Ver Versão Completa : Problemas com balanceamento rodas jimny
Albertocuritiba1
20/10/2012, 22:16
Galéra;
Alguem ja teve dificuldades em balancear as rodas de liga leve do Jimny ????
Fui a tres auto centers e as máquinas deles ficam bobas.... ficam pedindo chumbo aqui, depois ali.... e vai um monte de chumbo e nunca zera.......
alguem já passou por isso ???
Sim, é bastante chato...
O meu balanceamento nunca ficou bom. Acho que tem a ver com os pneus Pirelli Scorpion ATR que tenho no meu HR, sua forma é bem ±...
Abs
Clemente
Galéra;
Alguem ja teve dificuldades em balancear as rodas de liga leve do Jimny ????
Fui a tres auto centers e as máquinas deles ficam bobas.... ficam pedindo chumbo aqui, depois ali.... e vai um monte de chumbo e nunca zera.......
alguem já passou por isso ???
Albertocuritiba1
21/10/2012, 15:31
Sim, é bastante chato...
O meu balanceamento nunca ficou bom. Acho que tem a ver com os pneus Pirelli Scorpion ATR que tenho no meu HR, sua forma é bem ±...
Abs
Clemente
Caro colega... ja experimentou balancear no local ???
Caro colega... ja experimentou balancear no local ???
Também tive muito problema em balancear. Chegaram a me dizer que uma das rodas está torta, mas não acredito. Fiz balanceamento no lugar, fiz fora e tal. Agora esta bom e não pretendo fazer rodízio mais, pois só me dá problema. Minha opinião é que esses pneus Pirelli Scorpion ATR são chatos mesmo.
Albertocuritiba1
22/10/2012, 20:30
Também tive muito problema em balancear. Chegaram a me dizer que uma das rodas está torta, mas não acredito. Fiz balanceamento no lugar, fiz fora e tal. Agora esta bom e não pretendo fazer rodízio mais, pois só me dá problema. Minha opinião é que esses pneus Pirelli Scorpion ATR são chatos mesmo.
Mas tá... como foi que voce fez para ficar bom do jeito que está??
Mas tá... como foi que voce fez para ficar bom do jeito que está??
Onde eu levei os caras trabalham com pneu de caminhão. Talvez o equipamento deles seja melhor...
Ou porque foi dito, "se não ficar bom não pago". hehehe
Foram os únicos que acertaram depois de vários lugares que levei. Ficou ótimo!
E enquanto estiver bom ninguém toca nos pneus. :)
O meu hr veio com os pneus Pirelli Scorpion ATR e tb tinha esse problema de balanceamento e até alinhamento, depois que troquei e coloquei os bf 215 at resolveu o problema!!!!
Matheus Couto
18/01/2013, 10:48
Galéra;
Alguem ja teve dificuldades em balancear as rodas de liga leve do Jimny ????
Fui a tres auto centers e as máquinas deles ficam bobas.... ficam pedindo chumbo aqui, depois ali.... e vai um monte de chumbo e nunca zera.......
alguem já passou por isso ???
Meu pai trabalha com alinhamento e balanceamento faz anos e por muitas vezes teve que desmontar os pneus porque ou tinham água por dentro, ou aquela "goma" tampa furos.
Abraço
felipeptb
15/11/2014, 15:28
Pessoal, fui fazer o balanceamento no local em uma oficina aqui de BH e me disseram que nao é recomendado a fazer no Jimny por causa dos eixos e traçao 4x4. Essa informaçao procede?
Sassagudo
16/11/2014, 23:10
Pessoal, fui fazer o balanceamento no local em uma oficina aqui de BH e me disseram que nao é recomendado a fazer no Jimny por causa dos eixos e traçao 4x4. Essa informaçao procede?
Olá.
Talvez proceda, em parte, sim!
Não vi o manual do Jimny nacional mas o ingles recomenda expressamente o reboque do veículo pela traseira.
As rodas dianteiras livres. Colocar em 4x2, desligar o motor e travar a direção, não pela chave, alinhada.
A roda livre faz com que os semi eixos dianteiros, e consequentemente o diferencial, não gire.
O manual proíbe o reboque pela dianteira alertando para danos no diferencial traseiro e etc.
Então acho que as dianteiras podem, e talvez devam, ser balanceadas no lugar mas as traseiras não.
Alguém tem o manual do Jimny nacional a mão?
Gostaria de ouvir, ou ler..., outras opiniões.
Boa semana à todos!
Eu fiz o balanceamento dianteiro com as rodas no lugar, e foi o melhor resultado que obtive. Ficou totalmente zerada.
Pelo que eu estou percebendo, o problema esta nos Scorpions.
Uso o scorpios MTR que vem de fabrica com o 4sport. Tinha um pneu que não dava balanceamento (no local) de jeito nenhum. Então troquei ele pelo estepe. Melhorou 80%. Ainda continua a trepidação entre 60 e 80 km/h mas foi o melhor que consegui.
Essa semana estou levando na css para ver se eles conseguem melhorar.
Mas como acabei de postar em outro topico... eu duvido que eles resolvam, uma vez que eles colocam culpa de tudo no pneu que é mud.
Abs a todos
Laranjinha
30/04/2016, 13:15
Pessoal,
estou tendo dificuldades de encontrar quem faça o balanceamento das rodas do meu jimny. Acabei de sair de uma oficina e me disseram que o problema não é o pneu e sim a roda, que não é compatível com a máquina.
O mecânico recomendou procurar um local que faz balanceamento de roda de caminhão ou fazer o balanceamento no local.
Alguém sabe me indicar um local em BH, que faça o balanceamento no meu Jimny ?
Abraço
jorgeffn
30/04/2016, 14:31
Pessoal,
estou tendo dificuldades de encontrar quem faça o balanceamento das rodas do meu jimny. Acabei de sair de uma oficina e me disseram que o problema não é o pneu e sim a roda, que não é compatível com a máquina.
O mecânico recomendou procurar um local que faz balanceamento de roda de caminhão ou fazer o balanceamento no local.
Alguém sabe me indicar um local em BH, que faça o balanceamento no meu Jimny ?
Abraço
Faço no LéoOffroad..... próximo a Estação Vilarinho / Faminas....
Léo Off Road - A oficina do seu 4x4 - 31 3454-548 (http://leooffroad.com.br/)
abs!
Fiz recentemente balanceamento, geometria e cambagem em meu GV 99, pneus 215/70 15.
Um dos pneus acusou na máquina 280 g de desbalanceamento. O operador não queria nem continuar o serviço, acusando a necessidade de troca do pneu. Desmontou o pneu, e encontrou um remendo enorme na parte interna, que provoca o desbalanceamento.
Como a loja não tinha pneu dessa medida pra vender na hora, consegui convencê-Los a fazer o melhor possível com o balanceamento desse pneu até eu conseguir comprar um novo (que concordo ser necessário).
Deu um pouco de trabalho, mas no final o mecânico conseguiu deixar o balanceamento nessa roda com "apenas" 25g fora. As outras rodas ficaram zeradas.
Antes eu não conseguia passar de 80 km/h com o carro. Agora posso andar a mais de 100, com o carro firme e silencioso.
Laranjinha
02/05/2016, 08:08
Faço no LéoOffroad..... próximo a Estação Vilarinho / Faminas....
Léo Off Road - A oficina do seu 4x4 - 31 3454-548 (http://leooffroad.com.br/)
abs!
Valeu Jorge.
Vou dar uma olhada lá.
Laranjinha
09/05/2016, 09:10
Bom dia pessoal!! Estou voltando para dar um retorno que que foi feito.
Seguindo recomendação do nosso companheiro, levei o Laranjinha no meu xará, LéoOffroad. Na verdade não fui eu quem levou, pedi para que um amigo levasse. A oficina só funciona de segunda a sexta e a localização dela não me favorece.
Voltando ao que interessa. Meu amigo foi muito bem atendido ficou animado com a estrutura deles.
Eu, por outro lado, não fiquei tão satisfeito. O alinhamento do carro ficou bom, mas o balanceamento só ficou menos ruim. O carro continua trepidando, mas um pouco menos, quando acelero e chego na faixa dos 70km/h. Mas na desaceleração, passando pela mesma velocidade, trepida muito!
