tanta rejeição ao ABS em jipes: é só fazer igual ao Wrangler, desliga quando coloca reduzida, automaticamente. Simples
Angelo Jr
12/11/2012, 21:50
desculpem a ignorância, mas em que o ABS interfere na diversão??
JEFFCATUNDA
12/11/2012, 23:38
Nem sei se já escrevi isso por aqui, mas certa vez atendi uma mulher que teve uma das pernas fraturada pela explosão de um air bag em uma camioneta... Ela estava no banco do passageiro e com as pernas por cima do console, os pés encostados no parabrisa.... Um buraco ne estrada e o motoriste freiou bruscamente e caiu em um buraco do asfalto... O AB acionou e prendeu as pernas dela contra o parabrisa...
pois é, DARWIN falou mais alto neste caso Jeff, afinal de contas: é lugar pra colocar o pé???
Angelo Jr
12/11/2012, 23:42
mulher burra + airbag desregulada = fratura
JEFFCATUNDA
13/11/2012, 00:18
KkkKkKkkk. citei só para ilustrar, mas quem conheço que teve AB acionado diz que é uma senhora PORRADA.....
Ainda bem que ela não colocou a cabeça no painel e as pernas no encosto do banco...k k kk k kk k kk....
Eu não entendo pq tanta rejeição ao ABS em jipes: é só fazer igual ao Wrangler, desliga quando coloca reduzida, automaticamente. Simples
Carlao, com o controle de qualidade que a Troller tem, sera que não teremos troller em expedição (4x2), enchentes (4x2), e uso normal cotidiano explodindo airbags por aí? Eles nao dao conta de infiltração, vidros elétricos, limpadores de parabrisa e nem do próprio motor do veículo. Nem apertar roda eles apertam de vez em quando. Vão dar conta de fazer um airbag que não exploda a toa num jipe cabrito feito o troller?
O sistema desligando ao acionar a reduzida com certeza alia "acréscimo" de segurança urbana sem atrapalhar o fora de estrada.
O ABS também poderia ser desligado com a reduzida, resolveria o problema. Aí não tem o que discutir.
Mas, as coisas não são assim, infelizmente. O controle de qualidade deles é realmente inexistente e duvido que adicionariam airbag e ABS com essas cautelas. Mas, ainda sim, vejo como itens que só adicionam peso na manutenção do veículo durante os anos, ainda mais levando-se em conta a utilização severa a que ele é proposto e o ganho (num jipe) pra mim não vale a pena. Prefiro que sejam feitos outros investimentos e que melhorem o controle de qualidade. Por que não fazem uma versão do Troller, (sem maquiagem como esses Desert storm e Expedition que fizeram) e sim com bloqueios de fábrica, pneus mud 33", guincho, etc e garantia? É isso que a troller precisa. Isso sim vai vender e vai agradar.
Walter da Camper
13/11/2012, 08:30
... O problema é que não se pode retirar o fusível para desativá-lo, pois quando o carro tem ABS não vem com válvula limitadora de pressão do freio traseiro. Sem contar que sobre piso irregular o sistema atua indevidamente e a distância de parada aumenta. Esse alerta consta de todos os manuais de proprietário de carros com ABS.
.
Já fiz diversos testes com o Pajero da patroa e realmente o ABS atua indevidamente em piso irregular a baixa velocidade (em alta não tive coragem de testar).
E nem precisa ser em situação off-road. Experimentem descer uma ladeira calçada com paralelepípedos num dia de chuva. Ao acionar gradativamente o freio a impressão é de que quando o ABS atua ele libera as 4 rodas de uma vez e a velocidade do carro aumenta de maneira assustadora e segundos depois sente-se a frenagem efetiva. Na mesma situação com os carros sem ABS (Camper e CJ5) o espaço de frenagem é menor e a sensação de controle é muito maior.
Evitar mortes não é hilário. É o mesmo discurso do cinto de segurança, há não muitos anos atrás - até hoje, tem gente que não usa o cinto...
