Ver Versão Completa : Oleo 2T no diesel
toyotero sr5
24/10/2012, 22:14
Estava dando uma olhada no forum da mitsubishi e lá vi a galera comentando que adiciona 1\4 de litro de oleo 2 tempos a cada tanque diz que o motor trabalha certinho lubrifica varias peças como bomba, pistoes etc... Procede essa informação ? alguem ja usou ? Eu nunca ouvi falar!!1
TCHEIGOR
25/10/2012, 01:05
já ouvi de camioneiros que usavam 'antigamente'
acho que alguns da velha guarda ainda usam
tecnicamente nunca vi nada sobre isso, mas tbem não pesquisei
Os eng. mecânicos do fórum logo devem dar seus pareceres.
sandro_ventania
25/10/2012, 20:04
Em carro a diesel eu nunca usei, mas na minha moto que tem carburador a vácuo, eu uso na proporção de 500:1 e fica redonda! Antes de aprender esse macete tinha varios propblemas que sumiram assim que passei a usar.
Usem óleo 2T para motores náuticos.
No diesel tambem deve fazer bem...mas só recomendo para quem mora em lugares quentes, pois em lugares frios o óleo tende a ficar mais grosso, prejudicando a pulverização pelo bico.
Dá uma olhada no fórum das Nissans q tem um post dedicado ao uso de óleos, aditivos, qdo abastecido com o diesel S50, forte abraço.
Acompanhando curioso....:pensativo:
Abraço.
AfraF1000
29/10/2012, 21:04
Prezado,
Coloco abaixo texto tirado do site do Clube do Diesel (Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/))
a respeito da adição de óleo lubrificante no Diesel. Estas coisas não procedem pois, se fosse
assim, a própria montadora ou construtor do motor daria esta dica, o que nunca foi o caso.
Abraço.
Texto:
Esta é uma das muitas lendas que existem na mecânica. A adição de óleo lubrificante ao diesel não melhora em nada a vida útil do motor, o consumo de combustível e a performance do veículo. Ao contrário, a adição de óleo lubrificante ao diesel, produz fumaça branca, causa borra no tanque de combustível e carboniza válvulas e pistões. Por isso, a prática de adicionar óleo lubrificante ao diesel não é indicada. Lembre-se de seguir as recomendações do veículo e realizar as trocas de óleo e filtro nos períodos recomendados.
VOVÔ DO TROLLER
29/10/2012, 21:39
Prezado,
Coloco abaixo texto tirado do site do Clube do Diesel (Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/))
a respeito da adição de óleo lubrificante no Diesel. Estas coisas não procedem pois, se fosse
assim, a própria montadora ou construtor do motor daria esta dica, o que nunca foi o caso.
Abraço.
Texto:
Esta é uma das muitas lendas que existem na mecânica. A adição de óleo lubrificante ao diesel não melhora em nada a vida útil do motor, o consumo de combustível e a performance do veículo. Ao contrário, a adição de óleo lubrificante ao diesel, produz fumaça branca, causa borra no tanque de combustível e carboniza válvulas e pistões. Por isso, a prática de adicionar óleo lubrificante ao diesel não é indicada. Lembre-se de seguir as recomendações do veículo e realizar as trocas de óleo e filtro nos períodos recomendados.
Concordo plenamente com você, Afra. Abs.
Concordo, tem muita lenda boba no mercado de carros, principalmente off-road, mas essa dica de colocar 1l de óleo 40 de motor a cada tanque de diesel é uma regra para mim.
Apreendi com amigos camioneiros que ensinam que esta é a melhor forma de acabar com o alto teor de enxofre do nosso diesel que resseca e acaba corroendo bombas e bicos do sistema de alimentação dos nossos motores.
Não sei sé é por causa disso, mas em ambos, 2001 Troller e 2004 XTerra, de pois da primeira manutenção que mando fazer quando compro, nunca tive problemas no sistema de alimentação.
espero ter ajudado.
Badia
Amadeus123
30/10/2012, 21:47
E agora? Teremos que chamar o Chapolin Colorado? :neutral:
Prezado,
Abraço.
Texto:
Na minha opinião, as montadoras recomendam o que é melhor para elas!
Uso, sempre usei, e sempre usarei!
sandro_ventania
31/10/2012, 00:16
Prezado,
Abraço.
Texto:
A minha resposta foi baseada em experiencia própria, de problemas que foram resolvidos com essa adoção em um motor a gasolina 4T.
Aos que já fazem e aos que pretendem fazer...eu ainda digo que o melhor óleo para isso é o 2T que é formulado para isso e ainda friso o 2T náutico por ser de melhor qualidade para esse fim.
Se eu fosse usar, acho que usaria óleo vegetal...provavelmente de soja mesmo.
Caro Sandro!
Apesar de vários estudos sobre a adição de óleo vegetal "in natura", muitas pessoas fizeram aqui na minha região.
O que ocorre, é que a simples adição causa problemas no sistema de injeção, com a criação de glicerina.
Para o uso de óleo vegetal, deve-se fazer um aquecedor para o combustível, uma serpentina.
Já a adição de 2t, o efeito é benéfico, tendo em vista os aditivos e detergentes que se encontram no óleo.
A adição de óleo de motor, tem um uso maior, para quando o motor está fadigado, com baixa compressão.
Fica melhor para partidas matinais, e uma melhora no desempenho, não grande coisa, mais melhora.
jorge.duarte
31/10/2012, 15:10
A cada 2 tanques, coloco 60 ml de MILITEC. Entrem no site do fabricante e vejam o que o produto faz!! Recomendo!
bhallacktracionado
31/10/2012, 16:26
A cada 2 tanques, coloco 60 ml de MILITEC. Entrem no site do fabricante e vejam o que o produto faz!! Recomendo!
já ouvi dizer que o bom e colocar querosene pois dessa forma ajuda a limpar os bicos
sandro_ventania
31/10/2012, 17:00
Caro Sandro!
Apesar de vários estudos sobre a adição de óleo vegetal "in natura", muitas pessoas fizeram aqui na minha região.
O que ocorre, é que a simples adição causa problemas no sistema de injeção, com a criação de glicerina.
Para o uso de óleo vegetal, deve-se fazer um aquecedor para o combustível, uma serpentina.
Já a adição de 2t, o efeito é benéfico, tendo em vista os aditivos e detergentes que se encontram no óleo.
A adição de óleo de motor, tem um uso maior, para quando o motor está fadigado, com baixa compressão.
Fica melhor para partidas matinais, e uma melhora no desempenho, não grande coisa, mais melhora.
Kim, voce tem razão...OVD é possivel, mas precisa de um ajuste proprio...eu faria se o preço compensasse, mas está longe disso.
Então eu fico com o óleo 2t...esse já está mais que aprovado.
sandro_ventania
31/10/2012, 17:02
Ué...mas militec, não é pra ser adicionado ao óleo do motor?
Renato Camargo
31/10/2012, 17:04
Já que estamos falando em lenda, alguém já ouviu dizer sobre o uso de naftalina no tanque diesel??
Agora mais curioso e mais confuso.....:-?:pensativo:
Já tinha ouvido falar em naftalina nos carros a gasolina para elevar a octanagem. Isso na década de 70 quando a gasolina comum tinha uma octanagem bem menor que a comum de hoje. Agora em motor diesel nunca. Deve ser para deixar o tanque livre de traças hahahahahaha.
sandro_ventania
31/10/2012, 19:50
Quem assiste os caçadores de mitos da discovery deve ter visto eles pegarem um motor de carro a gasolina e testarem todos os mitos nele. Por incrivel que pareça eles testaram a naftalina e o motor ficou visivelmente melhor, com ronco e resposta mas firmes!!
Testaram açucar no tanque tambem...mais de 1 kg...não aconteceu nada, o açucar não dissolveu na gasolina, ficou depositado no fundo do tanque. Depois tiraram todo o óleo do carter, o motor funcionou por horas sem sinais que ia parar...por fim encheram o carter com cloro ou soda caustica (não lembro), aí sim o bicho esquentou até fundir...he he he.
Do jeito que a coisa tá indo vão colocar bombril no tanque. Afinal ele não tem 1001 utilidades, bem se não melhorar o desempenho resta a licença médica. Sacanagem já experimentei o 2T e foi legal.
jorge.duarte
01/11/2012, 00:24
Também pode ser usado no tanque de combustível. Mandei um email ao fabricante, que respondeu, informando até a dosagem. Vou procura o email.
Abs
jorge.duarte
01/11/2012, 00:43
Sandro,
Segue o email do fabricante:
Hello Jorge,
You can add it to diesel fuel to help the injectors and 2 cycle applications.
Have a great week and all the best,
Brad
www.militec.com (http://www.militec.com)
Outro:
I use 4 ounces in my 35 gallon tank. Sometimes when gas is very expensive I will use up to 16 ounces with 35 gallons of diesel.
Take care my friend!
Brad
Abs
feitosac
02/11/2012, 23:13
Bom galera, vou botar mais lenha, experiencia propria vendi minha Band 91 com 300.000km rodados colocando 1 litro de querosene a cada 2 tanques durante 18 anos, nunca fiz bico e bomba e sem borras em qualquer parte do sistema, agora fumaça branca solta quando ta fria.
Utilizo a 2 anos na SW4 o mesmo esquema, até agora sem problemas e sem fumaça branca.
Abs.
No forum http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32738-uso-de-aditivo-no-diesel.html,
citam até ACETONA...
Oh loko..... queirosene, oleo2t, até acetona e outros...SOS...
Caro Sandro!
Danyman responde
Galera,
Logicamente existem muitos mitos, e bobagem por ai, mais acrescentar óleo 2T no óleo diesel “funciona mesmo” !!! e posso garantir que os resultados (na minha piruá pajero Sport 2,8 motor 4M40) é ótimo. Garanto que não vai a fazer fumaça branca pois para isso teria que acrescentar mais de 2 litros de óleo!!!
Eu estive a ponto de “mexer” na bomba injetora, cansado dos problemas ( fumaça preta, motor fraco, consumo elevado), foi de mecânico em mecânico, ate a mesma Mitsu, mais até que um velho caminhoneiro me deu dois dicas:
Abasteça esse motor com bomba mecânica com “óleo diesel comum” da BR
Adicione 0,5 l de óleo 2T por cada tanque de combustível (65litros) e depois me conta.
Fiz isso e já rodei mais de 25mil km e posso garantir que: o consumo voltou para os normais 9 km/l, não tenho mais fumaça preta, e o motor ficou super silencioso, e forte como quando novo. Não convencido, fiz o teste inverso, deixei de usar e voltei para o “óleo diesel” S10. Após percorrer no mais de 2km o carro ficou pésimo novamente muito“ruim”. Um detalhe super importante, a temperatura do motor usando 2T jamais chega a mitade do indicador, trabalha bem mais frio!! No corte da válvula termostática. Eu notei isso em varias oportunidades durante o percurso “Santos-S.Paulo pela Imigrantes.
Como tudo, no todas as viaturas podem responder igual, mas a minha me agradece.
Tomara sirva para outro que esteja “a ponto de cair” em mexer na bomba injetora sem fazer este teste.
Abraços. Danyman.
Bom vou experimentar, vcs tão falando que é bom, tomara que eu perceba uma diferença positiva, caso contrário, to funhecado!!! Abraços
Danyman responde
Galera,
Logicamente existem muitos mitos, e bobagem por ai, mais acrescentar óleo 2T no óleo diesel “funciona mesmo” !!! e posso garantir que os resultados (na minha piruá pajero Sport 2,8 motor 4M40) é ótimo. Garanto que não vai a fazer fumaça branca pois para isso teria que acrescentar mais de 2 litros de óleo!!!
Eu estive a ponto de “mexer” na bomba injetora, cansado dos problemas ( fumaça preta, motor fraco, consumo elevado), foi de mecânico em mecânico, ate a mesma Mitsu, mais até que um velho caminhoneiro me deu dois dicas:
Abasteça esse motor com bomba mecânica com “óleo diesel comum” da BR
Adicione 0,5 l de óleo 2T por cada tanque de combustível (65litros) e depois me conta.
