Ver Versão Completa : Problemas no freio a disco Band
davidpedrosa
27/10/2012, 16:23
Amigos,
Procurei no forum e nao encontrei algo que pudesse resolver meu problema, venho pedir um help ai pq ta dificil...
Comprei uma band 81 (com o kit de freio a disco na frente da nova) na segunda feira...
Na quarta feira, levei para trocar todos os fluidos e óleos dela, aproveitei e pedi pra trocar as pastilhas e o disco, pq qdo freava ele soh comecava frear quase no fim do curso e ainda sentia uma ondulação...
Qdo desmontou ele notou que o flexível de um lado estava com um vazamento mínimo, pedi que trocasse os dois da frente...
As duas pincas estavam com o embulo travado, mandei num senhor que recondiciona, ou seja, as duas pincas foram recondicionadas...
Ele montou tudo e o pedal ia ate o final e nada..... disse que era o cilindro mestre (burrinho), mandamos recondicionar, sangramos com uma maquina propria pra isto e nada...
Isto tudo ontem..
Hoje cedo comprei um caninho que sai do servo freio (hidrovacuo) e é ligado do lado direito do motor, se nao me engano numa bomba, notei que este cano estava raspando no motor e tinha uma parte bem gasta imaginei que pudesse estar entrando ar...
Comprei tb um cilindro mestre novo, achando que o recondicionado nao estava funcionando...
Sangramos os 4 cilindros de roda traseiros os dois discos na fente tudo de novo e nada... o pedal vai ate o final de curso e nao da freio...
Notei que o hidrovacuo estava um pouco solto e reapertei todos os parafusos dele, senti uma ligeira melhora, qdo piso no freio bombando na quarta vez ele fica firme, mas sem condicoes de andar com o carro...
377466
davidpedrosa
27/10/2012, 16:26
De todo sistema de freio só nao troquei o servo freio e os encanamentos... será que vou ter que trocar?
jipeirodesdepequeno
27/10/2012, 19:29
De todo sistema de freio só nao troquei o servo freio e os encanamentos... será que vou ter que trocar?
Confira os conduintes de freio se não tem nenhuma parte amassada... podem estar entupidos tb
[]'s
davidpedrosa
27/10/2012, 21:29
jipeirodesdepequeno nao estao amassados e nem entupidos, pq qdo sangrei saiu um fluxo ate q bem razoavel....
Muito obrigado pela ajuda!
Confira os conduintes de freio se não tem nenhuma parte amassada... podem estar entupidos tb
[]'s
marciorank@gmail.com
27/10/2012, 22:04
jipeirodesdepequeno nao estao amassados e nem entupidos, pq qdo sangrei saiu um fluxo ate q bem razoavel....
Muito obrigado pela ajuda!
boa noite davi
dentro do servo freio tem a ponteira que aciona o cilindro
mestre, veja se ela não esta muito afastada do cilindro,
pois se ele estiver afastado voce perde o curso do pedal
de freio fazendo com que ele va até o fim e não de freio.
Walter da Camper
28/10/2012, 18:23
1- antes de mexer você só tinha o problema de padal baixo (frear no fim do curso) e disco gasto/empenado (ondulação).
2- trocou pastilhas, disco, flexiveis e recondicionou as pinças.
3- A partir daí não deu mais freio (pedal até embaixo).
4- trocou outras peças e nada
Percebes que o problema surgiu depois que trocou as peças do item 2 acima. Então, provavelmente, tudo que fizeste depois foi inútil, pois a causa foi criada no item 2.
Eu aposto nas pinças.
hercilio.neto
28/10/2012, 20:47
...Eu aposto nas pinças.
Eu também ...
davidpedrosa
29/10/2012, 00:48
Walter da Camper, hercilio.neto,
vcs me deram uma luz, amanha na hora do almoco vou verificar!!!
mto obrigado pela contribuicao!!
abracos
davidpedrosa
07/11/2012, 23:24
acho que nao acertariamos nunca.... o mecanico pediu o cilindro mestre errado....
agora que chegou o certo esta "semi" funcionando...
o freio ate funciona, mas apenas na metade da segunda bombada, na terceira ele esta em cima, certinho...
ja foi sangrado o freio trocentas vezes, ele disse que agora esta com problemas no servo freio, mas depois desse vuco vuco todo estou ressabiado em trocar e nao ser....