Meu amigo me passou o relatório dizendo que o mecânico falou que minhas rodas estava ligeiramente empenadas. Eu achei estranho, pois o balanceamento anterior ficou perfeito, foi feito no esquema de não remover as rodas do veículo. Do último alinhamento até hoje não fiz nenhuma trilha, e só ando na maciota.
Vou ligar lá no LéoOffroad hoje a tarde para ver se eles me dão alguma sugestão, e vou procurar uma oficina que faça o balanceamento das rodas sem removê-las do veículo, talvez seja a única solução para o meu possante.
Caso algum dos companheiros do forum conheça alguma oficina de BH que faça esse serviço, e seja de confiança, aceito indicações.
Um grande abraço e boa semana a todos!!!
SERGIO PERI
12/05/2016, 00:51
Alo rapaziada, estou com o mesmo problema: o Jimny poderia chamar-se Shimny rsrsrs Quando passa pelos 75 km/h trepida a direção pra danar. Aproveito para perguntar se o balanceamento só seria suficiente para acabar com o shimi, ou tem que fazer também o alinhamento. Outra coisa, qual a necessidade de fazer o trabalho com as rodas no carro, montadas? Obrigado.
Bom dia pessoal!! Estou voltando para dar um retorno que que foi feito.
Seguindo recomendação do nosso companheiro, levei o Laranjinha no meu xará, LéoOffroad. Na verdade não fui eu quem levou, pedi para que um amigo levasse. A oficina só funciona de segunda a sexta e a localização dela não me favorece.
Voltando ao que interessa. Meu amigo foi muito bem atendido ficou animado com a estrutura deles.
Eu, por outro lado, não fiquei tão satisfeito. O alinhamento do carro ficou bom, mas o balanceamento só ficou menos ruim. O carro continua trepidando, mas um pouco menos, quando acelero e chego na faixa dos 70km/h. Mas na desaceleração, passando pela mesma velocidade, trepida muito!
Meu amigo me passou o relatório dizendo que o mecânico falou que minhas rodas estava ligeiramente empenadas. Eu achei estranho, pois o balanceamento anterior ficou perfeito, foi feito no esquema de não remover as rodas do veículo. Do último alinhamento até hoje não fiz nenhuma trilha, e só ando na maciota.
Vou ligar lá no LéoOffroad hoje a tarde para ver se eles me dão alguma sugestão, e vou procurar uma oficina que faça o balanceamento das rodas sem removê-las do veículo, talvez seja a única solução para o meu possante.
Caso algum dos companheiros do forum conheça alguma oficina de BH que faça esse serviço, e seja de confiança, aceito indicações.
Um grande abraço e boa semana a todos!!!
Oi Leo,
Eu tive a mesma questão com o Leo Offroad. São muito bacanas, fizeram uma revisão 100% no meu carro, e retornarei lá para a próxima revisão, mas o shimny não removeram. Balancearam outra vez, melhorou, mas não acabou, ainda está pior do que estava antes. Na oficina foram muito bacanas, ofereceram para devolver o valor pago pelo balanceamento, inclusive, o que não aceitei. Quando perguntei o que fazer sugeriram que fosse em algum lugar que fizesse balanceamento de caminhões, porque nestes não se tiram as rodas para balancear, mas que o equipamento deles não permite fazer isto.
Portanto, se você descobrir como resolver o problema, ou aonde balancear, avise que tem mais gente interessada.
Laranjinha
16/05/2016, 08:56
Bom dia pessoal, estive em viagem durante a semana, por isso a demora e também a falta de tempo para correr atrás da solução para o nosso problema.
Vou tentar localizar uma oficina que faça o balanceamento das rodas sem removê-las para ver se eles conseguem novamente. Da primeira vez que fiz o balanceamento desta forma foi quando estive em viagem ao ES. Se não resolver eu procuro uma oficina de caminhão.
Assim que conseguir uma solução eu trago o relatório.
Boa semana a todos
Laranjinha
23/05/2016, 08:58
Bom dia galera, mais um capítulo da novela da falta de balanceamento do meu Jimny.
Até essa semana estava tendo o problema da trepidação do volante, mas nada muito assustador.
No sábado estava a caminho de Tiradentes, para participar do suzuki offroad, e já na saída de BH a direção começou a tremer assustadoramente, com uma velocidade entre 60km/h e 70km/h. Um motorista que estava passando por mim me alertou que o pneu estava vibrando muito.
Com isso fui procurar uma oficina para realizar o balanceamento.
Acabei chegando na Pneusola, que fica na Av. Nossa Senhora do Carmo, um pouco abaixo da Via Natzu. Ele me disserem que faziam o balanceamento do Jimny, inclusive, eles que faziam o balanceamento da concessionária.
Deixei o carro lá, depois de uma hora voltei e a atendente me passou as seguintes informações, disse que conseguiu zerar o balanceamento das 4 rodas. Ela falou também que a falta de balanceamento é um problema crônico do jipinho, que eu tenho que levar na concessionária pra eles fazerem alguma modificação nas rodas.
Vou entrar em contato com a fábrica para ver se eles vão arrumar alguma solução.
Vou relatando o desenrolar da novela. Se alguém tiver alguma sugestão ou passou por alguma coisa parecida eu apreciarei a ajuda.
Boa semana a todos
Bom dia galera, mais um capítulo da novela da falta de balanceamento do meu Jimny.
Até essa semana estava tendo o problema da trepidação do volante, mas nada muito assustador.
No sábado estava a caminho de Tiradentes, para participar do suzuki offroad, e já na saída de BH a direção começou a tremer assustadoramente, com uma velocidade entre 60km/h e 70km/h. Um motorista que estava passando por mim me alertou que o pneu estava vibrando muito.
Com isso fui procurar uma oficina para realizar o balanceamento.
Acabei chegando na Pneusola, que fica na Av. Nossa Senhora do Carmo, um pouco abaixo da Via Natzu. Ele me disserem que faziam o balanceamento do Jimny, inclusive, eles que faziam o balanceamento da concessionária.
Deixei o carro lá, depois de uma hora voltei e a atendente me passou as seguintes informações, disse que conseguiu zerar o balanceamento das 4 rodas. Ela falou também que a falta de balanceamento é um problema crônico do jipinho, que eu tenho que levar na concessionária pra eles fazerem alguma modificação nas rodas.
Vou entrar em contato com a fábrica para ver se eles vão arrumar alguma solução.
Vou relatando o desenrolar da novela. Se alguém tiver alguma sugestão ou passou por alguma coisa parecida eu apreciarei a ajuda.
Boa semana a todos
Mas e ai, resolveu ou não ?
E o Suzuki off road, foi ou não ? Eu fui, mas não fiquei bem colocado...
Laranjinha
23/05/2016, 15:16
Até o momento não resolvi! Eu enviei um e-mail para a ouvidoria da Suzuki e estou aguardando resposta.
Com base nos comentários que já ouvi nas oficinas e aqui no forum acredito que seja caso de recall por parte da montadora para fazer a substituição do elemento que causa o problema, seja ele pneu, roda ou o que for!!!
Assim que tiver algum retorno eu posto aqui.
Eu acabei indo pra Tiradentes, já estava com a inscrição feita e 30kg de arroz dentro do carro... Fui na maciota, sem acelerar muito.
Foi minha primeira participação e também não ficamos muito bem colocados. Mas o evento foi muito bom, achei divertido.
Abraço
É a diversão que vale, não é para ganhar prêmios. No ano passado foi mais bacana, com mais gente, mais patrocinadores, mas em anos de pedaladas fiscais o fato de não terem cancelado já está bom.
SERGIO PERI
26/05/2016, 00:55
Pessoal, apesar de relatar a vibração na direção do Jimny à Concessionária e levar o jipe para resolver o problema antes mesmo da primeira revisão, de nada adiantou. Hoje, após a terceira revisão e 30.000 km depois o problema persiste: entre os 65 e 75Km por hora a direção treme a pampa. Que devo fazer? Alguém me ajuda aí?
afonso85
26/05/2016, 11:28
Pessoal, apesar de relatar a vibração na direção do Jimny à Concessionária e levar o jipe para resolver o problema antes mesmo da primeira revisão, de nada adiantou. Hoje, após a terceira revisão e 30.000 km depois o problema persiste: entre os 65 e 75Km por hora a direção treme a pampa. Que devo fazer? Alguém me ajuda aí?