Fiz isso e já rodei mais de 25mil km e posso garantir que: o consumo voltou para os normais 9 km/l, não tenho mais fumaça preta, e o motor ficou super silencioso, e forte como quando novo. Não convencido, fiz o teste inverso, deixei de usar e voltei para o “óleo diesel” S10. Após percorrer no mais de 2km o carro ficou pésimo novamente muito“ruim”. Um detalhe super importante, a temperatura do motor usando 2T jamais chega a mitade do indicador, trabalha bem mais frio!! No corte da válvula termostática. Eu notei isso em varias oportunidades durante o percurso “Santos-S.Paulo pela Imigrantes.
Como tudo, no todas as viaturas podem responder igual, mas a minha me agradece.
Tomara sirva para outro que esteja “a ponto de cair” em mexer na bomba injetora sem fazer este teste.
Abraços. Danyman.
Danyman Bom Dia! Por enquanto tenho abastecido com o Diesel S10 e está tudo bem com a VTR, a minha também tem BI mecânica, se o Diesel é o Comum, ou seja o antigo S500 não vejo a necessidade de aditivar com o Óleo 2T, essa é a minha opinião, ok!
sandro_ventania
05/08/2013, 17:47
Olha...eu acredito mesmo!! E tenho dois motivos para acreditar em tudo que escreveu...
Primeiro motivo...Eu tenho uma moto 4T que estava sempre dando problemas na carburação por conta do carburador a vácuo...passei a utilizar óleo 2T na proporção de 500:1...acabou o problema de carburação e senti uma melhora geral na moto...essa eu aprendi com um piloto de motovelocidade.
Segundo motivo...estou usando S10 a 4 tanques...é que estou pra fazer a vistoria e usando S10 acho que deve dar uma ajuda no teste de emissão. Só que depois que passei a usar o S10 a temperatura do motor ficou 4 graus acima do normal, eu sei por que tenho o termometro digital e virou mania acompanhar a temperatura.
Depois que eu fizer a vistoria vou voltar para o diesel comum e vou usar o oleo 2T pra ver o resultado.
Vou fazer o teste também do óleo 2T com diesel S500. Na minha VTR só uso o S500, depois posto como se comportou a mesma. []s
Olha...eu acredito mesmo!! E tenho dois motivos para acreditar em tudo que escreveu...
Primeiro motivo...Eu tenho uma moto 4T que estava sempre dando problemas na carburação por conta do carburador a vácuo...passei a utilizar óleo 2T na proporção de 500:1...acabou o problema de carburação e senti uma melhora geral na moto...essa eu aprendi com um piloto de motovelocidade.
Segundo motivo...estou usando S10 a 4 tanques...é que estou pra fazer a vistoria e usando S10 acho que deve dar uma ajuda no teste de emissão. Só que depois que passei a usar o S10 a temperatura do motor ficou 4 graus acima do normal, eu sei por que tenho o termometro digital e virou mania acompanhar a temperatura.
Depois que eu fizer a vistoria vou voltar para o diesel comum e vou usar o oleo 2T pra ver o resultado.
Sandro, que raio de "carburador a vácuo" é este? Que moto? Tenho uma XLX250R que quando fica uns dias parada dá um pouco de trabalho para pegar. Penda em um tranco!!!! Pra quem conhece sabe do que estou falando! Será que este 2t ajuda!! Vou experimentar na XLX. A dosagem é 20 ml para 10 litros? É isto? 500:1
Agora fiquei com vontade de experimentar na SW4 tb. Outra coisa, usei o S50 por uns 10 tanque e não vi vantagem. O consumo parece até que aumentou. E aqui a dose é 500ml para 65 l , 130:1. E esta diferença????
Bom dia.
Quando comprei minha VTR (primeiro carro diesel) levei em 4 mecânicos (2 especializados Toyota) e mais uma oficina que trabalha com BI e turbinas. Tudo Ok com a VTR. Uma das coisas que me chamou a atenção foi um barulho tipo "tec tec" que escutei. Perguntei pra um deles e ele me disse que era o barulho dos bicos injetores e era característicos destes motores. Como as outras VTR que tinha olhado tb tinha esse barulho, aceitei a informação.
Bom. O que isso tem a ver com o tópico? Explico. Resolvi testar o óleo 2T na proporção de 500ml pra um tanque. Logo em seguida o tal barulho "tec tec" simplesmente desapareceu. Lógico que tem o barulho característico do motor diesel Toyota, mas é bem diferente do anterior. Penso que a lubrificação na bomba e nos bicos estão mais eficientes.
Esse foi p primeiro abastecimento com o óleo 2T. Vamos ver com o tempo como se comporta. Faço os relatos aqui.
Só pra informar. Minha VTR é uma Hilux SRV 3.0TD (1KZ-TE), ou seja, bomba eletrônica. Até agora nada do sistema reclamar.
Pergunto pros amigos foristas: Será que por ser bomba eletrônica pode dar algum problema?
Abraços.
Clandio
Olhem esse tópico aberto fala sobre o assunto http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/111263-oleo-2t-no-diesel.html
sandro_ventania
07/08/2013, 00:11
Sandro, que raio de "carburador a vácuo" é este? Que moto? Tenho uma XLX250R que quando fica uns dias parada dá um pouco de trabalho para pegar. Penda em um tranco!!!! Pra quem conhece sabe do que estou falando! Será que este 2t ajuda!! Vou experimentar na XLX. A dosagem é 20 ml para 10 litros? É isto? 500:1
Agora fiquei com vontade de experimentar na SW4 tb. Outra coisa, usei o S50 por uns 10 tanque e não vi vantagem. O consumo parece até que aumentou. E aqui a dose é 500ml para 65 l , 130:1. E esta diferença????
Carburador a vácuo, ele possui borboleta, quem levanta o pistonet onde fica a agulha é um diafragma acionado pelo vácuo da admissão e mola no topo. Dá uma googlada aí que aparece fotos e o sistema de funcionamento.
Sim a proporção que uso é essa mesmo 20ml (uso uma seringa) para um tanque 10L. Até a torneirinha do tanque fica macia de abrir e fechar.
sandro_ventania
07/08/2013, 00:19
Olhem esse tópico aberto fala sobre o assunto http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/111263-oleo-2t-no-diesel.html
Herick...esse nosso tópico aqui tá mais animado...he he he!!
Herick...esse nosso tópico aqui tá mais animado...he he he!!
Valeu!:curtir:
jkdaniels
07/08/2013, 15:12
Bom dia.
Quando comprei minha VTR (primeiro carro diesel) levei em 4 mecânicos (2 especializados Toyota) e mais uma oficina que trabalha com BI e turbinas. Tudo Ok com a VTR. Uma das coisas que me chamou a atenção foi um barulho tipo "tec tec" que escutei. Perguntei pra um deles e ele me disse que era o barulho dos bicos injetores e era característicos destes motores. Como as outras VTR que tinha olhado tb tinha esse barulho, aceitei a informação.
Bom. O que isso tem a ver com o tópico? Explico. Resolvi testar o óleo 2T na proporção de 500ml pra um tanque. Logo em seguida o tal barulho "tec tec" simplesmente desapareceu. Lógico que tem o barulho característico do motor diesel Toyota, mas é bem diferente do anterior. Penso que a lubrificação na bomba e nos bicos estão mais eficientes.
Esse foi p primeiro abastecimento com o óleo 2T. Vamos ver com o tempo como se comporta. Faço os relatos aqui.
Só pra informar. Minha VTR é uma Hilux SRV 3.0TD (1KZ-TE), ou seja, bomba eletrônica. Até agora nada do sistema reclamar.
Pergunto pros amigos foristas: Será que por ser bomba eletrônica pode dar algum problema?
Abraços.
Clandio
Amigo, podes me citar qual o óleo 2T que usasse? Tenho acompanhado de perto o tópico e vou testar.
Daniel
Eu estou usando (2º abastecimento) o Lubrax 2T essencial. Paguei R$ 9,00 a embalagem de 500 ml no posto de combustível.
sandro_ventania
07/08/2013, 16:16
O melhor óleo 2T é o para motores náuticos. Eu uso o da Lubrax...vem escrito náutica na frente.
Nunca vi esse 2T náutica. As especificações técnicas parecem melhores mesmo. Vou tentar achar ele aqui.
Esse náutica a embalagem é amarela. Um amigo engenheiro mecânico disse que se não melhorar em nada mal nenhum pode fazer a utilização do óleo 2t. Explicou brevemente também que o que faz a lubrificação dos bicos, bombas etc... é a quantidade de enxofre no diesel, por incrível que pareça. Portanto, acrescentou que acredita realmente numa melhor lubrificação sua utilização, viu benefícios no que conversei com ele. Vou fazer os testes também, e a partir de agora sempre um tanque cheio para 500ml de O2T.
TCHEIGOR
07/08/2013, 19:38
Esse náutica a embalagem é amarela. Um amigo engenheiro mecânico disse que se não melhorar em nada mal nenhum pode fazer a utilização do óleo 2t. Explicou brevemente também que o que faz a lubrificação dos bicos, bombas etc... é a quantidade de enxofre no diesel, por incrível que pareça. Portanto, acrescentou que acredita realmente numa melhor lubrificação sua utilização, viu benefícios no que conversei com ele. Vou fazer os testes também, e a partir de agora sempre um tanque cheio para 500ml de O2T.
Beleza, quando usar poste pra nós suas considerações! Minha BI é mecânica e tenho interesse nos resultados. Um abraço, Igor
Bom Galera vou deixar aqui minha testemunha! Enchi o tanque do carro e coloquei 500 ml do óleos 2T Lubrax, minha VTR que soltava uma fumaça preta depois que eu acelerava forte, por incrível que pareça a fumaça simplesmente sumiu, realmente também percebi que o motor está mais silencioso, agora vou conferir no próximo tanque, o consumo!!! Vi que voces falam em 9km/l a minha ta fazendo 7,5 e 9,5 é uma boa diferença, vamos ver se melhora! Alguém pode me informar algum tópico que fala da vibração(barulho) que escuto dentro da VTR, pode ser coxim de motor? Obrigado á todos pelas dicas, estou curtindo essa escola 4x4Brasil! Abraço!
Beleza, quando usar poste pra nós suas considerações! Minha BI é mecânica e tenho interesse nos resultados. Um abraço, Igor
Tcheigor, tudo bem parceiro? Quer dizer então que o que lubrifica é a quantidade de enxofre do diesel? Mas o S10 tem muito menos enxofre, quer dizer que lubrifica menos? Galera do forum, o que acham do S10 com oleo 2T?
Abraço à todos!
Pelo que já li, é isso mesmo. O S10 lubrifica menos.
Ainda não há certeza absoluta sobre essa afirmação.
Porém, como são vários fronts dizendo a mesma coisa, ainda evito abastecer com S10, mesmo que o preço seja próximo do S500.:concordo:
Hoje fazem exatamente um mês que abasteço somente com o Diesel S10, minha XT tem Bomba Injetora mecânica e o que percebi claramente é a redução de fumaça, praticamente zerou, o barulho do motor aumentou consideravelmente e o consumo também, o desempenho de início melhorou, principalmente nas retomadas, mas percebi que depois do terceiro tanque, houve uma queda de rendimento, portanto não indico que coloquem o Diesel S10, a impressão que tive é que a Bomba Injetora trabalha mais "seca", sugiro à todos que tenham dúvidas, abasteçam pelo menos 3 tanques completos e tirem suas conclusões, a partir de hoje vou abastecer a minha VTR somente com o Diesel S50 ou S500 (mais difícil de achar por aqui na Capital), minha experiência e opinião :curtir:
Olá Viatureiros, hoje completei o tanque da VTR continuando colocando o óleo 2T e não percebi nenhuma diferença na autonomia, a VTR ta fazendo 7, 30 Km/l. to achando muito pouco! De qualquer forma, acelerando ou pisando de leve, a autonomia é sempre a mesma! Alguém sabe qual é a autonomia desses carros? Ela é turbinada, não solta muita fumaça, isso parece ser que a BI não está tão aberta! Existe algum tópico aqui falando sobre isso? Bom espero novamente ajuda!
Abraço!
Olá Viatureiros, hoje completei o tanque da VTR continuando colocando o óleo 2T e não percebi nenhuma diferença na autonomia, a VTR ta fazendo 7, 30 Km/l. to achando muito pouco! De qualquer forma, acelerando ou pisando de leve, a autonomia é sempre a mesma! Alguém sabe qual é a autonomia desses carros? Ela é turbinada, não solta muita fumaça, isso parece ser que a BI não está tão aberta! Existe algum tópico aqui falando sobre isso? Bom espero novamente ajuda!