HELLLLLLLP!!!!
estyvybeykr
08/11/2012, 08:48
David veja se p meca não montou as pinças invertidas, se os parafusos sangradores estão voltados para cima. Caso contrario não da freio mesmo.
Estevão
davidpedrosa
08/11/2012, 08:53
estyvybeykr vou la daqui 1 hora e vai ser a primeira coisa que vou verificar, estou achando estranho pq qdo vc freia na primeira bombada, sinto resistencia do pedal, soh q o freio vai descendo ate o final do curso...
david,
se o pedal esta firme na primeira pisada e depois vai baixando so pode ser:
1-algum vazamento,verifique algum sinal de oleo escorrendo,
1- o cilindro mestre esta com avaria,qdo exerce pressao o oleo esta retornando pelo pistao,tem uma bendita borrachinha que volta e meia da problemas,nao troque o reparo,nao vale a pena,coloque um novo.ok
normalmente o sistema de freio da band nao da muita dor de cabeça nao,acho que vc/mecanico mexeu em muita coisa sem necessidade,
opniao pessoal:
mecanica de band nao é para mecanico de carro de plastico mexer,procure algum especialista na regiao ou mecanico da linha diesel,tenho uma 81,qualquer duvida avisa.
davidpedrosa
08/11/2012, 20:48
felix,
vc matou a pau, fui fuxar e descobri um peq vazamento no cilindro mestre, ja tiramos e amanha chega a peca nova!!!
caramba que novela mexicana isso.... espero que amanha com o cilindro mestre novo esta novela acabe!!!
muito obrigado mesmo por dividir sua experiencia!!!
davidpedrosa,
como ficou o freio da band,
ja tive tanta dor de cabeça com o freio da band que numa medida de desespero,ranquei tudo e coloquei freio a ar/oleo sistema semelhante ao do caminhao mb608,depois conheci este forum e fui pegando as dicas/macetes com o pessoal,se tivesse feito a coisa digamos certa eu teria economizado um $$
mais é isso vivendo e aprendendo,e sobre freio agora eu entendo.ate mais
AlexandreStudart
14/11/2012, 21:36
David,
Caso não tenha resolvido, tente regular o freio traseiro isso também faz o pedal ficar baixo e ter que bombar antes de freiar, o meu estava assim na semana retrasada.
Faça um teste no hodrovácuo, desconecte a mangueira do vácuo, fica ao lado do burrinho, e com ele ligado veja se há pressão de sucção. Pois caso o compressor não esteja puxando com pressão o freio fica baixo também.
Boa sorte. Alexandre
davidpedrosa
15/11/2012, 03:10
Boa noite Felix, AlexandreStudart,
Hoje passei o dia tentando resolver este saga do freio e evolui pouco.
Troquei os reparos dos cilindros da roda tras/direita e troquei os cilindros da roda tras/esquerda, sangrei bastante as 4 rodas e nada, a primeira pisada até o fim...
Tentando encontrar o defeito, isolei o freio traseiro e o pedal ficou em cima!
Então cheguei a conclusão que o problema é no freio traseiro.
Passando o feriado vou comprar o flexível traseiro, se nao resolver vou comprar o encanamento traseiro, se nao funcionar vou comprar gasolina e uma caixa de palitos de fósforo hehehe brincadeira...
Walter da Camper
15/11/2012, 10:15
David,
Esse sintoma indica que está faltando uma válvula própria dos freios a tambor, que impede que as lonas se distanciem da panela quando o freio não está acionado. Não me lembro o nome dessa válvula, mas dê uma pesquisada que há vários tópicos falando sobre válvulas equalizadoras, dosadoras, limitadoras... etc.
Lucas Nassif
15/11/2012, 19:20
David,
Esse sintoma indica que está faltando uma válvula própria dos freios a tambor, que impede que as lonas se distanciem da panela quando o freio não está acionado. Não me lembro o nome dessa válvula, mas dê uma pesquisada que há vários tópicos falando sobre válvulas equalizadoras, dosadoras, limitadoras... etc.
A válvula equalizadora serve pra mandar menos pressão pro eixo traseiro, para evitar que as rodas travem na hora da frenagem. Mas ela impede também que o óleo retorne ao tirar o pé do freio?
Pergunto isso pois na minha Band o freio traseiro não está 100%, fica firme na 3a pisada e tem cilindros e lonas novas e reguladas. Acredito então que ao tirar o pé do freio, as molas estão fazendo com que as sapatas retornem mais do que deveria.