Isso tá parecendo o caso crônico de shimmy, acho que já falaram isso anteriormente, a solução é a instalação de umas arruelas em algum ponto da suspensão, existe até um "service bulletin" antigo da Suzuki sobre o caso, Jimny Wobble Service Bulletin - Documents (http://documents.mx/documents/jimny-wobble-service-bulletin.html) .
Nos Jimnys brasileiros existe também um Recall aberto, http://suzukiveiculos.com.br/novo/files/comunicado-de-recall-jimny-24jun14.pdf , você já verificou se não é o seu caso? O meu, apesar de ser japonês, apresentava o mesmo comportamento descrito no Recall e no "Service Bulletin" do Shimmy, após muita briga eles resolveram realizar o serviço, estou apenas aguardando o recebimento das peças.
Pelo que pude notar eles relutam ao máximo reconhecer a existência do Shimmy, provavelmente para não reconhecer a falha do veículo, só reconheceram depois que o balanceamento foi realizado por três vezes dentro da concessionária e a tremedeira voltava após alguns dias....
Meu Jimny ate bem pouco tempo estava 100% original e posso afirmar que nunca tive shimmy, ou melhor, entre 70 e 80Km as vezes surgia uma vibração muito sutil que particularmente não chegava a considerar como shimmy. Faz pouco tempo que fiz lift e coloquei pneus 235 MUD e o maior receio seria o balanceamento. Na oficina que coloquei o lift falei com o mecanico sobre isso e sobre fazer o balanceamento no local e de imediato ele falou: fica tranquilo, esse carro é molinho de balancear, deixa comigo. Não falei nada e deixei ele fazer o serviço. A oficina tb alinha e balanceia etc. Peguei o carro já com os pneus mud e nada de shimmy. Voltei, mandei tirar o amortecedor de direção pois queria rodar sem para conferir o balanceamento pois o amortecedor de direção mascara o problema. Rodei um dia inteiro, cheguei até 110Km/h e nada, ou melhor, apenas a mesma vibração sutil de antes, ou seja, estava como antes. Voltei, mandei colocar de volta o amortecedor de direção e elogiei muito o serviço. O meu 12 japones e não se enquadrava no recall. Bom, por enquanto estou tendo sorte mas aconselho que se exija da CSS a realização do recall, independente da garantia. Nesse aspecto o jimny é uma incógnita. Uns apresentam o problema, outros não, uns apresentam em grau leve e outros mais intensos. Mas com certeza tem como resolver ou ao menos aliviar o problema.
Laranjinha
30/05/2016, 08:56
Bom dia pessoal,
Vi que apareceram mais jimnys com um problema parecido.
Segue mais um capítulo da minha novela.
Até hoje não recebi nenhum retorno da reclamação feita a montadora. Hoje mandarei mais uma e até o fim desta semana irei ao procon para saber como devo proceder. Meu carro está com 7 meses de uso.
Esse feriado desci para Vila Velha, com muito medo da tremedeira no volante. Em alguns momentos tive o problema, principalmente na desaceleração. Sempre que acontecia eu reduzia a velocidade até parar.
Em Vila Velha levei o carro novamente na Muriaé Pneus, onde havia feito o balanceamento com 5000km. O mecânico zerou as 4 rodas e fez o alinhamento e disse que o carro estava muito desalinhado. Eu havia feito o alinhamento menos de 2 meses antes. Comecei a pensar que esse problema causa o desalinhamento, o que agrava as vibrações.
Após o serviço o carro ficou muito melhor, durante a aceleração a trepidação era quase imperceptível e na desaceleração era muito menor do que antes.
Consegui voltar para BH sem problemas, mas pude perceber que o problema estava retornando aos poucos, principalmente durante as desacelerações. Na chegada em BH já sentia um vibração maior no volante.
Vamos esperar os próximos capítulos para ver o bicho que vai dar...
Um abraço a todos e boa semana!
Laranjinha
30/05/2016, 11:51
Isso tá parecendo o caso crônico de shimmy, acho que já falaram isso anteriormente, a solução é a instalação de umas arruelas em algum ponto da suspensão, existe até um "service bulletin" antigo da Suzuki sobre o caso, Jimny Wobble Service Bulletin - Documents (http://documents.mx/documents/jimny-wobble-service-bulletin.html) .
Nos Jimnys brasileiros existe também um Recall aberto, http://suzukiveiculos.com.br/novo/files/comunicado-de-recall-jimny-24jun14.pdf , você já verificou se não é o seu caso? O meu, apesar de ser japonês, apresentava o mesmo comportamento descrito no Recall e no "Service Bulletin" do Shimmy, após muita briga eles resolveram realizar o serviço, estou apenas aguardando o recebimento das peças.
Pelo que pude notar eles relutam ao máximo reconhecer a existência do Shimmy, provavelmente para não reconhecer a falha do veículo, só reconheceram depois que o balanceamento foi realizado por três vezes dentro da concessionária e a tremedeira voltava após alguns dias....
Obrigado pelas informações. Vou questionar por que os modelos 2015 continuam vindo com esse problema, mesmo após a identificação e recall nos modelos 2014.
afonso85
30/05/2016, 15:43
Bom dia pessoal,
Vi que apareceram mais jimnys com um problema parecido.
Segue mais um capítulo da minha novela.
Até hoje não recebi nenhum retorno da reclamação feita a montadora. Hoje mandarei mais uma e até o fim desta semana irei ao procon para saber como devo proceder. Meu carro está com 7 meses de uso.
Esse feriado desci para Vila Velha, com muito medo da tremedeira no volante. Em alguns momentos tive o problema, principalmente na desaceleração. Sempre que acontecia eu reduzia a velocidade até parar.
Em Vila Velha levei o carro novamente na Muriaé Pneus, onde havia feito o balanceamento com 5000km. O mecânico zerou as 4 rodas e fez o alinhamento e disse que o carro estava muito desalinhado. Eu havia feito o alinhamento menos de 2 meses antes. Comecei a pensar que esse problema causa o desalinhamento, o que agrava as vibrações.
Após o serviço o carro ficou muito melhor, durante a aceleração a trepidação era quase imperceptível e na desaceleração era muito menor do que antes.
Consegui voltar para BH sem problemas, mas pude perceber que o problema estava retornando aos poucos, principalmente durante as desacelerações. Na chegada em BH já sentia um vibração maior no volante.
Vamos esperar os próximos capítulos para ver o bicho que vai dar...
Um abraço a todos e boa semana!
Manda um e-mail para eles relatando tudo e no final cola isso aqui:
No aguardo do posicionamento das empresas envolvidas até a próxima sexta-feira, DATA, devendo a presente missiva ser considerada como interpelação extrajudicial, estando a Suzuki do Brasil em mora a partir do recebimento deste em caso de descumprimento do prazo assinalado no correio eletrônico do dia de hoje (art. 397, do Código Civil).
Normalmente depois diss eles respondem imediatamente por telefone e depois por e-mail.
Tony Negrao
30/05/2016, 19:40
Aqui a galera sempre fala que trepidação do volante do Jimmy é o rolamento do munhão.
Laranjinha
31/05/2016, 18:10
Boa noite galera.
Hoje a tarde me ligaram da montadora para agendar uma ida na concessionária para instalar uns calços. Não sei o que é e nem como funciona. A atendente me falou que a trepidação aparece em alguns jimnys é e resolvida com as instalação desses calços.
Eu comentei sobre o recall feito nos modelos de 2014 e ela me disse que essa trepidação não tem relação com o que foi substituído nesse jimnys.
Vou aguardar o contato da concessionária para agendar a instalação e postarei as novidades aqui no tópico.
Abraço a todos
Laranjinha
08/06/2016, 16:57
Boa tarde galera,
venho relatar mais um capítulo da minha novela, esperando que seja o último.
Após relatar o problema à montadora, eles agendaram a instalação dos calços, como havia mencionado na mensagem anterior.
Ontem tive a oportunidade de deixar o carro na concessionária para fazer a instalação. Acabei de buscar o carro.
Ao longo das próximas semanas vou tentar rodar bastante para ver se o problema foi, de fato resolvido.
