PDA

Ver Versão Completa : Painel de visualização



05/11/2003, 19:09
Ola pessoal,

Acompanhando a onda de leds, to com uma ídeia faz um tempão e queria uams dicas pra realizar ela. Seria um painel com leds indicando o funcionamento de vários instrumentos elétricos do veiculo. Até agora pensei nos seguintes:

* Farois de milha - mostra por par
* Farol
* 4x4 ativada
* Ignição
* Portas abertas

Para cada item desse, haveria um LED que acenderia caso ele estivesse ligado. Seria simples fazer, pois vários desses instrumentos já tem um sinal (por exemplo o farol de milha, puxaria um fio do positivo dele pra um relé, que ativaria o led dele correspondente no painel).

Mas como posso ligar um LED em 12 volts? Qual o valor de resistência adequado pra ele?

Quando scanear amanha o diagrama que tenho aqui, publico aqui. Seria uma coisa interessante de se fazer (talvez desnecessária) mas barata.

05/11/2003, 19:24
Tambem podiamos botar um baterimetro, um circuito barato (< 5 reais) para indicar via um único LED o estado da bateria. O led acenderia:

Verde se bateria > 13 volts
Amarelo se bateria < 13 volts e > 12 volts
Vermelho se < 12 volts

andretomasi
05/11/2003, 22:24
Osvaldo,

Já fiz uma idéia parecida com a sua, só que acabei não instalando no jipe, mas já bolei uma nova no novo painel que fiz.. Tem as fotos (não muito boas) e detalhes no tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1026&highlight=

E aqui tá o desenho do "projeto" antes de ser executado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=894&highlight=

[ ]´s

fpandur
06/11/2003, 07:26
P/ ligar o LED em 12 V, você pode usar um resistor de 470 ohms. Se quiser um pouco menos de luminosidade, utilize um de 560 ohms.

Abraços elétricos

Cícero Franco
06/11/2003, 08:23
Só tome cuidado em usar resistores de 1/2 ou 1 W, para que possa dissipar a potência necessária. Não use os de 1/8 ou 1/4 W que serão insuficientes.

[]s

Eduardo Chaves
06/11/2003, 15:25
PessoALL,

Gostei da idéia do voltímetro, vulgo "baterímetro"... :roll:

Alguém teria ou poderia rascunhar o esquema e os componentes necessários ??? Tipo um Faça nóis mesmo... hehehe... :lol:

[]'s...

06/11/2003, 15:55
PessoALL,

Gostei da idéia do voltímetro, vulgo "baterímetro"... :roll:

Alguém teria ou poderia rascunhar o esquema e os componentes necessários ??? Tipo um Faça nóis mesmo... hehehe... :lol:

[]'s...

Eu tenho la em casa o circuito e todos os dados. inclusive ja fiz um, que esta no meu carro, funciona mesmo e as peças custam menos de R$ 5,00 pra fazer.

Eduardo Chaves
06/11/2003, 16:39
Ojaneri...

Manda pra cá pra gente... :oops:

Valews...

Cícero Franco
06/11/2003, 16:49
Tem outro circuito interessante que é o bargraph. Ele é uma barra de 10 leds que acionam proporcionalmente ao sinal de entrada. Ou seja, se ligar na bateria, com o máximo em 15V, por exemplo, ele vai acender um led a cada 1,5V. Só que é um circuito mais caro....

[]s

06/11/2003, 16:52
A noite eu mando, aguardem! Qualquer leigo com o habilidade pra soldar componentes consegue fazer, o circuito e instrução vem num "tutorial" do Beda Marques, bem "for dummies".

walter.andreis
06/11/2003, 22:00
Tem outro circuito interessante que é o bargraph. Ele é uma barra de 10 leds que acionam proporcionalmente ao sinal de entrada. Ou seja, se ligar na bateria, com o máximo em 15V, por exemplo, ele vai acender um led a cada 1,5V. Só que é um circuito mais caro....

[]s

Num eh mais fácil colocar 1 voltímetro? hehehehehehehehehee

[]´s

Cícero Franco
07/11/2003, 08:22
Na verdade é. Mas, e o efeito Árvore-de-natal? Hein????

10/01/2004, 22:07
Antes tarde do que nunca. O projeto é o Color-bat, e encontra-se dentro do documento .doc que esta nesse zip:

http://bedamarq.sites.uol.com.br/vtbk21.zip

[]s!

