PDA

Ver Versão Completa : 190.000 km: comprar ou não?



suski
25/08/2005, 19:05
Olá para todos,
Um amigo meu possui uma toyota 94 2.8D com 190.000 km. Eu conheço o cara a tempos e sei do cuidado que ele tem com o carro, com manutenções periódicas regirosas e cuidados constantes com óleo. Ele não estava vendendo a caminhonete, mas disse que se interessava dependendo da oferta. Mas a questão é a seguinte: esta kilometragem tá alte demais? Gostaria de comprar o carro, mas seria pra ficar muuuuito tempo com ele, no mínimo uns 5 anos. Uma motor bem cuidado destes dura bem mais que 300.000 km? E se algum dia der um problema garvíssimo com o motor, como fica a substituição, é possível? Gostaria da opinião daqueles que possuem toyotas com kilometragem alta.
Por fim, não menos importante: quanto mais rodada, mais manutenção? Ou se o motor estiver ok é a mesma manutenção de rotina de um motor menos rodado?

Obrigado a todos,

Eduardo Suski
Belo Horizonte

Homero
25/08/2005, 23:05
suski,



Conversando com um engenheiro da International, os motores deles são projetados para chegar ao 300.000 km desde que a manutenção seja seguida a risca e não haja nenhum imprevisto no meio do caminho.(superaquecimento , falha do filtro de ar com entrada de abrasivos etc.)Segundo ele se tudo der certo o motor pode até passar dos 300.000km mas com performance diminuida.Ele recomendou que se trocasse os bicos injetores e turbina com 150.000km com um recondicionamento da bomba injetora.Estavamos falando dos 2.5, 2.8 e que os 3.0 eletronicos por projeto seria a mesma coisa.(outubro de 2004)

O motor da nova Hilux tem também vida estimada em 300.000 km.Esse parece ser um padrão para essa classe de motor e provavelmente os da Hilux antigas devem ter sido projetados para essa mesma vida.

Então não acho que um motor dure muito mais que 300.000 km!!! mesmo bem cuidado.(é provavel que apareça um monte de gente dizendo que a dele passou dessa km , mas mesmo assim eu tenho dúvidas.)

No manual das novas Hilux a partir de uma certa KM muda algumas verificações e trocas(troca do liquido de arrefecimento na metade do tempo).Meu carro não está aqui agora ,senão iria ver e postar corretamente , mas de uma maneira geral se gasta mais com manutensão preventiva quanto maior a KM.

É muito importante como o usuário dirige pois altas rotações tendem a causar problemas mais cedo.120km/h nessa 2.8 já quase que é alta rotação.Motor de caminhão dura mais pois a rotação é limitada bem baixo(2800 rpm)

Agora, é muito facil abaixar a KM de um veiculo e muiiitaaaa gente faz isso e talvez outra que marque 100.000 km pode na realidade ter 200.000km.Conhecer o dono pode ser uma vantagem , mas se voce pretende ficar uns 5 anos e usar bastante , então esteja preparado para gastar com manutenção.


Homero

suski
26/08/2005, 00:13
Valeu Homero, talvez seja o caso de olhar mais um pouco. Quero um carro que não me dê muita dor de cabeça. O problema é que a Hilux tá muito nova para ser 94, e eu acompanho um pouco o cara, sei que ele cuida direito. Lógico que o ideal seria algo em torno de 100.000, mas para o carro que eu quero (motor 2.8D SEM turbo), é difícil achar km baixa. Talvez valha mais a pena comprar algo que eu conheço mais um pouco rodado que me aventurar por aí. Além disso, eu rodo algo entre 10.000 e 15.000 por ano, ou seja, bem pouco. Vou pensar melhor no assunto. Obrigado pela ajuda.

Eduardo Suski

Fernando Figueiredo
26/08/2005, 01:29
Eduardo,
Carro 94 com 100.000 é quase utopia. Ela tem que rodar menos 25km por dia. Uma pequena viagem equivaleria por quase um mês! Por isso, um carro mais rodado, porém conhecido, vale muito mais que um desconhecido. É muito fácil adulterar quilometragem. Veja, 190.000km equivale a mais ou menos 1.500 km/mês.
Quanto ao turbo, tenho na minha 93 2.8 com baixa pressão, nem chega a 0,6 em 5 marcha. Só entra em funcionamento nas subidas e retomadas, assim mesmo, em arracandas não passa de 0,4. Por isso não vejo problema em tê-lo. Antes tinha apertar o acelerador nas subidas para mater 100km/h, com o turbo, continuo com a mesma aceleração. Acho que força menos o motor do que sem turbo.
A minha está indo para 140.000 km, sem nenhum sinal de vazamento, perda de potência etc..
Vai fundo, é um baita carro.

SJKCaio
26/08/2005, 09:19
Tive uma Hilux 97 2.8D turbinada (por conta própria) vendi com 160.000km sem sinal nenhum de "cansaço".
Eu rodava na na média de 20.000km por ano, viajando bastante, o motor é muito resistente e tando com as trocas de óleo em dia não dá dor de cabeça, alias foi a única coisa que eu fiz nessa viatura usar e trocar óleo.

[ ]´s saudosos da Toy

SJKCaio
26/08/2005, 09:20
Toy

Luca
26/08/2005, 12:11
Eduardo,
Vamos por partes.


toyota 94 2.8D com 190.000 km... conheço o cara a tempos e sei do cuidado que ele tem com o carro, com manutenções periódicas regirosas e cuidados constantes com óleo ... Ele é o primeiro dono? Tem certeza? Se não for, tem certeza de que o primeiro foi zeloso? Acredito que você já tenha examinado o estado geral do carro, e ele esteja bom. Toyota com cuidados simples e corretos permanece nova por mais de uma década. A pintura fica feito uma laca.