Qualquer novidade eu compartilharei com os companheiros.
Abraço a todos
dersonpg
08/06/2016, 20:35
Acompanhando...
afonso85
10/06/2016, 14:53
Boa tarde galera,
venho relatar mais um capítulo da minha novela, esperando que seja o último.
Após relatar o problema à montadora, eles agendaram a instalação dos calços, como havia mencionado na mensagem anterior.
Ontem tive a oportunidade de deixar o carro na concessionária para fazer a instalação. Acabei de buscar o carro.
Ao longo das próximas semanas vou tentar rodar bastante para ver se o problema foi, de fato resolvido.
Qualquer novidade eu compartilharei com os companheiros.
Abraço a todos
Ontem recebi o meu após a instalação das arruelas, aparentemente resolveram o problema, acho que aproveitaram e deram um reaperto em todo o carro, senti ele muito mais firme, vou dando notícias também.
Tirei até uma uma foto da OS para mostrar que o problema é conhecido, eles tem relatos em uma newsletter interna: 530294
Afonso, essa OS mostra o quanto as CCS são picaretas.
O meu jimny 09/10 quando estava com o Scorpion 215/75 r15 era meio complicado para ficar redondo em termos de balanceamento. Cheguei a ter momentos que trepidou muito, e a sorte é que consegui controlar o jipe na raça e no susto.
Depois que coloquei o Yokohama Geoloandar AT 205/70 r15 não vibrou nada.
Porém, deve ser a falta da tal arruela que causava isso no scorpion...
Fizeram na garantia?
Laranjinha
10/06/2016, 17:11
Afonso, essa OS mostra o quanto as CCS são picaretas.
O meu jimny 09/10 quando estava com o Scorpion 215/75 r15 era meio complicado para ficar redondo em termos de balanceamento. Cheguei a ter momentos que trepidou muito, e a sorte é que consegui controlar o jipe na raça e no susto.
Depois que coloquei o Yokohama Geoloandar AT 205/70 r15 não vibrou nada.
Porém, deve ser a falta da tal arruela que causava isso no scorpion...
Fizeram na garantia?
No meu fizeram dentro da garantia.
Laranjinha
27/06/2016, 08:49
Bom dia pessoal,
felizmente, parece que minha novela terminou!!! :)
Demorei para dar o retorno pois esperei rodar um pouco mais com o possante!
Esse final de semana consegui pegar uma estrada e dar uma esticada no jipinho, que se comportou de forma exemplar!! Sem trepidação alguma.
Parece que o problema realmente é a falta dos tais calços!!!
Se alguém tiver algum problema parecido, entre em contato com a concessionária, que eles farão o serviço. Se a concessionária ficar enrolando, entre em contato direto com a montadora.
Boa semana a todos
Bom dia pessoal,
felizmente, parece que minha novela terminou!!! :)
Demorei para dar o retorno pois esperei rodar um pouco mais com o possante!
Esse final de semana consegui pegar uma estrada e dar uma esticada no jipinho, que se comportou de forma exemplar!! Sem trepidação alguma.
Parece que o problema realmente é a falta dos tais calços!!!
Se alguém tiver algum problema parecido, entre em contato com a concessionária, que eles farão o serviço. Se a concessionária ficar enrolando, entre em contato direto com a montadora.
Boa semana a todos
Muito bom. Muito bom é a ordem de serviço que o Afonso85 postou. Prova que sabem do que se trata...
afonso85
27/06/2016, 16:50
Afonso, essa OS mostra o quanto as CCS são picaretas.
O meu jimny 09/10 quando estava com o Scorpion 215/75 r15 era meio complicado para ficar redondo em termos de balanceamento. Cheguei a ter momentos que trepidou muito, e a sorte é que consegui controlar o jipe na raça e no susto.
Depois que coloquei o Yokohama Geoloandar AT 205/70 r15 não vibrou nada.
Porém, deve ser a falta da tal arruela que causava isso no scorpion...
Fizeram na garantia?
Opa, só agora que li sua pergunta, fizeram sim, comecei a reclamar com o carro ainda em garantia, quando finalmente resolveram fazer a instalação dos calços o carro já estava fora de garantia, mesmo assim não ousaram me cobrar nem um centavo...
Opa, só agora que li sua pergunta, fizeram sim, comecei a reclamar com o carro ainda em garantia, quando finalmente resolveram fazer a instalação dos calços o carro já estava fora de garantia, mesmo assim não ousaram me cobrar nem um centavo...
Valeu Afonso. Se estivesse rodando com o Scorpion iria ver isso na CCS. Mas como o Yokohama está com zero % de vibração, não adianta reclamar...
SERGIO PERI
04/07/2016, 22:51
Isso tá parecendo o caso crônico de shimmy, acho que já falaram isso anteriormente, a solução é a instalação de umas arruelas em algum ponto da suspensão, existe até um "service bulletin" antigo da Suzuki sobre o caso, Jimny Wobble Service Bulletin - Documents (http://documents.mx/documents/jimny-wobble-service-bulletin.html) .
Nos Jimnys brasileiros existe também um Recall aberto, http://suzukiveiculos.com.br/novo/files/comunicado-de-recall-jimny-24jun14.pdf , você já verificou se não é o seu caso? O meu, apesar de ser japonês, apresentava o mesmo comportamento descrito no Recall e no "Service Bulletin" do Shimmy, após muita briga eles resolveram realizar o serviço, estou apenas aguardando o recebimento das peças.
Pelo que pude notar eles relutam ao máximo reconhecer a existência do Shimmy, provavelmente para não reconhecer a falha do veículo, só reconheceram depois que o balanceamento foi realizado por três vezes dentro da concessionária e a tremedeira voltava após alguns dias....
Valeu mesmo caro Afonso. Vou correr atrás seja do recall, das revisões que ainda faltam e em último caso, da interpelação de que trata o art. 397 C.Civil. Obrigadão.
Olá,
Eu acabei de fazer o recall na Via Natsu, eles foram muito gentis, aceitaram fazer sem problemas, e o shimny sumiu! O volante ficou até um pouco mais duro, e não há mais nada de shimny. E estava bem forte antes de ir para a concessionária. Fiquei feliz...
Olá,
Eu acabei de fazer o recall na Via Natsu, eles foram muito gentis, aceitaram fazer sem problemas, e o shimny sumiu! O volante ficou até um pouco mais duro, e não há mais nada de shimny. E estava bem forte antes de ir para a concessionária. Fiquei feliz...
scampos fizeram na garantia? Att.
scampos fizeram na garantia? Att.
Meu carro não está mais na garantia porque o antigo dono não fez todas as revisões. Nem olharam garantia, e não me cobraram nada.
vinymarquetti
02/08/2016, 14:48
Pessoal, apesar de relatar a vibração na direção do Jimny à Concessionária e levar o jipe para resolver o problema antes mesmo da primeira revisão, de nada adiantou. Hoje, após a terceira revisão e 30.000 km depois o problema persiste: entre os 65 e 75Km por hora a direção treme a pampa. Que devo fazer? Alguém me ajuda aí?
Olá amigo! tive este exato problema com minha jimny for all 2015! Problemas com vibração entre 70 e 80 km/hr! Foi retirada as rodas para serem balanceadas na máquina, e realmente ela marcava zerado, mas ao colocar as rodas e andar nessas velocidades vibrava muito a direção. Me falaram que pode ser problemas do próprio pneu da pirelli scorpion ATR. E este vindo original no carro. RESOLVI O PROBLEMA COM BALANCEAMENTO LOCAL. inclusive quando fiz o rodízio tive que fazer o balanceamento local para resolver.
espero ter ajudado
att
vinícius
vinymarquetti
02/08/2016, 14:51
outro problema com grande vibração no volante ao passar nos buracos é uma regulagem na caixa de direção, o que diminui consideravelmente o shimmy. No meu caso em Blumenau, foi feito na própria concessionária sem custos. e aprox em 10 min!
Meu carro não está mais na garantia porque o antigo dono não fez todas as revisões. Nem olharam garantia, e não me cobraram nada.
Muito bom. Se o meu começar com shimmy de novo, vou levar lá...