Walter da Camper
15/11/2012, 22:25
Agora vai a informação correta:
O nome da válvula que impede o retorno do óleo no freio a tambor é VÁLVULA DE RETENÇÃO.
Achei o tópico onde explicam o funcionamento dela:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/34675-duvida-sobre-freio-do-cj5-8.html
Abçs.
Felipe Françoso
20/11/2012, 21:15
Pessoal, o freio da minha band está dando "socos" ao frenar, e perdendo a pressão do pedal ao pressionar. um amigo disse que deve ser o Servofreio/mestre, pois os discos não estão com avarias...
advocaciamartins
27/11/2012, 14:25
Na semana retrasada troquei os freios dianteiros da minha Band por freio à disco (kit padrão original), porém quando fui buscar a viatura o freio não ficou bom. Fazendo uma geral o mecânico descobriu que os burrinhos traseiros estavam ruins então optei por colocar outro kit à disco na traseira.
Fazendo uma pesquisa aqui pelos tópicos percebi muita reclamação de quem colocou freio à disco nas 4 rodas. O problema sempre citado era que as rodas traseiras freiam antes e a viatura escorrega. A solução apresentada foi instalar 3 ou mais válvulas no cilindro mestre para atenuar a força no freio traseiro, e uma válvula central traseira da F1000, freando assim as rodas dianteiras primeiro.
Conversei com meu mecânico sobre o problema, para que ele já colocasse as válvulas equalizadoras, porém ele me disse que já tem no mercado uma válvula própria para freio à disco na traseira da Band. Colocou essa válvula e o resultado foi ótimo. Freiam primeiro as rodas dianteiras e com menos força as traseiras, como deve ser.
Tem mais informações sobre essa válvula própria para freio a disco na traseira da Band ?
Preço ?
Abraço
Walter da Camper
27/11/2012, 14:34
Tem como conseguir maiores informações sobre essa válvula que foi colocada (marca, modelo, ... etc)?
Na semana retrasada troquei os freios dianteiros da minha Band por freio à disco (kit padrão original), porém quando fui buscar a viatura o freio não ficou bom. Fazendo uma geral o mecânico descobriu que os burrinhos traseiros estavam ruins então optei por colocar outro kit à disco na traseira.
Fazendo uma pesquisa aqui pelos tópicos percebi muita reclamação de quem colocou freio à disco nas 4 rodas. O problema sempre citado era que as rodas traseiras freiam antes e a viatura escorrega. A solução apresentada foi instalar 3 ou mais válvulas no cilindro mestre para atenuar a força no freio traseiro, e uma válvula central traseira da F1000, freando assim as rodas dianteiras primeiro.
Conversei com meu mecânico sobre o problema, para que ele já colocasse as válvulas equalizadoras, porém ele me disse que já tem no mercado uma válvula própria para freio à disco na traseira da Band. Colocou essa válvula e o resultado foi ótimo. Freiam primeiro as rodas dianteiras e com menos força as traseiras, como deve ser.
advocaciamartins
27/11/2012, 15:27
Na própria embalagem dizia que era para freio a disco traseiro Band.
Encostei a viatura agora para instalar um novo sistema de escape e assim que retornar eu bato uma foto e posto aqui.
Vou perguntar para o mecânico onde ele comprou e depois deixo o fone aqui postado. Não lembro a medida de cabeça mas vou verificar e deixo aqui também.
dalmo cruz torres
27/11/2012, 23:14
Pessoal, o único jeito de fazer bandeirante ter freio é colocar disco nas 4 rodas. Eu coloquei freio a disco nas rodas traseiras do meu jipe e apenas mantive a válvula equalizadora original, e estou muito satisfeito.
Sobre as pinças de freio a disco, é bom olhar bem o que estão dizendo que é retífica, afinal, eu nunca ví nenhum kit de reparo de pinça sobre medida, então, se retificar usa o que?
Se um flexíel está na hora de trocar pode apostar que todos estão na hora de trocar!
A band tem regulagem no pedal do freio, e na haste do hidrovácuo qua aciona o cil mestre. Se não regular essas folgas não dá freio mesmo.
Uma última observação, hidrovácuo apena deixa o pedal do freio mais macio, sem ele o pedal fica muito duro, mas não tem nada além disso com o sistema de freio. Hidrovácuo não deixa o pedal no fim do curso ou coisa assim. O meu jipe está com o hidrovácuo furado tem 3 anos, e com o freio muito bom obrigado...
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