... não estava vendendo a caminhonete, mas disse que se interessava dependendo da oferta... Se você me oferecer R$ 1.000.000.000,00, eu também te vendo a minha. Vai até com tanque cheio, lavada, e vc ainda ganha um jogo de carpete de "brinde". :D Brincadeiras a parte, o cara é bom negociante. A jogada é boa. Até porque ele vai ficar sabendo quão desejável é o carro dele. E se não for interessante a proposta, ele diz: "não quero vender".


... esta kilometragem tá alte demais? Não. Se o carro não foi esmerilhado, você terá uma pick-up prá mais de 20 anos de bons serviços, e serviços confiáveis. Não tô exagerando, nem elogiando. É fato. Não tem aquela de ter medo de ir longe, até o meio do nada achando que na hora de dar partida talvez o motor num pegue. De Toyota você vai ao inferno. E volta.


... seria pra ficar muuuuito tempo com ele, no mínimo uns 5 anos... Se o carro tá do jeito que você tá falando, um horizonte de 5 anos é tranquilo.


... motor bem cuidado destes dura bem mais que 300.000 km? Com certeza. A minha deve ter isso, e não vaza óleo, não gasta lubrificante, não bate.


... E se algum dia der um problema garvíssimo com o motor, como fica a substituição, é possível? Que eu saiba, só dá problema gravíssimo se houver falta de manutenção básica (óleo, filtros, e correia dentada) ou esmerilhamento do motor em alta rotação. Não se substitui o motor de Hilux 2.8 D (a menos que vc ache um negocio de ocasião em desmanche). O motor tem bloco de ferro fundido. Retífica nele, troca de canecos, casquilhos e juntas. (3.0 turbo-diesel é outra história). Se for o caso, há todas as peças originais em toda rede de assistência no território nacional. No Uruguai e na Argentina, os preços são melhores. Ou você também pode encomendar pela Askby (nunca usei).


... Gostaria da opinião daqueles que possuem toyotas com kilometragem alta... Estou com a minha desde 1.998. Comprei, tinha 40.000 km no hodômetro. Hoje está com 220.000 km. Mas tenho quase absoluta certeza de que o logista me enganou e voltou o velocímetro. Daí a importância de conhecer desde o primeiro dono. É mais garantido, pois Toyota bem mantida não aparenta a idade que tem.


... Por fim, não menos importante: quanto mais rodada, mais manutenção? Não. Se a manutençao básica for dada, só manutençao básica será necessária. Evidentemente, peças de desgaste (frição, amortecedores, pastilhas, correias, etc.) deverão ser substituídas na medida em que a vida passa. Como em todo e qualquer veículo.


... se o motor estiver ok é a mesma manutenção de rotina de um motor menos rodado? Sim. Manutenção básica, sempre! Pesquise aqui no fórum. Há muita matéria sobre isso.

[]´s

suski
26/08/2005, 13:14
Luca e demais companheiros, muito obrigado pelas respostas. Valeu pelo detalhamento Luca.
Na verdade este amigo meu não é o primeiro dono não, mas já está com a toyota tem uns 2 anos. Ele é bem rigoroso também, acho que deve ter pesquisado bem quando comprou. O fato é que ele cuida muito bem do carro. O engraçado é que o cara, apesar de cuidar do carro, não tem esse apego quase sentimental que muitos de nós temos pelas máquinas, ele é meio comerciante mesmo, do tipo só não vendo mulher, mãe e filhos. E numa conversa inicial, ele chutou um valor até um pouco abaixo do mercado atual. Ele não faz muitas trilhas não, gosta do carro mas nem é o carro de uso do dia-a-dia.
Tô saindo de uma S10 4x2 (já passei muito aperto!) e quero uma caminhonete parruda, que aguente bastante tempo e, principalmente, não me de muita dor de cabeça.
Gostaria de ouvir a opinião de mais proprietários para avaliar bem mesmo.
Obrigado pelas respostas até agora,

Eduardo Suski
Belo Horizonte

Leonardo Dic
26/08/2005, 13:25
Oi Eduardo, com 190.000km, esse motor 2.8 ainda é uma criança, se foi bem cuidado.
A minha tá com 250.000 km e acho que agora que tá ficando boa.
Não baixa óleo, não bate nada, temperatura é sempre a mesma.
Aqui na fazenda que trabalho tem uma com 390.000km na mesma situação.
Esse motor sabendo tocar ele no asfalto e fazer a manutenção correta, sem medo nenhum eu te digo que passa fácil de 400.000km. Aqui na minha região tem uma CS 93 que tá com 600.000, mas segundo o seu dono está baixando 1,5l a cada 5000km. Mais tá andando bem.
É isso aí.

Abraço e bom negócio.

Amauri
29/08/2005, 23:01
Suski,

Foi o tempo que motor durava pouco.
Hoje em, até esses motorzinhos de carro 1000 duram 200.000 Km, girando a 5 ou 6000 RPM.
Eu não tenho dados, mas acredito realmente que o motor 2.8 chegue tranqüílo aos 500.000 Km.
É como o pessoal disse, uma toyota bem cuidada não demonstra a idade que tem.
Dia 23 de agosto, a minha completou 6 anos de vida. Tirei zero em 23/ago/99, e estáo hoje com 110.000 Km. Quando olho pra ela, ou dirijo, tenho a impressão de que estou andando em um carro novo.
Em minha opinião, 190.000 Km não é nada (se o odômetro não tiver sido adulterado).

[]