Um estudo feito na Austrália (um dos países com maior porcentual de utilitários no mundo, e de clima semelhante ao nosso) comprovou que o ABS reduziu em até 35% as colisões em situações onde o veículo sai da estrada - isso, em 2003. Em motos, as estatísticas apontam para mortalidade 37% menor em veículos com ABS, nos EUA - dados do IIHS.
Os modernos sistemas eletrônicos (ABS, ESP) funcionam bem mesmo no off-road, ou em situações de pavimentação irregular.
E não confundir o uso de ABS em um esportivo preparado, com o uso em um veículo fora de estrada ou mesmo um carro comum - são situações completamente diferentes e tem que saber do que se está falando. Não esperem a Porsche tirar ABS do Cayenne...
Esse pessoal não tem problema com tecnologia, não se importam em usar ESP, ABS ou mesmo airbag:
AEV V8 HEMI Jeep Wrangler Takes on the Racetrack and Moab - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=iJUFdgzmBVY)
Walter da Camper
14/11/2012, 11:25
Essas discussões sobre tecnologia embarcada nunca chegam a uma conclusão por uma razão muito simples: Cada um vê no carro uma finalidade diferente.
Há aqueles que simplesmente necessitam transitar por caminhos ruins e vêem o jipe pelo seu aspecto utilitário, ou seja, é um veículo que apenas se diferencia dos outros pela capacidade off-road. Para estes é essencial que o veículo incorpore todos os itens de conforto e segurança oferecidos nos veículos da mesma faixa de preço.
Por outro lado, ainda existem compradores que se encaixam no perfil tradicional do jipeiro, para quem o ato de dirigir fora de estrada é um prazer e por isso todos os aspectos envolvidos na técnica de direção fazem parte do esporte e, assim sendo, é inadmissível permitir que sensores e atuadores façam o trabalho de controle que o piloto deve aprender a fazer, como controlar frenagens, derrapagens, aplicar corretamente o torque numa escalada ou numa descida escorregadia.
Dizer a um jipeiro que um chip substitui as habilidades de seu cérebro e membros, é o mesmo que dizer a um pescador (por hobby) que é mais prático e barato ir comprar peixe na peixaria.
NÃO ESTOU QUERENDO DIZER QUE QUEM GOSTA DE TECNOLOGIA EMBARCADA É MENOS JIPEIRO POR CAUSA DISSO, apenas tento demonstrar que algumas pessoas possuem razões legítimas para rejeitá-la. O grande problema é que a onda tecnológica é irreversível, já que a legislação caminha nesse sentido sem fazer distinção de uma categoria especial de veículos cujos usuários deveriam ter o direito de escolher.
Aqueles que ainda valorizam as sensações da pilotagem crua estão fadados a adquirir e manter carros fabricados até determinado ano, pois em breve chegará o dia em que os novos não servirão mais, principalmente quando houver vistorias obrigatórias impedindo as modificações das características originais.
homerohermida
14/11/2012, 14:01
Parabéns! Falou tudo! Gostei do exemplo do pescador! HAHAHAHA
Mais ou menos né...
Difícil hoje em dia ver pescador(principalmente o esportivo, que seria o que se enquadra mais próximo dos jipeiros) usando com vara de bambu...
Sandrãobh
14/11/2012, 14:49
Mais ou menos né...
Difícil hoje em dia ver pescador(principalmente o esportivo, que seria o que se enquadra mais próximo dos jipeiros) usando com vara de bambu...
E desde quando os jipeiros de hoje andam em jipes crús....?:???? Muitos não querem a parafernália eletronica, mas não descartam bloqueio, pneuzão, guincho, e outras coisinhas....
Creio que a comparação seja como se o pescador usasse sonar para saber aonde estão os peixes e isca tele guiada.... rsrsrsrsrsrsrsrs
abç.
uvantuil
14/11/2012, 14:58
Li um comentário que a eletronica contida num vidro elétrico não suportar uma lama ou chuva ou mesmo um mergulho num lago em caso de acidente de uma viatura. Isso é pela falta exigência em lei, pois já vi vidro eletrico que ele tem proteção para funcionar mesmo quando o carro entra dentro de água, assim como travas, se alguem desenvolveu.. tem um custo, e esse custo é maior que o custo do mesmo recurso sem tal proteção a montadora não vai por isso no carro, já que visa lucro, só vai por quando a lei exigir, então se a lei exige algo e a lei é bem formulada, descrita e exigindo corretamente, claro que irá ter evoluções no dispositivos de forma a garantir um melhor no uso off e no on road.