Abraço!
A minha faz uns 8,5 km/l ma estrada e é igual a sua. O carro turbinado não deve fazer muita fumaça mesmo, as vezes faz um pouco antes de encher a turbina, tipo a 1500 rpm. Se a sua ta fazendo fumaça preta a mais de 2500 rpm então deve estar com a BI muito aberta para a pressão que está trabalhando. Isto aumenta o consumo sem grande vantagem em desempenho.
Depois de ler e meditar muito sobre o assunto, quase não tenho dormido por causa disso, pergunto: e se usar esporadicamente, ou usar e depois em algumas paradas não ter o 2T, há algum prejuízo?
Abraço a todos.
Depois de ler e meditar muito sobre o assunto, quase não tenho dormido por causa disso, pergunto: e se usar esporadicamente, ou usar e depois em algumas paradas não ter o 2T, há algum prejuízo?
Abraço a todos.
Zani, acredito que não. Nossos carros queimam até óleo 4T! Que dirá 2T. Só não vai ter o suposto benefício da lubrificação da BI.
guilhermeabreu
23/08/2013, 18:50
Minha opinião :
Estou com 60 anos e sou muito conservador neste assunto , ou seja :
1- Estes motores mais antigos , mecânicos foram fabricados para trabalharem com díesel antigo , logo só abasteço com díesel comum ou aditivado que não existe mais , o dia que não tiver mais díesel comum , vou abastecer com o que tiver , pois em minha cidade nos postos só diz díesel comum , e aditivado e agora o S-10 , não abasteço com S-10 de forma alguma .
2- Colocar óleo 2T , tb não coloco pq o fabricante NÃO RECOMENDA ISTO , mas para quem quer colocar o óleo NÁUTICO , a especificação dele é : TCW3 que é um óleo sintético ,o da SHELL tem o nome de NAUTILLUS , da LUBRAX óleo NAUTICO , da TEXACO é OUT BOARD .
Na minha opinião o mal que pode ocorrer é carbonizar o motor , pois ele não foi feito para ser queimado em motores a díesel .
ZANI , não tem pq vc ficar sem dormir , nos motores díesel não existe esta recomendação de colocar óleo 2T para ser queimado junto com o díesel , é simples este raciocínio . Além do mais este óleo pode reagir quimicamente com o díesel e outros aditivos do díesel e formar outra substancia química que pode ser letal para o motor . Como falei sou muito conservador neste aspecto , não existe almoço de graça .
Não temos que inventar coisas ( inventar a roda por exemplo ) para diminuir o consumo de nossos carros , e para a BI , tive minha SW4 93 que usei por 10 anos e nunca mexí em BI .
O carro do CIPOZZY esta gastando muito , esta mais do que todos os outros aqui , vc tem é que fazer uma boa revisão na sua BI , vai gastar aí uns 2 paus , mas vai ficar consumindo como o da maioria aqui , o pior é que tem que procurar uma oficina especializada COMPETENTE E HONESTA o que é muito difícil nesta área .
Bom li por aqui mesmo , que o díesel S-10 é mais fino , limpa mais e tem menos enxofre , agora eu não quero ver esta limpesa que ele faz no meu motor , vou continuar como antes , díesel antigo pra motor antigo , se é díesel S-500 , S-800 OU S-1800 não sei , aqui na minha cidade tem nos postos apenas DÍESEL COMUM e DÍESEL S-10 , estou fora do S-10 " EU GOSTO É DE TOYOTA E NÃO DE CHEVROLET " . Rsrsrsrsrsrsrs
E para concluir tudo isto :
SE FOSSE TÃO BOM O MUNDO INTEIRO ESTARIA USANDO E TODOS OS FABRICANTES TERIA ESTA RECOMENDAÇÃO NO MANUAL TÉCNICO DO PROPRIETÁRIO " NÃO ACHAM ? "
Acho que é só .
Abraços e bom fim de semana para todos .
sandro_ventania
23/08/2013, 20:59
Guilherme,
É dificil discordar de voce, voce é bastante sensato. Porém vou tentar isso agora:
"SE FOSSE TÃO BOM O MUNDO INTEIRO ESTARIA USANDO E TODOS OS FABRICANTES TERIA ESTA RECOMENDAÇÃO NO MANUAL TÉCNICO DO PROPRIETÁRIO " NÃO ACHAM ? "
Se um fabricante colocasse isso no manual e outro não...em qual voce confiaria mais? Logo se desconfiaria da durabilidade de um motor que o proprio fabricante incentivasse isso.
Isso também é um beneficio a longo prazo...coisa que elas estão pouco preocupadas.
Nenhum governo deixaria isso também, há uma briga imensa para reduzir o enxofre do combustivel, nunca deixariam incentivar o uso de oleo.
Enquanto existir o diesel comum, não há necessidade é apenas um capricho que inclusive custa dinheiro. Mas quando só existir o S10 aí eu passo a colocar, nem que seja oleo 40, pois sei que S10 e bombas mecanicas não combinam.
Por enquanto estou usando...vistoria só consegui marcar pra mes que vem!
Minha opinião :
1- Estes motores mais antigos , mecânicos foram fabricados para trabalharem com díesel antigo , logo só abasteço com díesel comum ou aditivado que não existe mais , o dia que não tiver mais díesel comum , vou abastecer com o que tiver , pois em minha cidade nos postos só diz díesel comum , e aditivado e agora o S-10 , não abasteço com S-10 de forma alguma .
2- Colocar óleo 2T , tb não coloco pq o fabricante NÃO RECOMENDA ISTO , mas para quem quer colocar o óleo NÁUTICO , a especificação dele é : TCW3 que é um óleo sintético ,o da SHELL tem o nome de NAUTILLUS , da LUBRAX óleo NAUTICO , da TEXACO é OUT BOARD .
Na minha opinião o mal que pode ocorrer é carbonizar o motor , pois ele não foi feito para ser queimado em motores a díesel .
ZANI , não tem pq vc ficar sem dormir , nos motores díesel não existe esta recomendação de colocar óleo 2T para ser queimado junto com o díesel , é simples este raciocínio . Além do mais este óleo pode reagir quimicamente com o díesel e outros aditivos do díesel e formar outra substancia química que pode ser letal para o motor . Como falei sou muito conservador neste aspecto , não existe almoço de graça .
Não temos que inventar coisas ( inventar a roda por exemplo ) para diminuir o consumo de nossos carros , e para a BI , tive minha SW4 93 que usei por 10 anos e nunca mexí em BI .
O carro do CIPOZZY esta gastando muito , esta mais do que todos os outros aqui , vc tem é que fazer uma boa revisão na sua BI , vai gastar aí uns 2 paus , mas vai ficar consumindo como o da maioria aqui , o pior é que tem que procurar uma oficina especializada COMPETENTE E HONESTA o que é muito difícil nesta área .
Bom li por aqui mesmo , que o díesel S-10 é mais fino , limpa mais e tem menos enxofre , agora eu não quero ver esta limpesa que ele faz no meu motor , vou continuar como antes , díesel antigo pra motor antigo , se é díesel S-500 , S-800 OU S-1800 não sei , aqui na minha cidade tem nos postos apenas DÍESEL COMUM e DÍESEL S-10 , estou fora do S-10 " EU GOSTO É DE TOYOTA E NÃO DE CHEVROLET " . Rsrsrsrsrsrsrs
SE FOSSE TÃO BOM O MUNDO INTEIRO ESTARIA USANDO E TODOS OS FABRICANTES TERIA ESTA RECOMENDAÇÃO NO MANUAL TÉCNICO DO PROPRIETÁRIO " NÃO ACHAM ? "
Acho que é só .
Carissimo Guillerme,
concordo em tudo contigo, mas resolvi experimentar e coloquei 250cc de oleo 2T no tanque cheio.
Bom, a diferença, principalmente com motor frio, é sensível, mas pode ser um fato totalmente psicológico eheheh.
O motor parece mais "redondo" na aceleração e mais pronto.
Mas, repito e confirmo tudo o que você disse: óleo no combustível só pode piorar o processo de carbonização.
Por isso, penso que não vou repetir...
Grande abraço
Fabrizio
Concordo com o Sandro plenamente. Só utilizo diesel comum e coloco 2t, o dia que acabar o comum e ter que migrar para o s10 aí que vou usar mesmo.... Nem tudo é interessante para os fabricantes divulgarem, divulgam o que é conveniente para o bolso deles. Cf, dito anteriormente por um engenheiro mecânico muito amigo se não trazer benefício nenhum mal decerto não causara mesmo, pode ser usado tranquilamente, inclusive ele asseverou perceber benefícios até mesmo porque o óleo 2t foi feito para queimar, o que não traz de forma alguma qualquer tipo de carbonização para o motor.
guilhermeabreu
23/08/2013, 23:27
Carissimo Guillerme,
concordo em tudo contigo, mas resolvi experimentar e coloquei 250cc de oleo 2T no tanque cheio.
Bom, a diferença, principalmente com motor frio, é sensível, mas pode ser um fato totalmente psicológico eheheh.
O motor parece mais "redondo" na aceleração e mais pronto.
Mas, repito e confirmo tudo o que você disse: óleo no combustível só pode piorar o processo de carbonização.
Por isso, penso que não vou repetir...
Grande abraço
Fabrizio
GRANDE FABRIZIO
Tb concordo que de imediato a gente notaria um funcionamento mais redondo e macio do motor , mas com o tempo !!!!!!!!!!!!!!!!! .
Para tentar aumentar a durabilidade dos meus motores eu uso a mais de 10 anos o MOLIKOTE A2 no motor junto com o óleo lubrificante , este produto foi por recomendação de um engenheiro mecânico de uma usina de açúcar do interior de SP , ele conseguiu diminuir em 60% as quebras de motores com esta medida que ele adotou na usina assim que ele começou a trabalhar na mesma . E este produto existe a mais de 60 anos no mercado , é sinal de que tem ainda credibilidade .
guilhermeabreu
23/08/2013, 23:29
SANDRO_VENTANIA E FREITAG
Como dei o meu relato , não vou entrar em discussão sobre o assunto pq não cabe discussão neste caso , não é ? É a opinião de cada um e tem que ser respeitada .
Como dizia os antigos : CADA CABEÇA UMA SENTENÇA .
E o dia que só tiver este S-10 , fazer o quê !!!!!!!!!!! Colocarei este mesmo , mas acho que meu prazo de validade já esta chegando e vai ter DÍESEL COMUM até o último dos meus dias rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs , no Brasil tem trucentos caminhões antigos que não vão suportar andar só com S-10 , daí acho que o comum ainda vai durar aí mais uns 20 anos pelo menos .
Abração a todos e um bom fim de semana e aqui começou a esquentar o tempo .
Acho que todas as opiniões devem ser respeitadas. Gosto muito de ouvir (entenda-se ler) as palavras do Dr Guilherme. Penso que este fórum é exatamente para isso. Tocarmos informações técnicas, opiniões, experiências, etc.
Cada um é responsável por suas atitudes e não podemos culpar um ou outro porque fiz tal coisa que disseram aqui no fórum.
Eu comecei a usar o óleo 2T e estou gostando do funcionamento da VTR. Tomara que não dê problemas com o tempo. Na verdade, acredito que não vá dar nada, se não eu não usaria hehehe.
Abraços
Clandio
Acho que todas as opiniões devem ser respeitadas. Gosto muito de ouvir (entenda-se ler) as palavras do Dr Guilherme. Penso que este fórum é exatamente para isso. Tocarmos informações técnicas, opiniões, experiências, etc.
Cada um é responsável por suas atitudes e não podemos culpar um ou outro porque fiz tal coisa que disseram aqui no fórum.
Eu comecei a usar o óleo 2T e estou gostando do funcionamento da VTR. Tomara que não dê problemas com o tempo. Na verdade, acredito que não vá dar nada, se não eu não usaria hehehe.