João Alexandre Rabelo
09/08/2016, 12:25
Alguém sabe quanto custa para fazer esse serviço fora da garantia ?
jorgeffn
09/08/2016, 12:40
Alguém sabe quanto custa para fazer esse serviço fora da garantia ?
Vou ligar na Css aqui e se conseguir essa informação te falo...
meu carro piorou demais o shimny com os 235....
abs!
João Alexandre Rabelo
09/08/2016, 13:09
Obrigado, eu já tinha visto em outro post que dá para comprar na internet esses calços mas não sei quanto sairia a mão de obra. Na CSS eles já tem os calços no estoque mas devem enfiar a faca tanto na mão de obra como nas peças.
jorgeffn
09/08/2016, 13:24
Obrigado, eu já tinha visto em outro post que dá para comprar na internet esses calços mas não sei quanto sairia a mão de obra. Na CSS eles já tem os calços no estoque mas devem enfiar a faca tanto na mão de obra como nas peças.
Pois é..... evito ao máximo os serviços das Css.... assim que conseguir falar lá, coloco os valores aqui.
abs!
Laranjinha
09/08/2016, 13:43
Boa tarde João,
o meu carro ainda estava na garantia quando foi feito, mas pelos relatos que foram feito eu acredito que a concessionária realiza esse serviço mesmo fora da garantia.
Quando fiz a reclamação, fiz direto com a montadora. Eles mesmo agendaram a instalação dos calços.
Sugiro que você tente contato direto com a montadora. Esse problema é de conhecimento deles e acontece com muita frequência. Não sei por que eles ainda não fizeram recall!!
Abraço
Vou ligar na Css aqui e se conseguir essa informação te falo...
meu carro piorou demais o shimny com os 235....
abs!
O meu foi de graça fora da garantia. Simplesmente marquei um horário e disse que queria fazer o recall da suspensão. Jorge, o técnico que me atendeu foi Rafael, procura por ele que pode te ajudar.
jorgeffn
09/08/2016, 19:21
O meu foi de graça fora da garantia. Simplesmente marquei um horário e disse que queria fazer o recall da suspensão. Jorge, o técnico que me atendeu foi Rafael, procura por ele que pode te ajudar.
Valeu pela informação Sérgio.....
acontece que já fiz o Recall na época.... tem que ver porque o shimny persiste... até então não me incomodava, estava dentro do aceitável, mas agora com os pneus maiores está bem pior... e nem é questão de colocar o amortecedor de direção, já que a vibração acontece numa determinada (70/75 km/H) faixa de velocidade...
abs!
SERGIO PERI
17/08/2016, 21:02
Isso tá parecendo o caso crônico de shimmy, acho que já falaram isso anteriormente, a solução é a instalação de umas arruelas em algum ponto da suspensão, existe até um "service bulletin" antigo da Suzuki sobre o caso, Jimny Wobble Service Bulletin - Documents (http://documents.mx/documents/jimny-wobble-service-bulletin.html) .
Nos Jimnys brasileiros existe também um Recall aberto, http://suzukiveiculos.com.br/novo/files/comunicado-de-recall-jimny-24jun14.pdf , você já verificou se não é o seu caso? O meu, apesar de ser japonês, apresentava o mesmo comportamento descrito no Recall e no "Service Bulletin" do Shimmy, após muita briga eles resolveram realizar o serviço, estou apenas aguardando o recebimento das peças.
Pelo que pude notar eles relutam ao máximo reconhecer a existência do Shimmy, provavelmente para não reconhecer a falha do veículo, só reconheceram depois que o balanceamento foi realizado por três vezes dentro da concessionária e a tremedeira voltava após alguns dias....
Colega Afonso, não contemplado pelo recall e antes de ingressar com a interpelação sugerida, fiz uma última tentativa: é que aqui no forum, alguns colegas relataram que conseguiram resolver o shimmy com o balanceamento no local. Dito e feito: consegui zerar praticamente a trepidação. Mas como? Se antes da revisão de 10.000, na 1ª e na 2ª revisões eu paguei pelo balanceamento na CSS e voltei pra casa sem resolver a trepidação. Concluí que por apenas R$40,00 (20 por cada roda) a oficina aqui na frente do meu trabalho resolveu o problema que a Concessionária Yuki (Niteroi) levou quase 1ano e 2 revisões de cerca de R$600,00 cada e não resolveu. Taqueopariu! Obrigado Afonso pela dica. Espero ter colaborado com os colegas com o mesmo problema.
Bom dia. No meu 2011 contém todas as características citadas : Scorpion 215/75/15 + trepidação entre 70/80 km/h. Não há balanceamento que resolva. Se alguem tiver informação de qual arruela e onde coloca-la, me passa por favor. Abraços Rotta.
Laranjinha
02/09/2016, 09:17
Bom dia. No meu 2011 contém todas as características citadas : Scorpion 215/75/15 + trepidação entre 70/80 km/h. Não há balanceamento que resolva. Se alguem tiver informação de qual arruela e onde coloca-la, me passa por favor. Abraços Rotta.
Bom dia,
leve o carro na concessionária, eles devem resolver sem custo. Se eles se recusarem a resolver, entre em contato direto com a montadora da suzuki.
Abraço
manepipoca
02/09/2016, 11:00
O meu idem, mas só aconteceu uma vez (hoje por sinal).
Levarei na concessionária para analisar se eles corrigem mesmo fora de garantia.
Obrigado a todos pelas dicas
Bom dia. No meu 2011 contém todas as características citadas : Scorpion 215/75/15 + trepidação entre 70/80 km/h. Não há balanceamento que resolva. Se alguem tiver informação de qual arruela e onde coloca-la, me passa por favor. Abraços Rotta.
manepipoca
04/09/2016, 08:39
Coloquei amortecedor de direção e re-balanceei as rodas na oficina Sigma4x4 e sumiu o problema.
O balanceamento foi feito na máquina, muito rapidamente. Uso os pneus Scorpion ATR 205/70r15 e digo que o balanceamento ficou muito bom. Peguei uma rodovia aqui perto que o limite é 120km/h e chegou sem tremer.
Recomendo o serviço deles.
Fala Pessoal, Boa nOite.
Sempre acompanhei o fórum por gostar muito de 4x4 e já ter passagem por uma Pajero IO.
Hoje como proprietário de um Jimny espero contribuir um pouco a respeito do assunto desse tópico.
Adquiri um Jimny 4All 2013 semi-novo com todas revisões na CCS a uns 2 meses, carrinho zerado....compra de particular....mesmo assim fui premiado com o Shimmy (trepidação 75-80km/h)...como a garantia venceu em julho desse ano resolvi ligar para a Suzuki e falar da trepidação...Como dito Não é mais novidade para ninguém esse problema, tanto que me orientaram a levar o carro a uma CCS e caso tivesse mesmo o problema eles resolveriam com as arruelas.
Pois bem agendei na ProAuto Imirim-sp-sp, fui bem atendido e disseram que resolveriam meu problema assim que tivessem uma confirmação e um OK da fábrica...blz...no outro dia recebi o Ok da fábrica para a colocação da arruela, porem queriam me cobrar alinhamento e balanceamento R$220,00 (Surreal)....começou ai meu estresse! No procedimento (SERVICE BULLETIN) nesse tópico o balanceamento faz parte da resolução do problema (está no fluxograma), se autorizaram fazer deveria estar incluído...ou estou louco? Bom depois de muita briga e empurra empurra a suzuki não assumiu a bronca, mas a Proauto como questão de honra e bom atendimento me deu de "cortesia", pois aproveitei que estava na data e fiz a 6 revisão. O que irritou foi a info do SAC que o "Gerente" do atendimento não aprovou, pois o SERVICE BULLETIN não é do Brasil...é Brincadeira né! Acho que deveríamos nos unir nos relatos e forçar um RECALL, pois são muitos os casos e é um desaforo receber uma resposta dessa do "Gerente".
Bom peguei o carro hoje e até então 100%.
Minha dica para aqueles que já passaram a garantia é a seguinte: Compre 4 arruelas de aço inox na medida 24x15x0.5mm, leve o SERVICE BULLETIN a um mecânico de Jeep de confiança e peça para eles seguir o procedimento. Evite estresse! Não altera alinhamento, só balanceamento é necessário ter certeza que está OK. Caso queira fazer você mesmo aconselho a ler também o seguinte tópico do fórum para não estragar os rolamentos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1654-ajuste-dos-rolamentos-de-munhao-e-de-roda.html
Obs: Siga a carga do Boletim da Suzuki máx 4,6kg.