Vou citar um exemplo fora do ambiente da grande maioria aqui, mas que para alguns gera uma revolta sem tamanho,
sabia que a faixas reflexivas tão amadas que servem de sinalização para via... para veiculos como motos é um perigo tal como pegar uma super esportiva andar descalço e de bermuda a 300 por hora na chuva? Pois é! A mesma precisa ser reflexiva por lei, mas a tecnologia empregada para isso é uso de mini esferas de vidro que vao nos pigmentos da tinta.. por isso ela reflete a luz, mas quando entra em contato com o pneu da moto.. chuva sereno e outros agentes se torna sabao para tirar a aderencia do pneu da moto e levar ao motociclista a um tombo espetacular; portanto uma exigÊncia legal, mas que não foi devidamente estudada para que possa dispor de meios corretos para que seja reflexiva sem ofertar esse risco ao motociclistas. Há tecnologias diferentes da citada, acredito que sim, mas o custo delas devem ser maiores do que o padrão então prefere-se usar o que atende o minimo da lei...
Uma evolução seja para qualquer veiculo adicionar airbag abs ebd e outras tantas siglas e parafernalias para um aumento da segurança é válido, claro que o correto uso de aplicacao e estudo para desenvolvimento. VOlto a falar estou aqui defendendo uma opinião que formei, existem pessoas que não concordam comigo... assim como nem todos concordam comigo quando digo que moto tem usar jaqueta propria para motociclista ate para ir a padaria comprar pao... por mais desconfortavel que seja... mas eu sei que o acidente que tive.. que a tal jaqueta que uns diziam que foi compra de tolo ter uma jaqueta de 400 para usar com uma titan comrpada usada... foi responsável por evitar um afastamento do trabalho ou mesmo ficar uma ferias de molho total aguardando a carne do braço ombro e costas cicatrizar... ela não era a mais top do mundo nao... era uma meia boca... mas para meu caso foi o suficiente para evitar danos maiores... portanto acrescento ainda... se uma jaqueta tipo que usei fosse algo exigido por LEI A TODO MOTOCICLISTA, e fosse cobrado isso dele... acredito que haveriam evoluções no tecidos das mesmas, haveria uma redução de monte de atestado e afastamento por acidentes ainda morreriam alguns mas provavelmente o custo da jaqueta ia reduzir... e também iria evoluir..
então quer dizer que os jipeiros são fudidos e não precisam de ABS?
desçam a serra da tamoios em dia de chuva e tentem uma frenagem de emergência...
uvantuil
14/11/2012, 15:13
Se hoje os dispositivos citados não agradam porque tem falhas absurdas... e coisa tal, cabe a população exigir uma melhora em lei para que esses dispositivos evoluam... agora dizer que acrescer eles seria uma furada ou coisa tal nao concordo.. venho na linha de pensamento que os atuais dispositivos so e somente so podem evoluir para dispositivos melhores que atendem ao mercado corretamente quando devidamente testados e obrigado em lei a atuar conforme o proposto.
Agora pensemos.. se o ebd fosse opcional meramente atrativo e nao tivesse um estudo de evolucao no mesmo... ele seria barato pois ja teriamos conhecimentos para nas oficinas em casa fazermos iguais... aos das montadoras... agora se tem uma lei que cobra uma evolucao teste e mais teste e aprovacoes de melhoria INDEPENTE DO MEIO QUE O VEICULO ESTEJA o mesmo seria tao desenvolvido que nem um furacão tiraria o veiculo do chao... (EXAGERANDO CLARO!!!)... kkk
Walter da Camper
15/11/2012, 10:36
então quer dizer que os jipeiros são fudidos e não precisam de ABS?
desçam a serra da tamoios em dia de chuva e tentem uma frenagem de emergência...