Abraços
Clandio
Sim clandio! concordo com o que disse " Todas as opiniões devem ser respeitadas", com relação ao uso do Óleo 2 T no Diesel só o tempo e o relato dos amigos foristas que o utilizam irão dizer..........:curtir:
guilhermeabreu
24/08/2013, 21:11
CLANDIO E HERICK
Com certeza só o tempo dirá o resultado final e pode ser que nenhum de nós teremos o resultado pq poderá durar anos a fio sem precisar de abrir o motor , TOMARA NÃO ????????????
Depois das sábias palavras do Dr. Guilherne, tchau óleo 2T!
CLANDIO E HERICK
Com certeza só o tempo dirá o resultado final e pode ser que nenhum de nós teremos o resultado pq poderá durar anos a fio sem precisar de abrir o motor , TOMARA NÃO ????????????
Eu não uso o Óleo 2T e nenhum outro tipo de aditivo, há pouco tempo atrás utilizava o Bardahl B12, mas eu cheguei à conclusão que o que vale mais é a Manutenção Preventiva, Trocas Periódicas e sempre "Respeitando o Manual de Fábrica", essa é a minha opinião!
Zani, acredito que não. Nossos carros queimam até óleo 4T! Que dirá 2T. Só não vai ter o suposto benefício da lubrificação da BI.Valeu Dorderf, obrigado pela indicação...Abraço.
Minha opinião :
Acho que é só .
Sábias palavras Dr. Guilherme....não é à toa que és doutor....Dormirei tranquilo esta noite....:zzz:
Valeu.
Abraço.
guilhermeabreu
26/08/2013, 13:36
GRANDE ZANI
Rsrsrsrsrsrsrsrs , que sono gostoso o desta carinha , rsrsrsrsrs
CARLOS SIQUEIRA
26/08/2013, 18:15
Doutorzão e amigos, uma boa referência sobre o uso de óleo 2T em motores antigos, é o Eduado Velo, que usa em seu engesa F3, com motor Perkins original, sendo proprietário a mais de 10 anos, e com 200.000 km rodados. Sigo seu procedimento de adicionar em abastecimentos alternados. Ele nunca precisou abrir motor e bomba. Estou começando a usar também na "CRIÔLA".
[]'s
Corroborando com o amigo Carlos Siqueira...
Tenho um Cummins 4BTAA mecânico em meu engesa e, uso 2T no diesel desde que o jipe começou a rodar, em fevereiro de 2010.
Esse mês, fui obrigado a trocar o cabeçote, pois quebraram-se as fixações do coletor de escapamento junto ao mesmo (imagens no tópico do fuzila).
O funcionamento do cabeçote estava perfeito, e na troca, foi avaliado a parte de camisas do motor, que estavam perfeitas, ainda com marca de brunimento, pistões limpos, válvulas perfeitas, bem como sede de válvulas.
Vejo, que só houve benefícios.
Essa é a minha opinião, baseado no que pude ver!
Tenho um Cummins 4BTAA mecânico em meu engesa e, uso 2T no diesel desde que o jipe começou a rodar, em fevereiro de 2010.
Esse mês, fui obrigado a trocar o cabeçote, pois quebraram-se as fixações do coletor de escapamento junto ao mesmo (imagens no tópico do fuzila).
O funcionamento do cabeçote estava perfeito, e na troca, foi avaliado a parte de camisas do motor, que estavam perfeitas, ainda com marca de brunimento, pistões limpos, válvulas perfeitas, bem como sede de válvulas.
Kim, acredito que isso não signifique que tenha sido o óleo 2T. Na verdade, o que se confirmou foi que mal não causa, ao menos em 3 anos de uso (e, pelo visto, se em 3 anos não fez mal, acredito que nunca fará).
Qual óleo 2T que vc usava? Outra coisa, acredito que o pessoal falou em usar o óleo 2T mais pra manter em boas condições a bomba injetora. Mas se não fez mal ao motor, mal á BI tb não fará. A questão se realmente faz bem.
madmax87
26/08/2013, 19:40
a minha caminhonete foi feita para diesel comum e eu só uso o diesel s10. ela pega melhor na primeira partida no frio, ta mais econômica, NÃO sai fumaça do escapamento (incolor ), ta melhor em retomadas. meu pai usava óleo 2t no motor, mas, após conversar com mecânicos da css e da autorizada da bosch, não uso mais, tendo em vista que ambos me disseram que o diesel s10 tem um efeito "limpante" nos bicos e na bomba injetora (não lembro direito o termo usado).
guilhermeabreu
26/08/2013, 20:17
a minha caminhonete foi feita para diesel comum e eu só uso o diesel s10. ela pega melhor na primeira partida no frio, ta mais econômica, NÃO sai fumaça do escapamento (incolor ), ta melhor em retomadas. meu pai usava óleo 2t no motor, mas, após conversar com mecânicos da css e da autorizada da bosch, não uso mais, tendo em vista que ambos me disseram que o diesel s10 tem um efeito "limpante" nos bicos e na bomba injetora (não lembro direito o termo usado).
MADMAX87
É isto aí , ou seja aqui no forum tem as esplicações da diferença entres od DÍESEL COMUM e o S10 , o S-10 , realmente é mais fino e tem detergente nele ou outro nome que queira dar , INCLUSIVE É RECOMENDADO retirar o tanque limpar e trocar os filtros antes de usar o S-10 sob pena de entupir tudo pq ele fará uma limpeza em todo o local que ele estiver , como tanque , tubulação filtros , B.I. motor e tudo mais , ele tem um poder de limpesa o que o COMUM não tem tanto qto ele .
sandro_ventania
27/08/2013, 10:31
Kim...3 anos é um bom tempo, mas e qual a kilometragem?
Pessoal é impossivel que não haja algum beneficio...lembro aos senhores que motores 2 tempos contam APENAS com esse óleo diluido no combustivel para fazer TODA a lubrificação do motor!!!! Sim TODA a lubrificação do motor! Não circula nenhum outro óleo!
Lembrando ainda que motores 2 tempos são usados até em aeronáutica, com potencias superiores a de nossos carros e com regimes altos...5.000, 6.000 rpm até mais em alguns casos...tudo isso confiando na lubrificação do óleo 2 tempo.
Toda vez que o combustivel queima nos cilindros ele deixa uma película de óleo lubrificante nas paredes do cilindro protegendo o conjunto.
Quem pode ter esse gasto a mais...acho que vale apena...acho que é melhor que usar aditivos.
jorge.duarte
27/08/2013, 16:14
Pessoal,
Quem já teve moto 2 tempos sabe que com o tempo o motor por dentro fica uma meleca só e tudo carbonizado... quando a carbonização é grande o motor bate pino e as vezes nem desliga de tanto que a camara de conbustão fica entupida! No meu caso que o motor em o D4D e possui a valvula EGR...nem pensar em usar, pois irá entupir mais rapidamente!! Eu prefiro usar um aditivo a cada 2 trocas e pronto!
Abs
Jorge, o Militec você tem comprado aí no Rio mesmo em lojas comum ou internet?
Grato.
Abraço.
Aproveitando, como vcs colocam o aditivo? Colocam a quantidade exata do óleo no motor e logo depois coloca o aditivo ou coloca o aditivo e depois o óleo até ver o medidor no ponto máximo?
sandro_ventania
27/08/2013, 18:11
Jorge, bem lembrado...é bom ficar claro que esse uso só é recomendado para motores antigos.
CARLOS SIQUEIRA
27/08/2013, 18:35
Bom, o debate está bem proveitoso!!! Vamos ter em mente, que o benefício maior é a lubrificação da bomba injetora, que não conta com outro tipo de lubrificação, a não ser o próprio diesel. Como faço parte da "cadeia produtiva" deste, tenho a informar que o tal efeito "detergente", citado pelo Guilherme, nada mais é que o querosene incorporado no processwo ao diesel para promover a redução do % de enxofre. Sendo assim, perde-se lubrificante (enxofre) e ganha-se detergente (querosene). No passado as BI's trabalhavam tranquilas e lubrificadas, agora no limite e "lavadas".
[]'s
jorge.duarte
27/08/2013, 21:39
Jorge, o Militec você tem comprado aí no Rio mesmo em lojas comum ou internet?
Grato.
Abraço.
Zani,
Eu compro no EBAY, mas já vi vendendo aqui no Rio em lojas de óleo.
Abs
Aqui no RJ, salvo engano, vende na Zanini Performance (http://www.zaniniperformance.com.br/) que fica no shopping car na Barra da Tijuca. Já comprei muita coisa para turbo lá, época em que montava meus motores AP's.
Bom, o debate está bem proveitoso!!! Vamos ter em mente, que o benefício maior é a lubrificação da bomba injetora, que não conta com outro tipo de lubrificação, a não ser o próprio diesel. Como faço parte da "cadeia produtiva" deste, tenho a informar que o tal efeito "detergente", citado pelo Guilherme, nada mais é que o querosene incorporado no processwo ao diesel para promover a redução do % de enxofre. Sendo assim, perde-se lubrificante (enxofre) e ganha-se detergente (querosene). No passado as BI's trabalhavam tranquilas e lubrificadas, agora no limite e "lavadas".
[]'s
Carlos, na viagem que fiz em julho, pela Argentina, vi um posto de combustível com bomba de querosene.
Pergunto: o que poderia acontecer se uma viatura das antigas, como as nossas, anos 95 a 2002, por exemplo, fizessem uso desse combustível de forma continuada?
Aproveitando, como vcs colocam o aditivo? Colocam a quantidade exata do óleo no motor e logo depois coloca o aditivo ou coloca o aditivo e depois o óleo até ver o medidor no ponto máximo?
Quando utilizava o Aditivo de Óleo Bardahl B12 colocava o Óleo do Motor somando com a litragem do Aditivo, pra não ter excesso!
Carlos, na viagem que fiz em julho, pela Argentina, vi um posto de combustível com bomba de querosene.
Pergunto: o que poderia acontecer se uma viatura das antigas, como as nossas, anos 95 a 2002, por exemplo, fizessem uso desse combustível de forma continuada?
A BI e os bicos iriam pro saco rapidinho. O qurosene alem de mais fino, tem a queima muito mais rápida que o diesel o que pode fazer o bico derreter. Já soube de gente que para passar na vistoria colocou 100% de querosene no tanque e não aconteceu nada, mas foi uma vez.
Quando utilizava o Aditivo de Óleo Bardahl B12 colocava o Óleo do Motor somando com a litragem do Aditivo, pra não ter excesso!
O estranho é que não deveria ter problema colocar com o óleo completo no motor, já que na teoria esse aditivo irá aderir nas partes móveis. Fiz assim e a vareta de óleo está acima do máximo. Não ponho mais, provou-se ser um tanto falaciosa tal teoria, já que em 1000 km que já rodei não baixou nada.
O estranho é que não deveria ter problema colocar com o óleo completo no motor, já que na teoria esse aditivo irá aderir nas partes móveis. Fiz assim e a vareta de óleo está acima do máximo. Não ponho mais, provou-se ser um tanto falaciosa tal teoria, já que em 1000 km que já rodei não baixou nada.
Pois é também achava isso, mas comigo aconteceu o mesmo, a vareta sempre marcava excesso!!
Boa tarde pessoal.
Não sei se esses produtos cumprem o que prometem ou não. Não vou entrar nesse mérito. Com relação a aderir nas partes móveis, se isso realmente ocorre, acredito que seja somente uma película e por isso uma quantidade muito pequena. Não teria como perceber isso na vareta. Se for usar, tem que considerar a quantidade de aditivo para estabelecer a quantidade de óleo do cárter.
É o que penso.
guilhermeabreu
28/08/2013, 23:24
Tenho o seguinte conceito :
O óleo lubrificante foi feito para ficar aderido nas partes móveis assim como os aditivos , se vc coloca 100ml de outro aditivo qualquer teria MAIS 100ml de volume no cárter .
Como uso o MOLIKOTE A2 a mais de 10 anos em meus motores , subtraio o volume do MOLIKOTE da quantidade de óleo indicado pelo fabricante e o nível fica sempre no normal qdo faço as trocas periódicas .
Uso o MOLIKOTE A-2 na seguinte proporção 1 latinha do MOLIKOTE A-2 para cada 3 litros de óleo lubrificante , como a SW4 2002 pega 7,5 litros e coloco 3 latinhas do MOLIKOTE , logo : coloco 6,9litros de óleo lubrificantes com mais 600ml do molikote e o nível fica normal .