Bom amigos é isso ai!
Tenho uma dúvida se puderem me ajudar agradeço.
Dá para confiar nesse relatório de alinhamento da CCS? Achei um pouco estranho....meu carro com menos de 10mil km entre um procedimento e outro inverteu todos ângulos de Cambagem e o carro não tem ajuste de cambagem...isso andando praticamente em estrada.
Vai ai uma foto do relatório antigo (colorido) e o novo (branco e preto).
536606
Macgyver93
28/09/2016, 20:54
Não se esqueça de ajustar a caixa de direção, e realizar o balanceamento estático(com as rodas no lugar)
Feito isso, só alegria:safari-rig:
Fala pessoal tudo certo?
Andei bastante esse fds e o problema da trepidação desapareceu (por enquanto) kkkkk.
Quanto ao alinhamento, minhas suspeitas se confirmaram, o alinhamento feito pela CCS estava todo errado.
Como o volante havia ficado torto e os valores de camber estavam estranhos, levei para alinhar em um lugar com equipamento computadorizado aqui mesmo na ZN de SP e acompanhei o Sv, vi a porcaria que estava e a maravilha que ficou (Valor R$60,00).
Aproveitei para verificar o Sv de colocação das arruelas da CCS e mais uma vez para minha decepção, pois o Sv foi feito de qualquer jeito. O motivo é que foram colocadas somente as arruelas e pronto, com excesso de silicone nos pinos uma verdadeira lambança...serviço ruim! Não verificaram a carga dos rolamentos, pois não haviam marcas de chave nas porcas dos terminais de direção e até mesmo a trava estava intacta. Registrei tudo com fotos e espero não ter problemas no futuro.
Bom é isso ai! Caso tenham o problema levem em um lugar de confiança caso seu carro não esteja mais na garantia, é desgaste na certa CCS e a Suzuki, além de serviço porco de má vontade.
Abs.
RicFranco
12/01/2017, 14:45
Pessoal, gostaria de compartilhar minha experiência e assim talvez ajudar quem está enfrentando o mesmo problema.
Acabei de comprar um Jimny 4Sport 16/17. Antes de sair da concessionária, o vendedor informou que o mecânico já havia feito o procedimento de colocação de calços na suspenção dianteira (de acordo o boletim da fábrica) e balanceado das rodas dianteiras, visando eliminar o "shimming", pois afirmou que é um problema que muitos Jimny apresentam. Ao pegar a primeira avenida, quando atingi entre 70 e 80 km/h, o volante começou a mexer de um lado para o outro, exatamente como citado por várias pessoas aqui no fórum. Não conformado com essa situação em um veículo zero km, nem voltei na concessionária para reclamar (pois seria o mesmo mecânico que iria mexer) e fui no meu mecânico de confiança para checar o balanceamento e... bingo! As rodas dianteiras (as que haviam sido rebalanceadas na concessionária), estavam com pesos em quase todo o perímetro delas (nunca havia visto algo igual), mostrando que a pessoa ou não sabe fazer balanceamento ou a máquina estava descalibrada, gerando informações falsas e confundindo o mecânico. Colocamos na máquina de coluna sabidamente calibrada e em perfeito estado de funcionamento (sem retirar os pesos que haviam sido colocados na concessionária) e verificamos um desbalanceamento de 40g no lado de fora da roda e 15g no lado de dentro, ou seja, muito desbalanceado. Verificamos também as rodas traseiras (com balanceamento original de fábrica) e as duas também estavam desbalanceadas, um pouco menos do que as dianteiras, mas suficientes para causar vibração perceptível pelo motorista. Feito o balanceamento das 4 rodas (zerado no display da máquina), ficou absolutamente sem vibração, em qualquer faixa de velocidade, perfeito mesmo.
Diante disso, concluo que o balanceamento errado, gerado pela falta de conhecimento e experiência do mecânico e/ou equipamento descalibrado é o que está causando o shimming nos Jimny. Claro que há outros fatores que podem gerar shimming também (desgaste de peças da suspenção, folga excessiva na caixa de direção, barro acumulado na parte de dentro da roda, pneu deformado, roda empenada, etc), mas creio que o balanceamento é maior causa. Mas porque tantos casos no Jimny? Simples, por ser um carro leve e com eixos rígidos na dianteira e traseira, o balanceamento precisa ser perfeito, muitas vezes fazendo o ajuste fino (menor que 5g) para que elimine completamente a vibração no veículo, principalmente no volante. Já tive outros carros pequenos e leves, tais como o Smart e o Suzuki Swift (modelo antigo) que também requeriam um balanceamento perfeito para que não houvesse vibração.
Portanto, minha sugestão é procurar um mecânico que realmente saiba fazer balanceamento, além é claro de utilizar uma máquina calibrada e em perfeito funcionamento. Normalmente as grandes lojas de pneus já tem a disciplina de calibrar semanalmente (ou mais, dependo do volume de utilização) essas máquinas. Balanceamento é uma ciência exata e portanto não há como não ficar perfeito, a não ser por pura falta de conhecimento do usuário e falta de manutenção da máquina. Infelizmente poucas oficinas possuem máquinas com manutenção adequada e profissionais realmente qualificados para executar esse serviço. Já vi muitas vezes mecânicos zerarem o balanceamento no display da máquina, mas continuava a vibração no veículo e quando pedi para verificar os parâmetros inseridos para realizar o serviço, percebi que estavam incorretos (tala e diâmetro da roda, largura e altura de pneu), o que gera cálculos errados resultando informações errôneas de quantidade e posicionamento de pesos na roda. Parece básico isso, mas muitos cometem esse erro.
Desculpem o texto longo, mas espero que possa ter ajudado quem está com o mesmo problema. Não desanimem, pois o carro é confiável e robusto, além de muito divertido.
Bons passeios!
Laranjinha
12/01/2017, 15:54
Pessoal, gostaria de compartilhar minha experiência e assim talvez ajudar quem está enfrentando o mesmo problema.
Acabei de comprar um Jimny 4Sport 16/17. Antes de sair da concessionária, o vendedor informou que o mecânico já havia feito o procedimento de colocação de calços na suspenção dianteira (de acordo o boletim da fábrica) e balanceado das rodas dianteiras, visando eliminar o "shimming", pois afirmou que é um problema que muitos Jimny apresentam. Ao pegar a primeira avenida, quando atingi entre 70 e 80 km/h, o volante começou a mexer de um lado para o outro, exatamente como citado por várias pessoas aqui no fórum. Não conformado com essa situação em um veículo zero km, nem voltei na concessionária para reclamar (pois seria o mesmo mecânico que iria mexer) e fui no meu mecânico de confiança para checar o balanceamento e... bingo! As rodas dianteiras (as que haviam sido rebalanceadas na concessionária), estavam com pesos em quase todo o perímetro delas (nunca havia visto algo igual), mostrando que a pessoa ou não sabe fazer balanceamento ou a máquina estava descalibrada, gerando informações falsas e confundindo o mecânico. Colocamos na máquina de coluna sabidamente calibrada e em perfeito estado de funcionamento (sem retirar os pesos que haviam sido colocados na concessionária) e verificamos um desbalanceamento de 40g no lado de fora da roda e 15g no lado de dentro, ou seja, muito desbalanceado. Verificamos também as rodas traseiras (com balanceamento original de fábrica) e as duas também estavam desbalanceadas, um pouco menos do que as dianteiras, mas suficientes para causar vibração perceptível pelo motorista. Feito o balanceamento das 4 rodas (zerado no display da máquina), ficou absolutamente sem vibração, em qualquer faixa de velocidade, perfeito mesmo.