Ao contrário Márcio. Jipeiro que usa o jipe em trilhas desce a serra devagar por causa dos pneus recapados que não dão balanceamento... :mrgreen:
Quem precisa do ABS é justamente o jipeiro fudidão que gosta de andar rápido.
Ah bão!!!! :curtir: :safari-rig::safari-rig: sou desses!
Murillus
17/11/2012, 09:22
SEGUE UM OFF TOPIC...
kombi ira parar de ser produzida conforme tinha lido nao por motivo do AIRBAG e ABS mas sim pelo fato dos CINTOS DE TRES PONTOS em todos os bancos... e o uno mile tambem esta com seus dias contados pois o custo do projeto e inclusao de AIRBAG e ABS, faria subir muito seu preço (mais caro do que o palio), deixando o nicho a que se destina...
Murillus
17/11/2012, 09:40
...Uma evolução seja para qualquer veiculo adicionar airbag abs ebd e outras tantas siglas e parafernalias para um aumento da segurança é válido, claro que o correto uso de aplicacao e estudo para desenvolvimento...
Concordo... Não podemos nos limitar por baixo... É necessario ter mais segurança nos nossos veiculos seja ele qual for... Quem trabalha diretamente com acidentados sabe que a diferenca entre a vida e a morte, esta nas pequenas coisas: usar cinto, ter um abs, ter um airbag, nao beber, ter prudencia, respeitar os limites de velocidade e etc... E pior ainda as sequelas são por vezes (alem de "caras") irreversiveis a pessoa (acidentado) e aos familiares (psico-social)...
GPBarbosa
17/11/2012, 14:09
Então hj eu fui na CCS e o dono estava por lá... Ele está com essa loja a 10anos, e disse q a FORD vai colocar os itens de segurança...Agora entre o q ele está dizendo e o carro sair na linha de montagem tem uma grande diferença eu sei, mas nao deixa de ser um indicio...Eu achei interessante a troller esteve no salao do automovel, investiu no carro conceito e etc...Sei-lá viu, sei q acho q o carro bacana e logo logo estou com o meu!!!E espero q a ford instale td q o carro tem direito...
Um estudo feito na Austrália (um dos países com maior porcentual de utilitários no mundo, e de clima semelhante ao nosso) comprovou que o ABS reduziu em até 35% as colisões em situações onde o veículo sai da estrada - isso, em 2003. Em motos, as estatísticas apontam para mortalidade 37% menor em veículos com ABS, nos EUA - dados do IIHS.
Os modernos sistemas eletrônicos (ABS, ESP) funcionam bem mesmo no off-road, ou em situações de pavimentação irregular.
André, pra quem anda de pneu mud/recapado em dimensões 3", 4", 5", as vezes 10" ou mais que as originais do veículo só precisa de prudência. Não ABS e Airbag.
Meu Troller com 35" já não trava a roda nem f...!
E Airbag, em jipe, não quero. Se meu jipe tivesse, com certeza no meu uso o módulo iria pro brejo e eu não iria pagar um módulo novo, a não ser que fosse vender o jipe.
ABS, pra mim, só no meu sedan. Em off-road só atrapalha! Aumenta a frenagem e isso é nítido pra diversos motoristas. E claro, mais uma coisa que iria estragar no meu uso e eu não pagaria o preço.
Dizer a um jipeiro que um chip substitui as habilidades de seu cérebro e membros, é o mesmo que dizer a um pescador (por hobby) que é mais prático e barato ir comprar peixe na peixaria.
Walter, adorei!
Eu afundo sensores do meu motor eletrônico 3.0, e se um dia vier a ter problema, já cotei preço e custa menos do que uma troca de óleo. Cotei todos os sensores do motor por R$ 950 na internet. Sabe quanto custa um módulo de airbag? De ABS? Eu troquei módulos de ABS e Airbag de sedans nacionais de ano 1997, 2000 e 2002 a poucos anos atrás. Os preços variaram de R$ 3000 a R$ 17.000.
E esses meus sedans eram taxis, obviamente usados em asfalto.