Luis Assis
11/01/2004, 13:16
Antes tarde do que nunca. O projeto é o Color-bat, e encontra-se dentro do documento .doc que esta nesse zip:

http://bedamarq.sites.uol.com.br/vtbk21.zip

[]s!

Deu página não encontrada, se voce tiver o arquvo na sua máquina, posta ele aqui na área de Dnload...
Obrigado,
Gustavo

11/01/2004, 16:43
Prontinho! Ta lá :-)

[]s!


Antes tarde do que nunca. O projeto é o Color-bat, e encontra-se dentro do documento .doc que esta nesse zip:

http://bedamarq.sites.uol.com.br/vtbk21.zip

[]s!

Deu página não encontrada, se voce tiver o arquvo na sua máquina, posta ele aqui na área de Dnload...
Obrigado,
Gustavo

Sergio Antunes
12/01/2004, 15:09
Oi, pessoal.

Vai um circuito de um voltimetro com 3 leds bem simples e que funciona muito bem.
obs: os resistores r4 e r7 são de 10k.

abraços.

Sergio Antunes.

Eduardo Chaves
12/01/2004, 16:34
PessoALL,

Queria confirmar se é possível usar este cicuito com apenas 1 led de três cores...

E se é fácil encontrá-lo...

[]'s tentando reduzir a Árvore de Natal no painel...

12/01/2004, 17:51
Esse color-bat que eu falei so usa um LED esse de tres cores. Por isso que postei aqui!

Vermelho -> Menos que 11 volts
Amarelo -> Entre 11 e 12 volts
Verde -> Mais que 12 volts

[]s!

Sergio Antunes
12/01/2004, 17:57
Olá Eduardo.

Possivel é. Só não sei se vai ser facil encontrar led de 3 cores; para falar a verdade sei que o de duas cores existe, mas o de 3 não estou certo.
Caso exista é só comprar um de anôdo comum e utilizar apenas um resistor de 560; os catodos serão ligados onde estão os catodos do circuito original.
Abraços

Sergio Antunes.

Danniel Pizatto
12/01/2004, 18:12
Os leds de tres cores na verdade tem apenas duas: verde e vermelho.
O laranja é formado pela composição das duas... Pelo que eu saiba, esses leds só existem com catodo comum..

12/01/2004, 18:13
Olá Eduardo.

Possivel é. Só não sei se vai ser facil encontrar led de 3 cores; para falar a verdade sei que o de duas cores existe, mas o de 3 não estou certo.
Caso exista é só comprar um de anôdo comum e utilizar apenas um resistor de 560; os catodos serão ligados onde estão os catodos do circuito original.
Abraços

Sergio Antunes.

Oi Sergio!

Sao LEDs tricolores pq informam tres cores, mas na verdade sao LEDs bicolores. Um led vermelho e um led verde, so que ligando os dois ao mesmo tempo temos uma cor intermediaria meio amarelada/alaranjada :-)

TOda eletronica tem, ate as aqui de Fortaleza que sao horriveis pra encontrar componentes eletronicos (ate os mais faceis de encontrar em SP) e custa menos de R$ 1,00.

Vejam o .zip que anexei na area upload/download e olhem o projeto Color-bat. Se voces quiserem eu posso ate montar alguns a preco de custo, mas nao sei se compensa pelo preco de envio (os componentes saem por menos de 6,00 reais)

Eduardo Chaves
12/01/2004, 19:07
Oswaldo e ALL,

Valew pelas dicas sobre o LED, vou ver se por aqui se acha, caso contrário, vou depositar na conta do Oswaldo, acho que dá até para vir num envelope normal... :oops:

[]'s sem abusar da boa vontade dos amigos... :wink:

12/01/2004, 19:21
Oswaldo e ALL,

Valew pelas dicas sobre o LED, vou ver se por aqui se acha, caso contrário, vou depositar na conta do Oswaldo, acho que dá até para vir num envelope normal... :oops:

[]'s sem abusar da boa vontade dos amigos... :wink:

Por mim sem problemas, eu tenho solda e algum tempinho livre por aqui :) Ja mando o circuito montado, mas lembro, sem nenhuma sofisticação, pois faço os circuitos e a solda a mão. :-)

E acho que vai via env. normal sem problemas, mas as vezes pagar mais uns R$ 5,00 de correios e esperar uns dias fica melhor pedir a algum amigo que saiba algo de eletronica . Lembro que no ML tem neguinho pedindo pelo mesmo circuito (so que numa caixinha de plastico mais bonitinha) cerca de R$ 30,00.

[]s!