Diante disso, concluo que o balanceamento errado, gerado pela falta de conhecimento e experiência do mecânico e/ou equipamento descalibrado é o que está causando o shimming nos Jimny. Claro que há outros fatores que podem gerar shimming também (desgaste de peças da suspenção, folga excessiva na caixa de direção, barro acumulado na parte de dentro da roda, pneu deformado, roda empenada, etc), mas creio que o balanceamento é maior causa. Mas porque tantos casos no Jimny? Simples, por ser um carro leve e com eixos rígidos na dianteira e traseira, o balanceamento precisa ser perfeito, muitas vezes fazendo o ajuste fino (menor que 5g) para que elimine completamente a vibração no veículo, principalmente no volante. Já tive outros carros pequenos e leves, tais como o Smart e o Suzuki Swift (modelo antigo) que também requeriam um balanceamento perfeito para que não houvesse vibração.
Portanto, minha sugestão é procurar um mecânico que realmente saiba fazer balanceamento, além é claro de utilizar uma máquina calibrada e em perfeito funcionamento. Normalmente as grandes lojas de pneus já tem a disciplina de calibrar semanalmente (ou mais, dependo do volume de utilização) essas máquinas. Balanceamento é uma ciência exata e portanto não há como não ficar perfeito, a não ser por pura falta de conhecimento do usuário e falta de manutenção da máquina. Infelizmente poucas oficinas possuem máquinas com manutenção adequada e profissionais realmente qualificados para executar esse serviço. Já vi muitas vezes mecânicos zerarem o balanceamento no display da máquina, mas continuava a vibração no veículo e quando pedi para verificar os parâmetros inseridos para realizar o serviço, percebi que estavam incorretos (tala e diâmetro da roda, largura e altura de pneu), o que gera cálculos errados resultando informações errôneas de quantidade e posicionamento de pesos na roda. Parece básico isso, mas muitos cometem esse erro.
Desculpem o texto longo, mas espero que possa ter ajudado quem está com o mesmo problema. Não desanimem, pois o carro é confiável e robusto, além de muito divertido.
Bons passeios!
O que você falou faz sentido.
Quando o meu Jimny estava com esse problema, antes da instalação dos calços, levei o jipinho para balancear em diversas oficinas diferentes e apenas uma conseguia fazê-la andar sem vibração. É bem possível que boa parte das oficinas esteja com o equipamento descalibrado ou simplesmente não sabem manuseá-lo adequadamente.
Após a instalação dos calços não tive mais problemas.
VictorSM
07/08/2017, 17:59
Pessoal,
Comprei um JIMNY 14/15 semi-novo na CSS De Castro aqui em Curitiba. O problema de SHIMMY ocorreu durante um passeio do grupo Loucos por Jimny (LPJ) que fizemos na região de Campo Largo no dia 29/07/17 (sábado). O susto só não foi maior pra mim, porque eu já tinha lido à respeito do problema, mas para o resto da minha família que estava no veículo (esposa e filhos) foi tenso.
A vibração foi bem forte e em desaceleração, passando de 70km/h para 60km/h. Tive que ir pro acostamento da BR para, então, retomar a aceleração. Ainda nesse dia, o problema ocorreu mais 3 vezes até chegar em casa.
Durante a semana, rodei com o carro sozinho no trajeto casa<->trabalho e pude constatar que o problema ocorria todos os dias e só piorava, chegando a ocorrer em desaceleração ou aceleração entre 40km/h e 60km/h.
Mesmo com o carro na garantia até Dez/17, resolvi ir sexta-feira (04/08) de manhã na INGO HOFFMAN de Curitiba, onde paguei um serviço de Geometria e Alinhamento para ver se o problema diminuia ou parava. Meu objetivo era não me desgastar na CSS. Nada feito! Continuava igual.
Então fui DIRETO na CCS De Castro, onde relatei o ocorrido e fui bem recebido. Levei comigo o Boletim de Serviço da Suzuki, e mostrei para os responsáveis da oficina naquele momento. Fui bem tratado e o carro foi encaminhado para instalação dos CALÇOS nas mangas de eixo.
Ao final da tarde, me ligaram falando que podia ir buscar o carro, mas teria um custo de 200,00 pelo serviço de geometria e balanceamento, o que obviamente falei que poderiam fazer, mas eu não arcaria com esse custo, visto que o procedimento mostra claramente em seu fluxograma que o balanceamento é PARTE DA SOLUÇÃO do problema e deve ser feito no início do processo.
Fui até lá, e tive o desprazer de discutir em voz alta com dois funcionários da oficina, que insistiam que não poderiam garantir o serviço feito por terceiros, sendo que essa não era a questão. Eu podia ter feito o balanceamento por fora naquele dia, naquela semana, naquele mês, em QUALQUER MOMENTO. Isso não muda o FATO de que o balanceamento TEM QUE SER FEITO dentro do processo de solução do problema, como mostra o fluxograma do Boletim de Serviço.
Ao final, eles falaram que me dariam o serviço de "CORTESIA". Como pra mim o que interessa é o problema resolvido, desisti de discutir e aceitei o "PRESENTE".
Conclusões:
1. Com o serviço realizado (calços + balanceamento + alinhamento) o problema praticamente desapareceu. Vamos ver até quando! Estou testando todos os dias desde 04/08 até hoje 07/08.
2. O volante ficou torto pra esquerda após o alinhamento deles. Vou retornar lá amanhã (08/08) para cobrar o acerto
3. Ainda não recebi NF das peças e serviços instalados, nem sequer uma cópia da OS (também vou cobrar amanhã)
4. O carro veio com pneus MUD 215/75 da BF, sendo que dois deles estão com os "degraus" do pneu bem irregulares (escadinha). Carro seminovo, OK, mas MUITO FEIO colocar um carro pra venda com pneus nesse estado. O chefe da oficina e o responsável pela CSS ainda tentaram me convencer que esse é o desgaste normal de um pneu MUD, que era pra cavar mais na lama! Pode isso? Fiz cara de paisagem e fiquei quieto! O fato é que esse jogo de pneus não fazia rodízio e sofreu desgaste irregular e ponto! Mais bonito seria admitir a cagada!
Bom, pelo menos o SHIMMY/WOBBLE parece que sumiu. Se o problema voltar, posto por aqui! Mas até agora... tá tranquilo!
Grande abraço e obrigado pelas informações postadas aqui! Ajudaram MUITO a resolver o problema!
Victor;
Sugiro, que como complemento, instale um amortecedor de direção. Ajuda a melhorar bastante.
Já rodei 50 Kkm com um jogo de BF MUD e sei o quanto os gomos em forma de escada atrapalham no balanceamento e fazem um ronco horroroso, depois que vão passando dos 40 Kkm rodados. E olha que sou chato no rodízio, incluindo o step.
Esses MUD´s foram substituidos por um jogo de Yokohama Geolandar 215/70, que não pediram um único grama de chumbo.
Rodei 65 Kkm com eles até serem substituidos por Bridgestone´s 225 AT, e continuam rodando no carro de um amigo. Capaz de chegarem nos 100 Kkm. A desvantagem é o preço e o fato da gente enjoar dos pneus e eles não acabarem.
Laranjinha
08/08/2017, 09:43
[QUOTE=VictorSM;2442789]
Pessoal,
Comprei um JIMNY 14/15 semi-novo na CSS De Castro aqui em Curitiba. O problema de SHIMMY ocorreu durante um passeio do grupo Loucos por Jimny (LPJ) que fizemos na região de Campo Largo no dia 29/07/17 (sábado). O susto só não foi maior pra mim, porque eu já tinha lido à respeito do problema, mas para o resto da minha família que estava no veículo (esposa e filhos) foi tenso.
A vibração foi bem forte e em desaceleração, passando de 70km/h para 60km/h. Tive que ir pro acostamento da BR para, então, retomar a aceleração. Ainda nesse dia, o problema ocorreu mais 3 vezes até chegar em casa.
Durante a semana, rodei com o carro sozinho no trajeto casa<->trabalho e pude constatar que o problema ocorria todos os dias e só piorava, chegando a ocorrer em desaceleração ou aceleração entre 40km/h e 60km/h.
Mesmo com o carro na garantia até Dez/17, resolvi ir sexta-feira (04/08) de manhã na INGO HOFFMAN de Curitiba, onde paguei um serviço de Geometria e Alinhamento para ver se o problema diminuia ou parava. Meu objetivo era não me desgastar na CSS. Nada feito! Continuava igual.
