PDA

Ver Versão Completa : jeep a diesel

Pedro Candido
05/11/2003, 17:55
Transformei o meu bruto em 2.8 tdi, mais o detran nao quer regularizar o novo motor (tenho nota do motor), eles alegam que so veiculos que carregam mais de mil kg podem ser diesel. :x
Se nao me engano li em um dos topicos que essa adaptacao era legal.
Alguem sabe onde encontro essa lei??
Devo comprar algum livro de legislacao??
Espero ajuda. :evil: :twisted:

Thiago Rodeghel
05/11/2003, 18:37
Estranho isso, tbm achava q somente, por exemplo, Nivas não podiam ser transformados a diesel :roll:
Então pergunta para eles se o Javali carrega mais de 1000kgs, ou se um Troller carrega mais q isso :twisted:

Já vi em diversas edições da 4x4&Cia com CJ3 e Cj5 com motores diesel, sem problemas :D

Estou fazendo uma reforma geral no meu Cj5, trocando o motor, mas de gasolina-gasolina, e o q me disseram, era para levar o Jeep antes da troca do motor, lá no Detran, e explicar pq da troca e por qual motor, e depois de feita a troca levar novamente ele para fazer uma nova vistoria :shock:

Falou
[s] Ainda com dúvidas

JeepDennis
05/11/2003, 20:15
acho mais fácil vc trocar idéia com um despachante de confiança e pedir pra ele arrumar a documentação pra vc, os caras já tem a mãnha.

Giovani
05/11/2003, 20:40
Transformei o meu bruto em 2.8 tdi, mais o detran nao quer regularizar o novo motor (tenho nota do motor), eles alegam que so veiculos que carregam mais de mil kg podem ser diesel. :x
Se nao me engano li em um dos topicos que essa adaptacao era legal.
Alguem sabe onde encontro essa lei??
Devo comprar algum livro de legislacao??
Espero ajuda. :evil: :twisted:

:D Fala Pedro!!!

:D Veículos 4x4 e com redução podem ser à diesel, independente da capacidade de carga! Ponha "Legislação" na pesquisa, que vc vai achar o texto da lei. Ele já apareceu por aqui... :wink:
[]'s

Pedro Candido
06/11/2003, 00:27
Pesquisando ja consegui quase tudo.
Liberacao no codigo nacional de transito, liberacao no contran, falta so a maldita portaria departamento nacional de combustiveis.
Se alguem souber onde a encontro, me da um toque. :evil: :twisted:
Quero ouvir a nova desculpa.

Cícero Franco
06/11/2003, 08:26
Este assunto tá debatido no Forum da Rural. Além disto conheço diversos jipes e rural andando a diesel e perfeitamente documentados. Muitas vezes é o detran local que empomba.

[]s

Fábio
06/11/2003, 09:24
Thurma...

O problema que o amigo Pedro está sofrendo é pontual: No Detran de Goiás existe uma pessoa que comanda o departamento juridico daquelee orgão.

Acontece que a tal pessoa assume mais uma postura administrativa do que qualquer outra coisa. Essa pessoal, é uma advogada que se vangloria em dizer que é uma das únicas no Brasil que cumpre com o devido rigor a portaria 23 (transcrita abaixo), e que já vetou mais de 400 pedidos de conversão. Claro que ela se "esqueceu" de ler a excessão do § 2° , ou simplesmente não sabe o significado da palavra JIPE!!!

Como sei de tudo isso? Simples: Estive no último final de semana em Goiania para tentar comprar um carro a diesel, mas me deparei com o mesmo problema.

Pedro, quer uma dica?!? Não limite-se a um despachante: Contrate também um advogado (dos bons) e desça a lenha em cima do Detran! Você tem esse direito... Vamos fazer justiça!!!

[]´s...

PORTARIA N° 23, DE 6 DE JUNHO DE 1.994
DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS

RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.

ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.

Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;

Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:

Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.

§ 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).

§ 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.

§ 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.

Art. 3° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Cícero Franco
06/11/2003, 09:55
Licencia noutro lugar, oras....

[]s

Fábio
06/11/2003, 11:12
Cicero,

No meu caso, não é algo tão simples: Como o carro já estava convertido para diesel quando caiu no Detran de Goiania, grande parte da documentação já se perdeu.

Outra coisa: Claro que qualquer orgão que for analizar o Renavan do veículo e observar que ele foi de gasolina para diesel, depois para gasolina de novo, vai entender que o problema foi caga&¨@$% do Detran de Goiania e não vai dar tratamento algum: Eles simplesmente pedem para você voltar para lá e corrigir o erro.

Capiche?

[]´s

Cícero Franco
06/11/2003, 11:16
putz! que grande .....

[]s

Giovani
06/11/2003, 12:36
:D Grande Fábio!!!

:( Se é assim, não tem jeito. Vai ter que gastar umas latas às mais com um advogado... :?
:D Aí Galera, só um aviso de utilidade pública: informem-se no Detran antes de fazer a troca do motor... :wink:
[]'s

Pedro Candido
06/11/2003, 22:05
Senhores depois de mostrar toda a lei, normas e outras enchecoes de linguica mais, a senhora doutoura Wilma (sera que toda Wilma e ma??)
Me propos pedir um parecer no detran (2 meses), ai quem sabe se o parecer for positivo entrar na justica pra quem sabe la quando registrar meu mostinho :x
Alguem sabe de um estado vizinho de Goias que aceita a troca do motor a gasolina pro diesel, quero ver se compensa em $$$ e em tempo. :cry:
Isso so pode ser castigo.
Deve ser praga de mae + praga de namorada. :roll:

Eduardo Chaves
07/11/2003, 16:24
Pedro,

Aqui em SP passei meu antigo Niva para diesel sem problemas, claro que foi na raça, pois todos os despachantes diziam não ser possível, passei a mão na portaria e fui direto com o delegado, sem problemas, documentação Ok... :wink:

Acredito que em qq outro estado não terás a mesma dificuldade...