João Spagnol
29/08/2013, 09:32
Eu sou novo no mundo dos motores a diesel, mas quando começamos a falar sore o uso do 2T nas viaturas eu resolvi exprementar, pos a minha 'bruta' apresentava um ruido estranho ao desaselerar ela, perecia correntes se atritando. quando coloquei o oleo no tanque a primeira vez não notei mudanças mas apartir da segunda vez eu percei que o barulho foi diminuindo e hoje ja não tem mais. Mas depois disso fui viajar fiz 1600km e nesse trecho não utilizei oleo 2t e até agora o barulho não voltou. Vou ver até quando isso vai acontecer e quando o barulho voltar utilizarei denovo o oleo 2T
O querosene era usado em locai muito frios, temperaturas abaixo de zero, sendo misturado uns 3% no diesel para não ocorrer congelamento do diesel na tubulação e bicos. Mas o estranho é que nos dias de hoje o diesel que é vendido para as regiões frias já é aditivado para não congelar.
Morei no Moto Grosso, tinha um D-20. Quando dava aquela uma semana de frio do MS todo mundo colocava querosene no diesel ou só conseguia dar a partida depois das 10 da manha!
Zani,
Eu compro no EBAY, mas já vi vendendo aqui no Rio em lojas de óleo.
Abs
Valeu Jorge, muito obrigado, vou dar uma olhada...
Abraço.
Poderíamos aproveveitar também o espaço, já que esta discussão está animada, e o conhecimento de todos, para discutirmos um pouco e aprendermos sobre o uso dos aditivos, como o MILITEC e o Molikote A2. Por exemplo, o Jorge já nos disse que acrescenta MILITEC inclusive ao diesel, mas o MOLIKOTE, poderia também ser acrescentado, por ex., ao óleo de câmbio e diferencial?
Abraço.
Zani dá uma olhada aqui tem uma explicação bem detalhada :curtir: Fórum (http://www.oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/61257-quem-e-a-favor-e-quem-e-contra-#61366)
jorge.duarte
29/08/2013, 22:10
Poderíamos aproveveitar também o espaço, já que esta discussão está animada, e o conhecimento de todos, para discutirmos um pouco e aprendermos sobre o uso dos aditivos, como o MILITEC e o Molikote A2. Por exemplo, o Jorge já nos disse que acrescenta MILITEC inclusive ao diesel, mas o MOLIKOTE, poderia também ser acrescentado, por ex., ao óleo de câmbio e diferencial?
Abraço.
Zani,
Eu uso militec fazem alguns anos e não mudo. Como na reportagem que o amigo Herick postou, o produto foi aprovado para ser usado na US NAVY, entra no site americano e dá uma olhada, se tiver duvida manda um emails para os caras que eles respondem na boa! Particularmente eu acho que o vendido no Brasil é genérico, por isso eu prefiro comprar no EBAY, com um vendedor que só vende esse produto...não confio no vendido aqui! Infelizmente o ultimo restinho coloquei na caixa de marcha quando baixou para trocar a embreagem, caso contrario te "adiantava" um refil!
Abs
O querosene era usado em locai muito frios, temperaturas abaixo de zero, sendo misturado uns 3% no diesel para não ocorrer congelamento do diesel na tubulação e bicos. Mas o estranho é que nos dias de hoje o diesel que é vendido para as regiões frias já é aditivado para não congelar.
Morei no Moto Grosso, tinha um D-20. Quando dava aquela uma semana de frio do MS todo mundo colocava querosene no diesel ou só conseguia dar a partida depois das 10 da manha!
Pois é. O estranho é que era uma bomba só de querosene.:pensativo:
Glaicon,
Aqui em Santa Maria, no centro do RS tem um posto de combustível que tem uma bomba de querosene. Nunca perguntei no posto quem usa. Fiquei curioso agora.
Ha!!! Tem mais, Querosene é usado como combustível em alguns aviões.
sandro_ventania
30/08/2013, 16:13
Em alguns não...praticamente 100% dos aviões a jato (que usa turbina) tanto comerciais quanto militares usam o querosene como combustivel.
Zani,
Eu uso militec fazem alguns anos e não mudo. Como na reportagem que o amigo Herick postou, o produto foi aprovado para ser usado na US NAVY, entra no site americano e dá uma olhada, se tiver duvida manda um emails para os caras que eles respondem na boa! Particularmente eu acho que o vendido no Brasil é genérico, por isso eu prefiro comprar no EBAY, com um vendedor que só vende esse produto...não confio no vendido aqui! Infelizmente o ultimo restinho coloquei na caixa de marcha quando baixou para trocar a embreagem, caso contrario te "adiantava" um refil!
Abs
Ótimo Jorge, vou tentar comprar pelo ebay.
Obrigado pela resposta.
Abraço.
Glaicon,
Aqui em Santa Maria, no centro do RS tem um posto de combustível que tem uma bomba de querosene. Nunca perguntei no posto quem usa. Fiquei curioso agora.
Já tens o que fazer hoje à tarde!
Pega a viatura, cuia, bomba, térmica e, uma cadeirinha de praia.
Senta lá, chama mais uns três para matear, falar mal da vida alheia e, se sobrar tempo, ver o tipo de cliente que usa querosene.:mrgreen:
Murillus
07/09/2013, 14:29
Glaicon,
Querosene é adicionado no diesel pra ajudar na partida em lugares muito frios...
Já tens o que fazer hoje à tarde!
Pega a viatura, cuia, bomba, térmica e, uma cadeirinha de praia.
Senta lá, chama mais uns três para matear, falar mal da vida alheia e, se sobrar tempo, ver o tipo de cliente que usa querosene.:mrgreen:
Glaicon
Desculpa a demora. Não tinha visto a postagem. A ideia é boa, mas eu tava de plantão e não pude matear e cuidar quem usava a bomba de querosene.
Uma hora dessas eu descubro e posto aqui.
Glaicon
Desculpa a demora. Não tinha visto a postagem. A ideia é boa, mas eu tava de plantão e não pude matear e cuidar quem usava a bomba de querosene.
Uma hora dessas eu descubro e posto aqui.
Ou pergunta para o dono do posto.:concordo:
Concordo, tem muita lenda boba no mercado de carros, principalmente off-road, mas essa dica de colocar 1l de óleo 40 de motor a cada tanque de diesel é uma regra para mim.
Apreendi com amigos camioneiros que ensinam que esta é a melhor forma de acabar com o alto teor de enxofre do nosso diesel que resseca e acaba corroendo bombas e bicos do sistema de alimentação dos nossos motores.
Não sei sé é por causa disso, mas em ambos, 2001 Troller e 2004 XTerra, de pois da primeira manutenção que mando fazer quando compro, nunca tive problemas no sistema de alimentação.
espero ter ajudado.
Badia
QUANTIDADE DE ENXOFRE DIESEL - 0,3%
QUANTIDADE DE ENXOFRE NO OLEO 2T - 1,0%
Isso quer dizer que vc esta adicionando enxofre em seu motor...
heartland
02/12/2014, 19:43
Pros veiculos onde o diesel S10 não deve ser usado isso não importa
Sempre ouvi dizer que o enxofre ajuda na lubrificação da bomba. Inclusive essa seria o motivo de continuar abastecendo com S500.
feitosac
03/12/2014, 00:01
Tive uma Band 91 por 20 anos, motor OM-364, rodei 300.000km, nunca limpei bico nem fiz BI, sempre coloquei 1 litro de querosene a cada 2 tanques e no frio pegava na hora.
Abs.
guilhermeabreu
04/12/2014, 14:31
Minha opinião apesar de já ser exaustivamente comentado aqui .
Acho que se fosse bom o fabricante teria colocado estas recomendações no manual .
Existe um monte de relato de amigos aqui que fizeram isto ou aquilo e deu tudo certo e problema algum , então vou fazer meu relato :
Meu irmão comprou uma HILUX 2005/6 e hoje ela esta com 300.000km sendo que todas as revisões feitas na CCS que falam que o óleo original não é de boa qualidade , o carro dele em nenhuma revisão foi mexido em BI ou BICO INJETOR , o carro dele nunca o deixou na mão , o carro dele não deu NENHUM PROBLEMA ATÉ HOJE , ele ficou boquiaberto qdo teve que fazer revisão na Argentina , pois nas revisões feitas no Brasil , em todas elas os caras perguntam se ele quer limpar BICO , ele sempre faz a mesma pergunta : NO MANUAL DIZ QUE TEM QUE LIMPAR ??? Os caras repondem que não , e ele responde se não esta no manual eu não quero , e la na Argentina especificamente em USHUAIA os caras vieram com um boleto da informações do que o carro dele tinha e estava tudo dentro do padrão e eles AFIRMARAM QUE NÃO TERIA QUE FAZER NADA NO CARRO A NÃO SER O PROTOCOLO DAS TROCAS DOS FILTROS E ÓLEOS , ele ficou encantado , pois aqui os consultores tentam de todas as formas empurrar coisas para vc pagar a mais e por serem consultores e pega clietnes leigos , e fazem a EMPURROTERAPIA .
Conclusão :
Com este relato , PASSEI A USAR A CONDUTA DO MEU IRMÃO , só faço o que o manual manda , antes eu usava MOLIKOTE A2 no motor , não faço mais isto , pensei em trocar o óleo por outro de melhor especificação como o BR AVANTE , mas diante deste HISTÓRICO do meu irmão vou seguir o caminho dele .
heartland
05/12/2014, 02:36
Hilux vai aguentar 500.000 só seguindo o manual. isso não é por usar ou não o óleo, é por ser Hilux kkkkkkk
feitosac
05/12/2014, 14:26
Minha opinião apesar de já ser exaustivamente comentado aqui .
Acho que se fosse bom o fabricante teria colocado estas recomendações no manual .
Existe um monte de relato de amigos aqui que fizeram isto ou aquilo e deu tudo certo e problema algum , então vou fazer meu relato :
Meu irmão comprou uma HILUX 2005/6 e hoje ela esta com 300.000km sendo que todas as revisões feitas na CCS que falam que o óleo original não é de boa qualidade , o carro dele em nenhuma revisão foi mexido em BI ou BICO INJETOR , o carro dele nunca o deixou na mão , o carro dele não deu NENHUM PROBLEMA ATÉ HOJE , ele ficou boquiaberto qdo teve que fazer revisão na Argentina , pois nas revisões feitas no Brasil , em todas elas os caras perguntam se ele quer limpar BICO , ele sempre faz a mesma pergunta : NO MANUAL DIZ QUE TEM QUE LIMPAR ??? Os caras repondem que não , e ele responde se não esta no manual eu não quero , e la na Argentina especificamente em USHUAIA os caras vieram com um boleto da informações do que o carro dele tinha e estava tudo dentro do padrão e eles AFIRMARAM QUE NÃO TERIA QUE FAZER NADA NO CARRO A NÃO SER O PROTOCOLO DAS TROCAS DOS FILTROS E ÓLEOS , ele ficou encantado , pois aqui os consultores tentam de todas as formas empurrar coisas para vc pagar a mais e por serem consultores e pega clietnes leigos , e fazem a EMPURROTERAPIA .
Conclusão :
Com este relato , PASSEI A USAR A CONDUTA DO MEU IRMÃO , só faço o que o manual manda , antes eu usava MOLIKOTE A2 no motor , não faço mais isto , pensei em trocar o óleo por outro de melhor especificação como o BR AVANTE , mas diante deste HISTÓRICO do meu irmão vou seguir o caminho dele .
Caro DR. Guilherme,
Complementando meu relato, fazia isso na Band pois a BI era mecânica, na SW4 e atualmente na Prado, penso como você, não adiciono nada.
Abs.
TOYHOCAYEN
05/10/2015, 00:26
Tenho o seguinte conceito :
O óleo lubrificante foi feito para ficar aderido nas partes móveis assim como os aditivos , se vc coloca 100ml de outro aditivo qualquer teria MAIS 100ml de volume no cárter .
Como uso o MOLIKOTE A2 a mais de 10 anos em meus motores , subtraio o volume do MOLIKOTE da quantidade de óleo indicado pelo fabricante e o nível fica sempre no normal qdo faço as trocas periódicas .