Então fui DIRETO na CCS De Castro, onde relatei o ocorrido e fui bem recebido. Levei comigo o Boletim de Serviço da Suzuki, e mostrei para os responsáveis da oficina naquele momento. Fui bem tratado e o carro foi encaminhado para instalação dos CALÇOS nas mangas de eixo.
Ao final da tarde, me ligaram falando que podia ir buscar o carro, mas teria um custo de 200,00 pelo serviço de geometria e balanceamento, o que obviamente falei que poderiam fazer, mas eu não arcaria com esse custo, visto que o procedimento mostra claramente em seu fluxograma que o balanceamento é PARTE DA SOLUÇÃO do problema e deve ser feito no início do processo.
Fui até lá, e tive o desprazer de discutir em voz alta com dois funcionários da oficina, que insistiam que não poderiam garantir o serviço feito por terceiros, sendo que essa não era a questão. Eu podia ter feito o balanceamento por fora naquele dia, naquela semana, naquele mês, em QUALQUER MOMENTO. Isso não muda o FATO de que o balanceamento TEM QUE SER FEITO dentro do processo de solução do problema, como mostra o fluxograma do Boletim de Serviço.
Ao final, eles falaram que me dariam o serviço de "CORTESIA". Como pra mim o que interessa é o problema resolvido, desisti de discutir e aceitei o "PRESENTE".
Conclusões:
1. Com o serviço realizado (calços + balanceamento + alinhamento) o problema praticamente desapareceu. Vamos ver até quando! Estou testando todos os dias desde 04/08 até hoje 07/08.
2. O volante ficou torto pra esquerda após o alinhamento deles. Vou retornar lá amanhã (08/08) para cobrar o acerto
3. Ainda não recebi NF das peças e serviços instalados, nem sequer uma cópia da OS (também vou cobrar amanhã)
4. O carro veio com pneus MUD 215/75 da BF, sendo que dois deles estão com os "degraus" do pneu bem irregulares (escadinha). Carro seminovo, OK, mas MUITO FEIO colocar um carro pra venda com pneus nesse estado. O chefe da oficina e o responsável pela CSS ainda tentaram me convencer que esse é o desgaste normal de um pneu MUD, que era pra cavar mais na lama! Pode isso? Fiz cara de paisagem e fiquei quieto! O fato é que esse jogo de pneus não fazia rodízio e sofreu desgaste irregular e ponto! Mais bonito seria admitir a cagada!
Bom, pelo menos o SHIMMY/WOBBLE parece que sumiu. Se o problema voltar, posto por aqui! Mas até agora... tá tranquilo!
Grande abraço e obrigado pelas informações postadas aqui! Ajudaram MUITO a resolver o problema! [\QUOTE]
O meu caso foi bem parecido, só que eu acabei pagando os R$200,00.
Logo que saiu da CSS estava ótimo, mas aos pouco a vibração foi voltando. Atualmente eu sinto a vibração no volante quando passo pelos 70km/h. A intensidade da vibração é menor do que a vibração original.
Após ler o seu post, atentei que o meu volante também ficou um pouco torto para a esquerda.
O último balanceamento eu fiz em uma oficina especializada em off-road e o rapaz me falou que as rodas do jimny são fracas, que empenam com facilidade. Eu não entendo muito de carro então, se algum colega tiver alguma informação para complementar ou corrigir a informação eu ficarei grato.
No mais, um abraço e boa semana.
jorgeffn
08/08/2017, 11:09
O meu caso foi bem parecido, só que eu acabei pagando os R$200,00.
Logo que saiu da CSS estava ótimo, mas aos pouco a vibração foi voltando. Atualmente eu sinto a vibração no volante quando passo pelos 70km/h. A intensidade da vibração é menor do que a vibração original.
Após ler o seu post, atentei que o meu volante também ficou um pouco torto para a esquerda.
O último balanceamento eu fiz em uma oficina especializada em off-road e o rapaz me falou que as rodas do jimny são fracas, que empenam com facilidade. Eu não entendo muito de carro então, se algum colega tiver alguma informação para complementar ou corrigir a informação eu ficarei grato.
No mais, um abraço e boa semana.
Uma amiga daqui de BH teve problemas com as rodas empenadas no Jimny, e ela faz um uso bem moderado do carro, Jimny dela não faz trilhas, só estradas de terra de vez em quando. Depois que troquei as rodas do meu, por rodas de ferro da própria Suzuki o shimmy praticamente desapareceu... quando começa é só fazer um balanceamento que fica bom. Não tenho muitas informações de rodas empenadas, mas que a troca das rodas melhorou demais o meu, isso melhorou.
abs!
RPetroni
02/05/2019, 11:36
Lucas, bom dia.
Pode indicar onde fez o procedimento do alinhamento e a colocação das arruelas?
Obrigado!
Fala pessoal tudo certo?
Andei bastante esse fds e o problema da trepidação desapareceu (por enquanto) kkkkk.
Quanto ao alinhamento, minhas suspeitas se confirmaram, o alinhamento feito pela CCS estava todo errado.
Como o volante havia ficado torto e os valores de camber estavam estranhos, levei para alinhar em um lugar com equipamento computadorizado aqui mesmo na ZN de SP e acompanhei o Sv, vi a porcaria que estava e a maravilha que ficou (Valor R$60,00).
Aproveitei para verificar o Sv de colocação das arruelas da CCS e mais uma vez para minha decepção, pois o Sv foi feito de qualquer jeito. O motivo é que foram colocadas somente as arruelas e pronto, com excesso de silicone nos pinos uma verdadeira lambança...serviço ruim! Não verificaram a carga dos rolamentos, pois não haviam marcas de chave nas porcas dos terminais de direção e até mesmo a trava estava intacta. Registrei tudo com fotos e espero não ter problemas no futuro.
Bom é isso ai! Caso tenham o problema levem em um lugar de confiança caso seu carro não esteja mais na garantia, é desgaste na certa CCS e a Suzuki, além de serviço porco de má vontade.
Abs.
glsoledade
21/09/2020, 23:30
Boa noite pessoal! Voltei ao mundo 4x4 :)
Sou o novo proprietário de um Suzuki Jimny 4Sun 2012, ainda do modelo japonês. Creio que esses eram importados como teto rígido e feita a adaptação por aqui pela Souza Ramos.
Gostaria de pedir alguns conselhos:
1) RÁDIO E MELHORIA DO SOM
O que mais valeria a pena? Comprar uma central chinesa via AliExpress (uns R$ 1.500, com os impostos) ou um Pioneer simpleszinho, apenas com câmera de ré?
Para receita de melhorar o som, entendo que seria um bom kit 2 vias na frente (4 polegadas, certo?) e um par de coaxiais atrás (5 polegadas?)
2) O FAMOSO SHIMMY
Senti isso na Anchieta, no caminho para casa, sintoma típico da velocidade entre 60 e 70km/h. Alguma oficina boa no ABC para instalar as tais "arruelas"? E onde as compro? Ainda vendem na concessionária? O P/N é o 09181-15158-000?
Vou tentar também baixar a calibragem para 23 libras e o balanceamento na Record Alinhamentos.
3) ENGATE
Qual modelo de engate vocês consideram bom para levar um transbike da THULE? Como a versão é com teto solar, estou preferindo não utilizar o rack superior, pois acho que perderia parte da funcionalidade da capota...
Se puderem me ajudar, serei muito grato :)
Fotinhos dele:
574416
574417
jorgeffn
22/09/2020, 11:01
Olá!!
Segue um tópico sobre o som:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/94115-som-de-qualidade-no-jimny.html
E sobre o shimmy:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/111384-problemas-com-balanceamento-rodas-jimny.html
Vi que a RC4x4 tá vendendo um kit “anti shimmy” da uma olhada com eles sobre a arruela. As Css devem ter também, nao deve ser muito caro lá.
Abs!
glsoledade
23/09/2020, 00:17
Valeu meu amigo! Irei levar em um mecânico aqui do ABC e depois conto no que deu... Espero que resolva! :)
maguron2015
06/10/2020, 18:11
Fiz um balanceamento em auto center e não ficou bom.
Como precisei colocar o calço do munhão, aproveitei e refiz o balanceamento (na máquina/não no local) na concessionária mesmo.
E ficou bom.
Segundo o mecânico o chumbo que utilizam é mais denso,deixando o mais compacto e permitindo um melhor balanceamento.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.