[]'s positivos... :lol:

Ian Moreira
08/11/2003, 08:04
Cicero,

No meu caso, não é algo tão simples: Como o carro já estava convertido para diesel quando caiu no Detran de Goiania, grande parte da documentação já se perdeu.

Capiche?

[]´s

Beleza, Fábio :!: :?: ,

Qual é o valor que estava esse Jeep a diesel em Goiânia :?:
Porquê eu conheço um pessoal de Cocalzinho, que modifcam Jeeps, com muita qualidade, só que o preço é um pouco salgado, se você estiver afim, me dê um retorno que eu informo a você tudo a respeito.

Abraços :!:

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Fábio
10/11/2003, 08:55
Ian,

A questão não é preço... Acontece que o carro piscou para mim!!! Ai, você já sabe: Não tem mais jeito!

A propósito: Não se trata de um CJ.

[]´s

Eduardo Chaves
10/11/2003, 15:26
Falae Ian...

Eu acho que era uma Camper... :roll: :oops: :roll:

Né não Fábio ???

[]'s inxeridos...

Ian Moreira
11/11/2003, 08:34
Beleza eduardo :D
A :shock: ,não então falou, essa aí é mais difícil por aqui, eu a propósito nunca ví uma, só em fotos :roll: , E é bom o carro :?:

[]' inxeridos & curiosos....

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Eduardo Chaves
11/11/2003, 15:20
Ian...

A Camper é um ótimo jipe... Dentro de suas limitações, que são poucas :!:

Só pra se ter uma idéia, ela é montada sobre o chassis do Engesa Fase 2... :wink:

Claro que como todo bom jipe sempre há os problemas de praxe... :lol:

Dê uma olhada no site:

www.camper.com.br

[]'s...

Fábio
14/11/2003, 08:40
Eu acho que era uma Camper... :roll: :oops: :roll: Né não Fábio ???

Edu,

Se o negócio vingar o pessoal do fórum será um dos primeiros a saber: O que eu digo é: Trata-se de um p*ta carro!!!!

Acabei de receber novidades da documentação: A tal Dona Wilma já consegue acatar o § 2° da portaria 23, maaaassssss.... para o Detran de GO não existe a classificação "jipe" no sistema: Para eles tudo é automóvel de passeio, seja Niva, Engesa,Troller, Camper, Vitara, etc...

Enfim: Tá dificil!!!! Mesmo assim, não desisto! :x

[]´s

Eduardo Chaves
14/11/2003, 15:08
Ué Fábio...

Então não vejo o pq deles negarem, pois se há trollers, engesas, etc... no estado de Goiás à diesel, que com certeza existem, não estão classificados como jipes também.

Se bem que... Pelo que o dono anterior do Jericó me informou, o Engesa também não era classificado como jipe, porém ao documentá-lo como diesel, a alteração no campo espécie foi incluído jipe sem problemas, isto em Manaus-AM. :lol:

É o nosso Brasilzão...
Mas acho que se ficar argumentando e "enchendo o saco" deles eles liberam... hehehe...
Ou então estão esperando algum $$$... :wink:

[]'s na expectativa :lol:

andretomasi
14/11/2003, 18:00
Só relatando experiência sobre a espécie dos veículos, acho que não tem maiores problemas em trocar não.. quando comprei o cj ano passado, na hora de fazer os documentos no Detran ele estava classificado como "utilitário" e o cara trocou na hora pra "jipe", no computador.
Deve ser birra da tal da Wilma mesmo :lol: :lol:

[ ]´s

Fábio
16/03/2004, 01:48
Salve, salve!!!!

É com imenso prazer que reativo este tópico!

Finalmente após meses de intensa briga, a Maria Bonita, minha Camper 4.2 TD volta a ser um veículo movido a óleo diesel perante os olhos da lei!!!

Foram muitas andanças pelos corredores da burocracia neste nosso país, mas finalmente a novela chega ao fim (ou quase...).

Precisei entrar com um recurso junto ao Renavan de Brasilia para a alteração da classificação da viatura. Neste meio tempo tivemos festas de final de ano, férias, carnaval e nada do processo andar. Depois disso foi solicitado um laudo atestando que o carro tinha tração e redução conforme pede a lei. Foi feito um belissimo trabalho por um orgão do Inmetro, onde não havia como deixar dúvidas á qualquer leigo no assunto. Não contentes com isso, o Detran de Goiania pediu um laudo de vistoria lacrada... e lá vai o Fábio ao Detran de São Paulo para mais uma vistoria.... Mas finalmente... Eis que nesta sexta-feira última recebo a tão esperada noticia: Sua Camper é novamente um veículo a diesel!!!

Infelizmente fiquei sabendo em uma dessas andanças pelos Detrans que a história não termina por ai: Um funcionário me garantiu que o documento ao chegar em São Paulo será novamente classificado como gasolina, pois o que vale é o que consta no BIN - Base Índice Nacional... Brincadeira?!? Mas agora estou com folego (e com o processo e documentações prontas) para enfrentar qualquer obstáculo burcratico que vier... Pena que esses a gente não se livra com guincho, patescas e anilhas...

[]´s