Uso o MOLIKOTE A-2 na seguinte proporção 1 latinha do MOLIKOTE A-2 para cada 3 litros de óleo lubrificante , como a SW4 2002 pega 7,5 litros e coloco 3 latinhas do MOLIKOTE , logo : coloco 6,9litros de óleo lubrificantes com mais 600ml do molikote e o nível fica normal .
Boa noite a todos,
Enviei email para o fabricante do Molykote e a dosagem recomendada por eles é a metade disto:
1 Lata para cada 5L de óleo, daí, no total seria uma lata e meia para os 7,5 L de óleo.
Abraços.
broadcast33
31/07/2016, 18:06
Boa tarde a todos, li, todos os posts deste tópico e vou contar uma breve história: na década de 80 a proposta de qualquer fabricante era buscar qualidade, no ramo de eletrônicos, existia uma empresa chamada Ampex, que fabricava gravadores e reprodutores de rolo tanto para rádio como TV e essa empresa quebrou, pois seu material não dava problemas!!!! Tem aparelho desse funcionando até hoje, porém pela defasagem tecnológica de qualidade de resposta não são mais utilizados. O que isso quer dizer, é que isso ficou profundamente difundido no meio industrial e posso relatar o seguinte: ninguém mais vai querer entrar no efeito "Ampex" novamente, ou seja o produto tem de ser bom, para não queimar seu nome, mas não ao ponto de durar demasiadamente, caso contrário a companhia terá sérios prejuízos. A durabilidade é de pleno domínio dos fabricantes e, então, empresa nenhuma tem interesse de aumentar a vida útil de seu produto, ele tem de quebrar para um novo ser vendido. Por esse motivo, eles NÃO vão ensinar no manual ou em qualquer outro lugar como prolongar a vida de seu produto, qualquer que seja o produto. Acredito muito no molikote A2, no óleo 2T, pois são comprovados cientificamente.
lucaspissinini
02/08/2016, 08:06
Alguém que usava o Óleo 2T nessa época ainda usa? Deu algum problema? Comprovou alguma melhora?
Abraço!
mfdomingues
02/08/2016, 11:38
Alguém que usava o Óleo 2T nessa época ainda usa? Deu algum problema? Comprovou alguma melhora?
Abraço!
Lucas, eu iria questionar exatamente isto, como estão as viaturas ao longo destes anos?
Aqui em SP comecei a utilizar o S10 devido a melhora na emissão de fumaça, partidas pela manhã etc. Mas, como minha BI é mecânica fico com pé atrás devido a lubrificação. Penso em adicionar o óleo 2T náutico no diesel, mas, gostaria de opiniões.
Valeu
americo_mattar
02/08/2016, 15:42
Caros,
Minha BI é semi-eletronica, eu to usando o 2T da BR semi sintético na proporção de 250ml para cada tanque, alguns colegas usam ate 500ml por tanque. veja que essa "recomendação" é por experimentação dos usuários, nenhum fabricante recomenda essa utilização. ai vai de cada um testar e ver como seu carro responde melhor.
Os benefícios que observei são a redução do castanhar e mais suavidade no funcionamento do motor, ficou mais liso, mas não vi melhoria no desempenho nem essa é a proposta. Se quiser melhorar o desempenho coloca um intercooler que fica show de bola além de melhorar o consumo melhora o bem o desempenho.
Abraços,
Lucas, eu iria questionar exatamente isto, como estão as viaturas ao longo destes anos?
Aqui em SP comecei a utilizar o S10 devido a melhora na emissão de fumaça, partidas pela manhã etc. Mas, como minha BI é mecânica fico com pé atrás devido a lubrificação. Penso em adicionar o óleo 2T náutico no diesel, mas, gostaria de opiniões.
Valeu
mfdomingues
02/08/2016, 16:04
Caros,
Minha BI é semi-eletronica, eu to usando o 2T da BR semi sintético na proporção de 250ml para cada tanque, alguns colegas usam ate 500ml por tanque. veja que essa "recomendação" é por experimentação dos usuários, nenhum fabricante recomenda essa utilização. ai vai de cada um testar e ver como seu carro responde melhor.
Os benefícios que observei são a redução do castanhar e mais suavidade no funcionamento do motor, ficou mais liso, mas não vi melhoria no desempenho nem essa é a proposta. Se quiser melhorar o desempenho coloca um intercooler que fica show de bola além de melhorar o consumo melhora o bem o desempenho.
Abraços,
Americo, a minha viatura tem intercooler e não penso em melhorar o desempenho dela, penso só em manter andando kkkkk
Então, a minha BI é totalmente mecânica e ela não castanha ela grita mesmo, vou usar uma proporção de 400 ml para cada tanque e verificar os resultados.
Você está usando o O2T náutico ou comum?
Quantos KMs rodou?
lucaspissinini
02/08/2016, 16:22
Eu estou querendo usar na minha, mas eu estou usando o S500 ainda! Vamos esperar o pessoal dar mais parecer!!!
americo_mattar
02/08/2016, 17:54
Lucas,
Se você usa o s500 não precisa colocar o 2t, ele só é interessante para quem tem viaturas mais antigas e passaram a usar o S10.
Eu estou querendo usar na minha, mas eu estou usando o S500 ainda! Vamos esperar o pessoal dar mais parecer!!!
mfdomingues
02/08/2016, 18:46
Lucas,
Se você usa o s500 não precisa colocar o 2t, ele só é interessante para quem tem viaturas mais antigas e passaram a usar o S10.
Meu caso, usando S10 não tem o que dizer que ela fica bem mais esperta e polui bem menos (os motoboys daqui de SP até conseguem ficar a uns 5 metros de mim agora).
Arildo MT
03/08/2016, 03:20
Eu usaria nas viaturas antigas se abastecesse com s10, s50.
AlonsoFausto
03/08/2016, 10:53
Minha SW é 02/02, bomba semi, e uso 500ml de 2T por cada tanque de diesel comum há quase um ano. Como Américo falou, o motor fica mais "suave" e com o tempo é tão perceptível que quando não usa o 2T acho que tem "algum barulho estranho" no motor.
PauloLimited
03/08/2016, 11:40
Tive uma L200 Sport por anos, rodei 170 mil km com ela, até vender. Comecei a fazer essa mistura aos 80 ou 90 mil km, num lembro e foi assim até vender. Colocava 1l de querosene mais 0,5l de óleo por tanque. 2t, 15w40, óleo de direção hidráulica, e as vezes óleo de motor a gasolina, mas 99% das vezes era 15w40 mesmo.
Sobre o querosene: no frio o motor pega melhor, era super leve a partida e soltava quase nada de fumaça branca. Na L200 tem vela aquecedora, no frio somente com 2 funcionando, a partida era pesada e as vezes tinha que girar a chave mais de uma vez e quando pegava soltava muita fumaça branca. Com o uso do querosene, pegava fácil, mesmo só com 2 velas.
Sobre o óleo: ai pra mim é difícil de avaliar, pois nunca abri o motor, mas o mecânico que eu levava a L200, que foi por anos meca da css e saiu pra montar uma oficina própria e era tido como o melhor meca de MIT da cidade, sempre falou que a BI e os bicos da minha camionete estavam sempre em boas condições comparado aos KM dela. Mas sei lá como que esse cara avaliava isso hehehe. Mas o castanhar do motor sumiu, tinha somente quando frio, era chegar na temperatura de funcionamento que ele ficava liso.
Sobre andar mais ou consumir menos, de inicio achei que ficou melhor, mas era muito muleque na época, ficava encantado por qualquer coisa, com o passar do tempo vi que era o pé mesmo que mandava nisso.
No trator, que é BI, quando eu estou na hora que abastecimento dele, sempre coloco 0,5l de óleo, Lubrax 15w40, que é o que sempre uso nele, por ser o mais barato que acha no mercado.
mfdomingues
03/08/2016, 16:26
Tive uma L200 Sport por anos, rodei 170 mil km com ela, até vender. Comecei a fazer essa mistura aos 80 ou 90 mil km, num lembro e foi assim até vender. Colocava 1l de querosene mais 0,5l de óleo por tanque. 2t, 15w40, óleo de direção hidráulica, e as vezes óleo de motor a gasolina, mas 99% das vezes era 15w40 mesmo.
Verdadeira alquimia hein.....
Essa Sportage ai é primeira geração?
PauloLimited
03/08/2016, 21:35
Verdadeira alquimia hein.....
Essa Sportage ai é primeira geração?
Pois é, mas como eu disse, praticamente usei mesmo foi o 15w40, os outros óleos eram somente quando sobravam, na manutenção de um ou outro carro.
A Sportage é dessas novas, uma 2014, tem somente 20 mil km, roda só na cidade, rodou uns 4500 km no maximo na estrada, em 2 viagens do Tocantins pra SP. Bom carro, mas num faz meu gosto.
... empresa quebrou, pois seu material não dava problemas!!!! ... meio industrial ... o produto tem de ser bom, para não queimar seu nome, mas não ao ponto de durar demasiadamente ...
Meu prezado amigo broadcast33
Parabéns por dar nova vida ao tópico ...
Como muitos outros, relato também inteligente, interessante e que demanda reflexão por parte de nós (consumidores), no sentido de, não só saber escolher com prudência os melhores produtos em termos de custo, qualidade e que se adaptem melhor às suas necessidades, como também, saber como cuidar para que a durabilidade dos mesmos seja a maior possível ... estamos vivendo num mundo cada vez mais capitalista e individualista e, particularmente aqui no nosso país, estamos em tempos de crise, das bravas!!!!! ... Com certeza, existe muito sentido e muita lógica nesse "efeito Ambex" citado pelo colega ...
Forte abraço.
Arildo MT
05/08/2016, 01:05
Tem muita receita antiga que hoje virou moda nos aditivos, boa parte deles a base de querosene pra limpeza flush, assim como se usava dot 3 junto ao óleo por 15 minutos antes da troca, pra limpeza de borra, e coisas mais punks retirar óleo por gasolina, thinner e ligar, algumas com lógica e de fato funciona e outras que é melhor não testar.
americo_mattar
05/08/2016, 20:08
Paulo o problema que eu vejo em usar óleo normal ou de direção hidráulica é que ele não sao feitos para queimar e podem deixar resíduos, dai a opção pelo 2t.
Sobre o querosene: no frio o motor pega melhor, era super leve a partida e soltava quase nada de fumaça branca. Na L200 tem vela aquecedora, no frio somente com 2 funcionando, a partida era pesada e as vezes tinha que girar a chave mais de uma vez e quando pegava soltava muita fumaça branca. Com o uso do querosene, pegava fácil, mesmo só com 2 velas.
Sobre o óleo: ai pra mim é difícil de avaliar, pois nunca abri o motor, mas o mecânico que eu levava a L200, que foi por anos meca da css e saiu pra montar uma oficina própria e era tido como o melhor meca de MIT da cidade, sempre falou que a BI e os bicos da minha camionete estavam sempre em boas condições comparado aos KM dela. Mas sei lá como que esse cara avaliava isso hehehe. Mas o castanhar do motor sumiu, tinha somente quando frio, era chegar na temperatura de funcionamento que ele ficava liso.
Sobre andar mais ou consumir menos, de inicio achei que ficou melhor, mas era muito muleque na época, ficava encantado por qualquer coisa, com o passar do tempo vi que era o pé mesmo que mandava nisso.
No trator, que é BI, quando eu estou na hora que abastecimento dele, sempre coloco 0,5l de óleo, Lubrax 15w40, que é o que sempre uso nele, por ser o mais barato que acha no mercado.
... o problema que eu vejo em usar óleo normal ou de direção hidráulica é que eles não são feitos para queimar e podem deixar resíduos ...
Interessante relato ... obrigado ... Forte abraço.
... dai a opção pelo 2t.
Temos aqui no fórum vários respeitáveis colegas que utilizam essa prática, sem quaisquer reclamações, muito pelo contrário ... Interessante como, a esse respeito, existem pensamentos diferentes ... como este é um fórum muito democrático, respeitosamente, apenas para constar, permita-me compartilhar opinião diferente, no "link" abaixo (de qualquer forma, respeitando as diferenças de opinião, vamos aprendendo e formando/amadurecendo a nossa opinião particular):
Adicao de querosene no tanque de combustivel. Essa pratica e valida? @ Clube do Diesel – Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350)
Fernando11 de Agosto de 2011 ás 15:30 (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350#comment-69065)
"Boa tarde amigos.
