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Eduardo Thum
25/08/2005, 18:14
Amigos. No manual da viatura diz que para reboca-lo com um motorhome etc... deve-se coloca-lo em neutro (caixa de transferência), em 2ª na caixa de marchas (no meu caso - câmbio manual) e rodas livres manuais desacionadas.
Alguém sabe porque coloca-lo em 2ª marcha ???? Isto está certo ????
Baita abraço,
Thum

Fabil
25/08/2005, 19:56
no manual do samurai tb diz isso, e ninguem até hoje soube me dizer o pq de maneira aceitavel...
eu penso o seguinte... roda livre desligada, caixa de transferencia em Neutro e cambio em Neutro nao seria o correto?? tudo desligado.. pra que o cambio em 2 ?? e necessariamente 2 ? pq se for p/ deixar engrenado, nao 3 , 4 ou 5 ??

se alguem puder me dar uma explicacao CONVINCENTE fico grato...

WOT
25/08/2005, 22:14
é mais seguro deixar uma marcha engatada do que deixar em ponto morto, não fica nada "solto". Eu acho que é uma recomendação coerente, agora o pq de ser a 2ª eu não sei, se fosse p/ escolher uma eu escolheria uma 5ª, mas se eles dizem que é a 2ª, quem sou eu p/ discordar....

Valeu

Fabil
25/08/2005, 22:21
ok.. mas a sua resposta AINDA nao me conveceu... todos chutam +/- isso.... eu quero um resposta tecnica e convincente..
quanto a ficar "solto"como vc diz.. mas a intencao nao é exatamente essa??? fazer que o o volante do motor ( obvio vai estar desligado) ficar completamente liberado do sistema de transmissao?? e mesmo que ele tivesse que ficar "preso" .. porque a 2 marcha?? e nao a 1, 3, 4, 5 ou ré????
T+

Gasoso
25/08/2005, 23:07
Muito bem lembrado este assunto... normalmente só se lembra dele quando se quebra.... :palmas: :palmas:
Só reboquei um vitara 01 vez, um vitarinha 3P 95... tentei como manda o manual... rodei 100 metros em linha reta e desisti :? ..., parei, tirei de N (neutro), botei no bom e velho ponto morto em 4x2 e fui rebocado por quase 80Km.... :twisted:
Motivo?
em N (neutro), as rodas livres travaram.... :shock: até hoje naum entendi isso...

Já testei só por testar e tanto o Sombra como o Escuridão fizeram a mesma coisa... em N as rodas livres travam, é só empurrar ou puxar a viatura... 8)

:pensativo: Se alguem puder explicar porque é melhor rebocar uma viatura com as rodas livres travadas, eu agradeço....

[]s

Fabil
26/08/2005, 07:53
nou seu caso as RL sao automaticas néh?? entao p/ rebocar tem que ser orbigatoriamente com as rodas dianteiras no ar...

Eduardo Thum
26/08/2005, 10:18
Taí um assunto interessante de debatermos. Pior é que estou às vesperas de rebocar a viatura e não sei o que fazer afinal de contas !!!! :roll:
Vou rebocalo por uns 800 KM ....
Alguém mais já rebocou ?????
Abraço gurizada, :lol:
Thum

Andre Sousa
26/08/2005, 12:39
Aêeeeee Gasoso.

Tava sumido cara.

Como vão as modificações. Não deu meis notícia. Fala aí. Funcionaram os novos amortecedores e os calços???

Abraços

JOSE CANDIDO
27/08/2005, 20:04
IXI !!!

galera, essa aí pegou pesado .... num faço a menoooor idéia ..... só li isso uma vez , de relance olhano o manual ..... mas nunca imaginei o porque ......

ainda nao reboquei ninguem por muitos kms .... no maximo, desatolar ou arrastar ate uma oficina proxima ....

fica a duvida !!!!! muitos doces e guloseimas pra quem acertar !!!!

abs, ou como disse : baita abraço !!!

candido

dioneiemme
06/09/2005, 16:02
Eu reboco meu samurai constantemente, sempre deixo as alavancas no neutro e nunca tive problema.
Meu samurai tem roda livre manual, deixo elas no "Free".
Até hoje não vi nenhum problema para rebocar o meu samurai.

[]'s Sem problema para andar no towbar.

Théo_Augusto
07/09/2005, 19:16
Olá POvo

esta é fácil!!!

O manual recomenda rebocar em segunda marcha por conta da lubrificação. Se vc deixar tudo em neutro vai girar o "eixo superior" da caixa (por conta do diferencial traseiro) mas não vai haver lubrificação. Em compensação, deixando em segunda marcha, vai girar o primário, que fica imerso em óleo fazendo com que haja lubrificação na caixa.

Conheço gente que reboca em neutro (quase todo mundo) e nunca aconteceu nada, mas prefiro obedecer o manual, principalmente depois da orientação que o mecânico deu.... :concordo:

Sds
Théo

JOSE CANDIDO
08/09/2005, 00:36
óóoóoó´ até que enfim, uma explicacao cientifica pro caso ..... e que esta tendo a minha credibilidade .....

abs, candido

Fraga
08/09/2005, 23:35
Théo, boa noite.

Se a caixa de transferência estiver no neutro, como è que vai girar o secundário? E se girar de que caixa você esta falando Gear box ou Tcase :pensativo:

Pelo menos quando eu coloco em neutro o meu não vai nem para trás nem para frente. :pensativo: , portando acredito que não está havendo transmissão via cardan nem passando nem recebendo rotação.

Caso possa sanar minha dúvida ficarei-lhe muito grato.

Fraga

Théo_Augusto
09/09/2005, 21:39
Olá Fraga

Não sou especialista em caixas, mas.... vamos lá!!

Por mais que nao exista ligação solidária, o fato do cardã estar girando a, digamos, 400 voltas por minuto, vai transmitir rotação para todo o conjunto, fazendo girar o "secundário"... Faça o teste!!!!

Levante o seu carro, coloque em neutro na caixa de transferencia, engate uma marcha, e veja se mesmo assim (em N) não vai haver rotação no cardã!

Sds
Théo