Ouvi varias vezes sugestoes de colocar oleo 2tempos misturado ao diesel na prporcao de 200ml para70lts para melhor queima, combustao e potencia do motor, o que vcs teria pra dizer sobre isso?
Muito obrigado"
Clube do Diesel11 de Agosto de 2011 ás 16:51 (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350#comment-69154)
"Olá. Fernando.
Não é recomendado essa prática, pois pode ocorrer carbonização das válvulas de admissão e escape do motor.
Obrigado pela visita!"
Renato19 de Junho de 2013 ás 00:20 (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350#comment-74730)
"Primeiramente, parabéns pelo site!
Já ouví falar do uso de óleo lubrificante no óleo diesel. Vcs tem alguma informação sobre os benefícios e/ou malefícios dessa prática?
Obrigado."
Clube do Diesel19 de Junho de 2013 ás 00:58 (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350#comment-74862)
"Olá Renato!
Essa prática não é recomendada em nenhum motor. O óleo lubrificante quando entra em combustão junto com o diesel, carboniza a câmara de combustão dos pistões, que com o passar do tempo, se desprende e acaba por danificar as camisas dos cilindros com riscos que favorecem a queima de óleo.
Obrigado pela visita."
sandro_ventania
06/08/2016, 16:15
Pra mim só justifica se for para usar diesel s10 em bomba injetora antiga...(que não seja a cammon rail)
americo_mattar
06/08/2016, 22:05
Enasor, informações são sempre bem vindas! Como disse o Sandro a receita vale para o s10 nas diesel antigas. O óleo 2t é feito para queimar, logo os resíduos provenientes da queima são baixos, e colocar no s10 é quase como transformar num s500.
... receita vale para o s10 nas diesel antigas. O óleo 2t é feito para queimar, logo os resíduos provenientes da queima são baixos, e colocar no s10 é quase como transformar num s500.
Interessante explanação ... obrigado ... Forte abraço.
mfdomingues
07/08/2016, 10:55
Enasor, informações são sempre bem vindas! Como disse o Sandro a receita vale para o s10 nas diesel antigas. O óleo 2t é feito para queimar, logo os resíduos provenientes da queima são baixos, e colocar no s10 é quase como transformar num s500.
Realmente essa foi a questão primordial que me fez pesquisar esse topico, a minha é das antigas com bomba analógica, com S10 o comportamento dela é bem melhor que o S500, mas não quero comprometer a BI.
O Edintrunder no topico sobre S10 X S500 X S50 havia dado essa receita também, enfim, vivendo e aprendendo.
Arildo MT
07/08/2016, 13:23
Em uma analogia boba, quem quer ''transformar'' s500 em s10 poe querosene, e s10 em s500 poe óleo, o principal diferencia entre remédio e veneno é a dose, só não abusar.
TCHEIGOR
09/08/2016, 13:44
Mais de 50mil km rodando com S10 na minha BI mecânica sem problema nenhum.
O que deve ser feito pra usar o S10 é limpeza no tanque e linha de combustível pra retirar eventuais borras que o S10 iria soltar e aí sim, detonar a BI. O S10 não tem baixa lubrificação, ele tem baixo nível de enxofre, e o enxofre foi substituído por outro lubrificante (informação da Petrobrás).
Depois que eu fiz a limpeza não tive problema algum.
ThgVieceli
10/08/2016, 15:59
Rodei bastante com diesel S10 também, no inicio rodava que era uma beleza, mas depois de alguns meses (acho que chega a ano) a vtr começou a falhar e ficar fraca a rotação caia do nada, e as vezes desligava e continuava funcionando em baixa rotação. Fui em mecânico, bombista e todos disseram para não usar S10 (e eles também não usavam). Quase tive que tirar a bomba para verificar o problema, mas foi só abastecer com diesel comum que sumiu as falhas e fraquesas da vtr (voltou do nada), desde então só estou abastecendo com comum, as vezes penso em colocar S10 só para dar uma limpada, mas "gelo" só de lembrar do preço que o bombista disse kkkk...
Walter da Camper
10/08/2016, 20:55
Amigos, permitam-me dar meus pitacos.
Enasor, esse site "clube do diesel" não faz outra coisa senão repetir o que está nos manuais.
Nunca consegui encontrar nenhuma análise técnica mais aprofundada ou isenta. São sempre informações superficiais.
Américo, sobre o óleo 2 tempos ser feito para queimar. Todo óleo tem capacidade para queimar (até mesmo óleos vegetais). O que diferencia o óleo 2 tempos é a presença de aditivos para misturar melhor à gasolina e corantes para o operador da roçadeira ou motosserra saber se já foi misturado. O acúmulo de carbono na câmara de combustão é praticamente desprezível se a aditivação for inferior a 1%. Nos motores 2 tempos a mistura de 2 a 4% é suficiente para lubrificar todo o motor, isso num meio solvente como a gasolina. Daí se conclui que 0,5% é mais que suficiente para restaurar nosso S-10 ou S-500 aos mesmos padrões de lubricidade do bom e velho S-1800.
Sandro, já viu uma bomba de alta por dentro? O sistema common-rail, embora controlado eletronicamente, ainda tem muitos componentes mecânicos na bomba de alta (que usa pistões para gerar os 1600 BAR) e nos bicos e, por isso, depende da lubrificação dada pelo diesel tanto quanto os velhos sistemas de injeção mecânica.
Tcheigor, No tempo do diesel S-1800, uma bomba rotativa durava de 200 a 300mil km antes de apresentar desgaste. Por isso, considero 50mil pouca coisa para saber se a vida útil foi reduzida ou não. O que reduz a lubricidade do S-10 não é a falta do enxofre, mas o processo para extraí-lo (hidrotratamento) e o que a Petrobrás adiciona para restaurar a lubricidade é o biodiesel. Há tópicos aqui pelo forum com links de teses de mestrado onde mediram a lubricidade e concluiu-se que fica um pouca abaixo do S-500 e muito abaixo do S-1800, para o qual as BI foram projetadas.
Eu coloco 0,5% de óleo lubrificante comum cada vez que abasteço (sempre com S-500). Tanto no motor mecânico quanto no common-rail.
Abraços a todos e, que continuemos trocando experiências, pois se depender dos fabricantes e da BR nós seremos cada vez mais desinformados.
mfdomingues
10/08/2016, 21:10
Mais de 50mil km rodando com S10 na minha BI mecânica sem problema nenhum.
O que deve ser feito pra usar o S10 é limpeza no tanque e linha de combustível pra retirar eventuais borras que o S10 iria soltar e aí sim, detonar a BI. O S10 não tem baixa lubrificação, ele tem baixo nível de enxofre, e o enxofre foi substituído por outro lubrificante (informação da Petrobrás).
Depois que eu fiz a limpeza não tive problema algum.
Tcheigor, boa noite
Minha viatura possui bomba analógica e uso o S10 aditivado (o tal do evolux) ela tem um comportamento bem melhor no que consumo e fumaça, contudo, meu bombista também falou sobre os riscos a BI por isto vou adicionar O2T náutico para teste.
Agora confiar nas informações que são "criadas" pela industria do petróleo e industria automotiva na minha opinião é na maioria das vezes é no mínimo duvidosa.
Antes as pessoas físicas e empresas, ou pessoas jurídicas no mínimo zelavam pelos seus nomes e fornecedores, atualmente a conversa é outra o nosso orgulho brasileiro a Petrobrás sempre deteve o conhecimento técnico absoluto no seu segmento, contudo, todos que são da área de construção civil sabem da prática quase que generalizada na questão da RT ou reserva técnica que os empreiteiros são obrigados a pagar (e também oferece é um ciclo) isto vem desde a fundação em 53. O corpo técnico faz o nome da competência e o corpo diretivo joga na lama, da para confiar totalmente?
O mesmo aplica-se a ultima situação em que a Volkswagen esteve com relação aos motores diesel nos USA (alias no mundo todo, mas lá o buraco é mais embaixo), vc acredita na volks?
Bom, não quero dizer que tudo esteja errado, mas, nem tudo está certo
... Minha viatura possui bomba analógica e uso o S10 aditivado (o tal do evolux) ela tem um comportamento bem melhor no que consumo e fumaça, contudo, meu bombista também falou sobre os riscos a BI por isto vou adicionar O2T náutico para teste.
Agora confiar nas informações que são "criadas" pela industria do petróleo e industria automotiva na minha opinião é na maioria das vezes é no mínimo duvidosa. ...
Já que o amigo pretende aditivar o diesel S10 ... já pensou nesta outra forma de aditivação do diesel (adotada por muitos aqui do forum, mesmo de viaturas mais antigas), através de um desses aditivos industrializados disponibilizados no mercado (STP, Bardahl Max Diesel, Actioil, Teccom 10, Extra Power, XP3, Etc.)???!!! ... a proposta básica indicada pelos fabricantes desses aditivos é melhorar (ou recompor) a lubricidade do S10 em razão de seu envelhecimento (procurando mantê-la em patamares tidos como adequados para lubrificar partes e peças de bomba e bicos), reduzir a emissão de particulados (responsáveis pela poluição ambiental e pelo entupimento do sistema de admissão de ar, como EGR e coletor de admissão), inibir o desenvolvimento de fungos/bactérias no combustível (responsáveis pelo desenvolvimento de borras no tanque do veículo), além de deixarem uma película lubrificante permanente nas partes e peças por onde circula o combustível (bombas, bicos, paredes do tanque e sua linha, etc.), inibindo desgastes ou corrosão por oxidação ... funcionam????!!!!! ... ainda não sei!!!!! ... e tem muito sentido sua postura de duvidar desse nosso sistema industrial ... de qualquer forma, quero acreditar que esses aditivos, se bem não fazem, mal também não farão ... particularmente, estou testando há um ano ... por enquanto, nada a reclamar, mas, lembrando que meu Full é common-rail, menos susceptível a danos na bomba (de alta pressão), porém, que também requer cuidados especiais quanto à qualidade do combustível, eis que também é lubrificada por este, assim como os bicos injetores que pulverizam o diesel no interior da câmara de combustão ...
Forte abraço.
Se vai colocar óleo 2 tempos no S10, não seria mais prático simplesmente voltar pro S500?:pipoca:
americo_mattar
11/08/2016, 14:00
Glaicon,
Aqui em SP na região urbana ta cada vez mais raro achar postos onde tem o s500, e em mais 2 anos deve desaparecer do mercado.
Se vai colocar óleo 2 tempos no S10, não seria mais prático simplesmente voltar pro S500?:pipoca:
mfdomingues
11/08/2016, 14:26
Glaicon como o amigo disse, aqui em SP só tem quem impera é o S10 o S500 só próximo as rodovias (ainda bem que moro perto de duas).
Mas a questão é que a minha viatura o S10 desse macio e reanima....
VOVÔ DO TROLLER
11/08/2016, 19:59
Já que o amigo pretende aditivar o diesel S10 ... já pensou nesta outra forma de aditivação do diesel (adotada por muitos aqui do forum, mesmo de viaturas mais antigas), através de um desses aditivos industrializados disponibilizados no mercado (STP, Bardahl Max Diesel, Actioil, Teccom 10, Extra Power, XP3, Etc.)???!!! ... a proposta básica indicada pelos fabricantes desses aditivos é melhorar (ou recompor) a lubricidade do S10 em razão de seu envelhecimento (procurando mantê-la em patamares tidos como adequados para lubrificar partes e peças de bomba e bicos), reduzir a emissão de particulados (responsáveis pela poluição ambiental e pelo entupimento do sistema de admissão de ar, como EGR e coletor de admissão), inibir o desenvolvimento de fungos/bactérias no combustível (responsáveis pelo desenvolvimento de borras no tanque do veículo), além de deixarem uma película lubrificante permanente nas partes e peças por onde circula o combustível (bombas, bicos, paredes do tanque e sua linha, etc.), inibindo desgastes ou corrosão por oxidação ... funcionam????!!!!! ... ainda não sei!!!!! ... e tem muito sentido sua postura de duvidar desse nosso sistema industrial ... de qualquer forma, quero acreditar que esses aditivos, se bem não fazem, mal também não farão ... particularmente, estou testando há um ano ... por enquanto, nada a reclamar, mas, lembrando que meu Full é common-rail, menos susceptível a danos na bomba (de alta pressão), porém, que também requer cuidados especiais quanto à qualidade do combustível, eis que também é lubrificada por este, assim como os bicos injetores que pulverizam o diesel no interior da câmara de combustão ...
Forte abraço.
Concordo plenamente. Uso o Bardahl Max diesel , motor 3.0 NGD, eletrônico, revesando entre o S10 e o S500, dependendo do tempo que o carro vai ficar parado. Com quase 100.000 km, até agora tudo bem. Abs. Válter
Pelas informações que eu obtive nos postos Shell, o s10 dessa bandeira não virá mais aditivado. Abs
Glaicon como o amigo disse, aqui em SP só tem quem impera é o S10 o S500 só próximo as rodovias (ainda bem que moro perto de duas).
Mas a questão é que a minha viatura o S10 desse macio e reanima....
Entendi.
Bom, aqui a situação é bem diferente.
Tem postos com S500 a menos de 5 Km´s de casa, inclusive no caminho de volta da escola do filho.
Mas como o tanque é de 88 litros, o que me proporciona duas a três semanas sem me preocupar com reabastecimento, eu sempre vou nos postos da rodovia.
Ainda mais com o diesel a R$ 2,77.:concordo:
RaphaelF
12/08/2016, 13:19
o Preço ai ainda ta bacana, aqui(RJ) o diesel comum passa dos 3,20, e o Podium que é o que temos colocado chega a quase 3,80, não sei dizer a se o Podium é S10 ou S500 mas algo que farei em breve é misturar esse óleo dois tempos com o combustível e ver no que vai dar, você misturam antes de colocar no tanque, certo?Esse negócio de misturar óleo 2T me lembra a minha Yamaha DT 180 91 que vendi a poucos meses atrás, bateu saudades de ouvir aquele barulho de motoserra hehe um abraço a todos.
VOVÔ DO TROLLER
12/08/2016, 14:38
o Preço ai ainda ta bacana, aqui(RJ) o diesel comum passa dos 3,20, e o Podium que é o que temos colocado chega a quase 3,80, não sei dizer a se o Podium é S10 ou S500 mas algo que farei em breve é misturar esse óleo dois tempos com o combustível e ver no que vai dar, você misturam antes de colocar no tanque, certo?Esse negócio de misturar óleo 2T me lembra a minha Yamaha DT 180 91 que vendi a poucos meses atrás, bateu saudades de ouvir aquele barulho de motoserra hehe um abraço a todos.
A Podium é S10. Além de super aditivada, ela passa por uma filtragem dupla no próprio posto de gasolina, o que teoricamente elimina mais impurezas. Abs
mfdomingues
12/08/2016, 15:23
Pelas informações que eu obtive nos postos Shell, o s10 dessa bandeira não virá mais aditivado. Abs
Quando a gente pensa que as coisas vão melhorar.....o Evolux da shel (S10 super aditivado) é muito bom, no meu ponto de vista, aqui pago R$ 2,94 o litro. Gastando um tanque por semana ta até bom.
mfdomingues
12/08/2016, 15:24
Entendi.
Bom, aqui a situação é bem diferente.
Tem postos com S500 a menos de 5 Km´s de casa, inclusive no caminho de volta da escola do filho.
Mas como o tanque é de 88 litros, o que me proporciona duas a três semanas sem me preocupar com reabastecimento, eu sempre vou nos postos da rodovia.
Ainda mais com o diesel a R$ 2,77.:concordo:
Poxa Glaicon um tanque 3 semanas? ta rodando pouco, bora sair mais de casa.....
Como uso a minha para o trabalho vai um tanque por semana, e são apenas 60 litros.
Um tempo atrás estava em viagem e abasteci em um posto (BR) em Santa Catarina com diesel S500. Segui viagem e quando peguei uma serra, senti que o carro tava ficando sem força. Vi que tinha abastecido com diesel batizado. Meu maior medo é a água misturada no diesel. Porém eu não tinha tempo de voltar e reclamar.
Parei no primeiro posto que achei na estrada. Comprei o óleo de motor mais barato que tinha e coloquei meio litro no tanque. Pronto. O carro voltou a ser o que era. Não sei qual foi o mecanismo de "cura" que se processou, mas que resolveu, resolveu.
Antes disso eu usava óleo 2T a cada dois tanques. Depois disso, passei a usar sempre. 250 ml a cada abastecida.
Viatura está com 471 mil km e motor redondinho. Troco óleo a cada 5 mil km e não se percebe baixar o nível na vareta.
VOVÔ DO TROLLER
12/08/2016, 19:56
Quando a gente pensa que as coisas vão melhorar.....o Evolux da shel (S10 super aditivado) é muito bom, no meu ponto de vista, aqui pago R$ 2,94 o litro. Gastando um tanque por semana ta até bom.
Boa noite Domingues. Sempre que eu posso eu uso o S10 Evolux da Shell. Mesmo quando era aditivado eu sempre usava o Max Diesel da Bardhal. Tava escrito na bomba que era aditivado, mas como confiar? Prefiro adicionar e ter certeza. Com relação à aditivação da S10 da Shell pode ser que ela mantenha as duas opções. Como o fato é recente, vamos aguardar para ver o que acontece. Segundo o gerente do posto, a retirada do aditivo foi uma forma de diminuir os custos da Shell. Abs. Válter
p.s. eu paguei na última vez o s10 da Shell, sem aditivo, R$ 2,79 o litro, numa rodovia federal em São Paulo, Capital, Rod. Fernão Dias, posto com alto índice de venda de diesel, portanto, a rotatividade é muito alta e o diesel está sempre novo.
Poxa Glaicon um tanque 3 semanas? ta rodando pouco, bora sair mais de casa.....
Isso mesmo.
Olhei até a nota fiscal do último abastecimento: 29/07.
E rodou até agora 650 Km´s.
Dá mais uns 100 Km´s até pegar a reserva.
Não viajei com ela ainda.
O fato é que primeiro comprei a Full (à vista), e só agora, 70 dias depois, vendi a Toyota.
Ou seja, segurei a revisão básica, que está orçada em R$ 2.700,00.
Agendarei nos próximos dias, pois o cantar do sabiá (correia) toda vez que a liga fria está cada vez mais alto.:mrgreen:
mfdomingues
13/08/2016, 13:44
Isso mesmo.
Olhei até a nota fiscal do último abastecimento: 29/07.
E rodou até agora 650 Km´s.
Dá mais uns 100 Km´s até pegar a reserva.
Não viajei com ela ainda.
O fato é que primeiro comprei a Full (à vista), e só agora, 70 dias depois, vendi a Toyota.
Ou seja, segurei a revisão básica, que está orçada em R$ 2.700,00.
Agendarei nos próximos dias, pois o cantar do sabiá (correia) toda vez que a liga fria está cada vez mais alto.:mrgreen:
Pensei que a full era corrente e não correia.
Enfim, vivendo e envelhecendo....
mfdomingues
13/08/2016, 13:48
Boa noite Domingues. Sempre que eu posso eu uso o S10 Evolux da Shell. Mesmo quando era aditivado eu sempre usava o Max Diesel da Bardhal. Tava escrito na bomba que era aditivado, mas como confiar? Prefiro adicionar e ter certeza. Com relação à aditivação da S10 da Shell pode ser que ela mantenha as duas opções. Como o fato é recente, vamos aguardar para ver o que acontece. Segundo o gerente do posto, a retirada do aditivo foi uma forma de diminuir os custos da Shell. Abs. Válter
p.s. eu paguei na última vez o s10 da Shell, sem aditivo, R$ 2,79 o litro, numa rodovia federal em São Paulo, Capital, Rod. Fernão Dias, posto com alto índice de venda de diesel, portanto, a rotatividade é muito alta e o diesel está sempre novo.
Valter, moro ao lado da Fernão e vou por ela para o trabalho (aeroporto) sempre vejo estes valores do diesel por la, mas, preferiria pegar o aditivado mais a frente pelo valor que citei acima, afinal, era aditivado.
Valeu
VOVÔ DO TROLLER
13/08/2016, 14:46
Valter, moro ao lado da Fernão e vou por ela para o trabalho (aeroporto) sempre vejo estes valores do diesel por la, mas, preferiria pegar o aditivado mais a frente pelo valor que citei acima, afinal, era aditivado.
Valeu
Boa tarde Domingues. Será que a Shell vai manter o S10 com aditivo juntamente com o sem aditivo?, ou pode ser que a opção é do posto? De qualquer forma fica aquele desconfiança se o diesel realmente é aditivado. Eu sempre prefiro adicionar aditivo, e no meu caso não compensa pagar o mais caro e aditivar, salvo quando não tiver opção. Abs. Válter
Pensei que a full era corrente e não correia.
Enfim, vivendo e envelhecendo....
Sim, o comando de válvulas é por corrente.
Mas tem correia Poli V para os agregados (ar, direção e alternador).:concordo:
Süpptitz
15/08/2016, 10:37
[]'s
A mais sábia resposta! Obrigado Carlos.
igor pedra
28/07/2017, 17:19
eu ja vi também carbureto
Wagner Bf
18/09/2018, 21:25
Estava dando uma olhada no forum da mitsubishi e lá vi a galera comentando que adiciona 1\4 de litro de oleo 2 tempos a cada tanque diz que o motor trabalha certinho lubrifica varias peças como bomba, pistoes etc... Procede essa informação ? alguem ja usou ? Eu nunca ouvi falar!!1
boa noite.
De fato hoje comprovei a eficiência do óleo 2T no diesel. Caminhonete S10 2004 MWM 2.8 com marcha lenta oscilando e alguns bombistas dizem do que teria de abrir a bomba para manutenção.
Coloquei o óleo 2T e a marcha lenta voltou ao normal.
Mas já estava oscilando a quanto tempo? Depois que abastecer sem óleo 2T conta aqui se voltou a oscilar
Walter da Camper
19/09/2018, 11:27
Colocou que quantidade de óleo 2t ? Sintético ou mineral?
Sergio c
19/09/2018, 12:18
Eu acho que só empurrou o problema da bomba e dos bicos p frente com esse óleo 2T.
boa noite.
De fato hoje comprovei a eficiência do óleo 2T no diesel. Caminhonete S10 2004 MWM 2.8 com marcha lenta oscilando e alguns bombistas dizem do que teria de abrir a bomba para manutenção.
Coloquei o óleo 2T e a marcha lenta voltou ao normal.
Walter da Camper
20/09/2018, 13:10
Com certeza. Criar uma película de óleo sobre as superfícies deslizantes ajuda a minimizar o efeito das folgas.
Se tivesse criado o costume de adicionar óleo há mais tempo, teria prolongado a vida dos componentes.
E nem precisa ser muita quantidade de óleo. Em algumas motos 2T, a mistura de 1,5% é suficiente para lubrificar virabrequim, biela e pistão. Se considerarmos que a gasolina (um solvente) é um ambiente bem pior que o diesel em termos de lubricidade, acredito que 1/2 litro de óleo a cada tanque (70 a 90 Lts) é mais que suficiente para manter bomba e bicos lubrificados.
Eu acho que só empurrou o problema da bomba e dos bicos p frente com esse óleo 2T.
Reativando o tópico.
Minha Ranger 2.5 Maxion HS estava com dificuldade na partida, especialmente após alguns dias parada. Tinha que virar a chave 2 ou 3 vezes para partir. Pesquisei aqui no fórum,
li todas as msg deste tópico e adicionei 1/2 litro de óleo 2T mineral em 70 litros de diesel s500: resolveu o problema. Agora parte rápido, mesmo após alguns dias parada.
RicardoFLN
04/05/2023, 17:47
Reativando o tópico.
Minha Ranger 2.5 Maxion HS estava com dificuldade na partida, especialmente após alguns dias parada. Tinha que virar a chave 2 ou 3 vezes para partir. Pesquisei aqui no fórum,
li todas as msg deste tópico e adicionei 1/2 litro de óleo 2T mineral em 70 litros de diesel s500: resolveu o problema. Agora parte rápido, mesmo após alguns dias parada.
Ou seja, não resolveu o problema! Bateria pela hora da morte, ou os coletores do motor de arranque sujos, conferiu?
Sds.